Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Sensação térmica causada pelo vento Minuano (ou será Charrua) em PoA é de 2.1 C

 

Bom dia pessoal,

 

pelo visto não foi só o Bin Laden que morreu em casa essa semana.. :laugh: :laugh:

 

A estabilidade do outono e dessa alta faz com que todos os próximos dias aqui em POA sejam de 10/12C a 20/22C... apesar de enjoativo é extremamente agradável! Que as ondas fortes de frio venham entre junho e julho, por enquanto até pode ficar assim!

Link to comment
Share on other sites

Será que dá geada amanhã, Shima? Acha que vai cair a temperatura a tal ponto? Se nuvens não atrapalharem como noite passada...

 

Olha, meu amigo, por volta das 23h, um forte nevoeiro cobriu a cidade. Lapa fica ao lado de uma serrinha, o morro do Monge. Eu acho que deu uns 4ºC. Ainda não saiu no Simepar, mas vou verificar isso.

 

E o alto de Jvlle, sabe quanto deu hoje?

 

Abçs

Link to comment
Share on other sites

A mínima do Castelinho ganhou destaque na mídia porto-alegrense hoje :good2:

 

CORREIO DO POVO

Temperatura mais baixa no Estado é de 2,9ºC

 

Mínima foi registrada no Parque do Caracol, em Canela

Os moradores da Serra enfrentaram nesta quinta-feira a temperatura mais baixa no Rio Grande do Sul desde o começo do ano. A mínima de 2,9º C foi registrada no Parque do Caracol, em Canela, por uma estação mantida por observador da MetSul. Em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, a mínima observada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 3,5ºC. Em Santa Rosa, no Norte do Estado, os termômetros chegaram a marcar 4,1ºC. Já em Santa Catarina, a mínima foi registrada no município de Urupema, com - 1ºC, a segunda negativa do ano e a menor em 2011 no País até agora.

 

A formação de nevoeiro foi muito localizada durante a madrugada no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, diferente de ontem, o dia amanheceu claro. Nessa quarta-feira, o Aeroporto Internacional Salgado Filho chegou a fechar três vezes por causa da neblina, ocasionando pelo menos 48 atrasos.

 

Nos próximos dias, as madrugadas devem permanecer baixas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com geada isolada na Serra gaúcha e no Planalto Sul catarinense. No domingo, as nuvens aumentam e há chance de chuva, sobretudo na Metade Norte do Estado.

Link to comment
Share on other sites

De forma mais discreta, a estação do alto da Serra de Joinville também teve seus dias de fama:

 

Dia 04/05/2011

 

O leitor Diego Soares registrou temperatura de 3,2 graus na Serra Dona Francisca. Já a outra estação meteorológica, no bairro Santa Catarina, apontou 12 graus.

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3297100.xml&template=4191.dwt&edition=17032&section=941

 

Dia 05/05/2011

 

DE OLHO NO CLIMA

 

Apaixonado por meteorologia, Diego Soares montou esta estação para medir a temperatura na Serra Dona Francisca, em Joinville. Ele tem outra estação no bairro Santa Catarina. Os dados serão repassados à Defesa Civil.

 

10951341.jpg

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3298450.xml&template=4191.dwt&edition=17041&section=941

 

_____________

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Será que dá geada amanhã, Shima? Acha que vai cair a temperatura a tal ponto? Se nuvens não atrapalharem como noite passada...

 

Olha, meu amigo, por volta das 23h, um forte nevoeiro cobriu a cidade. Lapa fica ao lado de uma serrinha, o morro do Monge. Eu acho que deu uns 4ºC. Ainda não saiu no Simepar, mas vou verificar isso.

 

E o alto de Jvlle, sabe quanto deu hoje?

 

Abçs

 

Pois é, amigo...as estações que não se localizam em topos foram agraciadas com um ar bem gelado essa madrugada/manhã. Rio Negrinho parou em 10ºC, e sem nebulosidade, pelo que vi no satélite. Valor igual ao litoral norte catarinense, já que Itapoá e SFS registraram valores em torno de 10ºC também.

Acho que a minha estação lá deve ter dado em torno de 5 a 7ºC....mas só final de semana coletarei os dados... :good:

Link to comment
Share on other sites

Tremei Cetrejo, Urupema e Castelinho, eis que instalei a nova estação na baixada do Bairro Farroupilha, na casa da senhora Wilma, em altura padrão, com o abrigo e digital TFA de máxima e mínima, aliás é o mesmo que estava lá no Pantera. É uma baita baixada urbana de Soledade.

OBS: amanhecer de ontem com uma bela geada segundo Dona Wilma.

Aí ela e o abrigo e term.

Donawilmafarroupilhaabrigo01.jpg.96cf3438c45fae6afacb71d99d843022.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tremei Cetrejo, Urupema e Castelinho, eis que instalei a nova estação na baixada do Bairro Farroupilha, na casa da senhora Wilma, em altura padrão, com o abrigo e digital TFA de máxima e mínima, aliás é o mesmo que estava lá no Pantera. É uma baita baixada urbana de Soledade.

OBS: amanhecer de ontem com uma bela geada segundo Dona Wilma.

Aí ela e o abrigo e term.

Que gambiarra.

Link to comment
Share on other sites

Agora só falta o PH nos dizer quanto fez na baixada do Pantera.

 

Não deve ficar muito atrás dos Tuias...alias os panelões de Soledade devem ter tido uma geadinha hoje...

Geou ontem moderada e hoje fraca nas baixadas.

O Pantera(desativado) por falta de segurança, é mais frio em média de 2º que o Tuias.

Link to comment
Share on other sites

Tremei Cetrejo, Urupema e Castelinho, eis que instalei a nova estação na baixada do Bairro Farroupilha, na casa da senhora Wilma, em altura padrão, com o abrigo e digital TFA de máxima e mínima, aliás é o mesmo que estava lá no Pantera. É uma baita baixada urbana de Soledade.

OBS: amanhecer de ontem com uma bela geada segundo Dona Wilma.

Aí ela e o abrigo e term.

Que gambiarra.

Na realidade estou monitorando as baixadas pra ver qual merece um abrigo padrão de venezianas, que já tenho.De toda forma é abrigado sim.Natural quererem desmerecer, isto já esperava.

Link to comment
Share on other sites

Tremei Cetrejo, Urupema e Castelinho, eis que instalei a nova estação na baixada do Bairro Farroupilha, na casa da senhora Wilma, em altura padrão, com o abrigo e digital TFA de máxima e mínima, aliás é o mesmo que estava lá no Pantera. É uma baita baixada urbana de Soledade.

OBS: amanhecer de ontem com uma bela geada segundo Dona Wilma.

Aí ela e o abrigo e term.

Que gambiarra.

Na realidade estou monitorando as baixadas pra ver qual merece um abrigo padrão de venezianas, que já tenho.De toda forma é abrigado sim.Natural quererem desmerecer, isto já esperava.

Pras minimas acho que ta ok..

Link to comment
Share on other sites

De forma mais discreta, a estação do alto da Serra de Joinville também teve seus dias de fama:

 

Dia 04/05/2011

 

O leitor Diego Soares registrou temperatura de 3,2 graus na Serra Dona Francisca. Já a outra estação meteorológica, no bairro Santa Catarina, apontou 12 graus.

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3297100.xml&template=4191.dwt&edition=17032&section=941

 

Dia 05/05/2011

 

DE OLHO NO CLIMA

 

Apaixonado por meteorologia, Diego Soares montou esta estação para medir a temperatura na Serra Dona Francisca, em Joinville. Ele tem outra estação no bairro Santa Catarina. Os dados serão repassados à Defesa Civil.

 

10951341.jpg

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3298450.xml&template=4191.dwt&edition=17041&section=941

 

_____________

:good2:

 

Pow mto massa cara, parabéns :D

Link to comment
Share on other sites

Ta famoso hein Diego? Na verdade a estação é um marco meteorológico para a cidade, que tem mar e terras altas em sua extensão territorial.

 

Hehehe Caio...eu já mando informações pra esse jornalista há algum tempo...sempre que posso envio fotos e informações sobre os rincões de Joinville...E é essa a intenção mesmo, Caio. Fornecer dados de uma região que pouquíssimos joinvilenses conhecem...

Link to comment
Share on other sites

Pow mto massa cara, parabéns :D

 

Imagine o destaque no alto inverno se houver algum evento marcante nas terras altas?!? :good:

Parabens Diego, muito legal mesmo. :good:

 

Sds.

 

Valeu, Beto... :good:

 

Silvio, realmente estou numa grande expectativa.....Pensava que a diferença média ficava em torno de 4 a 5ºC, mas no dia em que registrei 3,2ºC lá em cima, aqui em baixo registrei 12ºC....quase 9ºC!

Link to comment
Share on other sites

É isso ai Diego! Nossas estação estão ficando famosas. As DAVIS fazem sucesso. Aqui em Cascavel graças ao twitter minha estação também anda comentada. São 1000 seguidores que acessam esporadicamente os dados da estação no wunderground e no blog. A filiada da BAND também anda usando alguns dados dela. Essa semana recebi o convite para fazer uma reportagem na TV Cultura local, mas acabei recusando.

 

Bela tarde de sol em Cascavel. 23,2°C foi a máxima até o momento, mas a mínima aqui no centro foi de 14,3°C

 

IMG_4911.png

Link to comment
Share on other sites

É isso ai Diego! Nossas estação estão ficando famosas. As DAVIS fazem sucesso. Aqui em Cascavel graças ao twitter minha estação também anda comentada. São 1000 seguidores que acessam esporadicamente os dados da estação no wunderground e no blog. A filiada da BAND também anda usando alguns dados dela. Essa semana recebi o convite para fazer uma reportagem na TV Cultura local, mas acabei recusando.

 

Bela tarde de sol em Cascavel. 23,2°C foi a máxima até o momento, mas a mínima aqui no centro foi de 14,3°C

 

IMG_4911.png

 

baaaah que tesão! É isso mesmo, Lucas. Com isso, quem sabe, não despertamos o interesse de mais e mais pessoas em ter equipamentos completos de medição meteorológica!

 

Ainda sonho com uma boa rede de estações cadastradas no wunderground!

Link to comment
Share on other sites

Tremei Cetrejo, Urupema e Castelinho, eis que instalei a nova estação na baixada do Bairro Farroupilha, na casa da senhora Wilma, em altura padrão, com o abrigo e digital TFA de máxima e mínima, aliás é o mesmo que estava lá no Pantera. É uma baita baixada urbana de Soledade.

OBS: amanhecer de ontem com uma bela geada segundo Dona Wilma.

Aí ela e o abrigo e term.

Que gambiarra.

COMO COMPARAR.
Link to comment
Share on other sites

PH, a comparação com outras baixadas monitoradas só poderá ser efetivamente feita quando

todas estiverem em abrigos padrões. O aparelho que vc instalou neste local servirá para medir

o "potencial" da baixada, então poderá comparar com outras baixadas de Soledade. Após verificar

qual é provavelmente a mais fria, instale um abrigo padronizado, e finalmente poderemos fazer

comparações justas entre as baixadas de Soledade, Canela, SJ e Urupema.

Link to comment
Share on other sites

Galera eu concordo com vocês, mas como eu já tinha dito, estou comparando as baixadas de Soledade entre elas.Tenho dois abrigos de venezianas padrão, um deixei lá na Rua jesuíta, é só pegar, o outro está no Pantera, tmbm tenho de pegar(lá no sogro).

Lucas quanto ao abrigo até concordo, agora quanto ao termômetro não entendi tua argumentação, é um TFA alemão e dos bons.

Fiquem tranquilos, quero uma comparação justa, vou colocar sim o de venezianas em breve no melhor local.

Link to comment
Share on other sites

PHP, então prepare-se que nas próximas noites as baixadas farão ainda mais bonito. Espero mínimas ao redor de +1C para lá no Castelinho e de -2C para Urupema.

 

Com estações em baixada instaladas no sul do Brasil, cabou-se a mesmice do monitoramento baziano de estações em topo, reconhecidamente chatas de serem monitoradas na estabilidade climática. Os INMET de SJ e Canela não vão baixar dos 7C nestes dias. Estivéssemos em outra época e ficaríamos de molho.

Link to comment
Share on other sites

PHP, então prepare-se que nas próximas noites as baixadas farão ainda mais bonito. Espero mínimas ao redor de +1C para lá no Castelinho e de -2C para Urupema.

 

Com estações em baixada instaladas no sul do Brasil, cabou-se a mesmice do monitoramento baziano de estações em topo, reconhecidamente chatas de serem monitoradas na estabilidade climática. Os INMET de SJ e Canela não vão baixar dos 7C nestes dias. Estivéssemos em outra época e ficaríamos de molho.

Concordo plenamente Brunão,com os dados de baixada quebra-se a monotonia dos topos, fica bem mais atrativa a observação.

Vai ser bem interessante fazer os comparativos.

Liguei pro Eliano do Parque das Tuias, hoje ele tava de folga, mas ontem ele verificou min de 4º por lá.

Link to comment
Share on other sites

Com os dados atuais Urupema tem chance de registrar pelo menos de 3 a 4 negativas até o dia 12. Quem sabe não chegamos ao fim do mês com 10 ou mais negativas? Um belo começo. Começo com cara de La Nina bem caracterizada, varias incursões de ar frio, com a passagem rapida das frentes e bloqueio inexistente.

Link to comment
Share on other sites

Bruno e Diego estourando na imprensa; Lucas recusando a fama. Tá muito chique isso daqui!! :clapping:

 

Aqui em casa tive variação de 12,5° a 23,8°. U.r. caiu a até 53%. Agora o céu está limpo e já tenho 17,7° com 70%. A queda é de 2,0°/h!!!! Nada com um fim de dia outonal, seco e sem vento. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Tremei Cetrejo, Urupema e Castelinho, eis que instalei a nova estação na baixada do Bairro Farroupilha, na casa da senhora Wilma, em altura padrão, com o abrigo e digital TFA de máxima e mínima, aliás é o mesmo que estava lá no Pantera. É uma baita baixada urbana de Soledade.

OBS: amanhecer de ontem com uma bela geada segundo Dona Wilma.

Aí ela e o abrigo e term.

Quanta modéstia. Eu diria "Tremei Fairbanks, Oymyakon, Vostok, Marte e Plutão!!" Agora sim fica condizente com a realidade, hehe. :good2:

 

Sem brincadeira, agora teremos um aferimento razoável para estabelecer um padrão de comparação. Os termômetro TFA têm margem de erro de 1°, o mesmo que minha estação, por sinal, da Honeywell.

 

O ideal seria colocar isso ao ar livre, e não debaixo da árvore. As mínimas caem ainda mais. Aí é só abrigar.

 

Hoje deu 9,6° em Soledade e 9,1° em Canela, para efeito de comparação. Levando em conta os 2,9° do Castelinho é bem possível que tenha feito 3° ou 4° por essas bandas. Ambas as cidades tiveram noites ventosas.

 

Aqui tenho 17,5° com 71%. Caindo a 1,9°/h. Cuidado Castelinho!! :mosking:

 

Abraços em baixadas!

Link to comment
Share on other sites

Tremei Cetrejo, Urupema e Castelinho, eis que instalei a nova estação na baixada do Bairro Farroupilha, na casa da senhora Wilma, em altura padrão, com o abrigo e digital TFA de máxima e mínima, aliás é o mesmo que estava lá no Pantera. É uma baita baixada urbana de Soledade.

OBS: amanhecer de ontem com uma bela geada segundo Dona Wilma.

Aí ela e o abrigo e term.

 

 

Quanta modéstia. Eu diria "Tremei Fairbanks, Oymyakon, Vostok, Marte e Plutão!!" Agora sim fica condizente com a realidade, hehe. :good2:

 

 

Aqui tenho 17,5° com 71%. Caindo a 1,9°/h. Cuidado Castelinho!! :mosking:

 

Abraços em baixadas!

 

 

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Voce esqueceu de Barrow, Churchill(rota dos ursos polares) e porque nao Ulan Bator, capital da Mongolia! Todas essas dariam uma boa peleia!!! :sarcastic:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caio, a minha previsão não deve se confirmar. Fará ainda mais frio!!

 

Impressionante esse valor de Urupema. Vou ter que conhecer essa cidade esse ano.

 

O Cetrejo foi muito parecido com o Castelinho no dia de hj, tanto na mínima como na máxima. Se a correlação continuar parecida, poderei me guiar/imaginar o que está acontecendo no Castelinho acompanhando o Cetrejo nessa noite.

Link to comment
Share on other sites

Caio, a minha previsão não deve se confirmar. Fará ainda mais frio!!

 

Impressionante esse valor de Urupema. Vou ter que conhecer essa cidade esse ano.

 

O Cetrejo foi muito parecido com o Castelinho no dia de hj, tanto na mínima como na máxima. Se a correlação continuar parecida, poderei me guiar/imaginar o que está acontecendo no Castelinho acompanhando o Cetrejo nessa noite.

 

Farei o mesmo. Podemos verificar a estação in-loco e conhecer o Brazil's Ice Box.

 

O Cetrejo ta batendo com o Castelinho, veja como a latitude por aí já faz muita diferença...

Link to comment
Share on other sites

Será que dá geada amanhã, Shima? Acha que vai cair a temperatura a tal ponto? Se nuvens não atrapalharem como noite passada...

 

Olha, meu amigo, por volta das 23h, um forte nevoeiro cobriu a cidade. Lapa fica ao lado de uma serrinha, o morro do Monge. Eu acho que deu uns 4ºC. Ainda não saiu no Simepar, mas vou verificar isso.

 

E o alto de Jvlle, sabe quanto deu hoje?

 

Abçs

 

 

Vc falou que ia gear em Curitiba... Mínima de 11ºC. Geou?

Link to comment
Share on other sites

Tremei Cetrejo, Urupema e Castelinho, eis que instalei a nova estação na baixada do Bairro Farroupilha, na casa da senhora Wilma, em altura padrão, com o abrigo e digital TFA de máxima e mínima, aliás é o mesmo que estava lá no Pantera. É uma baita baixada urbana de Soledade.

OBS: amanhecer de ontem com uma bela geada segundo Dona Wilma.

Aí ela e o abrigo e term.

 

Grande PH. Íamos instalar na segunda, não? Mas como o tempo não ajudou, a instalação ficou boa. O bom que o Farroupilha é uma buena baixada, urbana, segura e que sempre será monitorada facilmente.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Será que dá geada amanhã, Shima? Acha que vai cair a temperatura a tal ponto? Se nuvens não atrapalharem como noite passada...

 

Olha, meu amigo, por volta das 23h, um forte nevoeiro cobriu a cidade. Lapa fica ao lado de uma serrinha, o morro do Monge. Eu acho que deu uns 4ºC. Ainda não saiu no Simepar, mas vou verificar isso.

 

E o alto de Jvlle, sabe quanto deu hoje?

 

Abçs

 

Vc falou que ia gear em Curitiba... Mínima de 11ºC. Geou?

 

Isso que dá só se preocupar com futebol em local indevido e inapropriado. Volte lá, releia bem a mensagem e preste mais atenção no tema do tópico, Caco.:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Caio, a minha previsão não deve se confirmar. Fará ainda mais frio!!

 

Impressionante esse valor de Urupema. Vou ter que conhecer essa cidade esse ano.

 

O Cetrejo foi muito parecido com o Castelinho no dia de hj, tanto na mínima como na máxima. Se a correlação continuar parecida, poderei me guiar/imaginar o que está acontecendo no Castelinho acompanhando o Cetrejo nessa noite.

 

Farei o mesmo. Podemos verificar a estação in-loco e conhecer o Brazil's Ice Box.

 

O Cetrejo ta batendo com o Castelinho, veja como a latitude por aí já faz muita diferença...

 

 

Caio e Bruno:

 

Imaginem um relevo típico da Mantiqueira no Planalto Sul Catarinense...Isso é Urupema! Quando estive em maio de 2008 por lá pude constatar que já nesta época o Morro das Torres ou das Antenas fazia uma senhora sombra sobre a cidade já por volta das 16 horas. É a vantangem de se ter uma montanha de 1750 metros ao norte da cidade! Imagino que as horas de insolação por lá em torno do solstício de inverno (junho-julho) sejam muito poucas! Por isso que desde o ano passado já percebíamos que no inverno ela é campeão de mínimas e só perde em máximas para a Villa. Se não fosse um lugar tão pobre, eu diria que se parece com uma Vila Alpina, he he he!!

Para se ter idéia do contraste com outras estações na Região de SJ, as encostas do MT tinham gelo acumulado no meio da tarde, sendo que a Climaterra teve temperaturas algo como 3oC/18oC naquele dia...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.