Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Hoje Curitiba está com uma tarde interessante, ao passo de que outra cidade quase na mesma altitude que

Curitiba, Ivaí, tem quase 30ºC agora...

 

Isso e tipico da regiao!! provavelmente se voce pegar o carro e dirigir para o Oeste, em Campo Largo a apenas 25 km do centro de Curitiba ja vai estar mais quente! E o ar mais frio que vem do mar e da Serra do mar que deixa a cidade mais amena!!

Veja que Guarapuava tem 1.100 mts. e esta mais quente!

 

Sds.

 

Parece que Curitiba é igual a JF neste sentido, se dá bem sob atuação de ar frio 100% marítimo. Por outro

lado, quando o ar frio patrola o Brasil continental, Curitiba pode não sofrer o máximo de sua força.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Na verdade as menores temperaturas registradas na cidade sao sempre com ar frio continental! Se ele consegue avancar o tempo limpa na regiao, e a altitude "compensa" a posicao mais a Leste! Depende muito da posicao do bloqueio e o avanco do ar frio, alem dos ciclones claro, que sao decisivos!

A situacao de hoje, com ar frio no oceano, apenas "mantem" os dias frios na cidade por mais tempo, mas dificilmente o ceu abre!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal...

 

Neste momento estou em Resende (RJ), e por aqui está quente: 20,3ºC às 22:45h :heat:

 

Amanhã bem cedo subo a serra até o Alto Itatiaia, de moto. Se der, pretendo tirar algumas fotos pelo caminho. Abraços à todos! :pleasantry:

 

 

Vai subir a BR-354? tenta tirar umas fotos que a paisagem é sensacional!

 

João, Lubacris... estou de volta à Mogi das Cruzes.

 

Quanto às fotos, infelizmente a câmera deu problema após uma queda dentro do quarto do hotel em que fiquei lá em Resende. As poucas fotos que tirei com o celular não ficaram boas. :negative:

 

Mas, tirando esse pequeno incidente, a viagem valeu muito a pena. A mínima que registrei ontem cedo lá foi de 18,3ºC. Muito quente para uma cidade que fica bem próxima a uma verdadeira cordilheira.

 

Lubacris, subi a BR 354 até a divisa com MG, na Garganta do Registro (1.669m alt.). Lá, às 11hs de domingo, fazia 17,3ºC. Desta vez não subi a BR 485 por dois motivos: estava com garupa e minha moto não é apropriada p/ trilha.

 

O passeio foi mais p/ curtir estrada mesmo... Carvalho Pinto e Dutra estão em boas condições. Não peguei muito trânsito. A BR 354, que três anos atrás estava um tapete, agora está toda esburacada e cheia de ondulações. Há placas indicando reforma, mas, na prática, nada...

 

Resolvemos ir até a portaria da parte baixa do PNI, antes de ir a parte alta, já que, ao contrário da última vez, eu não iria escalar montanha. Fui lá com o intuito de comprar lembranças na portaria, tipo bonés, camisetas e coisas do tipo, mas me decepcionei mais uma vez. Além do caminho péssimo, cheio de buracos e crateras por uns 5km, o funcionário da portaria nos informou que esses tipos de objetos só tem em alguns hotéis de Penedo e Visconde de Mauá. Absurdo!!!

 

Na volta, à pedidos por causa do Dia das Mães, passamos em Aparecida para fazer uma oração em homenagem à minha sogra que, infelizmente, faleceu no ano passado. Nunca tinha ido p/ lá, e, apesar da basílica ser gigantesca, o local não me impressionou, ao contrário de outros sítios da Igreja Católica como a Catedral da Sé e a Igreja do Carmo, no Rio de Janeiro. O que fiquei assustado foi com a multidão e a desordem que marcam aquela cidade.

 

Para finalizar, chegamos em Mogi por volta das 17:30hs... em resumo, considero que toda aquela região precisa muito de um upgrade na infraestrutura rodoviária e hoteleira para atrair mais turistas, fora a situação lastimável do PNI que dispensa maiores comentários.

 

No momento, aqui em Mogi, chove fraco com temperatura na casa dos 19ºC (16:50h)

Link to comment
Share on other sites

Essa semana que começou friazinha, deverá ser agradável. O bicho pega é a partir de 6ªfeira; essa MP será a 1ª forte do ano! :good:

 

Vamos torcer por isso né Caco, pois o GFS acabou tirando o frio que faria nesta semana aqui no Sudeste. Mas

acho que desta vez vai, sim.

Link to comment
Share on other sites

Evandro,

 

A situação dos Parques Nacionais Brasileiros é uma vergonha... Uma pena, pois existem belezas naturais fantásticas! A Região do Parque Nacional de Itatiaia merece uma atenção maior, poderia ser um pólo turístico muito melhor explorado!

 

Vou tentar passar um final de semana na região e esse hotel parece ser interessante? Você provavelmente passou na frente!

 

http://hotelsaogotardo.com.br/o_hotel.php

Link to comment
Share on other sites

Essa semana que começou friazinha, deverá ser agradável. O bicho pega é a partir de 6ªfeira; essa MP será a 1ª forte do ano! :good:

 

Vamos torcer por isso né Caco, pois o GFS acabou tirando o frio que faria nesta semana aqui no Sudeste. Mas

acho que desta vez vai, sim.

 

 

Renan, não sei acessar o GFS, por isso sempre acesso o Ensemble, o qual não mostrava muita intensidade nessa MP de agora. A partir da tarde de hoje deu pra sentir um friozinho (a máxima atingiu os 22ºC no final da manhã). Amanhã, espera-se mínima de 15ºC e máxima bem comportada também, uns 21/22ºC. 4ª feira aquece até 6ª feira, quando vem uma MP bem forte para todo o centro-sul, segundo o Ensemble.

Link to comment
Share on other sites

Evandro,

 

A situação dos Parques Nacionais Brasileiros é uma vergonha... Uma pena, pois existem belezas naturais fantásticas! A Região do Parque Nacional de Itatiaia merece uma atenção maior, poderia ser um pólo turístico muito melhor explorado!

 

Vou tentar passar um final de semana na região e esse hotel parece ser interessante? Você provavelmente passou na frente!

 

http://hotelsaogotardo.com.br/o_hotel.php

 

Põe vergonha nisso... é notória a má vontade e a negligência das autoridades federais quanto aos nossos parques. Ao contrário do que ocorre em outras partes do mundo, tudo o que acontece por aqui tem como objetivo dificultar o acesso e espantar, literalmente, qualquer turista que queira conhecer nossas belezas naturais. Lamentável!

 

Então, Lubacris... esse hotel que vc citou é O ponto de referência na divisa entre RJ e MG, ao lado da Garganta do Registro, à esquerda. Não fiquei hospedado por lá porque, como é considerado o melhor hotel da região, eles repassam a boa fama nos pacotes de final de semana ($$$$), e nós temos outros planos como troca de moto e lua-de-mel fora do Brasil.

 

Fiquei nesse hotel à beira da Dutra, em Resende, considerado pelo Guia 4 Rodas o melhorzinho daquela cidade (http://www.cegilhotel.com.br). Bom custo/benefício.

 

Aqui em Mogi, garoa... 18,2ºC às 20:35h

Link to comment
Share on other sites

Essa semana que começou friazinha, deverá ser agradável. O bicho pega é a partir de 6ªfeira; essa MP será a 1ª forte do ano! :good:

 

Vamos torcer por isso né Caco, pois o GFS acabou tirando o frio que faria nesta semana aqui no Sudeste. Mas

acho que desta vez vai, sim.

 

 

Renan, não sei acessar o GFS, por isso sempre acesso o Ensemble, o qual não mostrava muita intensidade nessa MP de agora. A partir da tarde de hoje deu pra sentir um friozinho (a máxima atingiu os 22ºC no final da manhã). Amanhã, espera-se mínima de 15ºC e máxima bem comportada também, uns 21/22ºC. 4ª feira aquece até 6ª feira, quando vem uma MP bem forte para todo o centro-sul, segundo o Ensemble.

 

Uai Caco, basta você passar o seu mouse na opção "modelos", na parte superior do fórum, que você

terá acesso ao GFS :good2:

Link to comment
Share on other sites

Isso e tipico da regiao!! provavelmente se voce pegar o carro e dirigir para o Oeste, em Campo Largo a apenas 25 km do centro de Curitiba ja vai estar mais quente! E o ar mais frio que vem do mar e da Serra do mar que deixa a cidade mais amena!!

Veja que Guarapuava tem 1.100 mts. e esta mais quente!

 

Sds.

 

Parece que Curitiba é igual a JF neste sentido, se dá bem sob atuação de ar frio 100% marítimo. Por outro

lado, quando o ar frio patrola o Brasil continental, Curitiba pode não sofrer o máximo de sua força.

Curitiba se dá bem em ambos os casos. Se dá mal é em bloqueio e às vezes nas trajetórias comuns das mP´s, subindo com o centro da alta próximo ou sobre a costa.

 

Geralmente as mP´s continentais vêm com ciclone e jogam o ar frio no centro-sul do continente. Pega Curitiba em cheio nesses casos. Quem se dá mal aí é o E do RS e, às vezes, o S de SC. E quem mais se detona especificamente é a área de POA e o Litoral Sul que ficam com as maiores mínimas do Sul devido à banda de nuvens e o desvio do centro do ar frio. O resto joga foguete.

 

Voltando a minha região, tive variação de 14,2° a 22,2° hoje. Foi um dia extremamente agradável. U.r. chegou a 53%. Agora faz 15,9° vom 71%.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Evandro,

 

A situação dos Parques Nacionais Brasileiros é uma vergonha... Uma pena, pois existem belezas naturais fantásticas! A Região do Parque Nacional de Itatiaia merece uma atenção maior, poderia ser um pólo turístico muito melhor explorado!

 

Vou tentar passar um final de semana na região e esse hotel parece ser interessante? Você provavelmente passou na frente!

 

http://hotelsaogotardo.com.br/o_hotel.php

 

Põe vergonha nisso... é notória a má vontade e a negligência das autoridades federais quanto aos nossos parques. Ao contrário do que ocorre em outras partes do mundo, tudo o que acontece por aqui tem como objetivo dificultar o acesso e espantar, literalmente, qualquer turista que queira conhecer nossas belezas naturais. Lamentável!

 

Então, Lubacris... esse hotel que vc citou é O ponto de referência na divisa entre RJ e MG, ao lado da Garganta do Registro, à esquerda. Não fiquei hospedado por lá porque, como é considerado o melhor hotel da região, eles repassam a boa fama nos pacotes de final de semana ($$$$), e nós temos outros planos como troca de moto e lua-de-mel fora do Brasil.

 

Fiquei nesse hotel à beira da Dutra, em Resende, considerado pelo Guia 4 Rodas o melhorzinho daquela cidade (http://www.cegilhotel.com.br). Bom custo/benefício.

 

Aqui em Mogi, garoa... 18,2ºC às 20:35h

 

 

 

Eu lembro de muitos anos atrás quando fiquei em um Hotel chmada "Casa Alpina", mas acho que não funciona mais. Queria um hotel já na Serra e relativamente perto do Parque, principalmente da parte alta.

Link to comment
Share on other sites

Essa semana que começou friazinha, deverá ser agradável. O bicho pega é a partir de 6ªfeira; essa MP será a 1ª forte do ano! :good:

pois olhe, tenho visto que você tem acertado. Confirma a previsão amanhã. Será consagrado, Sr. Caco.. :hi:

 

Shima, tiraram um pouco a intensidade do ar frio, porém ainda é uma MP forte (até agora a mais forte do ano). Chega 6ªfeira e terá um reforço de ar mais frio no domingo.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande, 09 de maio. Noite com 19ºC, Bacalhau à Brás, vinho e Itaipava. Aperitivo de pão com azeite e alho frito. biscoitos de água com requeijão e geleia de uva. Isso tudo na casa do Sr. Carlos Dias em plena segunda, sob os cuidados da D. Mônica. Comemorou a primeira sub 20 noturna? :heat: :good2:

 

Sempre que tenho noites com 19ºC e umidade acima de 90% , o jantar é Bacalhau *Á Brás*........muito bom esse encontro regional...

Link to comment
Share on other sites

Nem só de frio vive Urupema:

 

URUPEMA: CIDADE DIGITAL

 

A pequena Urupema, a cidade mais fria do Brasil, deve ser a primeira, de fato, a ter internet abrangendo todo o perímetro urbano. Prefeito Amarildo Gaio está percorrendo todo o calvário até garantir o projeto Cidade Digital ao município. Até licença da Fatma para as torres já está garantida.

 

Aliás, o vereador Marcius queria algo parecido em Lages!

 

Fonte: blog do Varella

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande, 09 de maio. Noite com 19ºC, Bacalhau à Brás, vinho e Itaipava. Aperitivo de pão com azeite e alho frito. biscoitos de água com requeijão e geleia de uva. Isso tudo na casa do Sr. Carlos Dias em plena segunda, sob os cuidados da D. Mônica. Comemorou a primeira sub 20 noturna? :heat: :good2:

 

Sempre que tenho noites com 19ºC e umidade acima de 90% , o jantar é Bacalhau *Á Brás*........muito bom esse encontro regional...

 

:laugh: :laugh: :laugh:

Se o Carlinhos morasse em Sao Paulo entao, teria se tornado um representante "Peso Pesado" do BAZ! :mosking:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

13:00

 

Porto Alegre 18ºC

 

Curitiba 20ºC

 

Juiz de Fora 20ºC

 

São Paulo 22ºC

 

lorianopolis 22ºC

 

apesar do frio pela manha, a maioria das cidades do Cone-sul ja estao mais "quentinhas" pela tarde. Frio forte a tarde, so no extremo sul, e Cordilheira dos Andes!!

 

13:00HS:

 

Cordoba: 25ºC

Rosario: 21ºC

Buenos Aires: 21ºC

Mar del Plata: 19ºC

Mendoza: 17ºC

Bariloche: 11ºC

El Calafate: 09ºC

Ushuaia: 04ºC

 

Paysandu: 22ºC

Florida: 19ºC

Artigas: 19ºC

Rocha: 18ºC

Montevideo: 18ºC

 

Antofagasta: 17ºC

Concepción: 13ºC

Puerto Montt: 13ºC

Valdivia: 12ºC

Santiago: 10ºC

Balmaceda: 07ºC

Punta Arenas: 05ºC

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nem só de frio vive Urupema:

 

URUPEMA: CIDADE DIGITAL

 

A pequena Urupema, a cidade mais fria do Brasil, deve ser a primeira, de fato, a ter internet abrangendo todo o perímetro urbano. Prefeito Amarildo Gaio está percorrendo todo o calvário até garantir o projeto Cidade Digital ao município. Até licença da Fatma para as torres já está garantida.

 

Aliás, o vereador Marcius queria algo parecido em Lages!

 

Fonte: blog do Varella

 

Se sair a internet em Urupema eu compro uma Davis e o Ronaldo arruma um parceiro para colocarmos on-line. A estação automática do Ciran/Epagri tem um grande problema de não marcar os extremos, apenas a temperatura horária. Acho que algumas minimas ainda melhores são perdidas, alem dos dados de vento e outros indisponiveis hoje.

Link to comment
Share on other sites

Nem só de frio vive Urupema:

 

URUPEMA: CIDADE DIGITAL

 

A pequena Urupema, a cidade mais fria do Brasil, deve ser a primeira, de fato, a ter internet abrangendo todo o perímetro urbano. Prefeito Amarildo Gaio está percorrendo todo o calvário até garantir o projeto Cidade Digital ao município. Até licença da Fatma para as torres já está garantida.

 

Aliás, o vereador Marcius queria algo parecido em Lages!

 

Fonte: blog do Varella

 

Se sair a internet em Urupema eu compro uma Davis e o Ronaldo arruma um parceiro para colocarmos on-line. A estação automática do Ciran/Epagri tem um grande problema de não marcar os extremos, apenas a temperatura horária. Acho que algumas minimas ainda melhores são perdidas, alem dos dados de vento e outros indisponiveis hoje.

 

Caio, ela até deve marcar os extremos, mas isso não é disponibilizado on-line, né não???

Link to comment
Share on other sites

Não sei, pois sempre que o Climerh divulga algum informativo com as extremas sempre o faz com a horária. Nunca vi divulgarem diferente da que sempre conhecemos, o que de fato seria muita coincidência a leitura horária bater com os extremos, sempre.

 

Pois é...eles deveriam disponibilizar em formato de planilhas, assim como faz o INMET, que mostra a máxima, a mínima e a temperatura no horário...

Link to comment
Share on other sites

Não sei, pois sempre que o Climerh divulga algum informativo com as extremas sempre o faz com a horária. Nunca vi divulgarem diferente da que sempre conhecemos, o que de fato seria muita coincidência a leitura horária bater com os extremos, sempre.

 

Pois é...eles deveriam disponibilizar em formato de planilhas, assim como faz o INMET, que mostra a máxima, a mínima e a temperatura no horário...

 

 

De qualquer forma, com internet la em toda area urbana, vai ser show de bola a cobertura dos eventos principais! Era tudo que o BAZ precisava!!!kkkkk.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Se o ciclone que o Europeu projeta se formar em 144/168h frente a costa brasileira realmente vingar, teremos uma mega ressaca de norte a sul para ficar nos livros de história. Bom é que até o momento o europeu é o único a por vezes mostrar tal situação em suas atualizações. Pelos outros modelos ficamos com uma erupção de ar frio maritimizada, e ponto.

Link to comment
Share on other sites

Está bonita a erupção de ar frio prevista pelo GFS. Bonita no sentido de sua abrangência e durabilidade.

 

Hoje encomendei um abrigo meteorológico para um carpinteiro fazer, vamos ver como que vai ficar

o resultado final, hehehe ! A ideia é voltar a monitorar as temperaturas aqui na baixada em até 1 mês.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cachoeiro, o GFS aponta frio de 10 ºC, e olha que pode ser menor, visto que só faz frio assim aqui em Junho. Bom temperatura aqui de 20 ºC, sensação de 18 ºC. Ontem o céu ficou aberto e a temperatura chegou aos 15 ºC, hoje tá nublado, então as esperanças de frio caem consideravelmente, e agora começa a cair uma chuvinha. Tá chegando... :good2: :good:

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z rugindo para o final do mês, data também de interesse no Global do Inpe. Tá na hora.

 

Seria a primeria onda de frio invernal do ano?? Sera que vai vir o primeiro sinal amarelo para a neve?

A Somar citou possibilidade de geada nos 3 estados sulinos para o dia 21/22, pelas projecoes de hoje!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

JÁ TEM NET EM URUPEMA. TEM UM LOCAL QUE DEVE SER MAIS FRIO QUE NA ESTAÇÃO OU BEM PARECIDO, FICA A 0,5 A 1 KM DO CENTRO.

 

Tem um parceiro de confiança e cuidadoso para colocarmos uma Davis por lá?

 

VAMOS TER MUITO FRIO DE DOMINGO EM DIANTE.

 

Pelo europeu o ciclone fica um pouco mais próximo da costa, o que favorece o frio e a chance de uma forte ressaca. Pelo GFS e Inpe a área de baixa pressão fica muito distante, o que favorece a infiltração marítima e uma erupção mais branda.

 

Em todos o padrão é por temperaturas entre ligeiramente abaixo a abaixo da média, especialmente a mais a leste.

Link to comment
Share on other sites

Esse maio em POA está parecido com o do ano passado. Embora não haja frio (mínima de 10C), também não há calor (máxima de 24C). O clima de outono continua reinando. Vamos ver como termina.

É verdade. Mas a dinâmica atmosférica está diferente: com o oceano resfriado, não tem aquela maldita penetração de umidade oceânica que detonava com o frio. As mP´s também entram com facilidade e não há bloqueio algum. Aqui falta frio porque faltam mP´s mais fortes. Só isso. Frio mais intenso é questão de tempo. Também tivemos noites frias já no início do mês e com tempo bom. Nada especial.

 

Hoje estamos com mais um dia muito úmido!! Há forte névoa na cidade. Tenho 17,5° com + de 89% e vento SO a 2,3 km/h. A mínima foi de 16,3°, a maior do mês até agora.

 

Abraços de maio!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.