Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Amanhã estou vendo POA perde até para Floripa e SP nas partes urbanas. Tenho 14C agora. Estive em Caxias do Sul entre sexta e segunda e fico cada vez mais convencido que POA é outro mundo dentro do RS, climatologicamente falando. Quando se aproxima o inverno, parece que temos uns 2 meses de atraso em relação à serra.

Link to comment
Share on other sites

Amanhã estou vendo POA perde até para Floripa e SP nas partes urbanas. Tenho 14C agora. Estive em Caxias do Sul entre sexta e segunda e fico cada vez mais convencido que POA é outro mundo dentro do RS, climatologicamente falando. Quando se aproxima o inverno, parece que temos uns 2 meses de atraso em relação à serra.

 

Cada vez que volto de Canela, Caxias, Livramento, enfim, do interior, eu sempre percebo isso. Por isso que não entendo o desespero do Marcos. Eu nem dou bola para o que acontece em Porto Alegre. Tudo converge contra aqui: face norte de uma mini cadeia de morros, face leste de um grande lago, face norte de uma mega lagoa e um oceano logo ao lado.

Link to comment
Share on other sites

A chuva cessou, mas o céu permanece encoberto aqui em Itapevi, porém, querendo abrir aos poucos.

A temperatura despencou mais um pouco: 12,3ºC às 23:15h.

 

Vou dormir... uma cama, um colchão sob medida e um cobertor bem grosso me chamam, ainda mais agora que estou de férias. Boa noite à todos! :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Sondagem de Floripa as 00Z. Pode estar mais frio pouco mais ao sul no MI.

 

925.0    836   11.2    6.4     72   6.56    175     23  290.8  309.7  291.9
850.0   1535    5.6    3.4     86   5.78    170     21  292.0  308.9  293.0
827.0   1760    4.8    1.4     79   5.15    181     21  293.4  308.7  294.4
821.0   1819    5.2   -3.8     52   3.53    184     21  294.5  305.2  295.1
890.0   2133    2.4   -0.2     83   4.80    200     21  294.8  309.0  295.6
700.0   3103   -3.3   -3.8     96   4.14    250     21  298.8  311.4  299.6
697.0   3137   -3.7   -4.0     98   4.10    250     21  298.7  311.2  299.5
686.0   3263   -0.9  -28.9     10   0.52    248     21  303.2  305.0  303.3
666.0   3500    0.4  -48.6      1   0.07    245     21  307.2  307.5  307.2
611.0   4185   -3.5  -28.5     12   0.60    236     22  310.4  312.6  310.5
552.0   4977  -10.1  -25.1     28   0.91    225     23  311.7  314.9  311.9

 

Não saiu a sondagem de Poa para comparação.

Link to comment
Share on other sites

Eu gostei do tempo nos dias que passei em POA. Não fez frio, mas as temperaturas estavam bem amenas. Era agosto, bem na chegada da massa polar que ia provocar neve em Gramado. Fui pra lá, mas a neve não, rs!

 

Estou com saudade destas regiões, rs!

Em Cascavel céu limpo e temperatura caindo. Mas é difícil acompanhar a queda do SIMEPAR.

 

SIMEPAR: 13,3°C

DAVIS: 14,3°C

:russian:

Link to comment
Share on other sites

Amanhã estou vendo POA perde até para Floripa e SP nas partes urbanas. Tenho 14C agora. Estive em Caxias do Sul entre sexta e segunda e fico cada vez mais convencido que POA é outro mundo dentro do RS, climatologicamente falando. Quando se aproxima o inverno, parece que temos uns 2 meses de atraso em relação à serra.

 

Cada vez que volto de Canela, Caxias, Livramento, enfim, do interior, eu sempre percebo isso. Por isso que não entendo o desespero do Marcos. Eu nem dou bola para o que acontece em Porto Alegre. Tudo converge contra aqui: face norte de uma mini cadeia de morros, face leste de um grande lago, face norte de uma mega lagoa e um oceano logo ao lado.

Meu desespero não é nem com isso, mas isso + a MM. Isso sim é desesperador. Quantas vezes vi POA fechada e o litoral com tempo bom? Isso é particular em situações de ciclone. Ou mesmo MM aqui e bom em Canoas e Guaíba? Já somos um ponto quente com tempo bom (nosso INMET fica pau a pau com Tramandaí, que está na beira da praia, nas mesmas condições), mas muitas vezes somos o único ponto quente que a nuvens estacionam. É o pior somado ao pior.

 

Mas, só pra contrariar, hoje é exceção!! O vento parou e afundei. Tenho 13,4° com 80%, a mínima do dia. Caio a 1,4/h. (Mas é bom não falar muito...Shhhh!!)

 

Abraços porto-alegrenses!

Link to comment
Share on other sites

Sem o vento, a segunda noite de ar polar sempre é essa diferença toda entre as estações meteorológicas.

 

esta%25C3%25A7%25C3%25B5es.png

Sobre a cidade o ar fica mais quente e como não se movimenta, os microclimas predominam!

 

Com certeza em noites de céu claro e sem vento as diferenças são bem grandes.

Enquanto o céu estava nublado no começo da noite na minha estação tinha 11,1º e no Simepar 11,4º

Agora que limpou, tenho 8,3º na minha e 9,6º no Simepar!

Link to comment
Share on other sites

O bom é que a estação de Curitiba está dentro de uma área urbana, o que nos permite comparar. Existem muitas estações que estão em áreas rurais, não refletindo exatamente a temperatura das cidades. É o caso da de Toledo, Guarapuava, Foz (INMET), Londrina (simepar) e tantas outras do INMET pelos estados do Sul! :russian:

 

Aqui, em linha reta, a distância entre a Davis e a estação do Aeroporto é de 5,5km.

Também em linha reta, a distância entre a Davis e a estação do Simepar é de 14,3km.

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas estavam em queda aqui em SP, uma meia hora atrás estava 13,8ºC, mas agora está garoando e a temperatura subiu para 14,0ºC... muito estranho!!!

 

Agora subiu pra 14,2ºC... muito estranho!!!

 

 

Lubacris, é porque o tempo fechou mais. Caí da cama agora e fui ver lá fora: Está limpo! Temperatura aqui na Granja Viana de 12,1ºC agora as 04:00. Devo ir a 10ºC ao amanhecer. A confirmar!

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas estavam em queda aqui em SP, uma meia hora atrás estava 13,8ºC, mas agora está garoando e a temperatura subiu para 14,0ºC... muito estranho!!!

 

Agora subiu pra 14,2ºC... muito estranho!!!

 

 

Lubacris, é porque o tempo fechou mais. Caí da cama agora e fui ver lá fora: Está limpo! Temperatura aqui na Granja Viana de 12,1ºC agora as 04:00. Devo ir a 10ºC ao amanhecer. A confirmar!

 

Nuvens reapareceram, e fiquei nos 12ºC cravados. Empatou com a mínima do ano.

Link to comment
Share on other sites

Lubacris, é porque o tempo fechou mais. Caí da cama agora e fui ver lá fora: Está limpo! Temperatura aqui na Granja Viana de 12,1ºC agora as 04:00. Devo ir a 10ºC ao amanhecer. A confirmar!

 

Nuvens reapareceram, e fiquei nos 12ºC cravados. Empatou com a mínima do ano.

 

Aqui tb, de 3h00 a 3h40 tava limpinho, poucas nuvens! Achei até que IA fazer sol hoje... :hang1:

Repeti os 13,2 de ontem.Mas acho que hoje a máxima não chega a 18,0.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal.

 

Ontem, antes de dormir, dei uma olhada pela janela e vi o céu nublado...a temperatura na minha PWS se mantinha em torno de 15ºC. Fui dormir descrente de uma melhora no tempo.

 

Pois bem, acordei e para a minha surpresa registrei a mínima no ano aqui na minha estação, e o tempo aberto, coisa mais linda!

 

Vamos lá para a temperatura na região:

 

Minha PWS: 11,2ºC

RBS (Joinville): 13ºC

Aeroporto: 12ºC

Itapoá: 9,8ºC

São Francisco do Sul: 10,3ºC

Massaranduba 1: 9,8ºC

Massaranduba 2: 9,7ºC

______________

Rio Negrinho: 5,8ºC

São Bento do Sul: 7ºC

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

GFS 00Z coloca sinal amarelo entre 180/192h.

 

GFS 06Z reduziu a intensidade. E colocou o ASAS aparecendo pela primeira vez neste inverno climático em <228h.

 

Outros modelos reduziram a intensidade. Mas ainda mostram alguma erupção em variadas intensidades.

 

Tá explicado as minimas meia boca de SJ, o mesmo deve ter ocorrido em Ausentes.

Link to comment
Share on other sites

GFS 00Z coloca sinal amarelo entre 180/192h. SE FOSSE P/AMANHÃ, SERIA NEVE E NÃO AMARELO.

 

GFS 06Z reduziu a intensidade. E colocou o ASAS aparecendo pela primeira vez neste inverno climático em <228h.

 

Outros modelos reduziram a intensidade. Mas ainda mostram alguma erupção em variadas intensidades.

 

Tá explicado as minimas meia boca de SJ, o mesmo deve ter ocorrido em Ausentes.

Link to comment
Share on other sites

Frio de -02,7ºC nesta manhã de Terça Feira

 

RS:

 

Terça feira com muito frio no estado, a capital Porto Alegre registrou sua menor temperatura do ano hoje, 09,9ºC. A menor temperatura do estado foi no município de Vacaria com 03,0ºC.

 

SC:

 

Hoje Florianópolis teve sua menor temperatura neste ano, a mínima hoje na capital catarinense foi de apenas 10,2ºC. Já a menor do estado foi no município de Urupema com -02,7ºC com registro de geada forte, sendo a menor temperatura do País.

 

PR:

 

Frio em todo estado do Paraná hoje. Em Curitiba a mínima foi de apenas 09,4ºC , mas a menor temperatura do estado ficou no sul em São Mateus do Sul com 04,2ºC. No oeste do estado Maringá ficou com 12,6ºC

 

SP:

 

Capital paulista amanheceu gelada hoje com uma fina garoa. A mínima hoje no Mirante de Santana foi de 12,5ºC. Na Zona Sul , na estação da USP na Água Funda chegou a 11,5ºC.No litoral Santos fez 16,2ºC e Ubatuba ficou com 15,4ºC. No interior Ribeirão Preto fez apenas 11,1ºC Piracicaba com 10,4ºC, Campinas 12,5ºC e Tatuí com apenas 07,4ºC. Campos do Jordão ficou com a menor do estado com 06,8ºC.

 

RJ:

 

Manhã mais fria do para o carioca hoje, em Copacabana a mínima foi de 16,8ºC , no Aeroporto do Galeão e em Jacarepaguá, ficaram com 17,0ºC. Na Zona serrana em Nova Friburgo chegou à 10,8ºC e Teresópolis fez 09,8ºC.

 

MG:

 

Dia mais frio do ano na capital mineira hoje. No bairro Pampulha fez apenas 12,5ºC. A menor temperatura do estado foi na cidade de Caldas com apenas 04,3ºC.

 

Demais regiões:

 

No Mato Grosso do Sul , Campo Grande chegou a 11,0ºC no aeroporto, mas em Amambaí os termômetros chegaram à 07,8ºC.

 

No Mato Grosso o frio também chegou, em Cuiabá a temperatura chegou a 15,0ºC e tivemos registros de temperaturas de apenas 12ºC.

 

E frio chegou até Rondônia também. Em Vilhena a temperatura chegou a 15,2ºC.

 

Goiás também não ficou atrás, em Mineiros fez apenas 10,8ºC, a mais baixa do ano.

 

Dados coletados: Inmet, Ciiagro, INPE, Simepar, Epagri Ciram e Redemet

Link to comment
Share on other sites

Media das Mínimas (até dia 16):

 

01-Urupema: 05,4

02-Cetrejo: 06,1

-- Pericó: 06,1

03-Cruzeiro: 06,9

04-S J Ausentes: 07,3

05-Campos do Jordão (Horto): 09,2

06-Campos do Jordão (Aut): 09,6

 

Media das Máximas (até dia 16):

 

01-Cruzeiro: 15,1

02-S J Ausentes: 15,2

03-Urupema: 16,4

04-Cetrejo: 17,6

-- Pericó: 17,6

05-Campos do Jordão (Aut): 19,3

Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano aqui em casa: 10,8°. :good2: Céu limpinho e quase nada de vento a noite toda!

 

Agora sol, poucos cumulus e névoa úmida. Faz 15,6°com 81%. Devo ficar em 20°.

Teu pesadelo se inverteu, Marcos! Virou sonho!!

 

Após uma noite de céu aberto e queda de temperatura, agora chove em PoA sobre esse ar resfriado pela noite. E chove bem! Tá gelado!

Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano aqui em casa: 10,8°. :good2: Céu limpinho e quase nada de vento a noite toda!

 

Agora sol, poucos cumulus e névoa úmida. Faz 15,6°com 81%. Devo ficar em 20°.

Teu pesadelo se inverteu, Marcos! Virou sonho!!

 

Após uma noite de céu aberto e queda de temperatura, agora chove em PoA sobre esse ar resfriado pela noite. E chove bem! Tá gelado!

 

Bruno, sempre quis que ocorresse com maior frequencia essa condição aqui em Joinville. Gostaria que amanhecesse com céu aberto (que propiciasse queda acentuada na temperatura durante a madrugada) como foi hoje, com a temperatura bem baixa (diria em torno de 4 a 8ºC) e que antes que o sol pudesse aquecer, o tempo virasse, mantendo a temperatura baixa, (entre 12 a 14ºC). Para completar, no final da tarde a chuva iria embora e daria lugar a um céu estrelado! hehehhe sonho meu!

 

Entretanto, o que geralmente ocorre por aqui é amanhecer nublado e não tão frio, e perto do meio dia o sol dar as caras e jogar a temperatura a níveis estratosféricos!

 

Agora, temperatura em 20ºC, com sol predomindando.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cachoeiro, a temperatura é de 23.1 ºC.

 

Média das mínimas até 17/05

18.7 ºC

Menor mínima do ano:

15.6 ºC (17/05)

 

Média das máximas até 17/05

27.9 ºC

Maior máxima do mês até 17/05:

32.1 ºC > 02/05

Menor máxima do mês até 17/05:

24.4 ºC > 03/05

Link to comment
Share on other sites

Pois baixou de 10°C...fez 9.9°C aqui em casa. hehe

aquela dificuldade de baixar a temp em Porto Alegre. Agora há pouco choveu fraco.

a temperatura é de 15.5°C. fechadão o tempo. a temp não vai conseguir subir muito.

Estão já prevendo o frio mais intenso para final de maio. Tanto a Metsul com a Central RBS.

Será irreversível?

Acredito que sim. Como sempre, junho já dá uma boa baixada na temp.

Bruno, a temp que o Correio do Povo anunciou com a mais baixa é da estação tua ou do castelinho?

Urupema negativando.

Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano aqui em casa: 10,8°. :good2: Céu limpinho e quase nada de vento a noite toda!

 

Agora sol, poucos cumulus e névoa úmida. Faz 15,6°com 81%. Devo ficar em 20°.

Teu pesadelo se inverteu, Marcos! Virou sonho!!

 

Após uma noite de céu aberto e queda de temperatura, agora chove em PoA sobre esse ar resfriado pela noite. E chove bem! Tá gelado!

 

Bruno, sempre quis que ocorresse com maior frequencia essa condição aqui em Joinville. Gostaria que amanhecesse com céu aberto (que propiciasse queda acentuada na temperatura durante a madrugada) como foi hoje, com a temperatura bem baixa (diria em torno de 4 a 8ºC) e que antes que o sol pudesse aquecer, o tempo virasse, mantendo a temperatura baixa, (entre 12 a 14ºC). Para completar, no final da tarde a chuva iria embora e daria lugar a um céu estrelado! hehehhe sonho meu!

 

Entretanto, o que geralmente ocorre por aqui é amanhecer nublado e não tão frio, e perto do meio dia o sol dar as caras e jogar a temperatura a níveis estratosféricos!

Foi o que eu pensei, hehe. Se aqui fizesse 0° como em 2009 e depois chovesse no meio da manhã era até capaz de dar granular. Imagina 0° e, com 5°/6°, fecha e chove. Passa o dia inteiro assim, sem passar dos 7°, depois abre, sopra um ventinho para secar o ambiente e afunda. Sonho!! :good2:

 

Aqui acumulei 1,4 mm. Agora ainda muitas nuvens: cumulus relativamente desenvolvidos ao N e bem fechado e cinzento ao O. Faz 16,5° com 80%. Venta de SSE a 3,4 km/h. Virou um dia de inverno.

 

Abraços sonhadores!

Link to comment
Share on other sites

São Mateus do Sul (PR) 4,2ºC (essa vai dar bons valores no inverno, já cantei essa pedra aqui!)

 

URUPEMA: -2,7ºC :shok:

 

Diego, pior que quanto mais forte for a adveccao de ar frio, maior vai ser a diferenca entre Sao Mateus e a regiao de Curitiba por exemplo! Em Sao Mateus o tempo seca bem rapido, alem de nao ter a serra do Mar encostada! Deve ficar com valores de minima bem proximos de Rio negro, e talvez Lapa...

 

Urupema sem comentarios!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano aqui em casa: 10,8°. :good2: Céu limpinho e quase nada de vento a noite toda!

 

Agora sol, poucos cumulus e névoa úmida. Faz 15,6°com 81%. Devo ficar em 20°.

Teu pesadelo se inverteu, Marcos! Virou sonho!!

 

Após uma noite de céu aberto e queda de temperatura, agora chove em PoA sobre esse ar resfriado pela noite. E chove bem! Tá gelado!

 

Essa sequência de céu aberto à noite, seguido de umidade vinda do mar é o cenário mais que perfeito para um belo dia frio de agosto em POA! Que ele venha de novo em época mais propícia!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.