Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Caio, Urupema é o fundo de uma vasta baixada de larga escala. O ar frio captado pelo pico dos morros ao redor escorre direto para a cidade.

 

Silvio, o Castelinho é diferente. Primeiro que os morros ao redor chegam no máximo à 850 metros (150 metros mais alto que o fundo do vale) e segundo que ela é um vale em menor escala. A área do Castelinho deve ter uns 100 hca, enquanto que a área de Urupema deve ter uns 1000 hca (10 vezes maior).

Concordo Bruno, creio que o potencial máximo de baixada em SC seja neste padrão de Urupema, guardadas as proporções, muito semelhante os vales do Forqueta, Fão aqui na Serra do Botucaraí.Bruno, existem outros panelões mais frios na Serra do Nordeste do RS.Quero dizer que o Castelinho é muito bom, mas há baixadas no vale do rio das Antas, com maior potencial de reter ar frio.Resumindo, o RS tem maior margem para explorar ou para descobrir baixadas com menores temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Na madrugada cheguei a 12,8 mas MM com garoa impediu que a queda seguisse, e amanheci com :heat: tórridos :heat: 13,7. E, claro, uma garoinha.

 

Com relação à dúvida do nosso colega Gustavo, de Cachoeiro: não é perfeitamente normal que a manhã mais fria de um mês ou um ano, seja seguida pela tarde mais fria, mas pode ocorrer sim, como você pôde constatar. Em Curitiba, por exemplo, a manhã mais fria de 99 teve -1,9 ou -1,3 dependendo do ponto de medição. Por acaso, fez 9,9 naquela tarde e ela acabou sendo uma das mais frias do ano. Mas eu diria que isto não é frequente.

Link to comment
Share on other sites

"Frio em Rolândia:8,3C!

Enviado por: Jean Carlo em 09:11 às 18/05/2011

 

A manhã de quarta feira é a 3 mais fria de 2011, a minima chegou aos 8.3C na cidade, o céu está com poucas nuvens e os ventos aumentam a sensação de frio, a temperatura as 08:30 é de 12C, a maxima deve ficar um pouco mais alta que ontem ficando entre 21 e 22C."

 

Abraxxxx :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje:

 

RS:

 

Canela (Pq do Caracol): 02,4

São José dos Ausentes: 02,8

Vacaria: 03,4

Cambará do Sul: 03,5

Bom Jesus: 03,8

Porto Alegre (Aut): 10,3

 

SC:

 

Urupema: -02,7

Pericó: -01,3

São Joaquim (Cetrejo): -01,1

Cruzeiro: -00,8

São Joaquim (Vl Francioni): 00,3

São Joaquim (Colonia): 00,4

Florianópolis (Ilha): 10,2

 

PR:

 

Inacio Martins: 04,3

General Carneiro: 05,0

Lapa: 05,7

Entre Rios: 05,8

São Mateus do Sul: 05,9

Irati: 06,4

Curitiba (Simepar): 06,9

Curitiba (Aut): 07,0

 

SP:

 

Campos do Jordão (Cptec): 03,5

Campos do Jordão (Vl inglesa): 03,9

Campos do Jordão (Conv): 04,2

Campos do Jordão (Aut): 05,1

Campos do Jordão (Horto0: 05,6

Itararé: 05,6

Descalvado: 07,0

São José do Rio Pardo: 07,1

Avaré: 07,4

São Simão: 07,5

Limeira: 07,6

Vargem Grande do Sul: 07,7

Tatuí: 07,8

Cajuru: 07,8

São João da Boa Vista: 07,9

Batatais: 07,9

Ribeirão Preto: 08,9

São Paulo (Marsilaq): 10,5

São Paulo (IAG): 11,7

São Paulo (Aut): 12,3

São Paulo (Conv): 12,4

 

MG:

 

Caldas: 03,7

Maria da Fé: 03,7

Monte Verde: 05,7

Extrema: 06,9

São Lourenço: 07,4

Machado: 08,0

Barbacena: 08,1

Varginha: 08,5

Belo Horizonte (Pampulha): 12,2

 

RJ:

 

Cordeiro: 10,4

Nova Friburgo: 10,5

Teresópolis: 10,6

Resende: 12,0

Rio de Janeiro (Vl Militar): 16,0

Rio de Janeiro (Jacarepagua): 16,8

Rio de Janeiro (Copa): 17,4

 

MS:

 

Amambai: 09,3

Rio Brilhante: 09,8

Maracaju: 10,7

Itaquirai: 11,3

Ponta Porã: 12,1

Campo Grande (Aero): 15,0

 

GO/DF:

 

Mineiros: 10,2

Jatai: 11,5

Jatai: 11,7

Morrinhos: 11,9

São Simão: 12,2

Ipameri: 12,7

Goiania (Aut): 13,5

Brasília: 14,4

 

MT:

 

Comodoro: 10,5

Salto do Ceu: 12,3

Caceres: 13,8

Padre Ricardo Remetter: 13,8

Tangará da Serra: 13,9

Porto Estrela: 14,3

Rondonópolis: 14,4

Cuiaba (Aero): 18,0

 

ES:

 

Santa Teresa: 10,1

Alegre: 13,4

Alfredo Chaves: 15,2

Vitoria (Aut): 18,7

Link to comment
Share on other sites

Recorde de frio em Cachoeiro novamente. Às 05:00 da manhã fazia 13.7 ºC, sem

sombra de dúvidas a mais baixa até agora. Pra vocês terem uma ideia nem em Maio

de 2000, tivemos uma temperatura tão baixa. No dia 25/05 de 2000, tivemos a temperatura

de 14.4 ºC e hoje tivemos 13.7 ºC. Creio que Cachoeiro possa bater esse recorde ainda essa

semana. Agora faz 22.1 ºC. O que vocês acham, Cachoeiro tem possibilades de baixar essa

temperatura ainda no mês de Maio?!!! Respostas... Valeu e Abraços. :good2:

Link to comment
Share on other sites

O pessoal do Sudeste tem que agradecer a alta de 1027 mb no oceano e que estende a influência até o S da BA. Metade do Brasil está sob esse sistema. A outra metade (Norte e quase todo o Nordeste) está sob influência da ZCIT.

 

Pobre S do RS. Com a atuação da alta o vento por lá atua de NE. Rio Grande não baixou de 14,1° e o Chuí só afundou de repente para 10,9° porque o vento parou. Em Mostardas deu 14,8° e choveu moderado. Menos frio quanto a Ilha do Mel, que teve 13,6.

 

SJ deu 1,8° antes da 1 h e depois esquentou!! Ausentes deu 2,8° com vento NE com rajadas moderadas. Brrr!!

 

Aqui em casa deu mínima de 10,9°. Apenas 0,1° acima de ontem. A mínima foi às 5:29. Depois estancou. Creio que foi o nevoeiro. Às 9 h ainda tinha nevoeiro em algumas áreas da cidade e forte névoa úmida.

 

Agora cravo 20,0° com 58% e muitos cirrus. Vento de ESE a 6,9 km/h e pressão em 1017,4 mb.

Link to comment
Share on other sites

Itapevi tem nesse momento sol de geladeira: clareia, mas não esquenta: 15,9ºC às 13:25H

 

Poucas nuvens por aqui, ao contrário do que ocorreu durante a madrugada. não chegou a garoar, mas a temperatura não despencou feito no interior: 11,1ºC

 

Se o céu abrir de vez a noite, certeza de mínima sub10 durante a madrugada... vamos aguardar.

Link to comment
Share on other sites

Rodada 12Z maritimizou o nosso little horse para o dia 24.

 

Esse outono está bem típico aqui em Porto Alegre. Friozote de manhã e tarde bem amenas. Logo começará a temporada dos frios de verdade!

 

A 18Z de ontem já antecipava essa maritimização! É a famosa grade de 144 horas, que nos pregou aquela peça em 2009, he he he!

Pelo visto vamos fechar maio com algumas MPs fortes, mas ainda sem a trajetória típica continental. Curitiba termina na média na melhor das hipóteses! Torçamos para coisa esquentar (ops, esfriar, he he he) em junho!

Link to comment
Share on other sites

Malditas nuvens!! hehehehehhe

 

Hoje a temperatura mínima aqui na minha PWS ficou em 11,6ºC.

 

Na RBS, 13ºC.

 

Pela região, destaque para Massaranduba, com 9,6ºC e 9,5ºC em suas duas estações.

 

Itapoá com 10,8ºC e Sao Francisco com 11,3ºC.

 

Rio Negrinho com 3,3ºC registrou um belo valor! Entretanto, creio que minha Joinville Serrana tenha sido afetada por nebulosidade, haja vista que em São Bento do Sul a mínima foi de calorosos 6,7ºC, o que deve ter sido ocasionado por nebulosidade! :negative:

 

 

Mínima do ano na Vila Inglesa e no Castelinho, com direito a geada e tudo!! Que animal! Posso estar enganado, mas se não fossem as malditas nuvens que DEVEM ter pairado pela Serra Dona Francisca, eu teria a mínima do ano também, com direito a possível geada....

 

Mas só confirmarei isto quando eu coletar os dados. :good:

Link to comment
Share on other sites

Rodada 12Z maritimizou o nosso little horse para o dia 24.

 

Esse outono está bem típico aqui em Porto Alegre. Friozote de manhã e tarde bem amenas. Logo começará a temporada dos frios de verdade!

 

A 18Z de ontem já antecipava essa maritimização! É a famosa grade de 144 horas, que nos pregou aquela peça em 2009, he he he!

Pelo visto vamos fechar maio com algumas MPs fortes, mas ainda sem a trajetória típica continental. Curitiba termina na média na melhor das hipóteses! Torçamos para coisa esquentar (ops, esfriar, he he he) em junho!

 

 

O Inpe seguiu a onda (aliás, nem dava muito frio). Por ora, dois dias frios apenas no centro-sul do RS. A intensidade será bem menor do que esta MP de agora. Não vejo mais chance de MP forte até o final do mês, que deve terminar pouco acima da média.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z de hoje apenas retrata o que está sendo este pseudo "outono". Com exceção das "ilhas" de frio extremamente isoladas em alguns locais do sul do Brasil, o resto chupa o dedo.

2011 está um terror, um dos piores anos que vivenciei em termos de frio. Patético, lamentável!!!! :heat: :sad:

Se na baixada X ou Y está negativando, isto não retrata a realidade da estação.

Em abril eu estava descontente, pois foi um fiasco; para maio eu estava mais esperançoso, mas com o cenário que se desenha joguei a toalha. Que venha junho!

E assim caminha o nosso período mais "frio" do ano.

É rir pra não chorar. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

há muita diferença entre as últimas 4 rodadas do GFS.

 

18Z: Pouco frio

00Z: Muito frio

06Z: Muito frio

12Z: Pouco frio

 

De 3 graus previsto para a próxima semana, agora o GFS não preve frio para os próximos 15 dias. Se isso acontecer, Cascavel terá um maio muito acima da média.

As próximas 4 rodadas poderão ser decisivas.

 

Engraçado, pois nos últimos 7 dias o GFS andava bem consistente

Link to comment
Share on other sites

Malditas nuvens!! hehehehehhe

 

Hoje a temperatura mínima aqui na minha PWS ficou em 11,6ºC.

 

Na RBS, 13ºC.

 

Pela região, destaque para Massaranduba, com 9,6ºC e 9,5ºC em suas duas estações.

 

Itapoá com 10,8ºC e Sao Francisco com 11,3ºC.

 

Rio Negrinho com 3,3ºC registrou um belo valor! Entretanto, creio que minha Joinville Serrana tenha sido afetada por nebulosidade, haja vista que em São Bento do Sul a mínima foi de calorosos 6,7ºC, o que deve ter sido ocasionado por nebulosidade! :negative:

 

 

Mínima do ano na Vila Inglesa e no Castelinho, com direito a geada e tudo!! Que animal! Posso estar enganado, mas se não fossem as malditas nuvens que DEVEM ter pairado pela Serra Dona Francisca, eu teria a mínima do ano também, com direito a possível geada....

 

Mas só confirmarei isto quando eu coletar os dados. :good:

Em São Bento, cerração.
Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z de hoje apenas retrata o que está sendo este pseudo "outono". Com exceção das "ilhas" de frio extremamente isoladas em alguns locais do sul do Brasil, o resto chupa o dedo.

2011 está um terror, um dos piores anos que vivenciei em termos de frio. Patético, lamentável!!!! :heat: :sad:

Se na baixada X ou Y está negativando, isto não retrata a realidade da estação.

Em abril eu estava descontente, pois foi um fiasco; para maio eu estava mais esperançoso, mas com o cenário que se desenha joguei a toalha. Que venha junho!

E assim caminha o nosso período mais "frio" do ano.

É rir pra não chorar. :laugh:

 

Está faltando uma onda de frio mais intensa, daí a tua decepção, Rafael. Está muito "xôxo", "não fede nem cheira",

e depois daquela potência de 04/08/10 a gente fica meio guloso mesmo, hehehe !

Também não estou otimista para o final do mês, existe até chance de surgir umas belas ASAS da decepção, hehehe !

Link to comment
Share on other sites

Malditas nuvens!! hehehehehhe

 

Hoje a temperatura mínima aqui na minha PWS ficou em 11,6ºC.

 

Na RBS, 13ºC.

 

Pela região, destaque para Massaranduba, com 9,6ºC e 9,5ºC em suas duas estações.

 

Itapoá com 10,8ºC e Sao Francisco com 11,3ºC.

 

Rio Negrinho com 3,3ºC registrou um belo valor! Entretanto, creio que minha Joinville Serrana tenha sido afetada por nebulosidade, haja vista que em São Bento do Sul a mínima foi de calorosos 6,7ºC, o que deve ter sido ocasionado por nebulosidade! :negative:

 

 

Mínima do ano na Vila Inglesa e no Castelinho, com direito a geada e tudo!! Que animal! Posso estar enganado, mas se não fossem as malditas nuvens que DEVEM ter pairado pela Serra Dona Francisca, eu teria a mínima do ano também, com direito a possível geada....

 

Mas só confirmarei isto quando eu coletar os dados. :good:

Em São Bento, cerração.

 

Rodrigo, bom vê-lo novamente por aqui....

 

Cerração??? Bom sinal. Pode ser que me livrei da cerração e nebulosidade, então...vamos torcer!!! quero ver se consegui bater o recorde de 3,2°C....

Link to comment
Share on other sites

Finalmente to com termômetro aqui em sp!

To marcando esquema amador ( fio pendurado na janela ) do 3 andar. Moro no paraíso, começo da paulista... aqui é um lugar que venta bastante. Normal eu estar em outra região com vento fraco e chegar aqui com mto vento

 

Hj amanheceu com garoa, ficou nublado pela manhã, mas de tarde o tempo abriu... acredito q vai ser a primeira noite com o tempo mais aberto

 

em casa 14.9 C

congonhas 15 C

Link to comment
Share on other sites

Esse mes de Maio por tudo que eu tenho visto aqui na BAZ, pois nao estou ai no Brasil pra dizer, seria um mes de FRIO Estatistico!!!

Frio fraco e constante por dias seguidos, com muita umidade, chuva, garoa, minimas altas e maximas comportadas! Como disse o Renan ali em cima, "nao fede nem cheira"... :laugh: :laugh:

Lembra muito julho de 98. Terminou na media em Curitiba(12.2C), o que daria pra dizer que foi um mes frio, por exemplo, mas foi um frio sem qualidade. a minima absoluta foi alta, o frio foi fraco e constante por dias a fio, com muita umidade e maximas baixas!

 

Maio com porrada de frio e neve, e coisa rara no Brasil! Teve em 78, 79, 1990, mas no geral, e excecao!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, está até bem seco este maio. Em alguns locais do sul, nem choveu ainda!!! Joinville teve 1mm na estação do Soares. Aqui em POA foram muitas noites de céu claro.

 

A normal para POA em maio é:

 

Média Máxima: 22,3C

Média Mínima: 12,9C

Média: 16,9C

 

No Salgado Filho até agora:

Média Máxima: 21C

Média Mínima: 12C

Média: 16C (no INMET está em 16,3C, isto é, anomalia de -0,6C).

OBS: Não passou de 24C ainda (e talvez nem passe), fato raríssimo!

 

A mínima absoluta está em 8C. Está acima da média, sim, mas é o único critério que desagrada!! Vcs estão parecendo um amigo meu que, quando o Grêmio ganha de 5 x 1 no Olímpico, sai enfurecido do estádio pq o Grêmio levou um gol no final do jogo :crazy:

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, bom vê-lo novamente por aqui....

 

Cerração??? Bom sinal. Pode ser que me livrei da cerração e nebulosidade, então...vamos torcer!!! quero ver se consegui bater o recorde de 3,2°C....

Andava meio apartado, mas vou voltando na medida do possível.

 

Onde que fica essa tua estação serrana? Acho bem improvável que tenha tido cerração em São Bento e não o tenha entre Campo Alegre e a serra. A menos que a cerração tenha vindo só do sul (do vale, da serra de corupá) e estivesse limpo de leste.

 

Essa desgraçada da cerração estraga muita mínima no leste do planalto norte...

Link to comment
Share on other sites

A média das mínimas em Cachoeiro em Maio de 2000 foi de: 20.1 ºC

Enquanto a média de Maio desse ano até hoje é de: 18.5 ºC

 

Anomalia: -1.6 ºC

 

Enquanto a média das máximas para o mesmo período:

Maio de 2000: 27.7 ºC

Maio de 2011: 27.8 ºC

 

Conclusão, se eu estiver errado me corrijam, ou o mês de Maio esse ano está mais frio, ou

o frio que teve em 2000 não chegou direito aqui no ES. :good2:

Link to comment
Share on other sites

MAIO ESTÁ BOM EM SC, TEM FEITO FRIO, FALTA QUASE TOTAL DE CALOR FORTE.

 

NÃO TENHO O QUE RECLAMAR.

 

 

Hehehe, Ronaldo, a 1400 mts nao vale!!!

 

Ronaldo, o padrao americano tem sido usado como parametro para as previsoes desse ano no inverno na Am. do Sul?

Digo isso porque cheguei aqui em Chicago em dezembro do ano passado, e ja estava muito frio. Mas muita gente aqui diz,que o frio ano passado chegou mesmo so na virada de novembro para dezembro, ou seja, demorou pra chegar. Agora a primavera aqui tem sido fria e umida, em quase todo o pais.

Por esse padrao, o frio chegaria forte em Junho ai no Brasil, com Julho com uma porrada de frio, e uma bem forte em Agosto tambem, como foi fevereiro aqui.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, bom vê-lo novamente por aqui....

 

Cerração??? Bom sinal. Pode ser que me livrei da cerração e nebulosidade, então...vamos torcer!!! quero ver se consegui bater o recorde de 3,2°C....

Andava meio apartado, mas vou voltando na medida do possível.

 

Onde que fica essa tua estação serrana? Acho bem improvável que tenha tido cerração em São Bento e não o tenha entre Campo Alegre e a serra. A menos que a cerração tenha vindo só do sul (do vale, da serra de corupá) e estivesse limpo de leste.

 

Essa desgraçada da cerração estraga muita mínima no leste do planalto norte...

 

Também acho improvável, mas não custa sonhar! Quando, no dia 3 de maio, ocorreu a mínima de 3,2 graus na minha estação, havia muita cerração a menos de 1 km em linha reta do local da estação.

 

Mas a cerração quebra as mínimas na maioria das vezes...e a minha estação é a que fica mais ao leste do Planalto Norte. Então, terei que lidar com esse fato hehehe

 

A localização dela é a seguinte:

 

Graus decimais:

 

Latitude: -26.108783º

Longitude: -49.120273º

 

ou

 

Latitude: 26º06'31.60" S

Longitude: 49º07'13" W

 

Se quiser, passo o arquivo KMZ por email pra vc.... :good:

Link to comment
Share on other sites

Esse mes de Maio por tudo que eu tenho visto aqui na BAZ, pois nao estou ai no Brasil pra dizer, seria um mes de FRIO Estatistico!!!

Frio fraco e constante por dias seguidos, com muita umidade, chuva, garoa, minimas altas e maximas comportadas! Como disse o Renan ali em cima, "nao fede nem cheira"... :laugh: :laugh:

Lembra muito julho de 98. Terminou na media em Curitiba(12.2C), o que daria pra dizer que foi um mes frio, por exemplo, mas foi um frio sem qualidade. a minima absoluta foi alta, o frio foi fraco e constante por dias a fio, com muita umidade e maximas baixas!

 

Maio com porrada de frio e neve, e coisa rara no Brasil! Teve em 78, 79, 1990, mas no geral, e excecao!

Sds.

 

 

Descreveu extamente o que tem ocorrido! Ao menos para Sampa.

Link to comment
Share on other sites

MAIO ESTÁ BOM EM SC, TEM FEITO FRIO, FALTA QUASE TOTAL DE CALOR FORTE.

 

NÃO TENHO O QUE RECLAMAR.

 

 

Hehehe, Ronaldo, a 1400 mts nao vale!!!

 

Ronaldo, o padrao americano tem sido usado como parametro para as previsoes desse ano no inverno na Am. do Sul?

Digo isso porque cheguei aqui em Chicago em dezembro do ano passado, e ja estava muito frio. Mas muita gente aqui diz,que o frio ano passado chegou mesmo so na virada de novembro para dezembro, ou seja, demorou pra chegar. Agora a primavera aqui tem sido fria e umida, em quase todo o pais.

Por esse padrao, o frio chegaria forte em Junho ai no Brasil, com Julho com uma porrada de frio, e uma bem forte em Agosto tambem, como foi fevereiro aqui.

Sds.

 

 

É +- POR AÍ...

Link to comment
Share on other sites

A média das mínimas em Cachoeiro em Maio de 2000 foi de: 20.1 ºC

Enquanto a média de Maio desse ano até hoje é de: 18.5 ºC

 

Anomalia: -1.6 ºC

 

Enquanto a média das máximas para o mesmo período:

Maio de 2000: 27.7 ºC

Maio de 2011: 27.8 ºC

 

Conclusão, se eu estiver errado me corrijam, ou o mês de Maio esse ano está mais frio, ou

o frio que teve em 2000 não chegou direito aqui no ES. :good2:

 

Gusthavo, você tem dados de temperatura de 30 anos ? digo isso porque aqui vai uma dica a você. Sempre que

quiser saber se realmente está mais frio ou mais quente um certo mês, compare as temperaturas dele com a

média de 30 anos para tal mês. Ou seja: Maio está frio. Minha certeza quanto a estar frio, é que baseado na

média de 30 anos, este Maio está mais frio que a média dos últimos 30 Maios. Entende ? :good: :good:

abraços

Link to comment
Share on other sites

Latitude: -26.108783º

Longitude: -49.120273º

Já achei no google maps... Nos pés de morros a ~1250m no início do Quiriri!!! Show! Capaz que esses morros protejam um pouco da cerração, já que não fica na testa da serra!

 

Sem contar que é uma bela baixada entre o próprio Quiriri a leste-nordeste (1200-1600m) e a região alta no interior de Campo Alegre e São Bento a sudoeste (1100-1200m). Vais ter ótimas mínimas nos dias limpos!

 

Ali ainda é Joinville ou já é C.A.?

Link to comment
Share on other sites

Latitude: -26.108783º

Longitude: -49.120273º

Já achei no google maps... Nos pés de morros a ~1250m no início do Quiriri!!! Show! Capaz que esses morros protejam um pouco da cerração, já que não fica na testa da serra!

 

Sem contar que é uma bela baixada entre o próprio Quiriri a leste-nordeste (1200-1600m) e a região alta no interior de Campo Alegre e São Bento a sudoeste (1100-1200m). Vais ter ótimas mínimas nos dias limpos!

 

Ali ainda é Joinville ou já é C.A.?

 

Joinville, Rodrigo. Ao menos é o que consta nos mapas do município, já que fica as margens do Rio Cubatão, que reza a lenda nasce e morre em Joinville.

 

Fica perto da Serra Queimada, que tem altitudes superiores a 1300 metros, mas na média fica em 1100 a 1300 metros...

 

Tem um tópico que faço a relação entre as minhas duas estaçoes, se puder comparecer lá tem alguns dados interessantes por lá! aqui vai o tópico viewtopic.php?f=63&t=3054

 

Quanto as mínimas, espero obter bons dados, mesmo estando tão a leste do Planalto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.