Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Urupema impressionante ! Mesmo numa onda de frio apenas moderada, e em Maio, já está indicando

estes interessantes valores. Mal posso esperar para a possibilidade de uma mínima negativa de 2 dígitos,

aliás é o que todos aguardam ansiosos, hehehe !

 

Por aqui, a mínima no topo (950m) foi de 11.5ºC, configurando-se como a mais baixa do ano. Agora

está 16.3ºC lá em cima, por aqui eu creio que esteja uns 2ºC a menos, visto a advecção de ar frio ainda

estar acontecendo.

 

Eu já "cantava essa pedra" e aconteceu o que eu imaginava: Frio intenso na região serrana fluminense.

Nova Friburgo tinha ao meio dia apenas 12.1ºC, e Teresópolis 12.3ºC ! No Pico do Couto bateu 5.8ºC

de manhã e no Morro da Igreja, continua a chover com 3/4 graus, hehehe !

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

O site da Globo tambem destacou bastante o frio em Santa Catarina, atraves da agencia de noticias G1.

 

Porem, deu mais destaque no titulo a Urubici, onde tem estacao do Inmet... Chamou ate urubici de a "Siberia Brasileira, :laugh: :laugh: :laugh:

 

 

carro-gelo-urupema620.jpg

 

 

Inmet registra 1,1ºC em cidade catarinense

Segundo o instituto, temperatura foi a mais baixa no Sul do país neste ano.

Medição foi feita em Urubici, considerada a Sibéria brasileira.

Glauco Araújo

Do G1, em São Paulo

 

As medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram temperatura próxima de 0ºC em algumas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na madrugada desta terça-feira (17). O registro mais baixo foi feito em Urubici (SC), quando os termômetros apontaram 1,1ºC, considera pelo instituto a menor temperatura do ano no país. Em Vacaria (RS), a mínima foi de 3ºC.

 

O instituto também registrou mínima de 4,2ºC em São Mateus do Sul (PR). Em São Joaquim (SC), os termômetros apontaram 3,2ºC. "As temperaturas foram registradas no fim da madrugada desta terça-feira", disse o meteroloista Gil Russo, do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet.

Nas três capitais do Sul do país, o Inmet registrou mínima de 9,9ºC em Porto Alegre, 11,3ºC em Florianópolis e 9,3ºC em Curitiba.

Apenas no caso de São Mateus do Sul, a mínima registrada na cidade neste ano ocorreu em 3 de maio, onde os termômetros apontaram 3,1ºC.

 

Segundo o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), foram registrados 2,5ºC negativos em Urupema (SC), às 6h desta terça-feira. De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, esta foi a menor temperatura registrada pelo centro em 2011. "A partir de agora começa a temporada de geada, neve e variações de temperaturas, que podem indicar alguns períodos de calor."

A cidade de Urupema fica na Serra Catarinense, onde o Inmet não possui estações meteorológicas, o que impede o instituto de aferir a temperatura no município".

 

Carro ficou coberto de gelo na manhã desta terça-feira em Urupema (SC) (Foto: Divulgação/Marília de Oliveira/Prefeitura Municipal de Urupema)

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP a mínima foi de 13,1ºC e agora na hora do almoço tenho 14,4ºC. Um dia bem frio! Com máxima bem baixa!

Realmente deve estar bem frio aí.. ainda mais ao vento.. adoro dias assim..

 

Aqui temos sol, 20C..

 

Acho apenas uma questao de tempo para o Oeste do Parana ser atingido por uma onda de frio forte e continental! Abril foi fraco, Maio esta sendo ameno, Junho deve ser frio! A trajetoria ate agora nao favoreceu o oeste, mas em anos analogos a esse ano, houve uma tendencia a entradas de ar frio forte pelo Oeste!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP a mínima foi de 13,1ºC e agora na hora do almoço tenho 14,4ºC. Um dia bem frio! Com máxima bem baixa!

Realmente deve estar bem frio aí.. ainda mais ao vento.. adoro dias assim..

 

Aqui temos sol, 20C..

 

 

Queria saber como está o Alto da Mantiqueira agora... se fez já frio em Campos de Jordão imaginem quase 1.000m acima!

Link to comment
Share on other sites

Pelas projeções de frio para o final do mês, e considerando que o intervalo médio historicamente conhecido entre essas erupções é de 20 a 30 dias, pode-se dizer que é provável uma erupção mais forte na segunda quinzena de julho pelo cenário atual. E caso nenhum bloqueio se estabeleça por muitos dias.

Link to comment
Share on other sites

Bom, depois da noite mais fria do ano em Cachoeiro,

temos a tarde mais fria também, isso é normal?

Bom, a 13:00 fazia 24 ºC, agora faz 23.7 ºC.

Podemos ter uma quebra de recorde hoje de novo...o vento de SSE, a 5 km/h

ajuda na sensaçao de frio, mesmo nao sendo muita. Valeu! :D

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, disponibilizo aqui a parcial das minhas duas estações. No tópico específico delas há o relatório da Joinville Serrana.

 

Parcial Maio (01 até 13)

 

Joinville - Planície: 20,3 (16,4 / 25,8 / 12,1 / 29,9 / 21,1) - Pasmem! 1 mm!!!!!

 

Joinville - Serrana: 14,7 (10,6 / 21,4 / 3,2 / 25,9 / 16,0) - 5 mm

Link to comment
Share on other sites

A estação de Urupema vai dar muito o que falar! Só mesmo o Rincão dos Silvanos para fazer frente. Talvez o Almeida :russian:

 

Hoje foi a noite mais fria do ano em Canela/Gramado. Os dados são os seguintes:

 

Castelinho: 2,8C

INMET: 7,0C

Gramado/RBS: 8,0C

Na média de mínimas até acho que não, mas quanto à mínima absoluta do ano, ainda aposto minhas fichas no Rincão dos Silvanos, ou melhor, estou para ir à FX lá no tio João da Picada Rosa... :sarcastic: :laugh: :good:

Link to comment
Share on other sites

Belo resumo das capitais das Americas!!! :good2:

Tarde gelada em Sao Paulo hein...

 

No momento, Campos do Jordao e Chicago com as tardes mais frias entre as capitais Bazianas! :mosking:

Sds.

 

 

10,2°C INMET/CONV. E 10,9°C CLIMATERRA AGORA.

 

DEU 1,6°C PERICÓ.

 

Pois e Ronaldo, eu sei que nao sao as mais frias, fiz apenas uma analogia aos videos postados pelo Carlos!!! Como sempre, com bom teor de humor na mensagem!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP, tempo encoberto e 16,8ºC (12:26). Hoje a máxima não alcança os 18ºC. :clapping:

 

Caco, por aqui acho que a máxima sequer atinge os 17ºC hoje.

 

No momento o céu está encoberto, com uma ou outra abertura de sol e vento frio constante. 16,2ºC (14:10h). :good:

 

Máxima de 17,9ºC na Granja Viana. Agora (16:15), temos 15,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pelas projeções de frio para o final do mês, e considerando que o intervalo médio historicamente conhecido entre essas erupções é de 20 a 30 dias, pode-se dizer que é provável uma erupção mais forte na segunda quinzena de julho pelo cenário atual. E caso nenhum bloqueio se estabeleça por muitos dias.

 

Deus te ouça, Caio. Ficarei em SC por 15 dias em Julho, podendo se estender mais caso haja chances de

neve. Não é por nada não, mas estou achando que minhas chances de ver o fenômeno, ao contrário de 2008,

são bem razoáveis este ano.

Link to comment
Share on other sites

"Temperatura amena em Rolandia!

Enviado por: Jean Carlo em 18:49 às 17/05/2011

 

A temperatura ficou baixa em boa parte do estado paranaense nesta terca feira, em Rolandia a maxima nao passou dos 20.2C na cidade, a temperatura já está em queda em todo o Estado, as 18:00 o Simepar registrava: 11,8C em Curitiba, 13,4C em Guarapuava, 17,3C em Londrina, 19,3C em Maringá e em Rolândia queda acentuada de 18.1C as 17:35 para 16.6C neste momento."

Link to comment
Share on other sites

São Paulo e Rio tiveram um dia realmente de inverno. O Rio ficou igual aqui durante a tarde!!

 

Marcos, o tempo vai limpar com o entardecer. Está bem limpo à sudeste, de onde vieram as nuvens da chuva da manhã/tarde de hoje. Faaaaaala, Boldrini!

E limpou!! :good2: Por alguma razão o ar seco e frio seca toda a atmosfera, mas o sol do dia cria turbulência e instabiliza. O sol vai embora, a instabilidade cessa e as nuvens se dissipam!!

 

Tive máxima de 19,7°, mas passei a tarde entre 17° e 19°.

 

Agora faz 15,5° cvom 73%. Beleza!

 

Abraços limpos!

Link to comment
Share on other sites

Que venha esse cavalo polar na semana que vem, mas por favor, traga chuva! A última precipitação que tivemos aqui foi na madrugada do dia 01/05.. Já começa a preocupar.. Ao menos as últimas atualizações do GFS apontam bons acumulados para a faixa oeste do PR nos próximos dias!

 

Hoje mais um belo dia outonal, com céu azul e pouca nebulosidade. Mín. 12,8°C e máx. 21,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Oi gente!

 

Em Pato muito agradável das 10:00 até as 16:00h, depois o frio volta, impressionante como em meia hora, no final da tarde, ao sair da sala de aula novamente lá pelas 17:20, a temperatura tinha caído.

 

Agora pelo Simepar, 14C, onde fez 9C pela manhã.

 

Aqui me casa tive 8C, com bastante vento.

 

Abraços

 

ps: gente, não achei banco de dados e nem informações em números no Simepar, das suas estações, apenas os gráficos quando clicamos nas estações, há um lugar aonde pelo menos os extremos dos dias estão disponíveis ?

 

Abraços de novo

Link to comment
Share on other sites

Em Cachoeiro, por causa da nebulosidade a temperatura subiu agora à noite, de 18.7 ºC

que fazia às 18:00 da tarde passou para 20.8 às 19:00 horas. Como as nuvens

diminuíram um pouco, agora faz 19.3 ºC. Acho difícil batermos o recorde de ontem.

Mas estou na torcida. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Tempo abriu e Urupema soca!

 

2,6C

 

Nossa, 2,6C as 9 da noite com atuacao de massa de ar frio de media intensidade!! E bastante expressiva essa marca realmente, mas tratando-se de um vale a 1300/14000 mts. cercado por montanhas de ate 1700mts...!!!

O efeito do ar seco ali e bastante semelhante ao Castelinho, nao? Porem, cercado de altas montanhas!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tempo abriu e Urupema soca!

 

2,6C

 

Nossa, 2,6C as 9 da noite com atuacao de massa de ar frio de media intensidade!! E bastante expressiva essa marca realmente, mas tratando-se de um vale a 1300/14000 mts. cercado por montanhas de ate 1700mts...!!!

O efeito do ar seco ali e bastante semelhante ao Castelinho, nao? Porem, cercado de altas montanhas!

 

Sds.

 

Urupema em pontos de interesse (morros ao redor) para se ter uma idéia do relevo. Não é Aquela Baixada, mas é boa. Como se vê pelas temperaturas registradas.

 

Urupema1.jpg

 

Urupema4.jpg

Link to comment
Share on other sites

Caio, Urupema é o fundo de uma vasta baixada de larga escala. O ar frio captado pelo pico dos morros ao redor escorre direto para a cidade.

 

Silvio, o Castelinho é diferente. Primeiro que os morros ao redor chegam no máximo à 850 metros (150 metros mais alto que o fundo do vale) e segundo que ela é um vale em menor escala. A área do Castelinho deve ter uns 100 hca, enquanto que a área de Urupema deve ter uns 1000 hca (10 vezes maior).

Link to comment
Share on other sites

E o mais importante, complementando a resposta do Bruno: existe um verdadeiro PAREDÃO ao norte da cidade (elevações de 1615, 1722 e 1652 (Serra da Farova) , fazendo com que a insolação na cidade a partir deste período do ano até agosto seja bastante reduzida! Ou seja, é um vale que se beneficia do efeito baixada em enorme escala (desníveis de até 400m) e da baixa insolação típica dos vales!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP a mínima foi de 13,1ºC e agora na hora do almoço tenho 14,4ºC. Um dia bem frio! Com máxima bem baixa!

Realmente deve estar bem frio aí.. ainda mais ao vento.. adoro dias assim..

 

Aqui temos sol, 20C..

 

 

Queria saber como está o Alto da Mantiqueira agora... se fez já frio em Campos de Jordão imaginem quase 1.000m acima!

 

Sei que usar Sampa como base é um pouco forçado, mas vamos lá:

- Guarulhos e Congonhas: uns 800m, máximas de 16 em ambas

- Vale do Ruah, 2500m

Diferença de 1700m, considerando uns 200m por grau, estimo uns 7,5 de máxima. E uns 6,0 no topo da Pedra da Mina a quase 2800m. No Ruah o windchill não é tão extremado, mas no topo não deve ter sido exatamente uma tarde agradável.

 

Interpolando de outra forma, usando o M.I. e o Pico do Couto (interpolação usando 2 picos e portanto, vou fazê-la só pro cume da Pedra da Mina):

Pico do Couto: aprox. 1750m de altitude e 22,5 graus de latitude: máxima de 9,3

M.I: 1800m e 28 graus sul: máxima de 5,0

Latitude da Pedra da Mina: praticamente idêntica à do Pico do Couto.

(ok, vamos esquecer a intepolação)

1750 > 2800: 1050m de diferença, aprox. 5 graus

Assim, é crível que a máxima no cume da Mina tenha sido de 4 graus hoje, e não 6 como na estimativa inicial.

 

Agora, com os 7 no Couto, deve estar só 2 na Mina, mas o windchill... :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.