Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Esse tempo chove e não molha que perdura durante essa semana tá um marasmo só!

 

Estou me contentando em ter mínimas sub-20 ao menos, já que nada de mais aconteceu durante essa semana. Mas é quase um sacrilégio comemorar mínimas sub-20 em pleno mês de maio....fazer oq....

Mesmo para Joinville é uma situação bem ruim. Nessa época era para vocês terem quase a mínima daqui. Hoje cravei 15,0°, mas só fiquei nisso porque a umidade estava nas alturas! Fechou nevoeiro em torno da 1:30, mas ainda cai um pouquinho de madrugada.

 

A vantagem é que esse ano o oceano não está aquecido. Também não há bloqueio. Ano passado as águas estavam quentes e, mesmo sem bloqueio, foi uma merd*: sempre, mas sempre tinha nuvem à noite. Foi horrível.

 

Agora faz 18,1° e começa a aparecer o sol. Venta de NNE a 4,0 km/h. U.r. ainda em 90% ou mais.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Eu estou bem pessimista quanto a este mês de maio, bem como grande parte de 2011, pelo marasmo total de como as coisas andam.

A anomalia aqui está muito alta, apesar da onda de frio do começo do mês, de restante só tivemos dias quentes.

Considerando que estamos em maio e até hoje fez frio em apenas 3 dias, daqui a pouco o ano passa e os dias de frio, que são bons, quase nada.

 

Pelas informações do GFS, não podemos acreditar em muita coisa. Em cima da hora o modelo costuma reduzir bastante o frio, e não é diferente do que está acontecendo desta vez.

 

Maio deve fechar acima da média, caso nenhuma surpresa ocorra!

Link to comment
Share on other sites

Até agora, Maio está bem ruinzinho pra cá também, minha esperança é semana que vem, que tende a ser

abaixo da média durante ela toda. O GFS, que aponta um frio forte e depois vai diminuindo o mesmo, desta

vez não fez diferente, mas ainda mostra valores entre 12-8ºC para o centro-sul de MG na segunda metade da

semana. Eu acho que vai ser a primeira amostra de inverno do ano, embora não tenha absolutamente nada

de especial essa MP.

Link to comment
Share on other sites

Engraçad como o ponto de vista muda, Lucas. Eu tenho uma visão diferente da tua. Esse Maio, além de estar abaixo da média em POA, pelas projeções do GFS tem tudo para fechar com uma anomalia ainda mais negativa. Com sorte, POA pode fechar com uma das menores máximas absolutas para o mês de maio EVER!

Link to comment
Share on other sites

Engraçad como o ponto de vista muda, Lucas. Eu tenho uma visão diferente da tua. Esse Maio, além de estar abaixo da média em POA, pelas projeções do GFS tem tudo para fechar com uma anomalia ainda mais negativa. Com sorte, POA pode fechar com uma das menores máximas absolutas para o mês de maio EVER!

Até agora não passei de 24,7°. Minhas menores máximas em maio foram 25,1° em 2006, 25,4° em 2004 e 26,1° em 2010. Interessante que são poucos os dias com 30° nesse mês. É muito difícil dar calorão em maio em POA. Diria até que é raro.

 

Agora tenho 19,4° com 80% e muitos estratos remanescentes do nevoeiro. Venta de ONO a 6,8 km/h. Nosso aeroporto fechou de manhã cedo. Chora, aeroporto!!

 

Abraços de maio!

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que isso está acontecendo pq, as estações do ano estão cada vez maIs definidas, pelo menos aqui onde moro. No dia 22 de março, um dia depois da entrada do outono a temperatura máxima não passou dos 28 ºC, sendo que no dia 21 a temperatura chegou perto dos 32 ºC. O sol do dia 22 não foi tão quente como o dia 21. Considerando que no dia 21 só era outono à partir das 21:40 horas. Bom penso que seja isso. E acho que só vai fazer frio mesmo quando entrar o inverno. Mas quanto antes chegar melhor, né?! Valeu! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que isso está acontecendo pq, as estações do ano estão cada vez maIs definidas, pelo menos aqui onde moro. No dia 22 de março, um dia depois da entrada do outono a temperatura máxima não passou dos 28 ºC, sendo que no dia 21 a temperatura chegou perto dos 32 ºC. O sol do dia 22 não foi tão quente como o dia 21. Considerando que no dia 21 só era outono à partir das 21:40 horas. Bom penso que seja isso. E acho que só vai fazer frio mesmo quando entrar o inverno. Mas quanto antes chegar melhor, né?! Valeu! :good2:

Cara, discordo amplamente do seu comentário. O caledario astronômico não tem essa relação binária com o calendário climático. Pode ter certeza que a queda do dia 21 de marco para o dia 22 foi ocasionado por um massa de ar frio entrando de Sul, e não pq o sol desabou do seu zênite de uma hora para outra.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que isso está acontecendo pq, as estações do ano estão cada vez maIs definidas, pelo menos aqui onde moro. No dia 22 de março, um dia depois da entrada do outono a temperatura máxima não passou dos 28 ºC, sendo que no dia 21 a temperatura chegou perto dos 32 ºC. O sol do dia 22 não foi tão quente como o dia 21. Considerando que no dia 21 só era outono à partir das 21:40 horas. Bom penso que seja isso. E acho que só vai fazer frio mesmo quando entrar o inverno. Mas quanto antes chegar melhor, né?! Valeu! :good2:

Cara, discordo amplamente do seu comentário. O caledario astronômico não tem essa relação binária com o calendário climático. Pode ter certeza que a queda do dia 21 de marco para o dia 22 foi ocasionado por um massa de ar frio entrando de Sul, e não pq o sol desabou do seu zênite de uma hora para outra.

Onde assino Bruno?

E a dificuldade de colocar esta realidade na cabeça das pessoas em geral...

Bom se até uma meteorologista veio pro rádio aqui falar a asneira de que o período sujeito à geadas na região é junho e julho... :rtfm: :dash1: :dash1: :wacko: :fool:

Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital paulista, tive chuva pela manha e agora 13:30Hs ..o tempo continua fechado com um leve mormaço...tenho 20 graus aaqui na Zona Sul.

 

No litoral paulista a previsão para o FDS e de chuvas e tempo fechado e temperatura entre 15/20.......

 

Já Curitiba tb deve ter tempo fechado no FDS sujeito a chuviscos e chuvas de forma fraca , tempratura entre 12/17

Link to comment
Share on other sites

Engraçad como o ponto de vista muda, Lucas. Eu tenho uma visão diferente da tua. Esse Maio, além de estar abaixo da média em POA, pelas projeções do GFS tem tudo para fechar com uma anomalia ainda mais negativa. Com sorte, POA pode fechar com uma das menores máximas absolutas para o mês de maio EVER!

É por causa da alta frequencia de MPs, todas com trajetória marítima! O tempo tem fechado mais em POA por conta destas MPs fracotes que tangenciam o sudeste da Região Sul, e deixam o oeste da Região a ver navios! POA também não deve estar bombando no quesito mínimas absolutas!

 

Maio normalmente traz a primeira MP de trajetória continental. O GFS já sinalizou a mesma umas 3 ou 4 vezes este ano, mas sempre a maritimizou quando chegou perto. NEste final de semana estaremos começando a 2a queinzena de maio ainda sem a MP continental! Vamos ver se para o final do mês, ao menos, vem algo decente. Em Ctba o inverno climático ainda está longe de dar as caras!

Link to comment
Share on other sites

Engraçad como o ponto de vista muda, Lucas. Eu tenho uma visão diferente da tua. Esse Maio, além de estar abaixo da média em POA, pelas projeções do GFS tem tudo para fechar com uma anomalia ainda mais negativa. Com sorte, POA pode fechar com uma das menores máximas absolutas para o mês de maio EVER!

É por causa da alta frequencia de MPs, todas com trajetória marítima! O tempo tem fechado mais em POA por conta destas MPs fracotes que tangenciam o sudeste da Região Sul, e deixam o oeste da Região a ver navios! POA também não deve estar bombando no quesito mínimas absolutas!

 

Maio normalmente traz a primeira MP de trajetória continental. O GFS já sinalizou a mesma umas 3 ou 4 vezes este ano, mas sempre a maritimizou quando chegou perto. NEste final de semana estaremos começando a 2a queinzena de maio ainda sem a MP continental! Vamos ver se para o final do mês, ao menos, vem algo decente. Em Ctba o inverno climático ainda está longe de dar as caras!

 

Olhando alguns mapas das rodadas mais confiáveis (0 e 12Z) o GFS agora a pouco, vejo que a próxima MP deverá agravar os pontos de vistas distintos do Lucas e do Bruno, he he he! Enquanto POA passa praticamente toda a semana que vem entre 6oC e 8oC em 850 hpa (com alguns momentos entre 4oC e 6oC), Cascavel passará a maior parte do tempo entre 8oC e 10oC, com vários momentos entre 10oC e 12oC! Curitiba se beneficiará do fato de estar no leste e deve ficar no meio do caminho entre POA e CAscavel em termos de frio.

 

Continuo confiante no pulso do final do Mês: tem tudo para ser a primeira real chance de neve, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Olhando alguns mapas das rodadas mais confiáveis (0 e 12Z) o GFS agora a pouco, vejo que a próxima MP deverá agravar os pontos de vistas distintos do Lucas e do Bruno, he he he! Enquanto POA passa praticamente toda a semana que vem entre 6oC e 8oC em 850 hpa (com alguns momentos entre 4oC e 6oC), Cascavel passará a maior parte do tempo entre 8oC e 10oC, com vários momentos entre 10oC e 12oC! Curitiba se beneficiará do fato de estar no leste e deve ficar no meio do caminho entre POA e CAscavel em termos de frio.

 

Continuo confiante no pulso do final do Mês: tem tudo para ser a primeira real chance de neve, he he he!

 

 

Pois e, ficamos na expectativa do frio forte no final do mes, porque maio sem pelo menos um frio forte, vai cair no esquecimento!! O que me deixa apreensivo, e que esse frio continental mais "forte", esta aparecendo no GFS a quase 30 dias, e cada vez vai ficando mais longe! Chegaram a colocar esse frio na primeira semana de Junho, e agora voltou pra Miao, hehehe!!!

Vamos acompanhar!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Quanto mais próximo do inverno, mais o GFS começa a dar seus "pulos" e colocar estas ondas

de frio continentais...

 

Parece que teremos um longo período de influência de uma mp maritimizada agora. As madrugadas

serão frias no Sul e Sudeste na próxima semana, e no sábado do dia 21 tem tudo para ser uma

madrugada BEM fria.

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais (até dia 12/05):

 

São Joaquim SC: 11,5

São José dos Ausentes RS: 11,8

Bom Jesus RS: 12,9

Vacaria RS: 13,0

Canela RS: 13,3

Canguçu RS: 13,8

Campos do Jordão SP: 13,9

Monte Verde MG: 13,9

General Carneiro PR: 14,0

Lagoa Vermelha RS: 14,4

Caçapava do Sul RS: 14,4

Caçador SC: 14,4

Jaguarão RS: 14,5

Bagé RS: 14,6

Santana do Livramento RS: 14,6

Inacio Martins PR: 14,6

Caxias do Sul RS: 14,8

Major Vieira SC: 15,0

Curitibanos SC: 15,1

Joaçaba SC: 15,1

São Mateus do Sul PR: 15,1

Lages SC: 15,2

Maria da Fé MG: 15,4

Rio Negrinho SC: 15,5

Castro PR: 15,5

Clevelandia PR: 15,6

 

Capitais:

 

Buenos Aires ARG: 14,7 (+00,3)

Porto Alegre RS: 16,7 (-00,1)

Florianópolis SC: 20,7 (+02,2)

Curitiba PR: 16,8 (+02,2 - Inmet) (+02,0 - Iapar Pinhais/Simepar)

São Paulo SP: 19,3 (+01,7)

Belo HorizonteMG: 22,0 (+02,2)

Link to comment
Share on other sites

- Inpe e GFS juntos na erupção do final do mês.

 

- Pelas rodadas atuais, primeiro sinal amarelo do ano.

 

- Europeu não entrou na dança.

 

- O inverno climático deve finalmente começar nesta semana.

 

- Nada de espetacular nesta próxima erupção. Frio maritimizado mas que vai colocar a situação das medias sob controle.

 

- Possibilidade de forte agitação marítima, especialmente de SP/RJ para cima na segunda metade da semana.

 

- A Mantiqueira vai mostrar o seu potencial do meio para a segunda parte da semana.

 

- O frio chega ao ES e ao Sul da Bahia.

 

- Pelas parciais mostradas pelo Carlos, Curitiba e Floripa tem que remar muito para recuperar o mês. Há chances nesta segunda quinzena.

 

- A o RS e serra catarinense parecem estar na média e podem fechar bem abaixo. Está quente de 27 sul para cima.

 

- Apesar do que vem ocorrendo, tem tudo pra maio ser um bom mês, uma boa arrancada para entrarmos no core do inverno.

Link to comment
Share on other sites

Dados de vento de algumas cidades serranas do BR, maio até dia 12.

Vento médio

Soledade 14 km/h :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Vacaria 11 km/h

Canela 10 km/h

São Joaquim 10 km/h

Monte Verde 5 km/h

Campos do Jordão 3 km/h

Em CDJ vento é coisa rara quase inexistente. :laugh: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Céu escuro em Cascavel. Nem precisa de ar polar. A temperatura despencou. 16,6°C e chuva de 19,2mm até o momento.

 

Estava acompanhando de camarote o visual para a direção de Cascavel nesse mesmo horário! Há muitos relâmpagos no horizonte Sul/Sudeste agora que anoiteceu. Em algum lugar da região central do estado pode dar granizo..

 

ilg3o7.jpg

 

10ygf1x.jpg

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais (até dia 12/05):

 

Capitais:

 

Buenos Aires ARG: 14,7 (+00,3)

Porto Alegre RS: 16,7 (-00,1)

Florianópolis SC: 20,7 (+02,2)

Curitiba PR: 16,8 (+02,2 - Inmet) (+02,0 - Iapar Pinhais/Simepar)

São Paulo SP: 19,3 (+01,7)

Belo HorizonteMG: 22,0 (+02,2)

Dos 30° S para o sul está bem. Passou disso começou a estragar, ao menos na área próxima do oceano. Muito ruim Floripa, hein? Ruim, mesmo...

 

Interessante que Buenos Aires está 0,1° mais fria do que Caxias do Sul.

 

Soledade maio até o dia 12 aut. Inmet.

Média das mínimas 11.7º

Média das máximas 19.1º

Média simples 15.4º

A média simples deve estar em 14,X°. Por ser topo, provavelmente empatado com Caxias do Sul ou por aí.

 

Hoje tive variação de 15,0° a 21,8°. Agora faz 17,4° com 76% e algumas nuvens vindas de oeste, mas são altoestratus. Devo ter a mínima à meia-noite, ou quase. Venta de ESE a 7,6 km/h.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Ótima atualização, Caio.

 

Para Juiz de Fora todos os modelos concordam que a temperatura cai a partir de domingo / início de segunda,

e o pico de frio se dará a partir de quarta feira, com mínimas próximas ou abaixo de 10C até o fim da semana.

 

O dia 21 aparece de forma bastante promissora, com mínimas realmente baixas no Sudeste.

 

O ETA coloca uma tarde fria pra cá na próxima terça, e mínima de 11 graus na quarta. Esperemos, pois, pelo

frio ! Seja bem vindo, inverno ! :good: :good:

Link to comment
Share on other sites

Exato Caio, a segunda quinzena de maio tem tudo pra terminar bem, muito bem.

Temporais isolados podem ocorrer por todo o sul do Brasil a partir dessa noite, com a aproximação de um sistema de baixa pressão vindo da Argentina. No Paraná há vários pontos com raios e outros com céu estrelado, como aqui. Tenho 20,8°C e URA de 80%, vento calmo.

Link to comment
Share on other sites

OFF

 

Alguém aqui utiliza algum roteador 3G? Se sim, poderiam me confirmar por MP se esse tipo de roteador funciona bem? Se consegue se manter sempre conectado (não entrar em modo bridge)? Se uma rede com portas abertas para câmeras, jogos ou qualquer outro aparelho funciona adequadamente? Estou pensando em comprar um para colocar o Castelinho online.

 

Coloquei aqui no monitoramento devido ao maior fluxo de usuários. Amanhã de manhã deleto este post.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

As últimas rodadas tem sido boas para um bom frio no fim do mês, e aí é que está o meu desânimo.

O frio forte sempre aparece na segunda grade de 7 dias, o que torna muito inconfiável o prognóstico, pois sempre na hora H o frio vai pra cucuia. Se mostrasse na primeira grade, ou seja, nos primeiros 7 dias, aí seria animador.

Do jeito que andam as coisas, o frio será postergado rodada após rodada e nós chupando dedo.

PS: Concordo com o Lucas, 2011 está tenebroso.

PS 2: Mafili, não entendi bulhufas do que falaste, mas deve ser pela minha escassa inteligência.

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais (até dia 12/05):

 

São Joaquim SC: 11,5

São José dos Ausentes RS: 11,8

Bom Jesus RS: 12,9

Vacaria RS: 13,0

Canela RS: 13,3

Canguçu RS: 13,8

Campos do Jordão SP: 13,9

Monte Verde MG: 13,9

General Carneiro PR: 14,0

Lagoa Vermelha RS: 14,4

Caçapava do Sul RS: 14,4

Caçador SC: 14,4

Jaguarão RS: 14,5

Bagé RS: 14,6

Santana do Livramento RS: 14,6

Inacio Martins PR: 14,6

Caxias do Sul RS: 14,8

Major Vieira SC: 15,0

Curitibanos SC: 15,1

Joaçaba SC: 15,1

São Mateus do Sul PR: 15,1

Lages SC: 15,2

Maria da Fé MG: 15,4

Rio Negrinho SC: 15,5

Castro PR: 15,5

Clevelandia PR: 15,6

 

Capitais:

 

Buenos Aires ARG: 14,7 (+00,3)

Porto Alegre RS: 16,7 (-00,1)

Florianópolis SC: 20,7 (+02,2)

Curitiba PR: 16,8 (+02,2 - Inmet) (+02,0 - Iapar Pinhais/Simepar)

São Paulo SP: 19,3 (+01,7)

Belo HorizonteMG: 22,0 (+02,2)

 

Dos 30° S para o sul está bem. Passou disso começou a estragar, ao menos na área próxima do oceano. Muito ruim Floripa, hein? Ruim, mesmo...

 

Interessante que Buenos Aires está 0,1° mais fria do que Caxias do Sul.

 

 

Abraços duplos!

 

E Bagé e Livramento pau-pau com a capital Argentina...será a altitude que está fazendo a diferença..??

Link to comment
Share on other sites

Pô, foi mal no que eu disse lá atrás, mais é que sou leigo nesse assunto, sou bem "amador", sabe?! Bom, pretendo fazer faculdade de meteorologia nas Universidades do Sul. Bem, aqui no ES não temos um sistema de Previsão de Tempo muito eficiente, como nos outros estados. Portanto, segundo dados do Incaper, essa semana podemos ter aqui para Cachoeiro e Região, temperaturas abaixo dos 15 ºC, chegando aos 13 ºC no fim de semana. Valeu!!! :good: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pô, foi mal no que eu disse lá atrás, mais é que sou leigo nesse assunto, sou bem "amador", sabe?!

 

Gustavo, não se sinta mal por isso. Talvez não causado impressão desagradável a interpelação dos colegas, mas não foi. Sinta-se em casa, à vontade, para debater o que quiser, mesmo que não tenha amplo conhecimento do assunto.

 

Bem-vindo!

 

Ctba, 17h40 apresenta tempo nublado, algum vento, típico dia outonal. 15ºC no Centro Cívico.

Link to comment
Share on other sites

Carlão vc me abriu os olhos, começo a gostar das máximas hehehehe. :good2: :laugh: :sarcastic:

Continua o quadro, Ausentes 9.3º e Soledade 11.9º( na rádio) e 12.5º Inmet, as mais frias do BR no horário das 15hs.

 

Tudo graças à maritimidade de Soledade. Se a cidade estivesse onde está agora Ijuí, certamente a cidade estaria mais quente.

Link to comment
Share on other sites

Carlão vc me abriu os olhos, começo a gostar das máximas hehehehe. :good2: :laugh: :sarcastic:

Continua o quadro, Ausentes 9.3º e Soledade 11.9º( na rádio) e 12.5º Inmet, as mais frias do BR no horário das 15hs.

 

Tudo graças à maritimidade de Soledade. Se a cidade estivesse onde está agora Ijuí, certamente a cidade estaria mais quente.

É verdade Bruno, estamos numa continentalidade ou maritimidade intermediária.Por estar à sudeste da Serra Geral, Canela/Gramado, São Chico conseguem compensar altitudes bem maiores mais ao norte.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.