Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Sinceramente, a partir do ano que vem vou largar de mão esta porcaria que é o outono/inverno gaúcho.

Se eu fosse passar maio, junho e julho na Escócia, pegaria mais frio do que aqui.

É frustrante criar uma expectativa de ter um outono/inverno decente e quando ele aparece é esta merreca de dar nojo.

Abril abaixo da crítica e maio sem ter como adjetivar.

Aliás, de tão decepcionado que estou, to pensando em parar de postar aqui as minhas neuroses pra não incomodar o pessoal que frequenta o site.

Mas tenho que desabafar o que está trancado. :rtfm:

Meu amigo.

 

Você mora no lugar com o melhor clima do Brasil... digo, CLIMA.. e não o melhor lugar. Sua cidade é que mais se tem próximo de Nova Iorque e Chicago.. :laugh: :laugh: :laugh: to falando serio..

 

Vou dar "RT" no que o amigo acima falou, se ta ruim pra ti, magina pra quem mora aqui pra cima? Nesse nosso clima de 8 meses de verão e 4 de inverno/outono/primavera (depende o dia) nao nessa ordem.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Só consigo ver um paredão no Brasil Central para os próximos 7 dias, um bloqueio que não deixará nenhuma alta subir:

 

Cedo demais para um grande bloqueio hein Marcelo! Já que os modelos estão embriagados nas últimas atualizações, que seja dada a volta por cima logo..

Link to comment
Share on other sites

Renan, resumiste meu sentimento. Se pra mim está ruim, mais ao norte está tenebroso.

2002 foi muito frio aqui em junho e julho. Abril e maio foi fraco. Bloqueio bombando naquela ocasião. Sobre 2011, realmente não tem feito calor, isso é fato, mas a ausência de frio forte impressiona, pois já estamos na segunda quinzena de maio e nada. Lembro que maio de 2006, 2007 e 2009 foram muito mais frios, pelo menos nos extremos.

Não tá me agradando essas adiadas constantes dos modelos, postergando sempre o frio mais forte e continental para a grade de 15 dias.

Mas enfim, fazer o que a não ser lamentar.

Delai, te dou razão, acontece que estou comparando este ano com anos anteriores que foram muito melhores, aqui na minha cidade.

Link to comment
Share on other sites

Só consigo ver um paredão no Brasil Central para os próximos 7 dias, um bloqueio que não deixará nenhuma alta subir:

500_gfs_47.png

É essa MP pra cuiabano ver que esquentou... sabia que ia acontecer isso...

Caramba, isso ai é um verdadeiro tampão!

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, a partir do ano que vem vou largar de mão esta porcaria que é o outono/inverno gaúcho.

Se eu fosse passar maio, junho e julho na Escócia, pegaria mais frio do que aqui.

É frustrante criar uma expectativa de ter um outono/inverno decente e quando ele aparece é esta merreca de dar nojo.

Abril abaixo da crítica e maio sem ter como adjetivar.

Aliás, de tão decepcionado que estou, to pensando em parar de postar aqui as minhas neuroses pra não incomodar o pessoal que frequenta o site.

Mas tenho que desabafar o que está trancado. :rtfm:

Meu amigo.

 

Você mora no lugar com o melhor clima do Brasil... digo, CLIMA.. e não o melhor lugar. Sua cidade é que mais se tem próximo de Nova Iorque e Chicago.. :laugh: :laugh: :laugh: to falando serio..

 

Vou dar "RT" no que o amigo acima falou, se ta ruim pra ti, magina pra quem mora aqui pra cima? Nesse nosso clima de 8 meses de verão e 4 de inverno/outono/primavera (depende o dia) nao nessa ordem.

 

Sds

A questão é que o Rafael exige do clima do Brasil aquilo que ele não pode dar. A sua insatisfação está muito mais relacionada com a frustração de não ter um clima escocês aqui no RS (embora ache que, talvez, ele pudesse gostar de morar em São Francisco de Paula), do que propriamente estar insatisfeito com o atual mês de maio. Não sou psicólogo, mas é assim que vejo a "patologia" do nosso amigo santanense, he he he he

Link to comment
Share on other sites

Boa Bruno, hahaha :laugh: :laugh:

Como diria um juiz que foi meu professor na faculdade: "O ser humano é um eterno insatisfeito"

É a pura verdade, basta ver a fascinação que os escandinavos tem pelo clima infernal da região amazônica. Logo eles que moram na região do planeta que tem o melhor clima..sem contar a qualidade de vida.

Link to comment
Share on other sites

Em lugar algum do Brasil temos frio forte constante no inverno, mesmo no Morro da Igreja

tem alguns dias que a temperatura chega a.... 18C, ehehehehe !

 

Está um mês sem muitas emoções mesmo, embora hoje tenha sido um dia bem interessante

por aqui. Aconteceu algo de certa forma surpreendente: choveu forte agora há pouco ! esteve

nublado o dia todo, mas não imaginava precipitação intensa. Terá tudo sido produzido pelo

fluxo de umidade do anticiclone, ou será que foi algo mais ? uma formação de um cavado

talvez... enfim... agora parou a chuva e está 15,7C.

Link to comment
Share on other sites

Galera, as grandes ondas de frio foram precedidas de grandes bloqueios e aposto que a população falava: que porcaria de inverno etc...

Ano passado quebramos o tabu com aquele "nevão". Nosso amigo Coutinho há muito tempo aponta um frio forte em junho. Aguardemos.

E se tem gente aí mais embaixo reclamando de frio, nós aqui "imploramos" por um frio decente há muito tempo (desde 2000 para ser mais preciso).

Abraços esperançosos

Link to comment
Share on other sites

Anota ai :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

"Muito frio em Rolândia:8C!

Enviado por: Jean Carlo em 23:24 às 19/05/2011

 

Mais supreendente ainda é que o frio vai aumentando, a temperatura as 22:55 era de apenas 8.8C na ára rural, muito diferente dos 13C registrados em Astorga, 12C em Londrina e 14C em Maringá, é uma diferença considerável mais que não é incomum."

 

A locoooo amanhã vai baixa destes 6.3 de hoje :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Muito bom Igor!

Em Campos, nova mínima do ano tbem, 3,8C hj! Abs

 

Po tá chegando na minha mínima, João! hehehehhe...

 

Ontem o tempo abriu as 21:00 e eu pensei que se manteria assim....ledo engano...

 

Nublou de novo e até choveu! Maldita circulação marítima!

 

Mínima de 16ºC com chuva...agora, 17ºC

Link to comment
Share on other sites

Mais um recorde quebrado no nortão :good:

 

" Mais um recorde em Rolândia:6.2C! :rofl: :rofl:

Enviado por: Jean Carlo em 07:46 às 20/05/2011

 

:rtfm: Ontem 6.3C e hoje 6.2C um novo recorde, e a diferença de temperatura para as cidades vizinhas baixou, em Londrina fez 9C, cidades ao sul amanheceram com até 4C, hoje a temperatura deve subir um pouco mais durante a tarde o frio é tanto que dentro do meu quarto os termometros marcam apenas 10.1C!"

 

Desta forma a temperatura mínima nos quatro ultimos dias ficou em 8.9C, 8.3C, 6.3C, 6.2C.

 

:pleasantry: :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Impressão minha ou o GFS 00Z mostra ASAS ?

 

O fato é que Maio terminará na média ou mesmo abaixo disso aqui em Juiz de Fora. O resto do

mês inteiro será marcado por noites e manhãs frias. As manhãs de segunda e terça devem ser frias.

 

Acho que é impressão, Renan. Não vejo ASAS se estabelecendo a ponto de preocupar, nem longos bloqueios no horizonte. Pelo contrário, as rodadas mostram comportamento de La Nina com avanços de bolsões frios com boa freqüência sobre o Cone Sul.

Link to comment
Share on other sites

Impressão minha ou o GFS 00Z mostra ASAS ?

 

O fato é que Maio terminará na média ou mesmo abaixo disso aqui em Juiz de Fora. O resto do

mês inteiro será marcado por noites e manhãs frias. As manhãs de segunda e terça devem ser frias.

 

Acho que é impressão, Renan. Não vejo ASAS se estabelecendo a ponto de preocupar, nem longos bloqueios no horizonte. Pelo contrário, as rodadas mostram comportamento de La Nina com avanços de bolsões frios com boa freqüência sobre o Cone Sul.

 

*aliviado*

 

:beach: :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Mais um recorde quebrado no nortão :good:

 

" Mais um recorde em Rolândia:6.2C! :rofl: :rofl:

Enviado por: Jean Carlo em 07:46 às 20/05/2011

 

:rtfm: Ontem 6.3C e hoje 6.2C um novo recorde, e a diferença de temperatura para as cidades vizinhas baixou, em Londrina fez 9C, cidades ao sul amanheceram com até 4C, hoje a temperatura deve subir um pouco mais durante a tarde o frio é tanto que dentro do meu quarto os termometros marcam apenas 10.1C!"

 

Desta forma a temperatura mínima nos quatro ultimos dias ficou em 8.9C, 8.3C, 6.3C, 6.2C.

 

:pleasantry: :pleasantry:

 

Belo valor, Thiago. Agora, conheces essa pessoa que envia essas informações? Sabe quais as condições do termômetro que ela possui? Digo isso porque há diferenças consideráveis deixando o termômetro desabrigado e próximo a relva, por exemplo. Pode ser o caso dele.

Link to comment
Share on other sites

Mais um recorde quebrado no nortão :good:

 

" Mais um recorde em Rolândia:6.2C! :rofl: :rofl:

Enviado por: Jean Carlo em 07:46 às 20/05/2011

 

:rtfm: Ontem 6.3C e hoje 6.2C um novo recorde, e a diferença de temperatura para as cidades vizinhas baixou, em Londrina fez 9C, cidades ao sul amanheceram com até 4C, hoje a temperatura deve subir um pouco mais durante a tarde o frio é tanto que dentro do meu quarto os termometros marcam apenas 10.1C!"

 

Desta forma a temperatura mínima nos quatro ultimos dias ficou em 8.9C, 8.3C, 6.3C, 6.2C.

 

:pleasantry: :pleasantry:

 

Belo valor, Thiago. Agora, conheces essa pessoa que envia essas informações? Sabe quais as condições do termômetro que ela possui? Digo isso porque há diferenças consideráveis deixando o termômetro desabrigado e próximo a relva, por exemplo. Pode ser o caso dele.

 

Estas mínimas estão muito baixas para a sua região. Descubra como estão sendo registrados estes valores. Começando pelo fato de que, se não for por um equipamento bom, a precisão é totalmente desprezível e os dados não servirão para qualquer comparação.

Rolândia está a 745 metros, é uma área de topo, apenas áreas de baixada teriam potencial para registrar valores tão baixos. É a mesma situação de Apucarana, mas mais quente.

Link to comment
Share on other sites

Um passarinho grande e pesado me contou que este inverno no RS não será de frio contínuo no Estado (a la 2007 e 2009). Os episódios interessantes serão pontuais.

 

Pense numa pessoa que riu alto no escritório após ler isso, consequentemente assustando a todos! Não precisa dizer qual a parte...

 

O frio forte e contínuo deve ficar mais para Uruguai.. tenho acompanhado algumas mínimas e é todo dia é geada em algum ponto!

Link to comment
Share on other sites

Só consigo ver um paredão no Brasil Central para os próximos 7 dias, um bloqueio que não deixará nenhuma alta subir:

500_gfs_47.png

É essa MP pra cuiabano ver que esquentou... sabia que ia acontecer isso...

Caramba, isso ai é um verdadeiro tampão!

 

É por isso que as MPs que aparecem no horizonte de 15 dias do GFS se maritmizam totalmente! A única exceção seria uma MP no dia 2/3 de junho, que primeiro iria para o mar e depois seria puxada para o continente por um ciclone animal no litoral do Uruguai! Caras, para ganhar desta parede, só um belo ciclone sincronizado com a MP, coisa que não temos a muito, muito tempo!

 

Ainda creio na manutenção dos efeitos de La Niña para pelo menos o mês de junho! Mas tudo pode mudar! Acho que inferir sobre como vai ser inverno desde agora passa por algum grau de "chutômetro", quer se use análogos, modelos estatísticos ou dinâmicos! Mas algo me diz que vamos ter pelo menos um veranico mais longo no core do inverno! O que poderia ser bom se valesse a lógica pré-2000. Mas como sabemos, no pós-2000, veranico não significa baleia polar e neve na sequencia (como em 1994, 1990, 1965 etc..). Veranico é sinal e inverno acima da média, pois faltam eventos extremos para compensar! Acho que esse ano será crucial para identificarmos se o padrão´pós-2000 se mantém! Por um lado, assim como em 2010, o outono não teve massas polares continentais fortes (o que era comum em muitos anos mesmo ruins da década de 2000, como 2003, 2006, etc..). Até agora predominou a lógica de muitas MPs marimizadas, como no ano passado, o que de certa forma é mais de acordo com o padrão pré-2000. Entretanto, é o que vem depois que vai realmente responder: 2011 será mais um ano ruim ou um 1996?

Link to comment
Share on other sites

FICO COM O LUCAS, OS MODELOS ESTÃO BEM PERDIDOS.

 

SÓ NA SEGUNDA QUE DARÁ PARA DIZER ALGO, POR ORA NADA DE FRIO INTENSO NO OESTE E NORTE DO PR.

 

DE TERÇA PARA CÁ TÁ UM "NOJO" OS MODELOS, PIOR QUE OS TUCANOS!!!

 

Pois é.

escutei quase todo mundo afirmar um frio intenso semana que vem...claro, isto foi dito no início da semana passada. Por aqui o Cleo afirmava isto. Depois, todo mundo foi mudando mudando...até...claft. foi-se pro espaço a perspectivia.

o que reforça a tese de que previsões maiores que 3 dias são, na maioria das vezes, furadas. A não ser que alguns vetores apontem em definitivo algo.

imagina agora um leigo como eu... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Um passarinho grande e pesado me contou que este inverno no RS não será de frio contínuo no Estado (a la 2007 e 2009). Os episódios interessantes serão pontuais.

 

Pense numa pessoa que riu alto no escritório após ler isso, consequentemente assustando a todos! Não precisa dizer qual a parte...

 

O frio forte e contínuo deve ficar mais para Uruguai.. tenho acompanhado algumas mínimas e é todo dia é geada em algum ponto!

O passarinho não defecou em cima do teu carro, né? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Pior que os análogos de La Niña e El Niño que o Caio colocou no tópico que discute o inverno de POA traz como referência junho e julhos quentes e agosto frio.

 

Hoje tive mínima de 13,8°. Agora já faz 23,3° com 59% e venta de ESE a 2,1 km/h. Engraçado que agora meu anemômetro voltou de vez com o sinal. Vá entender...

 

Abraços engraçados!

Link to comment
Share on other sites

Nem tudo em Rolândia é topo, Lucas!

 

Onde minha madrinha mora não é!

Onde uma das minhas avós morava não é!

 

Lá é bem mais variado que aqui.

 

Até no cemitério, os mortos recentes passam mais calor que os mortos no passado, que ficam no declive...

Link to comment
Share on other sites

Mais um recorde quebrado no nortão :good:

 

" Mais um recorde em Rolândia:6.2C! :rofl: :rofl:

Enviado por: Jean Carlo em 07:46 às 20/05/2011

 

:rtfm: Ontem 6.3C e hoje 6.2C um novo recorde, e a diferença de temperatura para as cidades vizinhas baixou, em Londrina fez 9C, cidades ao sul amanheceram com até 4C, hoje a temperatura deve subir um pouco mais durante a tarde o frio é tanto que dentro do meu quarto os termometros marcam apenas 10.1C!"

 

Desta forma a temperatura mínima nos quatro ultimos dias ficou em 8.9C, 8.3C, 6.3C, 6.2C.

 

:pleasantry: :pleasantry:

 

Belo valor, Thiago. Agora, conheces essa pessoa que envia essas informações? Sabe quais as condições do termômetro que ela possui? Digo isso porque há diferenças consideráveis deixando o termômetro desabrigado e próximo a relva, por exemplo. Pode ser o caso dele.

 

Estas mínimas estão muito baixas para a sua região. Descubra como estão sendo registrados estes valores. Começando pelo fato de que, se não for por um equipamento bom, a precisão é totalmente desprezível e os dados não servirão para qualquer comparação.

Rolândia está a 745 metros, é uma área de topo, apenas áreas de baixada teriam potencial para registrar valores tão baixos. É a mesma situação de Apucarana, mas mais quente.

 

Vou dar uma averiguada, mas pelo que sei, já morei la 18 anos, e existe uma diferenca boa entre londrina e rolandia, se em londrina fez 8,8 hoje facilmente a temperatura baixo la de 8,8 graus, vo ver sobre a informação...

 

Mas é assim acho que ele ta num sítio ali isolado e é baixada, vo ver...

Link to comment
Share on other sites

Mais um recorde quebrado no nortão :good:

 

" Mais um recorde em Rolândia:6.2C! :rofl: :rofl:

Enviado por: Jean Carlo em 07:46 às 20/05/2011

 

:rtfm: Ontem 6.3C e hoje 6.2C um novo recorde, e a diferença de temperatura para as cidades vizinhas baixou, em Londrina fez 9C, cidades ao sul amanheceram com até 4C, hoje a temperatura deve subir um pouco mais durante a tarde o frio é tanto que dentro do meu quarto os termometros marcam apenas 10.1C!"

 

Desta forma a temperatura mínima nos quatro ultimos dias ficou em 8.9C, 8.3C, 6.3C, 6.2C.

 

:pleasantry: :pleasantry:

 

Belo valor, Thiago. Agora, conheces essa pessoa que envia essas informações? Sabe quais as condições do termômetro que ela possui? Digo isso porque há diferenças consideráveis deixando o termômetro desabrigado e próximo a relva, por exemplo. Pode ser o caso dele.

 

Estas mínimas estão muito baixas para a sua região. Descubra como estão sendo registrados estes valores. Começando pelo fato de que, se não for por um equipamento bom, a precisão é totalmente desprezível e os dados não servirão para qualquer comparação.

Rolândia está a 745 metros, é uma área de topo, apenas áreas de baixada teriam potencial para registrar valores tão baixos. É a mesma situação de Apucarana, mas mais quente.

 

ele tem termometro de mínima e máxima, e os valors são bem plausíveis já que o simepar em londrina vem registrando muita queda de temperatura, e a diferenca entra as duas cidades ai pelo tipo de microclima é de 2 a 3 graus tranquilo...

 

Mas já estou providênciando para ver a medição como é feita, já que é amadora, eu pego no climatempo...

 

Abraxxx

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.