Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Bruno, você ainda tem alguns parques em POA, e nós aqui que mal temos um local para caminhar/correr??? É duro a vida de joinvilense hehehehhe....

 

O pessoal se amontoa nas calçadas esburacadas e mal cuidadas para caminhar....tem dias que é pior que liquidação de lojas Renner :D

 

Por aqui, mínima de empolgantes 19,5ºC com chuva....no momento, 19,8ºC com chuviscos ainda...tempo fechadão!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Bruno, você ainda tem alguns parques em POA, e nós aqui que mal temos um local para caminhar/correr??? É duro a vida de joinvilense hehehehhe....

 

O pessoal se amontoa nas calçadas esburacadas e mal cuidadas para caminhar....tem dias que é pior que liquidação de lojas Renner :D

 

Por aqui, mínima de empolgantes 19,5ºC com chuva....no momento, 19,8ºC com chuviscos ainda...tempo fechadão!

 

Aqui mínima de 14,1 na perçounau ruindous, e uns 13 na rua. Mas apareceram umas nuvens médias junto com os cirros, influência da proximidade da ff.

Pelo menos aí em Jlle a cidade em volta das calçadas é bonitinha, pense bem, poderia ser pior, vc poderia estar em Mauhá! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Aqui mínima de 14,1 na perçounau ruindous, e uns 13 na rua. Mas apareceram umas nuvens médias junto com os cirros, influência da proximidade da ff.

Pelo menos aí em Jlle a cidade em volta das calçadas é bonitinha, pense bem, poderia ser pior, vc poderia estar em Mauhá! :rofl:

 

Ou em Itapevi... :rofl: :rofl: :rofl:

 

Lucci, nem sinal da FF neste buraco durante a madrugada que, tudo indica, teve céu estrelado o tempo todo, sem neblina ou nuvens: 8,9ºC

 

E acredito que no último final de semana as temperaturas foram mais baixas ainda por aqui, já que a estação de Barueri registrou 8,8ºC. Pena que, sob este aspecto, eu estava em Mogi das Cruzes, cidade bem mais próxima da Serra do Mar, mais urbanizada e ligeiramente mais quente quanto às mínimas, semelhante ao que ocorre aí em Mauá. No momento, sol sem nuvens com 12,7ºC.

 

DSoares, em Mogi das Cruzes temos o Parque Centenário (inaugurado recentemente, em homenagem à imigração japonesa no Brasil)... local perfeito para descansar nos finais de semana:

 

DSC00526.jpg

 

DSC00547.jpg

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Frio só no Sudeste:

 

Campo do Jordão SP (Horto Florestal): 01,7

Itapetininga SP: 04,4

Campo do Jordão SP (Cptec): 04,5

Tatuí SP: 04,8

Campo do Jordão SP (Conv): 05,5

Campos do Jordão SP (Aut): 05,9

São Roque SP: 06,0

São Lourenço da Serra SP: 06,0

Tapiraí SP: 06,1

Mandurí SP: 06,8

Sumaré SP: 07,1

Bom Jesus dos Perdões SP: 07,2

Juquitiba SP: 07,6

Capão Bonito SP: 07,8

Jundiaí SP: 08,2

Guaíra SP: 08,2

Jaguariúna SP: 08,3

Itararé SP: 08,4

Vargem Grande do Sul SP: 08,5

São Simão SP: 08,5

Itatiba SP: 08,6

São Paulo SP (Marcilaq): 09,5

Barueri SP: 10,5

Guarulhos SP (Cumbica): 11,0

São Paulo SP (IAG-USP/ Agua Fria)): 11,9

São Paulo SP (Campo de Marte): 12,0

São Paulo SP (Congonhas): 14,0

São Paulo SP (Aut-Mirante de Santana): 14,4

 

Monte Verde MG: 04,4

Caldas MG: 05,3

Maria da Fé MG: 05,5

Caparaó MG: 06,1

São lourenço MG: 06,6

Extrema MG: 06,8

Viçosa MG: 07,2

Barbacena MG: 07,3

Passos MG: 08,0

São João Del-Rei MG: 08,0

Florestal MG: 08,2

Machado MG: 08,9

Bambui MG: 09,0

Passa Quatro MG: 09,2

Varginha MG: 09,4

Formiga MG: 09,6

Patrocinio MG: 10,2

Conceição das Alagoas MG: 10,2

Ouro Branco MG: 10,7

Diamantina MG: 11,0

Guarda-Mor MG: 11,2

Belo Horizonte MG: 13,3

 

Nova Friburgo RJ: 03,0

Teresópolis RJ: 09,2

Petrópolis (Pico do Couto): 10,4

Resende RJ: 11,3

Cordeiro RJ: 11,3

Itaperuna RJ: 12,6

Rio de Janeiro RJ (Campo dos Afonsos): 13,0

Rio de Janeiro RJ (Galeão): 16,0

Rio de Janeiro RJ (Jacarepagua): 17,6

Rio de Janeiro RJ (St Dumont): 19,0

Rio de Janeiro RJ (Copa): 20,0

Link to comment
Share on other sites

Essa estação de Nova Friburgo está detonando!!! Impressionante o baixadão que está localizada e as temperaturas registradas nesta altitude/latitude. Excelente surpresa!

 

Exato...O próprio centro urbano é um grande vale, apenas um pouco mais baixo que o local da estação....para efeito de comparação, ela ganhou do INMET de Campos do Jordão e inclusive da Vila Inglesa hoje...

Link to comment
Share on other sites

Olha São Paulo é de revoltar mesmo...Congonhas com minima de 14 graus e São Roque a 60km deu 06,0....em altitudes iguais....Por isso que reforço minha opinião....é um parto mesmo romper os 10 aqui....A não ser no IAG..mas hoje até lá decepcionou ...Até Jundiai aqui do lado fez bonito com 08 graus....tá dicifil....

Link to comment
Share on other sites

Fui correr no Pq Barigüi hj às 19hs. É impressionante a diferença de temperatura entre o Parque e a cidade. Enquanto na cidade estava quente, ao entrar no Barigüi sentia aquele ar gelado batendo na pele.

 

O Barigüi é tudo de bom. É o melhor que há em Curitiba. Quem dera eu tivesse um parque assim em POA para dar minhas corridinhas.

 

Vai ficar até quando por aqui, Bruno?

 

O Barugui é uma ilha de frio na cidade, mesmo! Cara, eu já corri com -2oC por lá em maio de 2000 (tinha feito isso de mínima no aero e 1oC no SIMEPAR). A fumaça que saía da minha boca foi congelando e formou "sincelo" no meu ombro direito, em cima do tecido "soft" do casaco". Para o local ser realmente pefeito fsó faltava os governos tomarem vergonha na cara e cortarem os despejos de esgoto no Rio Barigui! Aquele lago com águas realmente limpas ficaria fantástico!

Ás 19h as estação do Bacacheri (mais central) marcava 19oC e o aeroporto Afonso Pena 18oC. Como o vento estava de sul, creio que a temperatura no Barigui devia ser uns 17oC ou um pouco menos, mas com uma sensação menor! A região do Barigui poderia ser representada pela estação do Alex no Wunderground (que é no Mossunguê, que tem características similares), não fossem as máximas altas que ele marca em função de pegar sol diretamente.

Link to comment
Share on other sites

Nova Friburgo gelada ? Eu já sabia, hehehehe !

Teresópolis só não registra temperaturas tão baixas quanto em Friburgo

porque a estação deve estar num topo bem alto, pois ambas cidades são realmente

bem frias no inverno. Deve ter dado geada por lá hoje.

 

Por aqui, tive a menor mínima do ano, com 10,4C. No

INMET ficou em 13,1C (evidenciando o efeito baixada).

 

Maria da Fé me decepcionou, deve ter dado MM por lá à noite. E eu achava que ia

negativar no Tucci.

 

O grande destaque fica mesmo por conta de NF, a São Joaquim fluminense, hehehe !

Link to comment
Share on other sites

DEPOIMENTO DE QUEM PRESTA MUITA ATENÇÃO NO CLIMA.

 

wolfgang diz (07:59):

O tempo está um beleza.

wolfgang diz (08:01):

poucos verões e outonos tão bem programados no clima deste ano

 

Este nao e aquele senhor que e produtor no Oeste Catarinense, e mantem uma estacao coletando dados a mais de 50 anos?? Ronaldo, ele nao disponibilizaria alguns dados historicos para o BAZ?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Agora o louco do GFS (na 6Z) projeta uma bela MP com direito a neve paraguaia e tudo na Serra a partir de 5 de junho, com temperaturas bem inferiores a 0oC em 850 hpa até o PR! Lógico que vai mudar, he he he! Tomara que mude para melhor!

 

Está assim desde o início de Maio, kkkkkkkkkkk !

Link to comment
Share on other sites

Agora o louco do GFS (na 6Z) projeta uma bela MP com direito a neve paraguaia e tudo na Serra a partir de 5 de junho, com temperaturas bem inferiores a 0oC em 850 hpa até o PR! Lógico que vai mudar, he he he! Tomara que mude para melhor!

 

Está assim desde o início de Maio, kkkkkkkkkkk !

 

 

No dia 01 de Junho ele tira todo o frio! :laugh: :laugh:

Brincadeira, mas pra falar a verdade, desde abril ele apontava um ar frio forte continental entrando no inicio de Maio! Vamos ter que desenvolver uma maneira de prever o que o modelo ira prever!!kkkkkk

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Agora o louco do GFS (na 6Z) projeta uma bela MP com direito a neve paraguaia e tudo na Serra a partir de 5 de junho, com temperaturas bem inferiores a 0oC em 850 hpa até o PR! Lógico que vai mudar, he he he! Tomara que mude para melhor!

 

Está assim desde o início de Maio, kkkkkkkkkkk !

 

 

No dia 01 de Junho ele tira todo o frio! :laugh: :laugh:

Brincadeira, mas pra falar a verdade, desde abril ele apontava um ar frio forte continental entrando no inicio de Maio! Vamos ter que desenvolver uma maneira de prever o que o modelo ira prever!!kkkkkk

 

Sds.

 

Fááácillllllllllll!!!!!!!!!! O que o modelo prever de frio, aumenta uns 5 graus e tá dada a previsão! :rofl: :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

KCT! 3ºC em Nova Friburgo! Se continuar assim, vai negativar neste inverno...

 

Evandro, belo local esse em Mogi....Por aqui temos inúmero locais que abrigariam bons parques, mas até o momento nada foi nem é feito...uma pena....

 

 

Estranha essa temperatura em Nova Friburgo... o termômetro não deve estar na cidade, já que ela não é tão alta... alguém sabe onde fica??

Link to comment
Share on other sites

Olha São Paulo é de revoltar mesmo...Congonhas com minima de 14 graus e São Roque a 60km deu 06,0....em altitudes iguais....Por isso que reforço minha opinião....é um parto mesmo romper os 10 aqui....A não ser no IAG..mas hoje até lá decepcionou ...Até Jundiai aqui do lado fez bonito com 08 graus....tá dicifil....

 

Basta sair da ilha de calor que as temperaturas despencam... Alphaville, por exemplo, é MUITO mais frio que São Paulo! E demora meia hora de carro pra chegar lá!

 

São Paulo é uma imensa ilha de calor!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas médias acum Maio 2011 (até dia 23):

 

Urupema SC: 05,1

Morro da Igreja SC: 05,5

São Joaquim SC (Cetrejo): 05,9

São Joaquim SC (Aut): 07,4

Campos do Jordão (Cptec): 07,8

Tatuí SP: 08,0

General Carneiro PR: 08,1

Campos do Jordão (Horto): 08,1

Caldas MG: 08,2

Vacaria RS: 08,2

Campos do Jordão (Aut): 08,3

Itararé SP: 08,5

São Mateus do Sul PR: 08,6

Bom Jesus RS: 08,7

Caçador SC: 09,0

Lages SC: 09,2

Major Vieira SC: 09,3

Pico do Couto RJ: 09,4

Jaguarão RS: 09,7

Bagé RS: 09,7

Inacio Martins PR: 09,7

Castro PR: 09,7

Canela RS: 09,8

Itapetininga SP: 09,9

Dom Pedrito RS: 10,0

Lagoa Vermelha RS: 10,0

Santana do Livramento RS: 10,2

Nova Friburgo RJ: 10,2

Rio Negrinho SC: 10,3

Extrema MG: 10,4

Joaçaba SC: 10,5

Curitibanos SC: 10,5

Capão Bonito SP: 10,6

Soledade RS: 10,6

Erechim RS: 10,7

Tapiraí SP: 10,8

São Lourenço da Serra SP: 10,9

Chuí RS: 11,2

 

Olhando esta lista , concluo que a latitude não está fazendo a menor diferença nas minimas.....

Link to comment
Share on other sites

DEPOIMENTO DE QUEM PRESTA MUITA ATENÇÃO NO CLIMA.

 

wolfgang diz (07:59):

O tempo está um beleza.

wolfgang diz (08:01):

poucos verões e outonos tão bem programados no clima deste ano

 

Este nao e aquele senhor que e produtor no Oeste Catarinense, e mantem uma estacao coletando dados a mais de 50 anos?? Ronaldo, ele nao disponibilizaria alguns dados historicos para o BAZ?

Sds.

 

 

ACHO QUE É A ESTAÇÃO, PARTICULAR, MAIS ANTIGA EM FUNCIONAMENTO INITENRRUPTO, DESDE 1935.

 

TEM VERDADEIRAS PÉROLAS. AGORA ESTOU REGISTRANDO NO EXCEL DESDE O ANO PASSADO.

Link to comment
Share on other sites

Olha São Paulo é de revoltar mesmo...Congonhas com minima de 14 graus e São Roque a 60km deu 06,0....em altitudes iguais....Por isso que reforço minha opinião....é um parto mesmo romper os 10 aqui....A não ser no IAG..mas hoje até lá decepcionou ...Até Jundiai aqui do lado fez bonito com 08 graus....tá dicifil....

 

Basta sair da ilha de calor que as temperaturas despencam... Alphaville, por exemplo, é MUITO mais frio que São Paulo! E demora meia hora de carro pra chegar lá!

 

São Paulo é uma imensa ilha de calor!

isso ai!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas médias acum Maio 2011 (até dia 23):

 

Urupema SC: 05,1

Morro da Igreja SC: 05,5

São Joaquim SC (Cetrejo): 05,9

São Joaquim SC (Aut): 07,4

Campos do Jordão (Cptec): 07,8

Tatuí SP: 08,0

General Carneiro PR: 08,1

Campos do Jordão (Horto): 08,1

Caldas MG: 08,2

Vacaria RS: 08,2

Campos do Jordão (Aut): 08,3

Itararé SP: 08,5

São Mateus do Sul PR: 08,6

Bom Jesus RS: 08,7

Caçador SC: 09,0

Lages SC: 09,2

Major Vieira SC: 09,3

Pico do Couto RJ: 09,4

Jaguarão RS: 09,7

Bagé RS: 09,7

Inacio Martins PR: 09,7

Castro PR: 09,7

Canela RS: 09,8

Itapetininga SP: 09,9

Dom Pedrito RS: 10,0

Lagoa Vermelha RS: 10,0

Santana do Livramento RS: 10,2

Nova Friburgo RJ: 10,2

Rio Negrinho SC: 10,3

Extrema MG: 10,4

Joaçaba SC: 10,5

Curitibanos SC: 10,5

Capão Bonito SP: 10,6

Soledade RS: 10,6

Erechim RS: 10,7

Tapiraí SP: 10,8

São Lourenço da Serra SP: 10,9

Chuí RS: 11,2

 

Olhando esta lista , concluo que a latitude não está fazendo a menor diferença nas minimas.....

 

 

Carlos, não tenho acompanhado Caldas e Tatuí, por exemplo, mas as 3 dias atrás elas deveriam estar um "cadinho" mais abaixo neste lista, não??

 

Eu tenho os dados até dia 21/05/2011 na Joinville Serrana: 9,9ºC :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Carlos, não tenho acompanhado Caldas e Tatuí, por exemplo, mas as 3 dias atrás elas deveriam estar um "cadinho" mais abaixo neste lista, não??

 

Eu tenho os dados até dia 21/05/2011 na Joinville Serrana: 9,9ºC :good:

 

Olha Soares, Tatuí por exemplo teve este mes 8 dias de 23....com mínimas abaixo de 07 graus....isso é sinal de frio constante. conheço bem aquela região e é impressionante o que a temperatura lá cai a noite e isso a 650m de altitude.

 

Pra se ter uma ideia Tatui está fazendo mais frio que Caçador por exemplo...isso é muito siginificativo.....!!

Link to comment
Share on other sites

DEPOIMENTO DE QUEM PRESTA MUITA ATENÇÃO NO CLIMA.

 

wolfgang diz (07:59):

O tempo está um beleza.

wolfgang diz (08:01):

poucos verões e outonos tão bem programados no clima deste ano

 

Este nao e aquele senhor que e produtor no Oeste Catarinense, e mantem uma estacao coletando dados a mais de 50 anos?? Ronaldo, ele nao disponibilizaria alguns dados historicos para o BAZ?

Sds.

 

 

ACHO QUE É A ESTAÇÃO, PARTICULAR, MAIS ANTIGA EM FUNCIONAMENTO INITENRRUPTO, DESDE 1935.

 

TEM VERDADEIRAS PÉROLAS. AGORA ESTOU REGISTRANDO NO EXCEL DESDE O ANO PASSADO.

 

Tenho muita curiosidade para saber qual teriam sido as menores minimas ja registradas nessa estacao!! Como esta numa regiao no extremo Oeste de SC, as ondas de frio mais extremas diferem um pouco das ondas de frio mais conhecidas por nos, em Lages e S. Joaquim, por exemplo.

Me lembro que na onda de frio de 1965, areas baixas do extremo oeste catarinense tiveram minimas extremamente baixas!

O que teria ocorrido por la em Julho de 42 e julho de 1955, por exemplo!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Carlos, não tenho acompanhado Caldas e Tatuí, por exemplo, mas as 3 dias atrás elas deveriam estar um "cadinho" mais abaixo neste lista, não??

 

Eu tenho os dados até dia 21/05/2011 na Joinville Serrana: 9,9ºC :good:

 

Olha Soares, Tatuí por exemplo teve este mes 8 dias de 23....com mínimas abaixo de 07 graus....isso é sinal de frio constante. conheço bem aquela região e é impressionante o que a temperatura lá cai a noite e isso a 650m de altitude.

 

Pra se ter uma ideia Tatui está fazendo mais frio que Caçador por exemplo...isso é muito siginificativo.....!!

 

Realmente Carlos, frio considerável...Essa estação é do Ciiagro??? Creio que deve ser um local com boa retenção de frio noturno, e durante o dia deve até esquentar certo?

Link to comment
Share on other sites

Sim Soares..a região é aquele famoso frio vampiro....tb pudera 650 m de altitude no interuior do estado de SP....ai é exigir demais..!!

 

hehehheh entendo....

 

Achei mais uma estação em Tatuí, do Aeroclube da cidade.... http://aeroclubedetatui.com.br/estacao-meteorologica.html

 

Diferença considerável para a estação do Ciiagro.

 

Ontem: 11ºC

Hoje: 14,2ºC

Link to comment
Share on other sites

Vejam o valor média das *minimas* para Maio de 01 à 24 em Campos do Jordão (Horto)

 

1995: 07,1

1996: 07,2

1997: 06,5

1998: 06,1

1999: 04,8

2000: 06,2

2001: 08,4

2002: 08,7

2003: 05,2

2004: 07,4

2005: 07,0

2006: 05,2

2007: 07,1

2008: 06,3

2009: 05,1

2010: 05,1

2011: 07,8

 

Pessoal, percebam que este ano, pelo menos aqui pra Mantiqueira as minimas para maio estão bem mais altas do que o normal..!!

Link to comment
Share on other sites

Maio - Parcial até dia 23:

 

Curitiba: 15,4 (+00,8)

Porto Alegre: 16,7 (-00,2)

São Paulo: 17,9 (+00,3)

Florianópolis: 19,5 (+00,1)

Brasília: 20,3 (+00,1)

Belo Horizonte: 20,4 (+00,6)

Goiania: 21,9 (-00,2)

 

Para quem apostava em uma significativa anomalia negativa para Porto Alegre...acho que se deu mal..!!

Link to comment
Share on other sites

Mas POA esfria bem a partir de quinta, devendo chegar a 2oC em 850 hpa no domingo!! Acho que pode até não ser significativa, mas a anomalia deve ficar negativa ao final do mês por lá. Ctba deve fechar pouco acima da média, ficando mais ou menos aonde está!

 

Pela 12Z do GFS, os primeiros dias de junho devem manter o padrão de frio no leste das Regiões sul e sudeste que já retorna no final de semana (a partir de quarta no sul), mas desta vez mais forte! O cavalão foi pro mar, he he he!

Link to comment
Share on other sites

KCT! 3ºC em Nova Friburgo! Se continuar assim, vai negativar neste inverno...

 

Evandro, belo local esse em Mogi....Por aqui temos inúmero locais que abrigariam bons parques, mas até o momento nada foi nem é feito...uma pena....

 

 

Estranha essa temperatura em Nova Friburgo... o termômetro não deve estar na cidade, já que ela não é tão alta... alguém sabe onde fica??

 

Luba, se você pegar as coordenadas no site do INMET para esta estação, verás que fica em um vale longe da cidade...

 

http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/automaticas.php

 

Tem até a foto da estação, que está no tópico que o Carlos fez sobre as estações do INMET.. viewtopic.php?f=12&t=14386

:good:

Link to comment
Share on other sites

O GFS 12Z indicou a chegada do ar frio pra cá, agora dá pra perceber claramente isso. Mais uma

vez marítimo e sem graça, contudo vai ajudar a manter as temperaturas noturnas baixas.

 

O ETA é mais intenso na sua última rodada, que dava 6ºC pra São Paulo no dia 30 !

Link to comment
Share on other sites

wolfgang diz (07:59):

O tempo está um beleza.

wolfgang diz (08:01):

poucos verões e outonos tão bem programados no clima deste ano

 

Este nao e aquele senhor que e produtor no Oeste Catarinense, e mantem uma estacao coletando dados a mais de 50 anos?? Ronaldo, ele nao disponibilizaria alguns dados historicos para o BAZ?

Sds.

 

 

ACHO QUE É A ESTAÇÃO, PARTICULAR, MAIS ANTIGA EM FUNCIONAMENTO INITENRRUPTO, DESDE 1935.

 

TEM VERDADEIRAS PÉROLAS. AGORA ESTOU REGISTRANDO NO EXCEL DESDE O ANO PASSADO.

 

Tenho muita curiosidade para saber qual teriam sido as menores minimas ja registradas nessa estacao!! Como esta numa regiao no extremo Oeste de SC, as ondas de frio mais extremas diferem um pouco das ondas de frio mais conhecidas por nos, em Lages e S. Joaquim, por exemplo.

Me lembro que na onda de frio de 1965, areas baixas do extremo oeste catarinense tiveram minimas extremamente baixas!

O que teria ocorrido por la em Julho de 42 e julho de 1955, por exemplo!

 

Sds.

 

ESTOU COM ELE NO MSN, PERGUNTEI, ASSIM QUE TIVER A RESPOSTA REPASSO.

 

OS EXTREMOS, QUE ME LEMBRO; -6,5°C AGOSTO DE 78. 46,5°C EM FEV DE 52 OU 58.

 

EM 65 NEVOU FORTE NA CASA COM -1,0/0,0°C

 

UM PERÍODO DE INVERNOS MUITO FRIOS, 87 A 96, DARIA ATÉ MAÇÃ LÁ!!! MÉDIAS EM+- 11°C EM JULHO!

 

FUI NA CASA DELE EM 95. É UM CAPRICHO OS DADOS.

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS o RS terá a sua primeira mínima negativa no próximo sábado. Frio duradouro para o RS, leste de SC e leste do PR pela frente. Não há bloqueio, o que há é um excesso de MPs maritimizadas, o que atrapalha a situação de Cascavel, terra do Delai e do Lucas.

 

É bem por aí. Nenhum desespero, sem fim do mundo. A estação está vindo, e maio deve fechar abaixo da média na maior parte do sul. Em 72hs volta a esfriar, e bem...

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS o RS terá a sua primeira mínima negativa no próximo sábado. Frio duradouro para o RS, leste de SC e leste do PR pela frente. Não há bloqueio, o que há é um excesso de MPs maritimizadas, o que atrapalha a situação de Cascavel, terra do Delai e do Lucas.

 

É bem por aí. Nenhum desespero, sem fim do mundo. A estação está vindo, e maio deve fechar abaixo da média na maior parte do sul. Em 72hs volta a esfriar, e bem...

 

Não há BLOQUEIO, mas pode ser que o bloqueio em 500 hpa no CO esteja ajudando estas MPs a irem para o mar. Vai continuar assim até vir uma mais forte com ciclone na costa e entrar continental! Ou então até o ASAS ganhar força e criar um BLOQUEIO de verdade!

 

Realmente, olhando os mapas do GFS, é o oeste do PR quem mais sofre com este padrão! As temperaturas terão dificuldades em baixar dos 10oC em 850 hpa por lá, enquanto POA vai ter momentos de 2oC e Curitiba passará a maior parte do tempo em torno de 6oC/8oC nos próximos 7 seguintes a partir da próxima quinta!

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS o RS terá a sua primeira mínima negativa no próximo sábado. Frio duradouro para o RS, leste de SC e leste do PR pela frente. Não há bloqueio, o que há é um excesso de MPs maritimizadas, o que atrapalha a situação de Cascavel, terra do Delai e do Lucas.

 

É bem por aí. Nenhum desespero, sem fim do mundo. A estação está vindo, e maio deve fechar abaixo da média na maior parte do sul. Em 72hs volta a esfriar, e bem...

 

Não há BLOQUEIO, mas pode ser que o bloqueio em 500 hpa no CO esteja ajudando estas MPs a irem para o mar. Vai continuar assim até vir uma mais forte com ciclone na costa e entrar continental! Ou então até o ASAS ganhar força e criar um BLOQUEIO de verdade!

 

Realmente, olhando os mapas do GFS, é o oeste do PR quem mais sofre com este padrão! As temperaturas terão dificuldades em baixar dos 10oC em 850 hpa por lá, enquanto POA vai ter momentos de 2oC e Curitiba passará a maior parte do tempo em torno de 6oC/8oC nos próximos 7 seguintes a partir da próxima quinta!

Ja vi Foz com 25C e Curitiba com 10C em situação semelhante...

Link to comment
Share on other sites

Realmente, olhando os mapas do GFS, é o oeste do PR quem mais sofre com este padrão! As temperaturas terão dificuldades em baixar dos 10oC em 850 hpa por lá, enquanto POA vai ter momentos de 2oC e Curitiba passará a maior parte do tempo em torno de 6oC/8oC nos próximos 7 seguintes a partir da próxima quinta!

 

E a 18Z seguiu essa mesma linha, aqui ficaríamos por horas e horas entre 10°C e 12°C em 850 hPa a partir do final de semana, o que não é ruim. Quanto a chuva, algumas rodadas de ontem pra hoje trouxeram esperança de alguma precipitação para o PR mais para o fim dessa semana, mas não seria grande coisa e não há nada de concreto por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Como é o tópico mais lido, segue para ciência notícia acerca de manutenção no fórum:

Gostariamos de, através deste chamado, notificá-lo sobre uma manutenção no servidor responsável pela operação de seu site brtempo.com.
A manutenção terá início na madrugada de Quarta-Feira, 25 de Maio, às 00:01h, com previsão de término para às 06:00h do mesmo dia.
Essa tem como objetivo melhorar o desempenho do servidor.
Durante este período, o acesso ao seu site ficará indisponível, voltando a pleno funcionamento após o término desta execução.

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS o RS terá a sua primeira mínima negativa no próximo sábado. Frio duradouro para o RS, leste de SC e leste do PR pela frente. Não há bloqueio, o que há é um excesso de MPs maritimizadas, o que atrapalha a situação de Cascavel, terra do Delai e do Lucas.

 

É bem por aí. Nenhum desespero, sem fim do mundo. A estação está vindo, e maio deve fechar abaixo da média na maior parte do sul. Em 72hs volta a esfriar, e bem...

 

Não há BLOQUEIO, mas pode ser que o bloqueio em 500 hpa no CO esteja ajudando estas MPs a irem para o mar. Vai continuar assim até vir uma mais forte com ciclone na costa e entrar continental! Ou então até o ASAS ganhar força e criar um BLOQUEIO de verdade!

 

Realmente, olhando os mapas do GFS, é o oeste do PR quem mais sofre com este padrão! As temperaturas terão dificuldades em baixar dos 10oC em 850 hpa por lá, enquanto POA vai ter momentos de 2oC e Curitiba passará a maior parte do tempo em torno de 6oC/8oC nos próximos 7 seguintes a partir da próxima quinta!

 

Na verdade, este comportamento do cuore do ar polar fugir pro Atlântico ao sul de 30S já é uma coisa bem de ASAS! O leste de SP tb agradece, tanto que tivemos um bom período frio em final de junho-início de julho de 2010, sob influência de ASAS puro, sem pré-frontal atrapalhando! :heat:

Link to comment
Share on other sites

wolfgang diz (07:59):

O tempo está um beleza.

wolfgang diz (08:01):

poucos verões e outonos tão bem programados no clima deste ano

 

Este nao e aquele senhor que e produtor no Oeste Catarinense, e mantem uma estacao coletando dados a mais de 50 anos?? Ronaldo, ele nao disponibilizaria alguns dados historicos para o BAZ?

Sds.

 

 

ACHO QUE É A ESTAÇÃO, PARTICULAR, MAIS ANTIGA EM FUNCIONAMENTO INITENRRUPTO, DESDE 1935.

 

TEM VERDADEIRAS PÉROLAS. AGORA ESTOU REGISTRANDO NO EXCEL DESDE O ANO PASSADO.

 

Tenho muita curiosidade para saber qual teriam sido as menores minimas ja registradas nessa estacao!! Como esta numa regiao no extremo Oeste de SC, as ondas de frio mais extremas diferem um pouco das ondas de frio mais conhecidas por nos, em Lages e S. Joaquim, por exemplo.

Me lembro que na onda de frio de 1965, areas baixas do extremo oeste catarinense tiveram minimas extremamente baixas!

O que teria ocorrido por la em Julho de 42 e julho de 1955, por exemplo!

 

Sds.

 

ESTOU COM ELE NO MSN, PERGUNTEI, ASSIM QUE TIVER A RESPOSTA REPASSO.

 

OS EXTREMOS, QUE ME LEMBRO; -6,5°C AGOSTO DE 78. 46,5°C EM FEV DE 52 OU 58.

 

EM 65 NEVOU FORTE NA CASA COM -1,0/0,0°C

 

UM PERÍODO DE INVERNOS MUITO FRIOS, 87 A 96, DARIA ATÉ MAÇÃ LÁ!!! MÉDIAS EM+- 11°C EM JULHO!

 

FUI NA CASA DELE EM 95. É UM CAPRICHO OS DADOS.

 

Sem querer desmerecer o trabalho fodástico do Wolfgang, mas estes 46,5 não estão meio altos não? O Chaco Argentino, que fica mais ao norte e é mais seco, tem seu recorde não muito acima, em torno de 48 graus.

Link to comment
Share on other sites

Maio - Parcial até dia 23:

 

Curitiba: 15,4 (+00,8)

Porto Alegre: 16,7 (-00,2)

São Paulo: 17,9 (+00,3)

Florianópolis: 19,5 (+00,1)

Brasília: 20,3 (+00,1)

Belo Horizonte: 20,4 (+00,6)

Goiania: 21,9 (-00,2)

 

Para quem apostava em uma significativa anomalia negativa para Porto Alegre...acho que se deu mal..!!

 

Chama a atenção o fato de até Santana estar mesotérmica! Na semi-normal 2001-2010, ela tem 18,4 em maio.

Curita está um pouco acima, até mesmo em comparação com os 15,2 da semi 2001-2010.

Ou seja, este maio está sendo do Sudeste. :good: Vamos ver como fica de junho a setembro...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas médias acum Maio 2011 (até dia 23):

 

Urupema SC: 05,1

Morro da Igreja SC: 05,5

São Joaquim SC (Cetrejo): 05,9

São Joaquim SC (Aut): 07,4

Campos do Jordão (Cptec): 07,8

Tatuí SP: 08,0

General Carneiro PR: 08,1

Campos do Jordão (Horto): 08,1

Caldas MG: 08,2

Vacaria RS: 08,2

Campos do Jordão (Aut): 08,3

Itararé SP: 08,5

São Mateus do Sul PR: 08,6

Bom Jesus RS: 08,7

Caçador SC: 09,0

Lages SC: 09,2

Major Vieira SC: 09,3

Pico do Couto RJ: 09,4

Jaguarão RS: 09,7

Bagé RS: 09,7

Inacio Martins PR: 09,7

Castro PR: 09,7

Canela RS: 09,8

Itapetininga SP: 09,9

Dom Pedrito RS: 10,0

Lagoa Vermelha RS: 10,0

Santana do Livramento RS: 10,2

Nova Friburgo RJ: 10,2

Rio Negrinho SC: 10,3

Extrema MG: 10,4

Joaçaba SC: 10,5

Curitibanos SC: 10,5

Capão Bonito SP: 10,6

Soledade RS: 10,6

Erechim RS: 10,7

Tapiraí SP: 10,8

São Lourenço da Serra SP: 10,9

Chuí RS: 11,2

 

Olhando esta lista , concluo que a latitude não está fazendo a menor diferença nas minimas.....

Fosse em baixada a estação aqui e estaríamos com média de mínimas na casa dos 5 a 6º :ok:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.