Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Mínima de 10ºC em Campinas, na estação que poderia baixar mais (taquaral), a estação fica off durante a madrugada, mas estava marcando 10ºC à uma da manhhã, creio que deva ter baixado dos 10ºC!

 

Belo valor para Campinas!! Barueri tinha 8,8 esta manhã.

 

Agora, pelo INMET, Campos não baixou tanto assim. Como será que foi nas outras estações de Campos???

 

Auto do Cptec com 1,5 em CJ.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Por aqui a neblina tomou conta ainda de madrugada, freando maior queda de temperatura, já que fomos a última região a receber a nebulosidade que avança do sul...

 

Mínima ficou em 16,6ºC. O sol ainda não conseguiu aparecer.

 

Destaque para algumas localidades do Planalto Norte. Itaiópolis com 5,9 e Três Barras com 6,4ºC, mesmo valor que São Mateus do Sul-PR.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 10ºC em Campinas, na estação que poderia baixar mais (taquaral), a estação fica off durante a madrugada, mas estava marcando 10ºC à uma da manhhã, creio que deva ter baixado dos 10ºC!

 

Belo valor para Campinas!! Barueri tinha 8,8 esta manhã.

 

Agora, pelo INMET, Campos não baixou tanto assim. Como será que foi nas outras estações de Campos???

 

Auto do Cptec com 1,5 em CJ.

 

E Marsilac baixou dos 10ºC, pelo gráfico.

 

A Vila Inglesa deve ter zerado então....

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas na Mantiqueira poderiam ter sido mais baixas esta noite, se não fosse pela MM.

 

Também teve MM aqui, o que acabou provocando uma temperatura mínima de 12,2C. Teria baixado

dos 10 com certeza...

 

Agora céu quase claro (evidente !) e vamos ver o que acontece na próxima noite...

 

abraços com MM !

Link to comment
Share on other sites

Sudeste com siginificativo hoje..!!

 

Campos do Jordão SP (Cptec): 01,5

Monte Verde MG: 03,1

Caldas GO: 03,9

Tatuí SP: 04,0

Itapetininga SP: 04,3

Campos do Jordão SP (Aut): 04,4

São Lourenço da Serra SP: 05,6

Tapiraí SP: 06,0

Maria da Fé MG: 06,2

São Miguel do Arcanjo SP: 06,2

Itararé SP: 06,4

Extrema MG: 06,6

Sumaré SP: 06,9

Bom Jesus dos Perdões SP: 07,0

Mandurí SP: 07,0

Vargem Grande do Sul: 07,2

Descalvado SP: 07,2

Capão Bonito SP: 07,3

Juquitiba SP: 07,4

Itatiba SP: 07,8

Pico do Couto RJ: 07,8

São Pedro SP: 07,9

Passa Quatro MG: 07,9

Monte Alegre do Sul SP: 08,0

Capivari: 08,0

Piracicaba SP: 08,1

Jaguariúna SP: 08,2

Rancharia SP: 08,2

Nova Odessa SP: 08,3

Sertãozinho SP: 08,3

São Pedro do Turvo SP: 08,4

Palmital SP: 08,4

Taquarituba SP: 08,6

São Simão SP: 08,7

Nazaré Paulista SP: 08,9

Nova Friburgo RJ: 08,9

 

Capital:

 

São Paulo (Campo de Marte): 10,0

São Paulo SP (IAG/USP - Agua Fria)): 10,4

São Paulo SP (Marcilaq): 10,5

São Paulo SP (M de Satana - Aut): 12,0

 

Litoral Paulista:

 

Barra do Una: 10,9

Caraguatatuba: 11,6

Ubatuba: 11,9

Guarujá (Base Aerea): 12,0

Peruíbe: 13,3

Cananéia: 14,0

São Sebastião: 14,1

Itanhaem: 15,0

Santos: 16,7

Ilhabela: 16,7

 

Achei que a capital foi muito mal...até Ubatuba ganhou hoje..!!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, Curucutu hoje chegou a 7,5ºC!!!

 

Correto...qdo peguei não tinha atualizado ainda..obrigado.....aproveitando, como dificil a capital paulista romper estes 10 graus.....Piracicada aqui do lado deu 08 e costuba chegar nesta marca com muio mais frequencia....

 

Verdade, Barueri também baixo fácil dos 10ºC...

Link to comment
Share on other sites

Cadê os defensores do frio do Sul do Brasil?

Até o dia 8 de junho, quase nada de frio na região. Apenas nos pontos mais altos.

E 2011 segue com anomalias positivas, os dias vão passando e as previsões de frio se afastando.

Bem como ocorreu em 2010. Lembram da copa do mundo? toda com temperaturas amenas

Link to comment
Share on other sites

Eu arriscaria concordar com a hipótese de bloqueio significativo em 500 hpa! À medida que chegamos mais perto na grade de tempo do GFS, toda MP desvia ainda mais para o oceano. Parece que até 7 dias o GFS não lê o bloqueio em 850 hpa, mas quando chega perto ele o identifica! Esse bloqueio parece não ser forte realmente, mas eu diria que é ele o responsável pela maritimização de todas as MPs até agora! Lógico que ele não terá força para segurar uma MP de potencial isobárico realmente elevado e movida por um ciclone alinhado! Mas esta modalidade de MP tem estado rara ultimamente. Na 6Z, por exemplo, o GFS sinaliza uma continental com ciclone mas de pressão não tão elevada para depois de 300 horas!Ciclone e frio entre 0oC e 2oC em 850 hpa em quase todo o sul do BR! Mas sempre que o modelo coloca mais variáveis em jogo (a partir de 7 dias) a mesma evapora! Uma destas variáveis parece ser o bloqueio em 500 hpa!

Link to comment
Share on other sites

Cadê os defensores do frio do Sul do Brasil?

Até o dia 8 de junho, quase nada de frio na região. Apenas nos pontos mais altos.

E 2011 segue com anomalias positivas, os dias vão passando e as previsões de frio se afastando.

Bem como ocorreu em 2010. Lembram da copa do mundo? toda com temperaturas amenas

 

Não está uma Brastemp, mas tá longe dessa catástrofe toda, e repetitiva. Desse jeito vão achar que Cascavel está localizada na Pca. Mendoza. Até parece que aqui era para ser o celeiro das MP's. Até agora é refresco perante 2001/2002/2005/2006.

Link to comment
Share on other sites

Bloqueio atmosférico!

 

Tucci feliz da vida!

Carlos Dias regozijando nas tabelas!

Zé Vicente cria novas teorias!

Bruno lamentando!

Boldrini se descabelando!

PHP analisa o vento!

 

Esse é o cenário do BAZ para os próximos 15 dias... Previsão da previsão!

 

Renan feliz da vida!

Mínimas entre 8/10ºC pra Juiz de Fora!

 

:laugh: :laugh:

 

Mas, falando sério...vai entrar Junho e aí eu vou querer uma mudança geral na atmosfera.

Link to comment
Share on other sites

Eu arriscaria concordar com a hipótese de bloqueio significativo em 500 hpa! À medida que chegamos mais perto na grade de tempo do GFS, toda MP desvia ainda mais para o oceano. Parece que até 7 dias o GFS não lê o bloqueio em 850 hpa, mas quando chega perto ele o identifica! Esse bloqueio parece não ser forte realmente, mas eu diria que é ele o responsável pela maritimização de todas as MPs até agora! Lógico que ele não terá força para segurar uma MP de potencial isobárico realmente elevado e movida por um ciclone alinhado! Mas esta modalidade de MP tem estado rara ultimamente. Na 6Z, por exemplo, o GFS sinaliza uma continental com ciclone mas de pressão não tão elevada para depois de 300 horas!Ciclone e frio entre 0oC e 2oC em 850 hpa em quase todo o sul do BR! Mas sempre que o modelo coloca mais variáveis em jogo (a partir de 7 dias) a mesma evapora! Uma destas variáveis parece ser o bloqueio em 500 hpa!

 

Sempre é bom ver as sábias palavras do Zé. Observando os modelos, percebe-se que teremos para quinta-feira a

formação de uma baixa entre o litoral do RS/UY, impulsionando um ar frio marítimo que baixará as temperaturas

no Sul, mas em especial no leste da região. O Morro da Igreja deverá ter mais alguns dias com máxima de 1 dígito,

e só isso que está interessante até o momento. Aqui no Sudeste, situação totalmente sem alterações pelos próximos

7 dias ! O padrão de inverno, fortemente influenciado por bloqueio/ASAS que gera tempo seco e com grande variação

diurna de temperatura, já está bem consolidado por aqui. Maio terminará um pouco abaixo da média em JF.

Link to comment
Share on other sites

O ponto de orvalho no Pico do Couto bateu 0.4ºC na última hora. Em Juiz de Fora, PO a 09.5ºC, indicando

que a queda de temperatura deverá ser maior nesta noite, além da chance de MM ser menor agora.

 

Estou confiante. O aeroporto indica agora 22ºC, céu de brigadeiro como não se via há algum tempo.

 

Putz, já é fato consumado esse bloqueio? Vamos ficar sem grandes alterações até junho???

 

Aí mata o velho.... hoje, por exemplo, está um forno aqui....nublado, por vezes o sol aparecendo....

 

A temperatura já passou de 28ºC :heat: :heat:

 

Enquanto isso, Muriaé, uma cidade bem mais quente que a tua, tem agora sol forte e 25,3ºC ! É o bloqueio

bem caracterizado aqui já.

 

Abraços bloqueados ! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

É O BLOQUEIO NORMAL, NÃO AQUELE DE FICAR SEMANAS....SEMPRE TEMOS UMA ALTA EM ALTITUDE NESTA ÉPOCA NO BRASIL CENTRAL. BLOQUEIO EM ALTOS NÍVEIS NO ATLÂNTICO OU PACÍFICO, AINDA NÃO TEM, DAQUELES INCOMODATIVOS.

 

Coutinho,

Tem alguma previsão de rompimento desse bloqueio ou fortalecimento do mesmo? Aqui a temperatura despenca após o anoitecer. Previsão de noite fria, sem o vento de ontem.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

É O BLOQUEIO NORMAL, NÃO AQUELE DE FICAR SEMANAS....SEMPRE TEMOS UMA ALTA EM ALTITUDE NESTA ÉPOCA NO BRASIL CENTRAL. BLOQUEIO EM ALTOS NÍVEIS NO ATLÂNTICO OU PACÍFICO, AINDA NÃO TEM, DAQUELES INCOMODATIVOS.

 

Coutinho,

Tem alguma previsão de rompimento desse bloqueio ou fortalecimento do mesmo? Aqui a temperatura despenca após o anoitecer. Previsão de noite fria, sem o vento de ontem.

Abraços

 

 

PARA O CENTRO-OESTE SÓ EM JUNHO. SÓ O MS É QUE PODE TER UM POUCO DE FRIO NESTE FIM DE MAIO.

Link to comment
Share on other sites

Bloqueio atmosférico!

 

Tucci feliz da vida!

Carlos Dias regozijando nas tabelas!

Zé Vicente cria novas teorias!

Bruno lamentando!

Boldrini se descabelando!

PHP analisa o vento!

 

Esse é o cenário do BAZ para os próximos 15 dias... Previsão da previsão!

Espetacular!! Hehehehe :laugh:

Hahahahahahahahahahaha demais!!!

 

As 18 horas em ponto fazia 9,5C na minha estação. Meus cachorros tão sem cama!! Tenho um labrador que invariavelmente entra na água de manha, mesmo que esteja abaixo de zero. O cara é louco! :crazy: :crazy:

Link to comment
Share on other sites

João, labrador é uma raça maluca, e é apaixonada por água ! nunca vi... porém, são muito

dóceis e facilmente dominados, muito boa para crianças lidarem.

 

Aqui em Juiz de Fora a queda de temperatura é rápida e vai a um ritmo que certamente me

levará à primeira mínima de 1 dígito. Tem tudo para o tempo colaborar desta vez.

 

Abraços caninos ! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

As mínimas de sp já não ajudam, e ainda aqui em casa marcando mais que no resto da cidade na primeira noite sem mm é mto azar haha

mínima de 14.0 C aqui, enquanto fez 12 C em congonhas e 10 C no campo de marte

máxima de 22.9 C

 

to verificando diferençã de 0.5 C pra mais ente o sensor externo e interno do meu termômetro, tem como fazer algo pra deixar os dois iguais?

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Impressiona a diferença de temperatura entre Mogi das Cruzes e Itapevi, mesmo ambas com céu aberto à noite. Às 21hs, enquanto que em Itapevi (onde estou no momento), fazia 12,3ºC, lá a temperatura estava na casa dos 14,5ºC.

 

No momento (22:20h), a temperatura já despencou ainda mais: 11,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS o padrão já se altera a partir da quinta-feira. Isso não é bloqueio comparado ao que tivemos em anos anteriores. Temos que criar um padrão para determinar o que é de fato bloqueio, tipo recessão = 2 trimestres sem crescimento! hehe

 

Seu João Caram, faz a Vila Inglesa vir abaixo! Tu tem uma janela até a sexta-feira, eu acho! hehe

Link to comment
Share on other sites

É sem dúvida bloqueio, mas sem a magnitude que estamos acostumados a experimentar, tal qual junho/julho de 2010. Tanto é que, como bem disseram, o frio voltará a predominar em boa parte do sul e sudeste do meio da semana em diante. Ainda pode vir algo bem melhor já no início de Junho.

 

Agradáveis 20,3°C por aqui.. falta de chuva já preocupa.

Link to comment
Share on other sites

Fui correr no Pq Barigüi hj às 19hs. É impressionante a diferença de temperatura entre o Parque e a cidade. Enquanto na cidade estava quente, ao entrar no Barigüi sentia aquele ar gelado batendo na pele.

 

O Barigüi é tudo de bom. É o melhor que há em Curitiba. Quem dera eu tivesse um parque assim em POA para dar minhas corridinhas.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste com siginificativo hoje..!!

 

Campos do Jordão SP (Cptec): 01,5

Monte Verde MG: 03,1

Caldas GO: 03,9

Tatuí SP: 04,0

Itapetininga SP: 04,3

Campos do Jordão SP (Aut): 04,4

São Lourenço da Serra SP: 05,6

Tapiraí SP: 06,0

Maria da Fé MG: 06,2

São Miguel do Arcanjo SP: 06,2

Itararé SP: 06,4

Extrema MG: 06,6

Sumaré SP: 06,9

Bom Jesus dos Perdões SP: 07,0

Mandurí SP: 07,0

Vargem Grande do Sul: 07,2

Descalvado SP: 07,2

Capão Bonito SP: 07,3

Juquitiba SP: 07,4

Itatiba SP: 07,8

Pico do Couto RJ: 07,8

São Pedro SP: 07,9

Passa Quatro MG: 07,9

Monte Alegre do Sul SP: 08,0

Capivari: 08,0

Piracicaba SP: 08,1

Jaguariúna SP: 08,2

Rancharia SP: 08,2

Nova Odessa SP: 08,3

Sertãozinho SP: 08,3

São Pedro do Turvo SP: 08,4

Palmital SP: 08,4

Taquarituba SP: 08,6

São Simão SP: 08,7

Nazaré Paulista SP: 08,9

Nova Friburgo RJ: 08,9

 

Capital:

 

São Paulo (Campo de Marte): 10,0

São Paulo SP (IAG/USP - Agua Fria)): 10,4

São Paulo SP (Marcilaq): 10,5

São Paulo SP (M de Satana - Aut): 12,0

 

Litoral Paulista:

 

Barra do Una: 10,9

Caraguatatuba: 11,6

Ubatuba: 11,9

Guarujá (Base Aerea): 12,0

Peruíbe: 13,3

Cananéia: 14,0

São Sebastião: 14,1

Itanhaem: 15,0

Santos: 16,7

Ilhabela: 16,7

 

Achei que a capital foi muito mal...até Ubatuba ganhou hoje..!!

 

 

Minha Avó tem uma casa em Monte Alegre do Sul. Lembro de já ter visto algumas geadas no gramado da casa! Lá realmente é mais frio que São Paulo, a cidade fica em um vale entre Montanhas de uns 1.000m de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Que estação é essa aqui?

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO5

 

Está localizada na região da Paulista (832m de altitude) e com temperatura muito menor que no resto da cidade...

Luba, essa estação é novidade para mim! Não conhecia tambem...

 

Tora-Bora, fica tranquilo, vamo tentar surfar essa onda na crista! :girlwitch: pelo menos uma negativinha já tava feliz!

 

Labrador é o cara!

Abs

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Que estação é essa aqui?

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO5

 

Está localizada na região da Paulista (832m de altitude) e com temperatura muito menor que no resto da cidade...

Luba, essa estação é novidade para mim! Não conhecia tambem...

 

Tora-Bora, fica tranquilo, vamo tentar surfar essa onda na crista! :girlwitch: pelo menos uma negativinha já tava feliz!

 

Labrador é o cara!

Abs

 

 

Deve ter alguma coisa errada... vejam as outras estações...

 

Itaim, Sao Paulo 17.3 °C

lago, São Paulo 11.7 °C

APRSWXNET Sao Paulo , Marte 16.7 °C

P3WS, Sao Paulo 15.2 °C

Link to comment
Share on other sites

Fui correr no Pq Barigüi hj às 19hs. É impressionante a diferença de temperatura entre o Parque e a cidade. Enquanto na cidade estava quente, ao entrar no Barigüi sentia aquele ar gelado batendo na pele.

 

O Barigüi é tudo de bom. É o melhor que há em Curitiba. Quem dera eu tivesse um parque assim em POA para dar minhas corridinhas.

 

Pois e, e um dos meus lugares preferidos em Curitiba, principalmente no verao! No inverno fica meio ruim pra correr no final da tarde, porque o vento e muito gelado!

Como explicar toda essa diferenca de temperatura, ja que o Parque fica cercado de predios, e e colado no Champagnat, ou seja, esta no centro da cidade, e nao fora! Entao porque essa diferenca gritante, nao?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Fui correr no Pq Barigüi hj às 19hs. É impressionante a diferença de temperatura entre o Parque e a cidade. Enquanto na cidade estava quente, ao entrar no Barigüi sentia aquele ar gelado batendo na pele.

 

O Barigüi é tudo de bom. É o melhor que há em Curitiba. Quem dera eu tivesse um parque assim em POA para dar minhas corridinhas.

 

Pois e, e um dos meus lugares preferidos em Curitiba, principalmente no verao! No inverno fica meio ruim pra correr no final da tarde, porque o vento e muito gelado!

Como explicar toda essa diferenca de temperatura, ja que o Parque fica cercado de predios, e e colado no Champagnat, ou seja, esta no centro da cidade, e nao fora! Entao porque essa diferenca gritante, nao?

 

Sds.

 

Mas o parque tem um morro ao lado, e este morro tem muita mata. E além disto, o pq fica numa baixada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.