Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Novembro/2024

Recommended Posts

Depois de 5 dias ausente ou escasso, hoje o sol voltou a predominar em BH, num dia que começou muito bonito e agradável (mínima de 17C), mas que depois teve um grande aquecimento em relação aos últimos dias. Voltou a fazer calor à tarde, com máximas de 29/30 graus, cerca de 7 graus a mais que ontem!

Hoje pela manhã 👇🏻

IMG_20241118_081613.thumb.jpg.34ab659effc4cbf2dc89463faae176ff.jpg

Volta a chover forte na segunda metade da semana, condição que vai preceder uma MP forte para a época, com noites que podem ser frias. Pra cá, há previsões indicando 12°C.

• Like 10
  • Thanks 1

Em 18/11/2024 em 14:44, Moretão disse:

Tempo está feio no Vale do Itajaí. Acho que vai chover já deve estar chovendo ao sul.

Seria uma pancada de verão não prevista.

É choveu, mas também choveu pouco... Parecia que iria chover bem mais! E logo depois parou e não choveu mais nada. Então ficou dentro do previsto. Isoladamente choveu mais.

☀️🌤️🌥️🌧️⛈️

Máxima: 36,6°C em Indaial/Warnow

Mínima: 11,6°C em Bom Jardim da Serra/Pousada Recanto Entre Rios e no Morro da Igreja

Menor máxima: 22,2°C no Morro da Igreja

Rajada máxima: 86,5 km/h em Taió/Serra dos Kraemer

Precipitação máxima até o momento: 49,71 mm em Mafra/Avencal São Pedro

> Amanhã será um alívio em comparação com hoje.

• Like 11

Em 18/11/2024 em 08:48, Renan disse:

Mais um pulso de ar frio chegando em breve. Anomalias de temperatura em 850hpa próximo Domingo:

image.png.d349564285e97ab8170c2295b049be09.png

Desta vez o pós-frontal será mais notório, pois a atmosfera vai secar e as temperaturas mínimas serão baixas para a época do ano.

Renan,

Hoje, aniversário de 1 ano da maior temperatura registrada para um mês de novembro  no Noroeste do RJ e região de Muriaé, Miraí, Cataguases.

Temperaturas aqui em casa.

42,2 graus na sombra do batente da janela pra rua asfaltada.

41,1 graus no batente da janela de fundos para o quintal, área verde.

Antes desse refresco, do sábado e domingo, que chova de forma bem distribuída na noite de quinta, toda sexta e todo sábado.

Aqui estamos longe atingir a média de chuva de novembro. Mas na cidade de Miraí, choveu 300 mm nesse mês, fica 50 km a oeste em linha reta.

Pelas previsões, teremos uma secada na chuva do dia 24 até 29, voltando no dia 30.

• Like 11

Em 18/11/2024 em 12:17, Daniel85 disse:

Agora que resolveram abrir a porteira depois de muito tempo? Já vai ser terceira MP nesse mês de novembro!

Poderia aguardar até chegar abril do ano que vem.

Por mim, pode ficar com massas polares constantes durante os 6 meses do verão (novembro a abril), e depois ainda emendar com as massas polares do outono e inverno. kkkkkk

• Like 5
  • Thanks 1
  • Haha 6
  • Confused 1

Muito sol nessa manhã em São Paulo.

Screenshot_20241119-102442.thumb.jpg.b4213be8ee03824f2c1114b32fcc3be5.jpg

E temperaturas subindo.

mapa_sp_geoserver_estacoes.png.8c538b8ec0a3f25e2e82b9c299bebc4a.png

______

@BrunoSaoPauloCapital

Eu entendo o desejo de você e de alguns usuários daqui, mas o problema é que essas MPs secam o ar.

Aqui em São Paulo, estava indo muito bem até o dia 8 de novembro na questão das chuvas. Porém, bastou termos a entrada dessas MPs para a situação degringolar.

O ar tem estado mais seco, a última frente fria, da semana passada, não conseguiu trazer uma chuva decente (foi um sistema frontal inútil, que deixou aquele tempo cinzento com teto baixo - algo que afeta negativamente o meu humor), aquelas instabilidades previstas para o último sábado não trouxeram nem 10% da chuva que era prevista (choveu melhor no interior). Antes, tínhamos chuvas mesmo sem a presença de sistemas frontais.

Edited by Daniel85
  • Like 5
  • Thanks 4

Em 19/11/2024 em 10:27, Daniel85 disse:

E temperaturas subindo.

______

@BrunoSaoPauloCapital

Eu entendo o desejo de você e de alguns usuários daqui, mas o problema é que essas MPs secam o ar.

Aqui em São Paulo, estava indo muito bem até o dia 8 de novembro na questão das chuvas. Porém, bastou termos a entrada dessas MPs para a situação degringolar.

O ar tem estado mais seco, a última frente fria, da semana passada, não conseguiu trazer uma chuva decente (foi um sistema frontal inútil, que deixou aquele tempo cinzento com teto baixo - algo que afeta negativamente o meu humor), aquelas instabilidades previstas para o último sábado não trouxeram nem 10% da chuva que era prevista (choveu melhor no interior). Antes, tínhamos chuvas mesmo sem a presença de sistemas frontais.

Bom dia Daniel 

Vc sintetizou absolutamente meu sentimento em relação ao clima atual.

Tanto é verdade que nem tenho quase aparecido por aqui, tamanho desgosto.

Frio tem q ocorrer no semestre de inverno e se isso não acontece, azar nosso. Mas o problema se estende (de maneira contrária), e o azar também.

A passagem frequente das FF q já deveriam ter nos deixado de lado, visto q nos meses frios quase não vieram, agora atrapalham a condição de instabilidade local que produz chuva, mesmo q isolada.

Então seguimos numa espécie de clima agreste, com temperatura baixa.

Ontem houve uma rara exceção e a temperatura deu um salto absurdo. 

Máxima 32,5°C na minha estação e talvez mais elevada em outras.

Faz tempo q não acompanho as estações e ontem percebi que várias aqui próximo não reportam mais (qual o problema dessas estações? Não deveriam facilitar nossa vida e não o contrário? - por isso também que não desisto dos meus registros convencionais, com eles eu sei q posso contar)...

Mês horroroso de Novembro em casa:

Screenshot_20241119-113109.thumb.jpg.78494ac7b7709986c493e26aa70615d5.jpg

Formou uma instabilidade na tarde de ontem, vinda de SE, algo incomum, mas como tudo está uma zona, nem dá pra levar em conta.

Choveu lá longe, mas aqui foram umas gotas q não molharam o solo.

GIF_20241119_112638_144.gif.57a57916ee5c62af51a6ad20da188d27.gif

Temos um acumulado de 24 mm até o momento. São 24 mm em 19 dias. Que legal.

Edited by Carlos Campos
  • Like 15
  • Thanks 2

Em 18/11/2024 em 22:41, BrunoSaoPauloCapital disse:

Por mim, pode ficar com massas polares constantes durante os 6 meses do verão (novembro a abril), e depois ainda emendar com as massas polares do outono e inverno. kkkkkk

Pelo amor de Deus, nãooo!!! MP's somente no outono/ inverno que é a época em que elas realmente devem brilhar...final da Primavera/ verão deve ser de calor, umidade elevada e chuva, muita chuva...  O@Carlos Campos e o @Daniel85explanaram perfeitamente... Outubro foi muito bom e até início de novembro também e o padrão calor/ umidade/ chuva tem que voltar e perdurar... Estou sentindo muita falta das chuvas de final de tarde, as tempestades de verão, aquele tempo abafado que logo descarrega em forma de chuva e então refresca, que venha com carga total esse padrão...

• Like 7
  • Thanks 3

Eu diria que é normal o avanço de FFs fracas em Novembro e dezembro, ainda mais com la nina.

Inclusive em SC temos temperaturas mínimas acima da média devido a muita umidade e calor. Até o momento só tivemos 6 mínimas abaixo de 20ºC em Novembro.

Hoje tá abafado, faz 27ºC com céu encoberto em Floripa.

• Like 10
  • Thanks 1

Em 19/11/2024 em 13:52, Felipe Backendorf disse:

Eu diria que é normal o avanço de FFs fracas em Novembro e dezembro, ainda mais com la nina.

Inclusive em SC temos temperaturas mínimas acima da média devido a muita umidade e calor. Até o momento só tivemos 6 mínimas abaixo de 20ºC em Novembro.

Hoje tá abafado, faz 27ºC com céu encoberto em Floripa.

Sim é perfeitamente comum a passagem das frentes frias em Novembro, tanto em Santa Catarina quanto no Paraná e até mesmo no centro-leste paulista.

O q não é tão comum (ou pelo menos não tão frequente) é a insistência do padrão de estabilidade pós frontal e fraca atividade chuvosa.

Santa Catarina, beleza, parece q cada avanço frontal produz boas chuvas, algo q não está acontecendo aqui, até o presente momento (19/11).

A pluviosidade média climatologia é na faixa dos 130 mm porém só choveu 24 mm e a não ser q mude esse padrão, vamos ficar bem abaixo. É essa a minha principal reclamação.

E a temperatura também, embora as mínimas estejam razoáveis, já são 11 dias com máxima abaixo dos 25°C sendo a média normal 25°C. Só tive 1 máxima acima dos 30°C o q pra esse novo padrão de calor primaveril, está muito fraco.

• Like 9

Em 19/11/2024 em 15:31, Eclipse POA disse:

diferença absurda, e bem-vinda, na tarde de hj

temos 21 graus no meio da tarde em Canoas. Bastante úmido e alguns períodos esparsos de garoa. No geral, só nublado e umidade mesmo, além do vento nas componentes sul.

que alívio!

Amanhã repete este padrão com máxima de 20 graus, só que com chuva moderada e ventania.

• Like 6
  • Thanks 1

Temporais de verão são interessantes e eu gosto e curto.

Mas têm um problema: chuvas rápidas e isoladas não são suficientes para encher represas, embora sejam melhor do que nada, claro.

O que realmente enche os reservatórios são aquelas chuvas fracas a moderadas porém prolongadas, que duram vários dias e cobrem vastas áreas, fazendo subir o nível dos rios maiores, como aquelas típicas de ZCAS.

E... para formar ZCAS e corredores de umidade é necessário uma frente fria.

Por outro lado, frentes frias de verão costumavam muitas vezes serem muito ativas, provocando muita chuva.

O constraste de um ar frio moderado a forte para a época, encontrando ar tropical quente e úmido, geralmente era fatal para boas chuvas, até com enchentes.

Porém, como disse o Kim, nosso clima está uma bagunça.

O que era exceção virou regra.

Até no final da primavera e mesmo no verão, "virou moda" frentes frias passarem provocando pouca ou nenhuma chuva.

Talvez as massas de ar frio da retaguarda sejam muito fracas hoje em dia (Mesmo para a época)... não sei...

Para os mais jovens terem uma idéia, as catastróficas chuvas do verão 1966/67 no Sudeste foram causadas pela passagem de seguidas frentes frias, principalmente em janeiro e fevereiro.

No livro Climatologia do Brasil, de Edmon Nimer, publicação do IBGE, tem um capítulo inteiro sobres aquelas chuvas, inclusive com dezenas de cartas sinóticas.

Edited by Aldo Santos
  • Like 14

Até hoje, passados praticamente dois terços deste mês de novembro, as temperaturas estão na média na estação do INMET-Mirante de Santana (Aut., anomalias em relação à normal 1991-2020):

Mínimas: 17,6°C (+0,3°C)

Máximas: 26,8°C (-0,1°C)

Chuvas: 110,4 mm (Em 19 dias, a média do mês é 143,9 mm)

----------------

Hoje, a cidade de São Paulo teve um dia pouco usual para um final de novembro, com céu limpo praticamente o tempo todo.

A foto abaixo foi tirada aqui na zona norte por volta de 2 horas da tarde.

Sampa19112024a.jpg

Só agora, no início da noite, o céu ficou com muitas nuvens, devido à infiltração marítima.

Mirante (Aut): 18,9°C / 30,9°C

IAG: 14,5°C / 27,9°C

A estação CGE-Capela do Socorro-Cidade Dutra, que fica próxima da INMET-Interlagos, registrou:

14,9°C / 26,0°C

Pelas previsões de momento, amanhã ainda faz calor.

Na 5ª deveremos ter mudanças.

Vamos ver...

Edited by Aldo Santos
  • Like 11

Não entendi... São Paulo tem 110 mm acumulados esse mês para uma média de 144, faltando ainda 11 dias para acabar o mês. Está proporcionalmente acima da média.  🤔

Pra mim é bem claro que novembro em SP ainda não tem predomínio absoluto da dinâmica de verão, até pela média pluviométrica ainda moderada. Então não é hora de esperar chuvas tropicais, volumosas e persistentes.

Os paulistanos deveriam estar pulando de alegria por terem uma primavera com cara de... primavera. Tá tudo na média, até com uma chuva a mais de brinde. Ruim seria o avanço do verão para as demais estações, não?

--------------

Por aqui, sim, novembro já é 80% verão e 20% primavera. A média de chuva já é bem alta (250 mm) e já temos 180 mm acumulados nesse mês. Volume próximo do normal garantido quase exclusivamente por influência de corredores de umidade (ZCAS ou não), com pouquíssima participação da convecção, o que é um padrão primaveril, inclusive.

A chuva aumenta nos próximos dias, o que será decisivo para o volume mensal alcançar (ou não) a média.

• Like 7
  • Thanks 1

Em 19/11/2024 em 10:27, Daniel85 disse:

E temperaturas subindo.

______

@BrunoSaoPauloCapital

Ahh, entendi. Eu compreendo o ponto de vista do teu comentário.

Eu vou conseguir, FINALMENTE, voltar a morar em São Paulo capital, a partir do dia 20 de dezembro. Vou chegar na capital bem no momento que o sol estará no zênite na cidade, no solstício de verão.

Estou com saudades das mínimas de 20 ºC de fevereiro (ao invés dos 24 ºC daqui da Baixada Santista). E vou começar a perder o trauma do calor noturno que temos aqui na Baixada.

• Like 7

Em 19/11/2024 em 19:35, LeoP disse:

Não entendi... São Paulo tem 110 mm acumulados esse mês para uma média de 144, faltando ainda 11 dias para acabar o mês. Está proporcionalmente acima da média.  🤔

Pra mim é bem claro que novembro em SP ainda não tem predomínio absoluto da dinâmica de verão, até pela média pluviométrica ainda moderada. Então não é hora de esperar chuvas tropicais, volumosas e persistentes.

Os paulistanos deveriam estar pulando de alegria por terem uma primavera com cara de... primavera. Tá tudo na média, até com uma chuva a mais de brinde. Ruim seria o avanço do verão para as demais estações, não?

--------------

Por aqui, sim, novembro já é 80% verão e 20% primavera. A média de chuva já é bem alta (250 mm) e já temos 180 mm acumulados nesse mês. Volume próximo do normal garantido quase exclusivamente por influência de corredores de umidade (ZCAS ou não), com pouquíssima participação da convecção, o que é um padrão primaveril, inclusive.

A chuva aumenta nos próximos dias, o que será decisivo para o volume mensal alcançar (ou não) a média.

Concordo totalmente. Pra mim tá ótimo do jeito que está! Faz semanas que durmo de edredom e sem ligar ventilador, acho isso uma dádiva! Por mim que continue assim até acabar o verão kkk

• Like 6
  • Thanks 1

--------------

As noites aqui na Baixada Santista, no litoral de São Paulo já estão começando a ficar acima dos 22 ºC até o amanhecer do dia. Agora mesmo (22:35), eu estou com 23,7 ºC lá fora. Já dentro de casa, estamos com 27,9 ºC. Estou ficando com os 28 ºC frequentemente, até as 22:00. E com a umidade relativa do ar sempre acima de 60%, nós ficamos com sensação de 30 ºC dentro de casa. Abafado e horrível. Desconfortável.

Aí, quando vejo que vem chuva na quinta-feira e na sexta- feira teremos máxima de 21 ºC, eu já fico sonhando com noites confortáveis com 22 ºC dentro de casa!

Por isso que eu torço para que as chuvas e instabilidades bloqueiem o sol pelos próximos 6 meses de forma ininterrupta. hahaha

Ainda bem que voltarei para São Paulo capital, e não ficarei com todo esse medo do calor noturno.

• Like 6

Buenos Aires no domingo:

Mínima: 15,9°C
Máxima: 26,2°C
Chuva: 9 mm

A máxima foi registrada no comeco do dia meteorológico, ou seja, na noite de sábado. No comeco da madrugada o vento comecou a virar e foi aumentando de intensidade, até chegar a rajadas de 57 km/h em Ezeiza e no Aeroparque perto do amanhecer.

O dia foi nublado, com algumas pancadas de chuva e depois chuva fraca, ventania de sudeste e temperatura a tarde toda na faixa de 16-18°C, baixo para a época. Tivemos sudestada e o rio subiu bastante, conforme foto abaixo que tirei. Nesse ponto, do lado direito dessa mureta no meio, sendo encoberta por água, há degraus para as pessoas sentarem. Entao calculo que aí o nível do rio subiu uns 3 metros.

image.png.ae0f953679d7574cc5c1df6a92e31d8f.png

• Like 9

Buenos Aires hoje:

Mínima: 16,4°C
Máxima: 21,9°C

Após manha ensolarada, a nebulosidade aumentou e a tarde foi nublada. Novamente tivemos vento do rio e temperatura muito agradável.

Agora muitas nuvens, 20,5°C, URA de 59% e vento leste a 19 km/h.

Para amanha, previsao de sol, poucas nuvens e bastante vento do rio ainda, com temperatura entre 18°C e 25°C, segundo o SMN. O sol nasce às 5h37 e se poe às 19h41.

• Like 7

🌤️🌥️🌧️⛈️

Máxima: 34,7°C em Guaraciaba/Linha São Vicente

Mínima: 11,9°C no Morro da Igreja

Menor máxima: 15°C no Morro da Igreja

Precipitação máxima: 72,6 mm em Praia Grande/Alvorada

> Mais um 300 mm em SC. Agosto e Setembro acabaram sendo os únicos meses abaixo.

• Like 10

Depois de uns dias longe de Adamantina, estava no sul de MG, em Poços de Caldas durante o feriado do dia 15/11, aqui estou novamente. 

Bom vou relatar um pouco dos dias que fiquei lá, Adamantina depois daquele período chuvoso do início de novembro deu uma secada e esquentada também, o suficiente para já elevar as médias de temperatura.

Dia 15/11 sai cedo de Adamantina para cruzar o estado de SP em direção ao sul de MG, nesse dia sai com sol aqui, mas conforme era previsto iria encontrar chuva lá, até a Região de Bauru viajei sem muitas nuvens.

Gália/SP região de Marília:

D3D03D0C-816F-440A-97CC-0299ADA937FF.thumb.jpeg.0d0b0da2cc4a9beccea769ca72b5d4ee.jpeg

Após Bauru nublou bastante mas sem chuva, chuva mesmo só peguei na divisa mesmo de MG/SP já na serra. 

8C4DD55E-EBBA-4897-966D-1AC360D7B062.thumb.jpeg.6145b2e5c0648d4203e2f55a53056542.jpeg

Muitas araucárias nessa região:

3B227FE4-DF11-49BD-9B25-C2C3C68A195E.thumb.jpeg.257365909e79f4505455b5288389e820.jpeg

O primeiro dia que fiquei lá foi garoento e úmido “friozinho” de serra. 

Na estação que acompanhei no centro da cidade a temperatura variou entre 17,6°/21,5°C. 

• Like 13
  • Thanks 1

No dia 16/11 a chuva apertou no sul de MG como era previsto, porém chuva leve, choveu 25mm no Centro e boa parte do dia ficou sub/20.

No centro 16,8°/20,9°C.

Subi no Cristo a tarde na Serra de São Domingos a 1600metros, com muita neblina, mas tive a sorte de ter limpado bem naquele momento.

0B77B586-58EC-478F-B639-9F3F58C4CD75.thumb.jpeg.1f51ddd2e88c89fb6df483461de1db06.jpeg

40F61CDB-2132-4C32-8986-94DB435A6906.thumb.jpeg.3a5a762cc9e04ea5cb75954e20897935.jpeg

A235CF92-E69A-49D0-89A1-60B9AAEDDD89.thumb.jpeg.6cbf8c032ee3b729101e562bc10d4c68.jpeg

• Like 12
  • Thanks 4

No dia 17/11 a chuva cessou, o sol apareceu e o efeito altitude também muito calor ao sol, a única vantagem é diferença que senti para Adamantina é o vento mais fresco.

3CE2D8D4-0BAF-4BA6-A2B9-1EECA84282A2.thumb.jpeg.e02bce541141f14e4126f1be22f44f29.jpeg

Em vários locais choveu a tarde “chuva orográfica” no centro não choveu.

No centro 16,4°/25,7°C. 

• Like 12
  • Thanks 1

Em 19/11/2024 em 18:13, Aldo Santos disse:

Porém, como disse o Kim, nosso clima está uma bagunça.

Está 

Já faz vários anos que não sei exatamente o q esperar entre o final da primavera e ao longo do verão.

Houve uma mudança significativa de padrão e no caso das chuvas - mesmo que os acumulados mensais não demonstrem essa mudança, os acumulados diários sim.

Chuvas de verão não costumam gerar grandes volumes, tendo em vista que são pancadas fortes e rápidas, então normalmente se esperaria em média uns 15 ou 20 dias em Janeiro com temporais e um acumulado mensal de 200 mm.

Mas agora ficamos com uma média de 6/8 dias com temporais (já teve até menos do q isso recentemente) mas o acumulado mensal sofreu pouca mudança, já q em 1 ou duas dessas tempestades acumulou 80/90 mm. 

Claro q o clima antigamente não era perfeito - uniforme, nunca foi.

Mas temporais de verão gerados por instabilidade local, da mTa era regra. Agora, exceção.

Dependemos de FF pra ter chuva. Passou a FF, a temperatura cai, o teto fica baixo e cinzento e a chuva já foi embora.  

Então vem uma semana de lento restabelecimento da condição de verão e quando realmente começa o calor, vem nova FF e estraga tudo.

São Paulo tem 110 mm acumulados esse mês para uma média de 144, faltando ainda 11 dias para acabar o mês. Está proporcionalmente acima da média.  🤔

Concordo com quase tudo.

Esses 110 mm acumulados representam toda a cidade?

Aqui, por exemplo, estamos com 25 mm acumulados em Piraquara/20 dias, mas logo ao sul, na Lapa (região metropolitana) o acumulado ultrapassa os 120mm devido a um acumulado de >80mm ocorrido no dia 07/11, quando uma forte chuva que atingiu o norte de Santa Catarina passou de raspão no sul de Curitiba. 

Nesse mesmo dia, choveu 8mm aqui.

Então são 4 dias de chuva na Lapa, nesses 20 dias e o acumulado já atingiu a média mensal. Porém se não me engano foram apenas 2 dias de trovoada.

Em Curitiba, nos últimos 15 dias choveu 16mm kk 

Em Piraquara 15,2mm

Creio q esse padrão ruim esteja sendo observado também em parte da grande São Paulo e o acumulado "dentro da média" devido quase q exclusivamente à 1 ou duas chuvas, não deixem em evidência essa ruindade.

Hoje, máxima de 29,8°C

O céu por volta do meio-dia:

Screenshot_20241120-200627.thumb.jpg.11eca7684453a0fbdf03d77bc8293dea.jpg

Instabilidade às 14h30 q novamente veio do Sul e trouxe 1mm.

Screenshot_20241120-200722.thumb.jpg.7042026db0a68fcd423724c3924514c9.jpg

Às 17h o vento já soprava com bastante intensidade do SE e trouxe as nuvens baixas e desintegrou os núcleos mais elevados.Screenshot_20241120-200745.thumb.jpg.80cf34c6af79955afd1bc65549d776ad.jpg

Noite de teto baixo, ventania do SE e temperatura 17°C.

Screenshot_20241120-200830.thumb.jpg.eab0564e712edffb45e869ccea1b8d10.jpg

• Like 8

Mas eu não estou reclamando deste novembro (Até agora). :D

Aqui em Sampa, novembro é o 5º mês mais chuvoso no ano.

Perde para dez, jan, fev e mar, ganhando por pouco de outubro.

Logo, não dá para esperar muita coisa em termos pluviométricos...

O comentário que fiz foi mais geral, relativo ao post do Carlos Campos acima e às frentes frias de verão (Principalmente no trimestre dez/jan/fev), que realmente andam escassas.

Assim como andam sumidas as ZCAS no estado de SP, em todo o verão (Dez a mar).

Agora, nossa primavera típica está se resumindo praticamente a novembro, o resto foi de meia-boca a trágico.

Agosto (Que ainda não é primavera) teve anomalia de +1,9°C nas temperaturas máximas no Mirante.

Setembro foi trágico: +3,5°C na média compensada e +4,7°C nas máximas.

Outubro foi menos ruim, com +0,9°C nas máximas e +0,7°C nas mínimas.

Novembro está sendo o 1º mês da primavera (E o 1º do ano) com temperaturas na média.

Portanto, até agora não há do que reclamar neste mês, num ano que é forte candidato a bater o recorde de maior média anual já registrada.

-------------

Para não fugir do monitoramento, como previsto e já comentado, mais um dia de calor na capital paulista.

Como disse o Daniel, tivemos mais nuvens hoje e até com alguns cumulus mais desenvolvidos à tarde... mas... até agora, nada de chuva.

Mirante (Aut): 17,9°C / 32,1°C

IAG: 14,6°C / 32,5°C

CGE-Capela do Socorro/Cidade Dutra (Próxima do INMET-Interlagos): 16,5°C / 31,0°C

Ainda estão mantidas as previsões de mudanças a partir de amanhã.

Vamos ver...

Edited by Aldo Santos
  • Like 6
  • Thanks 1

Em 20/11/2024 em 20:33, Aldo Santos disse:

Expand  

Mas eu não estou reclamando deste novembro (Até agora). :D

Acredito que o Léo se referiu ao post do @Tássio Gonçalves1515095449 que assim como eu, não está contente com esse padrão, saindo de um inverno quente (q não foi legal) e entrando numa primavera cinzenta e estranha (também não legal).

• Like 5
  • Thanks 1

Em 20/11/2024 em 20:13, Carlos Campos disse:

Esses 110 mm acumulados representam toda a cidade?

Aqui, por exemplo, estamos com 25 mm acumulados em Piraquara/20 dias, mas logo ao sul, na Lapa (região metropolitana) o acumulado ultrapassa os 120mm devido a um acumulado de >80mm ocorrido no dia 07/11, quando uma forte chuva que atingiu o norte de Santa Catarina passou de raspão no sul de Curitiba. 

Nesse mesmo dia, choveu 8mm aqui.

Então são 4 dias de chuva na Lapa, nesses 20 dias e o acumulado já atingiu a média mensal. Porém se não me engano foram apenas 2 dias de trovoada.

Em Curitiba, nos últimos 15 dias choveu 16mm kk 

Em Piraquara 15,2mm

Creio q esse padrão ruim esteja sendo observado também em parte da grande São Paulo e o acumulado "dentro da média" devido quase q exclusivamente à 1 ou duas chuvas, não deixem em evidência essa ruindade.

Aparentemente, (Bem diferente de outubro,) este mês até que não está ruim na distribuição das chuvas.

O Mirante teve 110,4 mm em 7 dias de chuva até hoje (20).

A média 1991-2020 para novembro são 11 dias.

Interlagos tem 130,2 mm em 8 dias de chuva.

A média de todas as estações do CGE está em 117,5 mm.

Infelizmente, só publicam por estação o total mensal.

Para períodos menores, a gente tem que ir anotando diariamente, algo que não tenho mais disposição para fazer. :D

Edited by Aldo Santos
  • Like 6
  • Haha 1

Em Florianópolis choveu bem hoje e a média mensal foi ultrapassada, já temos 184mm (a média normal é 147mm).

Hoje o vento soprou forte de sul com rajada de 50km/h na epagri e de 100km/h no balneário dos açores, sul da ilha. A máxima foi de apenas 22,6ºC mas a tarde foi de temperaturas abaixo de 20ºC. Máximas baixas no sul do estado e serra:

image.png.532859a644064da00dedfa5fc110dfe1.png

Faz 19,2ºC com 13km/h de sul às 21h. Dias agradáveis pela frente!

• Like 10
  • Thanks 1

☁️☁️🌧️🌧️🌧️⛈️

Máxima: 30,71°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa

Mínima até o momento: 8,1°C↓ no Morro da Igreja

Menor máxima: 12,9°C no Morro da Igreja

Rajadas máximas: 121,7 km/h em Imbituba/Arroio

101,2 km/h em Florianópolis/Balneário dos Açores

90,8 km/h em Florianópolis/Campeche/Novo Campeche

90,1 km/h em Itajaí/Cabeçudas

80,78 km/h em Balneário Barra do Sul/Salinas

76,3 km/h em Florianópolis/Campeche/Oceanic (IFLORI183)

75,6 km/h em Penha/Armação do Itacoporói

74,06 km/h em Florianópolis/Lagoa do Peri

72,4 km/h em Florianópolis/Saco dos Limões

71,3 km/h em Florianópolis/Lagoa da Conceição

Precipitação máxima até o momento: 156,49 mm em Praia Grande/Serra do Faxinal

> Muita chuva em SC e bastante vento no litoral. Calor no oeste.

• Like 12

• Renan locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.