Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2023


Renan
 Share

Recommended Posts

Quem sabe daqui a 20 anos, um bloqueio atmosférico em pleno mês de outubro possa provocar uma máxima de apenas 37 graus em Cuiabá e 31 em São Paulo. Ou então aquele ano ameno com máxima absoluta de apenas 34 graus em Cuiabá, 29 graus em Sampa, BH e Brasília, 27 graus em Curitiba e 32 graus em Goiânia por exemplo.

Queria que isso pudesse acontecer, mas infelizmente a tendência é de cinquentar em muitos locais por lá e quarentar aqui em São Paulo e até mesmo em BH, Brasília.

 

Mas como o rapaz comentou acima, eu discordo da opinião do Garisto, mas eu respeito.

Procuro não discutir, ficar apresentando provas contrárias ao que ele defende. As chances de conseguir convencer alguém a mudar um ponto de vista é de menos de 1%. Assim, penso que ficar contestando significa queimar cartuchos à toa.

 

--------

Só mesmo um cavadão desses para conseguir quebrar esse bloqueio forte que já está atuando no Brasil.

Incrível a anomalia negativa de geopotencial ao largo do litoral argentino.

ke3I49n.png

Edited by Daniel85
  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 11/11/2023 em 09:28, Edison Bocorny Jr disse:

Euro 37.

 

E quando isso acontece é porque é realmente vai ficar em 39/40, como ocorreu em Setembro. A previsão EURO+GFS está bem parecida, pouca coisa menor.

 

Mas estou achando que vai falhar, porque tem nebulosidade na região e ainda está com 27°C. Tem que aguardar e ver se irá abrir o tempo, porque está "baixo" para o horário, mas ainda dá tempo.

  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Interesses bilionários existem dos 2 lados, como das indústrias petrolíferas e de outras áreas, assim como também de países, que são grandes emissores e que não querem regulação nem investir em equipamentos de prevenção, desta forma maximizando os lucros.

Mas... também parei de discutir certas coisas e tentar argumentar... hoje em dia é pura perda de tempo, na maioria dos casos.

 

O que poucos discutem é que, natural ou não, parece que quase ninguém está se preparando para um possível clima mais agressivo no futuro.

Só para dar um pequeno exemplo: uma nova seca histórica como a de 1963 no Centro-sul do Brasil, secando reservatórios de abastecimento de água e de hidroelétricas já teria um impacto muito ruim nas condições econômicas e sociais no Brasil.

Ou mesmo a repetição de um período de poucas chuvas como foram as décadas de 1930 e 1940.

Em 1950, o Brasil tinha apenas 52 milhões de habitantes, em 1963 pouco mais de 72 milhões e em ambos os casos, a grande maioria vivendo no campo.

Hoje, temos 203 milhões com uns 80% vivendo em cidades.

 

E a gente ouve o pessoal dizer que isso é cíclico, que já aconteceu... como se o mundo pudesse simplesmente ficar de braços cruzados, que está tudo bem e que por isso não haveria problemas no futuro.

 

-----------------

 

Pra não fugir do monitoramento, as 10 h da manhã já havia estações do INMET no oeste e norte paulistas marcando 34, 35 e até 36°C.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 6
  • Thanks 4
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Aqui no RS estamos divididos, Campanha na fronteira com o Uruguay entre 18/20 graus, logo ao sul de Poa 22 graus, região do Vales aqui 32/33, serra 30/31, Soledade 30, norte noroeste até 35 graus.

Mesmo que breve aqui durando apenas 1 dia e 2 no norte noroeste do estado, a latitude tem ajudado muito com a distância da bolha do super calor do Brasil Central Chaco, Paraguay, mesmo que aí nível do mar.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 11/11/2023 em 11:34, Luke disse:

Aqui, mínima tropical de 23,1°

 

agora já faz 35,9°

 

hj deve ter uns 38 ou mais de máxima

 

o plot twist de hoje é o euro pondo uma máxima sub 20 no fim da grade por aqui (15/19) 

 

seria lindo o mês terminar COM FRIO kkkkkkkkkkkk

e vai sim!! 🤞

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Post único do dia: O que ainda salvou hoje cedo foi a mínima razoável de 16,8C. Porém neste início de tarde já temos 31,6 graus e, o que é ruim: A umidade relativa saltou para 51%, causando o desagradável retorno do abafamento forte. 

 

É esperado que eu atinja meu recorde de Novembro amanhã, quando a máxima deve passar dos 36 graus. Provavelmente o INMET também chega ou supera o recorde, veremos.

 

A novidade é que realmente acredito ser provável que tenhamos tempestades isoladas a partir de Terça ou Quarta, o que contraria a previsão do Meteored (Euro) de que a chuva por aqui só apareceria no próximo final de semana. Acontece que teremos uma fraca frente fria passando pelo litoral, além de um VCAN esquisito no centro do país e a fortíssima termodinâmica proporcionada pela onda de calor. Em que pese a influência da alta em 500mb por aqui, acredito que vamos ter sim, muitas células isoladas pipocando por MG nesses primeiros dias da semana que vem, o que deve ajudar a diminuir os picos de calor em algumas cidades e alguns dias.

 

 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

O efeito baixada fazendo o que sabe fazer de melhor, levar tudo aos extremos, na região nos topos tá 37/38/39

 

nas baixadas 40 ou mais

 

aqui tenho agora o primeiro 40 dessa onda de calor, 40,2° céu sem NENHUMA nuvem praticamente

 

e eu inocente achando q seria só amanhã que ia começar a quarentar 🤡🤡🤡🤡🤡🤡

  • Like 3
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Caiu o recorde absoluto de maior mínima da América do Sul.

 

NÃO BAIXOU DE 33! QUE HORROR!!!

 

O recorde mundial é 42,6 no Omã em 2018.

 

 

Edited by Darley
  • Like 6
  • Thanks 1
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

Máxima batida no final da manhã aqui antes da virada com 34.1 graus.

Agora já faz 25 após a ventania de 50 km/h nas rajadas e mudança de direção.

Estações logo aqui na serra tinham 34 em Caxias, 35 São Marcos e Bento Gonçalves, 36 Antônio Prado, 33 Água da Rainha borda da serra próxima do litoral, 34 Barra do Ouro Interior de Maquiné no pé rodeado de montanhas  de até 1.030 m, Soledade 33, Passo Fundo 35, Espumoso 37, Cambará na borda dos Cânyons com 1.000 m e com visão do oceano a frente com 31 graus, Vacaria e Bom Jesus 32 e no outro lado planalto sul SC São Joaquim topo 28 e baixadas 30.

Os 39 de Porto Xavier no extremo  noroeste do estado acho suspeito, apesar de estar bem próximo do extremo norte da Argentina e Paraguay 

A onda de calor aqui se resumiu a poucas horas num pico, já 60 kms linha reta no extremo sul da RM Poa, sequer aproximou dos 30.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 11/11/2023 em 11:34, Luke disse:

Aqui, mínima tropical de 23,1°

 

agora já faz 35,9°

 

hj deve ter uns 38 ou mais de máxima

 

o plot twist de hoje é o euro pondo uma máxima sub 20 no fim da grade por aqui (15/19) 

 

seria lindo o mês terminar COM FRIO kkkkkkkkkkkk

Se eu fosse você, não acabaria tão lindo isso kkk

O maior problema não é o frio em sim, mas sim a consequência que ele pode depois trazer. A MP pode ser transformar em um forte bloqueio igual aconteceu com essa última. Situação parecida ocorreu em dezembro de 2018, com o bloqueio cedendo de vez apenas no início de fevereiro de 2019. Teve também outubro de 2014.

Foi muita sorte de aquela MP de novembro do ano passado não ter virado um bloqueio, apesar de que as circunstâncias atmosféricas eram completamente diferentes (La Ninha, efeitos ainda daquele vulcão, etc...) e isso ajudou bastante.

 

-----

Tá pegando fogo, bicho!

mapa_sp_geoserver_estacoes(1).png.d2c9c425d5e587e8da215b49db8c794c.png

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Tivemos um breve temporal há uma hora atrás e agora segue chovendo.

Temperatura baixou pra 24 graus.

Dia bem dinâmico e interessante, típico de primavera com El Niño aqui no sul.

Canoas seguirá quente e com abafamento nos próximos dias, porém sem máximas absurdas. 

Mas as mínimas já serão praticamente de verão climático. O que ainda nos livra daquela estação medonha serão as sequencias não tão altas de máximas.

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Começou a onda de calor em MG, que tem potencial de ser a mais intensa da era observacional. Temperaturas inéditas devem ser observadas em ampla área do estado, inclusive em BH, que tem possibilidade de atingir 40 graus em parte do município (o que pode se refletir no inmet Pampulha, por exemplo).
 

Será uma semana cansativa e angustiante, com muito desconforto em uma cidade que não está preparada para tais temperaturas. Para se terem uma ideia, onde trabalho não tem AC e praticamente não tem ventilador, enfim.

 

.

.

.

 

É importante separar o desprezo por uma opinião, ideia ou pensamento com o desprezo pelo indivíduo. Rechaçar um ponto de vista sem desqualificar o outro tá dentro da plena liberdade de se expressar.

 

Dito isso, é importante lembrar que isso que tem acontecido agora está sendo anunciado há décadas pelos cientistas “globalistas” que, sim, estão acertando. A gente conhece a árvore pelos frutos e os frutos estão aí, uma previsão certeira dos cientistas comprados pela agenda verde e um fracasso absoluto do restante que brigou com a realidade.

 

Uma coisa ou outra: ou os cientistas acertaram a previsão dos impactos do aquecimento global ou eles acertaram na mosca em quando o novo ciclo quente da Terra chegaria. Em todo caso, os “maluquinhos” das décadas de 70/80 estão com a razão.

  • Like 11
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/11/2023 em 14:12, LucianoD disse:

Aquele ciclone do começo do mês foi um dos responsáveis por isso. Secou a atmosfera e permitiu um aquecimento monstro com a insolação da época. 

 

Por isso que só quero ver esses ciclones na época de frio, quando eles podem impulsionar boas MPs.

Quando eles vêm nesse periodo fraco em frio e rico em horas sol só dá zica com esses bloqueios absurdos

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 11/11/2023 em 13:44, Edison Bocorny Jr disse:

Máxima batida no final da manhã aqui antes da virada com 34.1 graus.

Agora já faz 25 após a ventania de 50 km/h nas rajadas e mudança de direção.

Estações logo aqui na serra tinham 34 em Caxias, 35 São Marcos e Bento Gonçalves, 36 Antônio Prado, 33 Água da Rainha borda da serra próxima do litoral, 34 Barra do Ouro Interior de Maquiné no pé rodeado de montanhas  de até 1.030 m, Soledade 33, Passo Fundo 35, Espumoso 37, Cambará na borda dos Cânyons com 1.000 m e com visão do oceano a frente com 31 graus, Vacaria e Bom Jesus 32 e no outro lado planalto sul SC São Joaquim topo 28 e baixadas 30.

Os 39 de Porto Xavier no extremo  noroeste do estado acho suspeito, apesar de estar bem próximo do extremo norte da Argentina e Paraguay 

A onda de calor aqui se resumiu a poucas horas num pico, já 60 kms linha reta no extremo sul da RM Poa, sequer aproximou dos 30.

 

Graças a Deus nos salvamos desse pico de calorão. Por aqui não passei dos 28,0° às 10h10. Logo depois o vento virou e a temperatura ficou em queda. Perto das 13h veio a chuva em duas pancadas. Fui filmar aqui no entorno e tomei o maior banho. Depois coloco o vídeo aqui (estou editando).

 

Agora faz 21,8° com 94% e parou de chover, mas vem mais.

 

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/11/2023 em 14:02, Daniel85 disse:

Se eu fosse você, não acabaria tão lindo isso kkk

O maior problema não é o frio em sim, mas sim a consequência que ele pode depois trazer. A MP pode ser transformar em um forte bloqueio igual aconteceu com essa última. Situação parecida ocorreu em dezembro de 2018, com o bloqueio cedendo de vez apenas no início de fevereiro de 2019. Teve também outubro de 2014.

Foi muita sorte de aquela MP de novembro do ano passado não ter virado um bloqueio, apesar de que as circunstâncias atmosféricas eram completamente diferentes (La Ninha, efeitos ainda daquele vulcão, etc...) e isso ajudou bastante.

 

-----

Tá pegando fogo, bicho!

mapa_sp_geoserver_estacoes(1).png.d2c9c425d5e587e8da215b49db8c794c.png

Então, nessa solução do euro seria um frio com chuva mesmo, não seco pelo menos até onde chega a previsão 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos...

 34°C agora aqui pelo aeroporto de Guarulhos e pouquíssimas nuvens no céu... Neste momento noroeste gaúcho beirando os 38°C e Criciúma com 39,1°C... a fornalha tá mais aberta do que nunca do norte gaúcho pra cima... 

Aqui o Meteoblue agora resolveu colocar 40°C na terça e quinta, na falta de um dia agora temos dois com essa previsão aterradora... Euro mais "brando" colocando 38°C na quinta... 

Nunca quis tanto que uma semana passasse tão rápido como essa... 

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 2
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Em 11/11/2023 em 15:09, Luke disse:

Então, nessa solução do euro seria um frio com chuva mesmo, não seco pelo menos até onde chega a previsão 

Se for dessa forma, bem melhor! O problema é se essa MP avançar mais além e secar o ar.

Frio seco é um grande perigo.

 

-----

Últimas rodadas do GFS não sendo agradáveis pro final da grade.

Sorte que quem costuma acertar mais é o europeu (que não indica, por enquanto, um retorno do bloqueio).

Edited by Daniel85
  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/11/2023 em 12:22, Renan disse:

Post único do dia: O que ainda salvou hoje cedo foi a mínima razoável de 16,8C. Porém neste início de tarde já temos 31,6 graus e, o que é ruim: A umidade relativa saltou para 51%, causando o desagradável retorno do abafamento forte. 

 

É esperado que eu atinja meu recorde de Novembro amanhã, quando a máxima deve passar dos 36 graus. Provavelmente o INMET também chega ou supera o recorde, veremos.

 

A novidade é que realmente acredito ser provável que tenhamos tempestades isoladas a partir de Terça ou Quarta, o que contraria a previsão do Meteored (Euro) de que a chuva por aqui só apareceria no próximo final de semana. Acontece que teremos uma fraca frente fria passando pelo litoral, além de um VCAN esquisito no centro do país e a fortíssima termodinâmica proporcionada pela onda de calor. Em que pese a influência da alta em 500mb por aqui, acredito que vamos ter sim, muitas células isoladas pipocando por MG nesses primeiros dias da semana que vem, o que deve ajudar a diminuir os picos de calor em algumas cidades e alguns dias.

 

 

 

Deus te ouça! Mas infelizmente serão tantos dias nestas condições insalubres que mesmo escapando do calor em alguns, é provável que em algum momento os recordes sejam superados.

 

O foreca coloca 27°C/38°C para BH no próximo sábado. Na última onda de calor, a maior mínima foi de 25°C , embora nas casas o valor tenha sido maior. Pra mim, mínimas assim são mais assustadoras do que a possiblidade de 40°C, porque afetam diretamente o sono e um bom descanso. 

 

Neste sábado, dia de inauguração da onda de calor por aqui, a Pampulha já chegou a 34,1°C, também acima das expectativas. Certamente o timing vai se adiantar, assim como foi em setembro. 

  • Like 3
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Faz tempo que não vejo ninguém de Curitiba postar aqui... nem o Carlos Campos, o Matheus e outros.

O calor tá horrível, estamos no auge dele que vai até segunda feira e depois disso vai lentamente caindo. Vi um esquisito 8 graus de minima no final da grade. Olha, até queria... mas ao mesmo tempo fico receoso que aconteça com o que disseram aqui: bloqueio master, vide 2a quinzena dezembro de 2018, janeiro de 2019 inteiro.

  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

A onda de calor começa a mostrar as caras, a mínima ainda foi razoável aqui em casa, tive 18,4° e de tarde o calor chegou aos 32 graus. O pior momento foi quando o vento parou, fiquei até sem lugar... Afinal aqui no alto do morro nem ventilador eu tenho pois sempre conto com a fiel companhia do vento...mas quando ele dá uma sumida... misericórdia...

Agora, 17:30, o fim de tarde tá bonito, o vento voltou, a temperatura começa a ensaiar uma queda para a esperança de ao menos uma noite amena. Agora tenho 28,8° em Lafaiete com umidade de 37%

IMG_20231111_173055787_HDR.thumb.jpg.fab70a2efc5d5ef2425a2886f2c8265a.jpg

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Maiores máximas de hoje em estações do INMET no estado de SP

Dracena: 40,0°C

Valparaíso: 39,9°C

Lins: 39,5°C

José Bonifácio: 39,0°C

Tupã: 38,9°C

Rancharia: 38,8°C

Barra Bonita: 38,6°C

 

 

Na capital, dia de sol, poucas nuvens e umidade baixa nas horas mais quentes.

Mirante (Aut): 20,3°C / 34,5°C

Interlagos: 19,8°C / 35,5°C

IAG: 19,2°C / 35,2°C

 

De hoje em diante, só piora...

  • Like 7
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Dia mais quente do ano em São Bento do Sul. Máximas mais altas que o previsto:

 

34,5°C Rio Vermelho Estação

34,2°C Rio Vermelho Povoado

33,9°C Mato Preto 

33,8°C Rio Negro

 

Se amanhã é pra ser mais quente q hoje... Aí meu pai!!!

 

Estou no tereré p gelar as tripas como diz meu pai kkkk...

 

IMG_20231111_174607577.thumb.jpg.a0ec6421822e76c7cf130ecbff592fb9.jpg

 

 

 

  • Like 10
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Hoje a máxima aqui ficou em 40,4° !!!

 

variação 23,1/40,4° e NEM É O AUGE DO CALOR AINDA, amanhã promete... 🔥

 

ainda faz 34,8°

 

essa noite vai ser horrível pra dormir, se baixar dos 25 é pra soltar fogos

 

céu completamente limpo

 

vamos ver se essa onda de calor vai renovar meu recorde pessoal de 42,4 de 2020.

  • Like 4
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Temperatura no bairro Rio vermelho estação despencou de 33,2°C às 17h40 para 23,7°C as 18h30. Isso graças ao avanço desse sistema que inclusive está fazendo adentrar neblina na cidade:

 

Screenshot_20231111-183317-587.thumb.png.88d5c6c1ba9b834626f772fba829cb20.png

 

Pode fazer o calor que for aqui em SBS. Mas é muito difícil termos noites escaldantes. Já refrescou bastante!

 

Agora:

 

23,1°C Rio Vermelho Estação

25,9°C Rio Negro 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.