Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/14/24 in all areas

  1. 11 points
  2. Obrigado Metsul por citar meus dados postados aqui no seu site ontem.
    10 points
  3. E para os próximos 5 dias a previsão de chuva não é nada animadora pra cá... Pelo menos para o interior da país (GO, MG, MT e DF) onde estavam sofrendo com a seca muito mais do que nós do RJ, a chuva pelo jeito será bem mais frequente.
    8 points
  4. Bom dia, Se essa previsão se cumprir, vamos ter um erro bastante significativo dos modelos (e, por consequência, dos institutos) de forma geral. Pra ser justo, nenhum deles previu um outubro seco no BR central (exceto o europeu, que chegou a indicar um padrão de el nino por um tempo, contrariando a própria previsão inicial), mas foi unanimidade a previsão de um mês dentro a ligeiramente abaixo da média em chuva nessa região, quando pode acontecer exatamente o oposto e por uma larga margem. A previsão de volumes entre 125 e 250 mm para uma enorme área do Sudeste e Centro oeste do Brasil, somada ao que já choveu até aqui e o que ainda pode cair após o limite da previsão (dia 27) deixa em aberto que muitas cidades terão o dobro, ou mesmo o triplo, da precipitação média mensal. Será um janeiro em outubro. Pra cá, o erro será menor pois a previsão era mesmo de chuva acima da média, mas era um desvio ligeiro. Aqui em BH, já choveu 87 mm, o que representa 79% da média, e a previsão é de volumes altos a partir de sábado, com invernada, situação que lembra uma ZCAS. A média deve ser ultrapassada por muito. Vamos acompanhando. ------------------ A chuva parou na capital desde sábado à tarde e agora temos uma situação de pós frontal, com variação de nuvens causada pela circulação oceânica, vento e temperaturas suaves. Máxima em torno de 28, com mínimas previstas de 14/17 amanhã.
    8 points
  5. Até o momento, São Paulo vem tendo uma manhã com céu nublado devido a infiltração marítima. No momento, temos 18/19 graus em grande parte da cidade. A URA está entre 80 e 90%.
    8 points
  6. Sobre o temporal da noite da sexta-feira, 11 de outubro, houve uma tempestade em forma de arco que atingiu Piracicaba (SP), com características de um bow echo. O INMET registrou uma rajada de 84,2 km/h às 19h e houve queda de granizo miúdo no meu bairro. No mesmo dia, ainda houve granizo grande em Presidente Prudente durante a tarde, além de ventos de até 107,6 km/h na Grande São Paulo pouco tempo depois da tempestade em Piracicaba, para se ter uma ideia do quão instável estava a atmosfera no estado. Imagem 1: Sequência de imagens de radar do IPMet/UNESP de Bauru. Imagem 2: Algumas pedras de granizo que caíram durante o temporal.
    8 points
  7. Noite de chuva fraca em parte da zona norte do Rio. Hoje o dia ficou a maior parte do tempo nublado, aqui no Parque Anchieta e região da Vila Militar chegou a chuviscar pela manhã e essa chuva fraca voltou agora a noite. Pelos dados dos pluviômetros da prefeitura, só nessa região aqui e no Alto da Boa Vista que está caindo alguma chuva significativa. Por aqui caíram 2,4mm nas últimas 24h (Anchieta - Alerta Rio) e na Vila Militar (INMET) 0,8mm em 24h. Dados do Alerta Rio: Ontem a previsão de pancadas de chuva forte falhou miseravelmente e sequer chuviscou por aqui. Vamos ver se será mais um mês com chuva abaixo da média...
    8 points
  8. Passadas duas semanas de outubro, o Mirante está com 35,2mm no mês.. No mesmo período do ano passado o Mirante estava com 260,6mm. Lembrando que outubro de 2023 foi o mais chuvoso da história do Mirante, quebrando o recorde mensal mais antigo da estação (persistiu por 54 anos!) e agora este recorde pertence a abril.
    7 points
  9. APROVEITANDO A CURIOSIDADE.... EIS AS MAIORES RAJADAS DE VENTO JÁ REGISTRADAS NA RMSP POR ESTAÇÕES OFICIAIS 124,2km/h - Aeroporto de Guarulhos (07/06/2011) 113,4km/h - Aeroporto de Guarulhos (24/12/2012) 111,6km/h - Aeroporto de Guarulhos (22/05/2016) 107,6km/h - Sesc Interlagos - São Paulo (11/10/2024) 101,5km/h - Mirante de Santana - São Paulo(25/11/2010) 101,0km/h - Parque Cientec/IAG - São Paulo (24/11/1973) 100,8km/h - Aeroporto de Congonhas - São Paulo(03/11/2023) 100,8km/h - Aeroporto de Guarulhos (29/11/2010)
    7 points
  10. Boa tarde! Buenos Aires ontem: Mínima: 17°C Máxima: 20,2°C Chuva: 3 mm Domingo nublado, com chuva fraca de manha e aberturas de sol no fim da tarde. Hoje também temos um dia nublado, mas sem chuvas, ao menos por enquanto. Agora 19,8°C.
    6 points
  11. A região do Pantanal e divisa com a Bolívia é a mais seca do Mato Grosso.
    6 points
  12. Eu fiquei esperando ansiosamente por essa chuva que não caiu, situação nada boa pro Rio de Janeiro...
    6 points
  13. Modelos não previam tanta chuva para regiões de Minas, na quinta e sexta, estações do Cemaden em regiões distintas de MG, registraram valores acima de 100 mm, Corrégo do Feijão/Brumadinho 107mm automática Ibirité 112 mm Cemaden Raul Soares com 121 mm No norte do ES, Pedro Canário acumulou mais de 170 mm 2 dias. Vertentes oriental e ocidental do Caparaó/ES e MG, com valores de 60 mm a 82 mm num dia. Valores generalizados acima de 50 mm até 102 mm em dois dias por regiões de Minas. Aqui no Noroeste do RJ, o maior valor desde quinta, foi de 77,8 mm Pádua/INEA. Aqui em Laje medi 32 mm desde quinta de manhã. As chuvas voltam a partir do dia 19 no sábado.
    6 points
  14. Vários núcleos intensos pipocando no norte e centro oeste agora. Ótimo para queimadas e os rios.
    5 points
  15. Jardim Europa em Primavera do Leste registra 23,8ºC às 14:55 HL e 3,8 mm de chuva após uma máxima de 36,3ºC, só chover muda tudo, nem mais parece o mesmo dia.
    5 points
  16. O grande problema dessas imagens dos radares que são disponibilizadas ao publico geral na internet é que a resolução é ruim, dificultando bastante identificar alguns detalhes sobre o tipo de evento ocorrido. Isso vale tanto para os radares do IPMET mostradas aqui como para as imagens do Simepar, REDEMET, etc. De qualquer forma, o evento ocorrido em SP no último dia 11/10 foi severo, com registro de frente de rajada e microburst, o que poderia corroborar com um bow echo... uma imagem de radar em alta resolução, talvez de um banda X, ajudaria a elucidar a questão!
    5 points
  17. Outubro se mostrando totalmente diferente do q foi Setembro. Mês passado foi tão bizarro, que mesmo trocando a ordem desses dois meses, ainda estaria bizarro. Abaixo, os primeiros 14 dias dos últimos 3 meses aqui em casa. Veja que se mudasse a coluna de Outubro para Setembro, haveria maior coerência na distribuição das cores quentes em ordem crescente. Pra mim, que gosto de sol e de dias menos frios, metade desses 14 dias está sendo um verdadeiro horror. Já somam 7 dias com máximas abaixo dos 20°C. O que destoou alí, vendo também na tua própria tabela com os dados das tuas estações, é aquele dia 1 com 32,9°C aqui e acima de 34°C nas estações "sãobentanas" kk
    4 points
  18. Este evento me lembrou muito aquela linha de tempestade que ocorreu em 07/09/2002, nos estados de SP, MG e RJ. Muito destrutivo, apesar de o evento de agora não poder ser classificado como derecho, por causa do diâmetro pequeno dessas linhas de tempestades. Aliás, eu tenho certeza que as rajadas de vento facilmente passaram dos 120 km/h em vários pontos do interior de SP e capital.
    4 points
  19. O aeroporto de Poa Salgado Filho, teve um registro de 136 km/h antes de 2020.
    4 points
  20. Bom, cada um tem seu próprio “termômetro de pele”, mas nessas máximas aí de 28 / 29 graus eu já sinto calor, hehe. E se a chuva surpreendeu positivamente na Quinta, ontem foi uma surpresa negativa, o flop do mal. Não tivemos sequer uma trovoada isolada, nem um CB no horizonte pra contar história. Dia normal, com variação de 18,8 / 27,7
    4 points
  21. Dia ventoso em POA. Rajada de leste chegou a 60 km/h no aeroporto, cuja estação voltou a funcionar na quinta-feira. A máxima aqui foi 25,2°. Agora faz 19,6° com 78% e ventando. Vídeo de hoje.
    4 points
  22. Pelo que eu vi pelas imagens do radar, ruins (já deixando aqui essa informação), tanto que nem prestei atenção no dia da ocorrência - foram aparentemente mais de 1 arco entre o centro leste e o leste de São Paulo. Proporcionalmente, tirando a irregularidade do relevo em linha reta - seria uma tempestade muito mais severa se a mesma situação (força da entrada do ar frio/índice de instabilidade e avanço para NE) ocorresse no meio oeste americano. O relevo no meio oeste dos Estados Unidos não oferece resistência e as tempestades desse tipo não encontram obstáculos e seguem livremente, gerando ventos tão fortes quanto os de alguns furações medianos. A estrutura é tão bem organizada que impressiona muito ao ser vista à uma certa distância. Muitas vzs a visão do arco é mais impressionante do que os efeitos em si. Infelizmente pelo horário (quase noite) não foi possível visualizar a chegada dessa tempestade aí em São Paulo.
    4 points
  23. Algumas fotos (inéditas até então) da estação de Marsilac
    3 points
  24. Assim como em boa parte do Sudeste, Uberlândia também foi atingida por tempestades ontem, sobretudo à noite, com rajadas na faixa dos 60km/h. No INMET, acumulamos 25,2mm; no Cemaden, 24mm. Grade incrível, sem nenhum grande bloqueio ou sinal de irregularidade, parecendo até o auge da estação chuvosa. É uma bênção essa previsão comparada a alguns outubros anteriores, e que o resto da estação chuvosa permaneça promissora dessa forma:
    3 points
  25. Lembrando de um bom acerto da PREVOTS que colocava o estado de SP em um nível 2 e destacava o risco de arcos "linhas de instabilidades", SP foi atingida em cheio por um bow echo, e as autoridades deviam estar dormindo pois alerta foi o que menos se viu. Por + PREVOTS no país e menos INMET e canais de Youtube.
    3 points
  26. Interessante que, apesar de toda a ventania, quedas de energia elétrica e demais transtornos, o volume de chuva não foi grande na cidade de São Paulo. A passagem da linha de instabilidade foi rápida. Nas estações do CGE variou entre 6 e 22 mm. Nas oficiais (INMET), Mirante (Conv): 21,8 mm Interlagos: 11,8 mm
    3 points
  27. SOBRE O TEMPORAL DE ONTEM EM SÃO PAULO: MAIORES RAJADAS DE VENTO 107,6km/h - Interlagos/INMET (MAIOR RAJADA JÁ REGISTRADA POR UMA ESTAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO) 88,9km/h - Aeroporto Campo de Marte 87,3km/h - Lapa - Vila Leopoldina/CGE 84,6km/h - Santana/CGE 81km/h - Mauá-Paço Municipal/CGE 78km/h - Aeroporto Congonhas 74,5km/h - Mirante de Santana/INMET 72km/h - Hangar ABC - Sacomã/Davis 67,7km/h - Ipiranga - Ribeirão dos Meninos/CGE 61,6km/h - Campo Limpo/CGE ANIMAÇÃO DO RADAR METEOROLÓGICO MOSTRANDO A PASSAGEM DA LINHA DE TEMPESTADE SOBRE SÃO PAULO 20241011_215820.mp4
    3 points
  28. VENTOS FORTES DA SEGUNDA CHUVA. ACREDITO EM ALGO PRÓXIMO DE 100KM/H. LEVOU TELHAS, TORCEU POSTES DE SEMAFAROS QUE QUASE FORAM AO CHÃO. 20241011_171934_854x480_20241012091435_428x240_20241012092518.mp4
    3 points
  29. ONTEM TIVEMOS TRÊS PANCADAS FORTES DE CHUVA. A PRIMEIRA COM RAJADAS QUE ESTIMO EM 60KM/H, E A SEGUNDA COM RAJADAS PRÓXIMAS DE 100KM/H. NA SEGUNDA E TERCEIRA PANCADA TIVEMOS SHELF. NA SEGUNDA FOI ASSUSTADOR. ACUMULADO TOTAL FOI DE 29.8MM. Vamos às imagens: PRIMEIRA PANCADAS FORTE SEGUNDA PANCADA (MAIS FORTE) TERCEIRA PANCADA
    3 points
  30. Voltou a chover forte aqui na RMBH nesta noite. Mas nada comparado ao que aconteceu em SP. Se o radar estiver correto, pode ser que a chuva dure a noite toda. Que diferença deste outubro para outubro/2023... parece que o pesadelo realmente chegou ao fim e daqui pra frente o padrão será outro.
    3 points
  31. Miltinho mesmo. Recortei um trecho que mandaram do shopping SP Market, zona sul de SP. VID-20241011-WA0035~2.mp4
    3 points
  32. Já sendo reportado vítimas. E o SMS da Defesa Civil chegou uma hora depois que a tempestade já tinha passado. Quando der uma chuvinha de nada eles acertam o timing.
    3 points
  33. Temporal e ventania violenta aqui na região de Santo Amaro...já sem luz em toda a região.
    3 points
  34. Na noite de sexta-feira, 11 de outubro de 2024, Piracicaba foi surpreendida por um intenso temporal que, apesar de não ter recebido atenção da imprensa, deixou sua marca com ventos fortes e falta de luz. O INMET registrou uma rajada impressionante de 84,2 km/h, e, como testemunha do evento, posso afirmar que o vento realmente estava muito acima do que estamos acostumados por aqui. No meu bairro, também caiu granizo de pequeno porte, com diâmetro em torno de 1 cm. A instabilidade atmosférica naquele dia estava altíssima, o que não é nenhuma surpresa considerando que na Grande São Paulo as rajadas chegaram a 107,6 km/h minutos depois, e houve relatos de granizo gigante em Presidente Prudente à tarde. Analisando as imagens de radar de Bauru do IPMet/UNESP, notei que as tempestades que atingiram Piracicaba por volta das 19h apresentavam uma forma curva, característica que me lembra muito um bow-echo. Embora os bow echoes possam ser de alta intensidade, o que observamos aqui parece ter sido de fraca intensidade, mas ainda assim explica bastante sobre os ventos fortes que sentimos. A ventania começou com força total por volta das 19h15, logo após a chegada da tempestade, e o granizo começou a cair às 19h20. Com base nas imagens de radar, é possível que Piracicaba tenha atravessado a frente de rajada e entrado na área das correntes descendentes, que eram responsáveis pelas pedras de gelo. Diante de todos esses dados, lanço a pergunta: foi um bow-echo em Piracicaba ou não? O que vocês acham? Imagens de radar e do granizo:
    2 points
  35. Impressiona o abismo na média das máximas entre Setembro e Outubro. Por aqui Outubro também está mais ameno que Setembro, e eu não duvidaria de Novembro ser mais ameno que Outubro, já que essa Niña parece que começou seus efeitos. Dia dinâmico hoje, com chuva de madrugada , nublado de manhã e sol no fim da tarde. As temperaturas mínimas ocorrerão agora de noite. As máximas variaram entre 25C a 28C nas estações da cidade. Amanhã a mínima será sub-15 em toda a cidade.
    2 points
  36. Outro vídeo intenso. Não posso postar na mesma postagem por causa do limite de tamanho do arquivo. WhatsApp-Video-2024-09-26-at-15_08_42.mp4
    2 points
  37. Poucas estações do CGE continuar operando neste domingo (provavelmente por causa do temporal da última sexta feira). Mesmo assim, da para perceber aquela situação onde, quanto mais ao norte da capital paulista, mais altas as temperaturas devido a atuação da infiltração marítima. Temos muitas nuvens baixas devido a essa infiltração marítima. Muito provavelmente, o tempo já está fechado no extremo sul da cidade.
    2 points
  38. Por enquanto, um outubro quente e seco, como indicam as previsoes para esta primavera e o próximo verao em Buenos Aires: Média das mínimas: 14°C (+ 0,6°C) Média das máximas: 23,2°C (+ 0,6°C) Média simples: 18,6°C (+ 0,6°C) Precipitacao acumulada: 8 mm (6,6% da média)
    2 points
  39. Hoje vamos tendo um domingo nublado, com um pouco de chuvas mais cedo. Faz 17,8°C, com URA de 89% e vento oeste a 3 km/h. A máxima prevista para esta tarde é de 22°C. O sol nasceu às 6h13 e se poe às 19h06. Infelizmente, temperaturas acima da média nas próximas semanas. Previsao do SMN: Europeu:
    2 points
  40. Buenos Aires ontem: Mínima: 13,8°C Máxima: 24,1°C Chuva: 8 mm Tivemos chuva fraca de madrugada, acumulando os primeiros milímetros deste outubro. A manha foi nublada e a tarde de céu parcialmente nublado.
    2 points
  41. Buenos Aires na sexta: Mínima: 14,6°C Máxima: 30,5°C Dia ensolarado. Após manha agradável, a tarde foi de muito calor. À noite o vento passou a soprar de sudeste e voltou a refrescar um pouco, com 19°C à meia-noite.
    2 points
  42. Boa tarde! Buenos Aires na quinta: Mínima: 15,8°C Máxima: 22,7°C Manha de céu nublado, até com algumas gotas (sem acumular) e tarde de céu parcialmente nublado.
    2 points
  43. Amanhecer frio no planalto sul com algumas mínimas sub5. Tive 6,8°C com céu limpo e a estação mais próxima registrou 3,9°C. Ontem foi um dia ameno, ensolarado alternando com algumas nuvens. Máxima de 21°C, mas deu uma virada e final da tarde marcava apenas 14°C. Não cheguei a olhar as médias, porém acredito que outubro deva mesmo fechar próximo ou abaixo de setembro. A grade estendida tem mostrado um frio mais forte pós dia 20.
    2 points
  44. Euro ensemble 15 dias indicando uma convergência de umidade no centro do país digna de ZCAS e/ou extinta ZCOU. Sulistas comemorando uma possível seca kkk... Na Amazônia, no entanto, a previsão de seca continua.
    2 points
  45. ⛅☁️🌧️⛈️ Máximas: 30,2°C em Criciúma/Sangão Mínima: 11,3°C no Morro da Igreja Menor máxima: 13,4°C no Morro da Igreja Precipitação máxima: 79,5 mm em Urubici/Vãha > Como previsto, a máxima ficou no sul catarinense. Única região que teve calor, e olha que nem teve tanto sol assim. > Sem sub-10 hoje. Ainda com máximas entre 15/17 graus em locais da serra. > Amanhã fará um calor típico da época, com máximas na média.
    2 points
  46. Noite com sensação de abafamento na cidade do Rio. O céu está parcialmente nublado, sem vento e temperatura de 25,7°C na região da Vila Militar (INMET). Hoje a temperatura nessa estação variou de 21,3°C a 31,4°C. Ainda não da pra saber se essas instabilidades que estão em SP chegarão ainda essa noite aqui. Segundo o ECMWF e ICON, estão previstas pancadas fortes apenas na parte da tarde de amanhã, já o GFS prevê uma chuva mais fraca ainda essa noite. Vamos aguardar, só tomara que não tenha esse vendaval relatado pelo @Tavares e @Juzinho. Aqui já falta luz com um sopro, imagina com um "Milton" desse. 😬
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.