Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/06/24 in all areas

  1. Segue o panorama das chuvas em Queimada Nova nesses primeiros 5 dias de abril, comparando dados dos 3 pluviômetros que monitoro no município: Como destaque principal está a grande irregularidade no volume das chuvas. As chuvas se concentraram na parte sul do município. Na localidade Pereiros já são 170 mm acumulados em abril (83 mm na madrugada de hoje), enquanto nos outros locais não choveu nem 30 mm no mês. No mês de março havia chovido somente 37 mm nessa mesma localidade. A distância entre os locais é curta, conforme mostra o mapa abaixo. Da localidade Pereiros para a cidade são apenas 7,6 km de diferença: Um ponto positivo é que as chuvas estão caindo justamente nas nascentes dos principais riachos do município. O riacho que passa na propriedade da minha família, inclusive, teve hoje a primeira cheia desde janeiro. Núcleo isolado na tarde de quarta-feira.
    14 points
  2. Ontem de tarde voltou a chover em Pombal. Foi uma pancada rápida, que passou de raspão, com duração de 5 min. Tive 3 mm. A chuva caiu forte na zona rural ao norte daqui. Rafael Santos Não tinha visto ainda, mas na última semana o Atlântico Norte deu uma esfriada, tá com um sinal de dipolo negativo:
    13 points
  3. Ontem no final da tarde Pombal - PB teve uma chuva forte mas rápida. Houve algumas rajadas de vento antes da chuva, em virtude da frente. Alguns trovões ocorreram mas foram poucos. Eu tirei estas fotos quando estava chegando em Pombal, da cidade vizinha: Tive 18,8 mm. Amanhã aparentemente a chuva diminuiu, talvez não caia absolutamente nada aqui na região. Talvez volta a chover no domingo ou (mais provável) segunda. Enquanto isso, o Atlântico está extremamente quente. Larga área acima dos 30°C:
    12 points
  4. O verão 2023/2024 teve recorde folgado na mínima média em Floripa. Médias e anomalias pra 2001-2024 na epagri: DEZ 22,0/28,8 (+1,6/+1,2) JAN 21,6/28,5 (+0,0/-0,8) FEV 23,0/30,1 (+1,6/+0,6) MAR 21,8/29,2 (+1,0/+0,4) mínima média quadrimestre: 22,1ºC Nada menos que 48 mínimas acima de 23ºC, 28 mínimas acima de 24 e 6 acima de 25ºC
    10 points
  5. Temperaturas as 11h30 em São Bento do Sul: Em minha residencial (região de baixada do bairro Rio Negro):
    9 points
  6. O abafamento no litoral de SC é uma coisa espantosa. Mesmo início de abril tendo mínima de 24° em Floripa. Incrível como a costa sofre com o oceano aquecido. Hoje tivemos uma manhã excelente aqui. Tive mínima de 17,0°. No Belém Novo deu 13,6° e no Lami, extremo-sul da cidade, 11,7°!!! Muito bom! Agora vento SE, sol e nuvens e faz 24,4° com 61%.
    9 points
  7. Creio que o problema do nosso verão esse ano tenham sido mesmo as mínimas exageradamente altas. Para se ter uma ideia, tive média mínima de 20,1°C em Março, essa foi a MAIOR MÉDIA DAS MÍNIMAS para qualquer mês desde o início dos meus registros em 2013, além de ter sido a primeira vez que ocorre uma média mensal de mínimas tropicais (>=20C). Ainda bem que foi um verão tranquilo em relação às precipitações e não teremos problemas de abastecimento esse ano, porém o ponto de orvalho sempre alto incomodou bastante, gerando um índice de calor alto. É Abril, mas tenho 26,3°C dentro de casa, então as vestimentas continuam as mesmas do alto verão. Os extremos de hoje: 18,9C / 31,3C Comportamento típico de Janeiro nas temperaturas, mas a sensação de calor já é menor devido à inclinação do sol e ao menor tempo de exposição às altas temperaturas.
    9 points
  8. Manhã com céu nublado em São Paulo. As temperaturas estão bem mais comportadas até o momento. Uma fraca frente fria está se deslocando pelo litoral de SP e trazendo essa mudança.
    8 points
  9. Esse tópico aqui está top!!! Aproveitando ao máximo as explicações!!!
    8 points
  10. A imagem de cima é a anomalia da TSM em relação a média do período 1981-2010. A imagem de baixo é a anomalia da TSM comparada a média global atual da TSM, ou seja: se a temperatura média global dos oceanos aumenta, as áreas que estão frias ficam mais frias porque a diferença é maior. Esse segundo mapa é bom para entendermos o contexto atual das anomalias em relação ao momento presente, o primeiro compara as anomalias com o contexto do passado.
    8 points
  11. Noite de ontem aqui em POA. Tempo abriu em torno das 16h30, quando o sol já está bem mais fraco e a máxima se preservou em 25,0°. Ainda 24,4°.
    7 points
  12. Esse perfil persistente de calor prolongado combinado com tanta umidade (vide o absurdo de anomalias nas mínimas, quase generalizado), está nos ferrando também pela questão da dengue. Pros mosquitos é uma festa. Precisamos de uma bomba polar forte e de ar frio seco pra ajudar a segurar esses bichos. Os casos de dengue no RS vêm aumentando, e tivemos anomalias absurdas nas mínimas em Fevereiro e Março. Janeiro foi mais ameno mas também teve umidade.
    7 points
  13. Sábado nublado de cabo a rabo como diz o povo por aqui. Variação de hoje: 13,4/18,4°C Lençol 14,3/18,9°C Rio Vermelho Estação 14,7/19,0°C Rio Negro No momento temos uma garoa bem fina caindo na minha região. Minha Ecowitt aqui do bairro marca 15,8°C e minha Incoterm residencial 15,5°C.
    6 points
  14. Lami é outro mundo em Poa. Tipo Marsilac e Parelheiros em SP. Dificilmente a coisa desanda lá no extremo sul da capital e muitas vezes entra uma brisa da lagoa ou oceano para salvar.
    6 points
  15. Cada área do planeta responde num momento diferente. Exemplo: o noroeste do Paraná tem um delay entre a TSM da região 3.4 e as chuvas de uns 3 meses segundo estudos. Outros locais o delay é de 1 mês, e por aí vai... Eu acredito que a segunda metade de maio já será melhor para nós aqui no sul, não acredito que esteja totalmente comprometido!
    6 points
  16. Abril ? 🤷‍♂️🤦‍♂️ Máximas horrorosas em todo o centro-sul neste dia 05/04, exceto nos pampas gaúchos que foram máximas "apenas ruins": Destaque para a região entre o noroeste do Paraná, oeste de SP e boa parte do MS, com várias máximas sob-35 e, acredito eu, com possíveis recordes de calor (diários ou mensais). Esse início de Abril está entre os mais quentes já vistos no Brasil, é impressionante como o maldito El Niño de 2023 não quer largar do nosso pé !!!
    6 points
  17. Os 5 primeiros dias de abril foram com média de 18,2°/27,6° (2 graus acima da média de abril) Mas como eu prefiro não fazer parte do time da reclamação, eu olho o lado positivo, as noites estão mais frescas, hoje tive mínima de 17 graus e a tarde está sim quente, as máximas tem ficado entre 27°/29° mas perto de tudo que passamos nos últimos meses, eu prefiro não reclamar.
    5 points
  18. Que visual lindo, com bastante verde e esse paredão de Cbs.
    5 points
  19. Na saída do Shopping Iguatemi, hoje de tarde, fui fritado pelo reflexo deste maldito edifício espelhado logo ao lado. Tive que fazer esse registro. Agora faz 20,2° com 75%.
    5 points
  20. Estes dias seguiam firmes e fortes, insuportáveis. Mas ontem e hoje me dá a sensação de que diminuiu um pouco. Continuam, porém menos.
    5 points
  21. Na zona norte da cidade de São Paulo, tivemos sol entre nuvens desde o final da manhã e durante quase toda a tarde. O calor diminuiu com o aumento da nebulosidade e os ventos constantes de sul a SE. A zona sul ficou mais nublada e as áreas mais ao sul tiveram até chuva em boa parte da tarde, ainda chove fraco em alguns pontos. Como sempre, os maiores volumes foram mais próximos da serra do Mar, diminuindo conforme se caminha para norte. Alguns acumulados até o momento (CGE), Marsilac: 31,2 mm Barragem (Parelheiros): 8,8 mm Capela do Socorro: 3,0 mm M'Boi Mirim: 3,0 mm INMET-Interlagos soma 4,8 mm Hoje, o Mirante registrou a 1ª sub-trinta deste mês (IAG e Interlagos, que ficam mais a sul, já haviam registrado máximas sub-30 neste abril). Mirante: 19,7°C / 27,3°C Interlagos: 19,1°C / 24,0°C IAG: 17,7°C / 26,3°C --------------- Choveu/chove também no litoral, com a proximidade da frente fria marítima. Como sempre, qualquer ponta de frente fria marítima meia-boca provoca chuvas no litoral paulista. Por enquanto, as chuvas ocorrem de Santos para sul. Pontos com maiores acumulados em pluviômetros do CEMADEN até o momento: Peruíbe-Centro: 62,4 mm Praia Grande-Alice: 57,6 mm São Vicente-Jardim Rio Branco: 50,7 mm
    4 points
  22. Mínima de 13,1 graus na base aérea de Canoas. Excelente madrugada. Tinha aberto bastante o céu já no começo da noite passada, e com isso afundou a temperatura. Hj acordei perto do nascer do sol e marcava 15 no weather.com
    4 points
  23. Quem tabela as temperaturas e analisa histórico sabe como a gente ainda tá seguindo o padrão de anomalia dos últimos 8 meses sob esse el niño intenso. Muitas vezes a gente se apega muito a recordes mensais e nem se dá conta da anormalidade que persiste, mesmo quando não há uma onda de calor pra trazer "marcas extremas". Por aqui, está muito frequente a temperatura, no mínimo, flertar com os top-10 do histórico quase que semanalmente há muitos meses, enquanto que nem me lembro a última vez que o inverso aconteceu. Pelos comentários que tenho lido aqui, algo que parece generalizado são as mínimas altas e aqui não é diferente. A frequência de mínimas acima de 20 é absurda a ponto de quase toda a cidade ter tido médias mínimas de 20/21 graus nos últimos 2 meses. Presenciei muitas vezes chuva persistente (tempo chuvoso) com temperatura de 21, 22 graus, o que demonstra a incapacidade de resfriamento da atmosfera de forma geral. A chuva tá vindo mais "morna". Choveu de forma muito satisfatória e frequente neste verão, o que amenizou o que poderia ter sido uma grande tragédia caso um bloqueio robusto resolvesse sentar em cima da gente com tais condições climáticas... ... foram 850 mm acumulados em 44 dias com registro de precipitação (JFM). Considerando os dias sob instabilidades nas redondezas que não atingem a estação de fato, pelo menos 2/3 da estação teve nuvens/chuva para amenizar o calor. Isso salvou o verão.
    4 points
  24. A temperatura hoje oscilou entre 20.9/24.7 graus, com garoa. Amanhã deve ficar nos 15/26 graus, retornando a chuva no domingo, em torno de 45 mm com máxima de 21 graus. O cenário para a metade do mês ainda não está bem definido, nem a intensidade do frio, embora creio que aqui virá algo.
    4 points
  25. por aqui melhorou bastante hoje, mas essas mínimas não diminuem nem com sacrifício humano. não que eu tenha tentado.
    4 points
  26. Não tem como ficar bom para quem gosta de frio ou mesmo de um outono padrão com o Atlântico aquecido e o Niño ainda atuando. E mesmo que o Niño acabe rápido ainda tem a reverberação do fenômeno até a acoplagem com a atmosfera. São águas quentes dos dois lado do continente. NÃO TEM COMO isso dar certo para nós do BAZ. Ademais, Atlântico quente já é um problema complicado mesmo com Niña, principalmente para quem está no leste. No aero de Floripa a mínima não baixa de 20° desde 28 de março. Fez 24,3° dia 2, 24,2° dia 4 e 23,8° hoje. E máximas sempre de 29 a 31°. Um inferno! Nosso quadro atual é quase 100% de garantia de anomalia positiva. Agora tenho 23,5° com 72%. Felizmente o sol apareceu só no fim da tarde o que garantiu minha máxima de 25,0°.
    4 points
  27. Te acalma tchê! Vai ficar bagual ainda! Kkkk... Por aqui máximas beliscando os 30°C. Todavia, o que mais tem incomodado são as mínimas altas!
    4 points
  28. Queria deixar um questionamento no Ar para meus colegas. Eu vejo que alguns meteorologistas não levam muito em consideração o Atlântico para as previsões de tendências do clima. Alguém lembra de quando foi a última vez que o Atlântico esteve com anomalia negativa? E de como foi aquele ano???
    3 points
  29. Não existe frio de verdade no Brasil! Muito menos em Curitiba! (Contém ironia... Entendedores entenderão kkkk...) A chuva chegou aqui por volta das 18h30 e refrescou bem. Euro tá bem caduca com a previsão a partir do dia 15. Ontem colocava frio úmido com máximas entre 16/17 e já hoje coloca frio seco mínimas entre 8/9.
    3 points
  30. só existe outono que é uma transição já então é, isso mesmo
    3 points
  31. Buen dia, jornada soleada y despejada en Montevideo, agradable para caminar bajo el sol, 23°C en la estacion Prado, la minima fue de aprox. 11°C.
    3 points
  32. Mais uma tarde de muito calor aqui em Umuarama. O verão foi quente e seco. O outono, pelo menos neste início, não está sendo diferente. Estou traumatizado. Temperatura às 14h30 (Simepar):
    3 points
  33. Outra mínima alta, 22.5 e a máxima deve ficar na casa dos 23 graus. Uma maravilha. O euro devolveu o frio pós dia 15 com força total, tanto que aqui secou e coloca temperaturas entre 10/20 graus mínima e máxima e vi 20/25 para Cuiabá, com uma pequena friagem. Já o GFS continua firme sem nada de frio, apenas com tardes amenas nos vinte e poucos graus, com umidade.
    3 points
  34. Incrível o acumulado de chuva hoje em Petrolina. Foram 115 mm, sendo 108 mm entre a madrugada e as primeiras horas da manhã. A média de abril é de 45,2 mm. Ou seja, somente hoje choveu o equivalente a 27,5% da média anual que é de apenas 417 mm (1991-2020). No INMET o acumulado da manhã foi de 87,1 mm.
    3 points
  35. Flavio, quanto você espera de delay da atmosfera da região 3.4? Considera 1,5 m? A preocupação é com o fim do outono e com o inverno. Esse +1/+1,2°C vai refletir até quando? Acredito que o mês de Maio já está na maior parte, comprometido, não?
    3 points
  36. Eu não sei que modelo o @coutinhousa, mas ele mostrou esse mapa de anomalias de temperatura para o período de 13-18/04 num vídeo postado 7hs atrás:
    2 points
  37. A neblina atrapalhou o maior declínio da temperatura por aqui. A mínima foi de 16 graus, máxima deve ficar nos 26/27 graus e amanhã a chuva retorna, devendo ficar nos 45 mm com temperatura de 20 graus a tarde. Aos poucos o GFS está secando o tempo aqui na previsão e baixando as mínimas, se equiparando ao euro.
    2 points
  38. Alguém sabe me explicar a diferença entre estes dois mapas?
    2 points
  39. Ya entramos en al epoca del año en la que la radiacion empieza a ser baja, lo que hace que caminar bajo el sol sea mas agradable:
    2 points
  40. A previsão para SP capital , não tá lá essas coisas . Na verdade está acima da média...como vem sendo desde Julho do ano passado. Não será dessa vez que a chave irá virar
    2 points
  41. Muito obrigado ! Tenho certeza que muitas outras pessoas que entrarem nesse tópico também vão aproveitar essas explanações para entender os fenômenos. 😃
    2 points
  42. Que bom que conseguiu entender o gráfico de diagrama de fase, eu demorei um tempo pra entender! Quanto às suas perguntas, tentarei sintetizar: - A passagem da fase úmida no caso dos setores 1 e 8 que são os nossos, então , favorece a instabilidade nas latitudes tropicais ? Sim! A MJO interfere diretamente na faixa equatorial, na ZCIT e nas células de Walker. Diminui a chance de bloqueios atmosféricos? Ao interferir nas células de Walker, acabam influenciando na ondulação da corrente de jato subtropical, amplificando ou reduzindo os bloqueios. Quando a fase úmida está atuando em um local, um outro estará na fase seca justamente por conta de bloqueios e subsidências de altas pressões. Em latitudes médias e altas a influência da MJO é qual ? No restante do globo a influência é mais indireta, se somando a outros fatores que acabam tendo mais peso. Ex: Antarctic Oscillation, Southern Annular Mode, etc.
    2 points
  43. Claro! Tentarei resumir da forma mais didática possível: a Oscilação Madden-Julian é uma onda de propagação lenta (30 a 60 dias) que dá volta no planeta aumentando a instabilidade atmosférica. Apesar de "dar a volta" ela quase não aparece no Atlântico, é mais intensa no Pacífico e no Índico. Cada posição dela no globo, que é dividido em 8 fases, favorece ocorrência de chuvas em algum lugar. Para nossa região, geralmente as fases 1 e 8 são favoráveis às chuvas. Ela interfere basicamente nas Células de Walker, que são células da Circulação Geral da Atmosfera, de grande escala (global) e que tem papel fundamental durante eventos ENOS. Isso significa também que ela interfere principalmente na faixa tropical, entre 10 graus Sul e 10 graus Norte especificamente. A passagem da fase úmida da MJO favorece a instabilidade na ZCIT e consequentemente vai influenciar a ondulação do jato subtropical, interferindo também na formação de bloqueios mais ao sul. Veja abaixo a posição atual da MJO e a previsão de posição até dia 15 de abril: GFS e Ensemble: CFS: ECMWF Ensemble: Veja que hoje ela está na fase 1 indo para a 2, ou seja, está posicionada entre o leste da África e o oeste do Índico. A previsão dos 3 modelos diz que ela vai estar entre as fases 5 e 6 no dia 15 de abril, ou seja, entre o centro e o leste da Austrália. Ahhh, a distância que a linha fica do centro da imagem indica a intensidade! Ex: veja que no dia 17 de março, na parte de cima, ela estava bem positiva e posicionada na fase 6. Quando está no centro da imagem os efeitos são quase nulos. O grande problema da MJO é que ela ainda é pouco compreendida pela meteorologia, inclusive as previsões não são muito precisas quanto à posição e influência da MJO. Enfim, espero ter ajudado!
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.