Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/28/24 in all areas

  1. 10 points
  2. Hoje e nos últimos dias aqui em S. Sebastião do Paraíso foram sobre a influência da ZCAS, isso depois de um bom tempo. A última vez provavelmente foi lá no ínicio de 2023 ou até antes. A ZCAS normalmente está ficando mais ao norte daqui. Como resultado, desde sexta-feira temos uma variação de tempo fechado, chuva praticamente o dia todo, com a umidade média perto ou acima de 90%. Hoje, não me lembro de ter parado a chuva uma hora sequer, talvez de madrugada. No decorrer do dia, hora ela está mais fraca e hora mais forte. Por causa do mau tempo, um Cessna do Corpo de Bombeiros de Minas, que trazia um paciente de Divinópolis para a Santa Casa daqui, não conseguiu pousar, tendo que voltar para Divinópolis e, segundo o que consta no histórico do site, posteriormente foi encaminhado para Belo Horizonte. A máxima foi de 20,6°C ainda de madrugada, agora está com 18,8°C, que é a mínima do dia.
    9 points
  3. Durante a tarde houve um aumento de nuvens e surgiram até mesmo algumas Stratocumulus "Congestus" com base escura. A máxima em casa foi 24,4°C e a brisa marítima soprou forte, desintegrando as nuvens mas mantendo grandes blocos de nebulosidade e nevoeiro na serra. Um outro ângulo do amanhecer desta quarta-feira, com vista para o NW:
    8 points
  4. Boa noite.. Aqui o amanhecer foi com céu limpo e temperatura também baixa. Na minha estação a mínima foi 13,0°C mas houve registros melhores na grande Curitiba, com mínimas na faixa dos 11/12°C (baixadas). Manhã bonita:
    8 points
  5. Ou seja, é a transição início de outono pra meio de outono. Kkkkkkk brinks Por aqui não, só não ta o inferno de antes, mas predominam ainda médias no patamar de Janeiro e Fevereiro infelizmente. Só ta parecendo agradável pq o verão em si foi um terror no geral.
    7 points
  6. Mais um dia de outono no Rio de Janeiro, estou adorando. Hoje o dia amanheceu nublado e por volta de 10:30 começou a chuviscar seguindo até agora às 5h30 tínhamos 22 graus aqui no cachambi, agora são 13:17 temos agradáveis 24 graus, que beleza até dentro de casa já refrescou marcando 25 graus. O curioso essa temperatura no Rio se vê muitos com roupa de frio kkkkkk claro digo casaco leve blusa de manga comprida leve
    7 points
  7. Boa noite Aqui o verão já perdeu a sua identidade no momento da passagem da última frente fria (de trajetória continental no Paraná), que em termos pluviométricos foi um fiasco na região de Curitiba. Na ocasião ocorreram tempestades violentas em algumas áreas do Estado, como é comum durante a passagem relâmpago de frentes frias de outono/primavera. Posteriormente, em questão de horas a chegada do ar frio derrubou as temperaturas. Após a passagem dessa frente bombástica não houve mais registros de temperaturas muito altas, até porquê um novo sistema frontal marítimo reforçou o resfriamento e assim estamos desde então. Esse novo reforço de ar fresco possibilitou o registro de 21,8°C como máxima na terça-feira e 13,0°C como mínima na quarta-feira aqui em casa. Hoje ainda houve uma mínima excelente para Março, com 13,2°C e um nevoeiro surgiu ao clarear do dia, reforçando a idéia de um tempo outonal: então tivemos a temperatura baixa e o nevoeiro, ingredientes perfeitos para acalmar os corações daqueles que já não suportam mais a cara do verão e estavam receosos de que novamente a temperatura fosse dar um salto lá para as alturas. Mas como nem tudo é perfeito, dizem que "nevoeiro que baixa, é sol que racha", o céu limpou imediatamente após a dissipação da neblina, ou nevoeiro como preferir, e como nem tudo é tão imperfeito, apesar do céu limpo ao longo de todo o período, a máxima chegou somente nos 25,5°C. Ao longo da tarde a brisa fresca contribuiu bastante para uma tarde agradável. Sim, ainda teremos calor durante várias tardes e algumas madrugadas lembrarão Janeiro. Porém a soma geral dos números extremos não serão de maneira alguma páreos para os números de Janeiro ou Fevereiro e isso é um bom sinal de que a imagem tenebrosa do verão já ficou para trás. Aparecerá somente nos nossos pesadelos de inverno.
    6 points
  8. Caco, depois que eu entendi que o início do outono é justamente essa pseudo-estação que você chamou de “transição verão-outono”, eu abandonei esse termo empírico. Por uns bons anos eu segui essa teoria, mas pensando bem, eu passei a considerar este momento simplesmente como o início das mudanças típicas do outono. O início da estação ainda se assemelhando mais ao verão e o final dela com mais semelhanças ao inverno (que é o que você chamaria de “outono pleno”). Da mesma forma , na primavera, existia uma teoria aqui no BAZ que dizia que há uma transição no Brasil de “inverno - primavera”, chamada “primavera seca”. Não faz muito sentido , uma vez que o início da primavera é assim mesmo, essa dinâmica faz parte do início da primavera e não precisamos dar esses nomes empíricos.
    6 points
  9. Estação do bairro Rio Negro online novamente desde as 8h30: Tivemos outro amanhecer bem fresco com bastante nevoeiro. Mínima de 12,3°C no Rio Vermelho Estação e 12,6°C no bairro Lençol.
    6 points
  10. Agora 31,3° com 59%. Sol ofuscado. Dia lixo, porco, desagradável. Vídeo de pouco depois do meio dia.
    5 points
  11. Junho/2016 foi muito bom em Belo Horizonte pelo conjunto, um dos melhores meses invernais da década, sem dúvida. No entanto, como evento isolado, foi facilmente superado por outras ondas de frio recentes, como junho e agosto de 2010, julho 2017, maio 2019, maio 2022 e outras, se considerar máximas baixas com chuva etc. Houve um evento de chuva histórico no começo do mês (cerca de 70/80 mm) com máximas baixas, seguida de forte pré-fontal (máxima de 30,5C) e uma segunda quinzena altamente invernal, com inúmeras mínimas de 10/11 e máximas de 20/22 na área central da cidade: Belo Horizonte - centro: Foi ótimo, me lembro de muitos dias sob vento gelado na rua, pois essas temperaturas vinham com muito vento e céu parcialmente nublado. Mas nada de histórico.
    5 points
  12. Muitas áreas de instabilidade atuando nesta manhã pela região. Variando entre chuva fraca a moderada:
    5 points
  13. Mínima de hj surpreendeu em Canoas! Mas pela ruindade, 19,9 na base aérea. Pelo menos foi sub-20 né? Na parte urbana com ctz deve ter sido na média de Janeiro.
    5 points
  14. Máxima bateu os 29,5°. Foi calor. Agora faz 22,0° com 87%. Vídeo da tarde. Fui até o Centro.
    5 points
  15. Esse padrão ameno deve perdurar até o fim do mês, pelo menos. Bom que vai atenuar as anomalias positivas que estavam terríveis! Por aqui, assim como em toda a RMSP, tivemos uma quarta cinzenta e fresca, de baixíssima amplitude térmica. CGE Mauá variou de 17,6 a 21,4°C. Por mim continuava assim por mais um mês que tava ótimo!
    5 points
  16. aqui também fez friozinho. Ainda mais que à noite um misto de frio vampioro, vento, tempo abrindo, vento fresco derrubou as temperaturas para algo em torno de 13 graus na maioria das etsações da região.
    5 points
  17. Definitivamente, verão já foi "pras cucuias" E desde a última 6ªfeira, 22/Março... Máxima de 21,6ºC nesta 5ªfeira por aqui Mínima de 17,3ºC É..., já estamos em transição verão-outono há quase 1 semana, e assim continuaremos até a chegada da primeira MP mais forte para inaugurar o "outono" Qui Dilícia!
    4 points
  18. A frente fria marítima fez com que as instabilidades remanescentes da frente fria anterior desse uma recuada. Assim, São Paulo vem tendo uma tarde com chuviscos e amena. Essa situação já está dessa forma desde a manhã. Imagem
    4 points
  19. Ontem chegou a chover em alguns pontos do sertão da PB, mas Pombal infelizmente não teve nada. De destaque, segundo a AESA, tivemos 68,2 mm em Prata, no Cariri do estado. Hoje de madrugada se formaram instabilidades bem fortes entre o RN e o CE: No momento temos instabilidades ao redor de Pombal, alguns núcleos ao norte e outros mais fortes ao leste (a foto abaixo é do leste): Rafael Santos Falando de projeções, agora o europeu entrou na onda do GFS, colocando chuvas bem acima da média nas próximas 2 semanas:
    4 points
  20. De fato há um corredor persistente, tanto que parece auge do verão aqui em MG, o sol mal apareceu desde o último final de semana e choveu até bem. Mas ainda assim, acho que tem mais semelhanças com uma ZCOU se fossem pelas regras antigas. De toda forma, é um corredor bastante tardio e surpreendente pelos acumulados em vários locais, como aqui em BH e região.
    3 points
  21. Minhas memórias meteorológicas começam em 1999, precisamente o evento de Agosto de 1999 foi o que despertou inicialmente minha paixão com o assunto. Lembro do calor pré frontal, da tempestade que veio logo em seguida e do dia seguinte com tempo nublado, ventoso e muito frio. E depois o Julho 2000, né …a última onda polar que foi capaz de trazer mínima abaixo de 5C lá no topão do INMET daqui… Fala-se muito de Junho-16, eu também adorei, mas…para mim, Julho-2021 superou para os padrões atuais.
    3 points
  22. Lembrando que em julho/2000 também tivemos 1 semana gelada. O problema todo é o seguinte (Acho eu)... Para quem observa o tempo a partir do final da década de 1990, realmente foi um frio "brabo". Mas... quem viveu as décadas de 1990, 1980 e anteriores viu frios equivalentes ou até piores em Sampa.
    3 points
  23. No final das contas acho que teremos uma MP que vai virar a chave no centro-sul do país, encerrando o período chuvoso e empurrando momentaneamente as chuvas para o nordeste. Após o inicio da semana que vem, começo a ver muitas mínimas entre 14°C e 16°C na previsão de BH, indicando claramente essa mudança para um padrão outonal por aqui, sem chuvas.
    2 points
  24. Mínima mais ou menos de 20,6° aqui. Agora já faz 27,6° com 61%. Está faltando um vento para segurar o aquecimento. Segue o vídeo em time-lapse do meu gato na sombra.
    2 points
  25. Hoje registramos a menor temperatura do ano até o momento em São Bento do Sul: 10,9°C Rio Vermelho Estação Um amanhecer com bastante nevoeiro: Sobretudo nas áreas de baixada Minha estação do bairro Rio Negro está off desde o dia 24 pois me mudei. Ela permanecerá no mesmo local, mas ainda preciso instalar o receptor na casa de minha antiga vizinha.
    2 points
  26. Permitam-me um OFF... Eu sou sãopaulino mas é o tipo de previsão que, se os modelos insistissem nela, eu prometeria solenemente aqui no fórum: "se acontecesse deste jeito, eu sairia na rua com uma camisa do Corinthians".
    2 points
  27. Eu ri dessa parte. Como rio de muitas outras palhaçadas suas. Só acho desnecessário esse "brinks" no final da tiração de onda pq vc não está ofendendo ninguém, está apenas dando a sua opinião de uma maneira mais legal, engraçada. É necessário perder esse medinho de que alguém da nossa "lista de amigos" possa ficar chateado com a forma que nos expressamos... e outra coisa, por que "brinks" e não "brincadeira" se nosso idioma é o português e essa palavra não está listada no dicionário formal? No inglês você estaria dizendo que está "na beirada/na borda". Mas na borda do quê? Do medo de se expressar e ofender a pessoa com uma opinião contrária? Isso me preocupa bastante, mas vamos deixar esse assunto para uma outra oportunidade. Mas sobre a sua queixosidade do "calorão" que fez hoje, Canoas ficou em posição 200 no ranking Ogimet, ou seja, nada tão espetacular, já que não há tantas estações assim no site. E mais uma coisa, o Sol aí na tua altitude nem é tão ardido quanto aqui, que estamos quase nos mil metros acima do nível do mar. 29/30°C é bem suportável. Antes da passagem da frente fria sim estava muito ruim. Bem, aqui está bem fresquinho agora, com 17°C e vou mais é aproveitar e agradecer ao fato de não morar em Canoas kkkkkkk brinks
    1 point
  28. Já era este clima. Tenho 45 anos, fui criança na década de 80 e adolescente nos 90 e aqui na RM POA mudou consideravelmente, especialmente o verão, mínimas e máximas mais altas, abril tropicalizou, mais aberrações em agosto, vejo menos geadas. E nenhum sinal de retornar como era há pelo menos 30 anos atrás.
    1 point
  29. Minhas memórias meteorológicas começam em 1999, precisamente o evento de Agosto de 1999 foi o que despertou inicialmente minha paixão com o assunto. E depois o Julho 2000, né …a última onda polar que foi capaz de trazer mínima abaixo de 5C lá no topão do INMET daqui… As minhas memórias meteorológicas brotam no início da década de 90 Início formação de geada (no final da noite!!!), não sei se 1990 ou 1991 1994 foi o BOOM!
    1 point
  30. Começo a crer que o aquecimento que tivemos a partir de ~ meados década de 90 (invernos 95, 97 e 98 começaram a me chamar a atenção...) nos fez a acostumar/habituar com um "novo clima" aqui na RMSP, partir ~ meados década passada. Clima pré-2000 NO MAS EXISTE! Será, Mano? Se sim, F****!!!!
    1 point
  31. Conforme relatou muito bem o @RafaelBHZ, choveu muito mais do que o previsto em BH e região metropolitana. Diante de previsões (que eu vi) de "volumes baixos" ou "pouca chuva", a realidade de hoje é completamente diferente: Hoje no começo da tarde também vi uma escuridão muito impressionante, a ponto de parecer que estava anoitecendo. A estação da Pampulha chegou a reportar ínfimos 139 Kj/m² de radiação logo após as 14 h. Tudo isso após um dia de frescor e pouco calor, entre 18,7 e 27,6C na Pampulha. Com isso, está aberta a possibilidade de a capital mineira bater 300 mm em março de 2024, coroando um verão de excelentes chuvas. Temos 20ºC desde o fim da tarde por aqui.
    1 point
  32. Com certeza foi uma rodada totalmente fora da curva, mas olha esses acumulados dignos de janeiro em pleno mês de Abril em boa parte do país. Parece até uma ZCAS outonal.
    1 point
  33. 2016 de Maio a Setembro foi perfeito ...para mim , so perde para o outono-inverno de 1996. Quero mais desses dois.
    1 point
  34. O vento fresco que vem do mar deixa o tempo bastante nublado e ora com chuvisco no Rio de Janeiro, por volta de 8h chegou até chover fraco até umas 11h devido ao tempo bastante fechado, a temperatura teve pouca variação às 5h tínhamos 23 graus cachambi, agora são 14h tempo muito nublado e temperatura agradável faz 26 graus aqui no cachambi zona norte Rio.
    1 point
  35. Tarde maravilhosa de céu nublado com garoa, alguns momentos de chuva fraca e acumulado singelo de 4,8mm até o momento. O destaque é a temperatura agora à tarde, tenho 21,8°C e a máxima não passou dos 23.... um verdadeiro bálsamo dos céus após tanto sofrimento com o combo calor+umidade. Assim como é o caso de outras cidades do Sudeste, esses últimos dias de Março não serão capazes de reverter a anomalia positiva do mês, porém vão pelo menos aliviar a barra um pouco, e Março-2024 não mais superará Março-07 em matéria de maior temperatura média por aqui.
    1 point
  36. Te entendo... também sou da turma da lâmpada de geladeira que prefere ondas de frio com céu aberto! Claro, é de vez em quando é bom ter aqueles dias com céu cinzento e máximas baixas, mas prefiro que predominem os dias frio com céu limpo, até o humor fica melhor! Sou da turma -1°C/18°C e não da turma 7°C/10°C 🤣
    1 point
  37. Eu não gostei do inverno de 2016 por ter muitos dias de neblina aqui seguidos sem dissipar, isto que moro na RM Poa, nem estou falando da serra. Gosto de sol e até dia chuvoso, mas aquela sequência de até 7 dias sem a neblina dissipar e vários outros, não me agradou. Prefiro dias de bastante sol e até com vento, mesmo que seja lâmpada de geladeira.
    1 point
  38. A última frente fria foi muito boa aqui em BH, em termos dos acumulados de chuva e mudança de tempo, já o ar polar associado a ela, muito fraco. Os topos da cidade sequer ameaçaram as mais baixas temperaturas desse ano, que ocorreram durante chuvas no verão pleno. Somente a Pampulha se beneficiou da combinação desse ar mais fresco com uma madrugada de tempo mais aberto e registrou bons 16,7ºC, a mais baixa do ano até agora no local. Mas houve uma ótima mudança de padrão desde então, com o fim do calor forte e o aumento dos períodos frescos. Entramos naquela fase do verão muito comum no mês de abril, em que as chuvas (em geral, fracas) ainda ocorrem com certa frequência e são acompanhadas por temperaturas mais suaves. O típico fim de verão ou "verão light". Hoje foi um bom exemplo: após sol entre nuvens de manhã, o tempo passou a nublado à tarde e isso segurou as máximas: 20,5 / 27,6 Pampulha 20,9 / 27,7 centro 18,1 / 27,3 Cercadinho Choveu rápido no final da tarde. Aos poucos, as médias de março vão melhorando, mas sem chance de reversão. Para amanhã, a previsão é de tempo nublado com chuva leve, até um pouco mais fresco que hoje.
    1 point
  39. Existem algumas áreas de chuvas ao meu leste. Estão vindo direto pra cá, se não morrerem antes. Elas estão com um deslocamento muito devagar.
    1 point
  40. Até dia 8 de abril, nem sinal de frio. Aqui indica temperaturas na média, só se após este dia entrar uma mp e uma primeira onda de frio.
    1 point
  41. Infelizmente é uma rodada outlier do controle, como ele é um único membro isolado é mais viável considerar o conjunto (ensemble). ontem o mesmo mostrava o seguinte:
    1 point
  42. Dia muito aprazível aqui, com predomínio do céu nublado e pancadas de chuva ao longo do dia, intercaladas com bons períodos de melhoria. A variação de temperaturas ficou entre 20,0C e 26,7C. Apesar da mínima alta e umidade também, a sensação no geral foi de pouco calor devido ao vento acima da média. A chuva foi irregular na cidade, com quantidades bem variáveis como se vê no mapa do CEMADEN: O bairro Alphaville, da estação do @sjmolive foi mais uma vez o destaque de volumes, com 67,8mm. Foi o maior acumulado de Juiz de Fora dentre todas as estações.
    1 point
  43. E essa atualização bizarra de hoje para Abril ? É bom não iludir, mas que foi engraçado ver esse azul todo de anomalia negativa para Abril, isso foi.
    1 point
  44. 2017 tivemos chuva congelada em Curitiba, mas no geral o inverno foi mediano... mas mantenho meu palpite pessimista de que esse ano será tipo 2010, assim não me decepciono e o que vier de melhor é lucro!
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.