Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/27/24 in all areas

  1. Ontem chegou a chover em alguns pontos do sertão da PB, mas Pombal infelizmente não teve nada. De destaque, segundo a AESA, tivemos 68,2 mm em Prata, no Cariri do estado. Hoje de madrugada se formaram instabilidades bem fortes entre o RN e o CE: No momento temos instabilidades ao redor de Pombal, alguns núcleos ao norte e outros mais fortes ao leste (a foto abaixo é do leste): Rafael Santos Falando de projeções, agora o europeu entrou na onda do GFS, colocando chuvas bem acima da média nas próximas 2 semanas:
    14 points
  2. Hoje registramos a menor temperatura do ano até o momento em São Bento do Sul: 10,9°C Rio Vermelho Estação Um amanhecer com bastante nevoeiro: Sobretudo nas áreas de baixada Minha estação do bairro Rio Negro está off desde o dia 24 pois me mudei. Ela permanecerá no mesmo local, mas ainda preciso instalar o receptor na casa de minha antiga vizinha.
    11 points
  3. Ontem chegou a chover em Pombal, mas foi apenas uma pancada com 5 minutos de duração, acumulando 4 mm em casa. Hoje temos alguns núcleos esparsos ao leste 👇 Chama a atenção a enorme quantidade de Cb no mar logo em frente ao litoral nordestino. Talvez amanhã e quinta sejam dias bem interessantes: Outra coisa é que, se dependesse só do GFS, aqui afundaria nas próximas 2 semanas: O europeu também põe chuvas acima da média, mas nada como isso daí 👆
    11 points
  4. No final das contas acho que teremos uma MP que vai virar a chave no centro-sul do país, encerrando o período chuvoso e empurrando momentaneamente as chuvas para o nordeste. Após o inicio da semana que vem, começo a ver muitas mínimas entre 14°C e 16°C na previsão de BH, indicando claramente essa mudança para um padrão outonal por aqui, sem chuvas.
    9 points
  5. Acho linda essa carta sinótica (ou esse estilo de carta). Embora ela traga dados bem básicos das condições gerais, numa vista rápida vc consegue ter uma noção do que está ocorrendo na atmosfera e na superfície. Mas além disso, esse tipo de carta me remete aos antigos livros de meteorologia, principalmente os de língua inglesa. Sobre as condições atuantes que ela mostra na nossa região, essa frente fria mudou sensivelmente o clima por aqui, trazendo muita nebulosidade e ar fresco (eu diria frio). Ontem foi um dia bem mais agradável, com aquela máxima de 25,7°C que eu já comentei e uma condição pré-frontal bem fraca, mas perceptível. Durante a noite passada tivemos umas 2 ou 3 pancadinhas de chuva que indicavam instabilidade nas proximidades. Hoje a máxima atingiu somente 21,8°C, denunciando que um ar mais frio adentrou o leste do Paraná durante a madrugada e esse quadro bastante cinzento com chuviscos, que foi predominante de manhã já trouxe um vislumbre do outono pleno. Na parte da tarde o Sol até apareceu em vários momentos, mas não conseguiu elevar a temperatura além dos 22°C aqui no leste da região metropolitana de Curitiba. Vendo essa foto do céu azul com poucas nuvens baixas até parece que fez uma tarde quente, porém não foi assim. E teve muito vento oceânico que contribuiu para uma tarde fresca. Agora, 20h está garoando forte e tenho 17,4°C. Dentro de casa 21,9°C.
    8 points
  6. Interessante que a o dia começou com bastante sol e algumas nuvens em Sampa. A nebulosidade aumentou bastante no final da manhã, ficando assim o resto do dia. A carta sinótica do INMET mostra a chegada de outra frente fria marítima.
    8 points
  7. Noite excelente por aqui. Venta de leve de SE e faz 21,3° com 75%. Segue o vídeo desta noite.
    7 points
  8. Conforme relatou muito bem o @RafaelBHZ, choveu muito mais do que o previsto em BH e região metropolitana. Diante de previsões (que eu vi) de "volumes baixos" ou "pouca chuva", a realidade de hoje é completamente diferente: Hoje no começo da tarde também vi uma escuridão muito impressionante, a ponto de parecer que estava anoitecendo. A estação da Pampulha chegou a reportar ínfimos 139 Kj/m² de radiação logo após as 14 h. Tudo isso após um dia de frescor e pouco calor, entre 18,7 e 27,6C na Pampulha. Com isso, está aberta a possibilidade de a capital mineira bater 300 mm em março de 2024, coroando um verão de excelentes chuvas. Temos 20ºC desde o fim da tarde por aqui.
    7 points
  9. aqui também fez friozinho. Ainda mais que à noite um misto de frio vampioro, vento, tempo abrindo, vento fresco derrubou as temperaturas para algo em torno de 13 graus na maioria das etsações da região.
    6 points
  10. A frente fria marítima fez com que as instabilidades remanescentes da frente fria anterior desse uma recuada. Assim, São Paulo vem tendo uma tarde com chuviscos e amena. Essa situação já está dessa forma desde a manhã. Imagem
    6 points
  11. Logo após eu ter feito essa postagem, tinha visto que os ventos já estava soprando com mais força de mar e inclusive já havia algumas nuvens baixas. Mas ainda tinha o abafamento. ---------------------------- Final de noite com céu tomado por essas nuvens baixas. Temos 19/20 graus nas estações do CGE com URA na casa dos 80/90%.
    4 points
  12. Cara, SP teve simplesmente a menor mínima desde 1994 e uma semana inteira MUITO gelada. Diria que fez um frio descomunal sim, embora o restante do inverno tenha sido apenas "bom".
    4 points
  13. Dia nublado e chuvoso, variação de apenas 18°/22° Já amanheceu com uma chuva volumosa e no decorrer do dia o tempo intercalou períodos de nublado com períodos de chuva fraca. Em 24h acumulados de 20mm a 30mm Agora, 21:30, nublado em Lafaiete, meu termômetro marca 19,8°
    4 points
  14. Vamos aos números de 2016 (Anomalias em relação à 1991-2020)... Renan tem razão, em Sampa foi bem parecido com Juiz de Fora: Maio na média (-0,1°C na compensada) Junho foi bom, bem abaixo (-2,0°C na média compensada, acho que é isso que ficou na memória do pessoal) Julho acima (+0,5°C) Agosto +/- na média (+0,2°C) Setembro um pouco abaixo (-0,5°C) E teve um destaque que foi bom para os tempos atuais: 18 mínimas sub-10 no Mirante. Para os dias de hoje, é uma boa marca, embora não seja a maior do pós-2000. E pensar que o Mirante já teve mais de 50 marcas sub-10 num ano, na década de 1960...
    4 points
  15. Te entendo... também sou da turma da lâmpada de geladeira que prefere ondas de frio com céu aberto! Claro, é de vez em quando é bom ter aqueles dias com céu cinzento e máximas baixas, mas prefiro que predominem os dias frio com céu limpo, até o humor fica melhor! Sou da turma -1°C/18°C e não da turma 7°C/10°C 🤣
    4 points
  16. Esse padrão ameno deve perdurar até o fim do mês, pelo menos. Bom que vai atenuar as anomalias positivas que estavam terríveis! Por aqui, assim como em toda a RMSP, tivemos uma quarta cinzenta e fresca, de baixíssima amplitude térmica. CGE Mauá variou de 17,6 a 21,4°C. Por mim continuava assim por mais um mês que tava ótimo!
    3 points
  17. Mínima mais ou menos de 20,6° aqui. Agora já faz 27,6° com 61%. Está faltando um vento para segurar o aquecimento. Segue o vídeo em time-lapse do meu gato na sombra.
    3 points
  18. Atlântico quente com 30 graus potencializa as ondas de leste e deve chover no outono ainda
    3 points
  19. Aquela tarde do começo da terceira de Junho mal passou de 8 graus graças a essa neblina. Eu amei aquele inverno mas não lembro clde como me virei pra lavar e secar roupa. A conta da luz pela secadora deve ter me enforcado na época kkkkkk
    3 points
  20. Penso que para todos nós o período frio de 2016 ficou marcado pela volta da normalidade, já que nos dois anos anteriores a maioria das mPs ficaram restritas ao sul e oeste da América do Sul. Frio descomunal não teve, porém quase todos nós amantes de frio podemos desfrutar de temperaturas baixas.
    2 points
  21. Eu achei bom ...talvez os 3.5 graus do Mirante , tenham me deixado aluado o bastante pelo inverno todo hahahaha. Mês de Junho foi maravilhoso.
    2 points
  22. 2016 de Maio a Setembro foi perfeito ...para mim , so perde para o outono-inverno de 1996. Quero mais desses dois.
    2 points
  23. Águas subsuperficiais do pacífico equatorial se aprofundando na anomalia negativa:
    2 points
  24. Hoje e nos últimos dias aqui em S. Sebastião do Paraíso foram sobre a influência da ZCAS, isso depois de um bom tempo. A última vez provavelmente foi lá no ínicio de 2023 ou até antes. A ZCAS normalmente está ficando mais ao norte daqui. Como resultado, desde sexta-feira temos uma variação de tempo fechado, chuva praticamente o dia todo, com a umidade média perto ou acima de 90%. Hoje, não me lembro de ter parado a chuva uma hora sequer, talvez de madrugada. No decorrer do dia, hora ela está mais fraca e hora mais forte. Por causa do mau tempo, um Cessna do Corpo de Bombeiros de Minas, que trazia um paciente de Divinópolis para a Santa Casa daqui, não conseguiu pousar, tendo que voltar para Divinópolis e, segundo o que consta no histórico do site, posteriormente foi encaminhado para Belo Horizonte. A máxima foi de 20,6°C ainda de madrugada, agora está com 18,8°C, que é a mínima do dia.
    1 point
  25. Lembrando que em julho/2000 também tivemos 1 semana gelada. O problema todo é o seguinte (Acho eu)... Para quem observa o tempo a partir do final da década de 1990, realmente foi um frio "brabo". Mas... quem viveu as décadas de 1990, 1980 e anteriores viu frios equivalentes ou até piores em Sampa.
    1 point
  26. Com certeza foi uma rodada totalmente fora da curva, mas olha esses acumulados dignos de janeiro em pleno mês de Abril em boa parte do país. Parece até uma ZCAS outonal.
    1 point
  27. Maio foi muito bom por aqui, nem tanto pelo frio, mas mais por conta da chuva. Mas ainda assim fez um frio bem decente sim, principalmente no início do mês (ainda pegando os efeitos daquela mp do final de Abril), e também mais para o final do mês tivemos outra mp respeitável. Se não me falha a memória o mes terminou com maximas 1 grau abaixo da média, por conta da maior quantidade de dias nublado e chuvosos. Agosto teve boas mps tbm, e assim como Maio, trouxe chuvas atípicas. Já Julho e Setembro foram meio franquinhos até onde eu me lembre.
    1 point
  28. Em Sâo Paulo foi tão maravilhoso assim ? Engraçado, aqui em Juiz de Fora o inverno de 2016 se concentrou principalmente em Junho. Os meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro ficaram ou na média ou um pouco acima da média , ou seja, absoutamente sem relevância.
    1 point
  29. Por aqui, contrariando as previsões de tempo nublado e com chuva no máximo fraca, está caindo o mundo. O dia praticamente virou noite aqui na RMBH por volta de 14:00 e assim seguimos desde então. Tirei estas fotos por volta de 14:30 onde eu trabalho. Um detalhe é que mesmo antes da chuva o dia estava bem ameno, com pico de 26°C na Pampulha e 23°C nos bairros altos. Muita gente está até agasalhada desde cedo. As coisas finalmente estão voltando ao normal!
    1 point
  30. A manhã começou muito boa aqui. Tive mínima de 19,0°. Na área central da cidade não baixou dos 20°, mas deu 15,8° no Belém Novo e surpreendentes 13,2° no Lami! Agora faz bons 27,1° com 61%. Variados cumulus no céu. Segue o vídeo do fim da manhã.
    1 point
  31. Tarde maravilhosa de céu nublado com garoa, alguns momentos de chuva fraca e acumulado singelo de 4,8mm até o momento. O destaque é a temperatura agora à tarde, tenho 21,8°C e a máxima não passou dos 23.... um verdadeiro bálsamo dos céus após tanto sofrimento com o combo calor+umidade. Assim como é o caso de outras cidades do Sudeste, esses últimos dias de Março não serão capazes de reverter a anomalia positiva do mês, porém vão pelo menos aliviar a barra um pouco, e Março-2024 não mais superará Março-07 em matéria de maior temperatura média por aqui.
    1 point
  32. Infelizmente é uma rodada outlier do controle, como ele é um único membro isolado é mais viável considerar o conjunto (ensemble). ontem o mesmo mostrava o seguinte:
    1 point
  33. Dia muito aprazível aqui, com predomínio do céu nublado e pancadas de chuva ao longo do dia, intercaladas com bons períodos de melhoria. A variação de temperaturas ficou entre 20,0C e 26,7C. Apesar da mínima alta e umidade também, a sensação no geral foi de pouco calor devido ao vento acima da média. A chuva foi irregular na cidade, com quantidades bem variáveis como se vê no mapa do CEMADEN: O bairro Alphaville, da estação do @sjmolive foi mais uma vez o destaque de volumes, com 67,8mm. Foi o maior acumulado de Juiz de Fora dentre todas as estações.
    1 point
  34. Se esse ano for um análogo a 2016, só que mais adiantado, até poderia rolar kkkk A onda de calor de abril de 2016 seria essa de março que passou, e o maio gelado seria um abril gelado, e aí emendariamos pro inverno Ta vou parar de me iludir kk
    1 point
  35. E essa atualização bizarra de hoje para Abril ? É bom não iludir, mas que foi engraçado ver esse azul todo de anomalia negativa para Abril, isso foi.
    1 point
  36. Vocês aí do fórum que estão lendo e possuem acesso às previsões extendidas, poderiam nos confirmar a ausência de ondas de calor em abril, por gentileza? Não aguento mais sofrer, me garantam essa informação por favor!
    1 point
  37. Muitos colegas satisfeitos aqui com o clima de hoje ♥️ Boa tarde.. E não diferente dos amigos, estou super feliz com esta tarde ♥️ Está maravilhosa, e me recordei de algumas tardes dos anos 90, época em q eu vivenciava mais o clima e na minha concepção era muito mais interessante ♥️ Temos agora uma temperatura muito boa de 24°C e 70% de URA. Não tem vento algum. Tudo parado ♥️ EDITADO, 34 minutos depois das fotos acima: Sensacional! Beijos
    1 point
  38. Mínima razoável de 20,1° aqui. Agora estou com 27,5° e 59%. Benditas nuvens que apareceram a partir do finzinho da manhã! Segue o time-lapse que fiz hoje.
    1 point
  39. A capital paulista teve um dia ameno hoje. Amanheceu com chuva leve que, como já comentado, foi quase ininterrupta desde a tarde de ontem. Em todo esse período, os acumulados foram variáveis na cidade, indo de 8 até 43 mm nas estações do CGE. Depois, quase toda a manhã foi nublada e a tarde houve algumas aberturas de sol. Na zona sul, como de praxe nessas situações, o tempo esteve mais nublado. Mirante (Aut): 16,5°C / 24,5°C Interlagos: 16,7°C / 21,6°C IAG: 15,7°C / 23,9°C
    1 point
  40. Em resumo, desde sexta quando o tempo virou: Sexta passou o dia todo com muita nebulosidade e promessa de chuva forte, mas na realidade foi um dia nublado, um pouco abafado com máxima de 26 graus e apenas 5mm de chuva no início da noite. Ontem foi um dia nublado, com mínima de 17° e máxima de 21°. Friozinho e sem chuva. Hoje foi um dia típico de começo de outono. Mínima de 17 graus e manhã de sol. Tarde com aumento de nuvens, máxima de 26 graus mas pelo ar mais seco e vento fresco a sensação foi agradável. Agora, 18:45, enfim começa a chuviscar e a temperatura é de 20,5° Enquanto choveu bastante no RJ e até em BH, a chuva desviou bonito de Lafaiete! De sexta até agora, nem 5mm direito...
    1 point
  41. Céu encoberto, temperatura agradável: Mínima hoje cedo de 18,4°C e 00,4mm de garoa acumulada. Agora a temperatura varia entre 22,2C no ALphaville e 24,8C aqui no Bandeirantes.
    1 point
  42. É bem simples de entender essa diferença entre Curitiba e São Bento do Sul, levando em consideração que SBS está em região serrana (com desnível suave) já explicado por vc, mas principalmente pelo fator "borda da serra", que é justamente onde os ventos do oceano se resfriam na subida e condensam sua umidade. Curitiba é bem mais afastada da serra, ficando numa distância de uns 30 km para oeste. Simplificando: Mafra, na divisa com o Paraná já se assemelha mais com Curitiba, pois também está afastada da serra enquanto Piraquara (cidade) se parece com São Bento, por também estar no pé da Serra. Não é incomum o nevoeiro cobrir durante a tarde ambas as cidades. Aqui onde eu moro, o clima é mais parecido com o de Curitiba, pois estou a cerca de 18 km ao leste da capital e uns 15/16 km a oeste de Piraquara (cidade). Só que tem um detalhe: a diferença climática entre Curitiba e São Bento é expressiva apenas quando tem vento oceânico, aquele que trás umidade e nuvens. Em épocas de clima mais seco ou com perturbações frontais/tropicais, as diferenças de temperatura são mínimas, inclusive algumas vzs Curitiba tem máxima menor. Neste período anômalo que estamos passando, com um excesso de "maritimidade" e quase total ausência de instabilidade provocada pela mTa é normal SBS e Piraquara-cidade apresentarem temperaturas máximas de 2°C/4°C a menos que Cwb. Em São Paulo isso também ocorre: Paranapiacaba e outras cidades na borda da serra paulista apresentam máximas algumas vzs na faixa de 5°C a menos que São Paulo capital. Inclusive temos um colega de lá (q não está participando mais) que mostrava as filmagens dos nevoeiros no bairro onde mora em plena tarde. O @Carlos Dias morava em São Bernardo do Campo, antes de mudar para o 🇨🇦 e seus registros de temperaturas eram surpreendentemente inferiores aos de Sampa. Pareciam mundos diferentes em alguns dias (com maritimidade acentuada). Então pra resumir: ou vc mora na borda da serra, se não curte um calor prolongado, ou chora (de preferência baixinho, no quarto, sem incomodar os outros que não tem nada a ver com isso e que na maioria das vezes sofrem horrores com um calor 10x pior do que o de Curitiba e não ficam se lamuriando diariamente). Abraço (quentinho ou fresquinho, dependendo da cidade 🫠)
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.