Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/04/24 in all areas

  1. Gostoso e deliciosamente quente dia de verão em Belo Horizonte, que teve predomínio de sol entre quantidade variável de nuvens. As temperaturas variaram entre 20 e 29 graus na cidade, com um pouco de vento. Uma imagem de um dos parques da cidade, que retratou o céu convidativo, sem ameaça de chuva hoje: Chuvas significativas estão previstas para a próxima semana na capital. Por enquanto, uma noite estrelada com 24 graus às 20:26.
    11 points
  2. Esse núcleo que vc observou ganhou força e se tornou severo em alguns pontos. Aparentemente a célula cresceu mais para oeste (ou foi empurrada). A célula que atingiu Curitiba se intensificou mais ao sul da cidade. Na imagem ainda está abrangendo uma área relativamente pequena. Depois cresceu e avançou para NE. No final, ainda tivemos uma vista bem bacana aqui na vila.
    11 points
  3. Tragédia no Chile, já são 40 mortos e centenas de desaparecidos pelos incêndios na região de Valparaíso e Viña del Mar, regiões que passam por uma onda de calor histórica com marcas acima dos 40˚C.
    10 points
  4. Ontem as máximas variaram entre 24,2/24,4°C num dia bem agradável. Já o sábado foi de sol entre nuvens e um maior aquecimento. A foto abaixo é da parte mais alta do bairro em que moro (Rio Negro) 900m nessa área. Em linha reta no horizonte está o Paranazao! Hoje foi um dia de pouco vento por aqui. Até mesmo no final da tarde a brisa do leste soprava bem tímida. Como de costume, no sábado dou aquele rolê pelo interior pra encher os olhos com o que a natureza tem de melhor. Máximas hoje variando entre 28,8/29°C. Creio que amanhã fará mais calor... Por do sol na área rural do meu bairro:
    10 points
  5. Poisé Foi eu reclamar da falta de trovoadas diárias, elas retornam e com tudo. Hoje começou o show bem cedo, por volta do meio-dia. Já são 17h30 e ainda troveja (não teve intervalo). Apesar de tanta atividade convectiva, o acumulado aqui está em 3 mm kkk Só vejo chuva forte nas redondezas. A primeira cortina de chuva no lado NE às 12h:
    9 points
  6. Ontem bati máxima de 35,9° num pico de aquecimento do meus dados. Hoje calorão mais abafado. Não baixei dos 24,3° de manhã, já bati 35,1° com sensação de 42,0° e agora tenho 32,6° com 61%. Isso dá p.o. em 24,1°. Segue o vídeo da tarde de ontem. Depois coloco o de hoje.
    9 points
  7. A temperatura despencou quase 12,0℃ no INMET SESC em menos de 1 hora! Às 14 horas, registrava 29,4℃ (no mesmo horário, INMET MIRANTE registrava 20,9℃)...antes das 15 horas, caiu para 17,8℃ !
    9 points
  8. Chovendo aqui em Curitiba novamente, é, parece que agora esse padrão veio pra ficar.
    9 points
  9. Ontem a máxima foi de 35,4 °C em Canoas (Base Aérea) e já temos 32 °C com chance de instabilidade à tarde. Por enquanto bastante sol. De um sábado com mínima de 17,5 na base aérea de Canoas fomos para um domingo que não baixou de 21,2 °C. Ainda não é uma mínima absurda de ruim (que seria caso fosse de uns 23 pra cima, que acontece sem muita dificuldade por aqui no verão), mas já se nota uma diferença pros dias anteriores e um sinal da intensificação da onda de calor, munida agora pelo abafamento e desconforto noturno. Além disso não refrescou tanto após o fim da tarde, e aumentou a umidade com o abafamento. Sinais disso já apareciam ontem com o aumento da umidade principalmente na metade oeste do RS, que já apresentava uns núcleos de instabilidade pipocando no radar.
    9 points
  10. Escurecendo em POA a N e NO. Pelo radar é uma instabilidade que começou a se desenvolver há pouco. Enquanto isso ainda abafado, mas bem menos quente do que em torno do meio-dia. Minha máxima ficou em 35,1° perto desse horário. Agora tenho 31,3° com 60% e começa a ventar, efeito da instabilidade que falei. Esse é o vídeo do meio-dia e pouco.
    8 points
  11. Madrugada começando com tempo nublado em São Paulo. Temos 21/22 graus com URA na casa dos 80/90% na maioria das estações do CGE. Já no extremo sul, faz 19 graus com URA encostando nos 100%. Radares do IPMET mostram áreas de chuva no interior de SP. A mais próxima da grande SP está na região de Rio Claro e ao norte de Campinas.
    8 points
  12. Boa noite... Acompanhei daqui essa mega célula que foi se intensificando durante a tarde na região de Curitiba. Por aqui, pouca chuva mas alguns raios bem barulhentos. A brisa hoje tentou atrapalhar a formação das chuvas, porém perdeu a batalha (na verdade mais a leste a batalha de certa forma foi vencida pela brisa). Houve duas formações giratórias incríveis. A primeira logo no início, quando a brisa atacou o sistema instável e acabou por alimentar o mesmo, num movimento de "sucção"Foi algo bem interessante de observar, logicamente em tempo real não daria para perceber imediatamente o que estava acontecendo. Ocorrido isso, a nuvem tomou forma e logo despejou chuva torrencial no nordeste da capital.
    8 points
  13. @coutinhovem sempre mencionando nos vídeos que a transição do verão para o inverno será abrupta. Resta aguardar... Hoje tivemos um dia quente por aqui com máximas chegando entre 30,7/31,3°C. Por volta das 14h30 a chuva que caiu a sudeste do município trouxe um alívio para o abafamento. Pode ser coisa da minha cabeça, mas me parece que esse verão está bem mais abafado que nos anos anteriores. Ao menos aqui em minha região...
    7 points
  14. já eu não acho nem um nem outro, não concordo nem discordo, muito pelo contrário.
    7 points
  15. Noite começando com temperaturas amenas em vários locais de São Paulo. A chuva que caiu mais cedo não foi tão significativa, apesar do céu ter ficado bastante carregado (situação bem parecida com a última sexta feira)
    7 points
  16. Variação hoje 17,5°C e 28,2°C Vista N/NW no início da virada no tempo. Núcleo avançando pelo oeste e calmaria, apesar dos trovões.
    7 points
  17. Final de tarde com várias formações convectivas interessantes ao nosso oeste: Vamos ver se alguma delas vai passar aqui por cima, ainda não dá para saber. As temperaturas se comportaram de uma forma bem típica para Fevereiro: Mínima de 20,2°C e máxima 30,6°C. Só a mínima que foi mais alta devido ao excesso de nebulosidade noturna, mas ela poderá ser renovada caso ocorra a chuva.
    7 points
  18. Tarde de tempo bom, algum vento e 29°C para a disputa da Supercopa, realizada entre Palmeiras e São Paulo no Mineirão. Assim está o tempo lá para os lados da Pampulha: A sul e oeste da capital, no entanto, o tempo está bastante fechado e chove forte em alguns locais, principalmente entre Nova Lima, Brumadinho e Ibirité. Acredito que não deve chover na Pampulha até o final do jogo, mas o torcedor paulista deve pegar o tempo ruim logo após sair da capital.
    7 points
  19. Caiu um belo temporal aqui na região mais ao Sul da Capital SP. Muitas água e muito vento .
    7 points
  20. O dia começou bem com 19 graus mas a tarde fez 35 graus, ameaçando temporal por volta das 18:30 que ficou no sentido oeste vale do Taquari. Os próximos dias até o domingo de carnaval será de muito calor, com máximas entre 35/39 graus e mínimas de 20/22 graus, podendo chegar aos 26 no carnaval. O alívio só chegaria na quarta feira de cinzas em diante, mas podemos ter algum temporal estes dias com todo este aquecimento e umidade. Agora faz 28 graus.
    7 points
  21. que lugar bonito! No tempo aqui hoje, domingo: abafado, choveu, parou. Choveu de novo
    6 points
  22. Degringolou muito, ainda mais se comparado com anteontem. E acho que vai ser toda semana esse padrão, com abafamento. Pensei que a onda de calor de dezembro seria o pico desse verão, mas essa de fevereiro tem tudo pra superar tanto em extensão como nos picos das máximas. Próxima semana tem tudo pra ser a mais quente desse verão por aqui, e espero que depois não venha outra onda que supere essa.
    6 points
  23. O segundo ato "giratório" ocorreu pouco depois, e aparece no canto esquerdo da imagem: Essa parte da grande célula que atingiu Curitiba teve o topo muito resfriado, com potencial de granizo. Mas boa parte da energia foi consumida no extremo SW da capital. Chegou aqui muito fraco, mas ainda produziu chuva forte na mesma área atingida pela primeira tormenta.
    6 points
  24. Aqui já deu cerca de três temporais de verão nessa última semana, mudou demais o cenário se comparado a dezembro e meados de janeiro.
    6 points
  25. Essas duas frases podem parecer contraditórias mas ambas estão corretas. A chuva forte desta tarde foi bem localizada, pegando as regiões de Santo Amaro e Interlagos, na zona sul: INMET-Interlagos: 48,2 mm CGE-Capela do Socorro-Subprefeitura: 45,0 mm CGE-Santo Amaro: 38,2 mm Fora desta área, o maior acumulado foi 21,8 mm na CGE-Jabaquara, também na zona sul. A automática do Mirante, na zona norte, somou 6,4 mm. Algumas estações do CGE não chegaram a 1 mm. Hoje esquentou mais em Sampa. A manhã teve sol entre nuvens. A tarde ficou nublada após as chuvas, que ocorreram principalmente cedo, entre 13 e 14 h aproximadamente, embora ainda tenha havido precipitações isoladas depois. Mirante (Aut): 19,8°C / 29,6°C Interlagos: 17,8°C / 29,7°C
    5 points
  26. Sesc Inmet teve 48 MM de chuva no temporal de hoje a tarde . Já tem acumulados 118 MM nesse mês. Variação de temperaturas hoje entre 17,8 a 29,7 graus.
    5 points
  27. 5 points
  28. Tô achando que o verão vai se estender até meados de Abril ...igual 2016 .
    5 points
  29. Hoje o INMET em Primavera do Leste teve mínima de 20 C e máxima de 26,6 C, com uma gostosa madrugada chuvosa e poucas aberturas de sol de tarde, acompanhando a onda de calor no Cone Sul de camarote, e o Brasil Central livre disso, um presente depois de tudo o que nós passamos de agosto até dezembro, quase só o Rio Grande do Sul está sofrendo com essa onda de calor no Brasil, e parte do MS, pior mesmo é na Argentina com calor de até 45 C, do Paraná pra cima sem a bolha de calor de calor do Brasil Central, agora fresco e úmido.
    5 points
  30. Sol entre nuvens durante a parte da manhã e depois céu nublado no período da tarde, basicamente um repeteco de ontem, porém com maior abafamento. Extremos de hoje em Eldorado: 20,4°C / 30,5°C Pelas redondezas tem um núcleo atuando faz horas já no planalto, agora está nos limites do município e quem sabe consiga chegar na cidade:
    5 points
  31. Seria uma situação grave, ainda mais repetindo tão cedo um evento que não é comum de ocorrer. Creio que vá depender da velocidade com que o El Niño vai perder força, além das temperaturas no Atlântico Sul.
    4 points
  32. Somos 2. Previsão climática é um negócio complicado, tanto que normalmente nem presto grande atenção a elas. Embora pareça que, no caso particular da cidade de São Paulo e leste paulista, o verão esteja se expandindo lentamente para abril de um lado e para novembro do outro. Dezembro, que antigamente ainda tinha várias características de primavera, hoje em dia virou verão pleno por aqui, tanto que é um dos meses que mais aqueceu. Aqui é frequente que várias características do verão terminem abruptamente. A principal delas são as chuvas convectivas, os temporais das tardes. É comum a chegada de uma massa polar no final de março ou início de abril, fraca que seja, virar a chave. Embora as temperaturas normalmente não caiam muito de uma hora para outra, cessam os chuvões das tardes, o abafamento e a grande presença de nuvens, típicos do verão. É quando começam a surgir os primeiros dias inteiros de céu limpo.
    3 points
  33. Tóquio nessa segunda, dia 05/02: ECMWF coloca até 30cm de neve nas próximas 36h ICON é mais contido apontando 15-20cm
    2 points
  34. isso é bem interessante, e é o que aconteceu tb em 2016. talvez só mude o momento, e quanto antes ocorrer melhor kkkk por aqui a situação complicou hj. Ainda temos 27 graus e está muito, muito abafado. Ameaçou chover, mas nenhum núcleo pegou Canoas. Não sei quanto a POA, mas pelo radar parecia que algo chegaria na capital gaúcha.
    1 point
  35. eu diria que somos nem eu nem tu, mas ambos apenas só que nenhum
    1 point
  36. O primeiro mês de 2024 em Juiz de Fora foi com temperaturas absolutamente ordinárias para a época. Destaque para a máxima de 17,7C que foi a menor para Janeiro desde 2009. A mínima absoluta de 14,4C também foi bem boa, mas não chega a ser extraordinária. DADOS DO INMET: Na média compensada, a temperatura ficou em 21,7°C e isso representa rigorosamente a média normal de 91-2020.
    1 point
  37. Agora, temos a brisa marítima entrando pela cidade e começando a provocar queda nas temperaturas. Além disso, as nuvens baixas já estão tomando conta da cidade.
    1 point
  38. Um céu totalmente limpo assim, sem nenhuma nuvem durante o dia, no verão, é algo praticamente inimaginável na capital paulista e na maior parte do Sudeste. -------------- Sampa teve mais um dia nublado com aberturas de sol, que ocorreram principalmente durante a manhã. Hoje já foi possível sentir um calor razoável nas ruas, com as nuvens e a umidade mais alta. Sorte que os ambientes internos ainda estão numa temperatura agradável. Até agora, nada de chuva significativa. Mirante (Aut): 18,8°C / 27,5°C Interlagos: 18,4°C / 27,7°C IAG: 17,3°C / 28,0°C Abaixo, foto tirada na zona norte por volta de meio-dia.
    1 point
  39. Bom dia Começou um período de "estiagem úmida" aqui no Paraná. Segundo as previsões dos principais modelos, os acumulados serão muito baixos, mas com pequenas precipitações (localmente até fortes) diárias. Essas tormentas rápidas de verão podem estar relacionadas aos efeitos do El Nino, que trouxe um verdadeiro dilúvio na primavera mas secou o nosso verão. Em Janeiro, de um modo geral ficamos com apenas 50% da chuva esperada e não deve ser diferente em Fevereiro, talvez tenhamos ainda menos episódios importantes de chuva por aqui. Nessas condições, suponho que o quadro climático apresentará uma tendência de maritimidade meio que constante, onde as temperaturas estarão relativamente amenas nas médias diárias (como vem ocorrendo nos últimos 2 dias) e presença constante da brisa oceânica. A brisa em sí trás refresco, principalmente depois das 14/15h, no entanto ela tem um lado negativo que é a desintegração das poucas células de trovoadas que eventualmente surgem devido ao calor e umidade. Ontem aconteceu novamente esse fato inconveniente. Entre às 15/17h alguns núcleos surgiram no sul e no lado norte, mas a brisa se tornou tão intensa que em pouco tempo esses núcleos foram se desintegrando e o que restou foi uma espessa capa de Cirrus. Não pude registrar o lado sul, pois há muita vegetação que impede uma boa visualização, porém o lado norte, sim. Depois de formada, a Cb foi se "achatando" e expandindo em várias direções, pois seu suprimento de calor e sua estabilidade convectiva são interrompidos pelo vento marítimo. Essa situação possivelmente irá se repetir quase que diariamente. O mês de Fevereiro é um dos piores, talvez o pior para frentes frias aqui no paralelo 25 e estamos neste verão praticamente dependendo de frentes frias para ocorrência de chuvas mais abrangentes. Recentemente houve um grande episódios de "Lestada" que atingiu nosso litoral e também Santa Catarina/São Paulo, onde ocorreram grandes acumulados e transtornos relacionados a enchentes e desmoronamentos, no entanto aqui não teve nem sequer acumulados razoáveis, ficando no geral na faixa dos 15/30mm, contra 200/400 mm em algumas áreas ao leste da Serra do Mar: Em Guaratuba, sul do litoral paranaense choveu 227 mm no dia 23/01 e 101 mm no dia 24, totalizando 626,6 mm nos últimos 15 dias, ao passo que aqui o volume máximo nesse período foi 19 mm e não esteve relacionado ao evento dos dias 22/25 de Janeiro que atingiu o litoral. Claro que não daria para ignorar as particularidades climáticas de cada área: enquanto a média pluviométrica em Janeiro está na faixa dos 180/210 mm em Piraquara, Guaratuba recebe algo em torno dos 350/400 mm. Por outro lado, a média nesta última localidade foi extrapolada em cerca de 350 mm para mais enquanto aqui ficou em torno de 100 mm para menos. O verão é interessante aqui no planalto, onde não tem praias e outros atrativos naturais para se refrescar, justamente devido aos temporais esperados quase que diariamente, mas não está sendo assim. Aliás, faz tempo que o comportamento da estação vem mostrando uma alteração bem significativa. Depender de frente fria para observar chuva/trovoadas é muito deprimente.
    1 point
  40. Previsao para WUHAN, China............mesma latitude e altitude da regiao central do RS (30N)
    1 point
  41. E essa previsão para a maior cidade do mundo, Chongqing, a 29°N (240 m)? Na América do Sul a média de uma cidade assim só lá pelos 37°S...
    1 point
  42. Estação de Yurty na Sibéria marcou mínima de -56,7 graus e pressão de 1062,8 hPa.
    1 point
  43. Interessante que a ilha da Madeira, território português a quase 33° N, é (Dando uma exagerada ) um verdadeiro bananal. Mas, falando sério, mesmo em áreas um pouco afastadas mas ainda dentro da capital, Funchal, a gente vê plantações de banana. Embora neve com relativa frequência nas áreas altas do interior da ilha, na estação meteorológica da cidade de Funchal a mínima absoluta da normal 1991-2020 é 7,4°C. Embora não seja uma cidade grande (105 mil habitantes), a altitude de Funchal vai da praia até 550 m. A estação meteorológica fica a 58 m.
    1 point
  44. É verdade. O período de frio é curto, comparado com o período de calor. Não compensa:
    1 point
  45. Hong Kong.......22N previsao de chuva com temp entre 5 e 8C amanha. Guangzhou.... chuva e temp entre 3 e 5C amanha. ========== Hanoi no Vietnam........21N Chuviscos e max entre 9 e 10C amanha
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.