Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/20/24 in all areas

  1. E a paz provisória finalmente se aproxima, o primeiro refresco do ano.
    11 points
  2. Finalmente a temperatura conseguiu abaixar de 20°C aqui (mínima de 19,7C). Após três dias seguidos com mínimas sob-20. Mas o calor já chegou com tudo agora: Ainda de manhã, no momento faz 29,3C. Céu com Cirrus.
    8 points
  3. Choveu forte agora de manhã e esfriou de vez (leia-se: não vai mais esquentar e ficar abafado). Faz 23,1° com 95% e ainda chove fraco. Vídeo da tarde de ontem com bastante calor e mais alguns estragos do temporal.
    7 points
  4. As pancadas de chuvas diárias continuam. Janeiro sendo janeiro. Temperatura amena no momento: 21ºC (Simepar).
    6 points
  5. Pelo que vi olno radar, o pau tá começando a quebrar na Baixada Santista e Vale do Ribeira
    6 points
  6. Sem chuva nos últimos dias, a mínima média tá em 26,5ºC na estação convencional de Natal. A automática (que fica no mesmo local) está fora do ar desde outubro do ano passado. Inclusive já é tradição ela deixar de funcionar, ou no mínimo apresentar buraco nos dados, no final/início de ano.
    6 points
  7. Conforme o Aldo comentou mais cedo, as temperaturas continuam altas ainda. A madrugada começa com 23 graus na maioria das estações do CGE. O aeroporto de Congonhas chegou a reportar 21 graus durante a chuva entre 20 e 21 horas, mas subiu para 24 graus ás 23 horas. Caiu para 23 graus à meia noite. Já o aeroporto de Cumbica registrou também 21 graus, mas entre 18 e 19 horas. Voltou a subir para 23 graus às 23 horas e continuou assim na atualização da meia noite. Enfim, está um parto para que as chuvas (mesmo as mais generalizadas e intensas) consigam provocar uma queda mais acentuada nas temperaturas nesse verão.
    6 points
  8. Até hoje (Anomalias em relação à 1991-2020), Mirante Mínimas; 20,4°C (+1,0°C) Máximas: 31,0°C (+2,4°C) Interlagos Mínimas: 19,7°C Máximas: 30,2°C
    6 points
  9. Hoje foi um dia abafado, oscilando entre 23/34 graus e sensação térmica de 40 graus. Para o final de semana e segunda feira, muita nebulosidade, um pouco de chuva e temperaturas amenas na casa dos 26 graus a máxima. Estas máximas devem oscilar entre 26/28 graus com vento leste de até 40 km/h na próxima semana, devido a área de alta pressão no oceano, podendo ter mínima de até 15 graus. Não acredito muito, mas como tivemos uns 10 dias de amenidades no pós natal até pós ano novo....
    6 points
  10. Idem por aqui. Observei e ouvi a passagem de um temporalzinho com meia dúzia de descargas elétricas às 14h30. Não caiu 1 gota em casa, e a tarde segue nublada e (agora) fresca com 24,5°C.
    5 points
  11. Muita chuva em Sorocaba (SP). Defesa civil da cidade fala em 150mm. A cidade tem estação do INMET. O recorde de janeiro é 111,4mm em 27/01/2004. E o recorde absoluto é 164,4mm em 17/02/2011 PS: a convencional de Sorocaba registrou 99,2mm enquanto a automática (que fica em outra área da cidade) registrou 78mm.
    5 points
  12. Madrugada começando com chuvas em vários locais do estado de SP. Inclusive, uma dessas chuvas está em regiões mais próximas à Grande SP.
    5 points
  13. Agora nublado depois da chuvarada (sim, chuva forte depois das 19h). Agora faz 25,1° com 93%. Abafado. Vídeo da noite passada aqui em POA. Tempo estava bom e abafado, mas reparem que havia muitas áreas ainda sem luz.
    5 points
  14. Vídeo do toró que caiu em POA ontem, mas sem grande acumulado. Somei 11 mm em casa. Agora de manhã choveu forte de novo e o vento virou de vez marcando a entrada da frente. Tenho 27,4° com 67%. Ainda abafado, mas vai refrescar um pouco de noite.
    4 points
  15. Pois é. Guardem esse dado. Quando terminar o mês a anomalia que está agora vai ser reduzido a quase zero e a média das temperaturas mês deve ficar praticamente na média.
    4 points
  16. Boa tarde! Buenos Aires ontem: Mínima: 20,8°C Máxima: 31,5°C Dia ensolarado e quente, mas felizmente seco e com vento. Hoje temos uma tarde super agradável, com tempo ensolarado, 25,9°C, 44% e vento leste (do rio) a 11 km/h.
    3 points
  17. Relatório do dia de ontem no Rio de Janeiro, ontem 6a feira o dia amanheceu bastante escuro e nublado e abafado as 5h tínhamos 28 graus, porém a mínima de ontem foi de 25 graus às 9h30 durante uma pancada de chuva moderada no meu bairro do cachambi, sendo às 11h o sol já aparecia entre muitas nuvens o suficiente para temperaturas disparar e às 14h30 obtive uma máxima de 34 graus, porém o que chamou a atenção era que as 20h ainda tínhamos 29 graus com céu com poucas nuvens umidade elevada e abafamento forte e suor e mais suor. Resumindo como a temperatura aqui no verão não cai nada a noite, chuva mais forte ficou concentrado na região de Marica. Hoje o dia para variar amanheceu mais limpo e quente claro as 5h obtive mínima de 27 graus. A máxima bateu os torricos 35 graus aqui no cachambi, agora são 18h temos muitas nuvens altas e escuras para lado da serra faz 33 graus bem abafado a defesa Civil está em alerta principalmente quem mora ae em áreas de risco, devido ao sistema de baixa pressão e a chegada da frente fria irá trazer um certo alívio no calor.
    3 points
  18. Imagem do radar IPMET mostrando a chuva próxima da capital paulista. O CGE decretou estado de atenção em toda a cidade. Ainda temos temperaturas altas. Apenas no extremo sul que se observa uma queda nelas (muito provavelmente devido às chuvas).
    3 points
  19. A convencional de Sorocaba fica na periferia da área urbana, no campus da FATEC (Faculdade de Tecnologia). Já a automática leva o nome mas não fica em Sorocaba. Fica no sítio histórico da Fazenda Ipanema, no município vizinho de Iperó. ------------- Sampa teve dia nublado com períodos de mormaço e algumas rápidas aberturas de sol. Tivemos presença constante de ventos continentais mas o abafamento era sentido nos locais abrigados do vento. A madrugada nublada ajudou a manter bem ruim a situação das mínimas. Mirante (Aut): 22,2°C / 27,7°C Interlagos: 21,0°C / 29,8°C IAG: 20,4°C / 29,2°C Abaixo, foto tira há pouco aqui na zona norte.
    3 points
  20. A partir de amanhã as máximas serão mais agradáveis em São Paulo. Inclusive o Foreca prevê máxima sub-20 em São Paulo no dia do aniversário, possivelmente a primeira do ano. Certamente a mínima do mês e a menor máxima do mês serão nos próximos dias. Vai aniquilar a atual anomalia do mês (não sei quais são @Aldo Santos
    3 points
  21. A capital paulista teve alguns acumulados pontuais importantes no final de tarde e noite de hoje. Isto é, os valores altos foram em algumas áreas e não generalizados pela cidade. Houve alguns alagamentos em ruas e avenidas, nos locais de hábito, nada fora da rotina. Maiores totais nas estações do CGE até o momento, Penha: 98,8 mm (Zona leste) Ipiranga: 66,0 mm (Z. sudeste) Vila Prudente: 48,2 mm (Z. sudeste) Jabaquara: 38,2 mm (Z. sul) Vila Formosa: 36,8 mm (Z. leste) São Miguel Paulista: 32,8 mm (Z. leste) Barragem-Parelheiros: 27,2 mm (Extremo sul) Itaim Paulista: 26,8 mm (Z. leste) Nas oficiais até 22 h BR, Mirante (Aut): 2,4 mm Interlagos: 25,6 mm Em Sampa, mais um dia quente com ventos continentais que aliviaram um pouco a sensação de calor. Porém, em locais mais fechados, onde não pegava vento, o abafamento esteve presente. A automática do Mirante chegou a ter rajada de 41 km/h de NNO. Mirante (Aut): 21,0°C / 31,1°C Interlagos: 18,9°C / 32,5°C A mínima de Interlagos foi na hora das chuvas que caíram na madrugada. As temperaturas mínimas continuam altas no geral.
    3 points
  22. Nessa sexta-feira super abafada resolvi tirar o moleton e sair do quarto (coisa que o @Matheus Vinicius deveria fazer) e tomar um banho nas águas geladas da cascata paraíso em Campo Alegre: Quando cheguei no local (por volta das 14h00) o céu já estava ficando carregado de nuvens escuras e com chuvisco em alguns locais. Era possível ver no horizonte os aguaceiros isolados que caiam de quando em quando. Mas chuva de verdade pegamos já em casa por volta das 17h. Foi um alívio para esse abafamento nojento. Máximas de hoje: 31,9°C Rio Vermelho Estação e Lençol 31,4°C Rio Negro Índice de calor no bairro Rio Negro chegou a 36,4°C as 14h55 e 37,4°C no Rio vermelho estação as 14h40.
    3 points
  23. Se tem estações ainda mais quentes que essa, por que não acreditar na estação? O que eu sinto na pele aqui são noites quentes, não durmo usando cobertor faz uns 3 meses. Essa estação é do bairro Boqueirão, eu moro no bairro Xaxim, que me lembro da estação ser ainda mais quente. Além do mais, a mínima no INMET foi 22.3c, e a estação do INMET fica num local mais fresco que os demais. Então é perfeitamente plausível. Mínima de 22.8 em Curitiba sim, Curitiba não é uma cidade fria.
    2 points
  24. Ficando a tarde toda com chuva contínua, até agora, chegando pra RMSP já já
    2 points
  25. Alguns adendos: realmente um frio retumbante; pra nós brasileiros o sol nessa altura a 13:30 é coisa de outro mundo; o cachorro passeando todo serelepe como se NADA estivesse acontecendo. Impressionante. Paris é uma cidada lindíssima, impressionante. Já estive por lá duas vezes no inverno e não peguei neve, apesar de muitos dias nublados, frio constante e chuva com 4°. Ficava imaginando como seria aquele lugar com neve. Toda vez que vejo me lembro disso.
    2 points
  26. Sair do quarto nesse calor nem a pau, em casa é mais suportável, agora, quando começar o frio pode apostar que eu saio. Em 21/08/2020 eu fiquei o dia inteiro na rua só pra sentir aquele frio.
    2 points
  27. Após o sol ter aparecido com força e as temperaturas terem subido, ultrapassando os 30 graus, durante a tarde, a noite começa com fortes pancadas em São Paulo. Inclusive, o CGE decretou estado de atenção em toda a cidade. Imagem dos radares da UNESP
    2 points
  28. Como diria Milton Leite (narrador do Sport tv): "Que desagradável!" 👇👇 Primeiro verão que pego aqui em SBS com tantos dias abafados!
    2 points
  29. A imprensa disse que de acordo coma Climatempo foram mais de 500 mil descargas elétricas em todo o RS!!!
    2 points
  30. Aqui em Orlando ontem estava bem gelado, hoje já estava normal, inclusive com um pouco de chuva. A previsão para o fim de semana aqui é novamente de frio, no sábado o destaque é a temperatura máxima, que não deve passar dos 11° com sol e domingo a mínima prevista é de 2°…..veremos!!!!!
    2 points
  31. Nevou muito ontem na região central da Alemanha, levei várias horas para chegar aqui em Monschal perto da fronteira com a Bélgica vindo da Holanda, com estradas cobertas de neve, vários acidentes, visibilidade baixa e caminhões atolados. Na autobahn A3 o transito simplesmente parou e pessoas tiveram que dormir nos carros, resgate usou quadriciclos para levar água e mantimentos, situaçao foi tensa. Hoje finalmente a neve parou e o sol apareceu, tempo seco e gelado com máxima de -3C. Nas últimas 24 horas acredito ter nevado mais de 25cm por aqui... Ar artico cobre grande parte da europa ocidental, tirando Itália,Espanha e Portugal (aliás que pais bem ruim de se morar para um amante do frio, simplesmente quase nunca chega ar gelado ali mesmo estando no paralelo 40)
    2 points
  32. A forte instabilidade que trará neve a Paris nas próximas horas já está concentrada no momento entre Bélgica, Alemanha e Países Baixos. Em Bruxelas neva torrencialmente no momento:
    2 points
  33. No México, assim como no Brasil, ocorrem as frentes continentais e as frentes marítimas. Boa parte do México se beneficia mais com o frio continental, quando o centro da alta pressão desce diretamente sobre o território mexicano ou em uma posição mais a oeste dos EUA, diferente do caso atual com a alta pressão muito a leste e o ar frio sem conseguir atravessar as montanhas acaba se maritimizando. Mais ou menos nesta configuração é a ideal para chegar o ar frio na região central mexicana: No México também, diferente do Brasil, ocorrem frentes marítimas dos dois oceanos, Atlântico e Pacífico, as frentes atlânticas trazem frio raso do centro leste dos EUA como aconteceu hoje e não conseguem superar as bordas da chamada Sierra Madre Oriental, com altitudes que passam dos 3000 m. Porém há também as frentes marítimas do Pacífico, essas sim conseguem atingir as altitudes do noroeste do país e trazem neve aos estados da Baja Califórnia, Sonora e Chihuahua. Como neste exemplo, onde temos um ar polar marítimo no atlântico pegando o nordeste mexicano mas sem conseguir avançar e do outro lado algumas frentes pacíficas trazendo frio e neve no noroeste do país:
    2 points
  34. Como já deixei registrado em várias publicações, o Outono e início de inverno foram muito acima da média aqui em Saskatoon, imagino que como nunca antes, quebrando recordes. Assim foi até os primeiros dias de janeiro, com temperaturas persistentemente acima da média, embora já estando no campo negativo nas mínimas e máximas. Pensei se eu teria dado o azar, ou quem sabe sorte, de estar aqui justamente no inverno menos radical de todos os tempos. Os últimos, entretanto, mostraram o contrário com uma louca virada de chave. Nevou forte e logo em seguida esfriou brutalmente. No auge do frio, mínima de -41.0°C no dia 12, máxima de -33.2°C no dia 13. A temperatura se manteve neste campo dos -30 por alguns sofríveis dias. Após o início de uma tendência de aquecimento bem gradual, hoje a máxima alcançou -21°C, e é incrível como em alguns instantes, especialmente sob o sol e com pouco vento, eu genuinamente pude sentir que já não está tão ruim. Ainda é um senhor frio, sem dúvidas, mas causa uma inusitada sensação de alívio. Até o fim do mês a temperatura deve ir alcançando os -10, até perto de 0.
    2 points
  35. Que coisa bizarra, mas mínimas assim devem ser extremamente raras em Curitiba , não ?
    1 point
  36. Até o momento a chuva está flopando no Rio de Janeiro e o calor super abafado continua forte como nunca. Parece que amanhã, a chuva pode cair de forma mais democrática no estado, estou torcendo!
    1 point
  37. Mínima de 22,8C em Curitiba ? E você quer que a gente acredite nessa estação ?
    1 point
  38. El Niño está definitivamente arrumando as malas para partir e o Índice de Oscilação Sul já mostra isso ao positivar. Mesmo que seja temporário e volte a negativar, não deve ser grande coisa pois a tendência agora é subir (aliás, já está aumentando lentamente desde setembro como podemos ver no gráfico): Quanto a previsão dos modelos para o inverno, a média para junho já mostra uma pequena neutralidade negativa. Isso ao meu ver reforça a possibilidade de que ao final do inverno já podemos ter uma La Niña fraca configurada:
    1 point
  39. Aleluia. Preciso urgente procurar as anomalias do Atlântico sul de 2016, principalmente logo antes daquela sequência brutal de pulsos de ar frio de Maio e Junho (que só foi interrompida com um breve veranico no começo de Julho aqui no RS), pra ver se no próximos meses irão bater tbm, junto com as condições do Pacífico. Devo tá sonhando demais kk
    1 point
  40. O pior já passou do ápice. Início da queda agora em janeiro, neutro em abril e La Nina em maio. Uma queda rápida.
    1 point
  41. Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) Niño 4: 1,4 ºC (0,0) Niño 3.4: 1,9 ºC (-0,1) Niño 3: 2,0 ºC (-0,1) Niño 1+2: 1,0 ºC (+0,2)
    1 point
  42. Obrigado por moverem meu post para cá, não estava encontrando o tópico novo!
    1 point
  43. Se os modelos estiverem certos, a partir da metade de janeiro o Pacífico Equatorial iniciará seu declínio nas temperaturas (ainda com algumas oscilações positivas) e o El Niño caminhará para o fim, que oficialmente pode ocorrer já em março. Um evento diferente apesar da "anatomia" canônica, com anomalias de TSM variando de moderadas a fortes na região 3.4, mas com baixa teleconexão atmosférica devido ao IOS que não respondeu na mesma intensidade. Um Niño que chegou a ser previsto como super, mas que não se configurou. Mas não se iludam: o período de retorno dos super-El Niños costuma variar de 13 a 15 anos, portanto não vai demorar para esse super aparecer de fato, já que o último foi em 2015-16! Mas para agora... BYE BYE EL NIÑO!
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.