Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 05/07/23 in all areas

  1. Pessoal, lembrem de verificar mais fontes de previsão do tempo além do já consagrado Tempo.com ! A comparação de modelos é importante, além é claro de analisar a média de todos os membros de um modelo (o que chamamos de Ensemble). Isso nos dá mais dicas quanto à real tendência de uma massa polar chegar forte ou não. Se olhar somente as saídas do Tempo.com, não terá a dimensão exata da previsão do tempo. Vai mudar diariamente, ainda mais nessa época de outono, sabidamente a pior época para assertividade dos modelos. Segue abaixo uma sugestão de link para observar a saída “crua” do ECMWF, e todos os seus membros (inclusive o membro principal, o controle, que vai para os sites que usam o ECMWF): https://www.wetterzentrale.de/de/show_diagrams.php?geoid=1329&model=ecm&var=201&run=12&lid=ENS&bw=1 - Escolher a cidade e a variável para analisar; - O gráfico vai aparecer mais ou menos dessa forma abaixo. Pode parecer confuso, mas é uma boa maneira de verificar se uma determinada previsão para temperaturas está com consenso dentro do modelo ou não. Quanto mais espalhadas estiverem as linhas em determinados dias, menor a confiabilidade. - A linha azul é o membro controle (o que vai para os sites). A linha branca é a média dos membros. Já a linha vermelha é a temperatura média normal.
    10 points
  2. Vamos ver o que vem depois do dia 20. Parece que pode ter algo interessante.
    9 points
  3. A temperatura começa a cair na Quarta (dia 10). De Quinta em diante, queda livre, com a possível primeira sub-10 do ano: Todos os modelos agora concordando com essa erupção de ar frio. Outro destaque será a frente fria, que poderá trazer acumulados surpreendentes para algumas cidades do leste do Sudeste.
    9 points
  4. Valeu pela dica Renan. Gostei dessa interface nesse link, bem intuitiva. Bem que podia ter uma curva com a legenda "Ilusão" e outra com a legenda "Flopou o frio" he he he
    9 points
  5. Renan saberia explicar porque o dado divulgado é o do membro controle e não o da média dos membros? Obrigado por compartilhar o link.
    8 points
  6. Pra Taubaté-SP também tá bem interessante depois do dia 20.
    7 points
  7. Obrigado Renan. Você colocou aqui tudo o que eu penso quando leio os lamentos sobre as saídas do tempo.com mas não sabia como escrever rsrsrs... Pessoal! Temos colegas experientes no Fórum e vale a pena seguir as orientações. 😉
    7 points
  8. Pelo o que entendo, a previsão do Simepar usa como base dois modelos, o WRF para até 4-5 dias no futuro e o membro de controle do GFS para além disso, em algumas localizações pode ter ajuste por um meteorologista mas na vasta maioria das cidades é basicamente o controle do GFS. Mas ressalvo que ninguém precisa depender de apenas uma fonte, um outro exemplo e alternativa que posso dar é o Weather Underground, que fornece previsões bem realistas com base no algoritmo proprietário deles que leva em conta as médias de vários membros do GFS, ECMWF, WRF, CMC, NAVG, JMA entre outros dependendo da localidade do mundo. A tendência para Curitiba pelo Wunderground está boa, temperaturas na média, não há do que reclamar considerando que poderíamos estar tendo um Maio de 2015/2019 nesse momento.
    6 points
  9. Mais uma noite morna e de inhaca por aqui, pois voltou a chover. Tenho 20,6° com 97%. Atmosfera tropical, mas chuvosa. Vídeo de agora à noite.
    6 points
  10. Marcio, essa é uma boa pergunta. Não vou me arriscar a um palpite para responder essa pergunta, vou deixar para alguém mais experiente, kkkkk. Se alguém souber a resposta , agradeço !
    6 points
  11. Aqui na cidade de São Paulo, esses primeiros 6 dias de maio estão em ritmo de março (Ainda bem que sem o abafamento...). Nem abril consegue dar conta. Médias até hoje (Anomalias em relação à normal 1991-2020) Mirante Mínimas: 18,5°C (+3,8°C) Máximas: 27,9°C (+4,5°C) Média compensada: 21,8°C (+3,4°C) Média simples: 23,2°C (+4,1°C) Interlagos Mínimas: 17,6°C Máximas: 26,5°C Média compensada: 20,7°C Média simples: 22,1°C Os meses de maio mais quentes já registrados no Mirante foram (Médias mínimas/máximas/compensada): Mai/2019 => 17,2°C / 25,6°C / 20,6°C Mai/1984 => 16,1°C / 25,6°C / 20,1°C Maiores temperaturas já registradas num mês de maio no Mirante: 31,7°C (03/05/2001) 31,3°C (07/05/2010) 30,7°C (02/05/2001) 30,1°C (01/05/2003) 29,8°C (02/05/1997, 13/05/2005 e 17/05/2007) 29,7°C (08/05/1984) Notem que até 2000, o Mirante nunca tinha registrado 30°C em maio. ------------ Hoje, a saída tardia do sol ajudou a dar uma segurada nas temperaturas. Ontem, o Mirante registrou 29,2°C de máxima ! Hoje, Mirante: 18,9°C / 26,7°C Interlagos: 18,3°C / 25,4°C IAG: 18,3°C / 27,2°C E o calor deve continuar até o início da próxima semana...
    6 points
  12. Não confio nem um pouco nessas previsões do Simepar, mas uma ressalva, quando se trata de calor o índice de acerto é para mais
    5 points
  13. São Paulo vem tendo uma segunda metade de manhã com sol e algumas nuvens. As temperaturas ainda estão amenas e agora temos 20-22 graus na maioria das estações do CGE com umidade na casa dos 70/80%. Os ventos sopram de leste nordeste segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    5 points
  14. Já sofri tanto com tendência de modelos de longo prazo, que hoje "não me animo" mais. Fico com previsões mais "conservadoras" e "realistas", menos voláteis. Para mim, foi-se a época do Ensemble do Inpe, por exemplo. Já uns 7/8 anos atrás...
    5 points
  15. Eu não acompanho o tempo.com Vou começar a acompanhar, mas pelos seus relatos parece que ele oscila demais! Muito volátil. O Foreca nunca deu esses 3ºC de mínima para Curitiba neste evento. Gosto do Foreca porque ele é bem "pé no chão". Mas, gosto é gosto...
    5 points
  16. Continua dando frio a partir de 4ªfeira e dias subsequentes. Não é "O frio", mas é frio sim. Estamos ainda em maio, lembre-se. Há tempos sinalizava essa tendência.
    5 points
  17. Estava prevendo 3° pra Curitiba (Normal para ondas de frio em Maio) Foi para 9°. Isso pra maio está longe de ser frio, a não ser que volte amanhã. Mas esse tempo.com é muito ilusório, consigo nem confiar mais.
    5 points
  18. GFS TRAZENDO PROJEÇÃO DE NEVE LÁ PRO DIA 20 DE MAIO, NA SERRA GAÚCHA ☃️☃️☃️☃️☃️ ❄❄❄❄ MODELOS DE PROJEÇÃO NUMÉRICA ESTÃO COM UMA OSCILAÇÃO MUITA ALTA, MAS INTERESSANTE VÓRTICE PREVISTO. TEMPERATURA A 2 METROS DE ALTITUDE DO SOLO. VÓRTICE PROJETADO.
    5 points
  19. Boa tarde a todos! Buenos Aires na quarta-feira: Mínima: 8,6°C Máxima: 19,5°C A manha foi de poucas nuvens, a tarde de tempo ensolarado. Chegamos a 10 mínimas sub-10°C e a cinco máximas sub-20°C este ano na capital argentina. Pelo interior do país, mínima de 10,5°C em Calafate, a maior pra maio desde pelo menos 2001, quando comecarma as medicoes na atual estacao.
    4 points
  20. Inhaca nojenta hoje em POA! Variação de 19,9° a 27,6° sem baixar dos 74%. Mas grande parte do dia foi com umidade perto do 90% ou mais. Agora mesmo tenho 92% com 24,0°. Isso dá p.o. de 22,6°!!! Fiz esse vídeo há pouco.
    4 points
  21. Muito obrigado pelas palavras!! Sobre a continuação do trabalho e o assunto, note que apesar de eu tentar manter o foco, escolhendo um assunto relativamente específico, ainda assim algumas coisas ficaram meio enxutas/resumidas, é o que acontece quando se tenta abranger um pouco mais em poucas páginas (25 páginas era o limite de envio pro artigo nesse modelo). Renovei a bolsa de pesquisa, portanto, devo continuar o trabalho, nessa linha do artigo ou sob outra variável/evento etc. Não escolhi certo o tema ainda, mas pensei em fazer sobre radiação solar (diferença entre os vales e os topos), vou pensar bem ainda. Ao se especializar, ou então se dedicar em um determinado tema, é bem fácil alcançar perto ou bater esse limite de 25 páginas para o artigo. Da pra fazer tranquilo tranquilo 25 páginas só sobre radiação solar, só sobre vento, só sobre tempo severo, só sobre precipitação, etc, então é complicado ser muito abrangente. Se juntar todas as variáveis e somar com o assunto de topografia/geografia, física, climatologia, tempo severo, e outros eventos meteorológicos/climáticos, da pra fazer um livro, literalmente.
    4 points
  22. pra cá piorou também. O tempo.com dava algumas mínimas sub-10, umas máximas boas tb, mas agora ficou um marasmo tbm e ainda por cima meteu um veranico a partir de pero do meio do mês.
    4 points
  23. 4 points
  24. Não. Tanto tempo.com quanto Foreca corroboram para frio após esse marasmo que estamos vivenciando há um bom tempo já. Partir 4/5ªfeira caem bem as temperaturas. Teremos uma sequência de dias frios.
    4 points
  25. Estava acompanhando pra cá e essa atualização de agora as 17:00 já removeu qualquer frio intenso novamente, no tempo.com
    4 points
  26. A frente quente sobre o RS neste sábado fez a tarde ser bem abafada em Canoas. Tivemos bastante chuva de ontem até hoje de manhã. Tarde sem chuva mas com muita umidade e céu cinza. Ontem foi chuvoso e com estreita variação de 20,2 / 20,9 °C na base aérea de Canoas. Hoje tivemos mínima de 20 °C e agora temos abafados 23 °C com umidade acima de 90 %. A semana será muito boa com a entrada da MP. Finalmente uma sequência mais longa de frio, mesmo que não seja uma grande MP, mostrará que houve uma bem-vinda mudança de padrão: Canoas - weather.com
    4 points
  27. E a 12 Z manteve a força também. Para ficar de olho. 🧐
    4 points
  28. Vou postar porque está entediante, não porque irá acontecer.
    4 points
  29. Buenos Aires ontem: Mínima: 16,8°C Máxima: 20,4°C Chuva: 33,1 mm A chuva continuou com intensidade fraca a moderada durante a madrugada, principalmente até 3 da manha. Entre 9h de sexta e 9h de ontem choveu 33 mm. Depois o tempo ficou nublado o resto do dia, com momentos de garoa, acumulando outro 0,1 mm.
    3 points
  30. Buenos Aires na sexta-feira: Mínima: 15,5°C Máxima: 21,3°C A mínima subiu bastante em relacao aos dias anteriores já que a madrugada foi nublada. O tempo seguiu fechado o dia todo e no comeco da noite comecou a garoar. Depois das 21h, a chuva ficou alternando entre fraca e moderado. Havia vento também, com velocidade sustentada de até 24 km/h no OCBA. Pelo país, máxima de impressionantes 22,6°C em Río Gallegos (51°S), superando em TRES GRAUS o recorde anterior para maio, que era de 19,6°C em 2 de maio de 1966.
    3 points
  31. De acordo com essa previsão do Simepar está pra ser o Maio mais patético dos últimos tempos, tão ruim quanto o de 2019. Um leve resfriamento e previsão de mais veranico? É isso que temos.
    3 points
  32. Muito obrigado!! Sobre essa diferença entre topo e baixada, conversando com o @kevin cassol, notamos que ele teve exatamente a mesma diferença, na mesma data, e quase que com os valores de mínima idênticos! Capela (topo): mínima 16,1ºC dia 24/07/2021 Portão (baixada): mínima 5,4ºC dia 24/07/2021 Se não me engano a distância entre o topo e baixada de lá é bem semelhante ao daqui também. E lá na região do Kevin o relevo é menos acidentado, com menor diferença de altitude entre o topo e baixada mas com mais latitude. Isso nos diz bastante coisa Acredito que a lógica do @Carlos Campostá no caminho certo. O que acontece aqui também que preciso mencionar: a direção do vento influencia MUITO. Taquarussu se sobressai em relação as outras baixadas do município e da região/estado com vento leste/sudeste/nordeste e isso tem a ver com três coisas principais: formato do vale, direção do vale, e profundidade do vale. Neste caso, estou falando do "pós-MP", quando a maior parte do ar frio foi embora mas resta o ar bem seco, por N motivos acontece que muitas vezes o auge do frio em altitude NÃO coincide com o auge da secura, e por isso fica estranho que muitas vezes as baixadas/vales tem mínimas da onda de frio quando o ar frio já está indo ou foi embora. Em relação à esse pós-MP, os topos ficam parecendo que estão em outra estação do ano no período da noite, e quem se destaca é as baixadas realmente poderosas (válido para qualquer local que não tenha muita maritimidade). Se você ver no meu artigo fiz um gráfico de correlação entre a umidade do topo e a diferença de temperatura entre as estações e o resultado ficou impressionante. Tenho dados recentes disso para exemplificar: Observem as mínimas do dia 2, sob o auge dessa MP do começo do mês. Foi uma MP com pouco ar frio mas muito ar seco, e a mínima de taquarussu foi bem inferior a da baixada alta (flor e ser) e do topo (aparecida). A mínima do dia 2 equivale a mínima do dia 20 do mesmo mês, lá em taquarussu, sendo que no dia 20 foi com bem mais ar frio mas menor ar seco, e isso é notável com o 5,1C da baixada alta (Flor e Ser) contra 10,5C da mesma no dia 02. Município em abril Ar seco na MP do dia, esses valores de água precipitável beiram os mais baixos possíveis para a região. Ah, na MP de julho 2021 e julho 2019, a atmosfera conseguiu alinhar o ar muito frio com o ar muito seco, batendo esses valores de 2/3mm de água precipitável junto com o ar bem frio. Dia 2 Nessa noite: Wickert 11,8°C 99% Taquarussu 12,2°C 98% Flor & Ser 12,2°C 79% Aparecida 22,0°C 25% Já nessa mesma semana de julho 2021 que estamos comentando, Bom Jardim da Serra conseguiu essa bizarrice (22/07/2021)
    3 points
  33. Pra ficar de olho. O Piter e o Coutinho de vez em quando falam de uma possível entrada de frio forte na virada do mês...
    3 points
  34. Ontem a mínima chegou a congelantes 19,9° pouco antes da meia-noite, kkk. Choveu bem, mas nada de esfriar. Umidade com ar tropical! Segue o registro de depois das 23 h. Chovia, ora moderado, ora fraco.
    3 points
  35. Os últimos dias foram bastante chuvosos e com uma umidade desagradável por aqui. Sensação térmica ficou no limite do abafamento na minha opinião, mas tolerável. Hoje e amanhã o sol aparece mais e faz um calorzinho. Em seguida, a previsão indica que devemos entrar na primeira verdadeira sequência de frio no ano, já com mais características de outono-inverno e não de verão-outono como foi até agora, com aqueles resfriamentos breves por 2-3 dias. Desta vez, aparenta que será uma sequência de 10 ou mais dias com mínimas quase sempre abaixo de 10⁰C e máximas quase sempre abaixo de 20⁰C.
    3 points
  36. Em Palhoça SC, estamos com um sábado quente 28 graus por enquanto, só a espera de algum refresco, abaixo o cambirela e seus mais de 1000 metros de altitude.
    3 points
  37. É interessante ver essa comparação entre topo (Linha Aparecida) e baixada (Taquarussu) e com base nisso chegar à alguma conclusão. No meu caso, penso q (diferente de uma alegação q já li em outra época, de q é mais importante fazer o monitoramento no topo - padrão Inmet ), as baixadas são mais dinâmicas quanto à variação térmica. Nesses locais é q o clima se expressa da forma mais variada possível, dentro de um determinado padrão regional e vendo a tabelinha com as médias do mês de Julho/21, percebe-se q a grande amplitude térmica da baixada não afetou tanto a média simples, comparando com o topo (-1,6°C). No caso em questão, a latitude ajuda. Mais ainda, quanto mais ao sul e possivelmente quanto mais para o interior do continente. A secura atmosférica e a estabilidade (ausência de vento) na baixada fez com q a temperatura afundasse durante a noite, ao passo q (se tratando de uma poderosa pré frontal), o topo sofresse no mesmo momento a ação do vento (entrada de ar quente continental). É uma diferença bem grande, esses 11°C mas nada absurdo para regiões sujeitas à dinâmica temperada. Em uma comparação "semelhante e não", as diferenças entre altura padrão (1,70/1,80m) e relva podem superar facilmente esse valor. O q irá determinar o grau de amplitude entre ambos será principalmente estabilidade e o índice de URA logo acima - quanto menor o valor da URA em, digamos, 2m, maior será a diferença entre a temperatura na altura padrão e a temperatura na relva, e já soube q em alguns casos esse valor alcança números bem expressivos. Em São Joaquim e nas regiões serranas de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, também do Paraná isso não é incomum, pois são os Estados q mais sofrem ação direta dos anticiclones com trajetória continental, porém o MS, sul do MT, oeste/sudoeste Paulista, também estão sujeitos à situações parecidas. É claro q no oeste de Santa Catarina a dinâmica é parecida com a do centro-norte da Argentina e muitas vezes o efeito da MP seca é até mais intenso do q o q foi produzido lá naquele país em latitude maior, pq a MP pode ganhar intensidade à medida em q avança para norte/nordeste. Como falei, quanto mais para oeste, maior a chance de se observar essas diferenças enormes entre temperatura do topo e temperatura da baixada sob estabilidade (situação pós frontal) ou sob "falsa estabilidade" (situação pré frontal, caso do dia 24/7/21), mas isso ocorre também (em menor escala - de frequência) no leste (serras, planaltos, principalmente). Em São Joaquim não é incomum ocorrer formação de geada com 7°C ou 8°C no topo (0°C ou menos, na baixada). Aqui mesmo em Piraquara eu já observei geada na baixada (-2°C relva), com 7°C na Vila (topinho). Na região sul de MG, região da Serra da Mantiqueira e no extremo nordeste de São Paulo (Campos do Jordão) ocorre geada intensa nas baixadas enquanto os topos desfrutam de 8°C ou mesmo 10°C em algumas situações q eu já acompanhei (na época em q o William publicava os registros das estações dele em Maria da Fé e em Gonçalves, entre outras). *situações basicamente "anticiclonais* ou sob MP velha. *Então vc pode estar se perguntando: "...o q tem à ver "temperatura de relva/abrigo" com o assunto em questão, q seria a diferença de 11°C entre baixada e topo nas duas estações de Iporã do Oeste no dia 24/07/21?..." Tudo! É o mesmo princípio, só em escala menor. Eu sempre digo, ou pelo menos falo de vez em quando, q a baixada de uma determinada região representa a relva de um determinado terreno ou vice-versa. No caso de BH, acredito q os menores índices de URA ocorram no inverno e durante as horas mais quentes e q durante a madrugada esses índices subam até níveis "normais" mesmo em altitude razoável, o q não favorece para q ocorram grandes surpresas nos registros mínimos entre topos e baixadas. Vcs não sofrem diretamente ação dos anticiclones e na maioria das vezes o ar de origem polar chega pelo lado oceânico (menos seco). No dia 24/7/21 em Iporã do Oeste, não foi o anticiclone q trabalhou para produzir a anomalia grande entre os dois locais e sim uma condição específica proporcionada pela condição pré frontal. São situações distintas: ar quente descia pelo norte e afetava o topo, enquanto a baixada "dormia tranquilamente" durante a bagunça logo acima. BH não tem essas loucuras. Não tem um "Chaco" nas vizinhanças ou uma Argentina e Andes logo ali... enfim, vc sabe de tudo isso. Mas temos q falar, afinal é o objetivo do fórum. Quanto ao trabalho do Jean (e dos colegas dele), sim, muito bom mesmo. Eu não esperaria menos. Não adianta muita coisa apenas possuir estações pra ficar divulgando em redes sociais q "fez tanto (°C), lá em casa na manhã passada, vejam!!!..." Abraços e espero a tua opinião
    3 points
  38. Salve!! É com satisfação que divulgo no nosso fórum a minha pesquisa de bolsa científica que concluí, em formato de artigo. Não vou me alongar aqui pois acredito que ficou bem didático no artigo em si e o BAZ está afiado nesse assunto. Acredito que deu para fazer algumas conclusões interessantes com dados originais. Hoje algumas coisas eu faria e escreveria diferente, mas estou contente com o resultado. https://revistas.uceff.edu.br/inovacao/article/view/248/248
    2 points
  39. 19,9°/31,3°C hoje em casa, mais um dia de verão por aqui com temperaturas bem acima da média pro mês de maio. Após as alterações dos modelos parece que se desenhou em definitivo que será uma MP marítima a beneficiar principalmente o Sudeste do país. Próximos 10 dias as temperaturas devem ficar “na média” aqui, o que não reverte o estrago desse começo de mês.
    2 points
  40. Acho q vai render um "pé de vento" aí .. E algumas pedrinhas...
    2 points
  41. Buenos Aires na quinta-feira: Mínima: 8,7°C Máxima: 22,3°C O dia comecou com muita névoa, com visibilidade restrita a 2 km no Observatório Central. Durante o dia sol e maior elevacao da temperatura comparado a dias anteriores, já que o vento virou pra N/NE.
    2 points
  42. ⚠️ Recordes históricos de calor quebrados na região da Indochina Pesado!
    2 points
  43. Ouvi trovoadas ao longe há pouco. Havia uma instabilidade muito forte entre Charqueadas, Triunfo e Arroio dos Ratos com MUITOS raios!! Mas parece que vai pegar ao sul de POA, não aqui. Agora nublado e um tanto escuro. Começa a chover. Faz 22,5° com 94%. Abafado! Esse foi o vídeo de pouco depois do meio-dia.
    2 points
  44. Após uma manhã nublada, tarde começa com sol e diminuição dessa nebulosidade baixa que predominou pela manhã. As temperaturas subiram e nesse momento estão em 24/25 graus com umidade na casa dos 60/70%. Segundo dados do aeroporto de Congonhas, os ventos sopram de leste.
    2 points
  45. Maio com anomalias positivas expressivas em Juiz de Fora. As temperaturas estão cerca de 2,0°C acima da normal 91-2020 do INMET, isso em relação à média compensada que é usada pelo INMET. Na média simples, essa anomalia está em +02,5°C. Por enquanto, média compensada em 19,5°C. O mês de Maio mais quente já registrado na cidade foi em 1984, com 19,7°C de média. E o segundo mais quente foi em 2019 com 19,4°C. As chances deste Maio atual se comparar a esses dois são pequenas, pois as projeções dos modelos indicam uma segunda quinzena com temperaturas até abaixo da média, o que deve ajudar a equilibrar as coisas, embora eu não acredite que o mês venha a terminar com anomalia negativa.
    2 points
  46. 2 points
  47. Bom dia Pessoal. O GFS 00z, veio bem “animadinho" para o período depois do dia 10 de Maio. Seria daquelas rupturas de padrão atmosférico das mais abruptas. 4 pulsos de frio, um seguido do outro. O primeiro fraco, o segundo muito forte, o terceiro moderado, e o quarto uma bomba polar para os padrões de Maio.
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.