Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/21/22 in all areas

  1. Buenas bazianos, complicada a situação do litoral catarinense, em menos de 20 dias teve 2 episódios de chuvas extremas, acima de 300 milímetros em 72 horas, em um ano de la nina esperava totalmente o contrário do que houve, um mês de julho esperava frio e foi quente, e um mês de dezembro imaginava seco e quente, e não frio e chuvoso, a natureza tem suas cartas na manga, e a sua dinâmica.
    13 points
  2. Aí eu realmente estou completamente fora daqueles verões iguais foram 2014, 2015 e 2019 kkkkk Noites ruins para dormir, sol escaldante já desde o início da manhã! Enfim, um pesadelo! É que dias seguidos com esse tempo outonal nessa época eu acho chatinho, ainda mais quando o céu se fecha por nuvens baixas. Estava ótimo naquelas semanas, entre os dias 20/11 e 07/12, com pancadas ocorrendo todas as tardes, máximas comportadas (tinham alguns picos, mas). Uma situação que eu diria quase que perfeita. A coisa começou a degringolar à partir 08/12 (veio aquele pico de calor e depois essa sequência de dias assim). -------------------------------------------------- Pelo Foreca (12z de hoje do europeu), o tempo outonal vai até o domingo de Natal. Na semana que vem, volta o padrão mais de verão, porém novamente mudando à partir de quinta-feira 29/12 (nota-se pelo vento de sul, pela máxima de 24 graus e a mínima mais baixa de 17 graus).
    13 points
  3. Bom dia, como era previsto, voltou a chover bastante na RMBH ontem após às 21h. Na capital, caíram expressivos 64 mm na estação convencional nas últimas 24h e, com o solo saturado de umidade, houve alguns transtornos pontuais pela região metropolitana: Pelo 3° dia consecutivo, temos o predomínio do tempo encoberto/chuvoso, sem aparições do sol. Hoje pela manhã: A previsão indica redução das chuvas a partir de agora, até com possibilidade de aberturas de sol à tarde. Até o Natal, ao que tudo indica, teremos tempo fresco, muitas nuvens e chuva mais ocasional, menos intensa e persistente que agora. O acumulado do mês chegou aos 339 mm na capital mineira (exatamente na média) e 2022 já acumula 1842 mm, acima da média, como tem ocorrido nos últimos anos.
    10 points
  4. As máximas baixas de hoje por aqui: INMET-JF: 18,5°C Alphaville-JF: 18,9°C Bandeirantes-JF: 21,4°C Ibitipoca: 18,6°C
    10 points
  5. A uns dois anos atrás eu levei uma muda de macieira pra Torres no litoral norte e plantei na casa de parentes, pra minha surpresa esse ano a muda está com alguns frutos, sinal de que Torres possui um inverno que consegue ao menos forçar a planta a entrar em dormência mesmo que de forma tardia. Agora a curiosidade é saber que tamanho esses frutos vão atingir.
    10 points
  6. Manhã começando com tempo encoberto e alguns chuviscos em São Paulo. Nas estações do CGE, temos 16-18 graus e umidade acima dos 95%. Os sopram de SSE segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    9 points
  7. Brasília é, por incrível que pareça, um dos pouquíssimos lugares do Brasil que escapa dos últimos eventos extremos de chuva ocorridos no país (na convencional de Brasília a última chuva acima de 100mm em um único dia foi no longínquo 2006. Digo isso na convencional, porque se for considerado a automática aí é diferente: houve um registro de chuva acima de 100mm em 24h não muito tempo atrás)
    9 points
  8. Na capital paulista, continuamos no famoso "chove não molha". As precipitações têm sido fracas e intermitentes. A chuva mais intensa prometida não veio, pelo menos até o momento. Nas estações do CGE, desde as 7 h da manhã de ontem até agora (39 horas), os acumulados variam de menos de 5 até 18 mm. As exceções neste período estão no extremo sul: Marsilac: 31,4 mm Parelheiros-Barragem: 25,8 mm Tivemos mais um dia encoberto com temperaturas amenas e chuvas fracas intermitentes durante a tarde. Mirante (Aut): 17,2°C / 22,0°C Interlagos: 16,2°C / 21,3°C IAG: 16,2°C / 21,4°C
    9 points
  9. Chuva em 24h já aproxima de 100mm em Lafaiete. Defesa civil já enviou alertas de movimentação de massas nas próximas horas. Rio Bananeiras também subiu muito de nível. A chuva apertou bastante depois que anoiteceu pra cá. Segue chovendo....
    9 points
  10. Boa noite! Seguindo o roteiro dos mineiros, hoje foi um dia bem úmido, clássico de verão: tivemos boas pancadas pela madrugada, chuvisqueiros pela manhã e chuva fraca intermitente pela tarde, com praticamente nenhuma abertura de sol (sol entre nuvens apenas). Logo, tivemos excelentes acumulados (44.4mm INMET e 54.2mm Cemaden) e também um dia bem ameno, com máxima de 22,9ºC INMET. Em relação aos próximos dias, por aqui teremos breve trégua das chuvas no Natal, e após o dia 25 retorna-se o cenário verão de chuvas convectivas pela tarde.
    9 points
  11. Boa noite. Máximas hoje em Salinas (19°C) e Conselheiro Paulino (21°C).
    9 points
  12. Depois de muitos dias voltamos a registrar núcleos isolados de chuvas em pontos do sertão do RN e da PB. Daqui de Pombal é possível ver um pouco desse mais forte no RN 👆 Rafael Santos A previsão apontava (ainda aponta) no retorno das chuvas pra nossa região a partir de amanhã, mas aparentemente o VCAN tá exercendo uma influência bem significativa já formando essas instabilidades bem localizadas 250 hPa mostrando o VCAN, horário atual Amanhã o VCAN entra no continente e ficaria com seu centro logo acima daqui do sertão da PB, de modo que exerceria pouca ou nenhuma influência na inibição de instabilidade 250 hPa, 18h de 21/12 Mas vamos acompanhando.
    9 points
  13. De novo mínima de 19,4°. Exatamente a média mínima do mês. Agora tenho 27,3° com 54%. Sol, nuvens e vento E. Vídeo de agora há pouco. Dia típico do mês!
    8 points
  14. Não tem nenhuma até onde lembro. Mas o pluviômetro foi desentupido logo no começo do mês, então não deve ter perdido muitos dados. O evento de chuva está com mais de 300 mm em 72h até o momento.
    8 points
  15. Igualzinho aqui, com a diferença que aí choveu um pouco mais. Acredito que poucos mineiros viram o sol no dia de hoje, o que é significativo, dado o tamanho do estado e sua variabilidade climática. Falando da capital, felizmente, aqueles volumes excessivos (ainda) não vieram (mas existe a possibilidade, até alta, de voltar a chover mais tarde). No fim, foi um dia chuvoso comum, com volume de 20/30 mm na Pampulha, bem distribuídos por muitas horas. O único momento que choveu mais forte foi no começo da manhã. Por causa do tempo menos instável que o previsto - tivemos períodos até estáveis pela tarde, com céu encoberto sem chuva) - a temperatura naturalmente subiu um pouco mais que o esperado e atingiu os 23ºC. Ainda assim, extremamente agradável e excelente para uma véspera de solstício sem influência de ar polar.
    8 points
  16. Mais um dia chuvoso, se bem que em certo momento da manhã ficou apenas nublado e o sol até ameaçou aparecer. Mínima de 17° e máxima de 22°. Durante a tarde a chuva apertou, segue chovendo até agora com intensidade moderada. Acumulados nas últimas 24 horas em torno de 60mm em Lafaiete. Meu termômetro marca agora 18,9°
    8 points
  17. SÃO PAULO HOJE COM DIA AMENO. AGORA TEM GAROA FRACA, NÉVOA E TETO BAIXO.
    8 points
  18. Devido a atuação da baixa ao largo do litoral do RJ, o tempo em São Paulo está bipolar. Ora o sol aparece mais forte, ora chove fraco e ora ocorre chove com um pouco de sol. Nas estações do CGE, temos: 21/22 graus na zona norte da cidade com umidade na casa dos 60/70%. 19/20 graus e umidade na casa na casa dos 80% em áreas mais centrais (centro e zonas leste e oeste) E, por fim, apenas 16-18 graus no extremo sul com umidade encostando nos 100%. Os ventos no aeroporto de Congonhas, na atualização do meio dia, chegaram a uma velocidade média acima dos 25 km/h.
    7 points
  19. Agora 20,4° com 85%. Time-lapse da tarde de hoje até o anoitecer. Velocidade de 120 vezes!
    7 points
  20. Eu to vendo ele ir embora daqui Belo Horizonte/MG Parece até que foi pensado para acontecer justo no horário do solstício. Com o retorno do sol agora de tarde, a máxima alcançou os 27°C.
    6 points
  21. O dia do solstício de verão não poderia ser melhor por aqui. As condições do tempo estão simplesmente perfeitas hoje ! A começar pela dinâmica proporcionada pela baixa em alto mar (variação de nuvens que passam rápido pelo céu, chuvas isoladas, ventos fortes e frescos). E devido à entrada de ventos frios da MP no oceano, as temperaturas estão um tanto decentes para um início de verão. As máximas foram de 24,8C no Alphaville e 28,6C na minha casa. Diferença maior que o normal entre as duas , provavelmente pela advecção. Agora já caiu para 19,5C no topo e 23,4C aqui na baixada, sempre com ventos bem refrescantes. Quem me dera se o verão todo fosse assim !
    6 points
  22. 5 estações passaram dos 100 mm ontem. O acumulado no Bairro São Luiz neste mês já é de 467,12 mm. Finalmente parou a chuva.
    6 points
  23. Pra ver como as preferências variam... Pra mim, qualquer tempo, absolutamente qualquer um, é melhor do que calor direto. Eu trocaria tranquilamente os verões 2013/2014, 2014/2015, janeiro/2019 e outros recentes... por qualquer outro tempo. Trocaria de boa por 40 dias de pós-frontal eterna, como foram janeiro e parte de fevereiro de 1979. --------------------- Falando de pluviômetros, antigamente havia o pluviógrafo, que era uma espécie de pluviômetro automático primitivo. Eu sei que a Light, por exemplo, usava em algumas de suas represas no RJ. Vi um em operação (Simulada, claro, adicionando água manualmente ) no IAG. A grosso modo, era um pluviômetro normal. Tinha uma bóia acoplada a uma pena, que registrava a altura da precipitação num papel graduado, semelhante a um termógrafo. Havia um sifão que esvaziava o aparelho toda vez que enchia totalmente. E o gráfico acompanhava o movimento da boia e, consequentemente, da pena. No fim, era só retirar o gráfico e medir a altura de cada subida. Tinha pelo menos 3 vantagens: - Lia diretamente a altura da precipitação - Podia chover 1.000 mm que não havia problema do aparelho transbordar e perder dados. - Dava para saber como a chuva evoluía com o tempo, quanto choveu durante um determinado período. Não sei porque não se faz um aperfeiçoamento desta idéia para um aparelho digital robusto, que possa ser lido a distância e que não tenha os problemas dos pluviômetros digitais atuais.. Abaixo, um pluviógrafo antigo. A. Receptor da chuva B. Recipiente C. Boia D. Parede externa H. Sifão K. Recipiente coletor Z. Vareta com pena para o registro
    6 points
  24. Aqui em São Paulo, mais um dia carrancudo e de pouca chuva, na zona norte só garoou em alguns momentos. No Mirante de Santana, variou entre 15,6° a 21,0º, agora temos 17,2° e esse céu:
    5 points
  25. Imagem do satélite das 15:20 mostra que o canal de unidade migrou mais para norte nesta quarta feira. Além disso, nota-se uma grande concentração de nuvens baixas (tons cinzas mais claros) em áreas próximas aos litorais (SP e RJ). Essa nebulosidade chega a provocar chuva fraca e até moderada em alguns momentos. Já mas área mais escuras (engloba interior de SP, sul de MG e triângulo mineiro), tempo mais seco.
    5 points
  26. Se os 163,2mm(12 UTC do dia 01/12) da estação Insular CASAN (Epagri/Ciram) fossem usados, somando com o acumulado de dezembro do INMET(excluindo os 35,8mm do órgão nacional) Florianópolis estaria com 486mm(pode ser que tenha passado dos 500mm)
    5 points
  27. Conversava hoje com o @Lucas Centurion sobre pluviômetros. A minha conclusão é que... Não são nada confiáveis médias anuais apuradas exclusivamente em pluviômetros automáticos. Pois, são inúmeros os problemas que podem ocorrer: entupimento (folha, sementes, simples inseto, tudo pode atrapalhar a medição), desalinhamento do balde, etc... Por isto acho que as convencionais do INMET, neste ponto, são fundamentais! Contudo. Ai também temos problemas. Ex: votuporanga, catanduva, etc, não fazem seus registros da sexta a noite até segunda de manhã. EX: primeiro sábado de dezembro agora choveu 126mm na ciiagro VOTUPORANGA, e, segundo o "tem notícias", filial da rede Globo, na represa de abastecimento de água da cidade choveu 180mm! Ou seja, este dado não existiria no histórico de Votuporanga. Uma solução para as automáticas seriam aqueles sensores especiais, que parecem ser uma câmera. Acredito que aquele lá não tem como ter problemas dos tradicionais pluviômetros automáticos. Hoje, o cemadem faz um brilhante trabalho na manutenção destes pluviômetros, pois, tirando os grandes centros urbanos, que tinham convencionais com apurações rigorosas e diárias, todo o restante do país tem estes problemas acima. Seria interessante até o inmet ver com a VAISALA a construção de modelos de pluviômetros que evitem estes inúmeros problemas dos pluviômetros-baldes. Só quem tem um deste sabe o trabalho que isto dá!
    5 points
  28. O verão em toda a serra da Mantiqueira a partir de uns 1200m também é muito agradável. Raríssimas tardes quentes (perto ou acima dos 30C), além das noites sempre amenas (jamais ficam acima de 20C as mínimas). A altitude manda demais. Como você disse , para quem gosta de frio no Brasil e ainda quer um verão gostoso, necessariamente precisará de uma certa latitude mas, principalmente, altitude.
    5 points
  29. Agora tenho 25,4° com 69%. A temperatura já bateu 27,4°. Está um pouco mais quente, já que o vento está menos forte do que ontem. Segue o vídeo dessa manhã no Centro da cidade.
    4 points
  30. Por aqui ficamos alguns dias com sol pleno e outros com sol entre muitas nuvens. Desde sábado estamos com tempo fechado úmido e frio para época. Já são três dias que meu Incoterm (abrigo externo) não bate 20°C. Sou sincero em dizer que estava animado com calor de verão, mas o Coutinho deu um banho de água fria ao dizer que janeiro fica abaixo da média por aqui... Aff... Essa sequência de chuvas acentuou ainda mais a umidade da cidade e isso incomoda um bocado. Agora, pensando que temos um El Nino no horizonte e com ele o aumento da frequência das chuvas e consequentemente a manutenção do padrão úmido... Já vou me matricular na escola de sapos pra aprender a coaxar! Temperatura não chegou nos 17°C hoje na estação Samae/centro (finalmente voltou a funcionar). Agora temos céu nublado e 16,5°C em pleno 20/12!!!
    4 points
  31. A cara do dia é essa, gostem as pessoas ou não: E a temperatura não passou dos 21,4C na minha estação e ficou sub-20 no @sjmolive, com máxima de 18,7C até o momento (pode subir um pouco mais). Chuva constante , porém sem ser torrencial. Mas os volumes estão bons: Acumulam até agora 35mm no Alphaville e 26,6mm no Bandeirantes. A diferença provavelmente se deve a orografia, visto que hoje não temos temporais isolados que justifiquem a diferença.
    4 points
  32. Para mim, a tua cidade está entre as mais agradáveis para se viver no Brasil, com essas características. Assim como Curitiba - PR, Ponta Grossa - PR, Guarapuava - PR, Caçador - SC, Lages - SC, Vacaria - RS, etc, etc.
    4 points
  33. De um lado, uma alta polar de até 1060 hpa. Do outro, um ciclone bomba com núcleo de 959 hpa.
    3 points
  34. Pancadas de chuva no interior de SP nessa tarde de terça. Aqui na Grande SP caindo um pouco de chuva fraca desde o início tarde. Ao menos, não estamos naquela "full post-frontal".
    3 points
  35. E a chuva continua nas próximas horas, a animação da imagem de satélite deixa claro que há formação de nuvens desenvolvidas a noroeste e elas estão rumando exatamente para a zona da mata mineira e RJ: Os acumulados em várias cidades vão passar dos 50mm hoje.
    3 points
  36. Já fui algumas vezes a Campos do Jordão. E discordo um pouco. Em pleno inverno, com os termômetros lá batendo 21, 22 graus. Andando na rua você sente um intenso calor. Quando sol esconde nas nuvens fica fresquinho. Mas, com sol... Mesma coisa no verão. Dia chuvoso é agradável e friozinho. Mas quando o sol Brilha. Meu Deus!
    3 points
  37. Exato! A altitude é extremamente importante para um verão agradável.
    3 points
  38. Estou na latitude 26°. Minha casa está a 857m. São Bento do Sul varia altitude entre 800m ( bairro Serra Alta como exemplo)e 1000m (regiões do Rio Vermelho Povoado. Topografia bem acidentada.
    3 points
  39. HOJE A GAROA IA E VOLTAVA. POUCO DE SOL EM ALGUNS MOMENTOS. DIA BEM AGRADÁVEL... ALGUMAS FOTOS QUE FIZ DESTA TARDE
    2 points
  40. Começo de tarde anormalmente gélido para o litoral noroeste dos EUA, Seattle tem -3º ao meio dia, com neve no chão: Engraçado que para os próximos dias (exceto amanhã) a temperatura volta a subir bem COM CHUVA.
    2 points
  41. O frio chega lá enfraquecido, pois tem que atravessar o Golfo do México, mas veja a previsão para Tampico, em latitude semelhante, o frio ainda chega forte graças à faixa de terra norte-sul no litoral leste mexicano: sex. 13° 8° sáb. 12° 8° dom. 15° 11°
    2 points
  42. Sensação térmica de até absurdos 70 abaixo de zero em pontos do meio oeste americano.
    2 points
  43. É um clima extremamente agradável, não há noites quentes. Mas para frio é complicado. Bom mesmo é esta altitude, de uns 24° em diante, com continentalidade. Caso da sua Ponta Grossa e várias outras cidades paranaenses.
    2 points
  44. Los Angeles, segunda maior cidade dos EUA, excluída, tipo BH e BSB em 2013: ter. 19° 8° qua. 22° 9° qui. 22° 9° sex. 21° 10° sáb. 26° 12° dom. 27° 13° seg. 27° 13° ter. 21° 12°
    1 point
  45. Latitude equiparada com o Norte do Litoral do RJ. ...essas temperaturas no RJ ...não seriam nada demais ... Esperava mais de lá .
    1 point
  46. Qual foi o acumulado confiável na estação mais próxima da estação INMET Florianópolis entre final de novembro e início de dezembro?
    1 point
  47. Apesar da latitude ruim (para quem gosta de frio), esses 917 m de altitude retiram por volta de 6 ºC de temperatura. Isso é até aceitável. Na média, a cada 1.000 metros (1 km) de altitude, a temperatura cai aproximadamente 6,5 ºC. Acaba que, no Brasil, a altitude é mais importante do que a latitude, para evitar calor.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.