Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/26/22 in all areas

  1. Amigo. Acho que você confundiu aqui com o Twitter. Vamos ficar só sobre o tempo, clima e etc... Por favor.
    15 points
  2. Novembro no Brasil - até o dia 25 Chuvas Anomalias continuam positivas no nordeste. Norte também com desvio positivo em várias áreas. No centro sul do Brasil, acumulados continuam abaixo da média em grande parte da região. Temperaturas Mínimas continuam abaixo da média em boa parte do centro sul do Brasil. Já nas máximas, esses desvios negativos já foram praticamente neutralizados. Se não tivéssemos tido esse evento do frio na primeira semana do mês (mas do dia 9 até o momento o padrão fosse esse mesmo), os valores já estariam positivos.
    14 points
  3. Cavado costeiro induzido pela circulação dos ventos em níveis mais elevados.
    13 points
  4. Neste momento, o VCAN já começa a atuar em relação a umidade direcionada do mar para SC: E já temos áreas de chuva fraca no norte de SC e algumas pancadas se formando em alto mar:
    13 points
  5. Bom dia à todos... Temporal com incidência de granizo atingiu uma área bem vasta da região metropolitana de Curitiba na quinta-feira. Granizo em Colombo, norte de Curitiba. Ontem, a chegada repentina da circulação ciclônica pelo sudeste, trouxe nebulosidade alta, média e baixa do oceano para o planalto. Algo bem raro por aqui. Hoje, a nebulosidade persistiu seu avanço de sudeste para noroeste e temos muita chuva por aqui.
    12 points
  6. Em Palmas 25,3°C na automática do INMET 49,6 mm acumulados nas últimas 24h ESTAÇÃO JÁ ESTÁ EM NOVO LOCAL!!!!!!!!! )
    12 points
  7. Semana foi bem calma em Santa Catarina. Talvez a mais calma da primavera. Só teve geada ontem. A mínima foi em Bom Jardim da Serra com 0,8°C. Choveu de segunda a quarta-feira. Mas sem grandes acumulados. No Vale do Itajaí, o Europeu errou bem a chuva. Choveu bem menos que o previsto. Hoje o dia está nublado e também choveu. Acumulados entre 1 a 11 mm nas principais PWSs. 55 mm em Penha/Armação, parece ser o maior acumulado até o momento.
    12 points
  8. Aqui em Eldorado estamos tendo pancadas fortes "do nada", mesmo com o céu limpo em algumas áreas, está bem interessante de acompanhar, ainda mais porque os radares não conseguem captar essas pancadas: WhatsApp Video 2022-11-26 at 15.18.43.mp4
    11 points
  9. Na quarta-feira (24/11) tivemos dia ensolarado, quente novamente (URA mínima de 25%) e muito quente: mínima de 19,3°C e máxima de 34,5°C em Buenos Aires. Mas na Grande Buenos Aires, em regioes mais distantes do rio da Prata, o dia foi histórico: a temperatura subiu a até QUASE QUARENTA GRAUS e houve quebra de alguns recordes históricos. Essas foram as máximas: Ezeiza: 38,6°C - recorde histórico para novembro Morón: 38°C - recorde histórico para novembro El Palomar: 37°C - recorde histórico para novembro San Fernando: 35,3°C La Plata: 34,6°C Houve quebra de recorde histórico para novembro em Punta Indio (Buenos Aires), com 36,8°C e em Dolores, tmabém Buenos Aires, com 35,4°C. Muito calor, mas sem recorde, em Rosario (Santa Fe), com 37,3°C, e em Villa Gesell, litoral da provincia de Buenos Aires, com 33,2°C.
    11 points
  10. Segunda metade de manhã com céu com muitas nuvens em São Paulo. O sol tenta aparecer bem fraco entre elas. Na maioria das estações do CGE temos 22/23 graus com umidade na casa dos 50/60%. No extremo sul, 19/20 graus e umidade na casa dos 70/80%. Os ventos sopram fraco de sul segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    11 points
  11. Boa noite! Conforme o prometido, o post sobre a chuva prevista para amanhã: Euro 12z: WRF 4km 12z: Fazendo uma breve análise para amanhã. Temos um cenário que envolve bastante chuva orográfica, apontado principalmente pelo WRF 4km e sua ótima resolução, e também, convecção vinda do mar, fazendo com que o litoral também acumule uma boa quantia de chuva (apontado pelo euro). Por enquanto, para mim, é bem plausível que a realidade seja a mistura dos dois modelos, em relação ao tipo de chuva. Curioso para amanhã.
    11 points
  12. Estas foram as máximas de quarta-feira pelo interior da Argentina. Calor generalizado no centro-norte do país:
    10 points
  13. Loucura Loucura. Modelo australiano dando 1100mm de chuva no leste de SC
    10 points
  14. Chuvas em BH em 2022: Janeiro: 528 mm (+59,5%) Fevereiro: 369 mm (+48%) Março: 9 mm (-95,5%) Abril: 43 mm (-47,6%) Maio: 57 mm (+103%) Junho: 0 mm (-100%) Julho: 0 mm (-100%) Agosto: 0 mm (-100%) Setembro: 35 mm (-28,6%) Outubro: 191 mm (+73%) Novembro: 175 mm (-26,8%) Total: 1407 mm (89,1%) Além do restante de novembro, falta o mês mais chuvoso do ano, Dezembro, que tem média de 339 mm. A chance de a capital fechar o ano com chuvas acima da média é bem alta. . . . Depois de uma madrugada fria para a época (13,8C), BH teve uma tarde quente (29ºC) e, agora no começo da noite, chove de forma moderada em parte da cidade: Mudanças rápidas de tempo de ontem pra hoje.
    10 points
  15. Estação rio Piçarras/ Balneário Piçarras/SC/Cemadem, acumulou 50,6 mm em 10 minutos, isso no intervalo de 07 h 50 ás 8 horas. Já choveu 98 mm nessa estação. Tempestade com cumulus nimbus em frente ao litoral do ES, de norte a sul, em frente ao litoral norte do RJ, também áreas de cumulus nimbus. Acho que na borda do Vórtice, formam nuvens carregadas.
    9 points
  16. Boa noite ! Por aqui as chuvas são prometidas para ocorrerem por toda a grade da previsão, mas na prática não estamos sendo atingidos por fortes precipitações, tanto é que até o momento ainda tenho 126,2mm aqui em Juiz de Fora e 152,4mm em Ibitipoca, ou seja, abaixo da média. Bonita imagem de satélite, demonstrando a circulação do VCAN:
    8 points
  17. Chuva extremamente forte aqui na região metropolitana de BH, atingindo principalmente Betim, Contagem e algumas regiões de BH. O mais impressionante é que já são 40 minutos de forte intensidade, sem aliviar nenhum instante, e já há ocorrência de alagamentos. 20221126_172840.mp4 Ontem a noite também choveu forte em algumas regiões, com bons acumulados principalmente na Serra do Rola Moça, com 34 mm. Vamos aguardar, mas possivelmente só as chuvas de ontem e hoje já farão muitos locais de BH e região atingirem a média.
    8 points
  18. Novembro até agora em Buenos Aires: Média das mínimas: 17°C ( + 0,9°C ) Média das máximas: 27,6°C (+ 1,6°C) Média simples: 22,3°C (+ 1,1°C) Precipitacao acumulada: 110,2 mm (93,2% da média) O desvio vai continuar aumentando, deve finalizar entre +1,5°C e +2°C. Novembro muito quente na capital argentina!
    8 points
  19. Bom dia! Na terca-feira (22/11) Buenos Aires teve um dia ensolarado e agradável para a época, com mínima de 14,2°C e máxima de 24,7°C. No sul da provincia de Buenos Aires fez muito frio, com mínima de 2,6°C em Coronel Pringles e 4,4°C em Bahía Blanca: Fonte: OFIMET Argentina e SMN
    8 points
  20. Chuvarada! Poderosa área de instabilidade ganhando força aqui... E a projeção do GFS até o dia 4...
    7 points
  21. Estamos tendo, nesse sábado (na verdade, nesses dias), uma situação parecida com aquela que ocorreu há umas 3 semanas atrás, ou seja, a presença de uma baixa nos médios níveis atingindo latitudes baixas, enquanto nas latitudes maiores, a anomalia de geopotencial em 500 hpa está bem alta. Resultado disso, é novamente a argentina com temperaturas bem acima da média. A diferença, em relação a três semanas atrás, é que agora o centro sul não está tão "frio" como daquela vez. Norte e NE do brasil com desvios negativos de temperaturas por conta das instabilidades.
    7 points
  22. Na quarta-feira (23/11), o dia comecou ainda ameno, com 13,6°C. Mas foi só o sol aparecer para a temperatura disparar, com máxima chegando já a 30,5°C! Esteve muito seco durante a tarde, com URA mínima de apenas 20%. Pelo país, 29 estacoes do SMN registraram 35°C ou mais, sendo a mais alta de 39°C em San Juan.
    7 points
  23. Vento E salvando a pátria por aqui. Tive máxima de 28,2°. Não fosse isso e passaríamos folgado dos 30° à tarde! Agora faz 23,1° com 69%. Vento E e céu limpo. Segue o vídeo da tarde.
    7 points
  24. A chuva subiu mais um pouco e agora atinge áreas mais ao norte da capital paulista. Aqui no Tatuapé chove de forma moderada e com alguns trovões. --------------------------------------- Chuva caindo no aeroporto de Congonhas. São José dos Campos sem chuva. Porém postei a imagem já que achei interessante esse clarão bem ao fundo (na área destacada em amarelo) onde não há aquela nebulosidade baixa, apenas a alta. Esse clarão, muito provavelmente, vem da poluição luminosa daqui da Grande SP mais ou menos dali de Mogi das Cruzes, Suzano, na periferia leste da grande mancha urbana (como se tratam de nuvens altas, então é possível ver elas há até mais de 100 km de distância). A câmera capta uma área que vai de SO até NO.
    7 points
  25. Alguns acumulados até o momento nas estações do CGE que ficam mais ao sul da capital paulista, sendo que a maior parte dessa chuva caiu nas últimas 2 horas, Barragem (Parelheiros): 87,0 mm Marsilac: 77,6 mm Capela do Socorro: 39,6 mm Capela do Socorro-Subprefeitura: 22,0 mm M'Boi Mirim: 20,0 mm
    7 points
  26. Bom, depois de muito tempo sem postar, retorno ao fórum para registrar sobre a chuva que deve cair no leste de SC e PR nos próximos dias. Passei monitorando com afinco desde quarta da semana passada as previsões para esse evento, que pode surpreender com grandes acumulados, principalmente no norte de SC, até a região da grande Florianópolis. Depois de muita oscilação em dezenas de cenários, muitos completamente catastróficos, outros tranquilos, hoje finalmente começamos a ter uma boa noção do que está por vir, já que esta 12z conseguiu combinar acumulados e sinóticas muito parecidas de amanhã até quinta da semana que vem entre a maioria dos modelos. Enfim, vamos aos motivos. 1° Um cavado se desprende da circulação geral da atmosfera, passando a virar um VCAN e ficando completamente bloqueado acima do estado de SP: 2° Como resultado, uma alta pressão também fica completamente estacionária no oceano atlântico, sendo isso caracterizado como um bloqueio dipolo, trazendo ventos úmidos constantes para os litorais de SC/SP/RJ: Como resultado, temos uma circulação parecida com essa desde a superfície até praticamente 500mb por dias: Sinoticamente temos semelhanças com o evento de 22-24/11/2008, os motivos para a chuvarada foram semelhantes, só que nesse caso a posição do VCAN é diferente.
    7 points
  27. Não consigo imaginar o que seja chover 50 mm em 10 minutos. Se em uma hora, já é um volume exagerado. É como se tivessem jogado um tambor de agua no pluviômetro. 😄 Por aqui, o volume mensal está em 128 mm. Isso já supera a media mensal de janeiro, que é oficialmente o primeiro mes da estação chuvosa.
    6 points
  28. Choveu mais da metade do esperado para todo o mês de novembro no Mirante nesta semana(76,8mm). O Mirante teve, apenas nesta semana, mais chuva do que todo o período entre os dias 01 e 20 deste mês(61,6mm). Com a chuva acumulada na semana, o Mirante praticamente alcançou a média de chuva de novembro.
    6 points
  29. Seu Post bate certinho com a análise estatística do Climatologista russo Giorgi Vangeingeim. Observando 150 anos de dados fidedignos, Vangeingeim chegou a teoria de Variabilidade de Circulação Atmosférica (ACI). Por ~30 anos a Circulação tem predominância Zonal nos ~30 anos seguintes a predominância passa a ser Meridional. Vale ressaltar que esses períodos coincidem com a Oscilação Decadal do Pacífico (~30 anos), respeitando-se um lag de resposta pela Circulação Atmosférica. Querendo aprofundar um pouco mais, fico a sua disposição.
    6 points
  30. Boa tarde, Aldo! Muito obrigado pelos dados e pela explicação. Realmente existem ciclos que, com nossa pequenez temporal, temos dificuldade de enxergar. Por isso a importância do monitoramento, dos fsdos, da ciência. Você levantou um ponto crucial, seja lá quais os motivos para para essa variabilidade climática e aumento de precipitações intensas, hoje com o aumendo médio da T°C e a população amontoada nos grandes centros qualquer período crítico (estiagem) é elevado a nona potência, gera-se um impacto muito maior do que aqueles observados há várias décadas atrás, em especial com o risco ao abastecimento de água, fora as catástrofes como deslizamentos e enchentes. Tomara que realmente venham anos melhores, ciclos mais úmidos. Aqui no centro-oeste paulista tem áreas que ainda não choveu esse mês, muito seco (postarei fotos logo mais). Meu temor é termos futuramente um El Nino forte e AS quente na costa do SE com bloqueio em setembro e outubro. Imagina as máximas que poderíamos ter nessas condições. Abraço!
    6 points
  31. Capitais que já trapassaram a média de chuva de novembro(dados INMET): Brasília Boa Vista (MUITO acima da média) Belém (quase o dobro) Macapá São Luís (MUITO acima da média) Teresina Fortaleza (MUITO acima da média) João Pessoa (MUITO acima da média) Maceió (talvez o maior desvio positivo) Salvador Se a previsões para os próximos dias não mudarem, São Paulo deve entrar nessa seleta lista.
    6 points
  32. Olha essa chuva orográfica que tá no litoral ai dar problema. Já te algumas horas que tô observando relâmpagos depois da serra e pelo radar ela tá se renovando até sabe-se lá quando. E pelo radar parece que tá girando, faixas de chuva ao norte movendo sentido SE e faixas de chuva ao sul movendo sentido NO. Parece aquele sistema que causou as enchentes de 2008 no litoral de SC Edit
    6 points
  33. Imagem do radar de São Roque mostra a chuva persistindo na baixada Santista e metade sul da Grande SP. Imagem do satélite mostrando o núcleo que traz essa chuva. CGE, inclusive, decretou estado de atenção na zona sul da cidade devido a essa chuva.
    6 points
  34. Sobre a questão dos acumulados que REALMENTE devem acontecer, na minha experiência com monitoramento da região, eu estou esperando valores bem acima do mostrado pela modelagem. Além da orografia que ocasiona chuvas fracas e moderadas constantes por nuvens baixas e quentes, teremos desenvolvimento vertical e chuvaradas embebidas nesse sistema, de dificílima previsibilidade. Não é nada incomum qualquer 5/10mm na previsão virarem 50mm em uma dessas "bombas d'água" que vem do oceano, enfim, situação realmente muito perigosa para o leste de SC. Nos próximos dias estarei aqui para monitorar acumulados e mandar mapas do WRF 12z e Euro 12z para o dia seguinte, analisando seus desempenhos e datando esse evento possivelmente muito importante.
    6 points
  35. Chove bem no nordeste catarinense. Alguns acumulados nas últimas 24 horas: 137,6 mm - Balneário Piçarras/Rio Piçarras 124,2 mm - Schroeder/Centro 122,2 mm - Araquari/Centro 107,2 mm - Schroeder/Centro 2 107 mm - Urubici/Serra do Corvo Branco (0h até agora) 106 mm - Itajaí/Fazenda
    5 points
  36. Muita chuva em vários pontos do leste de Santa Catarina. Alguns acumulados registrados até o momento: 134 mm - Schroeder (EPAGRI) 125 mm - Araquari (CEMADEN) 100 mm - Camboriú (CEMADEN) 100 mm - Gaspar (CEMADEN) 97 mm - Camboriú (EPAGRI) 95 mm - Blumenau (CEMADEN) 94 mm - Joinville (EPAGRI) 93 mm - Luís Alves (EPAGRI) 87 mm - Itajaí (EPAGRI)
    5 points
  37. Estou achando que a estação automática do PNI/ITATIAIA, foi transferida para o lugar da convencional de Avelar/Paty do Alferes, foi instalada no dia 11 de novembro.( a estação automática/PNI, saiu da lista do Inmet). Só perde nas mínimas para Friburgo e Teresópolis. No dia 18, registrou 11,0ºC
    5 points
  38. Nuvens em todos os níveis de altitude avançando anormalmente pelo sudeste durante a tarde de ontem.
    5 points
  39. Ontem tivemos um alívio temporário em Buenos Aires. O dia foi de sol, poucas nuvens, mas com vento soprando do rio. Com isso, a mínima foi de 16,2°C e a máxima de 29,4°C, que, na verdade, foi às 21h de quinta, porque ontem mesmo nao passou de 26°C. Hoje o calor já voltou com tudo. Temos sol, poucas nuvens, 28,6°C e sensacao térmica de 30°C. A mínima foi de 20,2°C e a máxima prevista é de 32°C. Nos próximos dias piora e voltaremos a valores de quase 35°C:
    5 points
  40. Maiores acumulados entre os litorais centro e sul de SP e áreas do Vale do Ribeira próximas ao litoral, entre ontem e hoje: Litoral Cubatão-Cota 400 (SAISP): 149,8 mm Peruíbe-Parque do Trevo (CEMADEN): 135,3 mm Cubatão-Vila Esperança (CEMADEN): 126,1 mm Praia Grande-Alice (CEMADEN): 116,6 mm Bertioga (INMET): 107,4 mm Vale do Ribeira Itariri-Ana Dias (CEMADEN): 197,8 mm Pedro de Toledo (CIIAGRO): 142,2 mm Itariri (CIIAGRO): 136,7 mm Lembrando que esses volumes, apesar de elevados, estão longe de ser recordes nessas áreas.
    5 points
  41. Hoje tive variação de 17,5° a 27,5°. Poucas nuvens e vento E. Sem calor ainda, mas sol muito forte! Agora faz 19,2° com 77%. Segue o vídeo da tarde na região mais quente da cidade.
    5 points
  42. A última vez em que o sistema Cantareira esteve com 100% de sua capacidade foi em abril de 2010. Isto é, faz 12 anos a última vez que as represas do sistema encheram totalmente e alcançaram seu volume máximo. Segundo dados da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Existem uns fatos que são coisas para especialistas estudarem e tirarem suas conclusões... No Jardim da Luz, parque situado no centro de Sampa (O mais antigo da área urbana da cidade) tem um posto pluviométrico que opera desde 1887. Observando os dados, vemos o seguinte: - Parece que houve um período mais chuvoso entre 1887 e 1930, aproximadamente; - Depois, um período mais seco mais ou menos entre 1930 e 1970; - E, por fim, um período chuvoso (Mais chuvoso do que o 1º) aproximadamente entre 1980 e 2020. Será que é indicativo de algum tipo de ciclo? Estaríamos entrando talvez num ciclo mais seco? Qual seria a influência do desmatamento nisso tudo (Que certamente deve ter...)? Outra coisa que a gente observa é que, até mais ou menos o início da década de 1950, valores acima de 80 mm em 24 horas eram raridade. Acima de 100 mm/24h então, se conta nos dedos de 1 mão... e sobra dedo... naquele período. Parte disso pode, claro, ser efeito da intensa urbanização da metrópole. Mapas de precipitações do estado de SP, que cobrem períodos variáveis entre 1930-1970, mostram a "metade" oeste com médias anuais entre 1.150 e 1.250/1.300 mm, totais bem inferiores às médias atuais. Na estação do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo), a estação meteorológica mais antiga em operação na cidade, desde 1933, as médias anuais de chuva são as seguintes: 1933-1960 => 1.238,5 mm 1961-1990 => 1.442,9 mm 1991-2020 => 1.551,8 mm Nas décadas de 1930 e 1940, houve totais anuais muito baixos no IAG: 1933 => 849,8 mm 1934 => 1.071,7 mm 1935 => 1.262,7 mm 1936 => 1.129,9 mm 1937 => 1.324,3 mm 1938 => 1.247,4 mm 1939 => 1.059,7 mm 1940 => 1.043,7 mm 1941 => 1.123,0 mm 1942 => 1.143,9 mm 1943 => 1.071,5 mm 1944 => 1.067,6 mm 1945 => 1.317,4 mm 1946 => 1.086,7 mm 1947 => 1.573,4 mm 1948 => 1.152,7 mm 1949 => 1.303,9 mm 1950 => 1.383,0 mm 1951 => 1.204,4 mm 1952 => 1.312,8 mm 1953 => 1.196,9 mm 1954 => 1.059,5 mm 1955 => 1.097,0 mm A diferença é que era uma época mais fria, com populações muito menores do que hoje. Por exemplo, em 1950 a região metropolitana de Sampa tinha 2,6 milhões de habitantes (Hoje: 21,9 milhões) e o estado de SP tinha 9,1 milhões (Hoje 45 milhões). -------------------- Para não fugir do monitoramento, Sampa vai tendo uma tarde de sol entre nuvens e ventos marítimos. Hoje, Mirante (Aut): 16,8°C / 26,9°C Interlagos: 15,5°C / 24,2°C IAG: 15,1°C / 26,8°C
    5 points
  43. Após, principalmente, final de noite chuvoso e com trovoadas, a manhã de sexta feira começa com muitas nuvens em São Paulo. Temos tanto nebulosidade mais alta vindas daquela instabilidade quanto as baixas devido aos ventos que sopram do mar. Na maioria das estações do CGE, 14/17 graus e umidade na casa dos 80/90%.
    4 points
  44. Na prévia de novembro na serra gaúcha, as médias estão interessantes, em Ausentes, está +ou- 2° abaixo da media
    4 points
  45. Esse cavado deixou a atmosfera doida e botou as previsões dos institutos na roda. Primeiro a expectativa para BH era de muita chuva, inclusive frequente, o que não aconteceu. Depois o tempo abriu e, pasmem, temos temperaturas baixas para a época sem qualquer previsão indicar isso. No momento, 16°C na Pampulha e Cercadinho caminhando para sub 15°C, com céu absolutamente limpo.
    4 points
  46. Chuva TORRENCIAL no extremo sul da capital paulista. Parelheiros já acumula 130 mm nas últimas horas!! Por aqui começou a chover no início da noite e não parou mais. Mas o destaque maior foi ontem, quando a cidade recebeu 155mm ! Foi bem caótico... No momento chove moderado com trovoadas e faz 15°C.
    4 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.