Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/09/22 in all areas

  1. Forte tempestade na cidade de Piraúba-MG nesta tarde. Piraúba fica aqui na zona da mata, distando aproximadamente 80km em linha reta de Juiz de Fora. IMG_5771.MOV
    14 points
  2. Pelo segundo dia seguido, várias cidades do Triângulo e Alto Paranaíba registraram queda granizo. Em Uberaba e Patos de Minas houve queda de árvores em alguns locais. Uberaba Patos de Minas Patrocínio
    10 points
  3. São Paulo vem tendo uma noite com alguns nuvens. Entre elas, nebulosidade baixa vinda dos ventos marítimos e nebulosidade mais alta vinda de instabilidades provocadas pelo VC. As temperaturas, na maioria das estações do CGE, estão mais altas (como já vinha sido previsto também). Entre 15 e 17 graus. A umidade está um pouco mais baixa em relação ao mesmo horário dos dias anteriores, na casa dos 70%. Já no extremo sul, 11/12 graus a umidade encostando nos 100%. Os ventos que até então vinham soprando de SE e SSE desde o meio da tarde, agora sopram fraco de NE segundo dados do aeroporto de Congonhas. Imagem da câmera desse momento mostrando a lua em meio às nuvens médias.
    10 points
  4. 9 points
  5. 9 points
  6. Manhã começando com céu bastante nublado em São Paulo. O sol tenta aparecer em meio a nuvens baixas. Essa nebulosidade tende a se dissipar nas próximas horas. Na maioria das estações do CGE, temos 16/17 graus e umidade na casa dos 80/90%. No extremo sul, 13-15 graus e umidade encostando os 100%. Os ventos sopram fraco de ENE segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    8 points
  7. Rajadas de vento de 85,7 km/h no INMET e 92,6 km/h no aeroporto de Uberaba. Na parte oeste de Uberlândia teve rajadas de 82 km/h em estação particular. Na região central, o INMET de Dores de Indaiá registrou rajada de 82 km/h.
    8 points
  8. Tarde começando com temperaturas altas e algumas nuvens em São Paulo. Nota-se um retorno do padrão mais parecido com a primavera/verão. Na maioria das estações do CGE, temos 26-28 graus e umidade na casa 30/40%. No extremo sul, está mais fresco. 22/23 graus e umidade na casa dos 70% por lá. Os ventos sopram fraco de NNE segundo dados do aeroporto de Congonhas das 12 horas.
    7 points
  9. Já soltaram no twitter: Alerta de tempestades para o centro-sul de MG, norte de SP e RJ.
    7 points
  10. Inacreditável! É difícil decidir qual dos vídeos seria o mais impactante. Tanto frio em altitude sobre a região numa época de forte insolação só poderia resultar em tragédia mesmo. Tem um vídeo onde aparece os telhados arrebentados em todas as casas da vila q me chocou. Imagino o tamanho das pedras e o barulho q fez no momento do temporal.
    7 points
  11. Renan, tinha visto o radar do Pico do Couto por volta de 15 h, áreas de trovoada na região de Barbacena. Ás 17 h 50 h ouvi trovões, o tempo estava encoberto, fui ver o radar do Couto, já mostrava uma área forte com potencial para granizo na divisa Laje com Barão do Monte Alto. Não deu outra coisa, ás 18 h10 céu preto no sudoeste/oeste, ás 18 h 12 começou a chover e já ventava antes da chuva, ás 18 h 14 começou o granizo miúdo, mas tinha pedrinhas de 1,5 cm, durou 8 minutos, mas minha rua inundou em poucos minutos. Na estação do INEA-RJ, acumulou 40 mm em 20 minutos. A chuva não parou mais ora fraca ora mediana e continua chovendo. Acumulou 72,4mm até 22 horas. Destaque na estação Cemaden de Miraí, choveu 61,4 mm em 20 minutos. Até 22 h 10 acumulou 101 mm
    7 points
  12. Para quem não conhece, o INEA / RJ também tem uma página com acesso aos radares deles. http://alertadecheias.inea.rj.gov.br/radar.php
    6 points
  13. Não são nem 12h e o céu mineiro já está com as cbs desse jeito... vem mais granizo e forte atividade elétrica por aí:
    6 points
  14. Entre a noite do dia 3 (quinta-feira) e o durante o dia 4 tivemos um grande evento de chuva no sertão nordestino. Em Queimada Nova, a primeira leva de chuva começou por volta das 21h e parou às 01h, foram 71 mm. Às 9h voltou a chover, parando às 15h, foram mais 83 mm. O volume total de 154 mm foi o maior acumulado que já registrei dentro de um período de 24h desde que comecei meus registros em 2013. Recorde anterior era de 153 mm entre os dias 13 e 14/04/2020. O que mais impressiona é que a média de novembro é de ~ 63,4 mm. Aqui em Petrolina choveu forte apenas pela madrugada, totalizando 101,6 mm na convencional do INMET. No Cemaden chegou a 107,2 mm, enquanto uma Davis localizada a 35 km ao norte do centro registrou 187,7 mm. A média no INMET no mês é de apenas 47,6 mm. Choveu demais em outros pontos do sertão do PI, PE e BA durante esse evento, como: 174,0 mm em Parnamirim - PE (IPA) 143,0 mm em Cabrobó - PE (IPA) 140,0 mm em Juazeiro - BA (Davis) 127,5 mm em Orocó - PE (APAC) 110,0 mm em Terra Nova - PE (IPA) 102,9 mm em Paulistana - PI (INMET) Outro destaque desse evento foi o frio diurno por conta também da MP. Em Casa Nova teve estação com máxima de apenas 22,5ºC na sexta. Para ter noção do impressionante é isso, o recorde de menor máxima em Petrolina é de 23,0ºC.
    6 points
  15. Chove moderado aqui na cidade universitária do Rio de Janeiro, tivemos um dia com nuvens muitas nuvens e sol e um pouco abafado na hora mais quente do dia a máxima foi de 28 graus no meu bairro de inhauma, agora escuto trovadas e chove moderado no fundão faz 22 graus, como está em outros bairros?
    5 points
  16. Primeiro round ja começou em BH por hoje e os bairros próximos à serra do curral são os mais atingidos. Detalhe que a chuva se formou bem em cima da capital e muito rapidamente. De fato ja é verão aqui em Minas Gerais. 20221109_143102.mp4
    5 points
  17. Nani, eles fazem a previsão por volta de 10:30 / 11h, no Instagram. As tempestades ontem foram terríveis em várias cidades de MG, e hoje o cenário se repete. Imagens aterradoras que o Felipe trouxe para nós.
    5 points
  18. Chuva forte com pequenos granizos há alguns minutos e já acalmou.
    5 points
  19. Aqui em BH, diferente do sul de MG, o frio já se despediu e, como tivemos bons períodos de sol ontem e hoje, o calor até retornou um pouco acima do que era esperado. As máximas estão na casa dos 28ºC, o que é dentro da média pro mês, e há sensação de abafamento antes das chuvas. Pessoal aqui do fórum tá comentando que o ar tá frio em altitude e isso faz todo o sentido pelo que estamos sentindo. Tanto ontem quanto hoje, as temperaturas estão caindo bastante com as instabilidades, mesmo onde a chuva é fraca. Normalmente, quedas abruptas, nessa época, acontecem no caso de CBs bem desenvolvidos, de topo elevado e gelado. Hoje, desde o fim da tarde, a atmosfera tá muito instável na capital e na região metropolitana, com chuvas de diferentes intensidades e muitos raios: A temperatura já baixou para 18ºC às 20h na Pampulha.
    5 points
  20. Essa é a primeira vez que eu vejo eles colocando a área vermelha de alerta sobre Minas…preocupante… No momento céu nublado, há trovoadas e chove bem fraco. Temperatura bem amena , variando de 17,7C no Alphaville a 19,2C no Bandeirantes.
    4 points
  21. Chuva moderada a forte em toda a cidade de Juiz de Fora nesta tarde, com trovoadas e relâmpagos. Temperaturas bastante amenas, variando dos 18,1C aos 16,0C. Chovendo também em Ibitipoca com 15,6C agora. Pela imagem de satélite, dá para se perceber o grande tamanho desta área de instabilidade: Confesso que já fazia tempo que eu não via algo assim por aqui, o que evidencia a instabilidade atmosférica desta tarde. Hoje já tivemos granizo em várias cidades, dentre as quais: - Rio Pomba - Lima Duarte - Aracitaba - Santos Dumont E amanhã o cenário poderá ser ainda mais grave para tempo severo.
    4 points
  22. Mês de Novembro muito abaixo da média na minha estação Davis também. A média 24h para o mês é de 21,3°C. Acontece que até hoje essa média 24h está em 17,5°C (anomalia de -03,8°C). Grandes chances desse Novembro fechar como o mais ameno já registrado. E hoje, outro dia muito bom: A máxima já foi, e não passou dos 23,1°C, enquanto a mínima ficou em 15,3°C. Agora o céu encontra-se completamente encoberto por vários topos de Cumulonimbus, chove fraco e faz 19,3C. Um cavado poderoso está ditando as regras nessa tarde em Minas, projetando várias células com granizo. O ar está bastante frio em altitude, fato que também favorece temperaturas em superfície bem mais amenas. E as diferenças de altitude entre as estações aparecem bem mais também. Por exemplo, lá em Ibitipoca máxima de apenas 17,5°C hoje, um dia absolutamente invernal. Grande parte das terras altas da Mantiqueira com máxima até sub-15.
    4 points
  23. Hoje novamente cavados de ondas curtas em 500hpa passando pelo Sudeste e instabilizando o tempo.
    3 points
  24. Aqui está frio (14°C) e está armando um temporal no lado sul. Já troveja bastante.
    3 points
  25. Simplesmente choveu granizo durante 5 minutos ou mais em vários pontos da RMRJ. Detalhe, toda a região com temperaturas sub 20. Inacreditável
    3 points
  26. 3 points
  27. Anomalias do INMET Curitiba/Novembro, até 08/11: Média mínima: 8,5 (anomalia de -6.4) Média máxima 16,8 (anomalia de -8,2) Em relação à média 91-20
    3 points
  28. E segue o novembro frio para o normal! Tive variação de 13,8° a 22,3° hoje. Muita variação do tempo até início da tarde. Agora faz 19,9° com 71%. Segue o vídeo do final da manhã.
    2 points
  29. Interessante... mas nesse vídeo foi exemplificado um cavado amplo, e não de ondas curtas. De qualquer forma, obrigado.
    2 points
  30. Ainda é Primavera. Cada estação traz característica da passada e da próxima.
    2 points
  31. Tudo muito lindo, mas com esse frio todo fora de época, já estamos super tranquilos para o que pode acontecer na segunda quinzena de Dezembro!!!
    2 points
  32. Sei não, Renan... Ainda temos 23 dias pela frente e eu, vacinado pelo que ocorreu a partir de 2012, prefiro esperar mais... para poder comemorar. Gato escaldado tem medo de água fria.
    2 points
  33. Primeiros 7 dias de setembro mais frios já registrados em Urussanga(inmet), juntamente com a menor máxima para o mês, pelo menos desde 1961. 7°C abaixo do normal
    2 points
  34. O movimento no tópico já está caindo, tipo uma festa em que os convidados já estão indo embora, os primeiros dias de novembro foram movimentados por causa da onda de frio, que pra cá também foi histórica, com valores que mesmo pra julho seriam, a temperatura instantânea de 12,0 C registrada em Campo Verde às 18 h UTC, 14 h local, em 1 de novembro, foi a menor da série pra esse horário de modo específico, ganhando dos 12,3 C de 20/08/2011, mas a partir de 19 h UTC perde pra 20/08/11, visto que esse dia registrou 11,3 C 15 h local, enquanto o último 1 de novembro registrou 12,2 C 15 h local, ambos instantâneos, mas pra 17 h UTC, 13 h local, o valor instantâneo também foi recorde em 1 de novembro, 11,8 C, ganhando dos 12,3 C do dia 18 de julho de 2017, por curiosidade o menor valor instantâneo às 18 h UTC em Campo Verde em 2019 foi de 19,0 C em 3 de agosto, exatos 7,0 C a mais que o de 2022.
    2 points
  35. Máxima de 21.7 C em Garanhuns dia 5/11. Acumulado de chuva foi 26.8 mm.
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.