Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/11/22 in all areas

  1. Buenas tardes , como explique en el topico de la ola de calor de enero estuve un tiempo sin entrar al foro debido a que estuve de vacaciones y en la unica computadora que me permite loguearme es la que uso para trabajar, zafe de lo peor de enero en la ciudad de Ushuaia (donde estuve desde el 13 al 26 de enero. Febrero en Montevideo se esta presentando mas "normal" o menos "infernal" que enero, hoy a la noche lloveria y bajaria la temperatura por un par de dias:
    11 points
  2. As noites e manhãs tem sido bem fresquinhas por aqui. Os últimos dias tem amanhecido com céu limpo, algo que não é muito comum por aqui a não ser quando temos uma alta polar atuando na região. Nas estações da Epagri as mínimas ficaram em 13,7°C; 14,5°C na minha Incoterm e 15,3°C Samae/Centro
    11 points
  3. El "calorao" se reserva esta vez para el norte de la Patagonia: Neuquen Bahia Blanca Rawson
    10 points
  4. Situação parecida com BH, mas por aqui a chuva veio com menores acumulados ao final da tarde, entre 15 e 35 mm pela cidade. Aqui em Contagem, foi mais fraca, porém está moderadamente constante. Tirei algumas fotos por volta de 18:00. Pelo tanto que ameaçou, pensei que sera muito pior, mas foi uma chuva típica de verão.
    10 points
  5. Interior de Itapiranga/SC hoje E7403B51FC99A2D755C159DD5FA91BAB_video_dashinit.mp4
    9 points
  6. Boa noite, completando o relatado pelo @RafaelBHZ, diferente do que era previsto (dia chuvoso), hoje o tempo ficou predominantemente nublado, até com fracas e rápidas aberturas de sol, motivo pelo qual a temperatura subiu bem mais que o esperado e se aproximou dos 27ºC, após mínima de 18C. Mas, como é ZCAS, a chuva veio, mas só a partir do fim da tarde mesmo. O relativo abafamento do dia formou nuvens de caráter mais convectivo do que estava acontecendo nos últimos dias, e tivemos chuvas moderadas a fortes, com raios, entre o fim da tarde e agora a noite. Seguem imagens do avanço muito rápido das instabilidades por volta das 18h aqui na Pampulha: Choveu bastante, mas dentro do padrão da época e até menos que em vários outros dias dominados por corredores de umidade.
    9 points
  7. CURIOSIDADE: FOI A MENOR TEMPERATURA NO IAG EM 15 ANOS PARA FEVEREIRO. A ÚLTIMA VEZ QUE FEZ UMA TEMPERATURA MENOR EM FEVEREIRO FOI EM 13/02/2007, QUANDO A MÍNIMA FOI DE 14,0ºC.
    9 points
  8. Os volumes acumulados das instabilidades isoladas do final da noite de ontem e madrugada de hoje no sertão da PB foram bem maiores, comparando com os últimos dias: Os dados são da AESA O maior destaque desta madrugada mesmo foi a chuva muito intensa que caiu em pontos do sertão do Pernambuco, que acumulou 118,1 mm em Flores (CEMADEN) e 110,9 mm em Serra Talhada (APAC). Satélite das 3h da madrugada 👆 No momento mais um repeteco, tem chuvas na região de fronteira sertão/cariri na PB e no sul do Seridó do RN: Pelas previsões as chances de chuvas por aqui aumentam a partir de amanhã.
    9 points
  9. Boa tarde ! Bons registros na manhã de hoje em São Paulo. - CGE MARSILAC: 11,9℃ - CGE CAPELA DO SOCORRO: 12,2℃ - CGE PARELHEIROS: 13,9℃ - CGE SÃO MATEUS: 14,0℃ - IAG: 14,5℃ - CETESB PICO DO JARAGUÁ: 14,6℃ - INMET SESC: 15,9℃ - INMET MIRANTE: 16,4℃ - CGE SANTANA: 16,5℃
    9 points
  10. 8 points
  11. Acho lindo essa diferença de formação de nuvens quando a humidade vem do continente e encontra a região serrana do Rio de Janeiro, é uma diferença absurda de acumulados para além da serra, para aqui perto do oceano. Nessa foto em um dia normal seria perfeitamente possível vizualizar toda região serrana. No momento termômetros apontam 23° em São Gonçalo, região metropolitana do Rio
    7 points
  12. Bonita imagem de satélite mostrando a circulação da baixa em Goiás + a LI formada por ela. Pelo visto vamos ter trovoadas em JF logo mais:
    7 points
  13. Exceção feita ao miolo de janeiro aqui em Sampa, este verão está sensacional em relação às temperaturas! Fevereiro, desde 3ªfeira, com "singelos ares outonais" até. Muito bom mesmo. Não estou dizendo que já estamos entrando numa transição. Mas desde 3ªfeira até hoje, sim, singelos ares outonais têm ocorrido. Sem previsão de calorão nos próximos 10 dias! Ou seja, já caminhando para final de fevereiro sem calorão. Bão demais.
    6 points
  14. Situação parecida com a dos últimos dias em São Paulo. Mais um dia outonal e uma noite fresca com predomínio de nuvens baixas devido aos ventos que sopram do mar. Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 18 graus no extremo sul e 21 graus em áreas próximas do centro. Imagem dos radares da UNESP das 21:07 mostra apenas duas pequenas áreas isoladas de chuva no estado de SP. Uma em Ribeirão Preto e a outra entre Araraquara e Catanduva.
    6 points
  15. Hoje, a cidade de Queimada Nova finalmente teve a primeira chuva do mês (e a segunda também). Foram 10 mm numa chuva que caiu às 3h da madrugada. E mais 5 mm agora à tarde em outra pancada rápida de chuva, totalizando 15 mm. Apesar de baixo, foi o segundo maior acumulado diário do ano. A partir de hoje, inicia-se um novo padrão úmido por aqui. Fico na expectativa de recuperar o prejuízo desses primeiros dias do mês. A média de fevereiro é de cerca de 122 mm. GFS - 12z ECMWF - 0z (weather.us)
    6 points
  16. Na imagem de satélite que vi agora há pouco, me chamou a atenção a rotação da baixa pressão sobre o estado de Goiás que faz até parecer um "ciclone tropical" com olho e tudo: Olhando a previsão no Windy, realmente aparece um vórtice de ventos em 800hpa e 700hpa sobre essa região. Bem interessante !
    6 points
  17. Hoje tivemos um dia chuvoso aqui em Queimada Nova. Desde a madrugada vários núcleos estão atingindo minha área. Entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, caíram 68 mm em um pluviômetro no interior do município de Lagoa do Barro do Piauí a apenas 20 km ao meu sul (seta vermelha), enquanto aqui nem choveu. Foram dois núcleos que atingiram o local. Este foi o primeiro às 4h30m (BRT). A partir das 9h30 diversos núcleos fracos me atingiram. Já choveu e parou uma 6 vezes daquele momento até agora a pouco, totalizado apenas 13 mm. Mas em áreas do município que fazem divisa com Pernambuco a chuva foi muito volumosa pois os núcleos ficaram estacionados nos mesmos locais. Deve ter caído uns 100 mm me baseando nas imagens de radar. 11:19 14:21 - Mesmo núcleo da imagem de radar abaixo.
    5 points
  18. Digo o mesmo aqui no Triângulo Mineiro, começaram as chuvas em setembro, e desde dezembro (sim! desde dezembro), não temos mais do que 1 dia de sol por inteiro, agora na minha cidade faz 22 graus as 13h. Nem no inverno é assim, só naqueles dias que chega uma massa polar de grande intensidade.
    5 points
  19. Renan, nesse evento a cidade de Muriaé, conseguiu ultrapassar os 100 mm, o ideal era a automática Inmet em Muriaé, estar medindo a chuva, mas desde maio de2021, parou de medir. Pelo segundo ano seguido no mês de fevereiro, as cidades de Pádua, Aperibé, Itaocara, registram chuvas acima de 100 mm Em 2021, convencional de Pádua, mediu 172 mm, foi em poucas horas, na cidade de Aperibé, acho que ficou entre 130 e 140 mm e na cidade de Itaocara mais de 120 mm. Mais ao norte de Pádua, em Miracema e Laje, os índices, foram bem menores. Na área rural de Laje, por onde passa o principal ribeirão do município, aconteceu a maior cheia desde o Natal de 1971, e também na cidade de Miracema, os ribeirões Santo Antõnio e Paiolinho, registraram a maior cheia também, no Natal de 1971. Os ribeirões nascem numa serra,com picos de 860 m a 700 m que divide os municípios, um corre para sul e o outro para norte. Acompanhei toda a chuva no radar do Pico do Couto, de 19 h até 1 h madrugada.
    5 points
  20. A chuva que estava prevista pra hj, 60mm, que se esperava caísse consistente ao longo do dia, não veio durante o dia. Tivemos um dia nublado, temperatura entre 17° e 22°. E depois das 19h, começou a armar aquela tempestade, inesperada com tantos raios e trovões na temperatura amena, e os 60mm vieram, só que despejados em pouco mais de 1 hora e por isso já pipocam vídeos de inundações em Lafaiete. Agora, 21:50, ainda chove com menor intensidade, faz 18.3°
    5 points
  21. Hoje a instabilidade aumentou bem, como previsto. Tem núcleos bem fortes entre o Seridó do RN e o cariri/sertão da PB no momento:
    4 points
  22. Na segunda-feira (dia 7), foi registrado um mesociclone e uma chuva com granizo nas proximidades do município de Marcolândia, cidade piauiense que fica na divisa com Pernambuco, e próxima da divisa com o CE. A pessoa que tirou as fotos relatou uma rotação na nuvem, o que confirma que se trata realmente de um mesociclone. Também houve granizo no núcleo, mas isso já do lado pernambucano da divisa, no município de Araripina.
    3 points
  23. Nani, Mais um evento extremo de chuva nessa região do noroeste do RJ e nordeste da zona da mata mineira, fico impressionado com a facilidade de chover mais de 100mm em 24h nessas cidades daí.
    3 points
  24. Hola amigos, llevo desaparecido bastante tiempo, por alguna razon no puedo entrar en mi computadora habitual y solo puedo entrar en la que uso para trabajar. Estuve de vacaciones desde fines de diciembre hasta febrero, desde entonces no habia entrado al foro. Estuve en Ushuaia desde el 13 hasta el 26 de enero, asi que lo peor de la onda de calor no lo sufri. aunque tuve algunos dias previos terribles. Les dejo los datos de Montevideo de enero, Accuweather, supongo que de la estacion Prado, increibles los 41°C del dia 14! Yo ese dia estaba congelandome en Ushuaia haciendo un poco de montaña:
    2 points
  25. Esse ar mais frio não influenciou com muita intensidade o vale do Itajaí, os últimos dois dias foram de sol, temperaturas mínimas amenas e máximas acima de 30ºC em Blumenau: 19,3/32,0ºC dia 08 17,6/30,2ºC dia 09 Apesar das mínimas mais agradáveis, a abundante insolação e o calor vespertino não permitem que os ambientes internos se resfriem. Fevereiro vem portanto se apresentando ainda mais quente que Janeiro e ainda não tive nenhuma tarde sub30ºC. Hoje a mínima foi de 19,7ºC e já tenho 25,7ºC 74%, tempo mais nublado em relação aos dias anteriores.
    2 points
  26. Boa noite, esta é a 3ª ZCAS a atingir BH neste verão, de forma que estamos passando por outro extenso período de céu encoberto, muita chuva e pouquíssimo sol. Desde sábado, o tempo fechado está predominando, com raras aparições de sol (nenhuma em alguns dias) e chuva que vai e vem a todo momento. Por isso, a temperatura tem estado insistentemente abaixo da média. Hoje, o céu ficou encoberto e choveu na maior parte do dia, com variação de amenos 19 a 23,5C na área central: Já estamos próximos dos 120mm (66%), acumulados em 9 dos 10 dias do mês. Para amanhã, a previsão indica outro dia chuvoso e fresco. Embora, na semana que vem, haja perspectiva de chuvas menos constantes e algumas aberturas, as precipitações deverão continuar e o céu permanecerá cheio de nuvens. Não há nenhum dia de sol na grade! Que verão mais sombrio...
    2 points
  27. Hoje, 09-02-2022, registrei a segunda menor máxima para Fevereiro dos meus registros (20,2°C). Perde apenas para a máxima de 19,3°C do dia 05-02-2018. No INMET a máxima foi bem baixa: 17,5°C apenas. A chuva foi fraca na maior parte do dia, praticamente constante, e o tempo permaneceu 100% nublado. Neste momento segue chovendo fraco, acumulado aqui no bairro Bandeirantes de 14,2mm no dia e 104,4mm no mês.
    2 points
  28. Mais uma vez tivemos a formação de Cbs noturnos no sertão da PB na madrugada de hoje. Os acumulados foram semelhantes aos dos últimos dias também: Satélite de 2h da madrugada 👆 E mais uma vez temos instabilidades no Seridó do RN e na fronteira sertão/cariri da PB: Satélite das 18h40 👆 Rafael Santos
    2 points
  29. Temperaturas máximas no mês exatamente as mesmas nas três estações meteorológicas. Pelo menos o Mirante teve os extremos de mínima e máxima menores que os de janeiro de 2021. Em termos de chuva nota-se mais uma vez o Mirante sendo mais chuvoso. Desde a abertura da estação do SESC Interlagos é possível fazer as comparações de chuva no período e as médias mensais de chuva na maioria dos meses estão maiores no Mirante.
    1 point
  30. Evento inédito, ocorreu em parte da região Noroeste do RJ e cidades de Minas, que fazem divisa com Noroeste do RJ. Volumes de chuvas bem acima do normal para a região, do final da tarde de terça até o final da madrugada de hoje, quarta. Acredito que em algumas cidades, o recorde de chuvas de 24 h no mês de fevereiro, foi superado nesse evento. Na cidade de Miracema, o ribeirão Santo Antônio e o córrego do Paiolinho, transbordaram do final da noite de terça até a manhã de quarta. Foi uma grande enchente, bem centro da cidade, na rua principal do comércio e bancária, a Marechal Floriano, subiu a mais de 1 metro em pontos mais baixos, uma das maiores enchentes na cidade, senão a maior. Outras grandes enchentes lá, novembro de 1941 e Natal de 1971. Totais no período de 9 h de terça até 9 h de quarta(dia 9). Noroeste do RJ: Faltou a chuva da convencional de ITAPERUNA, o Inmet, omite os dados, quando o recorde de 24 h é superado. 157,0 mm Cambuci/ automática 145,7 mm Santo Antônio de Pádua/est. convencional 142,0 mm Aperibé/Cemaden 136,0 mm faz. Guararema/ Laje do Muriaé 122,4 mm Miracema/Cemaden, esse valor, foi medido até 23 h 50 de terça, não sei o motivo, parou de funcionar. 118,2 mm Itaocara/Cemaden 117,2 mm Laje do Muriaé/Cemaden 113,0 mm Paraoquena/distrito Pádua/INEA 83,0 mm Raposo/distrito Itaperuna/Cemaden Parte da Zona da Mata de Minas 142,0 mm Patrocínio do Muriaé/est. hidrológica CPRM 114,0 mm São Sebastião da Vargem Alegre/ pluviométrica IGAM-MG 109,6 mm distrito de Vermelho/Muriaé/Cemaden 106,0 mm bairro da Barra/Muriaé/Cemaden 104,4 mm distrito de Itamuri/Muriaé/PCH do rio Glória 104,0 mm usina PCH/Laranjal 95,0 mm faz. Umbaúbas/Muriaé 90,0 mm Miraí/Cemaden
    1 point
  31. Assim como ontem, São Paulo vem tendo uma noite de quarta feira fresca, típica de outono. Devido aos ventos que sopram do mar, temos a presença de muitas nuvens baixas. Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 17 graus no extremo sul e 20 graus em áreas próximas do centro. Imagem da avenida paulista mostra o céu tomado por nuvens baixas, cenário parecido com a noite de ontem.
    1 point
  32. Máxima: 35,3°C em Mondaí/Cooper A1 Mínima: 4,9°C em Vargem Bonita 7,2°C em Urubici/Vacas Gordas/PWS 7,3°C em Bom Jardim da Serra/Vista Alegre 7,5°C em Urubici/Jararaca Menor Máxima: 16,1°C no Morro da Igreja Rajada Máxima: 62 km/h em São João do Sul/PWS > Última noite mais fria. Ar frio já bem fraco. > Fui até um pouco surpreendido no Vale do Itajaí, com mínimas quase um 1°C mais baixas que ontem. Sendo que no começo da noite estava igual a outra noite. Algumas estações iguaralam a mínima de Janeiro. Deste modo o GFS acertou um pouco, mas num prazo bem curto. > Durante o dia calor normal (forte), com máximas entre 29°C e 32°C.
    1 point
  33. Hoje foi um dia super agradável em São Bento do Sul. Tivemos variação de 15,4/24,3°C. I Início de noite em tons de laranja e vermelho tem sido rotina (acredito que devido ao vulcão). No momento temos 17,8°C, UR 76% e a brisa oceânica soprando bem fresquinha.
    1 point
  34. Início de fevereiro muito seco por aqui, ainda não choveu no mês em praticamente todo o município. O maior destaque têm sido os pores de sol com cinzas vulcânicas. Ontem estava um espetáculo. E hoje, ao amanhecer, havia uma pequena área de nevoa/nevoeiro nas proximidades do riacho que passa perto de casa. Esse é um fenômeno muito difícil de ser observado por aqui.
    1 point
  35. Boa tarde a todos. Variações de ontem (08/02/2022) na RMRJ. 19,6°C / 22,7°C - Alto da Boa Vista/Rio 20,2°C / 24,5°C - Xerém/Caxias 21,8°C / 25,2°C - Jacarepaguá/Rio 22,1°C / 25,1°C - Forte de Copacabana/Rio 22,1°C / 25,2°C - Marambaia/Rio 21,5°C / 25,8°C - Vila Militar/Rio 21,4°C / 25,9°C - Barreto/Niterói 21,5°C / 25,9°C - Eco Agrícola/Seropédica
    1 point
  36. Bom dia... Infelizmente a tendência apontada pelo modelo ECMWF, mostrada pelo @jean10lj parece mesmo q irá se confirmar e é um quadro trágico e desesperador para o Sul, usando as próprias palavras dele. Essas chuvas q ocorreram em boa parte da Região nas últimas semanas não foram abrangentes e caíram principalmente no leste, ficando as áreas do centro para o oeste à mercê de núcleos potentes porém bem isolados. Um exemplo dessa má distribuição das precipitações nos últimos dias é o q ocorreu na passagem do sistema frontal entre os dias 4 e 5, quando grandes volumes caíram em pequenas áreas específicas no Estado, ao passo q outras áreas não receberam praticamente nada. Na madrugada do dia 4, uma grande instabilidade provocou tempestades fortes e enxurradas no oeste, quando os volumes ultrapassaram 80 mm em algumas localidades, com os destaques abaixo 👇 Até o meio-dia já havia acumulado 116 mm e Marechal Cândido Rondon e 77 mm em Toledo, porém pouco ao norte, sul e leste o acumulado não chegou nem à 10 mm na maioria das cidades, e a instabilidade foi perdendo força. O q sobrou avançou rapidamente para nordeste. No dia 4, ainda como parte da instabilidade pré-frontal e desta vez no nordeste do Estado, os acumulados superaram 120 mm em alguns pontos, principalmente na área dos municípios de Jaguariaíva e Sengés 👇 O q seria de se esperar nesta situação do dia 4, e inclusive foi apontado por alguns institutos: chuva avançando para sudeste e se concentrando no leste ao longo do dia, com volumes de 40/60 mm na região de Curitiba. Inclusive algo na faixa dos 100 mm foi apontado pra capital do Estado entre 4 e 6/2. Mas isso não aconteceu: choveu menos de 15 mm na maior parte da cidade e aqui em Piraquara foram apenas 8 mm. Passado o sistema frontal, veio o ar seco pelo oeste/sul e as chuvas desapareceram dos radares. Situação essa q deve se estender até a próxima frente fria, sabe-se lá quando... Esta madrugada houve o avanço de nuvens carregadas do leste aqui no planalto e choveu 3 mm. Ventou muito antes da chuva (fina) e essa ventania trouxe a chuva. No mapa abaixo, a instabilidade dessa madrugada chegando em Curitiba e também a disparidade das últimas 3 mínimas (o ar frio não avançou para o leste, ficando restrito ao sudoeste e principalmente ao sul do Paraná: 5,7°C General Carneiro). Curitiba não participou da friaca, com mínima de 16,3°C hoje. Curiosidade: mesmo com os registros próximos à zero em Santa Catarina, tanto no meio-oeste quanto no sul, não chegou à esfriar tanto, quanto mostram os registros exclusivos de baixada (e q bom q existem hoje essas estações, senão, como iríamos saber?). Algumas mínimas no INMET: Morro da Igreja/SC 7,4°C Caçador/SC 7,7°C Vacaria/RS 8,8°C São José dos Ausentes/RS 9,1°C São Joaquim/SC 9,3°C Curitibanos/SC 9,3°C Cambará do Sul/RS 10,3°C Clevelândia/PR 10,6°C Lagoa Vermelha/RS 11,6°C Xanxerê/SC 12,1°C Foz do Iguaçu/PR 12,5°C Passo Fundo/RS 12,7°C Soledade/RS 13,0°C Peguei somente INMET e claro, INMET é quase exclusivamente topo, então não dá pra ter mínimas muito interessantes, mas também afasta a idéia de q houve uma "onda de frio" em pleno verão no Sul, algo q as fotos sugerem. Também mostram, claro, a grande virada climática q houve nos últimos dias.
    1 point
  37. Pois é... Aqui na cidade de São Paulo, como já comentado, nem sinal da chuvarada prevista. Choveu sim... mas... o predomínio foi de chuva fraca. Desde 9 h da manhã do domingo, Mirante: 9,4 mm Interlagos: 26,8 mm Hoje já tivemos sol, sempre com quantidade variável de nuvens. Aqui na zona norte, ele esteve presente o dia todo, bem como os ventos de S a SE. A zona sul, mais próxima da serra do Mar, teve mais nuvens. Mirante (Aut): 18,9°C / 26,0°C Interlagos: 18,1°C / 22,9°C IAG: 17,8°C / 25,0°C
    1 point
  38. 1 point
  39. Espectativas para 2022. Aos amantes do frio nunca vi projeção tão favorável, vídeo do coutinho fazendo referência a 1988. Além da la niña tem muita água fria na região do pólo sul. E ainda tem um vulcão que apesar de muitos afirmarem que houve pouca matéria expelida na atmosfera ele pode influenciar sim em especial o hemisfério sul. O que esperar? Um mirante com sub5 no mínimo né.
    1 point
  40. Texas congelando hoje, Houston passou quase o dia todo abaixo de zero com chuva congelada, San Antonio e Austin tiveram o que eles chamam de wintry mix, sleet, chuva congelada e um pouco de neve. Já Dallas e todo o centro norte texano tiveram bons acumulados de neve. Austin: Algumas variações que encontrei: Houston: 0,7˚C / -3,4˚C (latitude 29˚N) Austin: 3,5˚C / -6,1˚C (latitude 30˚N) Dallas: 0,9˚C / -6,9 (32˚N)
    1 point
  41. Caiu o recorde brasileiro de maior raio registrado. =( https://www.bbc.com/news/world-us-canada-60221521
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.