Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/22/19 in all areas

  1. JORNAL NACIONAL DESTA NOITE MENCIONANDO A POSSIBILIDADE DE CICLONE TROPICAL. ALGO HISTÓRICO
    13 points
  2. URGENTE!!!!! O CENTRO HIDROGRÁFICO DA MARINHA (CHM) EMITIU SEU PRIMEIRO AVISO PARA FORMAÇÃO DE UM CICLONE TROPICAL. Segundo o aviso, emitido agora a noite, a formação deverá ocorrer na manhã do sábado, e deve inicialmente ter ventos ente 7 e 9 na Escala Beaufort (algo entre 70 e 90km/h). Portanto, a princípio, a Marinha está prevendo uma TEMPESTADE TROPICAL. A posição informada pelo CHM é esta.
    13 points
  3. Temperatura do Oceano segue bastante elevada na região da formação da Baixa. Está variando entre 28 a 29ºC, com pontos isolados de 30ºC. Abaixo animação do GFS com a passagem do que pode vir ser a IBA, em cima dessas águas efervescentes.
    9 points
  4. Outro modelo que não citei aqui, o NAVGEM da marinha americana, também vem com uma solução deveras agressiva. Diagrama de Fase dele também leva a crer em um sistema tropical.
    8 points
  5. POR QUE O ICON É O ÚNICO MODELO QUE TRAZ A BAIXA PARA A COSTA DO BRASIL??? Como já falei, no momento o ICON é o único dos modelos confiáveis de previsão que traz o futuro sistema de baixa pressão em direção a costa Brasileira. A saída das 12z (E a mais recente também) traz a baixa em direção ao ES. Já os demais modelos, como o GFS neste exemplo, mostram a baixa indo em direção alto-mar. A pergunta que você pode está se fazendo é, mas qual o motivo que o ICON faz levar a baixa em direção a costa do Brasil? A resposta pode estar lá no sul da América do Sul. Sistemas em médios e altos níveis guiam ciclones tropicais, como já dito aqui. Observamos a saída em altitude (500hpas) do GFS e do ICON. No GFS observamos, o cenário tradicional que já venho comentando aqui nos últimos dias. Iba se formaria, e seria guiado por dois anticiclones. Um a leste, criando a pista de direção para o sul, e um outro em cima do sudeste, o que barraria a chegada a costa brasileira. Enquanto isso ao sul do continente, a evolução de um Cavado em altitude faria ondular o Jato Subtropical. A ondulação do Jato Subtropical "capturaria" Iba, e assim o levaria em direção ao alto-mar. No ICON praticamente há o mesmo cenário, em relação aos Anticiclones. Porém nota-se que o Cavado no sul da América do Sul, É BEM MAIS FRACO, do que projetado pelo GFS. Com um cavado mais fraco, ele não tem força de ondular o Jato Subtropical, que aparece zonal na projeção do modelo. Sem ondular o Jato, o Ciclone fica sem o "escape" que o leve para alto-mar... Com isso ele fica semi-estacionário, entre os dois anti-ciclones, o que torna o seu movimento lento, até que o anticiclone que está em cima do sudeste (por ser mais fraco) cede, e permite o landfall no ES. Portanto, o trajeto de Iba pode depender de um cavado polar há milhares de quilômetros do sistema, praticamente no sul da Argentina... Daí a importância no reforço de sondagens no extremo sul da Argentina (como acontecer no USA) para uma melhor previsibilidade do trajeto deste sistema. Veremos quem ganha esta solução....
    8 points
  6. Essa baixa que está já no Oceano??? Será que há alguma chance de Iba virar Jaguar??
    7 points
  7. Noite com temperaturas baixas em São Paulo. Hoje a sensação foi de frio pela cidade, devido aos ventos que sopraram com força do mar, junto com a alta umidade do ar. Radar de São Roque neste momento mostra um pouco de chuva apenas no litoral de SP.
    7 points
  8. Mais um amanhecer fresco. Algumas mínimas na região: Maravilha: 12,9°C Itapiranga/Epagri: 13,0°C Iporã do Oeste: 13,5°C São Miguel do Oeste: 13,8°C Mondaí/Catres: 14,0°C Março está com anomalia negativa nas máximas no oeste catarinense. Dezembro - Março aqui até então:
    6 points
  9. Saída dessa madrugada dos modelos, no geral, enfraqueceram o sistema de baixa pressão que irá se formar. A maioria dos modelos agora convergem para uma baixa em torno de 1000-1005hpas. EURO: GFS: FV3: CMC: No caso do GFS 0z, o diagrama de Fase sugere que a baixa agora seria apenas subtropical. O modelo britânico UKMET ainda prossegue com a sugestão de um Furacão a leste do Espírito Santo, em águas abertas. O diagrama de Fase do UKMET mostra o tão agressivo ainda prossegue o modelo, com um núcleo quente bastante profundo. O alemão ICON, ainda segue com a solução Outlier em termos de deslocamento. O modelo leva a baixa em direção a costa do ES, chegando muito próximo de fazer landfall, porém na 0z, não chega a tocar em solo, e recua em direção ao mar.
    6 points
  10. A noite está sendo de temporais no Alagoas: Satélite Goes 14, 23h 21 de março: Os volumes registrados no Cemaden: Os 93.8 mm de Feliz Deserto caíram nas últimas 1h10, com 49 mm em 20 minutos.
    6 points
  11. Na tarde de hoje a cidade de Pocinhos, localizada no Cariri a noroeste de Campina Grande, registrou um forte temporal. Foram 100 mm em 1 hora. A média anual do município é de apenas 383 mm.
    6 points
  12. Destaques de hoje: - Pinheiro Machado teve 3,3°C hoje, possivelmente geada por lá! (3,3°C - 22,6°C); - Morro da Igreja teve sua primeira máxima sub-10 (4,9°C - 9,1°C); - Rio do Rastro teve máxima baixa (7,8°C - 11,8°C). Estes e alguns outros poucos lugares tiveram mais frio que muita gente terá no país o ano inteiro.
    5 points
  13. O sonho de todo baziano... Viver a história, e não apenas ouvir falar dela
    5 points
  14. Faz 17°C nas regiões mais altas de BH e 19°C nas demais áreas do município. A partir de agora, todas as mínimas na região do Inmet devem variar de 16°C a 17°C, com valores ainda mais baixos nas regiões mais altas. O outono definitivamente começou!
    3 points
  15. QUE DIA MEUS AMIGOS, QUE DIA!! Dia mais fresco do ano até agora, que saudade eu tava de um dia desses!!! Temperatura super agradável, amanheceu com 17° e não passou dos 19° no meio da tarde. Pra ser mais preciso, o INMET de Ouro Branco marcou máxima de 18.9° Choveu fino e sem parar desde o amanhecer até pouco depois do meio-dia, acumulando 15 mm. De tarde só nublado e nem sinal do sol hoje. Agora faz um tempo meio misto entre o nevoeiro e a garoa. Temperatura em deliciosos 16 graus em Conselheiro Lafaiete!!!
    3 points
  16. Tobias Barreto (SE) teve chuva intensa mais cedo. Ao todo foram 73.2 mm, porém grande parte da chuva (68 mm) caiu em 50 minutos. Cemaden
    3 points
  17. Entre a noite de ontem e a madrugada de hoje choveu muito em áreas do Ceará (dados da Funceme). A chuva em Santana do Cariri durou 5 horas. Os maiores valores no PE (dados da APAC): E na PB (AESA): A oficial de Pocinhos registrou 69.6 mm, porém houve pontos na cidade onde o volume foi maior (exemplo dos 100 mm).
    3 points
  18. São 14:22 e no relatório das 14h do INMET a estação de JF marcava 19ºC. Há grandes chances de uma máxima sub-20 a caminho !
    3 points
  19. Belo Horizonte amanheceu com chuva e a menor temperatura do ano, 17,2°C no inmet do centro. O dia é chuvoso na capital, com 21°C às 13h. Até o momento, março tem 132mm acumulados.
    3 points
  20. A estação do Sr. Wolfgang fica ali naquele campo no lado de cima da casa dele, um desnivel considerável para a parte mais baixa do terreno: Não evita acúmulo de ar frio e ainda por cima evita momentos de calmaria total nas tardes, algo que atrapalharia nas medições principalmente ao sol.
    3 points
  21. 3 points
  22. No Hemisfério Norte a ZCIT se alonga bastante para o norte chegando até os paralelos 16/17 nos meses mais quentes; entre maio e agosto, somado com as temperaturas elevadas produzem distúrbios tropicais nas baixas latitudes que são atraídos pela Corrente do Golfo. Ao encontrar águas muito aquecidas, se transformam em furações rumando para o Leste dos EUA, no Oceano Atlântico, e Japão/costa Oeste Norte Americana, no Pacífico. No Hemisfério Sul por causa da maior quantidade de oceanos e reduzida massa continental; o aquecimento não é tão significativo para a ZCIT migrar até as latitudes maiores que 10S, principalmente no Oceano Atlântico que possui forte cisalhamento causado pela alta pressão entre a América do Sul e a África, tornando desfavorável a formação de ciclones tropicais porque os mesmos precisam da instabilidade atmosférica e baixa divergência dos ventos em altos níveis, mesmo que a temperatura esteja no padrão de sua formação, acima de 25 graus. O furacão Catarina ocorreu porque a ASAS naquele verão ficou muito afastada do litoral brasileiro e a umidade estava mais alta do que o normal, somado com as águas quentes do Atlântico Sul alimentaram um ciclone extratropical enfraquecido tornando- o tropical.
    3 points
  23. Máxima também foi baixa em Juiz de Fora, quase 7 graus mais baixa que a média das máximas. O valor foi de 21,7ºC. O sol não apareceu em momento algum.
    3 points
  24. Maiores acumulados de hoje na Bahia na rede do Cemaden (acumulados praticamente definitivos):
    3 points
  25. URGENTE............!!!!!!!!!!!! BOLETIM METEOCEANOGRÁFICO DO CHM (MARINHA DO BRASIL) DE AGORA NOITE ESTÁ CONFIRMANDO A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE UM CICLONE TROPICAL NA COSTA DO BRASIL. LEMBRANDO: O CHM É O ÓRGÃO OFICIAL QUE IRÁ CLASSIFICAR O CICLONE EM TROPICAL OU SUBTROPICAL....!!!!!!
    3 points
  26. ANÁLISE DOS MODELOS (PARTE II) IMPACTOS Como a maioria dos modelos sugerem que IBA fique em alto-mar, os impactos serão indiretos no geral. Como estará associado a fomação de um canal de umidade, chuvas fortes, com acumulados expressivos pontuais são sugeridos pelos modelos entre ES/BA/MG. Em termos de ventos, os modelos sugerem que as rajadas mais fortes fiquem em alto-mar, ultrapassando os 100km/h. Pouca diferença de ventos seria sentida na costa. Apenas no ICON, que traz a baixa mais próxima da costa, os impactos em termos de ventos seriam mais significativos. Ainda sim, as rajadas estimadas pelo modelo ficariam em 70-80km/h, uma vez que a baixa é mais fraca. Elevação do mar também é outro impacto provável, porém este sendo detalhado maior nos próximos dias.
    3 points
  27. ANÁLISE DOS MODELOS - PARTE I (SOBRE A BAIXA): Esta tarde, todos os modelos estão em consenso para a formação e evolução da Baixa Pressão. A maioria coloca a formação entre o sábado e o domingo, com aprofundamento entre o domingo e a segunda-feira. Em termos de evolução, parece haver um consenso considerável para evolução em estágio tropical em algum momento. Pode variar entre Tempestade Tropical e Furacão. Quanto ao deslocamento, a massiva maioria, leva o sistema em alto-mar, exceto por 1 modelo que projeta o landfall (tocar em terra). Vejamos a situação de cada modelo: GFS: FV3 EURO CMC UKMET que vem com uma solução agressiva, em termos de força. O ICON, modelo alemão, é no momento um outlier.... Ele coloca a baixa próximo a costa da BA/ES e inclusive sugere landfall deste sistema. Em termos de estrutura, todos os modelos concordam que o sistema assume características tropicais, com núcleo quente em todos os níveis... Algo sem precedentes na história de modelagem para a América do Sul. GFS: FV3: CMC: UKMET:
    3 points
  28. URGENTE!!!!! É OFICIAL!!!! A DISCUSSÃO DO NOAA (ÓRGÃO DE METEOROLOGIA AMERICANO) PARA A AMÉRICA DO SUL, AGORA RECONHECE A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE CICLONE TROPICAL NA COSTA DO BRASIL.... TRATA-SE DE ALGO HISTÓRICO!!!!!
    3 points
  29. Tenho 18,2°/98% agora aqui no Canto dos Araçás, e o valor é a mínima do ano e da estação (instalada em 15/dez). Já tenho 12,2 mm no dia. A máxima ficou nos 24,3°. Agora não chove.
    2 points
  30. Variação na Granja Viana hoje: 14,5ºC ~ 22,6ºC. Poderia ser perfeitamente um dia comum de maio, junho, julho ou agosto aqui em Sampa...
    2 points
  31. Exatamente, enfim entramos no esperado padrão de outono e não teremos mais dias tórridos pela frente, apenas episódios de calor normal. Além disso, na semana que vem já entra outra MP marítima de intensidade razoável para a época, garantindo assim um Março muito digno no Sul e "mais ou menos" pro Sudeste.
    2 points
  32. O mês não finalizou, e 10 das 33 estações do alerta rio já estão com mais de 300mm. É o verão mais chuvoso no RJ em 21 anos
    2 points
  33. A estação convencional do INMET em Porto Alegre marcou 12,9º de minima. Boa marca, a capital amanheceu mais fria hoje que Santa Vitória do Palmar lá no extremo sul do estado com 13,3º. No momento tarde tépida no Centro histórico e 25º...
    2 points
  34. O jornalista Alex Thomson informou que há pelo menos 15 mil desaparecidos. Casos de cólera estão sendo confirmados.
    2 points
  35. a altitude é a mesma entre as duas PWS, mas Itapiranga é face sul e Mondaí é face oeste, o que explica as diferenças (que devem se acentuar próximo ao solstício de inverno)
    2 points
  36. 2 points
  37. Mínima do ano hoje em Florianópolis e Porto Alegre. POA baixou a 13,0°, a menor desde 8 de dezembro do ano passado. Foi um belo valor pra março, a menor pro mês em 5 anos! (2014 fez 11,6°) Em Floripa, registrei 18,5° aqui no Canto dos Araçás. Foi disparada a menor temperatura do ano. A mínima da cidade ficou em Carijós com 18,1° (Ratones fora).
    2 points
  38. Acredito que em auges de MP/mínimas absolutas será bem melhor que a da Epagri. Ela está colada no Rio Macaco-Branco e Rio Uruguai.
    2 points
  39. Tivemos a menor mínima do ano, nas duas estações Inmet da Capital Paulista. Tanto o Sesc quanto o Mirante tiveram 15.8 graus de mínima. Algumas mínimas nas estações do Cge hj : São Mateus - 13.5 Capela - 14.0 Jabaquara - 14.4 Freguesia do Ó - 14.8 Parelheiros - 15.2 Itaquera - 15.2 Vl Maria - 15.3 Marsilac - 15.5 São Miguel Pta - 15.8 Tremembé - 15.9 Sé - 16.5
    2 points
  40. Boa noite! O dia foi de sol em Buenos Aires, com céu limpo de manha e algumas poucas nuvens a tarde. Fez um pouco de frio hoje, com mínima de 10,9°C, a segunda menor do ano, e máxima de 20,5°C, a menor desde o comeco de novembro. Agora temos poucas nuvens, 16,9°C, URA de 63%, vento nordeste a 6 km/h e pressao em 1.017,6 hpa. Para amanha a previsao é de sol e céu parcialmente nublado, com mínima de 16°C e máxima de 23°C segundo o SMN. O sol nasce as 6h58 e se poe as 19h02.
    2 points
  41. A possível formação de Ciclone Tropical já está sendo comentada pelos foruns meteorológicos de outros países. No USA, o fórum "Storm 2k" abriu um tópico especialmente para monitorar a nossa baixa. http://www.storm2k.org/phpbb2/viewtopic.php?f=31&t=120226 A mesma coisa já acontece no fórum argentino "gustfront". http://foro.gustfront.com.ar/viewtopic.php?f=32&p=379435&sid=425036457ce157f600c0d140006ea059#p379394
    2 points
  42. Bastante chuva por aqui.. Desde da noite de ontem alternando entre chuva fraca e chuva forte. Em 1hr de chuva: Quase 50% da média do mês em apenas 1hr. 112,4mm desde de 00UTC, no momento chuva fraca e 20,4°C.
    2 points
  43. NOTA DE ESCLARECIMENTO Cachoeira Paulista, 21 de Março de 2019. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE) em colaboração com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM- Marinha do Brasil) esclarece a possível formação de um ciclone com características tropicais a partir do dia 23/03 (sábado) até o início da próxima semana (terça-feira) sobre o oceano Atlântico, a leste dos Estados da BA e ES. A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em áreas de alto mar, associada à chuva intensa, com volumes significativos e ventos intensos, com rajadas. Porém, não se descarta a condição de principalmente intensificação dos ventos na costa do RJ, ES e sul da BA, podendo chegar até os 89 Km/h, além de chuvas entre fraca e moderada. Vale lembrar que, simultaneamente haverá a atuação de uma Zona de Convergência, que favorecerá chuvas intensas na faixa entre a BA, norte de MG, parte do ES, TO, parte de MT, do PA e AM. Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. O CPTEC e a Marinha do Brasil acompanharão a formação e atuação deste sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas no site: www.cptec.inpe.br e https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo ou pelo facebook: @inpe.cptec e https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/ A Marinha do Brasil ainda disponibiliza informações por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", que se encontra disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para o IOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). Atualizado em 21/03/2019 17:48
    2 points
  44. Agora o mesmo levantamento, só que com algumas estações do litoral Paulista monitorados pelo Cemaden. Esse fiz separado por cidades na ordem: Cidade , bairro , quantidade acumulada por ordem crescente de 01/01 a 21/03. Santos: - Morro São Bento - 1053 MM - Sítio das Neves - 1357 MM Peruíbe: - Jd Veneza - 1198 MM - PQ Trevo - 1311 MM São Vicente : - Jd Rio Branco - 1471 MM - Pe. Manoel - 1528 MM Cubatão: - Jd Casqueiro - 1271 MM - Nova República - 1284 MM - Cota 200 - 1478 MM São Sebastião: - Praia Grande - 1109 MM - Camburi - 1118 - Cigarras - 1151 MM Ubatuba: - Tenório - 1152 MM - Centro - 1214 MM - Lázaro - 1269 MM Ubatuba nessa temporada perdeu o título de ponto mais chuvoso do litoral de SP .
    1 point
  45. Fiz um levantamento das estações do Cemaden que se localiza na capital de SP , além de nossas duas Inmets . Dados de 01/01 até ontem 21/03 Segue o nome do bairro , região da cidade que se localiza e o montante das chuvas por ordem crescente. Perus (Z/O) - 770 MM Inácio Monteiro (Z/L) - 828 MM Jd São Roberto (Z/L) - 830 MM Itaim Paulista (Z/L) - 837 MM Subprefeitura Itaquera (Z/L) - 856 MM Mirante Inmet (Z/N) - 861 MM Luz (Centro) - 869 MM Jd Ângela (Z/S) - 878 MM PQ. Res. Cocaia ( Z/S) - 880 MM Jaguaré (Z/O) - 931 MM Lapa (Z/O) - 989 MM Vl. Constância (Z/S) - 999 MM Vl. Carrão (Z/L) - 1014 MM Sesc Inmet (Z/S) - 1034 MM Campo Limpo (Z/S) - 1038 MM Vl. Prudente (Z/L) - 1059 MM C.E.U. Parelheiros (Z/S) - 1150 MM Creio que o oceano fervente tenha colaborado com a chuva na ZS da capital . Quanto a Vl Prudente , é uma ilha de calor gigantesca , sempre se destaca.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.