Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Topic will be automatically locked at 03:00 AM

Recommended Posts

1 hora atrás, Moretão disse:

Maio que é geralmente seco terminou com chuva excessiva todo ou quase todo o sul do país. Em SC, as cidades do Sul tiveram maiores acumulados com a passagem do vórtice ciclônico na semana passada. As cidades de outras regiões tiveram mais chuva nesta semana especialmente na quinta. Algumas estações ultrapassaram 400 mm:

Timbé do Sul: 494 mm

Dionísio Cerqueira: 492 mm

Laguna: 485,6 mm

Tubarão: 422,6 mm

Campos Novos: 404,4 mm

A chuva foi suficiente para causa certa apreensão nos moradores do sul do Estado, especialmente em Tubarão. No Vale do Itajaí o susto foi em Rio Do Sul, onde o Rio Itajaí-Açú chegou a 7,5 m.

Passada a chuva de Maio, a previsão agora é de pouca chuva nessa primeira quinzena de Junho e com temperaturas acima da média (para variar).

As última enchentes aqui no Vale foram assim, foram alguns meses com estiagem e depois a compensação com excesso de chuva.

Desde 2008 o modo enchente está ativado pra gente, embora de 2016 pra cá as coisas foram bem calmas quanto a chuva.

• Like 3

Junho é o mês do meu aniversário(24, dia de São João), quero um 24/06/1994 de presente.😀

• Like 8

Mais uma boa pancada de chuva na Zs de Sp agora a pouco ...Cge Jabaquara já acumula 20 mm desde ontem à noite , temperatura que já tinha atingido 22,1c cai agora para 20,4c .

• Like 1

5 horas atrás, Juzinho disse:

Desde ontem a noite , estamos tendo diversas pancadas de chuva aqui na ZS da capital paulista .

Agora inclusive caiu uma muito forte .

Tivemos mais um temporal rápido aqui na ZS ...

No Sesc Inmet até as 13 h tinha acumulado desde a madrugada 34 MM.

Mais um Junho úmido a vista? 

• Like 2

Antes do frio...um forte calor !

Quase nenhuma nuvem em Juiz de Fora nesta tarde, minha estação já bateu nos 29,5C ! Agora faz 28C. 

Vale lembrar que raramente a temperatura chega aos 30C aqui em Junho. 

• Like 3
  • Confused 1

Sem calor, sem frio, pra variar temperaturas acima da média em Blumenau:

image.png.763fd419f27c217dad50ae6100f25856.png

apesar disso será o maior frio do ano, pífio.

• Like 5

Faltam apenas 5 CM para que o Rio dos Sinos atinja a cota de alerta (4,30 m) , em São Leopoldo. A partir de 5 m, começam os alagamentos na área urbana da cidade (notadamente na Zona Leste). 

Foto: Rua da Praia, fotografia de Alecs Dall'Ommo

Screenshot_20190601-135141~2.png

• Like 7

Posted (edited)

FRIO INTENSO NA SEMANA QUE VEM?

Estou considerando a possibilidade de o frio ser até mais intenso que inicialmente previsto aqui na Zona da Mata, estado RJ e regiões vizinhas.

Os modelos têm mostrado uma forte massa de ar polar no Oceano, com infiltração de ar frio no continente, com a possibilidade de repique do ar frio no final da próxima semana. A Alta Polar marítima chega a 1038 hPa na terça com centro aprox. 35S 35W de acordo com o GFS!

É a condição ideal para máximas muito baixas aqui na região. Vejam a última rodada do modelo Europeu: A isoterma de 8 graus, a 850 hPa, atinge o sul da Zona da Mata, o que é sinal de frio intenso.

Tudo isso, é claro, a se confirmar ou não com as novas rodadas dos modelos meteorológicos...

Esse aquecimento de hoje aqui na cidade de Juiz de Fora, de mais de 29 graus lá no bairro Bandeirantes de acordo com o colega Renan, 28 graus aqui no Centro, estaria a indicar uma forte advecção pré-frontal com forte resfriamento posterior?

O que vocês acham deste meu palpite?

656685641_CapturadeTela2019-06-01as17_59_28.png.6f8dbc920fd8b513e6180a4589a4fc10.png

Edited by sjmolive
  • Like 10

O Europeu está ficando bem interessante para cá, aparentemente não teremos calor durante toda essa primeira dezena 

sp jun.png

• Like 5

Posted (edited)
28 minutos atrás, sjmolive disse:

Estou considerando a possibilidade de o frio ser até mais intenso que inicialmente previsto aqui na Zona da Mata, estado RJ e regiões vizinhas.

Os modelos têm mostrado uma forte massa de ar polar no Oceano, com infiltração de ar frio no continente, com a possibilidade de repique do ar frio no final da próxima semana. A Alta Polar marítima chega a 1038 hPa na terça com centro aprox. 35S 35W de acordo com o GFS!

É a condição ideal para máximas muito baixas aqui na região. Vejam a última rodada do modelo Europeu: A isoterma de 8 graus, a 850 hPa, atinge o sul da Zona da Mata, o que é sinal de frio intenso.

Tudo isso, é claro, a se confirmar ou não com as novas rodadas dos modelos meteorológicos...

Esse aquecimento de hoje aqui na cidade de Juiz de Fora, de mais de 29 graus lá no bairro Bandeirantes de acordo com o colega Renan, 28 graus aqui no Centro, estaria a indicar uma forte advecção pré-frontal com forte resfriamento posterior?

656685641_CapturadeTela2019-06-01as17_59_28.png.6f8dbc920fd8b513e6180a4589a4fc10.png

Concordo com sua análise! Aqui para a região central de Belo Horizonte, às mínimas inclusive reduziram na última rodada, com 3 dias seguidos de sub 10°C. Isso significa temperaturas ainda menores em regiões próximas. 

Eu não sei não, mas não podemos descartar a possibilidade de um frio semelhante a MP de julho de 2017 em relação as mínimas, embora as máximas serão bem mais altas do que foram naquele evento, que inclusive teve unidade alta. 

IMG-20190601-183316.jpg

Edited by RafaelBHZ
  • Like 3

Por que que a cidade de São Paulo teve acumulados tão altos de chuva desde na madrugada e pancadas durante este sábado?

FF não foi porque ela ainda não nos atingiu...

De onde vieram estas instabilidades e o que as têm provocado?

• Like 1

Variação entre 19°C e 31°C em Barra do Piraí-RJ, nesse primeiro dia de Junho. 

Verão bombando. ☉😂

• Haha 1

35 minutos atrás, n4rd3s disse:

O Europeu está ficando bem interessante para cá, aparentemente não teremos calor durante toda essa primeira dezena 

sp jun.png

Por que o foreca continua dando temperaturas mais altas? Eles não usam o euro? 

5 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Por que o foreca continua dando temperaturas mais altas? Eles não usam o euro? 

Se eu não me engano eles usam majoritariamente o GFS, mas não tenho certeza.

• Like 1

1 hora atrás, sjmolive disse:

Fico sempre me pensando o que aconteceria se uma mão empurrasse essa massa 2.000 km para o oeste, quanto frio faria por nossas bandas?

• Like 4

15 minutos atrás, ricardosilva disse:

Fico sempre me pensando o que aconteceria se uma mão empurrasse essa massa 2.000 km para o oeste, quanto frio faria por nossas bandas?

Eu queria que essa mão empurrasse a América do Sul uns 10 graus de latitude pra baixo,  isso sim amigo ....rs !!!

• Like 5

30 minutos atrás, Chavem disse:

Eu queria que essa mão empurrasse a América do Sul uns 10 graus de latitude pra baixo,  isso sim amigo ....rs !!!

Atualmente, só "grudando" ela na Antártica mesmo😅

• Haha 6

49 minutos atrás, Chavem disse:

meu sonho desde sempre!! imagina a rmsp, a 700-800 m de altitude, na latitude do chuí?? ahhhh certamente nevaria aqui quase todo ano! e as geadas com certeza atingiriam até o acre!

• Like 2
  • Thanks 2

Previsão de frio de inverno pra Belo Horizonte semana que vem:

1076740072_Screenshot_2019-06-01-20-50-362.thumb.png.6f03956bbb6d0f3812b71ee59a215a58.png

Muito surpreendente, depois de um inicio de temporada muito fraco.

• Like 4

Posted (edited)
15 minutos atrás, Wagner97 disse:

meu sonho desde sempre!! imagina a rmsp, a 700-800 m de altitude, na latitude do chuí?? ahhhh certamente nevaria aqui quase todo ano! e as geadas com certeza atingiriam até o acre!

Julho de 1975.

Tivemos geada na Amazônia!

Baita friagem...

2°C na Amazônia boliviana.

3°C em Vilhena, Rondônia. 

Edited by Ivan
  • Like 7

GFS operacional, diminuiu mais um pouco o frio na rodada das 18h, mas o Europeu melhorou para Sampa🙌 . Bonita semana para Campos do Jordão😍

Capture+_2019-06-01-21-12-14.png

• Like 8

Boa noite, dia hj variou entre 14.4°C e 27.2°C  na área urbana de Nova Friburgo. Foreca continua tb mantendo o frio pra cá na semana que vem. Ansioso pela chegada da mp...

Screenshot_2019-06-01-21-32-00.png

• Like 5

Agora, 21h30m, 17 graus na Zona Norte de POA, 95% de umidade e volta a chover, após uma "eternidade" de cerca de 12h sem chuva. Por enquanto, é isso. Vou ali na calha do prédio coaxar e já volto. 🐸🐸🐸🐸🐸🐸🐸🐸🐸🐸🐸

• Like 1
  • Haha 11