Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018

Recommended Posts

4 minutos atrás, jrmartinisp disse:

Difícil hein,  segunda quinzena de Agosto quase sempre  as temperaturas vao lá para a casa dos 30, 32. Já anunciando a aproximação da primavera. Tanto que até meados de Outubro geralmente é o período aonde ocorre a máxima anual no Mirante de santana.

Acho que vc não entendeu minha mensagem. Eu quero dizer exatamente o que você apregoa! Na 2ª quinzena de agosto, já há indícios do início do que eu chamo de "primavera seca" em Sampa: mínimas ainda baixas, porém as máximas vão subindo gradativamente; muito comum no final do mês já termos máximas ultrapassando os 30ºC.

Ainda mais com um primeira quinzena abaixo da média, a probabilidade é que "a natureza compense (com um bloqueio, por exemplo)" este frio, em forma de um certo calorzinho".

Compreendeu agora o que eu quis dizer?

Agora, o período de MONSTROS POLARES, vai de fins de abril até final de setembro. Então, ainda há esperança (embora, cada dia que passa, mais remota as possibilidades...) para um "MONSTRO" este ano.

Saindo da Granja Viana e indo a Pinheiros agora. Em dias "chapadões", como os de hoje, praticamente não há diferença de temperaturas. Os micro-climas são minimizados.

15 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Acho que vc não entendeu minha mensagem. Eu quero dizer exatamente o que você apregoa! Na 2ª quinzena de agosto, já há indícios do início do que eu chamo de "primavera seca" em Sampa: mínimas ainda baixas, porém as máximas vão subindo gradativamente; muito comum no final do mês já termos máximas ultrapassando os 30ºC.

Ainda mais com um primeira quinzena abaixo da média, a probabilidade é que "a natureza compense (com um bloqueio, por exemplo)" este frio, em forma de um certo calorzinho".

Compreendeu agora o que eu quis dizer?

Agora, o período de MONSTROS POLARES, vai de fins de abril até final de setembro. Então, ainda há esperança (embora, cada dia que passa, mais remota as possibilidades...) para um "MONSTRO" este ano.

Vale lembrar nosso histórico recente de grandes invasões polares em Setembro, muitas vezes ocorrendo nesse mês o maior evento de frio do ano: 2001, 2002, 2006, 2011 e 2012 são os melhores lembretes.

2 minutos atrás, Renan disse:

Vale lembrar nosso histórico recente de grandes invasões polares em Setembro, muitas vezes ocorrendo nesse mês o maior evento de frio do ano: 2001, 2002, 2006, 2011 e 2012 são os melhores lembretes.

2011 teve muito mais frio do que estes anos citados, sem falar na onda de frio do final de junho e duas no mês de agosto.

• Like 1

Ainda há tempo de grandes eventos. 

Setembro de 2012, quase em Outubro, quando o ex PM do Reino Unido David Cameron visitou S. Paulo, a cidade paulista teve tarde abaixo dos 10 graus e uma mínima baixa em seguida. 

Lembro que também fez frio em Vga. 

Em 2011 e 2013, lembro do frio em alguns dias de Novembro. 

• Like 1

2 horas atrás, Renan disse:

Incrível ver esse tempo com cara de verão em pleno Agosto. Nós, mineiros, definitivamente não estamos acostumados, hehehe.

O clima subtropical resolveu tirar umas férias aqui.

Isso que é a cara de inverno né, fala a verdade! 

• Like 1

51 minutos atrás, Renan disse:

Renan, sim, há históricos de grandes invasões polares,  foi em 2006 que teve neve em Outubro? Mas a frustração (pelo menos a minha) é que se ocorrer, elas enfraquecem rápido. A não ser que venha uma sequência de FFs e fique mantendo uma primavera mais camarada nas temperaturas, mas este ano estou pessimista quanto a isso. (queria queimar a língua) 

• Like 1

51 minutos atrás, jrmartinisp disse:

Renan, sim, há históricos de grandes invasões polares,  foi em 2006 que teve neve em Outubro? Mas a frustração (pelo menos a minha) é que se ocorrer, elas enfraquecem rápido. A não ser que venha uma sequência de FFs e fique mantendo uma primavera mais camarada nas temperaturas, mas este ano estou pessimista quanto a isso. (queria queimar a língua) 

Sei de uma ocorrência de neve em Outubro de 1999, mas não estou me lembrando dessa de 2006. 

Mediante a ruindade suprema que foram Junho e Julho por aqui, vai ser até fácil Setembro ser mais frio que essa duplinha aí.

1 hora atrás, jrmartinisp disse:

A neve foi nos primeiros dias de setembro de 2006, a temperatura caiu para valores menores do que -4,0 em SC.

28 minutos atrás, Renan disse:

Sei de uma ocorrência de neve em Outubro de 1999, mas não estou me lembrando dessa de 2006. 

Mediante a ruindade suprema que foram Junho e Julho por aqui, vai ser até fácil Setembro ser mais frio que essa duplinha aí.

Vou falar de Curitiba:

- 2002: só julho e setembro prestaram

- 2003: agosto excepcional, mas o único mês ruim foi junho

- 2005: idem 2002

- 2006: bons maio e setembro, o JJA foi lixo

A tal neve foi em set/06, antes do feriado. Na ocasião, até a RMPOA teve precipitação invernal. 

• Like 1

26 minutos atrás, marinhonani disse:

A neve foi nos primeiros dias de setembro de 2006, a temperatura caiu para valores menores do que -4,0 em SC.

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0609200619.htm

http://climaenatureza.directorioforuns.com/t8-a-grande-onda-de-frio-de-setembro-2006

Precipitações invernais em quase 60 cidades.

Edited by Victor Naia
  • Like 1
  • Thanks 1

Agora eu me lembrei desse evento de neve em 2006 ! Inclusive com direito a acumulação na cidade de Viamão (RMPOA) e uma acumulação bem razoável em São Francisco de Paula. Na serra catarinense também houve acumulação de +- 2-3cm pelo que me lembro do Coutinho falando.

Essa MP chegou com força total ao Sudeste também. Realmente foi inesquecível.

• Like 1

3 horas atrás, Renan disse:

2015 também!

23 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

2015 também!

Só no sul né? Aqui sp a 1° quinzena foi amena e molhada, com um único fim de semana de frio considerável (máxima de 15°C no sábado e domingo) depois disso foi um horror, semanas seguidas de temperaturas batendo nos 35°C e secura que durou até meados de outubro.

1 hora atrás, Renan disse:

Agora eu me lembrei desse evento de neve em 2006 ! Inclusive com direito a acumulação na cidade de Viamão (RMPOA) e uma acumulação bem razoável em São Francisco de Paula. Na serra catarinense também houve acumulação de +- 2-3cm pelo que me lembro do Coutinho falando.

Essa MP chegou com força total ao Sudeste também. Realmente foi inesquecível.

Cwb teve a mínima anual nessa MP. Creio que Sampa tb.

Anos nos quais Cwb teve a aboluta anual em setembro: 2002 e 2006. Dois anos de inverno trágico.

• Like 1

34 minutos atrás, Wagner97 disse:

Só no sul né? Aqui sp a 1° quinzena foi amena e molhada, com um único fim de semana de frio considerável (máxima de 15°C no sábado e domingo) depois disso foi um horror, semanas seguidas de temperaturas batendo nos 35°C e secura que durou até meados de outubro.

2015 compete pau a pau com 2018 como pior inverno de Sampa. E setembro foi parte ativa nesse inferno, depois de um agosto surrealmente quente. 

35 minutos atrás, Wagner97 disse:

Acho que sim. Mas foi a mp mais forte do ano em muitos locais por aqui. Fez -6,3° em Urupema e -4,3° em Bom Jardim, mínimas absolutas de 2015 nas respectivas cidades. Aqui em Porto Alegre deu 5,6°.

Depois de 71 dias, chove em alguns bairros de Patrocínio no momento.

A chuva no momento está restrita a parte norte da cidade, que é a região mais alta.

Nas imagens da câmera de segurança, podemos ver a chuva ao fundo.

559990733_Semttulo.jpg.95c06a2ed96e5f59f33ea38343d06bf2.jpg

Radar

8.jpg.9fcfe1de001fb8712fb6fd86f040a68f.jpg

• Like 3

59 minutos atrás, LuluBros disse:

2015 compete pau a pau com 2018 como pior inverno de Sampa. E setembro foi parte ativa nesse inferno, depois de um agosto surrealmente quente. 

Ahh na minha opinião nada supera o desastre que foi 2015. A impressão que eu tive aquele ano é que não houve inverno, simplesmente. Lembro apenas de alguns eventos muito pontuais de chuva e um pouco de frio causado pela nebulosidade em julho. 

• Like 1

30 minutos atrás, Wagner97 disse:

Ahh na minha opinião nada supera o desastre que foi 2015. A impressão que eu tive aquele ano é que não houve inverno, simplesmente. Lembro apenas de alguns eventos muito pontuais de chuva e um pouco de frio causado pela nebulosidade em julho. 

Nada supera 2015 nos quesitos calor e falta de frio, de uma forma geral. Foi um ano totalmente atípico, com desvio positivo de temperaturas muito acima do desvio padrão natural. Não sei o que aconteceu pra ter sido assim, não acho que só o Mega El Niño explique tudo. Em 1998 também teve super el niño e não chegou perto da ruindade que foi 2015.

Tivemos um dia frio hoje, com períodos de chuva fraca / chuviscos. A máxima foi sub-20.

Em casa: Máxima 18,7C / Mín. 14,7C

No INMET: Máx. 15,6C / Mín. 13,0C

- A diferença na máxima entre INMET e minha casa foi bem alta dessa vez. 

• Like 2

Uma tempestade está invadindo a região sul de Belo Horizonte neste momento, chove muito, como se fosse janeiro, em alguns pontos da região metropolitana. 

Mas esse núcleo infelizmente não atingirá a área urbana em cheio, a minha casa em Contagem, por exemplo, deve ficar fora da rota. 

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.