Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Ontem fomos de 16,8° C a 33,5° C.

 

O vento antes e durante a chuva do fim de tarde chegou a ser impressionante, virou até o um luminoso enorme de uma escola próxima.

 

Em termos de volume de chuva mesmo, nem impressionou tanto, apesar das rajadas: 4,3 mm.

 

15,5° C de mínima hoje. 29,6° C às 14 h. :heat:

 

E o GFS já retirou toda a chuva prevista para amanhã. Tomara que prevaleça o prognóstico geral para o decorrer da semana.

 

Se der zebra, quem sabe até uma sub 10 na semana que vem?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ontem fomos de 16,8° C a 33,5° C.

 

O vento antes e durante a chuva do fim de tarde chegou a ser impressionante, virou até o um luminoso enorme de uma escola próxima.

 

Em termos de volume de chuva mesmo, nem impressionou tanto, apesar das rajadas: 4,3 mm.

 

15,5° C de mínima hoje. 29,6° C às 14 h. :heat:

 

E o GFS já retirou toda a chuva prevista para amanhã. Tomara que prevaleça o prognóstico geral para o decorrer da semana.

 

Se der zebra, quem sabe até uma sub 10 na semana que vem?

 

 

O frio já é pra essa semana tambem quarta o euro aponta 1°C pra ca ...

 

Ja ta pipocando chuva forte entre SP´e MG

Link to comment
Share on other sites

Esfriou muito no sul catarinense essa tarde, agora temos 14°C Satc Criciúma e 15°C aqui em Turvo, com vento moderado de leste, ameaçou uma garoa mas já parou. Estamos precisando de chuva com urgência pois agora é época do plantio do arroz e já faz dias que não chove e a previsão não é boa para os próximos dias, os rios estão cecos.

Link to comment
Share on other sites

Em Blumenau uma tarde mais quente que a de ontem, céu nublado o dia inteiro com algumas aberturas de sol que causaram abafamento. Máxima de 22,7C na PWS e 19,6C no momento com um vento leste fraco e nebulosidade bem escura.

 

A previsão é que o céu limpe durante essa noite e que amanhã tenhamos um amanhecer frio

 

Máxima de 23,4ºC no alertablu

Link to comment
Share on other sites

:clapping:

Há exatamente 1 ano, em 19/09/2015, a estação convencional do INMET no Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, registrou: 21,1°C / 35,5°C. :heat: :heat:

 

Hoje: 15,6°C / 26,8°C.

 

Foram tantas ondas de calor históricas em 2014 e 2015 que eu nem me lembrava mais desse evento de 1 ano atrás. :laugh:

 

A verdade é que por enquanto Setembro está tórrido aqui no Sudeste, mas graças aos pulsos de ar frio sucessivos de amanhã até o final do mês, parece que conseguiremos fechar com uma anomalia não tao alta.

Link to comment
Share on other sites

Há exatamente 1 ano, em 19/09/2015, a estação convencional do INMET no Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, registrou: 21,1°C / 35,5°C. :heat: :heat:

 

Hoje: 15,6°C / 26,8°C.

 

Me lembro bem dessa onda de calor de setembro de 2015. O período entre 15 e 25 daquele mês foi tenso.

 

-----------------------

 

Por aqui o céu continua nublado. Agora estamos com 17,2 graus na Mooca. Não houve tanta queda em relação ao começo da noite.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de fazer as médias simples (acredito que na compensada se reduzam as diferenças entre Guarulhos e São José por conta da MM praticamente regra às 18h que equaliza bastante as temperaturas) deste mês de setembro das principais cidades do cone leste paulista e é incrível o quanto o oceano tem feito milagres na RMSP, em particular na zona sul da capital. São 7°C de diferença na média máxima entre Congonhas e Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em apenas 180 km de distância. Guarulhos e São José registraram média mínima SUPERIOR a Congonhas, o que não é nada comum. Enquanto a capital vai tendo um mês relativamente fresco, o Vale do Paraíba ferve, deve ser um dos setembros mais quentes da história.

 

Vamos às médias simples (em parênteses, a distância aproximada da capital)

Congonhas 14,73 / 23,73°C

Guarulhos 15,52 / 25,31°C (30 km)

São José dos Campos 15,94 / 28,00°C (90 km)

Taubaté 16,21 / 28,94°C (135 km)

Guaratinguetá 18,63 / 30,78°C (180 km)

 

Esperar que agora as coisas se normalizem nesta segunda quinzena.

Link to comment
Share on other sites

Vamos às médias simples (em parênteses, a distância aproximada da capital)

Congonhas 14,73 / 23,73°C

Guarulhos 15,52 / 25,31°C (30 km)

São José dos Campos 15,94 / 28,00°C (90 km)

Taubaté 16,21 / 28,94°C (135 km)

Guaratinguetá 18,63 / 30,78°C (180 km)

 

Esperar que agora as coisas se normalizem nesta segunda quinzena.

 

 

Esses 30,78 graus de média das máxima é um valor bem alto por se tratar de setembro. Impressionante!

 

Não vamos muito longe. Veja o exemplo de SJC que está um pouco mais de 4c à mais nas médias das máximas em relação ao aero de Congonhas. Apenas 90 km.

Link to comment
Share on other sites

Vamos às médias simples (em parênteses, a distância aproximada da capital)

Congonhas 14,73 / 23,73°C

Guarulhos 15,52 / 25,31°C (30 km)

São José dos Campos 15,94 / 28,00°C (90 km)

Taubaté 16,21 / 28,94°C (135 km)

Guaratinguetá 18,63 / 30,78°C (180 km)

 

Esperar que agora as coisas se normalizem nesta segunda quinzena.

 

 

Esses 30,78 graus de média das máxima é um valor bem alto por se tratar de setembro. Impressionante!

 

Não vamos muito longe. Veja o exemplo de SJC que está um pouco mais de 4c à mais nas médias das máximas em relação ao aero de Congonhas. Apenas 90 km.

 

28°C de média máxima pra SJC em um mês de setembro é assustador, realmente uma anomalia muito significativa (já que a média máxima deve variar entre 25 e 26°C).

 

Veja que a diferença entre os bairros da zona norte/leste e sul da capital também está muito acentuada, chegando a ser maior que a já expressiva diferença entre GRU e CGH! Não raramente, a Freguesia do Ó e Pirituba estão assando com 27-28°C, enquanto os bairros ao sul da Sé mal chegam a 22°C. Hoje, SBC teve máxima de 23°C, Congonhas de 25°C, Santana de 27°C e a Freguesia de quase 30°C. É muita diferença pra uma cidade só, realmente o oceano está ditando o mês aqui no leste paulista e salvando as médias de boa parte da capital e RMSP.

 

Sobre Guará, não sei o que dizer. A cidade é bem quente mesmo, mas a anomalia está espantosa.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tempo nublado estrita e literalmente sobre POA até a divisa com Canoas, a partir de onde o céu está absolutamente limpo (não estou exagerando). Faz 13,4° com 71%. Estaria pelo menos 11° não fosse a MM.

 

A MM está segurando a queda de forma que caminhamos para a maior mínima da totalidade do RS e de SC.

 

Máxima de 19,1°. Ao menos a semana será relativamente fria. Bendita alta que dominará o Atlântico Sul nesta semana.

Link to comment
Share on other sites

Pra variar mais uma noite gelada em com 2,4º Soledade,e não é papo de papagaio huhauhuhauhuah :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

 

SIM É FRIA, MAS NADA DE MAIS, TEM MUITAS E MUITAS CIDADES MAIS FRIAS. EVENTUALMENTE TERÁ MÍNIMAS MAIS BAIXAS DEVIDO A MAIORIA NÃO TEM ESTAÇÃO EM BAIXADAS.

 

EXAGERAS UM POUCO NO FRIO DA REGIÃO NA MANEIRA DE "FALAR".

Link to comment
Share on other sites

Pra variar mais uma noite gelada em com 2,4º Soledade,e não é papo de papagaio huhauhuhauhuah :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

 

SIM É FRIA, MAS NADA DE MAIS, TEM MUITAS E MUITAS CIDADES MAIS FRIAS. EVENTUALMENTE TERÁ MÍNIMAS MAIS BAIXAS DEVIDO A MAIORIA NÃO TEM ESTAÇÃO EM BAIXADAS.

 

EXAGERAS UM POUCO NO FRIO DA REGIÃO NA MANEIRA DE "FALAR".

Professor pode ter certeza que não é exagero.Eu já disse e repito há baixadas aqui mais frias que o Bairro Farroupilha, isto é fato, sem nenhum bairrismo.

E de novo mandou ver 0,2º

Link to comment
Share on other sites

Ontem fomos de 15,5° C a 30,6° C. :heat:

 

Tarde quente demais pro meu gosto.

 

15,3° C de mínima hoje.

 

20,1° C agora à pouco, às 10 h.

 

Apesar do refresco evidente, eu esperara mais. Achei que só chegaríamos aos 20 graus por perto do meio dia.

 

Amanhã, sim. Vai refrescar mais ainda e talvez Jundiaí emplaque os seus 10 graus de mínima. E com muito vento. :girlwitch:

 

Bom dia!

Link to comment
Share on other sites

Frio mais fraco do que o esperado, mínima de 9,4C na minha estação e 11,8 no centro/alertablu

 

Espero e creio que essa próxima noite será melhor de mínimas

 

Tenho um dia lindo com céu totalmente limpo e temperatura em 22,0C e URA em 45%

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

8/10°C NA REGIÃO DE BLU É LONGE DE SER FRACO, A MÉDIA NESTE PERÍODO É ENTRE 13/15°C.

 

Eu diria que é uma boa marca, nem fraca nem excelente.

 

Em termos de conforto térmico, esse mês está divino.

 

Muito confortável, já se passou dois terços do mês e a amplitude absoluta no centro está em apenas 19,2C

 

Estou gostando ainda mais desse mês por estar sendo seco

 

Hoje, mesmo com o tal frio, saí de bermuda, os ambientes estão bem agradáveis :good2:

Link to comment
Share on other sites

Tempo nublado estrita e literalmente sobre POA até a divisa com Canoas, a partir de onde o céu está absolutamente limpo (não estou exagerando). Faz 13,4° com 71%. Estaria pelo menos 11° não fosse a MM.

 

A MM está segurando a queda de forma que caminhamos para a maior mínima da totalidade do RS e de SC.

 

Máxima de 19,1°. Ao menos a semana será relativamente fria. Bendita alta que dominará o Atlântico Sul nesta semana.

 

No fim, não foi tão ruim.

 

Mínima no INMET de 12,1°C. Mais frio que, veja só, Torres, Mostardas e Rio Grande! Milagre!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.