Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Prefeitura declara calamidade pública após chuva de granizo em Matutina, MG

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/09/prefeitura-declara-calamidade-publica-apos-chuva-de-granizo-em-matutina.html

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde com céu encoberto por aqui. Aliás, hoje o sol sequer deu às caras ao menos onde eu moro.

Temos agora 14 graus na Mooca. A máxima chegou aos 18,3 graus.

 

Que dia maravilhoso, heim ? :hi: :hi:

 

Estou com saudades de um dia com frio constante. Aqui a máxima ficou nos 24,6C. Agora a advecção de ar mais frio está mais forte e já faz 15,9C no INMET e 19C aqui em casa.

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde com céu encoberto por aqui. Aliás, hoje o sol sequer deu às caras ao menos onde eu moro.

Temos agora 14 graus na Mooca. A máxima chegou aos 18,3 graus.

 

Que dia maravilhoso, heim ? :hi: :hi:

 

Estou com saudades de um dia com frio constante. Aqui a máxima ficou nos 24,6C. Agora a advecção de ar mais frio está mais forte e já faz 15,9C no INMET e 19C aqui em casa.

 

 

Nada de sol por aqui também.

 

Máxima de 21,2° registrada ontem às 21hs (máxima invertida)

 

Chuviscou um pouco durante a tarde, mas com acumulação inapreciável.

 

Pelo Foreca, mínima de 13°C amanhã, e GFS sugere 12°C

 

Pela 12Z, temperatura chegaria abaixo dos 6°C em 850 hpa após 200h :russian:

 

 

 

Céu encoberto e 17,4° e 88%

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, no Mirante, a máxima também foi invertida.

Observando os dados da automática, dá pra ver que a máxima de 18,2°C da convencional ocorreu entre 2 e 3h UTC (23h e meia noite de ontem).

 

A mínima de 14,5°C já foi superada.

A automática já bateu nos 13,4°C agora no começo da noite.

 

Os ventos de S a SE, presentes o dia todo, deram uma baixada na sensação térmica.

 

E.T.: Acho que hoje Maria da Fé foi vítima do paredão da serra da Mantiqueira, que deve ter segurado o frio do "lado de cá". :mosking:

Link to comment
Share on other sites

12.9° C às 19 horas aqui. :pleasantry:

 

Bom pra tomar um vinho tinto na janta e relaxar (como se eu não fizesse isso todo dia, hehehehe).

 

TOMARIAS VINHO EM 85% DOS DIAS AQUI! :rofl: :rofl: :rofl:

 

Na verdade eu tomo vinho até no verão aqui, uma taça sempre na janta.

 

No clima daí eu tomaria com mais prazer. E acho que tomaria mais.

Link to comment
Share on other sites

12Z DO GFS APONTA UM PADRÃO INVERNAL NO CONE SUL NO COMEÇO DE OUTUBRO!

 

Que bom..o PNI em outubro de 2014 teve -8,4 ...nunca imaginei que pudéssemos ter uma marcas destas neste mês...e olha que foi em Furnas..o Campo Belo poder ter dado 2 digitos negativos neste mês de primavera....

Sei não. ..Carlos...

Embora estejamos na torcida por algo espetacular no PNI, já q no Sul não tivemos marcas muito interessantes nas estações tradicionais (mesmo tendo sido um dos melhores invernos em termos de frequência de ondas frias continentais), penso q a marca desta primavera no Sudeste será uma continuidade do q vem ocorrendo desde Agosto: pouco frio e abundantes trovoadas (o q normalmente não é comum antes de Novembro).

Ultimamente não tenho acompanhado diariamente os dados das PWS da Mantiqueira mas parece q houve uma inversão das condições "normais" q seria no geral um padrão de frio noturno, até mesmo acentuado.

Parece q quando aki no Sul o inverno é fraco, com pouca incidência de massas polares de grande magnitude, a Mantiqueira desfruta de um clima extremado, com negativas quase q diariamente nos pontos mais propícios ao escoamento do ar frio.

Por outro lado, quando o inverno é muito dinâmico no Sul, o marasmo se estabelece no alto do Itatiaia. Não é REGRA, obviamente. Mas a dinâmica favorável ao Sul precisa se estender também ao Sudeste. Nem sempre as maiores ondas de frio (históricas) q englobaram Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte foram episódios dentro de um padrão dos respectivos invernos.

À meu ver essas ondas foram eventos isolados. Sul e Sudeste não são correlacionados. Ou pelo menos as áreas serranas do Sul não são correlacionadas com as do Sudeste (lembrando q não sou expert nesses assuntos).

 

Sabemos q o posicionamento da Alta Polar é fundamental. Nestes últimos episódios as altas continentais se mantiveram basicamente no extremo oeste/sudoeste. Atuaram principalmente no norte da Argentina, no Paraguai e em parte do Centro-Oeste.

Um padrão de Altas Marítimas (ou, kem sabe ASAS), seria o ideal para boas sequências de noites geladas no alto da Mantiqueira e nesses casos não há um limite para valores mínimos.

Não me recordo das condições q ocasionaram os -8,4°C de Outubro/2014, mas provavelmente foi sob atuação de uma bela Alta Marítima.

 

Abraço

 

GFS é maravilhoso pro Sudeste até o final do mês. As anomalias positivas, que estão altíssimas, vão aliviar até o final do mês. Ufa !

Não tinha visto, bem, vai ser preciso uma boa de uma mudança no padrão atual!

Vamos torcer!!!!

:good2:

 

 

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

3,3°C agora nos Campos do Quiriri agora. Pena que deve nublar durante a madrugada. Mas já apresenta condições de geada.

Infelizmente!

Estou na esperança de q "algo" não aconteça mas provavelmente irá acontecer. .

Céu ainda limpo aki mas não sei até qdo.

Caso a Maldição não aconteça, os Campos do Quiriri irão amanhecer congelados :heart:

 

Link to comment
Share on other sites

Tarde de sol e calor leve em Blumenau, as máximas foram 26,7ºC na minha estação e 26,0ºC no alertablu. No momento céu limpo e 13,1C aqui e 16C no centro

Idem aki!

Foi uma tarde linda e com ar fresco (21°C).

Ventos de SW, rondando para SE e por fim Leste (mau sinal).

Apesar disso, ainda céu limpo e 8°C agora.

 

(sem nuvens em Blumenau: há uma esperança. ...rs)

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, no Mirante, a máxima também foi invertida.

Observando os dados da automática, dá pra ver que a máxima de 18,2°C da convencional ocorreu entre 2 e 3h UTC (23h e meia noite de ontem).

 

A mínima de 14,5°C já foi superada.

A automática já bateu nos 13,4°C agora no começo da noite.

 

...

 

Foi bom você ter feito esse comentário, pois pude verificar no site do CGE que a máxima de 18 graus na Mooca comentado no meu post anterior na verdade aconteceu ainda nas 22 horas de ontem. Pelo que eu notei, o valor tanto da mínima quanto da máxima no CGE é nas últimas 24 horas e não à partir da hora do zeramento (no caso da Mooca, acontece às 7 da manhã).

 

Na verdade a máxima foi de 17 graus e por volta das 10 horas da manhã.

 

-----------------

 

O céu deu uma boa limpada por aqui. Agora estamos com 12,9 graus na Mooca.

Pelo menos aqui em Sampa, eu particularmente estou achando esse setembro bem parecido com o dos anos de 1999 e 2003.

Link to comment
Share on other sites

Idem aki!

Foi uma tarde linda e com ar fresco (21°C).

Ventos de SW, rondando para SE e por fim Leste (mau sinal).

Apesar disso, ainda céu limpo e 8°C agora.

 

(sem nuvens em Blumenau: há uma esperança. ...rs)

 

Abraço

 

felizmente não há previsão de MMs pra cá :good2:

 

a tarde só não foi mais bela em Blumenau porque teve nebulosidade após o meio-dia

Link to comment
Share on other sites

A MM está segurando a queda de forma que caminhamos para a maior mínima da totalidade do RS e de SC.

No fim, não foi tão ruim.

 

Mínima no INMET de 12,1°C. Mais frio que, veja só, Torres, Mostardas e Rio Grande! Milagre!!

Claro, fora Rio Grande Mostardas tinha rajadas de quase 30 km/h e Torres com aquecimento adiabático. Só assim mesmo.

 

Já eu tive variação de 12,2° a 21,3°. Dia agradabilíssimo. Agora 15,0° com 86% e nublado. Amanhã a nebulosidade diminui. Mas duvido um pouco que a partir de 5ª fique limpo à noite. Vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

Tive 3C e geada fraca agora sol forte céu azul muito vento e 11C

 

Fiquei bastante impressionado com a queda de mais de 10 graus em Maria da Fé (INMET) no decorrer da noite/madrugada passada. Aqui as mínimas foram de 11,3ºC no INMET e de 14,2ºC na Davis. Mas essa minha mínima é temporária, pois hoje à noite vamos aos 12 graus pelo menos, assim espero ! :hi:

 

Começa hoje no Sudeste um padrão invernal que vai até o fim do mês. Só no Sábado é que teremos um aquecimento mais significativo, pois estaremos em pré-frontal.

Link to comment
Share on other sites

3,3°C agora nos Campos do Quiriri agora. Pena que deve nublar durante a madrugada. Mas já apresenta condições de geada.

Infelizmente!

Estou na esperança de q "algo" não aconteça mas provavelmente irá acontecer. .

Céu ainda limpo aki mas não sei até qdo.

Caso a Maldição não aconteça, os Campos do Quiriri irão amanhecer congelados :heart:

 

 

MM deu as caras mais cedo do que pensávamos por lá! Mínima de 2,8ºC ontem ainda...

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe por que no Wunderground, no modo "custom", "anual", Mensal só apareçam os dados a partir de 07/09/2016?

 

 

Geralmente ele pega a partir da data de instalação da estação ...

Sim, no modo "Diario" ou "semanal" ele ainda pega desde a instalação o problema são os outros modos...

Link to comment
Share on other sites

Notei isso também, Jonathan, um saco. Deve ser algum bug no site.

 

SETEMBRO DE 2016 - INDAIAL/INMET/CONVENCIONAL (até 20/09):

 

Média: 18,8 (+0,5)

Mínimas: 14,6 (0,0)

Máximas: 24,6 (+0,7)

 

Extremos: 9,1/27,4

 

*Dados faltantes preenchidos com dados da automática

Link to comment
Share on other sites

Falando em bug do wundermap....

 

PQP, já viram que M ficou aquilo? Não tem mais como rodar os modelos nele. O mapa deixou de ser do google; não dá mais para clicar na estação e arrastar o mouse sobre as linhas dos gráficos para analisar os valores (isso sem sair da página do wundermap). Enfim, mais alguém notou isto?

Link to comment
Share on other sites

Noite de céu limpo em Blumenau, com minima de 10,2C aqui e 12,2 no centro. Definitivamente a primavera chegou :laugh:

 

Na minha opinião já faz 2 semanas que a primavera climática se instalou (totalmente normal pra climatologia local).

 

O que ta me surpreendendo é a secura pra um mês de setembro, parece que estamos em abril/maio.

 

Parece que esse mês vai ficar assim, vamos ver em outubro.

 

2 meses de outubro que me marcaram pelo frio: 1999 e 2009.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião já faz 2 semanas que a primavera climática se instalou (totalmente normal pra climatologia local).

 

O que ta me surpreendendo é a secura pra um mês de setembro, parece que estamos em abril/maio.

 

Parece que esse mês vai ficar assim, vamos ver em outubro.

 

2 meses de outubro que me marcaram pelo frio: 1999 e 2009.

 

Sim, está bem seco mesmo, enterrando 2015 bem fundo. A amplitude térmica acima da média ja aponta a secura por si só.

 

Tenho acumulados apenas 54,1mm, e quase tudo isso nos primeiros dias do mês.

 

Tarde com muita variação de nuvens, tive até uma garoa no fim da manhã. Tenho no momento 24,1ºC com Umidade Relativa em 57% e dá-lhe vento marítimo

Link to comment
Share on other sites

Nebulosidade variável por aqui.

Ora o Sol aparece. Ora fica escondido entre as nuvens.

19,9 graus na Mooca. A mínima ficou em 11,7 graus.

Mirante quase belisca uma sub-10 hoje: 10,5°C

No IAG: 9,5°C

 

Nas estações do CGE, as sub-10 foram:

Capela do Socorro: 7,8°C

São Mateus: 8,8°C

Butantã: 9,4°C

Itaquera: 9,8°C

Jabaquara: 9,8°C

 

Seção Curiosidade:

A estação do INMET no Mirante de Santana, em Sampa, registrou 7,0°C nos dias 31/10 e 01/11/1974.

Link to comment
Share on other sites

Nebulosidade variável por aqui.

Ora o Sol aparece. Ora fica escondido entre as nuvens.

19,9 graus na Mooca. A mínima ficou em 11,7 graus.

Mirante quase belisca uma sub-10 hoje: 10,5°C

No IAG: 9,5°C

 

Nas estações do CGE, as sub-10 foram:

Capela do Socorro: 7,8°C

São Mateus: 8,8°C

Butantã: 9,4°C

Itaquera: 9,8°C

Jabaquara: 9,8°C

 

Seção Curiosidade:

A estação do INMET no Mirante de Santana, em Sampa, registrou 7,0°C nos dias 31/10 e 01/11/1974.

 

Aldo, em 1999 também houve um evento de frio muito intenso em Novembro, você sabe como foi no Mirante ?

Link to comment
Share on other sites

O GFS vem indicando há algumas rodadas previsão de pancadas de chuva para o fim do mês. A última foi a mais forte até então, com previsão de 15 mm em 10 dias. A média para setembro é de 2 mm. :good:

 

Estou muito feliz com a previsão dos modelos de muita chuva para o último trimestre do ano. Quem sabe, finalmente, possamos ter um inverno (estação chuvosa) com chuva bem acima de média.

 

Hoje foi o dia mais quente do ano, aqui em casa, com máxima de 38,1°C. :heat:

 

Ontem, São Raimundo Nonato teve variação de temperatura de 15,2°C a 38,8°C. :shok:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.