Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Rodolfo e quem mais puder responder,

 

o que era essa linha de nuvens sobre a Bahia e Espirito Santo ontem à noite? (imagem das 22h30)

 

É uma linha de Nuvens Altas (provavelmente Cirrus), associada a fortes correntes de jatos em altos níveis. Essa corrente é formada pela divergência de circulação de dois sistemas de alta pressão, conforme ilustrei no mapa abaixo.

 

As nuvens Cirrus são muito altas, e formadas a partir de cristais de gelos. Em alguns casos, os Cirrus atingem temperaturas muito negativas, e como o canal Infravermelho é um sensor de temperatura, então ele detecta as nuvens Cirrus com coloração igual a nuvens de topo profundo como as Cumulus-Nimbus, dando a impressão que há chuva, quando na verdade não há nada.

 

Interessante! :good2: Não é nada anormal, então.

Link to comment
Share on other sites

Chuvas e trovoadas atingem boa parte da metade sul paranaense nesta tarde.

Áreas de instabilidade associadas ao sistema de Baixa Pressão no oceano se propagaram rapidamente durante a manhã e avançaram do oeste catarinense até o leste do Paraná.

14322266_165752293867368_2668055498391099020_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=59949e8e5c4d141ab33916171a6c20f3&oe=58818D42

 

Temos aki uma tarde chuvosa com muitas trovoadas e uma keda de 10°C em poucas horas.

A máxima chegou aos 27,7°C e agora estamos com 17°C!

 

Céu claro, mas com presença de fumaça e poluentes no final da tarde de ontem:

14352389_165745793868018_6990783021837916529_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Nevoeiro hj pela manhã com mínima de 13,3°C:

14352253_165750367200894_1681932069796123839_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

14372114_165748883867709_2399175046468181074_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Antes mesmo do meio-dia as nuvens de trovoada já cobriam a nossa região. A chuva foi antecipada por ventos de até 45/50 km-h do oeste.

14324638_165751210534143_6501653493550725234_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Fiz outro comparativo entre as temperaturas extremas registradas neste mês de setembro em Maringá, São Paulo (Mirante de Santana), General Carneiro, São Mateus do Sul e Castro.

 

Olhando os dados da estação de Maringá da pra ter uma idéia da força do fator continentalidade, se olharmos também os dados da estação da capital paulista. Ambas as estações estão praticamente no mesmo paralelo.

O q contribuiu para a elevada amplitude absoluta (26,3°C) na cidade de Maringá foi sem dúvida o posicionamento da Alta Polar q atingiu principalmente o oeste da região, entre os dias 6 e 9.

Sampa mal sentiu os efeitos do ar frio continental, pois no dia 7, enquanto Maringá registrava 7°C a capital paulista desfrutava de uma mínima de 15,8°C. A amplitude absoluta no período 1-17/9 atingiu apenas 19,5°C na cidade.

Já, no dia 16 a diferença nas máximas entre as duas cidades chegou à 10,1°C: 29,8°C em Maringá e 19,7°C (devido à circulação dos ventos oceânicos) em São Paulo.

14379668_165752913867306_7589309610604380513_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Em boa parte do centro-sul do Paraná os 2 últimos eventos foram de um modo geral democráticos e contribuíram para a ocorrência de geadas nos 3 planaltos.

Castro é uma das cidades "frias" do Estado q se situam ao norte do paralelo 25 e ainda assim teve mínimas na faixa dos 3°C em ambos os eventos. General Carneiro, no extremo sul, registrou 1 negativa em cada evento. A amplitude absoluta na cidade chegou à 31,6°C!

14379708_165752717200659_1093761331690964356_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Link to comment
Share on other sites

Boa comparação, Kim.

 

Aqui em SC também posso fazer uma comparação parecida. Amplitudes absolutas:

 

Blumenau (14m) 10,4/29,6

Itapiranga(172m) 4,9/36,7

 

Definitivamente oceano e clima interessante não combinam :mosking:

Vlw Felipe!

Qual a distância entre Blumenau e Itapiranga?

 

Link to comment
Share on other sites

Boa comparação, Kim.

 

Aqui em SC também posso fazer uma comparação parecida. Amplitudes absolutas:

 

Blumenau (14m) 10,4/29,6

Itapiranga(172m) 4,9/36,7

 

Definitivamente oceano e clima interessante não combinam :mosking:

Vlw Felipe!

Qual a distância entre Blumenau e Itapiranga?

 

470km

Link to comment
Share on other sites

Boa distância, Felipe.

A cidade deve registrar boas negativas nos eventos mais fortes.

Quanto à Blumenau, parece q nc esfria pra valer na cidade. Joinville, ao norte tem mínimas bem mais baixas.

 

 

Sim, provavelmente Blumenau é a cidade mais quente de SC. Esse setembro também não tem colaborado com o frio, muito por causa dos ventos que não cessam durante os eventos polares.

 

Na minha estação, por outro lado, ja baixei de 10C em 3 noites

 

Itapiranga teve 0,9C em junho, marca desfavorecida pela proximidade do grande Rio Uruguai, portanto outros pontos do município devem ter negativado bem

Liy9xMn.png

Link to comment
Share on other sites

Boa distância, Felipe.

A cidade deve registrar boas negativas nos eventos mais fortes.

Quanto à Blumenau, parece q nc esfria pra valer na cidade. Joinville, ao norte tem mínimas bem mais baixas.

 

 

Sim, provavelmente Blumenau é a cidade mais quente de SC. Esse setembro também não tem colaborado com o frio, muito por causa dos ventos que não cessam durante os eventos polares.

 

Na minha estação, por outro lado, ja baixei de 10C em 3 noites

 

Itapiranga teve 0,9C em junho, marca desfavorecida pela proximidade do grande Rio Uruguai, portanto outros pontos do município devem ter negativado bem

Liy9xMn.png

 

A empresa q trabalho aqui em.maringa tem filial em união da vitória.... trabalha comigo um rapaz que era de Blumenau... um dia ele me jurou de pé junto q Blumenau é frio igual a união da vitória por que está no sul..

Link to comment
Share on other sites

Boa distância, Felipe.

A cidade deve registrar boas negativas nos eventos mais fortes.

Quanto à Blumenau, parece q nc esfria pra valer na cidade. Joinville, ao norte tem mínimas bem mais baixas.

 

 

Sim, provavelmente Blumenau é a cidade mais quente de SC. Esse setembro também não tem colaborado com o frio, muito por causa dos ventos que não cessam durante os eventos polares.

 

Na minha estação, por outro lado, ja baixei de 10C em 3 noites

 

Itapiranga teve 0,9C em junho, marca desfavorecida pela proximidade do grande Rio Uruguai, portanto outros pontos do município devem ter negativado bem

Liy9xMn.png

 

A empresa q trabalho aqui em.maringa tem filial em união da vitória.... trabalha comigo um rapaz que era de Blumenau... um dia ele me jurou de pé junto q Blumenau é frio igual a união da vitória por que está no sul..

 

 

Por enquanto baixamos dos 10 c três vezes em Maringá na primeira quinzena do mês... agora a previsão para o interior do continente nao é nada animadora... bom friozinho pra vcs do leste. #invejabranca

Link to comment
Share on other sites

Chuvas e trovoadas atingem boa parte da metade sul paranaense nesta tarde.

Áreas de instabilidade associadas ao sistema de Baixa Pressão no oceano se propagaram rapidamente durante a manhã e avançaram do oeste catarinense até o leste do Paraná.

14322266_165752293867368_2668055498391099020_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=59949e8e5c4d141ab33916171a6c20f3&oe=58818D42

 

Temos aki uma tarde chuvosa com muitas trovoadas e uma keda de 10°C em poucas horas.

A máxima chegou aos 27,7°C e agora estamos com 17°C!

 

Céu claro, mas com presença de fumaça e poluentes no final da tarde de ontem:

14352389_165745793868018_6990783021837916529_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Nevoeiro hj pela manhã com mínima de 13,3°C:

14352253_165750367200894_1681932069796123839_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

14372114_165748883867709_2399175046468181074_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Antes mesmo do meio-dia as nuvens de trovoada já cobriam a nossa região. A chuva foi antecipada por ventos de até 45/50 km-h do oeste.

14324638_165751210534143_6501653493550725234_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Fiz outro comparativo entre as temperaturas extremas registradas neste mês de setembro em Maringá, São Paulo (Mirante de Santana), General Carneiro, São Mateus do Sul e Castro.

 

Olhando os dados da estação de Maringá da pra ter uma idéia da força do fator continentalidade, se olharmos também os dados da estação da capital paulista. Ambas as estações estão praticamente no mesmo paralelo.

O q contribuiu para a elevada amplitude absoluta (26,3°C) na cidade de Maringá foi sem dúvida o posicionamento da Alta Polar q atingiu principalmente o oeste da região, entre os dias 6 e 9.

Sampa mal sentiu os efeitos do ar frio continental, pois no dia 7, enquanto Maringá registrava 7°C a capital paulista desfrutava de uma mínima de 15,8°C. A amplitude absoluta no período 1-17/9 atingiu apenas 19,5°C na cidade.

Já, no dia 16 a diferença nas máximas entre as duas cidades chegou à 10,1°C: 29,8°C em Maringá e 19,7°C (devido à circulação dos ventos oceânicos) em São Paulo.

14379668_165752913867306_7589309610604380513_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Em boa parte do centro-sul do Paraná os 2 últimos eventos foram de um modo geral democráticos e contribuíram para a ocorrência de geadas nos 3 planaltos.

Castro é uma das cidades "frias" do Estado q se situam ao norte do paralelo 25 e ainda assim teve mínimas na faixa dos 3°C em ambos os eventos. General Carneiro, no extremo sul, registrou 1 negativa em cada evento. A amplitude absoluta na cidade chegou à 31,6°C!

14379708_165752717200659_1093761331690964356_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

 

Carlos blz? De quem é essa estação de Maringá???? Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

 

A empresa q trabalho aqui em.maringa tem filial em união da vitória.... trabalha comigo um rapaz que era de Blumenau... um dia ele me jurou de pé junto q Blumenau é frio igual a união da vitória por que está no sul..

 

Mais fria que Maringá sim, mas mais fria que o norte de SC.... J-A-M-A-I-S. A diferença fica na casa dos 3/5C, o que chega a ser ridículo de comparar

Link to comment
Share on other sites

 

A empresa q trabalho aqui em.maringa tem filial em união da vitória.... trabalha comigo um rapaz que era de Blumenau... um dia ele me jurou de pé junto q Blumenau é frio igual a união da vitória por que está no sul..

 

Mais fria que Maringá sim, mas mais fria que o norte de SC.... J-A-M-A-I-S. A diferença fica na casa dos 3/5C, o que chega a ser ridículo de comparar

Bem... dizem q Soledade é o lugar mais frio do mundo...

Falar, até papagaio fala!

Eu passei minha vida inteira praticamente envolvido com assuntos meteorológicos mas não falo com quase ng sobre o assunto, principalmente "colegas de trabalho" q só falam asneira e muitas vezes (a maioria das vezes) nem estão interessados em saber. Falam só pra irritar, encher o saco!

Já aprendi q tem coisas q não se divide com os outros.

(Evandro, com base EM Q essa pessoa jurou de pé junto q Blumenau é tão fria qto União da Vitória? )

Link to comment
Share on other sites

Coisa boa ver o GFS/Avn, que dá uma alta de até 1038 mb no Atlântico Sul esparramando ar frio no E do Sul e litoral de SP a partir do final desta semana. As áreas de serra, inclusive Curitiba, terão máximas na casa dos 10°. Aqui em POA daria mínima de um dígito pela presença da alta e, acredito, tempo bom.

 

O CPTEC também pega este ar frio e mostra tempo bem seco.

Link to comment
Share on other sites

Coisa boa ver o GFS/Avn, que dá uma alta de até 1038 mb no Atlântico Sul esparramando ar frio no E do Sul e litoral de SP a partir do final desta semana. As áreas de serra, inclusive Curitiba, terão máximas na casa dos 10°. Aqui em POA daria mínima de um dígito pela presença da alta e, acredito, tempo bom.

 

O CPTEC também pega este ar frio e mostra tempo bem seco.

 

Aleluia, era esse o comportamento esperado para o começo do mês.

 

Lembrando que tivemos neve granular gravado pelo Coutinho em pleno 23 de setembro em 2012.

Link to comment
Share on other sites

 

A empresa q trabalho aqui em.maringa tem filial em união da vitória.... trabalha comigo um rapaz que era de Blumenau... um dia ele me jurou de pé junto q Blumenau é frio igual a união da vitória por que está no sul..

 

Mais fria que Maringá sim, mas mais fria que o norte de SC.... J-A-M-A-I-S. A diferença fica na casa dos 3/5C, o que chega a ser ridículo de comparar

Bem... dizem q Soledade é o lugar mais frio do mundo...

Falar, até papagaio fala!

Eu passei minha vida inteira praticamente envolvido com assuntos meteorológicos mas não falo com quase ng sobre o assunto, principalmente "colegas de trabalho" q só falam asneira e muitas vezes (a maioria das vezes) nem estão interessados em saber. Falam só pra irritar, encher o saco!

Já aprendi q tem coisas q não se divide com os outros.

(Evandro, com base EM Q essa pessoa jurou de pé junto q Blumenau é tão fria qto União da Vitória? )

 

NA BASE que fica no sul e que em SC neva. Deve ser base da cabeça dela, em de noticias sobre clima na TV.... Muita gente jura de pe junto que O RS é frio o ano todo, ou que no RS não faz 40 C no verão, povo se baseia na TV pra falar sobre clima. Quanto a cortar post não sei fazer isso, juro que já tentei.

Link to comment
Share on other sites

 

NA BASE que fica no sul e que em SC neva. Deve ser base da cabeça dela, em de noticias sobre clima na TV.... Muita gente jura de pe junto que O RS é frio o ano todo, ou que no RS não faz 40 C no verão, povo se baseia na TV pra falar sobre clima. Quanto a cortar post não sei fazer isso, juro que já tentei.

 

é só apagar quando for fazer a citação. Tu pode inclusive editar a mensagem do outro :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pior que já vi mesmo pessoas achando que o clima de Blumenau é frio. Bizarro! (o famoso frio mais doído)

 

Mais uma noite nublada e meio quente, 17,1C aqui

 

você matou a pau .... Bem isso ele fala que o frio ai, é de doer os ossos. Concordo 100% com vc ai o clima é mais "frio"... mas quando faz menos de 5 C aqui em Mgá e povo põe luva e cachecol , o catarina fala que o povo aqui é exagerado... Por que " La em Blumenau o frio é doer",

 

A previsão ta ótima pra vcs hein hein? aqui de agora pra frente só calor.... o tristeza.

Link to comment
Share on other sites

Pior que já vi mesmo pessoas achando que o clima de Blumenau é frio. Bizarro! (o famoso frio mais doído)

 

Mais uma noite nublada e meio quente, 17,1C aqui

 

você matou a pau .... Bem isso ele fala que o frio ai, é de doer os ossos. Concordo 100% com vc ai o clima é mais "frio"... mas quando faz menos de 5 C aqui em Mgá e povo põe luva e cachecol , o catarina fala que o povo aqui é exagerado... Por que " La em Blumenau o frio é doer",

 

A previsão ta ótima pra vcs hein hein? aqui de agora pra frente só calor.... o tristeza.

 

Na verdade eu discordo que o frio daqui seja mais frio :mosking:

 

Blumenau é quente, não há motivo pra subjetividades

Link to comment
Share on other sites

Evandro a estação de Maringá é a automática do Inmet.

 

(Não precisa cotar todo o post pra fazer uma pergunta tão simples :laugh: )

 

Abraço

 

Pois é, fica a dica de abreviar quando cotar posts grandes!!! :rtfm:

 

Pena que essa estação urbanizou demais nos últimos anos.... Eu gosto de usar dados do aeroporto por ser próxima minha casa...

Link to comment
Share on other sites

Pior que já vi mesmo pessoas achando que o clima de Blumenau é frio. Bizarro! (o famoso frio mais doído)

 

 

Na verdade eu discordo que o frio daqui seja mais frio :mosking:

 

Blumenau é quente, não há motivo pra subjetividades

 

Quem me dera aqui fosse quente so 4 meses do ano como é ai... aqui o calor pra valer vai de metade de setembro até março.....

Link to comment
Share on other sites

Tudo é relativo e perceptivo, vai do bom senso de cada um.

 

Em 2015 estava na fila para comprar tickets de Chopp na Oktoberfest e tinha um camarada que era de São Luís no Maranhão, ele disse que a irmã dele morava em Blumenau no fatídico Julho/2013 e ele veio visitar ela bem naquele período.

 

Ele me disse que não volta no inverno pra Blumenau nunca mais na vida e disse que a cidade é um freezer ao céu aberto.

 

Certamente ele quando voltou ao Maranhão, relatou aos nativos de lá que Blumenau é uma das cidades mais frias do país.

 

E na percepção dele, está totalmente certo, pelo evento que ele vivenciou.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia nublado em Blumenau, mínima de 16,6C por aqui. O modelo europeu melhorou um pouco o frio pra Blumenau, indica 2 mínimas de 8C, provavelmente as menores do mês. A máxima de hoje deve ser parecida com a de ontem, faz 19C no momento

 

Pelas projeções dos modelos creio que nossa máxima em setembro será sub30, algo totalmente estranho dados os calores em todo o Brasil

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia nublado em Blumenau, mínima de 16,6C por aqui. O modelo europeu melhorou um pouco o frio pra Blumenau, indica 2 mínimas de 8C, provavelmente as menores do mês. A máxima de hoje deve ser parecida com a de ontem, faz 19C no momento

 

Pelas projeções dos modelos creio que nossa máxima em setembro será sub30, algo totalmente estranho dados os calores em todo o Brasil

 

Nossa, pelo Foreca o abismo é colossal entre Joinville-BNU...sei não...

Link to comment
Share on other sites

Espero que o CFS acerte essa previsão de outubro!!

 

Ninguém merece um repeteco de 2014....

 

Dados diários out/2014, automática de Valença - 367 m

 

http://i.imgur.com/hfzFxrc.png

 

Tenho uma enorme curiosidade das temperaturas na área urbana de valença, a mais de 500m

 

 

Também tenho!

 

Mas uma coisa tenho certeza: lá é bem mais chuvoso no verão que o vale :good2:

Link to comment
Share on other sites

Muito calor na região ontem. Tive máxima de 35,4°C :heat:

Não registrava 35°C desde 15/04, e a 3ª maior do ano (36,0° 01/01 e 37,0° 10/02)

 

Máximas na região ontem:

 

Resende: 36,3°C

Valença: 35,8°C

Rio Claro: 36,3°C

Três Rios: 34,7°C

 

Após o calor, surgiram áreas de instabilidades no fim do dia, com ventos fortes, chuva intensa e queda de granizo.

Aqui em Barra do Piraí, apenas chuva forte e ventania.

 

 

Chuva de granizo e ventania atingem vários bairros de Barra Mansa, RJ

http://glo.bo/2cIrSF9

 

Temporal com ventania destelha shopping em Volta Redonda, RJ

http://glo.bo/2cKykvu

 

 

Registrei em casa, 51,5 mm, desde fevereiro que não chovia 50 mm :clapping:

 

Agora faz 30,7° e 58% e céu limpo

Link to comment
Share on other sites

 

A empresa q trabalho aqui em.maringa tem filial em união da vitória.... trabalha comigo um rapaz que era de Blumenau... um dia ele me jurou de pé junto q Blumenau é frio igual a união da vitória por que está no sul..

 

Mais fria que Maringá sim, mas mais fria que o norte de SC.... J-A-M-A-I-S. A diferença fica na casa dos 3/5C, o que chega a ser ridículo de comparar

Bem... dizem q Soledade é o lugar mais frio do mundo...

Falar, até papagaio fala!

Eu passei minha vida inteira praticamente envolvido com assuntos meteorológicos mas não falo com quase ng sobre o assunto, principalmente "colegas de trabalho" q só falam asneira e muitas vezes (a maioria das vezes) nem estão interessados em saber. Falam só pra irritar, encher o saco!

Já aprendi q tem coisas q não se divide com os outros.

(Evandro, com base EM Q essa pessoa jurou de pé junto q Blumenau é tão fria qto União da Vitória? )

Tu tava indo bem,não vai começar a inventar de novo

Veja os dados, Soledade com o BF está mostrando sim que em matéria de mínimas está no top 5 do estado...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.