Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Portal Gê Um divulga n'este momento imagens de leitores que registram o céu escurecendo na Cidade do Rio de Janeiro.

Isso às 20:15. Seria o fenômeno chamado "Noite"?

H8NxDdN.png

 

Tá risível a tentativa da mídia, e de até de uma parte da população, de tentar dar credibilidade para esse que foi um dos maiores fracassos da meteorologia carioca/fluminense.

Acho que poucas vezes vi uma previsão errar tão feio. Criaram alarde o dia todo, seis e meia da manhã tava o prefeito na TV e no rádio fazendo sensacionalismo, durante o dia continuaram falando disso amplamente na mídia, deram combustível pro povo aumentar o conto em vários pontos(e vírgulas, e etc) a ponto de ter (muita) gente com medo de que um furacão(!!) ia atingir a cidade e diversas empresas terem liberado seus funcionários mais cedo, eventos e compromissos terem sido cancelados e esse ter sido o assunto do dia na timeline das redes sociais dos cariocas.

Tudo isso para....nada. A pequena instabilidade que tava no mar e trouxe chuva moderada rápida pra zona oeste já tá beeem longe do continente. Uma outra, que tava no interior, vai enfraquecendo e deslocando-se para o leste do Estado, onde talvez role algumas pancadinhas. Sério, que grande piada foi o dia de hoje no Rio.

Aqui na zona norte, após chuviscos, apenas céu nublado e abafamento.Ao que tido indica, a partir da próxima semana os reservatórios que abastecem o Estado voltam a secar após a leve trégua dessa semana(digamos que a situação dos reservatórios esses dias deixou de ser dramática para ser deprimente).

Link to comment
Share on other sites

Aliás, não sei o porquê desse alarde todo aí no RJ...pelas imagens de satélite não tem nada anormal na região. Aqui em SP parece como se estivessemos sob efeito de uma frente fria, mais nada.

 

Várias noticias de jornais considerados sérios informando, até, pasme: que o ciclone acompanhado de uma frente fria iria passar pela cidade, sem contar o prefeito na televisão e as noticias a toda hora...

Link to comment
Share on other sites

Agora está rolando um boato aqui no Rio

que este alerta todo e a liberação das pessoas do trabalho, foi tudo armado pelo governo, para evitar um evento que iria acontecer no centro do Rio de Janeiro hoje, um protesto ou algo do gênero

 

A galera também adora boatos!!

Link to comment
Share on other sites

Agora está rolando um boato aqui no Rio

que este alerta todo e a liberação das pessoas do trabalho, foi tudo armado pelo governo, para evitar um evento que iria acontecer no centro do Rio de Janeiro hoje, um protesto ou algo do gênero

 

A galera também adora boatos!!

 

Ia ter na Cinelândia um comício do PSOL com participação do deputado Marcelo Freixo, nome mais cotado para a disputa para a prefeitura ano que vem com o sucessor do Eduardo Paes(e que eu de coração espero que ganhe e nos liberte desse câncer que se chama PMDB).

Mas acho que já é teoria da conspiração demais. O prefeito só quis dar uma de prefeito de Nova Iorque mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, vamos tendo uma noite com muitas nuvens, sossegada (Por enquanto)e sem chuva.

À tarde, houve algumas chuvas esparsas mas bem distantes dos volumes da manhã.

Até agora, nada de muito especial: pressões entre 1009 e 1010 hpa nos aeros e ventos fracos.

 

Hoje,

Mirante: 19,4°C / 22,9°C

IAG: 17,7°C / 22,8°C

 

Às 22h verão,

Mirante (Aut.): 19,1°C

IAG: 18,5°C

 

Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos...

 

E.T.: Será que essa volta da ASAS significa mais calor "paquistanesco"? :cray:

Link to comment
Share on other sites

Agora está rolando um boato aqui no Rio

que este alerta todo e a liberação das pessoas do trabalho, foi tudo armado pelo governo, para evitar um evento que iria acontecer no centro do Rio de Janeiro hoje, um protesto ou algo do gênero

 

A galera também adora boatos!!

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Enfim, depois dessa palhaçada toda, vamos terminando o dia com céu parcialmente nublado e 25°, pressão em 1006.

Link to comment
Share on other sites

Agora está rolando um boato aqui no Rio

que este alerta todo e a liberação das pessoas do trabalho, foi tudo armado pelo governo, para evitar um evento que iria acontecer no centro do Rio de Janeiro hoje, um protesto ou algo do gênero

 

A galera também adora boatos!!

 

Ia ter na Cinelândia um comício do PSOL com participação do deputado Marcelo Freixo, nome mais cotado para a disputa para a prefeitura ano que vem com o sucessor do Eduardo Paes(e que eu de coração espero que ganhe e nos liberte desse câncer que se chama PMDB).

Mas acho que já é teoria da conspiração demais. O prefeito só quis dar uma de prefeito de Nova Iorque mesmo!

 

Aí a gente para pra pensar e vê que as coisas estão bastante erradas na imprensa: um alerta desse desesperado quando nem havia chuvas perto do Rio toma essa dimensão, enquanto São Paulo com torneiras secas há tempos, essa situação calamitosa que já está ocorrendo e a imprensa acobertando esses problemas de gestão lá e preferindo fazer alarde sobre a neve em Nova York (que, aliás, fracassou), por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, relembrando o Mafili, no caso do alerta no Rio hoje, melhor prevenir do que remediar.

 

Agora os mesmos que lançaram (e não a galera que faz 'terrorismo informacional'), deveriam falar que não ocorreu conforme previsto, menos mal; pois como o William comentou, amanhã ou depois pode se concretizar e ninguém levar a sério um alerta.

Link to comment
Share on other sites

Noite muito fresca aqui em Sampa. Faz 20 graus na Mooca-CGE

E por aqui também nem parece que estamos em fevereiro.

Mas uma pena que essa baixa pressão vai dar lugar para aquela "coisa" lá :negative:

 

Os modelos poderiam se decidir de que a ASAS será temporária! :rtfm:

 

Só que tem uma esperança do bloqueio ser tiro curto:

 

1l0FSTS.gif

 

Fase positiva da OMJ deverá estar na América do sul pelos próximos 15 dias.

 

===============================================

 

Acho que é complicado quando a imprensa faz esses alertas sensacionalistas. Acaba também deixando em pânico várias pessoas que têm medo de tempo severo.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Buenos Aires sem grandes novidades em relação ao tempo: tivemos um dia nublado até por volta de 13h e depois o tempo foi abrindo até o sol brilhar num céu sem nuvens, o que fez a temperatura ser um pouco mais alta hoje à tarde. A mínima foi de 23,2ºC às 8h23 e a máxima de 31,8ºC às 16h50, com sensação térmica de 34,0ºC. Agora segue bem quente aqui, com 27ºC e sensação térmica de 29,5ºC.

 

Já em São Paulo, volumes de chuva mais significativos hoje acredito que em todas as represas. No caso do Cantareira, a chuva caiu mais volumosa sobre o fim do sistema em um primeiro momento, avançando para os principais reservatórios na parte da tarde, onde choveu fraco a moderado, porém constante. Os acumulados foram os seguintes, de acordo com os pluviômetros do SAISP: 41,8 mm na Barragem Paiva Castro, 27 mm na Barragem Águas Claras, 26,8 mm na Barragem Atibainha, 26,6 mm no Desemboque do Túnel 5, 23,2 mm na Barragem Jaguari - Vargem, 21,0 mm na Barragem Jacareí e 11,6 mm na Barragem Cachoeira. Com isso, a média de hoje foi de 25,4 mm.

 

Bom, pessoal, amanhã estou indo para a querida São Paulo, minha terra natal, para aproveitar os dias de folia e, portanto, relato o tempo nos próximos dias de lá. Só espero que a baixa cada vez mais baixa não me cause problemas no voo :scare:

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma série de erros em vários setores, ok. Mas todos previam chuvas fortes para o RJ com potenciais para transtornos. Não aconteceu. Alguém saberia analisar o motivo disso, mesmo com a baixa tão perto daqui?

 

Esse negócio do RJ tá com cara de boato mesmo!

 

Porque as previsões indicavam chuva forte AMANHÃ e talvez no sábado também em especial! Hoje o pico era em São Paulo... e choveu forte em São Paulo, só que pela manhã, teve até estado de alerta.

 

Postei isso aqui inclusive ontem, com base na previsão do NOAA.

Link to comment
Share on other sites

Ouvi boatos no face ....

 

" Everton Zirbes Amanhã se a marinha designar o ciclone como tempestade subtropical ela receberá oficialmente o nome de "

 

#BAPO

 

Faltou criatividade pra escolher o nome. Pelamor!

Questão de opinião, claro, mas acho que existem nomes tupis mais simpáticos:

Maíra

Jussara

Iara

Jandira

Ubiratã...

 

Nome melhores que Bapo. Eu particularmente tinha a ideia de chamar simplesmente, de "Graça" ou "Desgraça". Não sei se é tupi, pode me ajudar? Eu mandaria a sugestão para a marinha...

 

O interessante será que teremos várias automáticas para acompanhar as condições, quem sabe novos recordes para elas.

Link to comment
Share on other sites

(...) Os acumulados foram os seguintes, de acordo com os pluviômetros do SAISP: 41,8 mm na Barragem Paiva Castro, 27 mm na Barragem Águas Claras, 26,8 mm na Barragem Atibainha, 26,6 mm no Desemboque do Túnel 5, 23,2 mm na Barragem Jaguari - Vargem, 21,0 mm na Barragem Jacareí e 11,6 mm na Barragem Cachoeira. Com isso, a média de hoje foi de 25,4 mm.

 

Na estação do INMET em Monte Verde/MG tivemos 46,2 mm acumulados hoje. Na expectativa do impacto desses acumulados nos níveis do sistema amanhã, e também da continuidade das chuvas nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Governo estuda estender o horário de verão para economizar energia em mais um mês (22 de Março).

Segundo o ministro, será realizada uma reunião na quinta-feira da semana que vem (12) para que seja tomada uma decisão.

 

Minhas preces estão sendo ouvidas!

Sempre odiei esse negócio do horário de verão acabar bem antes do clima de verão! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Governo estuda estender o horário de verão para economizar energia em mais um mês (22 de Março).

Segundo o ministro, será realizada uma reunião na quinta-feira da semana que vem (12) para que seja tomada uma decisão.

 

Minhas preces estão sendo ouvidas!

Sempre odiei esse negócio do horário de verão acabar bem antes do clima de verão! :ok:

 

AQUI FICARÁ COM CARA DE JUNHO/JULHO NO AMANHECER E JANEIRO NO POR DO SOL!

 

HOJE; 6:55 E 20:12

 

EM 22 DE MARÇO; +- 7:20 E 19:50.

Link to comment
Share on other sites

Que inveja dessa história do prolongamento do horário de verão aí, aqui nem tem :( (ou, na realidade, é horário de verão o ano todo, já que a Argentina adota o fuso -3 mesmo geograficamente pertencendo ao -4 e até o -5 na parte oeste do país).

 

Buenos Aires com manhã ensolarada. Agora (6h57), 23,3ºC, mínima do dia até agora. Logo mais partindo pra São Paulo. Pelos mapas postados acima, parece que tempo tranquilo na rota.

Link to comment
Share on other sites

Já ouvi aqui dizerem que o PNI teve uma média de 12 graus em pleno mês de janeiro pq foi favorecido por causa de bloqueio, secura, etc.........E agora como explicar.....o local está chovendo o dia todo e está mais frio ainda com média na casa dos 11....Ou seja, é o verão mais frio do Brasil mesmo....... e mesmo na Sensação térmica pois no ano passado o Massena chegou ter ventos de 100km/h e isso no inverno , imagine no verão..

 

Já ouvi uma historia que o alto do Itatiaia neva de 30 em 30 anos (significamente)....A ultima foi em 1985 + 30 = .........

Link to comment
Share on other sites

A atmosfera aqui parece estar bem instável. Por volta das 9:00 tínhamos poucas nuvens ralas e agora já posso ver algumas nuvens com um bom desenvolvimento vertical (e que já causam chuvas isoladas na RMSP).

 

Na estação Sé do CGE (a mais próxima daqui) temos 23°C, 73,2% de umidade e ventos de N. Céu parcialmente nublado.

Link to comment
Share on other sites

Governo estuda estender o horário de verão para economizar energia em mais um mês (22 de Março).

Segundo o ministro, será realizada uma reunião na quinta-feira da semana que vem (12) para que seja tomada uma decisão.

 

Minhas preces estão sendo ouvidas!

Sempre odiei esse negócio do horário de verão acabar bem antes do clima de verão! :ok:

 

AQUI FICARÁ COM CARA DE JUNHO/JULHO NO AMANHECER E JANEIRO NO POR DO SOL!

 

HOJE; 6:55 E 20:12

 

EM 22 DE MARÇO; +- 7:20 E 19:50.

 

Deveras interessante! Aqui em Sampa, não fui olhar ainda, mas estimo que fique em torno de 7h00/ 19h00, de dia "real", com luz solar direta.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.