Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

GFS 12Z amplia levemente mais o frio já desta MP que chega no sábado. Dá pra confirmar já que será moderada a forte, com algumas mínimas negativas em pontos mais altos da serra, mas nada além disso.

 

Para a MP do dia 14, o GFS 12Z está ainda mais pessimista, deslocando esta forte MP para o oceano ainda na altura do sul da Província de Buenos Aires. Consequentemente, raspa apenas o sul do RS e o seu núcleo passa tão ao sul que não consegue subir nada para respingar algo no sudeste e PNI. Praticamente não faria nenhum efeito na região. É uma solução bem extremada para uma MP tão forte. Vamos ver se ele irá devolver um pouco do frio nas próximas rodadas.

 

 

EUROPEU AUMENTOU BEM O FRIO DE TERÇA/QUARTA, 0/-1 850 P/CÁ E MÍNIMAS ENTRE -3/-6°C.

 

O INPE MANTÉM COM ATRASO.

Link to comment
Share on other sites

Os ventos marítimos já influenciam a zona sul de Sampa há um tempo. O aero de Congonhas desde às 17 horas que registra aumento da umidade e ventos soprando de SSE! Faz 14 graus!

Já em Cumbica, esses ventos começaram a dar as caras agora mesmo e a umidade ainda não está tão alta, 51%. Temperatura caiu de 18 graus pra 15 graus.

Link to comment
Share on other sites

Geada negra ocorre qdo a UR está baixa e ñ há formação de cristais de gelo visíveis.

Normalmente em situação advectiva, com ventos.

A vegetação fica escura e acho q daí surgiu o nome "negra".

Ñ necessita de temperatura negativa.

 

Eu ñ ia comentar, pq ñ sou do grupo dos verdinhos, mas já q vc falou..

:laugh:

 

Carlos, creio eu que a geada negra tem um aspecto diferente dessa que estamos falando, que seria a de vento. A geada negra em si, estava lendo, é aquela que congela internamente toda a planta. Essa negra verdadeira, é que precisa de pouco vento e muito frio seco, aí sim na casa dos -4 pra baixo. A outra geada, seria a de vento, que pode se dar em situações até mesmo de temp positiva. Essa queima na geada de vento normalmente se dá na direção predominante do vento.

 

Fui dar uma lida pra aclarar esse ponto.

Link to comment
Share on other sites

O vento está mudando para o quadrante sul no PNI. Nessa circunstancia, nota-se um aumento no vento e na temperatura, que foi de 0,2 para 2,3 graus. Absolutamente normal. Quando o vento ficar na posição sul/sudeste, vai diminuir devagar, e a seguir o ar frio volta a atacar o sensor, como já começou a acontecer. Já está em 1,2.

Link to comment
Share on other sites

5°C COM VENTO MODERADA A FORTE JÁ É GEADA NEGRA P/GOIABEIRA E NÃO FAZ NADA P/MAÇÃ, QUE COM 0°C OU MENOS COM VENTO JÁ É GEADA NEGRA, QUE SERÁ UMA BRISA DE VERÃO PARA UMA ARAUCÁRIA, QUE QUEIMARÁ COM -10 E VENTANIA, QUE SERÁ AGRADÁVEL PARA UMA SEQUÓIA.....ENTENDERAM?

 

-3,7 MEU CHUTE.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geada_negra

 

 

"provoca o congelamento da parte interna da planta (da seiva);"

Ou seja varia de espécie para espécie.....

Link to comment
Share on other sites

Os ventos marítimos já influenciam a zona sul de Sampa há um tempo. O aero de Congonhas desde às 17 horas que registra aumento da umidade e ventos soprando de SSE! Faz 14 graus!

Já em Cumbica, esses ventos começaram a dar as caras agora mesmo e a umidade ainda não está tão alta, 51%. Temperatura caiu de 18 graus pra 15 graus.

Mas... acho que amanhã as mínimas serão mais altas.

Ontem, neste mesmo horário, Congonhas tinha 11°C e Cumbica 12°C.

A diferença mais gritante está na automática do Mirante: ontem marcava 11,8°C as 19h, hoje está 17,2. :sad:

No IAG, respectivamente 11,0°C e 13,6°C.

 

Entretanto, aguardemos o desenrolar dos acontecimentos...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Mais um dia extremamente seco na capital e RM.

 

Mínima de 3,3ºC com geada e máxima 19,8ºC.

 

No momento tenho 10,7ºC em SJP e 12ºC no aero (19:00)

Bem menos frio do q ontem neste horário!

Hj, sem nuvens, mas aí ñ se pode confiar... pois há uma faixa de névoa (e ñ é seca) no lado de cá da serra. (tá escuro mas da pra ver).

Vamos acompanhando!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, tivemos um dia PERFEITO por aqui. Mínima de 06,8C e máxima de 22,2.

 

Amigo JT, cuidado quando você diz que o inverno 2013 no Brasil foi melhor que o deste ano. Depende do lugar ! Para cá, 2014 está bem melhor, o que não significa que esteja muito frio, no entanto.

 

E amanhã podemos ter mais recordes de mínima absoluta na minha Davis. Já faz 10,8 graus aqui em casa !

Link to comment
Share on other sites

5°C COM VENTO MODERADA A FORTE JÁ É GEADA NEGRA P/GOIABEIRA E NÃO FAZ NADA P/MAÇÃ, QUE COM 0°C OU MENOS COM VENTO JÁ É GEADA NEGRA, QUE SERÁ UMA BRISA DE VERÃO PARA UMA ARAUCÁRIA, QUE QUEIMARÁ COM -10 E VENTANIA, QUE SERÁ AGRADÁVEL PARA UMA SEQUÓIA.....ENTENDERAM?

 

-3,7 MEU CHUTE.

 

=o

Show de informações.

Link to comment
Share on other sites

Desapontado com o tempo aqui no Rio

Tinha tudo para termos uma noite fria e possivel recorde de temperatura na cidade na próxima madrugada

porem, está ventando e a temperatura parou nos 18 graus e ficará assim ate madrugada, poderemos ter minima de 15 graus, longe do recorde que é de 10,8 graus

PNI tb está sendo influenciado com ventos vindo de norte, nordeste como aqui no Rio :negative:

 

Estamos em agosto, e aqui no Rio não existe recorde em agosto, só de dias mais quente do inverno

Link to comment
Share on other sites

Desapontado com o tempo aqui no Rio

Tinha tudo para termos uma noite fria e possivel recorde de temperatura na cidade na próxima madrugada

porem, está ventando e a temperatura parou nos 18 graus e ficará assim ate madrugada, poderemos ter minima de 15 graus, longe do recorde que é de 10,8 graus

PNI tb está sendo influenciado com ventos vindo de norte, nordeste como aqui no Rio :negative:

 

Estamos em agosto, e aqui no Rio não existe recorde em agosto, só de dias mais quente do inverno

 

Mas como tu reclama, cara! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Desapontado com o tempo aqui no Rio

Tinha tudo para termos uma noite fria e possivel recorde de temperatura na cidade na próxima madrugada

porem, está ventando e a temperatura parou nos 18 graus e ficará assim ate madrugada, poderemos ter minima de 15 graus, longe do recorde que é de 10,8 graus

PNI tb está sendo influenciado com ventos vindo de norte, nordeste como aqui no Rio :negative:

 

Estamos em agosto, e aqui no Rio não existe recorde em agosto, só de dias mais quente do inverno

 

O que está impressionando hoje é a umidade, INMET- Vila Militar indicando 17,2° com umidade de 55% e P.O em 9,5°, pena que está vendando :russian:

Link to comment
Share on other sites

21:00 hs e apenas 2,3 na VI.

 

 

Novamente mais frio que a baixada no PNI. Sob mesma condição, muito interessante.

 

É por isso que sempre falei aqui e repito mais uma vez: Posto do Marcão não é baixada, é uma encosta. Se tivesse a mesma topografia da Vila Ingleza e com o PO que temos agora no Massena, iria fácil aos dois dígitos negativos nessa madrugada. Aliás, tenho certeza absoluta que determinados locais dentro do PNI, protegidos como a VI de CDJ, vão ter mínimas absurdas amanhã de manhã.

Link to comment
Share on other sites

Mas... acho que amanhã as mínimas serão mais altas.

Ontem, neste mesmo horário, Congonhas tinha 11°C e Cumbica 12°C.

A diferença mais gritante está na automática do Mirante: ontem marcava 11,8°C as 19h, hoje está 17,2. :sad:

No IAG, respectivamente 11,0°C e 13,6°C.

 

Entretanto, aguardemos o desenrolar dos acontecimentos...

 

Tenho certeza que as mínimas amanhã serão mais altas!

Percebi que as temperaturas nos 3 aeroportos deram uma estacionada à partir das 20 horas!

 

Temos no momento 16 graus no aero de Congonhas, 15 graus no Campo de Marte. Já em Cumbica, apenas 10 graus!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Se lá no PNI tivesse uma cidade mesmo sendo pacata, com certeza faria com que os ventos diminuíssem durante a madrugada, o que causaria um resfriamento maior na região.

Um local que poderia ter um registro de frio mais intenso por lá, seria mais próximo ao abrigo rebouças que fica atras de um paredão de rochas.

Link to comment
Share on other sites

 

É por isso que sempre falei aqui e repito mais uma vez: Posto do Marcão não é baixada, é uma encosta. Se tivesse a mesma topografia da Vila Ingleza e com o PO que temos agora no Massena, iria fácil aos dois dígitos negativos nessa madrugada. Aliás, tenho certeza absoluta que determinados locais dentro do PNI, protegidos como a VI de CDJ, vão ter mínimas absurdas amanhã de manhã.

 

Discordo. Potencial de mínimas superestimado vide estação Rebouças funcionando no período das menores mínimas do ano no PNI. A condição para bater a barreira dos -8oC é muito específica e rara, assim como Urupema bater os -10oC. Isso é Brasil, gente!

Link to comment
Share on other sites

Nem aquecedor foi preciso ligar neste inverno...

 

2014 vai entrando no Hall dos invernos bosta, assim como 2002, 2005, 2006, 2012. Felizmente não teremos uma coisa bizarra como agosto de 2012.

 

Acho que estamos pagando a dívida pelas históricas nevadas do ano passado e pelos dias gelados.

 

Não achei 2012 tão ruim assim não... Pra mim 2014 está sendo pior.

Link to comment
Share on other sites

Menores Máximas 2014:

 

05,0 - Morro Bradador SC (PWS)

05,5 - Morro da Igreja SC (Inmet)

05,5 - PNI Morro Massena RJ (PWS)

06,7 - PNI Posto Marcão MG (PWS)

06,9 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

07,0 - Bom Jesus RS (Inmet)

07,0 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

07,3 - Urupema SC (Ciram)

08,1 - Painel SC (Ciram)

08,4 - Canela RS (Inmet)

09,2 - Bom Jardim da Serra (PWS)

09,4 - Canguçu SC (Inmet)

10,3 - Soledade RS (Pq Tuias)

10,4 - Canela RS (PWS - Castelinho)

10,5 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

11,2 - Campos do Jordão SP (Horto)

11,4 - Campos do Jordão SP (VL Inglesa)

12,8 - Riacho Grande SBC (PWS)

13,8 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

 

Capitais :

 

12,0 - Curitiba PR (Inmet)

12,6 - Porto Alegre RS (Inmet)

14,3 - Belo Horizonte MG (Inmet - Cercadinho)

15,4 - São Paulo SP (Inmet)

15,6 - Campo Grande MS (Inmet)

17,1 - Florianópolis SC (Inmet)

17,5 - Belo Horizonte MG (Inmet - Pampulha)

18,2 - Goiania GO (Inmet)

19,2 - Rio de Janeiro RJ (Inmet - F Copa)

Link to comment
Share on other sites

Mostrando essas três temperaturas , serve como exemplo de como o clima de São Paulo se descaracterizou na região do Centro expandido .

 

Capela do Socorro 6,2 - esse bairro fica numa região com pouca urbanização e muitas matas ainda .Fica a 40 Km do Centro

Pirituba 10,0 - bairro que representa grande parte dos bairros periféricos da cidade , região com bastante urbanização em meio a algumas áreas verdes ainda .Fica a 20 km do Centro

Aeroporto de Congonhas 15,0 - região que representa bem os bairros com 100 % de urbanização e pouquíssimas áreas verdes . Fica a 10 km do Centro .

Link to comment
Share on other sites

 

É por isso que sempre falei aqui e repito mais uma vez: Posto do Marcão não é baixada, é uma encosta. Se tivesse a mesma topografia da Vila Ingleza e com o PO que temos agora no Massena, iria fácil aos dois dígitos negativos nessa madrugada. Aliás, tenho certeza absoluta que determinados locais dentro do PNI, protegidos como a VI de CDJ, vão ter mínimas absurdas amanhã de manhã.

 

Discordo. Potencial de mínimas superestimado vide estação Rebouças funcionando no período das menores mínimas do ano no PNI. A condição para bater a barreira dos -8oC é muito específica e rara, assim como Urupema bater os -10oC. Isso é Brasil, gente!

 

Caio, o Rebouças cfe os próprios gestores do Parque, recebe muita neblina por ficar na borda leste. É a face úmida do PNI, por isso "decepcionou".

 

Eu estive no PNI e fiquei abismado com o que vi na parte central do Parque, especialmente perto da face sul da franja norte do Parque. Ali, ponho minha mao no fogo que microclimaticamente falando estamos BEM mais frios que o Marcao.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura subiu pra 13 graus no aeroporto de Cumbica.

Motivo: Começou a ventar por lá! Das 20 até as 22 horas estava vento calmo. Mas na atualização das 23 horas está sendo registrado 11,1 km por hora de velocidade sustentada (acho que é isso).

 

No aero de Congonhas, a umidade teve uma queda às 22 horas (as 21 horas estava em 72% e às 23 horas está em 59%).

Motivo: Os ventos que sopravam de SE (ou seja, do oceano) passaram a soprar de Leste-nordeste.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim é o PNI tem clima de montanha. Mesmo o Marcão sendo baixada tem vento muito variável, não falo em velocidade. Dá para se afirmar muito pouco. Clima comum de baixada é Campos do Jordão - Vila Inglesa que está com 0,1°C mesmo com enfraquecimento do ar polar e 92% de umidade. Com 21% de umidade não será registrada a mínima do Brasil. Acredito que enquanto o Massena continuar com vento Norte, Nordeste, Noroeste não vai cair.

Link to comment
Share on other sites

 

É por isso que sempre falei aqui e repito mais uma vez: Posto do Marcão não é baixada, é uma encosta. Se tivesse a mesma topografia da Vila Ingleza e com o PO que temos agora no Massena, iria fácil aos dois dígitos negativos nessa madrugada. Aliás, tenho certeza absoluta que determinados locais dentro do PNI, protegidos como a VI de CDJ, vão ter mínimas absurdas amanhã de manhã.

 

Discordo. Potencial de mínimas superestimado vide estação Rebouças funcionando no período das menores mínimas do ano no PNI. A condição para bater a barreira dos -8oC é muito específica e rara, assim como Urupema bater os -10oC. Isso é Brasil, gente!

 

Caio, o Rebouças cfe os próprios gestores do Parque, recebe muita neblina por ficar na borda leste. É a face úmida do PNI, por isso "decepcionou".

 

Eu estive no PNI e fiquei abismado com o que vi na parte central do Parque, especialmente perto da face sul da franja norte do Parque. Ali, ponho minha mao no fogo que microclimaticamente falando estamos BEM mais frios que o Marcao.

 

Amigos, sobre o PNI, temos de separar o joio do trigo:

 

1) O Marcão é encosta sim, já vimos inúmeras vezes esse ano como o ar, quando seca, escapa por entre os "dedos" do Marcão

2) Na verdade, quando eu e o Carlos fomos lá, pensamos inicialmente colocar dentro do perimetro do vale lá de cima, ou seja, na baixada em si. O que pesou foram relatos de guardas, segurança e a imagem que mais nos deu medo, uma criança segurando uma machadinha na parte do estacionamento, em frente a casa do guarda de Furnas.

3) O Rebouças, já está descendo do lado mais úmido, é 50 metros mais baixo que o Marcão e sim, primeiro a neblina vem por ele. Muitas vezes, o Marcão tá limpo e lá nublado

4) O melhor lugar, tanto na minha opinião, na do Bruno, na do Carlos, na dos guardas do parque, na dos diretores, na dos frequentadores e na dos montanhistas, é a nascente do rio Campo Belo, distante pouco mais de 1,5 km do Marcão. Lá costumam registrar congelamento COMPLETO das lagoas em dias muito frios. foi isso mesmo que eu escrevi.

5) Um lugar paralelo que nos interessou a princípio, antes mesmo do local atual, foi uma área plana já dentro do vale, cercada de todos os lados por morros, sem área de escape do ar frio. É um local que os militares usam com constancia.

6) De acordo com os guardas, teria de se colocar uma estação no brejo da Lapa, segundo eles é BEM mais frio que o Marcão, por ser uma baixada fechada por completo. Mas por ser um brejo, fica impossível instalar a estação lá.

7) Sobre o Rebouças, quando a neblina não vem, em raros dias, consegue vencer o Marcão em até 1 grau. Supondo que esse ano fez -6,5 e não tenha nebulosidade, é completamente factível uma temperatura entre -7 e -8. Mas o Rebouças sofre do mesmo mal, já está numa encosta descendo a montanha, apesar da aparencia de fechado por todos os lados. Por algum lugar corre o ar frio ainda mais pra baixo.

8) Acabamos decidindo pelo local atual na época, e o Bruno vai se lembrar bem, por fatores como estar mais perto do guarda, distancia do sinal, presença de forte geada, dificuldade maior de acesso pelas pessoas. Foi praticamente a última opção o fazer mais frio, pois já tinhamos uma noção de que o vale mesmo do PNI seria bem mais frio.

 

Mudar a estação do Marcão? Somente se houvesse um consenso da maioria e da diretoria do parque, caso contrário sou contra mudar por mudar.. Tem que se levar em conta fatores que vão além do fato de fazer mais ou menos frio.

Link to comment
Share on other sites

 

Amigos, sobre o PNI, temos de separar o joio do trigo:

 

1) O Marcão é encosta sim, já vimos inúmeras vezes esse ano como o ar, quando seca, escapa por entre os "dedos" do Marcão

2) Na verdade, quando eu e o Carlos fomos lá, pensamos inicialmente colocar dentro do perimetro do vale lá de cima, ou seja, na baixada em si. O que pesou foram relatos de guardas, segurança e a imagem que mais nos deu medo, uma criança segurando uma machadinha na parte do estacionamento, em frente a casa do guarda de Furnas.

3) O Rebouças, já está descendo do lado mais úmido, é 50 metros mais baixo que o Marcão e sim, primeiro a neblina vem por ele. Muitas vezes, o Marcão tá limpo e lá nublado

4) O melhor lugar, tanto na minha opinião, na do Bruno, na do Carlos, na dos guardas do parque, na dos diretores, na dos frequentadores e na dos montanhistas, é a nascente do rio Campo Belo, distante pouco mais de 1,5 km do Marcão. Lá costumam registrar congelamento COMPLETO das lagoas em dias muito frios. foi isso mesmo que eu escrevi.

5) Um lugar paralelo que nos interessou a princípio, antes mesmo do local atual, foi uma área plana já dentro do vale, cercada de todos os lados por morros, sem área de escape do ar frio. É um local que os militares usam com constancia.

6) De acordo com os guardas, teria de se colocar uma estação no brejo da Lapa, segundo eles é BEM mais frio que o Marcão, por ser uma baixada fechada por completo. Mas por ser um brejo, fica impossível instalar a estação lá.

7) Sobre o Rebouças, quando a neblina não vem, em raros dias, consegue vencer o Marcão em até 1 grau. Supondo que esse ano fez -6,5 e não tenha nebulosidade, é completamente factível uma temperatura entre -7 e -8. Mas o Rebouças sofre do mesmo mal, já está numa encosta descendo a montanha, apesar da aparencia de fechado por todos os lados. Por algum lugar corre o ar frio ainda mais pra baixo.

8) Acabamos decidindo pelo local atual na época, e o Bruno vai se lembrar bem, por fatores como estar mais perto do guarda, distancia do sinal, presença de forte geada, dificuldade maior de acesso pelas pessoas. Foi praticamente a última opção o fazer mais frio, pois já tinhamos uma noção de que o vale mesmo do PNI seria bem mais frio.

 

Mudar a estação do Marcão? Somente se houvesse um consenso da maioria e da diretoria do parque, caso contrário sou contra mudar por mudar.. Tem que se levar em conta fatores que vão além do fato de fazer mais ou menos frio.

 

 

Simplismente perfeito :clapping:

como é um parque, inclusivel no Brasil, ja é um milagre podermos ter umas estação por lá enviando dados a cada 30 segundos!

Link to comment
Share on other sites

 

É por isso que sempre falei aqui e repito mais uma vez: Posto do Marcão não é baixada, é uma encosta. Se tivesse a mesma topografia da Vila Ingleza e com o PO que temos agora no Massena, iria fácil aos dois dígitos negativos nessa madrugada. Aliás, tenho certeza absoluta que determinados locais dentro do PNI, protegidos como a VI de CDJ, vão ter mínimas absurdas amanhã de manhã.

 

Discordo. Potencial de mínimas superestimado vide estação Rebouças funcionando no período das menores mínimas do ano no PNI. A condição para bater a barreira dos -8oC é muito específica e rara, assim como Urupema bater os -10oC. Isso é Brasil, gente!

 

Caio, o Rebouças cfe os próprios gestores do Parque, recebe muita neblina por ficar na borda leste. É a face úmida do PNI, por isso "decepcionou".

 

Eu estive no PNI e fiquei abismado com o que vi na parte central do Parque, especialmente perto da face sul da franja norte do Parque. Ali, ponho minha mao no fogo que microclimaticamente falando estamos BEM mais frios que o Marcao.

 

Amigos, sobre o PNI, temos de separar o joio do trigo:

 

1) O Marcão é encosta sim, já vimos inúmeras vezes esse ano como o ar, quando seca, escapa por entre os "dedos" do Marcão

2) Na verdade, quando eu e o Carlos fomos lá, pensamos inicialmente colocar dentro do perimetro do vale lá de cima, ou seja, na baixada em si. O que pesou foram relatos de guardas, segurança e a imagem que mais nos deu medo, uma criança segurando uma machadinha na parte do estacionamento, em frente a casa do guarda de Furnas.

3) O Rebouças, já está descendo do lado mais úmido, é 50 metros mais baixo que o Marcão e sim, primeiro a neblina vem por ele. Muitas vezes, o Marcão tá limpo e lá nublado

4) O melhor lugar, tanto na minha opinião, na do Bruno, na do Carlos, na dos guardas do parque, na dos diretores, na dos frequentadores e na dos montanhistas, é a nascente do rio Campo Belo, distante pouco mais de 1,5 km do Marcão. Lá costumam registrar congelamento COMPLETO das lagoas em dias muito frios. foi isso mesmo que eu escrevi.

5) Um lugar paralelo que nos interessou a princípio, antes mesmo do local atual, foi uma área plana já dentro do vale, cercada de todos os lados por morros, sem área de escape do ar frio. É um local que os militares usam com constancia.

6) De acordo com os guardas, teria de se colocar uma estação no brejo da Lapa, segundo eles é BEM mais frio que o Marcão, por ser uma baixada fechada por completo. Mas por ser um brejo, fica impossível instalar a estação lá.

7) Sobre o Rebouças, quando a neblina não vem, em raros dias, consegue vencer o Marcão em até 1 grau. Supondo que esse ano fez -6,5 e não tenha nebulosidade, é completamente factível uma temperatura entre -7 e -8. Mas o Rebouças sofre do mesmo mal, já está numa encosta descendo a montanha, apesar da aparencia de fechado por todos os lados. Por algum lugar corre o ar frio ainda mais pra baixo.

8) Acabamos decidindo pelo local atual na época, e o Bruno vai se lembrar bem, por fatores como estar mais perto do guarda, distancia do sinal, presença de forte geada, dificuldade maior de acesso pelas pessoas. Foi praticamente a última opção o fazer mais frio, pois já tinhamos uma noção de que o vale mesmo do PNI seria bem mais frio.

 

Mudar a estação do Marcão? Somente se houvesse um consenso da maioria e da diretoria do parque, caso contrário sou contra mudar por mudar.. Tem que se levar em conta fatores que vão além do fato de fazer mais ou menos frio.

 

Lega Artur. Eu faço uma pergunta... A gente costumar querer vales protegidos... Mas você já reparou que quando o está calmo no Marcão a temperatura cai menos que quanto venta SSE? Já chegou a alguma conclusão sobre isso? O Marcão precisa "suprimento", não de calmaria. Na minha opinião só não está "bombando" hoje, porque há um vento N/NE, 150 metros acima.

 

Nunca confie nos guardas. Normalmente as pessoas "comuns" se baseiam na sensação térmica. Se perguntar aos guardas do ParnaSJ eu tenho certeza que citarão onde tiver mais vento. Até podem estar certos, mas a possibilidade é pequena, mas na dúvida sempre é melhor se basear por si mesmo. Já a questão da geada é inegável. Onde há geada forte, faz frio e geralmente não tem muito vento. Se falaram que há muita geada lá é forte indício de temperaturas muito baixas no local. Porém como nem tudo é verdade absoluta, pode-se registrar uma geada mais forte com 3°C que com 0°C...

 

A questão da neblina? Você acha que é tanto assim no Rebouças? Pois pelo que vi a diferença de média mínima foi de apenas 0,3 nas mínimas. E não lembro quanto nas máximas, mas bem pouco. Isso me parece diferença comum de dois lugares diferentes. Então se há muito neblina no Rebouças há também no Marcão. Se há pouco neblina no Marcão também há no Rebouças. Se houvesse neblina em um e não no outro, a diferença seria muito maior. Esta é uma impressão que eu tenho.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.