Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

A mínima em Florestal na RMBH foi de 4ºC.

 

E vai esfriar ainda mais na próxima noite.A estação oficial do centro de BH registrou 10ºC.

 

Por alguma razão a estação do INMET da Pampulha resolveu registrar altos 12ºC.

 

A mínima de Divinópolis é incrível!Não ficaria surpreso com imagens de geada na região metropolitana amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Manhã linda, ensolarada, brilhante...

 

eheh este lugar eu conheço bem, fica bem no entroncamento do contorno leste com a Rodovia Leopoldo Jacomel!!

Gosto de tirar fotos deste lugar no outono quando estes acers estão avermelhados e alaranjados!!

Correto!

Os lugares são lindos... com o Sol da manhã então..

Sempre vou lá qdo ñ estou com pressa de ir pro trabalho. Mas vc sai de São José pra fotografar em Piracity??? kkkkk aí tbm tem a mesma paisagem. Fica à uns 10 min apenas!

 

 

Mais de hj cedo:

5a4e89757448b_2014-08-0707_23.45-1.jpg.a0dd2a682e821a5dc1a3f5d88085e2df.jpg

5a4e897575a8f_2014-08-0707_18.06-1.jpg.87e34a541627d68de7fd41f8937a81a8.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

:laugh: :rofl: :rofl: :cray: :cray: :cray:

 

Gozado a Globo cita o BAZ....e aqui "todo mundo" fala mal da Globo.

 

Entretanto,

 

"Acho que hoje a cidade será a mais fria do país”, complementa William, que faz parte de um grupo nacional de caçadores de frio, o Brasil Abaixo de Zero.

Segundo William, os termômetros começaram a cair para abaixo de zero por volta de 00h, quando a temperatura já estava a - 2°C e já era possível ver o gelo encobrir o mato. No entanto, a temperatura mais baixa em Maria da Fé registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de -1ºC.

 

Will, parabéns.

 

Adoro quando os termôtros caem....

 

Caçadores de Frio..... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Alias temos sim mais nebulosidade. Mas nas minimas absolutas o norte e o vale se equivalem todos os anos.

 

É verdade. Porém andei dando uma volta tempos atrás no GE, e percebi que a maioria das estações do Norte, são baixada nível hard/cuiúda/master. A maioria está bem localizada. Suspeito que seja por isso a aproximação. Ainda faltam mais estações do gênero aqui para saber se essa equivalência é válida para todos os locais.

 

24°C aqui, estou adorando esse clima! :heart: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Kim, é o Zeca é um irmão.....sim, tenhos irmãos no RS.

 

A amizade é muito antiga.

 

Perceba que o Zeca restringiu a área e o período para falar de El Niño.

 

Abraços

 

Pois é Mano véio ("véio" no ótimo sentido)... Desde 2004 só no :rtfm: ...

 

Carlos Campos, andava "por aí" feito "lobo solitário"...

 

20140807_0.jpg

 

Carlito, a merda é que "estamos com jejum de bons ciclones" (Mafili, 2007, pg. 00 :laugh: )... Vejas que a alta que a gurizada tá esperando para 18/08 não vence o bloqueio... Se vencer troco de nome, paro te tomar uísque e fumar charutos...

 

aoakgn.jpg

 

Bueno, para não perder o costume... Aqui no Instituto Coqueiro 12,6°C (cai em média 1°C/h desde as 05:00h) com 12mm de chuviscos... SBSM 071600Z 18003KT 9999 -RA SCT005 SCT011 OVC025 13/12 Q1024 94%... Vejam só, 1024... INMET com 13,2°C; 1022 e 17mm...

 

Estou tentado a desligar o ventilador...

Link to comment
Share on other sites

Massena com 15,5 agora....temperatura + alta nos ultimos 40 dias...O recorde da estação até agora de 01/06 pra cá está em 16,7....dia 27 de junho.

 

É a pré frontal subindo o morro.

 

Pois é, subiu. 17,9 de máxima por enquanto. Agora está 16,8.

 

Não que 17,9 seja calor :sarcastic: :sarcastic:

 

EDIT: Estou falando do Marcão, foi mal :good:

Link to comment
Share on other sites

Toa Toa voltou , mesmo que não registre muita coisa boa pelo menos ta on :sarcastic:

 

17% Ura por la agora 20°C !

 

Tá dando entrevista de graça, William? Quanto altruísmo!!! Enfia a faca neles! Sobre o PNI, se quiser combinar comigo o que vai falar, me manda MP.

 

Tava adivinhando q ai ia bombar, mas não esperava -3,1!!!! E a geadona, tava bonita, subiu o morro?

 

Baita mínima do Inmet!!! :hi: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Alias temos sim mais nebulosidade. Mas nas minimas absolutas o norte e o vale se equivalem todos os anos.

 

É verdade. Porém andei dando uma volta tempos atrás no GE, e percebi que a maioria das estações do Norte, são baixada nível hard/cuiúda/master. A maioria está bem localizada. Suspeito que seja por isso a aproximação. Ainda faltam mais estações do gênero aqui para saber se essa equivalência é válida para todos os locais.

 

24°C aqui, estou adorando esse clima! :heart: :heat:

 

Imagino que tenha pontos frios por aí também...mas veja o caso das estações de Joinville. Ficam apenas na planície, pois quase não temos morros que configurem baixadas ao redor. Itapoá idem...

 

Quando vem um porrete de frio, atinge em cheio toda a região...inclusive o litoral PR e sul de SP, que tem registros de -2º!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos!

Mínima do ano novamente aqui em casa hoje: 7.0C!!!

Na automática do Inmet-Resende a mínima foi de 6.0C :prankster:

Obs: Meu abrigo ficou num lugar com pouca circulação de ar e colado na parede depois da mudança, agora não tenho muito espaço... acredito que a mínima real deve ter sido a mesma de Resende, já que antes as temperaturas sempre estavam pareadas.. uma pena...

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Obrigado gente , já que me derem a honra da entrevista tentei fazer de tudo prs falar do baz já que tudo que sei aprendi aqui ! Artur eles foram lá no PNi aquele dia das chuvas , subiram o agulhas e fizeram matéria lá em cima !

 

O parmeirense mineiro.....deixa a dona vascaína mineira da pensão.....ver essas saliências nas tar das redes sociais.....vai ter sensor voando prá tudo quando lado, né. Uai.

 

E o PNI 1 e 2 continua meu mistério favorito...é bem capaz de bater - 4,8ºC nesta madrugada, ou noite, ou amanhecer.

 

Eu não acerto nem perto.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

AINDA NÃO, POIS O BLOQUEIO ESTÁ MAIS AO SUL, EM GERAL, 60/80% DAS VEZES SC/PR É QUE FICAM COM MUITA CHUVA.

 

ESTAREMOS COM UM BALAIO DE GATO, EM TERMOS DE CLIMA, ENTRE AGOSTO A NOVEMBRO, GANGORRA E DAS GRANDES!

 

Com certeza... Aqui é frio, chuva, calor, frio, chuva, calor, frio, chuva, calor... Samba do mestiço-afrodescendente maluquete, politicamente correto falando...

 

dgpg6o.jpg

 

:sad:

Link to comment
Share on other sites

Há 20 dias atrás aqueceu um pouquinho e todo mundo começou a esbravejar... Agora o bolsão de frio, bem nítido na imagem postada, fez com que a TSM superficial resfriasse... Aí vão pular de alegrias e cantar La Niña ou neutralidade... Mas essa droga vai é ressecar a primavera-verão porque explodida a bolsa fria volta a aquecer com tudo... Bueno, nas "últimas quatro semanas"...

 

1+2 com 0,6°C

3 com 0,2

3.4 com -0,1 :sad:

4 com 0,3°C

 

Então????... E os alísios bombando mandando calor para o continente da América e o AN já com indícios de iniciar a fase de ciclones ainda em agosto/setembro...

Link to comment
Share on other sites

Imagino que tenha pontos frios por aí também...mas veja o caso das estações de Joinville. Ficam apenas na planície, pois quase não temos morros que configurem baixadas ao redor. Itapoá idem...

 

Quando vem um porrete de frio, atinge em cheio toda a região...inclusive o litoral PR e sul de SP, que tem registros de -2º!

 

São bons valores, mas acredito que a Serra próxima possa ajudar. com exceção de Itapoá que está mais longe. O Litoral de SP tem a Serra do Mar mais próxima ainda.

 

As da Defesa Civil eu não conheço, mas a da Vila Nova e Pirabeiraba já vi que devem sofrer efeito de baixada. Assim como Jaraguá, Schroeder...

 

--

 

Tem um vento quente descendo a Serra. Em Criciúma Bairro Sangão) a máxima alcançou 33,7°C, caindo para 26°C as 14h. Em Tubarão (Vila Moema) atingiu 34,1°C, caindo para 23,8°C agora. Essa nova de Ponte Alta do Norte registrou 32,9°C, tem erro.

Link to comment
Share on other sites

Manhã linda, ensolarada, brilhante...

 

eheh este lugar eu conheço bem, fica bem no entroncamento do contorno leste com a Rodovia Leopoldo Jacomel!!

Gosto de tirar fotos deste lugar no outono quando estes acers estão avermelhados e alaranjados!!

Correto!

Os lugares são lindos... com o Sol da manhã então..

Sempre vou lá qdo ñ estou com pressa de ir pro trabalho. Mas vc sai de São José pra fotografar em Piracity??? kkkkk aí tbm tem a mesma paisagem. Fica à uns 10 min apenas!

 

 

Mais de hj cedo:

 

Eu trabalhava em Quatro Barras e passava por este entrocamento todo santo dia!!

Link to comment
Share on other sites

Há 20 dias atrás aqueceu um pouquinho e todo mundo começou a esbravejar... Agora o bolsão de frio, bem nítido na imagem postada, fez com que a TSM superficial resfriasse... Aí vão pular de alegrias e cantar La Niña ou neutralidade... Mas essa droga vai é ressecar a primavera-verão porque explodida a bolsa fria volta a aquecer com tudo... Bueno, nas "últimas quatro semanas"...

 

1+2 com 0,6°C

3 com 0,2

3.4 com -0,1 :sad:

4 com 0,3°C

 

Então????... E os alísios bombando mandando calor para o continente da América e o AN já com indícios de iniciar a fase de ciclones ainda em agosto/setembro...

 

Hey,

 

Arrumou um pijaminha verde.....

 

Falando em ventos no Pacífico:

 

SOI: Na fase consistentemente próxima de zero.....

 

Anos que isto ocorreu em julho,

 

1881, 1887, 1890, 1891, 1894, 1895, 1897, 1902, 1904, 1907, 1908, 1913, 1915, 1922, 1927, 1929, 1930, 1932, 1935, 1942, 1944, 1953, 1957, 1958, 1959, 1961, 1962, 1966, 1967, 1969, 1971, 1978, 1980, 1983, 1990, 1991, 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2008, 2009, 2014

 

O MAPA DA CHUVA BASEADO EM SOI NESTA FASE PARA AGOSTO/SETEMBRO

 

Início de primavera molhado...mui molhado.

 

34i2qzt.gif

Link to comment
Share on other sites

Anos que isto ocorreu em julho,

 

1881, 1887, 1890, 1891, 1894, 1895, 1897, 1902, 1904, 1907, 1908, 1913, 1915, 1922, 1927, 1929, 1930, 1932, 1935, 1942, 1944, 1953, 1957, 1958, 1959, 1961, 1962, 1966, 1967, 1969, 1971, 1978, 1980, 1983, 1990, 1991, 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2008, 2009, 2014

 

O MAPA DA CHUVA BASEADO EM SOI NESTA FASE PARA AGOSTO/SETEMBRO

 

Início de primavera molhado...mui molhado.

 

34i2qzt.gif

 

Só início... Depois vai secar que até tua torneira do avatar não vai pingar seguido :laugh: ...

Link to comment
Share on other sites

Imagino que tenha pontos frios por aí também...mas veja o caso das estações de Joinville. Ficam apenas na planície, pois quase não temos morros que configurem baixadas ao redor. Itapoá idem...

 

Quando vem um porrete de frio, atinge em cheio toda a região...inclusive o litoral PR e sul de SP, que tem registros de -2º!

 

São bons valores, mas acredito que a Serra próxima possa ajudar. com exceção de Itapoá que está mais longe. O Litoral de SP tem a Serra do Mar mais próxima ainda.

 

As da Defesa Civil eu não conheço, mas a da Vila Nova e Pirabeiraba já vi que devem sofrer efeito de baixada. Assim como Jaraguá, Schroeder...

 

--

 

Tem um vento quente descendo a Serra. Em Criciúma Bairro Sangão) a máxima alcançou 33,7°C, caindo para 26°C as 14h. Em Tubarão (Vila Moema) atingiu 34,1°C, caindo para 23,8°C agora. Essa nova de Ponte Alta do Norte registrou 32,9°C, tem erro.

 

Moretão, vai por mim: Jaraguá, Schroeder e Corupá sofrem efeito baixada (tem no mínimo morros dos dois lados)..Vila Nova-Joinville não. Fica colada no pé da serra e volta e meia é açoitada por ventos de oeste que aquecem-se ao descer a serra (aquecimento adiabático). Mesma coisa que aconteceu com o Sul do estado hoje.

 

Sobre a estação de Pirabeiraba, ela fica no pior local possível do distrito: fica entre morros que recebem diretamente ventos de oeste, noroeste e norte. É uma merda tanto no verão quanto no inverno. Faz muito mais frio a leste, sudeste, e nordeste do núcleo urbando de Pirabeiraba do que a oeste, em direção a serra. Quer exemplos? Ano passado esta estação amanheceu com 31ºC! Ela não registra vento, mas era o vento Foehn (aquecimento adiabático) que assolava a região. Pode olhar que ela é péssima para as mínimas.

 

Toda vez que eu subo a serra para ver geada, é comum durante a estrada SC-418 (antiga SC-301) ter muito vento (proveniente do deslocamento da massa de ar frio, sobretudo com Mp + ciclone ) e a temperatura estar mais alta que na região central de Joinville. Quase desisti um par de vezes de subir pensando que não teria geada no alto. Este foi um dos motivos que instalei a estação lá no alto também.

 

Em suma: tem muitos outros locais melhores pra mínimas aqui na região. Da defesa Civil, as duas melhores disparadas são Jativoca e CEASA.

Link to comment
Share on other sites

Há 20 dias atrás aqueceu um pouquinho e todo mundo começou a esbravejar... Agora o bolsão de frio, bem nítido na imagem postada, fez com que a TSM superficial resfriasse... Aí vão pular de alegrias e cantar La Niña ou neutralidade... Mas essa droga vai é ressecar a primavera-verão porque explodida a bolsa fria volta a aquecer com tudo... Bueno, nas "últimas quatro semanas"...

 

1+2 com 0,6°C

3 com 0,2

3.4 com -0,1 :sad:

4 com 0,3°C

 

Então????... E os alísios bombando mandando calor para o continente da América e o AN já com indícios de iniciar a fase de ciclones ainda em agosto/setembro...

 

Então, os dados colaboram apenas pra manter a neutralidade que havia antes dos modelos indicarem El Nino, isso quer dizer que se a fase de ciclones começar antes, pelo contrário, as águas vão continuar em tendencia de queda das regiões Nino. Aliás, quem foi que disse que só essas 4 regiões nino representam o impacto todo de um el nino? Pra mim vai muito mais alem:

 

Regiões El Nino aquecidas + gelo do polo sul extensão grande + inicio da temporada dos furacões + Atlantico resfriandoooo + artico com regelo que deve ser recorde esse ano.

 

Sei não...acho que estamos com a visão distorcida que tudo isso vira calor.

 

Mais nuvem, mais chuva na AN (temporada de furacões deve ser bem mais forte que a última), mais gelo, sei não... :russian:

 

Acho que uma hora a bomba vai explodir...e não é de calor.

 

Sobre o atlantico, a conta vai chegar e não vai ser com mais aquecimento. Água quente quer dizer mais evaporação. Acho que a temporada de ciclones do AS será mui interessante :sarcastic:

 

Pelo que eu já li, deveremos ter uma inversão em 2015, Argentina deve resfriar menos no inverno, o que significa que teremos mais frio forte.

Link to comment
Share on other sites

Então, os dados colaboram apenas pra manter a neutralidade que havia antes dos modelos indicarem El Nino, isso quer dizer que se a fase de ciclones começar antes, pelo contrário, as águas vão continuar em tendencia de queda das regiões Nino. Aliás, quem foi que disse que só essas 4 regiões nino representam o impacto todo de um el nino? Pra mim vai muito mais alem:

 

Regiões El Nino aquecidas + gelo do polo sul extensão grande + inicio da temporada dos furacões + Atlantico resfriandoooo + artico com regelo que deve ser recorde esse ano.

 

Sei não...acho que estamos com a visão distorcida que tudo isso vira calor.

 

Mais nuvem, mais chuva na AN (temporada de furacões deve ser bem mais forte que a última), mais gelo, sei não... :russian:

 

Acho que uma hora a bomba vai explodir...e não é de calor.

 

Sobre o atlantico, a conta vai chegar e não vai ser com mais aquecimento. Água quente quer dizer mais evaporação. Acho que a temporada de ciclones do AS será mui interessante :sarcastic:

 

Pelo que eu já li, deveremos ter uma inversão em 2015, Argentina deve resfriar menos no inverno, o que significa que teremos mais frio forte.

 

Cara, é isso!!!!... "Aliás, quem foi que disse que só essas 4 regiões nino representam o impacto todo de um el nino? Pra mim vai muito mais alem:"

O global (não o modelo idiota), olhemos para o global sem modelos... Sem expectativas e veremos uma coisa além desse lenga-lenga de frio, neve, escambau... Por isso digo que a Semiótica é a Ciência das Ciências.. Só ela sabe nos ensinar a interpretar modelos, principalmente de longo prazo... O MODELO NÃO ERRA, digo isso desde 2003... "Erra" quem não sabe ler eles...

Link to comment
Share on other sites

Imagino que tenha pontos frios por aí também...mas veja o caso das estações de Joinville. Ficam apenas na planície, pois quase não temos morros que configurem baixadas ao redor. Itapoá idem...

 

Quando vem um porrete de frio, atinge em cheio toda a região...inclusive o litoral PR e sul de SP, que tem registros de -2º!

 

São bons valores, mas acredito que a Serra próxima possa ajudar. com exceção de Itapoá que está mais longe. O Litoral de SP tem a Serra do Mar mais próxima ainda.

 

As da Defesa Civil eu não conheço, mas a da Vila Nova e Pirabeiraba já vi que devem sofrer efeito de baixada. Assim como Jaraguá, Schroeder...

 

--

 

Tem um vento quente descendo a Serra. Em Criciúma Bairro Sangão) a máxima alcançou 33,7°C, caindo para 26°C as 14h. Em Tubarão (Vila Moema) atingiu 34,1°C, caindo para 23,8°C agora. Essa nova de Ponte Alta do Norte registrou 32,9°C, tem erro.

 

Moretão, vai por mim: Jaraguá, Schroeder e Corupá sofrem efeito baixada (tem no mínimo morros dos dois lados)..Vila Nova-Joinville não. Fica colada no pé da serra e volta e meia é açoitada por ventos de oeste que aquecem-se ao descer a serra (aquecimento adiabático). Mesma coisa que aconteceu com o Sul do estado hoje.

 

Eu tenho o recorde lá no tópico, de maior mínima de SC de Joinville/Pirabeiraba, mas achava que ela já havia registrado frio durante MPs, mesmo tendo Vento Foehn em outras ocasiões. Este recorde é de 26/12/2012, você falou ano passado? Será que não é o mesmo? Você sabe dizer se é 31 redondo?

 

As maiores mínimas estão ai no Norte ou no Sul, embaixo da Serra.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho o recorde lá no tópico, de maior mínima de SC de Joinville/Pirabeiraba, mas achava que ela já havia registrado frio durante MPs, mesmo tendo Vento Foehn em outras ocasiões. Este recorde é de 26/12/2012, você falou ano passado? Será que não é o mesmo? Você sabe dizer se é 31 redondo?

 

As maiores mínimas estão ai no Norte ou no Sul, embaixo da Serra.

 

Acho que foi nesta data mesmo. Mas essa mínima foi superada até as 21:00, ficou algo como 26ºC.

Link to comment
Share on other sites

Anos que isto ocorreu em julho,

 

1881, 1887, 1890, 1891, 1894, 1895, 1897, 1902, 1904, 1907, 1908, 1913, 1915, 1922, 1927, 1929, 1930, 1932, 1935, 1942, 1944, 1953, 1957, 1958, 1959, 1961, 1962, 1966, 1967, 1969, 1971, 1978, 1980, 1983, 1990, 1991, 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2008, 2009, 2014

 

O MAPA DA CHUVA BASEADO EM SOI NESTA FASE PARA AGOSTO/SETEMBRO

 

Início de primavera molhado...mui molhado.

 

http://i61.tinypic.com/34i2qzt.gif

 

Só início... Depois vai secar que até tua torneira do avatar não vai pingar seguido :laugh: ...

 

O modelo baseado estatisticamente na SOI, preve enchente em Santa Catarina na primavera.

 

Em Santa Maria, está no seasonally dry, e minha torneirinha não vai secar, não. Viu.

 

Modelos são temperamentais por natureza....já que tentam imitar a temperamental natureza.

 

SyS

Link to comment
Share on other sites

Bueno, se aqui foi criado para análises mais elaboradas por quê saber se vai nevar ou não dia xxxx????..

 

Aqui é para discutir, por exemplo, uma primavera e verão secos de dar dó...

 

Complicado, por enquanto vou de primavera úmida na faixa leste do eixo KinKas City / Vitória ES.

 

Primavera "Fria" no eixo Kinkas City / Curitiba.

 

Isto no mapa da SOI,

 

34i2qzt.gif

Link to comment
Share on other sites

ligeiramente off, but pertininente,

 

Tropical Weather Outlook Text

 

TROPICAL WEATHER OUTLOOK

NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL

200 PM EDT THU AUG 7 2014

 

For the North Atlantic...Caribbean Sea and the Gulf of Mexico:

 

Tropical cyclone formation is not expected during the next 5 days.

 

$$

Forecaster Beven

NNNN

Link to comment
Share on other sites

Acho que foi nesta data mesmo. Mas essa mínima foi superada até as 21:00, ficou algo como 26ºC.

 

Perfeito, no tópico está como madrugada mesmo. Pois geralmente os recordes são batidos pela manhã, mas se considerarmos o dia, quase sempre teremos uma queda no dia seguinte. Amanhece quente, mas ou chove, ou venta e cai a temperatura até o fim do dia.

Link to comment
Share on other sites

ESTAÇÃO DE LAGES (1012m)- CIRAM - Ativada em 06Ago2014

 

Ela se localiza, na verdade, bem perto da estação de Chapada Bonita(1250m), em SJ.

 

Erro grave, pelo que consta no mapa.

 

Acho que erraram no mapa...

 

Tentei procurar pela localização que está no site do CIRAM e dá no meio de um matagal

Link to comment
Share on other sites

Acho que foi nesta data mesmo. Mas essa mínima foi superada até as 21:00, ficou algo como 26ºC.

 

Perfeito, no tópico está como madrugada mesmo. Pois geralmente os recordes são batidos pela manhã, mas se considerarmos o dia, quase sempre teremos uma queda no dia seguinte. Amanhece quente, mas ou chove, ou venta e cai a temperatura até o fim do dia.

 

Sim, mas digo que estes 26ºC ocorreram no dia em questão mesmo...dia 26/12/2012 antes das 21h hehehe...

 

Neste mesmo dia amanheci com 25ºC na minha estação...not bad hahah

Link to comment
Share on other sites

O modelo baseado estatisticamente na SOI, preve enchente em Santa Catarina na primavera.

 

Em Santa Maria, está no seasonally dry, e minha torneirinha não vai secar, não. Viu.

 

Modelos são temperamentais por natureza....já que tentam imitar a temperamental natureza.

 

SyS

 

Bueno, Santa Catarina é Sul... Estou falando sobre o Se e Ne...

 

"Modelos são temperamentais por natureza....já que tentam imitar a temperamental natureza."...

 

Perfeito!!!.. sigo afirmando que MODELO NÃO ERRA!!!!... Erra quem não sabe ler o que esses modelos BURROS, softwares, demonstram nas imagens que captam...

 

SyS

Link to comment
Share on other sites

Shima, não entendi a mensagem.

 

O mapa que colei na mensagem não ajudou? As legendas, os avisos, os nomes, as informações?

 

:cray: :cray: :cray:

 

A estação do Ciram indicando que é de Lages, encontra-se dentro do território de SJ. Seria erro de mapa ou de nome?

 

Captou?

 

De fato, muito dentro de São Joaquim. Será que erraram o mapa, ou será que erraram o nome do local?

 

Muito esquisito o Ciram errar tanto o mapa quanto o nome do local. Mas eu acho que erraram o nome da cidade desta estação, pois, as coordenadas não mentem e é SJ:

 

LAGES - COXILHA RICA

 

Loc : -28.20 -50.08

 

S JOAQUIM CHAPADA BONITA

 

Loc : -28.20 -50.03

 

Acho que erraram no mapa...

 

Tentei procurar pela localização que está no site do CIRAM e dá no meio de um matagal

 

Pensei nisso, mas as demais estações estão corretas no mapa.

 

Algo como Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, mas que fica em São José dos Pinhais...

Link to comment
Share on other sites

Ar frio chegou valendo agora aqui na região. Temperatura já vinha caindo desde o início da tarde e agora faz 10,4ºC na Lagoa da Harmonia, 12,6ºC na Welp e 12,8ºC em Languiru.

É interessante mesmo, como a Lagoa da Harmonia baixa bem a temperatura, em relação a estações serranas, apesar de estar 300, 400 m mais baixa.

Link to comment
Share on other sites

Mais ou menos isso:

 

EL NIÑO/OSCILACIÓN DEL SUR: DISCUSIÓN DIAGNÓSTICA

 

Durante julio 2014, las temperaturas de sub-superficie (SST, por sus siglas en inglés) continuaron sobre el promedio en el este del Pacífico ecuatorial, pero en el Pacífico ecuatorial central y este-centra las SSTs continuaron cerca del promedio. La mayoría de los índices de El Niño disminuyeron hacia finales de mes con valores de +0.3°C en Niño-4, -0.1°C en Niño-3.4, +0.2°C en Niño-3, y +0.6°C en Niño-1+2. Anomalías del contenido calórico en la subsuperficie (promediado entre 180º-100ºW) continuaron disminuyendo y se encuentran levemente bajo el promedio. Las temperaturas de la subsuperficie sobre-el-promedio observadas cerca de la superficie durante junio (hasta 100m de profundidad) están actualmente limitadas a una capa delgada en los 50m superiores, bajo temperaturas mayormente bajo-promedio. Los vientos en los niveles bajos sobre el Pacífico tropical permanecieron cerca del promedio durante julio, pero surgieron anomalías en los vientos del oeste en la parte central y este de la cuenca hacia finales del mes.

 

Durante el mes pasado, los pronósticos de los modelos han retrasado un poco el comienzo de El Niño, con la mayoría de los modelos denotando el comienzo durante julio-septiembre, con el evento continuando hasta principios del 2015. Un El Niño fuerte no está favorecido en ninguno de los promedios conjuntos, y una leve mayor cantidad de modelos lo reconocen más como un evento débil que moderado. En este momento, el consenso de los pronosticadores espera que El Niño ocurra durante agosto-octubre y alcance su máximo en su debilidad tarde en otoño y temprano en invierno (valores de 3-meses del índice Niño-3.4 entre 0.5°C y 0.9°C). La probabilidad de El Niño ha disminuido a cerca de 65% durante el otoño y temprano el invierno del Hemisferio Norte (oprima CPC/IRI consensus forecast para la probabilidad de cada resultado).

Link to comment
Share on other sites

Ar frio chegou valendo agora aqui na região. Temperatura já vinha caindo desde o início da tarde e agora faz 10,4ºC na Lagoa da Harmonia, 12,6ºC na Welp e 12,8ºC em Languiru.

É interessante mesmo, como a Lagoa da Harmonia baixa bem a temperatura, em relação a estações serranas, apesar de estar 300, 400 m mais baixa.

 

Não entendo essa tua "surpresa"... Vai cair em +/- 10°C por todo o sul e isso já era esperado e tu estás num buraco...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.