Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Mauro, o vento na borda da mantiqueira, pontos mais altos, é horrível também. Não sei se a sensação é tão baixa quanto o Morro da Igreja nas mps fortes, até acho que não, mas é muito baixa, em dias frios não da pra ficar fora do carro não. Estável e sem vento é Campos, que está protegido na baixada... O PNI e mesmo o Itapeva tem ventos fortes o dia todo, é muito alto por lá!

 

 

A diferença é que as mínimas no Morro da Igreja ocorrem sob forte vento e adveccção, já as do PNI ocorrem sob pouco ou nenhum vento .

 

A sensação no topo da Serra Geral é bem menor, com médias semelhantes no inverno as do PNI, este baixada/encosta, registra o seu pico de frio em com vento por vezes violento. O que amplifica muito a sensação.

 

Pegue por exemplo a mínima absoluta de ambos no ano passado e vejam a sensação no momento. No pico do frio no ano o MI tinha -30oC de sensação.

Tchê

Isto deve ser mesmo,sempre ventoso e com temperaturas baixas, a sensação do MI deve ser das mais desagradáveis...Nem a Cerca Véia consegue tanta sensação de frio... :sarcastic: :laugh:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Dia todo nublado hoje, 21,0°C/26,9°C.

 

Conseguiste ter uma mínima após as 9:30 da manhã? :shok:

 

Qui Abr 10, 2014 9:32 am

Segue nublado, aparições tímidas do sol, mínima de 21,2°C no início da madrugada, agora 24,1°C.

 

Essa que postei as 9 foi a mínima do Ceops, e os 21°C foi em casa, vi apenas agora de noite.

Link to comment
Share on other sites

E eu com agradabilissimos 18,9 graus no Assunção...to achando que os polos de frio no Brasil são:

 

1) PNI, Maria da Fé, Monte Verde, Goncalves, Campos do Jordão

2) Planalto sul catarinense e borda da serra geral no RS (serra gringa pros bairristas)

3) Soledade, Raia de Pedra, Fontoura Xavier, Itapuca e Raio que o Parta

4) Planalto norte Catarinense

5) Extremo sul do Brasil

6) Piraquara, Curitiba, Pinhal e serra do Mar

7) Sul do estado de SP - Apiai, Serra de Botucatu e Vale do Ribeira

8) Sul da grande SP - sul de São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Suzano e Paranapiacaba (distrito de Santo Andre)

9) Regiao central do Brasil - Jatai, Brasilia, etc etc

10) Regiões elevadas do Nordeste acima de 1000 metros

11) Serra do Imeri, Monte Roraima, planalto sul guianense - Tepuis.

12) Serra fluminense e regiao de Cunha - SP

 

Ou seja, há bastante lugares muito interessantes de frio no Brasil. E o trecho Assunção - Riacho Grande desponta na lista huahahahhaha

Link to comment
Share on other sites

Ta bem nublado aqui , mais nada de chuva ainda , ta quente 21C ainda !

 

Ah sim! Durante a tarde, as pancadas aconteciam mais para o norte do sul de Minas. Já no extremo sul, praticamente nenhuma chuva.

 

================================

 

Começo de madrugada com algumas nuvens do tipo cúmulos por aqui em Sampa!

 

Eu vi também a carta do CPTEC mostrando a ZCOU sobre SP a partir de domingo. O que me deixa surpreso é de termos a formação desse sistema já em meados de abril.

Link to comment
Share on other sites

Mauro, o vento na borda da mantiqueira, pontos mais altos, é horrível também. Não sei se a sensação é tão baixa quanto o Morro da Igreja nas mps fortes, até acho que não, mas é muito baixa, em dias frios não da pra ficar fora do carro não. Estável e sem vento é Campos, que está protegido na baixada... O PNI e mesmo o Itapeva tem ventos fortes o dia todo, é muito alto por lá!

 

 

A diferença é que as mínimas no Morro da Igreja ocorrem sob forte vento e adveccção, já as do PNI ocorrem sob pouco ou nenhum vento .

 

A sensação no topo da Serra Geral é bem menor, com médias semelhantes no inverno as do PNI, este baixada/encosta, registra o seu pico de frio em com vento por vezes violento. O que amplifica muito a sensação.

 

Pegue por exemplo a mínima absoluta de ambos no ano passado e vejam a sensação no momento. No pico do frio no ano o MI tinha -30oC de sensação.

 

É verdade, tudo indica que em termos de sensação térmica o MI ganha folgado.

 

Sem falar nas precipitações invernais.

Link to comment
Share on other sites

Mauro, o vento na borda da mantiqueira, pontos mais altos, é horrível também. Não sei se a sensação é tão baixa quanto o Morro da Igreja nas mps fortes, até acho que não, mas é muito baixa, em dias frios não da pra ficar fora do carro não. Estável e sem vento é Campos, que está protegido na baixada... O PNI e mesmo o Itapeva tem ventos fortes o dia todo, é muito alto por lá!

 

Valeu João, obrigado pela informação! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos do BAZ!

Dia amanhece parcialmente nublado e na parte da tarde ainda pode chegar a 26c ou 27°c, dependendo de quando a chuva vai chegar por aqui!

A previsão, é mais para o final do dia termos muita instabilidade, acompanhada de ventos fortes, o que pode causar transtornos no retorno para casa.

VITOR VM, na tua Bagé já chove e a temperatura começa a cair um pouco?

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos do BAZ!

Dia amanhece parcialmente nublado e na parte da tarde ainda pode chegar a 26c ou 27°c, dependendo de quando a chuva vai chegar por aqui!

A previsão, é mais para o final do dia termos muita instabilidade, acompanhada de ventos fortes, o que pode causar transtornos no retorno para casa.

VITOR VM, na tua Bagé já chove e a temperatura começa a cair um pouco?

Abraços a todos!

 

Sim, João. Por aqui chove com 17ºC no momento e a tendencia é que a temperatura caia ao longo do dia. Por enquanto nada de vento sul , mas já está um arzinho típico que vai entrar uma MP. :good:

 

Aliás, pelo GFS a linha de 0ºC em 850 hpa consegue chegar até o Centro Uruguaio amanhã. :heat:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos do BAZ!

Dia amanhece parcialmente nublado e na parte da tarde ainda pode chegar a 26c ou 27°c, dependendo de quando a chuva vai chegar por aqui!

A previsão, é mais para o final do dia termos muita instabilidade, acompanhada de ventos fortes, o que pode causar transtornos no retorno para casa.

VITOR VM, na tua Bagé já chove e a temperatura começa a cair um pouco?

Abraços a todos!

 

Sim, João. Por aqui chove com 17ºC no momento e a tendencia é que a temperatura caia ao longo do dia. Por enquanto nada de vento sul , mas já está um arzinho típico que vai entrar uma MP. :good:

 

Aliás, pelo GFS a linha de 0ºC em 850 hpa consegue chegar até o Centro Uruguaio amanhã. :heat:

 

Abraço

Córdoba-Arg já tem 10°C com previsão de mínima em torno dos 6°C amanhã, na área urbana [provavelmente uns 4°C nos arredores]

Santa Rosa, no centro do país, está com 7°C e poucas nuvens. Previsão de máxima em torno dos 13°C para amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Médias Abril (10 dias):

 

20,9 (+3,3) - Buenos Aires ARG

 

24,1 (+3,5) - Porto alegre RS

 

24,8 (+3,4) - Florianópolis SC

 

20,3 (+2,1) - Curitiba PR

 

23,0 (+2,1) - São Paulo SP

 

23,5 (+2,4) - Belo Horizonte MG

 

25,5 (+0,6) - Rio de Janeiro RJ (Galeão)

 

25,4 (+1,8) - Goiânia GO

 

26,6 (+3,7) - Campo Grande MS

Link to comment
Share on other sites

AccuWeather tá prevendo 3ºC pra segunda-feira agora, GFS também. As máximas continuam ruins, de tarde parece que vai ser apenas um friozinho normal pra Abril, 18ºC...

 

Amanhece com 19,2ºC em Passo Fundo.

Pelo Global, menos as máximas de domingo, segunda e terça não sobem, serão tardes frias.

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z AUMENTA CONSIDERAVELMENTE O POTENCIAL DE FRIO PARA O AMANHECER DE SEGUNDA E COLOCA A PRIMEIRA MANCHA DE 0oC A -4oC DO ANO!

 

FMZgDg5.png

 

O círculo de P.O muito baixo, cerca de -5oC, evidencia alto potencial de mínimas negativas expressivas nas baixadas mais frias da região de SJ, o que acredito vale também para a os Campos de Cima da Serra.

 

O modelo está BEM mais frio que o Europeu, e mais frio que a sua própria rodada das 12Z. Será uma rodada isolada?

 

O tempo dirá.

 

 

JÁ COLOCOU EM RODADAS ANTERIORES.

 

CARLOS; A MANTIQUEIRA É UM DISTRITO NA DIVISA DE S.J/BOM JARDIM, UMA BAIXADA A 1320 M.

Link to comment
Share on other sites

Médias Abril (10 dias):

 

20,9 (+3,3) - Buenos Aires ARG

 

24,1 (+3,5) - Porto alegre RS

 

24,8 (+3,4) - Florianópolis SC

 

20,3 (+2,1) - Curitiba PR

 

23,0 (+2,1) - São Paulo SP

 

23,5 (+2,4) - Belo Horizonte MG

 

25,5 (+0,6) - Rio de Janeiro RJ (Galeão)

 

25,4 (+1,8) - Goiânia GO

 

26,6 (+3,7) - Campo Grande MS

 

Porto Alegre, Floripa e Curitiba bem acima da média até o momento.

Espero que esta tendência se reverta a partir de agora! Pelo visto, irá se reverter.

São esperadas mínimas bem expressivas para segunda e terça no RS , SC e parte do PR.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Médias Abril (10 dias):

 

20,9 (+3,3) - Buenos Aires ARG

 

24,1 (+3,5) - Porto alegre RS

 

24,8 (+3,4) - Florianópolis SC

 

20,3 (+2,1) - Curitiba PR

 

23,0 (+2,1) - São Paulo SP

 

23,5 (+2,4) - Belo Horizonte MG

 

25,5 (+0,6) - Rio de Janeiro RJ (Galeão)

 

25,4 (+1,8) - Goiânia GO

 

26,6 (+3,7) - Campo Grande MS

 

Porto Alegre, Floripa e Curitiba bem acima da média até o momento.

Espero que esta tendência se reverta a partir de agora! Pelo visto, irá se reverter.

São esperadas mínimas bem expressivas para segunda e terça no RS , SC e parte do PR.

Abraços a todos!

 

Médias Abril (10 dias):

 

20,9 (+3,3) - Buenos Aires ARG

 

24,1 (+3,5) - Porto alegre RS

 

24,8 - (+3,4) Florianópolis SC

 

20,3 (+2,1) - Curitiba PR

 

23,0 (+2,1) - São Paulo SP

 

23,5 (+2,4) - Belo Horizonte MG

 

25,5 (+0,6) - Rio de Janeiro RJ (Galeão)

 

25,4 (+1,8) - Goiânia GO

 

26,6 (+3,7) - Campo Grande MS

Para os alarmistas, um prato cheio!

 

No entanto há uma média intermediária entre o início e o final de abril.

 

A média em Curitiba 1981/2010 seria 19,1°C para o início de abril e não 18,2°C q é a média do mês todo.

 

Existe uma keda proporcional de cerca de 0,08°C/dia conforme abril vai de encontro à maio.

 

Calculo uma anomalia de +/- +1,1°C em Curitiba neste início de mês.

 

Como diria o Bento Gonçalves (Mafili): é ...uai

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z AUMENTA CONSIDERAVELMENTE O POTENCIAL DE FRIO PARA O AMANHECER DE SEGUNDA E COLOCA A PRIMEIRA MANCHA DE 0oC A -4oC DO ANO!

 

FMZgDg5.png

 

O círculo de P.O muito baixo, cerca de -5oC, evidencia alto potencial de mínimas negativas expressivas nas baixadas mais frias da região de SJ, o que acredito vale também para a os Campos de Cima da Serra.

 

O modelo está BEM mais frio que o Europeu, e mais frio que a sua própria rodada das 12Z. Será uma rodada isolada?

 

O tempo dirá.

 

E aumentou consideravelmente a previsão de mínima por aqui...por ele o NE de SC limparia e as temperaturas baixariam bem...

Link to comment
Share on other sites

E eu com agradabilissimos 18,9 graus no Assunção...to achando que os polos de frio no Brasil são:

 

1) PNI, Maria da Fé, Monte Verde, Goncalves, Campos do Jordão

2) Planalto sul catarinense e borda da serra geral no RS (serra gringa pros bairristas)

3) Soledade, Raia de Pedra, Fontoura Xavier, Itapuca e Raio que o Parta

4) Planalto norte Catarinense

5) Extremo sul do Brasil

6) Piraquara, Curitiba, Pinhal e serra do Mar

7) Sul do estado de SP - Apiai, Serra de Botucatu e Vale do Ribeira

8) Sul da grande SP - sul de São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Suzano e Paranapiacaba (distrito de Santo Andre)

9) Regiao central do Brasil - Jatai, Brasilia, etc etc

10) Regiões elevadas do Nordeste acima de 1000 metros

11) Serra do Imeri, Monte Roraima, planalto sul guianense - Tepuis.

12) Serra fluminense e regiao de Cunha - SP

 

Ou seja, há bastante lugares muito interessantes de frio no Brasil. E o trecho Assunção - Riacho Grande desponta na lista huahahahhaha

 

Ou seja, praticamente todos os lugares que vivem os Bazianos... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Será que neste cenário o Tuias fica bem??? :russian:

Fica!

 

Bem longe das potências extremosas !

 

Tipo: Tuias 9,9°C [note q é uma sub-10°C]

 

Vacaria 2°C

BJ 1,5°C

Ausentes 0,5°C

Bagé 6°C

SMaria 9°C

Soledade 13°C

Que projeção é esta/???

Pq tu não encontra uma baixada cuiúda aí na RM de Curitiba?Lutamos por uma Davis aí tmbm.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E eu com agradabilissimos 18,9 graus no Assunção...to achando que os polos de frio no Brasil são:

 

1) PNI, Maria da Fé, Monte Verde, Goncalves, Campos do Jordão

2) Planalto sul catarinense e borda da serra geral no RS (serra gringa pros bairristas)

3) Soledade, Raia de Pedra, Fontoura Xavier, Itapuca e Raio que o Parta

4) Planalto norte Catarinense

5) Extremo sul do Brasil

6) Piraquara, Curitiba, Pinhal e serra do Mar

7) Sul do estado de SP - Apiai, Serra de Botucatu e Vale do Ribeira

8) Sul da grande SP - sul de São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Suzano e Paranapiacaba (distrito de Santo Andre)

9) Regiao central do Brasil - Jatai, Brasilia, etc etc

10) Regiões elevadas do Nordeste acima de 1000 metros

11) Serra do Imeri, Monte Roraima, planalto sul guianense - Tepuis.

12) Serra fluminense e regiao de Cunha - SP

 

Ou seja, há bastante lugares muito interessantes de frio no Brasil. E o trecho Assunção - Riacho Grande desponta na lista huahahahhaha

 

Ou seja, praticamente todos os lugares que vivem os Bazianos... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Eu vivo em Porto Alegre, conhecida como FORNO ALEGRE no verão! Não faço parte desta turma... KKKKKKK

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Será que neste cenário o Tuias fica bem??? :russian:

Fica!

 

Bem longe das potências extremosas !

 

Tipo: Tuias 9,9°C [note q é uma sub-10°C]

 

Vacaria 2°C

BJ 1,5°C

Ausentes 0,5°C

Bagé 6°C

SMaria 9°C

Soledade 13°C

Que projeção é esta/???

Pq tu não encontra uma baixada cuiúda aí na RM de Curitiba?Lutamos por uma Davis aí tmbm.Pois estes nº de tua city são medianos apenas...

Brincadeirinha PH !

 

Se a Alta vier pelo SW e atingir o RS como um todo, penso em 0/1°C Tuias, contra 2/3°C Soledade/Vacaria.

 

Aguardando...

Link to comment
Share on other sites

Ah tranquilo Carlos Campos, mas sério a RM de Curitiba merece uma estação em baixada das boas.Tenho a impressão que todas são topo na maior parte do Paranazão. :ok:

Creio q a maioria no Paraná não fica em locais baixos.

Se não me engano, Entre Rios é baixada, mas seria uma baixada plana, com mais de 1.000m de altitude.

Lá, em 2011 (28/6) chegou à -6,3°C [simepar].

Link to comment
Share on other sites

Algumas nuvens passeando por aqui:

 

http://i.imgur.com/sXi5uZD.png

 

http://i.imgur.com/S8GSyhP.png

 

http://i.imgur.com/5kLCKpE.png

 

O vento está mais forte e constante do que o normal. Temperatura de 23°C.

 

Uma dúvida, posso continuar postando essas fotos aqui, ou tem um tópico mais específico ????

Link to comment
Share on other sites

Professor Coutinho, que mínimas posso esperar para o Tuias segunda e terça? :friends:

 

-1/-3

Muito obrigado.

Já fiz contato com o mais novo observador de Itapuca, o Cleber Pógere...QQ neve lá este ano ele me avisa por celular.Agora to com filmadora das boas em HD... :laugh:

NÃO ESQUEÇA DO BANQUINHO! (NÃO RESISTI!!!) :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
Link to comment
Share on other sites

Espero que as chuva da segunda-feira previstas pelo ECMWF avancem para minha região,noroeste do Rio de Janeiro,divisa com sul do Espírito Santo e zona da mata leste de Minas.

 

Coutinho, essas mínimas de -1 a -3 na baixada do Tuias nos próximos semana é verdade ou você tá de brincadeira com o Paulo Henrique?

Link to comment
Share on other sites

Algumas nuvens passeando por aqui:

 

http://i.imgur.com/sXi5uZD.png

 

http://i.imgur.com/S8GSyhP.png

 

http://i.imgur.com/5kLCKpE.png

 

O vento está mais forte e constante do que o normal. Temperatura de 23°C.

 

Uma dúvida, posso continuar postando essas fotos aqui, ou tem um tópico mais específico ????

 

 

Acho que umas 2 por vez da pra postar aqui mesmo , aqui estamos igual 23°C

Link to comment
Share on other sites

Opa! Olha aí PH, as Tuias vão rugir a teremos mínima negativa no início da

semana que vem! Observarei atentamente os dados da estação.

 

A boa notícia para mim nem é o frio em si, mas sim a CHUVA. Teremos uma

BOA precipitação por aqui, pois a frente vai ficar estacionada entre Domingo

a Terça.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.