Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Como falei, acho que em São Paulo e região, "outono típico" ainda não se instalou. As mínimas geralmente só caem "legal" a partir da 2ª quinzena de abril. Outono típico por aqui dura, no máximo, um mês, e se estende até meados de maio. Nesta época, é difícil passarmos dos 26/27ºC de máximas.

 

Acredito que estamos em transição verão-outono em Sampa. Já a partir de amanhã até domingo, beiraremos os 30ºC por aqui, o que considero discrepante para outono pleno.

 

 

São Paulo sempre tem seguido um padrão nos ultimos anos a meu ver.

 

Em anos "normais" (2004, 2007, 2011) os primeiros sinais de mudança no padrão aparecem em meados de abril, geralmente com uma Mp que diminui a temperatura por um bom tempo (minimas mais agradáveis em torno de 14 a 16°). Mas o frio começa mesmo em Maio, quando com sorte consegue-se uma minima abaixo de 10°.

 

Junho é o mês com máximas mais comportadas, não me lembro de uma temperatura superior a 26° nesse mês.

 

Mas as Mps mais fortes são reservadas a Julho e Agosto mesmo, com o diferencial de que os veranicos começam a dar as caras nesses meses.

 

Setembro já se torna insuportável, é quando a umidade desce a níveis críticos e o calor aumenta de forma impressionante.

Link to comment
Share on other sites

Renan, GFS mostrando máxima de 20ºC pra BH dia 3.O mais interessante é que a temperatura talvez nem chegue/passe de 30ºC mais, com a maiores máximas de 28/29 ao longo das próximas 2 semanas.. :ok:

 

Grande Henrique!

 

Sim, teremos chuvas e temperatura amena em MG a partir de Domingo e neste dia

mencionado por você haverá mais uma infiltração de ar polar marítimo que trará

essa temperatura agradável.

 

Aliás, pelo que tenho visto nos modelos, grande chance do outono pleno começar

mais cedo este ano....essa é a minha aposta.

Link to comment
Share on other sites

O que é o efeito baixada, ontem à noite quando tava sem vento diferença de 5º entre Inmet Tpinho e Tuias,na madrugada quando ventou um monte, diferença de 2º... :dash1: :laugh: :laugh: :laugh:

Tô achando o Tuias muito sensível ao vento...

Outro detalhe observado, no Tuias a média de mínimas é maior d que eu imaginava, pelo menos nestes dias, vamos ver na média de min de inverno de maio em diante... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Mais um dia quente e abafado em Porto Alegre. Aqui no centro da cidade, os prédios aumentam a sensação de calor e abafamento.

Pelos menos as noites ainda tem sido boas para dormir!

Na parte da tarde, segundo a METSUL, deve chegar aos 32°c hoje, em média.

Ontem, quase todos os termômetros do centro, marcavam ao sol em torno de 32°c ou 33°c, dependendo da localização.

Verão climático continua e, pelo jeito, continuará por uns bons dias ainda...

Abraços a todos e um ótimo final de semana!

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Todos nós temos o nosso “termômetro de pele” e esse, ao meu ver, é individual; claro que todos sabemos quando está calor ou quanto está frio, é o “óbvio ululante”, mas a resposta que temos ao frio ou ao calor é diferente de um para outro. É como uma dor: alguns são mais sensíveis outros resistem mais à dor que incomoda.

Essa que vos fala, por exemplo, sente muito calor e bastam 30º - uma temperatura que eu acho normal para Piracicaba – para que eu comece a reclamar, dependendo das condições de umidade...

O meu termômetro de pele tem em sua lembrança verões mais chuvosos entre o final de 70 e os anos 80. E também um frio mais forte – ou ao menos que tinha uma maior duração que temos hoje. É minha memória dos frios que eu achava congelante ao sair da cama cedinho para ir à escola; hoje, penso eu, talvez nem fosse tão congelante assim, mas era naquele momento com as ruas cobertas por uma linda neblina que eu gostaria que tivesse sempre.

Piracicaba é quente, um buraco, ponto. Rsrs Em maio, quando é realizada a Festa das Nações, as mulheres usam seus casacos longos e suas botas – afff! no Engenho, para pisar na terra, mas vão... - , e nos últimos 2 anos fez calor para a época e nada de casacos e botas, mas saias e alcinhas. Isso, acredito eu – não é uma regra, pois há variações (assim sempre pensei) entre um ano e outro, que talvez – por favor me corrijam se eu estiver errada!!!! – compensem máximas / mínimas.

Sim, o homem interfere no ambiente, o desmatamento causa aumento na temperatura e diminuição de chuvas, há poluição, chuva ácida... Aquecimento global? Tenho minhas dúvidas, assim como questiono outras coisas que não são relativas a este fórum... Sim, a Terra sofre aquecimento, resfriamento, tem ciclos, é viva, não é estática.

E temos nossas impressões, nossa pele, nossa forma de sentir... Estou aqui no BAZ para aprender e tenho muito a aprender, por isso leio muito e falo pouco, porque minha colaboração é quase nada hoje.

E mesmo sabendo, tendo o conhecimento – para aquele que sabe de fato, sabe também que o aprendizado nunca acaba, que referências podem mudar, que dados podem mudar... E que, principalmente, antes de tudo, deve-se ter humildade; não é com arrogância ou melindres que se planta uma idéia ou se informa uma descoberta ou mesmo se ensina alguém.

 

Abraços a todos. É muito bom estar aqui!!! :heart:

Link to comment
Share on other sites

É, amigos!

 

Se no inverno estamos sujeitos a veranicos, o outono e a primavera estão sujeitos é a dias de verão mesmo.

 

Na primavera sim, estamos expostos a dias de verão. (especialmente de setembro em diante). Já no outono climático (meados abril a meados de maio), estamos, no máximo, sujeitos ao tradicional "veranico" (as máximas não se equiparam à primavera).

 

Acho incorreto o termo "veranico" em agosto ou setembro, e, desde que eu me lembro de criança, veranico acontece em abril e/ou maio, especialmente no início de maio.

 

Quando falo outono, nao falo "outono climatico". Outono climatico obviamente nao eh o outono que comecou a 8 dias. Se o outono climatico ainda nao esta em andamento em muitas areas do Brasil, entao podemos ter dias de verao no outono do calendario, o que nao tem nada a ver com o outono climatico.

 

O sul da grande SP ja tem um clima BEM diferente do que teve no verao, entao fica meio que impossivel dizer que ainda estamos no verao climatico, se fazem 7 dias que nao sei o que eh 30 graus. E diferentemente do que acontece em outras cidades, nao tem diferenca entre termometro a sombra e ao sol, alias mal vejo o sol la em S Bernardo nos ultimos dias. Temperatura real = termometro de pele neste caso. :laugh: :laugh: :laugh:

 

Sobre o veranico, no inverno do calendario (Junho a Setembro) estamos sujeitos sim a ele.

 

abracos termometricos!

 

Mafili, esta de volta?

Link to comment
Share on other sites

O céu já está com bastante nuvens; como quase sempre acontece a partir desse horário. O que dificulta a elevação da temperatura. Por ora, 21°C.

 

Hoje de manhã, escutei os boletins tanto da Somar quanto da Climatempo e ambas estão prevendo muita chuva a partir de domingo. Na expectativa !!!

Link to comment
Share on other sites

28/03/2014:

 

04,5 - Parque Nacional do Itatiaia RJ (PWS)

08,9 - Campos do Jordão SP (Vl Inglesa)

09,1 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

09,8 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

 

10,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

10,3 - Maria da Fé MG (Lage)

10,5 - Monte Verde MG (Inmet)

10,7 - Morro da Igreja SC (Inmet)

10,8 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

 

11,0 - Maria da Fé MG (Inmet)

11,4 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

 

12,1 - Morro das Torres SC (Ciram)

12,2 - Porto Amazonas PR (Ciram)

12,4 - Maria da Fé MG (Toa Toa)

12,4 - Pico do Couto RJ (Inmet)

12,6 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

12,7 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

12,8 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

12,8 - São Mateus do Sul PR (Inmet)

 

13,1 - Bom Jesus RS (Ciram)

13,2 - Canela RS (Castelinho)

13,4 - São Joaquim SC (Inmet)

13,4 - Vacaria RS (Fepagro)

13,5 - Campo Alegre SC (Ciram)

13,6 - São Bento do Sul SC (Ciram)

13,6 - Vacaria RS (Ciram)

13,8 - Itararé SP (Ciiagro)

13,8 - Painel SC (Ciram)

 

14,0 - Piquete SP (INPE)

14,0 - Santa Rosa RS (PWS)

14,7 - Urupema SC (Ciram)

 

15,2 - Soledade RS (Pq das Tuias)

17,4 - Soledade RS (Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Apesar de não estar 100% nublado, está difícil do sol aparecer por aqui. Tanto que a temperatura que já tinha chegado aos 21,5°C; caiu agora para 18,8°C.

 

Na esquina tenho 19°C.

 

 

Por aqui poucas nuvens mais algumas com bom desenvolvimento , ontem pelo 3 dia seguido choveu na cidade menos la em casa

 

 

Pros proximos dias o GFS coloca até 89mm , se chover tudo isso otimo

Link to comment
Share on other sites

Junho é o mês com máximas mais comportadas, não me lembro de uma temperatura superior a 26° nesse mês.

 

Mas as Mps mais fortes são reservadas a Julho e Agosto mesmo, com o diferencial de que os veranicos começam a dar as caras nesses meses.

 

 

De maio a final julho/início agosto temos GARANTIA de temperaturas máximas mais comportadas.

 

Em 2009 e 2011, as MP´s mais fortes ocorreram em junho.

 

Depende do ano. Às vezes, ocorre em julho ou agosto.

 

Setembro é mais "louco" do que maio. Em geral, tem mais possibilidade de registrar uma MP mais forte, porém já se registram temperaturas bem altas. Tem a ver com o posicionamento do sol. Maio é mais "mediano".

Link to comment
Share on other sites

Pra mim frio mesmo é quando temos máximas abaixo de 15 graus, mais do que isso já é uma temperatura confortável ao corpo humano. A partir de maio já temos condições de ter máximas nessa condição. Não gosto muito desse período de abril a junho, historicamente é um período mais seco e de poucas tempestades por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim frio mesmo é quando temos máximas abaixo de 15 graus, mais do que isso já é uma temperatura confortável ao corpo humano. A partir de maio já temos condições de ter máximas nessa condição. Não gosto muito desse período de abril a junho, historicamente é um período mais seco e de poucas tempestades por aqui.

 

Concordo, realmente para se considerar um ótimo frio, as máximas não podem ultrapassar 15ºC, e as mínimas tem quer ser pelo menos uns 7ºC, mas também teria que durar uma semana desse jeito, e outra tem dias que só faz frio na parte da manhã e de noite, durante o dia esquenta, aqui no Brasil, faz até um pouco de frio, só que dura rápido, no máximo 4 dias, depois já volta a esquentar.

 

Um exemplo bom seria assim

 

Dia/Mês/Max/Min

 

01/07 16ºC / 9ºC

02/07 15ºC / 7ºC

03/07 15ºC / 6ºC

04/07 14ºC / 5ºC

05/07 13ºC / 5ºC

06/07 14ºC / 6ºC

07/07 15ºC / 6ºC

08/07 12ºC / 3ºC

09/07 14ºC / 6ºC

10/07 13ºC / 4ºC

 

10 dias desse jeito, ai sim a gente sentiria frio de verdade, pois não iria esquentar, e o frio duraria dias.

Link to comment
Share on other sites

Realmente Bom Jesus Ciram deu 12,8...Mas entrando no mapa e colocando em T minimas ultimas 12 horas....dá 13,14....

 

:roll:

é por que ai você só ve a temperatura instantanea,e não a temperatura minima de cada hora,é um formato parecido com o do inmet com instantanea máxima e minima de cada hora

Link to comment
Share on other sites

Hoje sim dá para dizer que está um dia realmente Quente. Pela manhã teve garoa, mas nada que ajudasse, aliás, agora houve mais condensação, aumentando a ST.

 

A Máxima deve chegar a 30/31ºC. O que eu amo no Clima aqui, que a mínima de hoje vai ser mais alta que a máxima que tivemos no dia da entrada da MP, cujo foi de 18, 9ºC e não faz nem 1 semana.

 

O frio deverá se instalar definitivamente pelo redor do dia 5 de Abril no RS.

Link to comment
Share on other sites

Realmente Bom Jesus Ciram deu 12,8...Mas entrando no mapa e colocando em T minimas ultimas 12 horas....dá 13,14....

 

:roll:

é por que ai você só ve a temperatura instantanea,e não a temperatura minima de cada hora,é um formato parecido com o do inmet com instantanea máxima e minima de cada hora

 

E qual seria o caminho pra ver pra ver a minina exata no AgroAlertas..??

Link to comment
Share on other sites

Pra provar que os 12,8°C é de Bom Jesus rs estação epagri

 

Já saquei o que acontece. Quando você clica nas temperaturas mínimas a esquerda. Se clicar na estação depois e depois pedir o dado histórico aparece um gráfico com mínima de 13,1°C. Se clica na estação quando entra no site, e pedir o histórico aparece um gráfico com mínima de 12,84°C.

 

Tem algum bug. Até porque no mapa das mínimas aparece 13,1°C. Tem erro porque nas outras estações a mínima do mapa corresponde a mínima real.

Link to comment
Share on other sites

Realmente Bom Jesus Ciram deu 12,8...Mas entrando no mapa e colocando em T minimas ultimas 12 horas....dá 13,14....

 

:roll:

é por que ai você só ve a temperatura instantanea,e não a temperatura minima de cada hora,é um formato parecido com o do inmet com instantanea máxima e minima de cada hora

 

E qual seria o caminho pra ver pra ver a minina exata no AgroAlertas..??

mude o item "produto" de meteograma para "dados historicos" e click em atualizar,click na estação desejada e mude o termo "variaveis" de temp.do ar-automatica(media instantanea):media /para temp do ar (media instantanea):minima e click em visualizar

Link to comment
Share on other sites

mude o item "produto" de meteograma para "dados historicos" e click em atualizar,click na estação desejada e mude o termo "variaveis" de temp.do ar-automatica(media instantanea):media /para temp do ar (media instantanea):minima e click em visualizar

 

Você está certo, aparece a instantânea e mínima em Bom Jesus, mas a de Urupema e São Joaquim não tem a opção mínima.

 

A do Morro das Torres, tem e a mínima lá foi de 11,9°C e não de 12,1°C. Que trabalho para ver a mínima!

Link to comment
Share on other sites

Pra provar que os 12,8°C é de Bom Jesus rs estação epagri

 

Já saquei o que acontece. Quando você clica nas temperaturas mínimas a esquerda. Se clicar na estação depois e depois pedir o dado histórico aparece um gráfico com mínima de 13,1°C. Se clica na estação quando entra no site, e pedir o histórico aparece um gráfico com mínima de 12,84°C.

 

Tem algum bug. Até porque no mapa das mínimas aparece 13,1°C. Tem erro porque nas outras estações a mínima do mapa corresponde a mínima real.

em Vacaria mostra 13,63°C e na verdade foi 13,47°C ali só mostra a instantanea ñ a minima de cada hora. um belo exemplo no agroalertas aparece que a minima foi 12,8 em ausentes na estação de inmet,mas na verdade fez 12,7 tire a prova

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.