Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

Pode ser Renan , minha estaçao fica com sol desde as 6 da manha , até as 17h , frio bem vampiresco mesmo , mesmo casa do ToaToa que esta no topo , a temperatura vai subindo rapido e a URA caindo rapido , estavamos com 100% a menos de 2h agora já estamos com 70% , a minima foi registrada as 5:53 e o INMET ta acompanhando as outras duas estaçoes tambem todas nos 19°C com sol forte agora , só nao sei o porque que nao sobe devagar aqui , sera relevo ? ou alguma coisa na altitude de 1300 Metros ?

 

Deve ser um conjunto de fatores. Como eu te disse, acredito no poder do ar mais rarefeito,

fazendo as temperaturas elevarem-se mais depressa com céu claro. A baixada da tua região

é uma baixada "pelada", que não segura as temperaturas à noite nem de dia. A geografia de

MDF pode também favorecer uma incidência maior de insolação. Já vi fotos da tua cidade,

ela tem bem menos arborização que Juiz de Fora nos topos de morro. Isso conta muito.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bem, o que dizer? Tivemos a passagem desta massa de ar frio que resultou temperaturas proximas de zero no RS e negativa em SC. E qto ao Parana pra cima..?? A marca mais baixa fio a modesta marca de 7,5 em Campos do Jordão na estação do Horto Florestal.Na verdade tivemos um refresco mais nada significativo

 

Bom dia, amigo Carlos!

Verdade. Mesmo aqui, que foi considerado muito frio em alguns pontos, foi tudo muito rápido e passageiro. Fizeram alarde demais, para pouca coisa...

A minha Porto Alegre já tinha em torno de 21°c ou 22°c pelas 7h30min da manhã e deve chegar aos 30°c ou passar disso hoje, perto de 31°c ou 32°c em alguns termômetros localizados ao sol.

As noites ainda estão boas para dormir, felizmente, pois sopra um ventinho gostoso que entra pela janela, dando uma sensação agradável.

Abril, apesar de ter algum ar frio sempre entrando, se encaminha para ser acima da média de novo! Nos últimos anos, abril tem sido quente, com poucas excessões. A gente começa a sentir mais os efeitos do outono mesmo em meados de maio...

Abraços e uma excelente quinta-feira!

Link to comment
Share on other sites

Oi João..pelo que tenho visto o refresco para Porto Alegre já dá uma boa amenizada em abril...pois as temperaturas já não atingem 30 graus com facilidade e qto as noites não mais frescas beirando os 20 graus....frio não é , mas aquele calorão também não. Dai Mai sim....a temperatura já despenca tendo um amanhecer entre 11/13 graus com máximas pouco acima de 20.....abraço

Link to comment
Share on other sites

Oi João..pelo que tenho visto o refresco para Porto Alegre já dá uma boa amenizada em abril...pois as temperaturas já não atingem 30 graus com facilidade e qto as noites não mais frescas beirando os 20 graus....frio não é , mas aquele calorão também não. Dai Mai sim....a temperatura já despenca tendo um amanhecer entre 11/13 graus com máximas pouco acima de 20.....abraço

Com certeza, amigo!

Isso é o que deveria ser... Mas nos últimos anos, salvo algumas excessões, não é o que tem se sentido... Custa muito o frio mesmo a chegar! Pode ser que este ano seja diferente.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Amigos quem puder ajudar estamos com 99% das doaçoes pra nova estaçao do Baz em Gonçalves , falta só um pouquinho , agradeço quem puder nos dar uma força

 

ftn-cidade.jpg

 

 

http://abaixodezero.com/viewtopic.php?f=133&t=15530&p=422347#p422347

 

Eu posso contribuir com 50 reais, até hoje a noite eu acho que consigo transferir.

Link to comment
Share on other sites

Bem, o que dizer? Tivemos a passagem desta massa de ar frio que resultou temperaturas proximas de zero no RS e negativa em SC. E qto ao Parana pra cima..?? A marca mais baixa fio a modesta marca de 7,5 em Campos do Jordão na estação do Horto Florestal.Na verdade tivemos um refresco mas nada significativo

 

Uma massa de ar mais frio que levou um refresco nada significativo para o Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Bem, o que dizer? Tivemos a passagem desta massa de ar frio que resultou temperaturas proximas de zero no RS e negativa em SC. E qto ao Parana pra cima..?? A marca mais baixa fio a modesta marca de 7,5 em Campos do Jordão na estação do Horto Florestal.Na verdade tivemos um refresco mas nada significativo

 

Uma massa de ar mais frio que levou um refresco nada significativo para o Sudeste.

Em Sampa até q foi significativo.

Em cima do esperado.

Máximas:

klibild_12.gif.afe238a829eea577451f5518dc1ba6ec.gif

Link to comment
Share on other sites

Amigos quem puder ajudar estamos com 99% das doaçoes pra nova estaçao do Baz em Gonçalves , falta só um pouquinho , agradeço quem puder nos dar uma força

 

ftn-cidade.jpg

 

 

http://abaixodezero.com/viewtopic.php?f=133&t=15530&p=422347#p422347

 

Eu posso contribuir com 50 reais, até hoje a noite eu acho que consigo transferir.

 

 

Obrigado Frost depois que depositar voce avisa la no topico vlw irmao

Link to comment
Share on other sites

Já começaram a surgir algumas nuvens; mas, nada comparado aos últimos dias, quando tivemos uma nebulosidade constante durante o tempo todo. Temperatura de 21°C.

 

Estava dando uma olhada em alguns dados e percebi que ano passado, CDJ foi registrar sua primeira sub 10 apenas em 15/4. Esse ano, já tivemos 4 até agora. Pelos poderes da pouca chuva e do ar mais seco. Bom e ruim. :prankster: :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa até q foi significativo.

Em cima do esperado.

Máximas:

 

Sim sim. Também acho.

 

Mas sabe, eu senti mais frio aqui em Ctba naquele friozinho do dia 15/16 de fevereiro do que nesse de agora...talvez porque nós tínhamos recém saído da onda de calor! E ventou pra caramba também naquele evento! E de lá pra cá a atmosfera se manteve bem comportada, não é?! Essa massa de ar frio de agora trouxe redução significativa das mínimas. E tá pintando mais uma massa de ar frio marítima para o início de abril...

Link to comment
Share on other sites

Bem, o que dizer? Tivemos a passagem desta massa de ar frio que resultou temperaturas proximas de zero no RS e negativa em SC. E qto ao Parana pra cima..?? A marca mais baixa fio a modesta marca de 7,5 em Campos do Jordão na estação do Horto Florestal.Na verdade tivemos um refresco mas nada significativo

 

Esses dias eu ri de vocês no Sudeste. Mas se for ver, pelo que me lembre, o último mês com anomalia negativa foi Agosto. Setembro e Outubro foram bem próximos da média, mas foram acima, Novembro é que não lembro, D/J/F acima, e Março está acima também. Me retifiquem se estiver errado, mas a coisa tá feia. E estou cada vez menos confiante para este inverno. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa até q foi significativo.

Em cima do esperado.

Máximas:

 

Sim sim. Também acho.

 

Mas sabe, eu senti mais frio aqui em Ctba naquele friozinho do dia 15/16 de fevereiro do que nesse de agora...talvez porque nós tínhamos recém saído da onda de calor! E ventou pra caramba também naquele evento! E de lá pra cá a atmosfera se manteve bem comportada, não é?! Essa massa de ar frio de agora trouxe redução significativa das mínimas. E tá pintando mais uma massa de ar frio marítima para o início de abril...

Concordo! Tbm senti mais os efeitos da friagem de fevereiro pelo mesmo motivo.

Agora, resta aguardar a próxima MP. Se for marítima msm, refresco um pouco mais prolongado e menos extremo à noite.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

 

Esses dias eu ri de vocês no Sudeste. Mas se for ver, pelo que me lembre, o último mês com anomalia negativa foi Agosto. Setembro e Outubro foram bem próximos da média, mas foram acima, Novembro é que não lembro, D/J/F acima, e Março está acima também. Me retifiquem se estiver errado, mas a coisa tá feia. E estou cada vez menos confiante para este inverno. :negative:

 

Moretão...é rir pra não chorar!

 

Bem, aqui em minha cidade Outubro e Novembro 2013 ficaram ligeiramente

abaixo da média, mas pouca coisa mesmo.

 

Daí veio o verão... Dezembro ligeiramente acima da média, Janeiro MUITO

ACIMA (histórico), Fevereiro MUITO ACIMA e Março acima. Ou seja, todo o

verão com temperaturas acima do normal. Isso é algo muito relevante.

 

Abril está pintando ser na média ou um pouco acima...se for a segunda

opção, será o quinto mês consecutivo de temperaturas altas. Não sei

como foi no restante do Sudeste, mas já dá pra você ter uma ideia...

 

abraços sofridos!

Link to comment
Share on other sites

Quem quiser ouvir a entrevista de Bruno Saraiva e Diego Soares, me manda o email por MP que envio. :friends: :ok:

Uma pergunta aos bazianos, que tem a ver com monitoramento afinal mais estações, mais monitoramento.Os prefeitos da região agora acordaram pelo jeito e querem estação Davis em seus municípios.

Gostaria de sugestões:

-Itapuca colocar em baixada de campo, ou em topo mais elevado da região, acima dos 800m?

-Em Barros Cassal divisa com Cerca Velha melhor topo ou baixada?

-Fontoura Xavier e Arvorezinha, topo ou baixada, pensei em colocar pelo menos um topo alto na Serra do Botucaraí e as demais em baixada, se eles adquirirem né.

Link to comment
Share on other sites

William, fico impressionado com a velocidade de subida da temperatura em

MDF assim que o sol aparece...aqui a temperatura não costuma cair muito

à noite, mas por outro lado ela também não sobe muito ao amanhecer. A

escalada é devagar até a tarde, enquanto aí em MDF mais parece uma

montanha russa.

 

Será que isso tem haver com um índice de umidade menor devido à maior

altitude, William? Outra teoria é a de que meu sítio é coberto por florestas,

e elas equilibram mais as temperaturas, ao contrário do seu sítio que tem

poucas árvores.

Antigamente, no tempo em que alguns jornais tinham boas seções de previsão do tempo (Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, A Tribuna (De Santos)), o Estadão publicava as mínimas e a leitura de 12h UTC (9h da manhã), do dia anterior, para algumas estações do INMET em SP: Mirante, S. Carlos, Iguape, Pres. Prudente, Taubaté, etc.

 

O Mirante podia não ter registrado a menor mínima mas invariavelmente registrava a menor temperatura às 9h da manhã.

Mesmo nos dias em que não havia infiltração marítima.

 

Eu tenho impressão que, no caso de Sampa, a proximidade do mar também tem sua influência.

 

---------

Aqui, sol entre nuvens (Com períodos de maior abertura) o dia todo, desde o início da manhã.

Congonhas 24°C, Cumbica 25°C.

Os ventos marítimos continuam.

Link to comment
Share on other sites

Calorão em Porto Alegre! Putz...

A gente sente o abafamento dentro dos ambientes.

Como um amigo meu diz: "Digam ao verão que o outono já começou!".

Aqui custa muito a se estabelecer o outono... É complicado mesmo. Por isso que digo, e muitas vezes sou criticado: assim vai passando, passando... Quando vemos já é meados de março... Em junho e julho fazem uns frios fortes, mas agosto já vem os calorões loucos, intercalados com frio. E chega setembro,, e deu,,,

No final, usamos MUITO MAIS roupas de verão e meia estação do que de inverno. Nem vale a pena investir em roupas muito pesadas. São usadas muitos poucos dias por ano.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Hoje já observa mais pancadas de chuvas sobre o centro norte paulista e também o oeste paulista. Aos poucos a termodinâmica retorna ao estado!

 

No momento aqui temos céu com algumas nuvens e as temperaturas nas estações do CGE próximas de onde eu moro (Tatuapé) estão em 23/24 graus. Tá voltando a esquentar hehe

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.