Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

Minha cidade também tem essa infiltração marítima, Daniel, embora seja mais moderada que em Sampa. Aqui no Brasil, na

minha opinião, não há cidade não-litorânea que seja mais influenciada pela infiltração do que Teresópolis (RJ). Só quem já foi lá

sabe o que acontece em muitos, mas muitos dias à tarde: "do nada", um denso nevoeiro e pesadas nuvens stratus cobrem

a cidade inteira, notadamente a zona sul da cidade.

 

Paranapiacaba (SP), São Francisco de Paula (RS), Bom Jardim da Serra (SC) e a Piraquara do Carlos Campos são concorrentes

ao título também.

 

Ah sim. Já ouvi comentar que JF acaba também sofrendo com a infiltração marítima.

Eu já vi mesmo que na TV quando aparece a cidade de Teresópolis, a maioria das vezes é com essa névoa que você comentou.

 

Aqui em Sampa, hoje é o terceiro dia seguido com o predomínio desses ventos. No começo da noite chegou até a cair um pouco de chuvisco.

Agora temos céu nublado e o engraçado é que esses ventos que sopram do mar, além dos estratos mais baixos tem trazido nuvens um pouco mais altas que lembram alto cúmulos (sei que elas vem da infiltração marítima já que faz o trajeto sentido ESE para WNW).

 

Lembro de um nevoeiro muito forte na zona norte na noite do dia 11/06/2012, se formou por volta das 22h e se extendeu até a manhã do dia seguinte. Naquele dia tivemos fortes pancadas de chuva, com raios, vento e granizo, típicas de verão, pela manhã e a umidade ficou muito alta o dia todo. No final da tarde, o céu limpou, mas com a umidade extremamente alta e a queda na temperatura, formou uma forte névoa, que depois se transformou em nevoeiro.

 

Eu também me lembro desse nevoeiro. Vale dizer que além das pancadas de chuvas nesse dia, a semana anterior foi muito chuvosa. Acredito que isso também tenha contribuído pra esse nevoeiro!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Apelando para a memória de elefante kkk, mas 1984 foi muito fraquinho, e virou em chuva em julho... dias e dias de chuva, já 1978 teve neve nas serras do RS e foi razoavelmente frio, não vejo muita correlação com o inverno dos EUA... :mail:

PH, mas nevou até em POA em 1984.. lembra?

Tá ;mas o que a neve em POA atípica , mais atípica do q esta q acontece a cada 50 anos e ocorreu ano passado em SC e PR, tem a ver com o inverno de um modo geral no RS?

Ah e falando em neve, mais um relato que me frustrou sobre a neve ano passado, meu amigo Marcelo Comin da Raia da Pedra disse que lá acumulou bem pouco,bem menos que Itapuca, mas nada comparável à outras da Serra Gringa e Hortênsias.

Outra notícia ótima pra região,a estação Parque das Tuias, despertou o interesse geral dos prefeitos, agora todos querem correr para sair na frente e ter uma Davis, ao telefone hoje com meu amigo Prefeito Jarbas de Batatal(Barros Cassal) ele quer uma visita para saber mais sobre a Davis Vantage Vue do Tuias...

 

Por falar nisso, há algum relato fotográfico de neve em POA? Acumulou?

 

Sempre procurei isso e nunca achei, o que abre margem para especulações sobre se nevou de fato em 1984 (ou 2006).

Link to comment
Share on other sites

A três dias atrás os meterologistas previão que segunda ja esquentaria no Rio de Janeiro...bom até agora a máxima aqui onde moro não passou dos 23 graus desde de domingo e parece que esta quarta feira não será diferente! espero que não esquente e que venha uma massa polar para derrubar a temperatura aqui

Link to comment
Share on other sites

Três invernos muito frios nos EUA:

 

1977-1978, 1983-1984 e 1995-1996

 

Como foram os invernos de 78 e 84 por aqui? 96 foi o mais frio que já vi.

 

Será que o padrão americano se mantém neste 2013-2014? Um dos mais frios e nivosos já vistos em muitos locais do meio-oeste e costa leste.

 

TODOS MUITO BONS PARA QUEM GOSTA DE FRIO E TODOS COM NEVADAS FORTES..

Link to comment
Share on other sites

Apelando para a memória de elefante kkk, mas 1984 foi muito fraquinho, e virou em chuva em julho... dias e dias de chuva, já 1978 teve neve nas serras do RS e foi razoavelmente frio, não vejo muita correlação com o inverno dos EUA... :mail:

PH, mas nevou até em POA em 1984.. lembra?

Tá ;mas o que a neve em POA atípica , mais atípica do q esta q acontece a cada 50 anos e ocorreu ano passado em SC e PR, tem a ver com o inverno de um modo geral no RS?

Ah e falando em neve ... bla bla bla...

 

Já q a minha palavra não vale, vamos ver o q acha disso o Ronaldo Coutinho:

 

 

Como foram os invernos de 78 e 84 por aqui? 96 foi o mais frio que já vi.

 

TODOS MUITO BONS PARA QUEM GOSTA DE FRIO E TODOS COM NEVADAS FORTES..

 

 

É engraçado, PH, mas vc fala como se qker evento nivoso fora dos limites da tua Soledade fosse algo extraordinário!

Nessa ocorrência de agosto de 1984 nevou muito no sul do Paraná, assim como tbm nas áreas elevadas de SC.

Há registros jornalísticos de neve em Curitiba em diversas ocasiões dp da nevada de 1975, apenas não acumulou pelas ruas como esta.

E ainda sobre 1984, em Floripa a mínima chegou aos 3°C (menos q isso, no interior da Ilha). Foi um evento memorável sim. Se aí só choveu o problema é aí!

Outra coisa: Vc fala tanto do tal "platô da neve"... mas daí qdo eu perguntei ontem pq não vai lá tirar fotos pra mostrar aki, vc me fala q não tem mais saúde para enfrentar o frio da região em busca de imagens. Penso q deveriam ter investido em turismo de inverno! Mas preferem criar galinhas na neve. Preferem semear em solo congelado. Tenha dó..

Se aí, com altitudes q raramente ultrapassam os 800m existe um platô da neve, então aki com 1.700/1.800m temos a Serra Nevada!

 

é ...uai

Link to comment
Share on other sites

Ontem a infiltração marítima foi intensa nas áreas próximas da Serra Nevada, digo: Serra do Mar. Paredões de nuvens orográficas se formaram à leste de Piraquara ao entardecer e avançaram para oeste produzindo chuvas leves e chuviscos.

Hj temos céu nublado com garoa, mas à oeste o céu está claro (Curitiba tem céu limpo, por enqt).

Temperatura agora de 14°C.

5a4e896018fa3_2014-03-2606_59_28.jpg.f87a968eeaf7b2ef62e6b81814f07630.jpg

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Amanhecer lindo na minha linda e querida Porto Alegre, no dia que completa 242 anos!

Cidade de contrastes, principalmente climáticos, que vai de uma mínima absoluta 0°c no inverno aos 40°,5c no verão (como ocorreu este ano no dia 06/02).

Cidade que eu amo muito e tenho o prazer de ver da janelinha do avião, quando pouso no aeroporto Salgado Filho, com a Usina do Gasômetro e as torres da Igreja das Dores iluminados!

O dia hoje será lindo, como minha cidade. Sol, calor na parte da tarde e um clima gostoso para curtir a capital gaúcha.

Abraços a todos e uma excelente quarta-feira!

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Amanhecer lindo na minha linda e querida Porto Alegre, no dia que completa 242 anos!

Cidade de contrastes, principalmente climáticos, que vai de uma mínima absoluta 0°c no inverno aos 40°,5c no verão (como ocorreu este ano no dia 06/02).

Cidade que eu amo muito e tenho o prazer de ver da janelinha do avião, quando pouso no aeroporto Salgado Filho, com a Usina do Gasômetro e as torres da Igreja das Dores iluminados!

O dia hoje será lindo, como minha cidade. Sol, calor na parte da tarde e um clima gostoso para curtir a capital gaúcha.

Abraços a todos e uma excelente quarta-feira!

Opa, JT ... Parabéns para sua linda cidade!

Já estive aí algumas vzs, mas faz tempo. É uma bela metrópole!

Curitiba tá mais velhinha kkk Daki à 3 dias completará seus 321 anos de fundação.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

É engraçado, PH, mas vc fala como se qker evento nivoso fora dos limites da tua Soledade fosse algo extraordinário!

Nessa ocorrência de agosto de 1984 nevou muito no sul do Paraná, assim como tbm nas áreas elevadas de SC.

Há registros jornalísticos de neve em Curitiba em diversas ocasiões dp da nevada de 1975, apenas não acumulou pelas ruas como esta.

E ainda sobre 1984, em Floripa a mínima chegou aos 3°C (menos q isso, no interior da Ilha). Foi um evento memorável sim. Se aí só choveu o problema é aí!

Outra coisa: Vc fala tanto do tal "platô da neve"... mas daí qdo eu perguntei ontem pq não vai lá tirar fotos pra mostrar aki, vc me fala q não tem mais saúde para enfrentar o frio da região em busca de imagens. Penso q deveriam ter investido em turismo de inverno! Mas preferem criar galinhas na neve. Preferem semear em solo congelado. Tenha dó..

Se aí, com altitudes q raramente ultrapassam os 800m existe um platô da neve, então aki com 1.700/1.800m temos a Serra Nevada!

 

é ...uai

 

 

EM 84 DEU 1,3 EM FPOLIS E FOI A ÚNICA VEZ QUE VI GEADA NO CENTRO DA CIDADE, DIA 26.

 

FOI UM INVERNO FRIO, ESPECIALMENTE DA SEGUNDA METADE DE JULHO ATÉ COMEÇO DE SETEMBRO. NEVOU FORTE EM VÁRIAS CIDADES DE SC, EM FRAIBURGO UMA FÁBRICA VEIO ABAIXO DEVIDO A NEVE, PASSOU DOS 20 CM DE ALTURA. NEVOU NO CAMBIRELA.

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Amanhecer lindo na minha linda e querida Porto Alegre, no dia que completa 242 anos!

Cidade de contrastes, principalmente climáticos, que vai de uma mínima absoluta 0°c no inverno aos 40°,5c no verão (como ocorreu este ano no dia 06/02).

Cidade que eu amo muito e tenho o prazer de ver da janelinha do avião, quando pouso no aeroporto Salgado Filho, com a Usina do Gasômetro e as torres da Igreja das Dores iluminados!

O dia hoje será lindo, como minha cidade. Sol, calor na parte da tarde e um clima gostoso para curtir a capital gaúcha.

Abraços a todos e uma excelente quarta-feira!

Opa, JT ... Parabéns para sua linda cidade!

Já estive aí algumas vzs, mas faz tempo. É uma bela metrópole!

Curitiba tá mais velhinha kkk Daki à 3 dias completará seus 321 anos de fundação.

 

Abraço

 

A capital do teu Estado é linda também, Carlos Campos! Adoro Curitiba e volto sempre que posso. O clima é algo que me cativa muito. Dificilmente no verão a gente não consegue dormir à noite em razão do calor. Sempre tem uma brisa. Este ano que foi muito fora do normal o calor que fez por lá!

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Tu vê o que são os microclimas então Ronaldo e a peculiaridade da neve, não sabia q tinha nevado tanto em SC em 1984, então Soledade aquele ano levou uma tunda parecida com o ano passado :sarcastic: :laugh:

Aqui o pior foi perder para Estrela quase ao nível do mar onde teve acumulação.Logo aqui ao sul em linha reta us 30km, Barros Cassal acumulou grossa camada, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Salto do Jacuí e região Centro Serra tiveram neve grossa e grandes acumulações.

Link to comment
Share on other sites

Tô invocado com o Tuias, não está se comportando como baixada típíca, o Castelinho por exemplo cerca de 4º a menos q o topo Canela, aqui diferença de apenas 1.3º pró Tuias em relação ao topo. :russian: :russian: :russian:

 

PH, melhor aguardar o inverno...nesta época do ano, a diferença de mínimas entre topo e

baixada ainda não é muito grande. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Tô invocado com o Tuias, não está se comportando como baixada típíca, o Castelinho por exemplo cerca de 4º a menos q o topo Canela, aqui diferença de apenas 1.3º pró Tuias em relação ao topo. :russian: :russian: :russian:

 

PH, melhor aguardar o inverno...nesta época do ano, a diferença de mínimas entre topo e

baixada ainda não é muito grande. :ok:

Qdo a Massa de Ar Frio vai pro oceano, kem sai ganhando são as localidades do leste.

Nessas situações, continentalidade não funciona conforme o esperado (desejado).

Além disso, ha instabilidade no centro-oeste gaúcho.

Não adianta olhar somente pro próprio umbigo! Tem q olhar no geral.

Ver o q se passa à volta e tentar entender antes de reclamar...

Link to comment
Share on other sites

Dias atrás eu perguntei se alguém sabia onde é possível acessar os dados de mais de 90 dias das automáticas do INMET, alguém sabe? E as convencionais, assim que desativadas, são excluídas do BDMEP?

Existem gráficos das automáticas.

Até hoje não sei manejá-los direito mas é possível visualizar os dados.

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=rede_estacoes_auto_graf

 

1. Escolher a estação

2. O ano

3. Clicar em "Gera"

3. No cabeçalho (Acima) escolher o parâmetro (Temperatura, precipitação, etc)

4. No rodapé (Abaixo) pode-se escolher dias, meses e anos, clicando nas setas (Direita e esquerda) ou movendo a barra.

 

 

Quanto às convencionais, existem algumas desativadas com dados no BDMEP (Presidente Prudente-SP, Nhumirim-MS, Urussanga-SC, Avelar-RJ, Caldas-MG).

Outras "sumiram" como a convencional de Maria da Fé.

 

Aldo, muito obrigado pela dica!

Aqui em Teutônia mais uma manhã de sol, com alguns bancos de nevoeiro, principalmente na encosta da Serra.

Mínimas de hoje:

 

14,8ºC Welp

15,9ºC Lagoa da Harmonia

16,3ºC INMET

16,4ºC Languiru

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Amanhecer lindo na minha linda e querida Porto Alegre, no dia que completa 242 anos!

Cidade de contrastes, principalmente climáticos, que vai de uma mínima absoluta 0°c no inverno aos 40°,5c no verão (como ocorreu este ano no dia 06/02).

Cidade que eu amo muito e tenho o prazer de ver da janelinha do avião, quando pouso no aeroporto Salgado Filho, com a Usina do Gasômetro e as torres da Igreja das Dores iluminados!

O dia hoje será lindo, como minha cidade. Sol, calor na parte da tarde e um clima gostoso para curtir a capital gaúcha.

Abraços a todos e uma excelente quarta-feira!

Opa, JT ... Parabéns para sua linda cidade!

Já estive aí algumas vzs, mas faz tempo. É uma bela metrópole!

Curitiba tá mais velhinha kkk Daki à 3 dias completará seus 321 anos de fundação.

 

Abraço

 

Vai ficar meio "off", mas creio que vale o registro:

 

Porto Alegre é relativamente jovem porque o Rio Grande do Sul foi o último dos grandes estados brasileiros (em termos econônicos) a realmente pertencer ao Brasil.

Nos primeiros 250 anos após o descobrimento do Brasil, houve uma mistura de desleixo, esquecimento, guerras e falta de cumprimentos de acordos entre as coroa Portuguesa e Espanhola, que levaram o RS a não "pertencer" a ninguém, mais ou menos como potro sem dono, que se torna arisco.

 

Segue resumo:

 

Porto Alegre estabeleceu-se como cidade somente no século XVIII. Até então, o território do Rio Grande do Sul ainda pertencia legalmente aos espanhóis devido ao Tratado de Tordesilhas (1494), mas, desde o século XVII, os portugueses já começavam a dirigir esforços para a sua conquista, e foram progressivamente penetrando no território pelo nordeste, chegando através do Caminho dos Conventos (uma extensão da Estrada Real) à região da Vacaria dos Pinhais, e dali descendo para Viamão. A penetração foi realizada por bandeirantes que vinham em busca de escravos índios e por tropeiros que caçavam os grandes rebanhos de gado bovino, mulas e cavalos que viviam livres no estado.

 

Mais tarde, os tropeiros passaram a se radicar no sul, transformando-se em estancieiros e solicitando a concessão de sesmarias. A primeira delas foi outorgada em 1732 a Manuel Gonçalves Ribeiro na Parada das Conchas, onde hoje é Viamão. Outra via de penetração foi através do litoral, fundando-se, em 1737, uma fortaleza onde hoje é Rio Grande, com o objetivo dar assistência à Colônia do Sacramento, no Uruguai.

 

Depois da assinatura do Tratado de Madrid (1750), o rei de Portugal determinou que fosse reunido um grupo de 4 000 casais dos Açores para povoar o sul, mas efetivamente foram transportados apenas cerca de mil casais, que se espalharam pelo litoral entre Osório e Rio Grande, e um pouco pelo interior. Cerca de 500 pessoas se fixaram em 1752 à beira do lago Guaíba, no chamado Porto de Viamão, o primeiro nome da futura Porto Alegre.

 

Os conflitos locais entre portugueses e espanhóis, porém, não foram contidos pelo tratado. Rio Grande foi invadida por espanhóis em 1763, a população portuguesa fugiu e o governo da Capitania do Rio Grande de São Pedro se mudou às pressas para Viamão. O Porto de Viamão foi elevado a freguesia, com o nome de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, em 26 de março de 1772, hoje estabelecida como data oficial da fundação da cidade. Em vista da sua melhor situação geográfica e estratégica, em 25 de julho de 1773 o governador da Capitania, Marcelino de Figueiredo, determinou a transferência da capital de Viamão para lá, quando a freguesia já tinha cerca de 1.500 habitantes.

 

Com a paz entre Portugal e Espanha conseguida no Tratado de Santo Ildefonso (1777), a posse da terra foi regularizada e se começou a organizar a administração. Foi erguido o Palácio de Barro, primeira sede de governo, um cemitério, uma prisão, um pequeno teatro e a Igreja Matriz. Ruas foram calçadas, foi criado um serviço postal, o comércio começou a florescer, a atividade do porto se intensificou e a pequena urbe assumiu suas funções definitivamente como capital da Capitania, crescendo rápido. Em 1798 tinha 3 000 habitantes...".

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Alegre

Link to comment
Share on other sites

Este vídeo sobre o clima de Porto Alegre e suas variações está simplesmente ESPETACULAR!

São poucos minutos que resumem os extremos da cidade.

Parabéns à RBS TV por essa iniciativa! Muito bem bolado.

Não deixem de assistir...

Abraços!

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/videos/t/todos-os-videos/v/grandes-mudancas-no-clima-fazem-parte-da-historia-de-porto-alegre/3239057/

Link to comment
Share on other sites

 

 

EM 84 DEU 1,3 EM FPOLIS E FOI A ÚNICA VEZ QUE VI GEADA NO CENTRO DA CIDADE, DIA 26.

 

FOI UM INVERNO FRIO, ESPECIALMENTE DA SEGUNDA METADE DE JULHO ATÉ COMEÇO DE SETEMBRO. NEVOU FORTE EM VÁRIAS CIDADES DE SC, EM FRAIBURGO UMA FÁBRICA VEIO ABAIXO DEVIDO A NEVE, PASSOU DOS 20 CM DE ALTURA. NEVOU NO CAMBIRELA.

 

Em 84 nevou na Serra Dona Francisca e nevou de acumular em Campo Alegre....

Link to comment
Share on other sites

PHP, o Tuias ainda vai nos ensinar muita coisa, mas pelo visto vai já deu para perceber que ele se destaca na mínima absoluta apenas quando o RS está sob atuação de ar frio. Interessante.

Sim, ele tá apanhando de relho do Castelinho na média de mínimas :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :shout: :sorry: :sorry: :sorry: :padonak1:

Link to comment
Share on other sites

O que tá me chamando a atenção é que nas máximas o Tuias está muito bem, ganhando do topinho ou perdendo por pouco, ou seja, nas máximas o Tuias está acompanhando mais o clima de FX e Arvorezinha do que de Soledade.Aquilo que eu sempre disse, se numa baixada a 657m, as máximas estão neste padrão, calculem como é o padrão de máximas de Arvorezinha/Fontoura Xavier e Itapuca, com topos de 750m a 827m e ainda mais a leste do Tuias... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Em 84 nevou na Serra Dona Francisca e nevou de acumular em Campo Alegre....

 

 

SIM, TINHA SIDO A ÚLTIMA NEVE FORTE NO P.NORTE.

No Paraná nevou forte no sudeste (Rio Negro, Tijucas do Sul, Quitandinha),

No sul (principalmente em União da Vitória, São Mateus do Sul, Palmas, General Carneiro, Clevelândia)

Até no oeste, mas fraco e principalmente em Cascavel.

Em Piraquara, somente fiapos de neve, mas mto na Serra do Mar.

 

**************************************

 

Depois de um início de manhã com céu claro e posteriormente nublado, Curitiba tem sol e nuvens baixas, com vento leste e 21°C..

5a4e896071642_2014-03-2611_40_54.jpg.997b4e73ff6c0d4dd806f6414c92b194.jpg

Link to comment
Share on other sites

Carlão, ansioso pelas tabelinhas formato Carlos Dias :mosking: :friends:

 

PH , tambem estou e este local já mostrou suas garras...No RS penso que Tuias só perderá para Ausentes Portreirinhos e Vacaria Fepagro que tem mostrado mininas bem baixas...qto ao Castelinho , Sta Rosa e Vicentina...vão tomar laço....... :pleasantry:

 

Obrigado Willian...No PNI neblina forte..vai limpar...oremos..!!

Link to comment
Share on other sites

O calor voltou forte a Porto Alegre! Cheguei há pouco e a temperatura AO SOL, marcava 31°c em dois termômetros diferentes do centro da cidade.

Deve chegar a uns 32°c ou 33°c nos pontos mais quentes, AO SOL, hoje à tarde. Saliento "ao sol", para evitar comentários do Bruno, implicando com minhas postagens. :mosking:

Mesmo assim, minha cidade ganhou um belo dia, no dia do seu aniversário de 242 anos!

Como eu havia dito algumas vezes e até fui criticado por isso: o verão climático ainda não acabou no RS. O calor, mesmo sem ser extremo, vai continuar por algum tempo ainda...

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.