Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2017


Recommended Posts

Segundo dia consecutivo com máxima na casa dos 30C em Blumenau, a estação do AlertaBlu variou de 12,9 a 30,0C. Em casa 11,9/30,2

 

Sendo assim a amplitude média de julho aumenta ainda mais e chega a um nível BEM incomum pra região. Julho até agora na região central:

 

8ZB5327.png

 

Julho deve terminar com a maior média máxima desde 2006 em Blumenau, mínimas um pouco mais próximas do normal, mas ainda assim acima.

 

Nessa noite o vento nordeste já carrega nebulosidade pro continente e a máxima de amanhã não deve ser tão alta quando as últimas. Provavelmente não chega a 27C e as mínimas devem aumentar proporcionalmente.

Link to comment
Share on other sites

Menores Temperaturas do Ano:

 

-9,3 - PNI Campo Belo RJ (PWS)

-8,8 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

-8,7 - PNI Furnas RJ (PWS)

-7,8 - Pericó SJ SC (PWS)

-7,8 - São José dos Ausentes RS - Potreirinhos (PWS)

-7,6 - São Joaquim SC (Climaterra)

-7,6 - São José dos Ausentes RS (Mário/PWS)

-7,5 - Urupema SC (Epagri)

-7,4 - Morro da Igreja SC (Inmet)

-7,2 - Soledade RS B. Farroupilha (PWS)

-7,1 - Urubici SC Vacas Gordas (PWS)

-7,1 - São Joaquim SC Sto Antão (PWS)

-7,0 - Água Doce SC (PWS)

-6,8 - Morro das Torres SC (Epagri)

-6,7 - Cruzeiro SC (PWS)

-6,5 - Ponte Alta do Norte SC (Epagri)

-6,5 - Vacaria RS (BASF)

-6,4 - B Jardim da Serra SC Faz. Sta Rita (PWS)

-6,4 - Urupema SC Chalé Vale das Araucárias (PWS)

-6,3 - Bom Jesus RS (BASF)

-6,3 - Curitibanos SC (Epagri)

-6,3 - São Joaquim SC Santa Isabel (Epagri)

-6,2 - Ponte Serrada SC (Epagri)

-6,1 - Urubici SC Mundo Novo (Epagri)

Link to comment
Share on other sites

Em tempo, geada moderada na manhã de hoje no meu bairro.

Mais ampla, inclusive.

2,4°C a mínima!

De tarde as fotos. Com rede móvel é ruim postar.

 

02,4C. Geada moderada. Esse é o tipo de temperatura que, apesar de raro, é possível acontecer em Juiz de Fora, e eu aguardo desde o ano 2000 isso acontecer novamente no meu quintal. Uma geada consistente, e não apenas restos mortais igual em 2004 e 2007.

 

Saliento que, geadas já foram menos raras aqui em certas décadas favoráveis, tipo décadas de 90 e 80. Espero que a dinâmica volte a favorecer a ocorrência de eventos extremos atingindo com força total o leste do Sudeste. Dessa forma, o fenômeno voltará a ocorrer por aqui.

Renan, graças à situação atual que estamos presenciando, de grande secura atmosférica, as geadas estão ocorrendo diariamente nos pontos de baixada.

Com um pouco mais de umidade a situação seria outra: nevoeiros se formariam ao longo das noites e impediriam uma keda mais significativa nos valores de relva.

Um exemplo disso aconteceu na semana passada qdo registrei temperaturas em torno dos 3°C no abrigo e 1,5/2°C na relva.

Com nevoeiro ou umidade muito elevada o distanciamento térmico entre 1,6m e 0,2m é quase nulo.

Pelo menos aprendi isso observando talvez centenas de vezes ao longo de muitos anos.

Já com ar mais "seco", ou ausência de nevoeiro forte (mesmo com 100% de umidade ao nível de 2m, mas com valores em 80% logo acima nos topos), o distanciamento dos valores térmicos entre abrigo e relva pode superar 5°C. Em ocasiões pós frontais e sob atuação direta do Anticiclone Polar, algumas raras vezes já observei diferenças absurdas, como algo na faixa de 8°C. Acredito que no interior, com maior efeito da continentalidade (ar mais seco etc), as diferenças sejam ainda maiores.

Mas depende muito também do formato do terreno.

Baixadas muito profundas ou inclinadas não apresentam valores interessantes. Pq muita umidade escorre e se acumula nesses locais e relva/abrigo ficam meio que em situação parecida.

Voltando às geadas desta semana, ontem registrei 3,1°C no abrigo e -1,4°C na grama (no local onde havia mais gelo). Hoje, 2,4°C no abrigo e -2°C na grama.

Os valores de relva eu observo no momento da leitura. Não são valores mínimos mas muito próximos, eu acredito.

As fotos abaixo são de hoje cedo, às 7h:

20247896_661056687425304_7786283216610923657_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=a80d84813e31e601546481a6de2e23b4&oe=59F09A77

20414134_661056734091966_8900889480380696463_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=eb1aeb6c0fe43e1429a601944d3cc353&oe=5A01DECB

20369008_661056787425294_7588892845323876681_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=9eb194eba25fceb60f95d4d688e72d5a&oe=59FBD0EA

20286843_661056877425285_2047064861659644206_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=a58ee6e702a7de4920f28502bb20af1a&oe=59FF748D

20248509_661056834091956_2254045261118496102_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=7421aeb469bb64a3646240303a086034&oe=59F6DA39

O mais legal dessa situação inusitada (não é muito comum essa sequência de dias secos no miolo do inverno) é que estou tendo o clima dos meus sonhos: frio e geada pela manhã e logo em seguida o sol iluminando e eskentando o dia.

Acho que eu nunca ficaria enjoado disso.

Pra ter uma idéia de como a coisa tá boa por aki, ontem caminhando eu senti como se estivesse vivendo um verão na alta montanha. Sol, baixa umidade e temperatura amena às 15h. Deve ser mais ou menos assim o clima mediterrâneo de altitude, nos dias de verão rs

Sem dúvida o inverno 2017 já está sendo gravado na minha memória climática como um dos melhores dos últimos tempos.

Eu agradeço :heart:

 

Link to comment
Share on other sites

Kim, é bacana seu conhecimento sobre formações ideais para geada.

 

De fato, pelo menos aqui no meu sítio eu já percebi que nem temperatura de 4C forma geadas. Desde que comecei a fazer medições aqui, em 2007, a mínima absoluta foi de 03,9C justamente em....2007!

 

No dia dessa mínima, houve uma espécie de geada derretida. Não sei explicar melhor...tipo um orvalho super forte.

 

Para formar geada mais consistente aqui, precisa cair abaixo dos 3C. Tanto que , nesse mesmo dia em que registrei os 03,9C, na zona norte da cidade deu 02,2C na fábrica da Mercedes Benz, uma enorme baixada. E lá deu geada consistente (vi fotos).

 

Enfim, agora é esperar pra acontecer novamente. Estamos com uma grande seca de cavalos polares por essas bandas. Tivemos várias que foram muito fortes nos últimos anos, mas nenhuma histórica desde 2007 ou, se bobear, 2000.

Link to comment
Share on other sites

Segundo informa a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto da Silva, julho de 2017 está sendo um dos mais secos já registrados em 20 anos no Paraná: "Na climatologia o mês de julho tem um dos menores volumes de precipitação. Mas este mês de 2017 está com chuva abaixo da média em todas as regiões do Paraná. Nenhuma estação, nem do Simepar nem do INMET, registraram um volume de chuva próximo ou acima da média histórica. Além disso, muitas localidades nem sequer registraram chuva até o dia de hoje. Elas estão relacionadas na tabela ao lado, onde também pode ser verificado os acumulados dos anos anteriores, desde o início de cada estação. Apenas as estações de Cambará e Guaíra também tiveram registro de volume zero de chuva em julho: Cambará em 2008 e Guaíra em 1997. A ausência ou a pouca chuva neste mês de julho/2017 é muito expressiva, pois representa um dos volumes mais baixos já registrados no Estado desde o ano de 1997, quando do início da maioria das estações meteorológicas."

 

29821.thumb.png.a8a825247d34082f0546cc101e0dfad1.pngFonte: http://www.simepar.br/

Link to comment
Share on other sites

Fico impressionado como essas estações da cidade de Maria da Fé destoam da Estação do INMET.

 

INMET não é referencia alguma , a estação de la desde que começamos a comparar com a conencional parece descalibrada , ela tinha que ficar parecida com a Davis de casa nas máximas , mais ta bem longe e esta sucateada e sem manutenção

Link to comment
Share on other sites

Conhecem esse aqui ?

 

https://earth.nullschool.net/#current/wind/surface/level/orthographic=-54.86,-7.38,682'>https://earth.nullschool.net/#current/wind/surface/level/orthographic=-54.86,-7.38,682

 

Pode girar e dar zoom. Vejam três furacões simétricos na costa oeste do México

 

Na pagina principal voce ainda pode escolher o que quer ver (temperatura, vento etc no menu a parte inferior esquerda)

 

https://earth.nullschool.net

Link to comment
Share on other sites

Booomm diaaa.

Venda Nova do Imigrante-ES bateu o recorde do ano de temperatura mínima> 6,7 ºC na estação do INMET.

A PWS na região Pedra Azul chegou a 8,3ºC mas fica afastada do centro e da rota do lagarto(que é a base da pedra e local mais frio )

Varias pousadas entre Pedra Azul e Venda Nova mostrando seus termômetros abaixo de 5 ºC e até uma leve geada.

Imagem do @chalesgrecco na divisa entre Venda Nova e Pedra Azul.

zfAWAvY.jpg

Link to comment
Share on other sites

Booomm diaaa.

Venda Nova do Imigrante-ES bateu o recorde do ano de temperatura mínima> 6,7 ºC na estação do INMET.

A PWS na região Pedra Azul chegou a 8,3ºC mas fica afastada do centro e da rota do lagarto(que é a base da pedra e local mais frio )

Varias pousadas entre Pedra Azul e Venda Nova mostrando seus termômetros abaixo de 5 ºC e até uma leve geada.

Imagem do @chalesgrecco na divisa entre Venda Nova e Pedra Azul.

zfAWAvY.jpg

 

Julho-2017 está sendo um dos mais frios de sempre no Espírito Santo, eu imagino ?

 

Aqui, mais uma mínima sub-10, registrei 09,3ºC. Simplesmente só tenho a agradecer por este Julho histórico. Não teve frio extremo, mas teve frio constante (dentro das nossas possibilidades tropicais) e principalmente, NÃO TEVE NENHUM DIA DE CALOR. Isso é que mais me impressionou.

 

Julho-2017 para o leste do Sudeste está sendo tal qual Junho-2016 no sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Booomm diaaa.

Venda Nova do Imigrante-ES bateu o recorde do ano de temperatura mínima> 6,7 ºC na estação do INMET.

A PWS na região Pedra Azul chegou a 8,3ºC mas fica afastada do centro e da rota do lagarto(que é a base da pedra e local mais frio )

Varias pousadas entre Pedra Azul e Venda Nova mostrando seus termômetros abaixo de 5 ºC e até uma leve geada.

Imagem do @chalesgrecco na divisa entre Venda Nova e Pedra Azul.

 

 

Julho-2017 está sendo um dos mais frios de sempre no Espírito Santo, eu imagino ?

 

Aqui, mais uma mínima sub-10, registrei 09,3ºC. Simplesmente só tenho a agradecer por este Julho histórico. Não teve frio extremo, mas teve frio constante (dentro das nossas possibilidades tropicais) e principalmente, NÃO TEVE NENHUM DIA DE CALOR. Isso é que mais me impressionou.

 

Julho-2017 para o leste do Sudeste está sendo tal qual Junho-2016 no sul do Brasil.

 

Há um bom tempo não tínhamos um inverno com tanto frio aqui no ES. E ainda teremos um reforço de ar polar vindo do oceano a partir de amanhã a noite. Em Vitória, a máxima não passa de 30° desde o fim de junho.

 

Estou acreditando que a estação do INCAPER em Pedra Azul possa ter chegado hoje próximo de 2 ºC.

Link to comment
Share on other sites

Rafael,

a temperatura na estação de Nova Friburgo/Salinas/Escola Estadual Rei Alberto I registrou a mínima de 2017, com 1,5ºC, deve ter geado nos gramados do pátio da escola, a estação fica numa pequena elevação.

Deve ter geado no distrito de São Lourenço/Nova Friburgo, quando marcou 1,8ºC no dia 27 de junho você divulgou a foto de moradores mostrando a geada no capô de uma carro.

 

Passaram-se 7 junhos e julhos seguidos sem registrar uma negativa em Salinas/Nova Friburgo.

Mas agosto e setembro já marcaram negativas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Booomm diaaa.

Venda Nova do Imigrante-ES bateu o recorde do ano de temperatura mínima> 6,7 ºC na estação do INMET.

A PWS na região Pedra Azul chegou a 8,3ºC mas fica afastada do centro e da rota do lagarto(que é a base da pedra e local mais frio )

Varias pousadas entre Pedra Azul e Venda Nova mostrando seus termômetros abaixo de 5 ºC e até uma leve geada.

Imagem do @chalesgrecco na divisa entre Venda Nova e Pedra Azul.

zfAWAvY.jpg

 

Na automática de Alegre/Rive marcou 10,9ºC no meio da madrugada, depois nublou, senão cairia até o amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

Fico impressionado como essas estações da cidade de Maria da Fé destoam da Estação do INMET.

 

INMET não é referencia alguma , a estação de la desde que começamos a comparar com a conencional parece descalibrada , ela tinha que ficar parecida com a Davis de casa nas máximas , mais ta bem longe e esta sucateada e sem manutenção

 

Como secretário de turismo vai atrás da manutenção dela, William! Querendo ou não é uma estação de um órgão federal que dá bastante visibilidade ao município! vocês tem sorte de terem uma estação do INMET por aí. Aqui não temos nada disso.

Link to comment
Share on other sites

Fico impressionado como essas estações da cidade de Maria da Fé destoam da Estação do INMET.

 

INMET não é referencia alguma , a estação de la desde que começamos a comparar com a conencional parece descalibrada , ela tinha que ficar parecida com a Davis de casa nas máximas , mais ta bem longe e esta sucateada e sem manutenção

 

Como secretário de turismo vai atrás da manutenção dela, William! Querendo ou não é uma estação de um órgão federal que dá bastante visibilidade ao município! vocês tem sorte de terem uma estação do INMET por aí. Aqui não temos nada disso.

 

 

Não adianta , o INMET esta brigado com EPAMIG orgão onde esta a estação por isso pararam de pagar a pessoa que fazia leitura na convencional

Link to comment
Share on other sites

Mais um dado interessante deste julho histórico no Nordeste e na maior parte do Sudeste.

 

Dias acima de 30°C no mês de julho nos últimos anos em Petrolina - PE:

 

2010: 7 dias;

2011: 17 dias;

2012: 15 dias;

2013: 22 dias;

2014: 15 dias;

2015: 25 dias;

2016: 29 dias;

2017: 1 dia!

 

Este vai ser o mês com maior número de máximas sub 30 na cidade (considerando que, segundo as previsões, as temperaturas devem continuar abaixo de 30 até o final do mês), igualando julho de 1974.

Link to comment
Share on other sites

Rafael,

a temperatura na estação de Nova Friburgo/Salinas/Escola Estadual Rei Alberto I registrou a mínima de 2017, com 1,5ºC, deve ter geado nos gramados do pátio da escola, a estação fica numa pequena elevação.

Deve ter geado no distrito de São Lourenço/Nova Friburgo, quando marcou 1,8ºC no dia 27 de junho você divulgou a foto de moradores mostrando a geada no capô de uma carro.

 

Passaram-se 7 junhos e julhos seguidos sem registrar uma negativa em Salinas/Nova Friburgo.

Mas agosto e setembro já marcaram negativas.

Verdade, tenho registrado minimas de 1 digito quase todos os dias aqui este mêes por causa da ausencia de nebulosidade durante as noites, esse ano pra mim ta sendo tao bom desde 2011. A minima aqui na area urbana foi de 7,3, agora faz 17 graus com Sol. Quanto será q deu no PNI hj?

Link to comment
Share on other sites

Outra negativa em SC (32 dias em 2017) e outra geada (66 dias/2017).

Mínimas inferiores a 8°C.

 

-0,9 S.Joaquim/Pericó/F.Keiser

0,7 B.Jardim*

0,8 Urubici/Vacas Gordas/Joel Faria

1,2 Urupema*

2,1 Ponte Serrada*

2,3 Major Vieira/Inmet

2,4 Monte Castelo*

2,5 Água Doce/DSores

2,9 Papanduva*

2,9 Itaiópolis*

2,9 Rio Rufino*

2,9 Curitibanos/UFSC*

3,2 Canoinhas*

3,3 Frei Rogério*

3,6 Joinville/serra/DSoares

3,8 Fraiburgo*

3,9 Três Barras*

4,0 Ponte Alta do Norte*

4,1 Caçador*

4,1 Porto União*

4,3 Campo Alegre*

4,6 Rio das Antas*

4,7 Videira*

4,8 são Bento do Sul*

4,8 Monte Carlo*

4,8 Bom Retiro*

5,5 Brunópolis*

5,5 Mafra*

5,6 Irineópolis*

5,6 Rio Negrinho*

5,7 Maravilha*

5,8 Santa Cecília*

6,6 Ibiam*

6,7 Lebon Régis*

6,8 Lages*

7,0 Abdon Batísta*

7,0 Vargem*

7,0 Rancho Queimado*

7,2 Painel*

7,6 Leoberto Leal*

7,7 Campos Novos*

7,8 Ouro*

7,9 Rio do Campo/Inmet

 

*Epagri

 

4,1 Climaterra/cidade de S.Joaquim

10,9 Florianópolis/Epagri

Link to comment
Share on other sites

Rafael,

a temperatura na estação de Nova Friburgo/Salinas/Escola Estadual Rei Alberto I registrou a mínima de 2017, com 1,5ºC, deve ter geado nos gramados do pátio da escola, a estação fica numa pequena elevação.

Deve ter geado no distrito de São Lourenço/Nova Friburgo, quando marcou 1,8ºC no dia 27 de junho você divulgou a foto de moradores mostrando a geada no capô de uma carro.

 

Passaram-se 7 junhos e julhos seguidos sem registrar uma negativa em Salinas/Nova Friburgo.

Mas agosto e setembro já marcaram negativas.

Verdade, tenho registrado minimas de 1 digito quase todos os dias aqui este mêes por causa da ausencia de nebulosidade durante as noites, esse ano pra mim ta sendo tao bom desde 2011. A minima aqui na area urbana foi de 7,3, agora faz 17 graus com Sol. Quanto será q deu no PNI hj?

 

Rafael,

no PNI/Furnas a mínima foi de -3,1ºC no meio da madrugada, os ventos lá estão mudando muito de direção, com isso dificulta uma queda maior na mínima.A umidade ficou baixíssima da metade da noite/começo da madrugada no PNI, no final da madrugada/manhã a umidade despencou novamente.

Link to comment
Share on other sites

Consultei a mínima de hoje na automática de São José dos Ausentes, foi de 11,7ºC.

 

No horário a estação do Mário/Ausentes registrou a mínima de 0,4ºC ás 7 h 13, a temperatura na automática de Ausentes marcava 12,5ºC, com umidade variando de 19% a 24% no horário de 6 h, 7 h e 8 h da manhã, ponto de orvalho chegou a -7,9ºC.

Essa grande diferença nas temperaturas é devido ao ar extremamente seco.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Booomm diaaa.

Venda Nova do Imigrante-ES bateu o recorde do ano de temperatura mínima> 6,7 ºC na estação do INMET.

A PWS na região Pedra Azul chegou a 8,3ºC mas fica afastada do centro e da rota do lagarto(que é a base da pedra e local mais frio )

Varias pousadas entre Pedra Azul e Venda Nova mostrando seus termômetros abaixo de 5 ºC e até uma leve geada.

Imagem do @chalesgrecco na divisa entre Venda Nova e Pedra Azul.

 

 

Julho-2017 está sendo um dos mais frios de sempre no Espírito Santo, eu imagino ?

 

Aqui, mais uma mínima sub-10, registrei 09,3ºC. Simplesmente só tenho a agradecer por este Julho histórico. Não teve frio extremo, mas teve frio constante (dentro das nossas possibilidades tropicais) e principalmente, NÃO TEVE NENHUM DIA DE CALOR. Isso é que mais me impressionou.

 

Julho-2017 para o leste do Sudeste está sendo tal qual Junho-2016 no sul do Brasil.

 

Há um bom tempo não tínhamos um inverno com tanto frio aqui no ES. E ainda teremos um reforço de ar polar vindo do oceano a partir de amanhã a noite. Em Vitória, a máxima não passa de 30° desde o fim de junho.

 

Estou acreditando que a estação do INCAPER em Pedra Azul possa ter chegado hoje próximo de 2 ºC.

Como anda a situação dos rios aí no Espírito Santo depois desse mjj chuvoso? Aliás, a chuva atinge todo o estado ou fica restrita ao litoral? Parece que ultimamente o ES está tendo um clima semelhante ao do litoral leste do nordeste, com seca no verão e chuvas no outono-inverno...

Link to comment
Share on other sites

Este inverno esta sendo bem interessante. Se olhar o ES e o leste do Nordeste estão bem influenciados por frio vindo do mar, inclusive com umas ressacas não tão comuns no litoral de lá. E o Centro Oeste bem seco com clima de deserto, frio a noite calor de dia. Alias esse tempo bem seco tem influenciado as minimas em SP, o frio vampiro, que mantem as minimas bem proximas a media, alternando com essa brisa fria do mar. E apesar de incursões polares estarem raras, na media compensou... o que não ajudou mesmo foi o sul, que lá esses ventos são quentes de norte. É um inverno mais forte pra norte que pra sul. Só nao sei o que esta causando a alta do atlantico estar mais fria, e não se fala em ASAS, podemos confirmar isso com dados no mar?

Link to comment
Share on other sites

Menores Temperaturas do Ano:

 

-9,3 - PNI Campo Belo RJ (PWS)

-8,8 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

-8,7 - PNI Furnas RJ (PWS)

-7,8 - Pericó SJ SC (PWS)

-7,8 - São José dos Ausentes RS - Potreirinhos (PWS)

-7,6 - São Joaquim SC (Climaterra)

-7,6 - São José dos Ausentes RS (Mário/PWS)

-7,5 - Urupema SC (Epagri)

-7,4 - Morro da Igreja SC (Inmet)

-7,2 - Soledade RS B. Farroupilha (PWS)

-7,1 - Urubici SC Vacas Gordas (PWS)

-7,1 - São Joaquim SC Sto Antão (PWS)

-7,0 - Água Doce SC (PWS)

-6,8 - Morro das Torres SC (Epagri)

-6,7 - Cruzeiro SC (PWS)

-6,5 - Ponte Alta do Norte SC (Epagri)

-6,5 - Vacaria RS (BASF)

-6,4 - B Jardim da Serra SC Faz. Sta Rita (PWS)

-6,4 - Urupema SC Chalé Vale das Araucárias (PWS)

-6,3 - Bom Jesus RS (BASF)

-6,3 - Curitibanos SC (Epagri)

-6,3 - São Joaquim SC Santa Isabel (Epagri)

-6,2 - Ponte Serrada SC (Epagri)

-6,1 - Urubici SC Mundo Novo (Epagri)

Esta tabela é pra emoldurar...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estamos com um sério problema aqui.

 

Todos podemos discordar de quem for, mas cuidado com o tom. Isso pode trazer sérios problemas. Moverei as mensagens para poupar o BAZ da fúria de algumas pessoas.

 

Peço a todos que LEIAM AS REGRAS DO BAZ, EU PEDI ONTEM, NÃO VÃO NEM PERDER 2 MINUTOS LENDO.

 

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Fico impressionado como essas estações da cidade de Maria da Fé destoam da Estação do INMET.

 

INMET não é referencia alguma , a estação de la desde que começamos a comparar com a conencional parece descalibrada , ela tinha que ficar parecida com a Davis de casa nas máximas , mais ta bem longe e esta sucateada e sem manutenção

 

Tranquilo. Não duvidei da credibilidade da sua pessoa. Quis apenas entender o "por que' desta diferença impressionante... Se era estações desreguladas...Se era a geografia do município... Enfim.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estamos com um sério problema aqui.

 

Todos podemos discordar de quem for, mas cuidado com o tom. Isso pode trazer sérios problemas. Moverei as mensagens para poupar o BAZ da fúria de algumas pessoas.

 

Peço a todos que LEIAM AS REGRAS DO BAZ, EU PEDI ONTEM, NÃO VÃO NEM PERDER 2 MINUTOS LENDO.

 

Obrigado!

 

Vini, na verdade você tem razão. O sangue subiu a cabeça ao ver essa reportagem, mas, temos sempre que manter um bom tom. Não é correto criticar usando-se de palavras duras e deboches. Voltemos ao tema do monitoramento.

Link to comment
Share on other sites

Td bem Lucyrio.Vou me controlar, mas sob protesto, afinal onde está escrito na legislação brasileira que não se pode discordar de alguém só pq este alguém tem formação superior.É muito melindre e ui ui ui...

Pois vou criticar o cara então no face e em outros meios.Aqui me manterei reservado.

Link to comment
Share on other sites

Quinta feira ensolarada aqui em Sampa.

No meio da tarde, os ventos passaram a soprar do mar, trazendo um pouco de alívio quando a baixa umidade do ar.

Agora temos até algumas nuvens baixas surgindo.

 

Na Mooca a máxima chegou aos 24,8 graus, após uma mínima de 13,6 graus.

Agora temos 17,9 graus, bem mais baixo do que nos dias anteriores (que estava por volta de 21/22 graus nesse horário).

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 21°C hoje em Brasília, agora temos 16.5°C/58%.

Vai aqui as mínimas registradas nas estações hoje:

 

Fzd. Santa Tereza (Planaltina) 5.1°C

Fzd. Capão (Planaltina) 7.1°C

Dumas Brasília (Parkway) 8.1°C

Paranoá (INMET) 9.1°C

Gama (INMET) 9.2°

Parkway 9.4°C

Fazenda Phytus (Planaltina) 9.9°C

Aeroporto JK 10°C

Lago Sul 10.0°C

Aguas Emendadas (INMET) 11°C

Sudoeste (INMET) 11.9°C

Brazlândia (INMET) 12.4°C

Link to comment
Share on other sites

Temperatura caindo extremamente rápido neste início de noite em Juiz de Fora, com apenas 14,1C agora. Quem sabe a mínima do mês amanhã ?

 

Renan,

qual a menor mínima daí nesse julho e a data?

 

O modelo Cosmo 12Z do Inmet indicando as menores mínimas na Zona da Mata dia 31 e 1º de agosto.

Link to comment
Share on other sites

Fico impressionado como essas estações da cidade de Maria da Fé destoam da Estação do INMET.

 

INMET não é referencia alguma , a estação de la desde que começamos a comparar com a conencional parece descalibrada , ela tinha que ficar parecida com a Davis de casa nas máximas , mais ta bem longe e esta sucateada e sem manutenção

 

Tranquilo. Não duvidei da credibilidade da sua pessoa. Quis apenas entender o "por que' desta diferença impressionante... Se era estações desreguladas...Se era a geografia do município... Enfim.

 

Tranquilo a rede aqui esta crescendo temos 3 WS e 1 Davis e 1 Oregon agora , sendo 3 em Encostas e Topos ( Pico da Bandeira 1700m , Santa Fé 1435m , e Vinhedo Colombi 1490m ) 2 em Baixadas (Lage 1317m , Reserva 1430m )

Link to comment
Share on other sites

Temperatura caindo extremamente rápido neste início de noite em Juiz de Fora, com apenas 14,1C agora. Quem sabe a mínima do mês amanhã ?

 

Renan,

qual a menor mínima daí nesse julho e a data?

 

O modelo Cosmo 12Z do Inmet indicando as menores mínimas na Zona da Mata dia 31 e 1º de agosto.

 

Foi exatamente no primeiro dia de Julho, Nani, com 8,3C na minha estação. Já no Inmet foi durante aquela forte MP marítima. Como está o CMC, Nani ?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.