Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

É questão de tempo para termos eventos como 1955, 1957, 1965.

 

Nesses anos houve mais de 30/40CM de neve na área urbana, salvo um destes anos que chegou quase a 1 metro.

 

Eventos de neve abundante, com alta precipitação são raros mas acontecem.

 

A verdade é que estamos em um baita jejum de uma grande nevasca na área urbana e arredores de São Joaquim.

 

A década de 90 foi excelente na questão neve para a região de São Joaquim, foram anos que não se comparam com 55, 57, 65 mas foram excelentes!

 

Todos torcemos por uma neve estilo 55,57,65 mas uma neve destas proporções hoje, causariam um estrago imensurável.

 

No meu ponto de vista uma neve perfeita e sem grandes estragos seria entre 15/25CM na área urbana.

 

É apenas questão de tempo.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

nos últimos 30 anos acho que só 1 ou 2 não teve registro de flocos de neve precipitando no centro de São Joaquim.

 

Pessoalmente, penso que falta muito para algum centro municipal do Brasil tirar o título de cidade das neves de São Joaquim; a capital brasileira da neve... :sarcastic:

 

Mas realmente, comparando aos acumulados históricos de mais de 25cm de neve, São Joaquim não é a mesma de outras décadas.

 

É questão de tempo para São Joaquim voltar aos acumulados do passado... espero presenciar na porta da matriz... :sarcastic:

 

APENAS 86 E 2015 NÃO TIVERAM NEVE NA CIDADE.

 

DE 98 P/CÁ NEVOU BEM;

 

18/5/99, DERRETEU ANTES DO AMANHECER, FOI +-5 CM

2000 +-3/5 CM

2002 SET +-3 CM

2006 SET 1,5 CM

2010 AGOSTO, CAIU 7 CM , MAS NÃO FORMOU MUITA CAMADA, DERRETIA NO SOLO, CHEGOU A 3 CM

2011 SET 1,5/2,5 CM ALGUNS PONTOS DA CIDADE COM 4 CM

2012 SET 1,5 CM

2013, JUL3,5 CM E AGO COM 4 CM

2016 JULHO 0,1 CM

Link to comment
Share on other sites

Micro-Enbaz: Ontem, recebi a visita ilustre do Gabriel Vieira aki na minha casa em Piracity!

Pessoa incrível, divertidíssima, inteligente, adorável (tudo isso eu já sabia rs)!

A conversa foi tão boa q quase eskecemos de registrar o momento e quando eu lembrei já estava quase noite e a fotinha ficou borrada kkk

Com toda certeza aproveitei cada minuto em companhia dele e da sua kerida e maravilhosa mãe!

Foi uma das tardes mais frias do ano e às 15h, a temperatura estava em 7°C.

Tenho q admitir q o Gvieira é um tremendo PÉ FRIO! :laugh:

14040031_145120002597264_7811303365823432498_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=973b7e31fddac0da25c6cac97dd17348&oe=58470747

 

Que legal esse mini ENBAZ!

Menino é quase um nômade, outro dia tava lá na mantiqueira :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aqui pro norte do Parana extremamente desapontado com essa mp, nao consigo entender como que nao fez muito frio, sendo que em 850hpa foi a mp mais forte do ano com a linha de 2-4c chegando por aqui, mais em superficie foi apenas a quarta ou quinta mp mais forte do ano a minima aqui foi de 5,6c e a maxima de 17c, e nao deve baixar dos 7c essa noite ja que a temperatura ja estagnou agora nos 13c, baita desperdicio de frio em altitude.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

nos últimos 30 anos acho que só 1 ou 2 não teve registro de flocos de neve precipitando no centro de São Joaquim.

 

Pessoalmente, penso que falta muito para algum centro municipal do Brasil tirar o título de cidade das neves de São Joaquim; a capital brasileira da neve... :sarcastic:

 

Mas realmente, comparando aos acumulados históricos de mais de 25cm de neve, São Joaquim não é a mesma de outras décadas.

 

É questão de tempo para São Joaquim voltar aos acumulados do passado... espero presenciar na porta da matriz... :sarcastic:

 

APENAS 86 E 2015 NÃO TIVERAM NEVE NA CIDADE.

 

DE 98 P/CÁ NEVOU BEM;

 

18/5/99, DERRETEU ANTES DO AMANHECER, FOI +-5 CM

2000 +-3/5 CM

2002 SET +-3 CM

2006 SET 1,5 CM

2010 AGOSTO, CAIU 7 CM , MAS NÃO FORMOU MUITA CAMADA, DERRETIA NO SOLO, CHEGOU A 3 CM

2011 SET 1,5/2,5 CM ALGUNS PONTOS DA CIDADE COM 4 CM

2012 SET 1,5 CM

2013, JUL3,5 CM E AGO COM 4 CM

2016 JULHO 0,1 CM

 

 

 

Excelente. Coutinho, acompanho o seu trabalho há algum tempo e já o ouvi dizendo que essas oscilações de frio/calor são cíclicas, então, em tese, há chances de ocorrer um evento como o de 1957 novamente. A cidade de São Joaquim hoje estaria preparada para as demandas um evento dessa magnitude? Ou seria como o Deivid falou, uma catástrofe?

Link to comment
Share on other sites

A temperatura na estação do Morro Massena estava em queda acentuada no final da tarde e início da noite,mas a partir de 19 horas ar seco entrou na região.

 

A partir de 16 h 20 quando a estação do Massena voltou a funcionar novamente, as variações de temperatura e umidade acentuaram.

 

de 16 h 18min até 18 h 58min a umidade variou de 99% a 96%, no horário de 19 h 14 a umidade caiu para 43%,passados vinte minutos caiu mais para 25% ás 19 h 34.

 

Quanto as temperaturas a mínima do final da tarde até a noite foi de 1,3ºC ás 18h 33min, subindo para 7,1ºC ás 19 h 37 min.

 

Essa queda abrupta na umidade se continuar pelo resto da noite e madrugada, vai fazer a temperatura despencar no PNI/Furnas e Campo Belo, com boas negativas e geadas.

Link to comment
Share on other sites

Acho que vou ter que torcer pra São Joaquim voltar à normalidade huauhuauah, aí quem sabe Soledade acompanhe, proporcionalmente,...né... :laugh:

Buenas.

Há alguns anos o Ze Vicente escreveu algo assim "Nevava com La Nina, com El Nino, com ciclone, sem ciclone....".

O meu palpite sério é que mudou algo nos núcleos de condensação. (durante a seca de neve em NYC muitos atribuíram ao Air Clean Act).

O meu palpite não tão sério porém pertinente é a atual tecnologia que permite fotos e vídeos a um toque.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Micro-Enbaz: Ontem, recebi a visita ilustre do Gabriel Vieira aki na minha casa em Piracity!

Pessoa incrível, divertidíssima, inteligente, adorável (tudo isso eu já sabia rs)!

A conversa foi tão boa q quase eskecemos de registrar o momento e quando eu lembrei já estava quase noite e a fotinha ficou borrada kkk

Com toda certeza aproveitei cada minuto em companhia dele e da sua kerida e maravilhosa mãe!

Foi uma das tardes mais frias do ano e às 15h, a temperatura estava em 7°C.

Tenho q admitir q o Gvieira é um tremendo PÉ FRIO! :laugh:

https://scontent-lax3-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/fr/cp0/e15/q65/14040031_145120002597264_7811303365823432498_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=973b7e31fddac0da25c6cac97dd17348&oe=58470747

 

Que legal esse mini ENBAZ!

Menino é quase um nômade, outro dia tava lá na mantiqueira :laugh: :laugh: :laugh:

Esse garoto não vai mais sossegar, agora q pegou gosto pela aventura!

Parece eu, qdo tinha sua idade, só q com os bons recursos de hj kk

Penso q todos deveriam ter a oportunidade de conhecer ele!

:friends:

 

Carlos Campos,

 

o GVieira não sentiu frio com os 7ºC, vestindo apenas aquela camiseta vermelha e casaco preto? Algum vento devia estar ocorrendo na hora da foto.

Fiz ele caminhar bastante :laugh: aí o frio passou he he

Ventava muito. Plena advecção de SW e muita umidade!

(ele de jaketa e camiseta, eu de jaketa e bermuda rs)

Link to comment
Share on other sites

APENAS 86 E 2015 NÃO TIVERAM NEVE NA CIDADE.

 

DE 98 P/CÁ NEVOU BEM;

 

18/5/99, DERRETEU ANTES DO AMANHECER, FOI +-5 CM

2000 +-3/5 CM

2002 SET +-3 CM

2006 SET 1,5 CM

2010 AGOSTO, CAIU 7 CM , MAS NÃO FORMOU MUITA CAMADA, DERRETIA NO SOLO, CHEGOU A 3 CM

2011 SET 1,5/2,5 CM ALGUNS PONTOS DA CIDADE COM 4 CM

2012 SET 1,5 CM

2013, JUL3,5 CM E AGO COM 4 CM

2016 JULHO 0,1 CM

 

 

 

Excelente. Coutinho, acompanho o seu trabalho há algum tempo e já o ouvi dizendo que essas oscilações de frio/calor são cíclicas, então, em tese, há chances de ocorrer um evento como o de 1957 novamente. A cidade de São Joaquim hoje estaria preparada para as demandas um evento dessa magnitude? Ou seria como o Deivid falou, uma catástrofe?

 

 

TOTALMENTE DESPREPARADA.

Link to comment
Share on other sites

 

Mas na área central de São Francisco de Paula Renan?

 

Creio que sim ! Uma pena que em São Chico não tenhamos um anotador do acúmulo de neve como temos em São Joaquim, aí poderíamos fazer uma comparação legal !

 

Pensava que a maioria das imagens que via de lá desde 2010 não eram do centro da cidade, mas realmente não tenho certeza.

 

São Francisco de Paula merecia ser muito melhor monitorada em termos de eventos invernais mesmo. Acho que São José do Ausentes também.

Link to comment
Share on other sites

Micro-Enbaz: Ontem, recebi a visita ilustre do Gabriel Vieira aki na minha casa em Piracity!

Pessoa incrível, divertidíssima, inteligente, adorável (tudo isso eu já sabia rs)!

A conversa foi tão boa q quase eskecemos de registrar o momento e quando eu lembrei já estava quase noite e a fotinha ficou borrada kkk

Com toda certeza aproveitei cada minuto em companhia dele e da sua kerida e maravilhosa mãe!

Foi uma das tardes mais frias do ano e às 15h, a temperatura estava em 7°C.

Tenho q admitir q o Gvieira é um tremendo PÉ FRIO! :laugh:

 

Grato pelas palavras, adorei conhecer você e a família :friends:

 

PS: Não só de tardes de 40° vive um homem.. :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Micro-Enbaz: Ontem, recebi a visita ilustre do Gabriel Vieira aki na minha casa em Piracity!

Pessoa incrível, divertidíssima, inteligente, adorável (tudo isso eu já sabia rs)!

A conversa foi tão boa q quase eskecemos de registrar o momento e quando eu lembrei já estava quase noite e a fotinha ficou borrada kkk

Com toda certeza aproveitei cada minuto em companhia dele e da sua kerida e maravilhosa mãe!

Foi uma das tardes mais frias do ano e às 15h, a temperatura estava em 7°C.

Tenho q admitir q o Gvieira é um tremendo PÉ FRIO! :laugh:

 

Grato pelas palavras, adorei conhecer você e a família :friends:

 

PS: Não só de tardes de 40° vive um homem.. :laugh: :laugh:

 

Grande dupla!!!

Link to comment
Share on other sites

A onda de mau tempo q atingiu todo o Paraná nos últimos dias e culminou com a chegada do ar polar neste domingo produziu índices pluviométricos altíssimos em diversas regiões do Estado!

A área mais afetada foi sem dúvida a região de Guarapuava, com um máximo de 259mm segundo o Simepar.

Aki em Piraquara o acumulado na minha estação atingiu 177mm e o resultado foram ruas alagadas e transbordamento de rios e córregos q cortam o município.

Não pude fazer muitas imagens devido justamente ao tempo ruim e indisposição da minha parte, mas fiz algumas fotos no domingo pela manhã, ainda com chuva:

14086264_145189949256936_4491936010210586700_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

14137990_145189879256943_3777734506599439212_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Com a chegada do ar frio as temperaturas na tarde de ontem variaram entre 7 e 9°C, caindo para 0,6°C durante a madrugada, quando houve formação de geada, porém ao amanhecer um forte nevoeiro de advecção já havia elevado a temperatura para 2,5°C.

14107697_145191035923494_5977440224743684185_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Nesta outra imagem, Pinhais às 8h da manhã, com geada fraca em alguns pontos à sombra e o nevoeiro soprado pelo vento SW, dando espaço ao céu azul..

14125069_145190402590224_6445374284051196731_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

A menor temperatura no Estado atingiu -2,3°C em Palmas. Guarapuava teve -0,6°C e no sul de Curitiba 0,3°C na Lapa. General Carneiro registrou -0,4°C.

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

Mas na área central de São Francisco de Paula Renan?

 

Creio que sim ! Uma pena que em São Chico não tenhamos um anotador do acúmulo de neve como temos em São Joaquim, aí poderíamos fazer uma comparação legal !

 

Pensava que a maioria das imagens que via de lá desde 2010 não eram do centro da cidade, mas realmente não tenho certeza.

 

São Francisco de Paula merecia ser muito melhor monitorada em termos de eventos invernais mesmo. Acho que São José do Ausentes também.

 

Todas as imagens que postam de neve em SFP são em área urbana. A área urbana fica entre 890 e 930 metros de altura. Não é muito diferente de 90% da área do seu município.

Link to comment
Share on other sites

 

Todas as imagens que postam de neve em SFP são em área urbana. A área urbana fica entre 890 e 930 metros de altura. Não é muito diferente de 90% da área do seu município.

 

Tirando Ausentes e Cambará que ficam na cota dos 1.100/1.200 metros, S. Francisco de Paula é a terceira mais alta ?

 

atualizando: Bom Jesus tem entre 950 / 1.100 metros também né.

Link to comment
Share on other sites

 

Todas as imagens que postam de neve em SFP são em área urbana. A área urbana fica entre 890 e 930 metros de altura. Não é muito diferente de 90% da área do seu município.

 

Tirando Ausentes e Cambará que ficam na cota dos 1.100/1.200 metros, S. Francisco de Paula é a terceira mais alta ?

 

atualizando: Bom Jesus tem entre 950 / 1.100 metros também né.

 

Tirando o Morro da Igreja, a única cidade que teve acúmulo de neve este ano foi São Francisco de Paula.

Porque as outras foram pouca coisa, nem dá para considerar acúmulo.

Link to comment
Share on other sites

 

Todas as imagens que postam de neve em SFP são em área urbana. A área urbana fica entre 890 e 930 metros de altura. Não é muito diferente de 90% da área do seu município.

 

Tirando Ausentes e Cambará que ficam na cota dos 1.100/1.200 metros, S. Francisco de Paula é a terceira mais alta ?

 

atualizando: Bom Jesus tem entre 950 / 1.100 metros também né.

Não seria em média Vacaria a quarta???

Link to comment
Share on other sites

 

Todas as imagens que postam de neve em SFP são em área urbana. A área urbana fica entre 890 e 930 metros de altura. Não é muito diferente de 90% da área do seu município.

 

Tirando Ausentes e Cambará que ficam na cota dos 1.100/1.200 metros, S. Francisco de Paula é a terceira mais alta ?

 

atualizando: Bom Jesus tem entre 950 / 1.100 metros também né.

Não seria em média Vacaria a quarta???

 

1-Ausentes, 1.200

2-Cambará 1.100

3-Bom Jesus 1.050

4-Vacaria 970

5-Jaquirana 930

6- Monte Alegre dos Santos 927

7-São Francisco de Paula - 920

Link to comment
Share on other sites

 

Nem subi a serra Mario, acordei as 3 e as 5 da manhã e a temperatura estava por volta dos 4/5°C.

 

Achei ''quente'' para que viesse a nevar, ai minha namorada já começou a berrar dizendo que não ia sair de debaixo das cobertas pra andar 3h de carro e passar frio.

 

Na verdade, posso dizer que ''acertei'', pois a neve em São Joaquim foi uma piada, deu diversas pancadas alternando com pancadas de chuva, mas sem nenhum acúmulo e se eu tivesse ido e chegasse na hora de subir o morro da igreja não fosse possível eu ia ficar mega queimado e frustrado.

 

É o que ocorreu com o nosso amigo Fernando, ele estava desde sexta em São Joaquim, pegou algumas pancadas de neve no Cruzeiro e foi em direção ao Morro da igreja, chegando lá não permitiram a subida dele pois a estrada estava bloqueada.

 

Se é comigo eu largo o carro e vou de apé pelo meio do mato :hysteric:

As tuas indignações são sempre divertidas e eu rio muito!

De um modo geral, namoradas e esposas não são nada cooperativas qdo o assunto é se aventurar atrás de fenômenos atmosféricos.

Está na natureza perfeccionista delas.

Kerem ver a neve, sim...mas não kerem neve molhada, misturada a chuva ou lama. Nem dá pra culpá-las.

Não há nada pior do q passar frio por horas e horas e não poder aproveitar a situação, fazendo belas imagens e vídeos pra deixar os outros com inveja rs

Sobre abandonar o carro e subir o morro à pé, eu faria o mesmo, aliás já fiz em diversas situações.

Lembro da segunda nevada de Julho/1.990 em Bonja: Nevou somente acima dos 1.250m e eu tive q subir vários morros pelo meio do mato pra finalmente ver a neve.

E fui só pra ver, já q eu não tinha câmera fotográfica e não existia celular!

 

E concordo, este evento atual q consumiu com nossos nervos (e nosso tempo) durante os muitos dias q antecederam o episódio foi uma piada!

Houve muita umidade em níveis intermediários à meu ver. O ar seco em algum nível atmosférico deve contribuir de alguma forma para a formação dos núcleos de neve.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Coutinho,

 

qual a soma de centímetros de neve na Climaterra entre 2010 e 2013?

 

SHOW DE BOLA essa tabela !

 

Vejam como a média de neve anual em São Joaquim caiu muuuuito após 2000. E mesmo com os eventos históricos recentes, como 2010 e 2013, a história não mudou !

 

É por isso que eu queria uma tabela dessas para São Chico, durante o mesmo período. Eu aposto que está ganhando de SJ na média anual de neve, eu aposto com quem quiser isso.

Link to comment
Share on other sites

 

SHOW DE BOLA essa tabela !

 

Vejam como a média de neve anual em São Joaquim caiu muuuuito após 2000. E mesmo com os eventos históricos recentes, como 2010 e 2013, a história não mudou !

 

É por isso que eu queria uma tabela dessas para São Chico, durante o mesmo período. Eu aposto que está ganhando de SJ na média anual de neve, eu aposto com quem quiser isso.

 

De 2000 a 2016, 30,2 cm medidos a cerca de 800 metros da porta da igreja matriz de São Joaquim kkkk

 

Será que o centro de São Francisco de Paula passou de 25 cm no mesmo período?

Link to comment
Share on other sites

Essas medidas de neve obedecem a critérios científicos ?

 

http://www.nws.noaa.gov/om/coop/reference/Snow_Measurement_Guidelines.pdf

 

Digo isso porque lá fora isso é feito com bastante cuidado, evitando-se lugares onde o vento acumula, medida sempre no mesmo local etc. Apenas para efeito de comparação.

 

Das imagens que eu vi no morro da igreja nao dá nem 1cm.

 

 

Isso aqui é 10cm de neve http://www.brainerd.com/images_new/first-snowfall-2015-2016.jpg

 

Isso aqui é 2cm de neve http://blog.theranchatsouthfork.com/users/u6/6644/blog_post/Overlook11242013Snow_402.jpg

 

A gente ve que 2cm cobre tudo de branco.

Link to comment
Share on other sites

Bom Dia

 

Temperaturas decepcionaram hoje de manhã, na mesma faixa de ontem... :sad:

 

Epagri

Schroeder= 4,46°C

Corupá= 4,04°C

Jaraguazinho= 5,3°C

Massaranduba= 5,28°C

São Bento do Sul - Rio Vermelho=1,5°C

 

PWS

 

Rio da Luz= 7,1°C

Rio Cerro = 7,1°C

Tres Rios do Sul= 7,2°C

 

Só os Campos do Quiriri tiveram uma boa marca...-2,8°C

Mas levando todo o inverno em conta.... :good2: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Essas medidas de neve obedecem a critérios científicos ?

 

http://www.nws.noaa.gov/om/coop/reference/Snow_Measurement_Guidelines.pdf

 

Digo isso porque lá fora isso é feito com bastante cuidado, evitando-se lugares onde o vento acumula, medida sempre no mesmo local etc. Apenas para efeito de comparação.

 

Das imagens que eu vi no morro da igreja nao dá nem 1cm. e NÃO DÁ MESMO, FORAM 6 MM DE NEVE, FORAM O QUE SE PERDEU COM O VENTO. COMO É BOM DÁ PITADA NO QUINTAL DOS OUTROS.

 

 

Isso aqui é 10cm de neve http://www.brainerd.com/images_new/first-snowfall-2015-2016.jpg

 

Isso aqui é 2cm de neve http://blog.theranchatsouthfork.com/users/u6/6644/blog_post/Overlook11242013Snow_402.jpg ESTA FICOU ASSIM, AQUI, EM 2002.

 

A gente ve que 2cm cobre tudo de branco.

 

TEM OUTRO DETALHE MUITO IMPORTANTE, DOUTOR, AQUI O SOLO É "QUENTE".

 

 

ESTAS FORAM 4 CM (DEU 3,8 mm NA FORMA DE NEVE), NOTE QUE NÃO CONSEGUE FECHAR NAS PEDRAS DEVIDO AO "CALOR"

5a4e89e39bec1_2011-08-0420_59_44.jpg.3827f2b6f6462e99f3b094e56863f74e.jpg

5a4e89e39dd51_2011-08-0420_46_55.jpg.0dfd97ce8089a8a9602930d3b489af9d.jpg

Link to comment
Share on other sites

FIZ UM NIVÔMETRO NESTE ANO, ESTÁ A 1,5 M, MAS NÃO DEU NEVE PARA MEDIR AINDA. FIZ VÁRIOS TESTES E O MELHOR PARA MEDIR É O CAPÔ DO CARRO, ESTÁ A +- 1,5 M, PLANO E NÃO SOFRE A INFLUÊNCIA DO CALOR DO SOLO, DEIXO NO MEIO DO PÁTIO COM MENOS INFLUÊNCIA DE BARREIRAS, É O QUE MAIS FECHA COM O PLUVIÔMETRO. AQUI A RELAÇÃO É DE 1 PARA 1 EM 90% DOS CASOS.

Link to comment
Share on other sites

 

SHOW DE BOLA essa tabela !

 

Vejam como a média de neve anual em São Joaquim caiu muuuuito após 2000. E mesmo com os eventos históricos recentes, como 2010 e 2013, a história não mudou !

 

É por isso que eu queria uma tabela dessas para São Chico, durante o mesmo período. Eu aposto que está ganhando de SJ na média anual de neve, eu aposto com quem quiser isso.

 

De 2000 a 2016, 30,2 cm medidos a cerca de 800 metros da porta da igreja matriz de São Joaquim kkkk

 

Será que o centro de São Francisco de Paula passou de 25 cm no mesmo período?

 

Creio que sim ! Só em 2013 já deve ter dado uns 10cm, fora os outros anos que citei.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Tivemos um amanhecer gelado em PORTO ALEGRE. Estava em média 5°c a 6°c bem cedo. No entanto, a temperatura está subindo rapidamente. Chegaremos a 21°c na parte da tarde já hoje, segundo a METSUL. O frio foi bom, mas tiro curto, e não foi todo aquele frio que os modelos previam.

Para os próximos dias, teremos a volta do calor, principalmente a partir de sexta-feira. METSUL está prevendo 33°c para sábado e domingo aqui na capital gaúcha! :heat: Teremos uma "lembrança" de agosto de 2012 e 2015, mas com uma grande diferença, claro, pois naqueles anos praticamente agosto foi quente do início ao fim e este ano tivemos um bom frio. Não podemos reclamar de 2016.

Abraços e um ótimo dia a todos!

Link to comment
Share on other sites

Essas medidas de neve obedecem a critérios científicos ?

 

Sem dúvida as medicações do Ronaldo e apenas as deles são confiáveis. Suponho que não siga uma metodologia NOAA mas segue uma metodologia própria assim é científica.

 

No rigor científico não há elementos concretos como uma foto de um cristal hexagonal para afirmar que é NEVE.

Link to comment
Share on other sites

Sem critérios o Coutinho teria medido entre 50 e 90 cm entre 2000 e 2016.

 

Em 2011 em 3 pontos medi entre 2 e 3 cm em um raio de 3 a 5 km da matriz São Joaquim. Sem critério e perto dos mesmos pontos 6 a 8 cm. Tudo devidamente fotografado.

 

A 'cara' da neve em foto sofre influência de temperatura, umidade e até tipo de floco.

Link to comment
Share on other sites

MetSul Meteorologia @metsul

FRIO | Mínimas:

Ausentes: -2,7ºC

Soledade: -2,5ºC

Vacaria: -2,3ºC

B. Jesus: -2,2ºC

Canela: -1,7ºC

S. Rosa: -1,6ºC

São Chico: -0,1ºC

Soledade dando show de novo...uma baixada média a 646m de altitude na base...

Alguém aqui disse que ficaria lá pela 20ª posição no RS...kkkk...

Considero bem interessante este comparativo entre a neve de SJ e SF d Paula.Comparar para conhecer, este é o meu lema.

São Chico, não faz feio, embora mais baixa q SJ, tem a seu favor a localização perto do mar, e a latitude,e borda da serra...

Link to comment
Share on other sites

FIZ UM NIVÔMETRO NESTE ANO, ESTÁ A 1,5 M, MAS NÃO DEU NEVE PARA MEDIR AINDA. FIZ VÁRIOS TESTES E O MELHOR PARA MEDIR É O CAPÔ DO CARRO, ESTÁ A +- 1,5 M, PLANO E NÃO SOFRE A INFLUÊNCIA DO CALOR DO SOLO, DEIXO NO MEIO DO PÁTIO COM MENOS INFLUÊNCIA DE BARREIRAS, É O QUE MAIS FECHA COM O PLUVIÔMETRO. AQUI A RELAÇÃO É DE 1 PARA 1 EM 90% DOS CASOS.

Admiro o Ronaldo por vários motivos, a praticidade, objetividade e clareza são alguns deles :friends: :clapping: :good2: .Bah que dica excelente professor,capô do carro para medir a neve, não tinha pensado nisto. :clapping: :good2:

Link to comment
Share on other sites

MetSul Meteorologia @metsul

FRIO | Mínimas:

Ausentes: -2,7ºC

Soledade: -2,5ºC

Vacaria: -2,3ºC

B. Jesus: -2,2ºC

Canela: -1,7ºC

S. Rosa: -1,6ºC

São Chico: -0,1ºC

Soledade dando show de novo...uma baixada média a 646m de altitude na base...

Alguém aqui disse que ficaria lá pela 20ª posição no RS...kkkk...

Considero bem interessante este comparativo entre a neve de SJ e SF d Paula.Comparar para conhecer, este é o meu lema.

São Chico, não faz feio, embora mais baixa q SJ, tem a seu favor a localização perto do mar, e a latitude,e borda da serra...

 

Soledade sempre dando um show mesmo, PHP! Parabéns, amigo! Aquela baixadas são poderosas.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.