Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

O Professor Coussirat de Araújo, meteorologista pioneira no Rs, tinha os observadores em algumas regiões. São Chico e Vacaria, eram algumas delas. Em livro publicado em 1930, colocou, " o observador de Vacaria mediu tantos cm de neve.." Como fazia? com régua mesmo!

Agora, qual o critério utilizava, não sei. Poderia ser a medição em um local com maior acúmulo? Ou seria uma média do que o observador "enxergava"?

Estamos falando de, inclusive, neve antes de 1900.

Ora, há muitos relatos de temperaturas extremamemente baixas, extremas, acúmulo de neve, extremo, que podem muito terem sido superdimensionados ou não.

Dizer que caiu meio metro de neve em S. Joaquim, em 1955, 57 ou noutros anos, pode ser algo "deduzido". Não, necessariamente, científico.

Pois, estamos falando de uma época que as coisas, muitas vezes, eram nao normatizadas. o Próprioo Inmet é de 1907.

Então, há muita "estória" sobre acúmulo de neve, creio eu, no passado. Já que a história, real , descrita com exatidão científica, são , muitas vezes, desconfiáveis, se não houver uma base metodológica e normatizada. Coisa que temos de uns 100 anos pra cá, DEFINITIVAMENTE.

Embora, haja Londres registre desde muitos séculos.

Logo, há muito conto da carochinha sobre nevascas antigas. Há muitos relatos tipo " um viajante passou e viu um metro de neve". Ora, um viajante? Era um cientista:?

Não, homem do povo. Ele mediu a neve? Tinha ele uma régua na hora para fazê-lo? Não deveria ter. Era no OLHÔMETRO.

Link to comment
Share on other sites

EM 1955 TEVE CERCA DE 40/ OU 50 MM DE CHUVA/NEVE DERRETIDA, OU SEJA, PELO MENOS 45/50 CM.

 

Coutinho, nao estou questionando tuas medições. Elas são corretas. Estou questionando o "passado". Quando há descrições do tipo " havia um metro de neve..." que encontramos, algumas vezes, em leituras antigas. Sabemos que a neve acumula com o vento, dando a falsa impressão de que nevou muito. Quando não.

Gostei do teu nivômetro. Muito interessante.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos! ETA e Global insistem em algo bom para o começo de setembro :clapping: Na opinião de vocês, qual modelo vem se saindo melhor a longo prazo?

 

Que inverno... Ainda de ressaca da última e vem coisa no horizonte....

GLOBAL sempre o GLOBAL e o CFS estão com boa mira a longa distancia.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos! ETA e Global insistem em algo bom para o começo de setembro :clapping: Na opinião de vocês, qual modelo vem se saindo melhor a longo prazo?

 

Que inverno... Ainda de ressaca da última e vem coisa no horizonte....

GLOBAL sempre o GLOBAL e o CFS estão com boa mira a longa distancia.

 

Ontem eu postei sobre essa erupção, prevista pelo GLOBAL. Esse modelo é ótimo para tendências. Se será forte ou não, saberemos quando chegar com certeza. No entanto, parece que vem mais um frio significativo ao menos este ano ainda. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O Professor Coussirat de Araújo, meteorologista pioneira no Rs, tinha os observadores em algumas regiões. São Chico e Vacaria, eram algumas delas. Em livro publicado em 1930, colocou, " o observador de Vacaria mediu tantos cm de neve.." Como fazia? com régua mesmo!

Agora, qual o critério utilizava, não sei. Poderia ser a medição em um local com maior acúmulo? Ou seria uma média do que o observador "enxergava"?

Estamos falando de, inclusive, neve antes de 1900.

Ora, há muitos relatos de temperaturas extremamemente baixas, extremas, acúmulo de neve, extremo, que podem muito terem sido superdimensionados ou não.

Dizer que caiu meio metro de neve em S. Joaquim, em 1955, 57 ou noutros anos, pode ser algo "deduzido". Não, necessariamente, científico.

Pois, estamos falando de uma época que as coisas, muitas vezes, eram nao normatizadas. o Próprioo Inmet é de 1907.

Então, há muita "estória" sobre acúmulo de neve, creio eu, no passado. Já que a história, real , descrita com exatidão científica, são , muitas vezes, desconfiáveis, se não houver uma base metodológica e normatizada. Coisa que temos de uns 100 anos pra cá, DEFINITIVAMENTE.

Embora, haja Londres registre desde muitos séculos.

Logo, há muito conto da carochinha sobre nevascas antigas. Há muitos relatos tipo " um viajante passou e viu um metro de neve". Ora, um viajante? Era um cientista:?

Não, homem do povo. Ele mediu a neve? Tinha ele uma régua na hora para fazê-lo? Não deveria ter. Era no OLHÔMETRO.

 

Tem fotos da década de 50 em São Joaquim, a igreja matriz e o belvedere estão lá, já refiz medições para confrontar os relatos. Fora outras formas que aparecem em fotos e você consegue deduzir tamanhos aproximados. Quando confrontei relatos e fotos não tinha muita diferença.

Link to comment
Share on other sites

O Professor Coussirat de Araújo, meteorologista pioneira no Rs, tinha os observadores em algumas regiões. São Chico e Vacaria, eram algumas delas. Em livro publicado em 1930, colocou, " o observador de Vacaria mediu tantos cm de neve.." Como fazia? com régua mesmo!

Agora, qual o critério utilizava, não sei. Poderia ser a medição em um local com maior acúmulo? Ou seria uma média do que o observador "enxergava"?

Estamos falando de, inclusive, neve antes de 1900.

Ora, há muitos relatos de temperaturas extremamemente baixas, extremas, acúmulo de neve, extremo, que podem muito terem sido superdimensionados ou não.

Dizer que caiu meio metro de neve em S. Joaquim, em 1955, 57 ou noutros anos, pode ser algo "deduzido". Não, necessariamente, científico.

Pois, estamos falando de uma época que as coisas, muitas vezes, eram nao normatizadas. o Próprioo Inmet é de 1907.

Então, há muita "estória" sobre acúmulo de neve, creio eu, no passado. Já que a história, real , descrita com exatidão científica, são , muitas vezes, desconfiáveis, se não houver uma base metodológica e normatizada. Coisa que temos de uns 100 anos pra cá, DEFINITIVAMENTE.

Embora, haja Londres registre desde muitos séculos.

Logo, há muito conto da carochinha sobre nevascas antigas. Há muitos relatos tipo " um viajante passou e viu um metro de neve". Ora, um viajante? Era um cientista:?

Não, homem do povo. Ele mediu a neve? Tinha ele uma régua na hora para fazê-lo? Não deveria ter. Era no OLHÔMETRO.

 

Tem fotos da década de 50 em São Joaquim, a igreja matriz e o belvedere estão lá, já refiz medições para confrontar os relatos. Fora outras formas que aparecem em fotos e você consegue deduzir tamanhos aproximados. Quando confrontei relatos e fotos não tinha muita diferença.

Claro que nevou mais , muito mais, do que tem ocorrido . O que exponho é a necessidade de tornar ciência da coisa. Não o "acho". 20cm de neve , com vento, acumula uma barbaridade. Por exemplo. A natureza está nos devendo eventos grandiosos. Ainda creio que temos una seca de NEVASCAS fortes. Elas virão!!!

Link to comment
Share on other sites

Complicada a situação da estação do Cruzeiro, vive caindo o sinal... Vamos acionar um técnico, caso não resolva, não sei mais o que fazer, mas acredito que seja problema de configuração do modem 3G.

 

Que azar... Não é instabilidade da vivo?

 

Sim, o sinal é horrível lá, porém o modem não reconhece quando o sinal volta ao normal, precisa resetar.

Link to comment
Share on other sites

Complicada a situação da estação do Cruzeiro, vive caindo o sinal... Vamos acionar um técnico, caso não resolva, não sei mais o que fazer, mas acredito que seja problema de configuração do modem 3G.

 

Que azar... Não é instabilidade da vivo?

 

Sim, o sinal é horrível lá, porém o modem não reconhece quando o sinal volta ao normal, precisa resetar.

 

 

Coloca uma antena rural ligada ao modem , vai aumentar em 100% o sinal !

Link to comment
Share on other sites

Dia lindíssimo aqui em Blumenau, mínima de 5,2C com um nevoeiro grosso que se manteve até as 9h, quando minha estação ainda marcava 8C.

 

O sol saiu e temos um céu azul sem uma nuvem sequer, do jeito que eu gosto, máxima de 23,1C, segurada pelo vento que durou o dia inteiro e predominou de leste. UR mínima: 38%

 

A queda ainda deve ser boa hoje

Link to comment
Share on other sites

 

Sim, o sinal é horrível lá, porém o modem não reconhece quando o sinal volta ao normal, precisa resetar.

 

 

Coloca uma antena rural ligada ao modem , vai aumentar em 100% o sinal !

 

Muito caro?

 

Estou usando uma antena da Aquário, é daquelas que tem um imã e é pra por sobre o carro, pra mim está dando certo.

Link to comment
Share on other sites

O frio acabou esse ano????? Ou teremos ainda alguma onda de frio tardia? Tipo em setembro de 2002 ou 2003 nao me lembro direito, quando fez 3 c em Maringá????

 

O frio não acabou !

 

CdwF3vg.gif

 

Estamos numa certa "estabilidade" da AAO neste momento. Segundo o professor Flavio, esse é um bom sinal de que teremos mais ciclogêneses e mais entrada de ar frio para latitudes médias e baixas ! E veja a tendência para Setembro: Nova queda da AAO ! :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

 

 

Coloca uma antena rural ligada ao modem , vai aumentar em 100% o sinal !

 

Muito caro?

 

Estou usando uma antena da Aquário, é daquelas que tem um imã e é pra por sobre o carro, pra mim está dando certo.

 

Tá funcionando bem a internet? Podemos marcar pra deixar online a estação?

Link to comment
Share on other sites

O frio acabou esse ano????? Ou teremos ainda alguma onda de frio tardia? Tipo em setembro de 2002 ou 2003 nao me lembro direito, quando fez 3 c em Maringá????

 

Tudo esta indicando uma mp la pros primeiros dias de setembro ainda esta longe pra dizer se vem forte ou nao, mas algum frio moderado é quase certeza que ainda vem.

Link to comment
Share on other sites

 

Muito caro?

 

Estou usando uma antena da Aquário, é daquelas que tem um imã e é pra por sobre o carro, pra mim está dando certo.

 

Tá funcionando bem a internet? Podemos marcar pra deixar online a estação?

 

Só pega sinal 3g em alguns pontos da casa... Se quiseres passar um dia lá e tentar resolver o problema eu agradeço.

Porque ela funcionou vários dias sem intervenções e agora fica nessa instabilidade.

Acho que pode ser problema de configuração também.

Se quiser, me mande MP.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.