Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Ninguém subiu o M.I. hoje para tirar umas fotos?

Aqui no litoral sul catarinense tivemos uma noite gelada, Satc Criciúma 2.4C aqui em Turvo ficou na casa dos 3C.

Próxima noite deve ser gelada.

 

Show de bola o contraste da neve com o sol e céu azul.

Deivid, não conseguiu ir até o M.I.?

 

Nem subi a serra Mario, acordei as 3 e as 5 da manhã e a temperatura estava por volta dos 4/5°C.

 

Achei ''quente'' para que viesse a nevar, ai minha namorada já começou a berrar dizendo que não ia sair de debaixo das cobertas pra andar 3h de carro e passar frio.

 

Na verdade, posso dizer que ''acertei'', pois a neve em São Joaquim foi uma piada, deu diversas pancadas alternando com pancadas de chuva, mas sem nenhum acúmulo e se eu tivesse ido e chegasse na hora de subir o morro da igreja não fosse possível eu ia ficar mega queimado e frustrado.

 

É o que ocorreu com o nosso amigo Fernando, ele estava desde sexta em São Joaquim, pegou algumas pancadas de neve no Cruzeiro e foi em direção ao Morro da igreja, chegando lá não permitiram a subida dele pois a estrada estava bloqueada.

 

Se é comigo eu largo o carro e vou de apé pelo meio do mato :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Já identificamos que o problema da estação do Cruzeiro é a internet 3G.

Como o sinal é precário lá, é comum de cair o sinal, por isso, quando o sinal volta ao normal, o modem precisa ser reiniciado, senão a internet não funciona. Este problema é comum nos celulares, quando o 3G está fora e volta ao normal, temos que colocar em modo avião e depois tirar para ele pegar o sinal da internet.

Alguém sabe uma forma de resolver este problema???

Pois é complicado ficar pedindo para o proprietário ficar reiniciando o modem toda vez que cai.

Link to comment
Share on other sites

 

Show de bola o contraste da neve com o sol e céu azul.

Deivid, não conseguiu ir até o M.I.?

 

Nem subi a serra Mario, acordei as 3 e as 5 da manhã e a temperatura estava por volta dos 4/5°C.

 

Achei ''quente'' para que viesse a nevar, ai minha namorada já começou a berrar dizendo que não ia sair de debaixo das cobertas pra andar 3h de carro e passar frio.

 

Na verdade, posso dizer que ''acertei'', pois a neve em São Joaquim foi uma piada, deu diversas pancadas alternando com pancadas de chuva, mas sem nenhum acúmulo e se eu tivesse ido e chegasse na hora de subir o morro da igreja não fosse possível eu ia ficar mega queimado e frustrado.

 

É o que ocorreu com o nosso amigo Fernando, ele estava desde sexta em São Joaquim, pegou algumas pancadas de neve no Cruzeiro e foi em direção ao Morro da igreja, chegando lá não permitiram a subida dele pois a estrada estava bloqueada.

 

Se é comigo eu largo o carro e vou de apé pelo meio do mato :hysteric:

 

KKKKKK... Se eu não tivesse a noiva junto eu iria pelo mato também... Fui na estrada jararaca no Mundo Novo, fiz um rally com meu carro e peguei uma nevezinha.

Link to comment
Share on other sites

 

Show de bola o contraste da neve com o sol e céu azul.

Deivid, não conseguiu ir até o M.I.?

 

Nem subi a serra Mario, acordei as 3 e as 5 da manhã e a temperatura estava por volta dos 4/5°C.

 

Achei ''quente'' para que viesse a nevar, ai minha namorada já começou a berrar dizendo que não ia sair de debaixo das cobertas pra andar 3h de carro e passar frio.

 

Na verdade, posso dizer que ''acertei'', pois a neve em São Joaquim foi uma piada, deu diversas pancadas alternando com pancadas de chuva, mas sem nenhum acúmulo e se eu tivesse ido e chegasse na hora de subir o morro da igreja não fosse possível eu ia ficar mega queimado e frustrado.

 

É o que ocorreu com o nosso amigo Fernando, ele estava desde sexta em São Joaquim, pegou algumas pancadas de neve no Cruzeiro e foi em direção ao Morro da igreja, chegando lá não permitiram a subida dele pois a estrada estava bloqueada.

 

Se é comigo eu largo o carro e vou de apé pelo meio do mato :hysteric:

 

E só uma correção: Nem no Cruzeiro peguei neve... Nem essa sorte eu tive... Neve só peguei na estrada jararaca.

Link to comment
Share on other sites

Noite fria, mas não espetacular em termos de frio, não batemos nem agosto de 2014. A próxima madrugada deve ser melhor

 

No alertablu mínima de 7,0 e aqui em casa 4,7

 

A mínima de agosto 2014 foi 6,4C (e foi a menor do ano :laugh: )

 

Temos um lindo dia seco de céu azul, tenho 19,8C com URA em 46%, dia de tirar os mofos :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Noite fria, mas não espetacular em termos de frio, não batemos nem agosto de 2014. A próxima madrugada deve ser melhor

 

No alertablu mínima de 7,0 e aqui em casa 4,7

 

A mínima de agosto 2014 foi 6,4C (e foi a menor do ano :laugh: )

 

Temos um lindo dia seco de céu azul, tenho 19,8C com URA em 46%, dia de tirar os mofos :clapping:

 

Agora conte-nos a mínima de 2015? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim ontem acumulou 34,5mm de precipitação, mesmo retirando a precipitação no início do dia ('muito quente'), o centro de São Joaquim ficou perto do seu maior acumulado de neve em muitos anos.

 

Não vou cansar de repetir .... por 2°C ou 3°C esta neve seria épica.

 

O problema é que estamos no Brasil, o país onde na maioria das vezes falta altitude OU falta latitude para dar uma neve boa, hehehe !

 

Mas de qualquer forma a branquinha aconteceu, e fiquei feliz com a nevada boa que deu no MI. E o contraste de hoje entre a neve e o céu azul, heim ? Espetáculo !

Link to comment
Share on other sites

Mínimas boas por aqui, entretanto altas comparadas ao resto do litoral.

 

Tive 7,3ºC aqui na Zona Sul, 7,1ºC no Jativoca, 7,9ºC no Golf Club, 8,2ºC no topo de um prédio em bairro central e 7ºC no Aeroporto. Pouca diferença entre as estações, eu acho.

 

O Fernando Keiser teve bons 6,1ºC e o CIRAM, quem diria, teve 5,7ºC.

 

No alto da Serra Dona Francisca, tive 0,3ºC. No Rio do Júlio, localidade a 640 metros de altitude, tive 1ºC.

 

Campos do Quiriri e Bradador estão sofrendo com a falta de energia. O Bradador eu perdi os dados da madrugada para saber qual foi a mínima. Já os Campos do Quiriri voltaram a reportar os dados 7:40 com -1,1ºC. Entretanto a mínima na madrugada pode ser menor, só coletando os dados para saber.

 

Agora, céu de brigadeiro em boa parte da região, com exceção das montanhas do Bradador, que possuem cobertura de nuvens.

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim ontem acumulou 34,5mm de precipitação, mesmo retirando a precipitação no início do dia ('muito quente'), o centro de São Joaquim ficou perto do seu maior acumulado de neve em muitos anos.

Se pegássemos a saída dos modelos de 48 horas antes, seriam no mínimo, 20 cm de neve no Inmet de SJ, o que configuraria a maior nevada no centro da cidade desde 1996.

A diferença entre as mínimas do MI e do Inmet SJ mostra o gradiente absurdo entre 800 e 850 hpa. Acho que nunca vi tão grande!

Talvez esta tenha sido uma das bolas na trave mais dolorosas pra SJ, com o rally final dos modelos tirando o frio em 850. Similar a de setembro de 2005. Só que naquela ocasião o MI teve mais freezing rain do que neve. Desta vez teve entre 5 e 15 cm no chão, pra salvar o ano em termos de neve, se é que não vem mais uma porrada, He He He..

Link to comment
Share on other sites

A sina de São Joaquim continua.....enterraram uma cabeça de urubu na cidade, só pode !

 

Teve eventos interessantes no centro da cidade em 2002, 2010 e 2013, mas não são nada demais se comparado com 1990, 1996, 1988, 1999, etc etc etc......

 

Em 2013 levou uma surra de boa parte das cidades catarinenses acima dos 600 / 700m !!!

 

QUE AZAR !

Link to comment
Share on other sites

A sina de São Joaquim continua.....enterraram uma cabeça de urubu na cidade, só pode !

 

Teve eventos interessantes no centro da cidade em 2002, 2010 e 2013, mas não são nada demais se comparado com 1990, 1996, 1988, 1999, etc etc etc......

 

Em 2013 levou uma surra de boa parte das cidades catarinenses acima dos 600 / 700m !!!

 

QUE AZAR !

 

é cômico, mas é real.

 

Levou uma surra até de Indaial, nos morros acima dos 300m aqui houve aproximadamente 5CM de acúmulo. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

A sina de São Joaquim continua.....enterraram uma cabeça de urubu na cidade, só pode !

 

Teve eventos interessantes no centro da cidade em 2002, 2010 e 2013, mas não são nada demais se comparado com 1990, 1996, 1988, 1999, etc etc etc......

 

Em 2013 levou uma surra de boa parte das cidades catarinenses acima dos 600 / 700m !!!

 

QUE AZAR !

 

é cômico, mas é real.

 

Levou uma surra até de Indaial, nos morros acima dos 300m aqui houve aproximadamente 5CM de acúmulo. :mosking:

 

Sem falar que agosto de 2013 nevou, mas também perdeu para a serra gaúcha, que coisa estranha.

Link to comment
Share on other sites

A sina de São Joaquim continua.....enterraram uma cabeça de urubu na cidade, só pode !

 

Teve eventos interessantes no centro da cidade em 2002, 2010 e 2013, mas não são nada demais se comparado com 1990, 1996, 1988, 1999, etc etc etc......

 

Em 2013 levou uma surra de boa parte das cidades catarinenses acima dos 600 / 700m !!!

 

QUE AZAR !

 

A gente estava comentando isso ontem e alguns concordaram comigo no chat do Telegram:

A dinâmica para neve nos anos 70, 80, 90 era muito mais fácil. Frio não falta esse ano, por exemplo. Ao contrário, nem podemos reclamar da falta de frio em 2016. O problema é a dinâmica. A gente observa que nevava com muito mais facilidade nas décadas que citei acima. Claro, houve exceções nos últimos anos, como foi o caso de agosto de 2010, julho e agosto de 2013, mas , de um modo geral, a neve era mais frequente.

Quanto eu tinha 7 anos, claro que tenho uma remota lembrança e nem falava de clima com essa idade, teve o famoso "jogo da neve", no dia 30/05/79 na serra gaúcha, em Bento Gonçalves. Nevou muito na partida do meu GRÊMIO contra o Esportivo! Fico na história climática do RS.

Segue link para verem:

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/2010/08/30-de-maio-de-1979-jogo-na-neve-entre.html

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

nos últimos 30 anos acho que só 1 ou 2 não teve registro de flocos de neve precipitando no centro de São Joaquim.

 

Pessoalmente, penso que falta muito para algum centro municipal do Brasil tirar o título de cidade das neves de São Joaquim; a capital brasileira da neve... :sarcastic:

 

Mas realmente, comparando aos acumulados históricos de mais de 25cm de neve, São Joaquim não é a mesma de outras décadas.

 

É questão de tempo para São Joaquim voltar aos acumulados do passado... espero presenciar na porta da matriz... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

nos últimos 30 anos acho que só 1 ou 2 não teve registro de flocos de neve precipitando no centro de São Joaquim.

 

Pessoalmente, penso que falta muito para algum centro municipal do Brasil tirar o título de cidade das neves de São Joaquim; a capital brasileira da neve... :sarcastic:

 

Mas realmente, comparando aos acumulados históricos de mais de 25cm de neve, São Joaquim não é a mesma de outras décadas.

 

É questão de tempo para São Joaquim voltar aos acumulados do passado... espero presenciar na porta da matriz... :sarcastic:

 

Nos últimos 30 anos, concordo.

 

Nos últimos 16 anos (pós-2000), aí eu acho que São Francisco de Paula está com mais neve que São Joaquim. Tenho quase certeza disso, pois tivemos neve com acumulação em São Chico em 2006, 2013, agora em 2016 também, sendo que em 2013 foi um caminhão de neve !

 

Posso estar enganado, mas parece que deu neve em São Chico em outros anos também, como 2002, 2009, 2010, 2011....

 

Algum morador de lá ou gente que mora perto pode nos ajudar.

 

- Em quantidade média de neve por ano, São Chico está sendo a número 1 desde 2000. Pelo menos é o que eu acho !

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

nos últimos 30 anos acho que só 1 ou 2 não teve registro de flocos de neve precipitando no centro de São Joaquim.

 

Pessoalmente, penso que falta muito para algum centro municipal do Brasil tirar o título de cidade das neves de São Joaquim; a capital brasileira da neve... :sarcastic:

 

Mas realmente, comparando aos acumulados históricos de mais de 25cm de neve, São Joaquim não é a mesma de outras décadas.

 

É questão de tempo para São Joaquim voltar aos acumulados do passado... espero presenciar na porta da matriz... :sarcastic:

 

Nos últimos 30 anos, concordo.

 

Nos últimos 16 anos (pós-2000), aí eu acho que São Francisco de Paula está com mais neve que São Joaquim. Tenho quase certeza disso, pois tivemos neve com acumulação em São Chico em 2006, 2013, agora em 2016 também, sendo que em 2013 foi um caminhão de neve !

 

Posso estar enganado, mas parece que deu neve em São Chico em outros anos também, como 2002, 2009, 2010, 2011....

 

Algum morador de lá ou gente que mora perto pode nos ajudar.

 

- Em quantidade média de neve por ano, São Chico está sendo a número 1 desde 2000. Pelo menos é o que eu acho !

 

Neve é rara sempre. No entanto, quando há chance, São Chico é uma das cidades do RS como mais chances dela acontecer. Já aconteceu até em ocasiões que o fenômeno era muito desacreditado. Nevou até em outubro já nesta cidade, uma das neves mais tardias que se tem notícia.

Divulgam, erroneamente, para o turista (e sempre fui contra isso) da "neve em Gramado". Ela até ocorre de tempos em tempos. Em 2013 foi linda. No entanto, é muito mais "comum" nevar em São Chico que Gramado, podem ver as estatísticas.

Abraços, Renan.

Link to comment
Share on other sites

 

Nos últimos 30 anos, concordo.

 

Nos últimos 16 anos (pós-2000), aí eu acho que São Francisco de Paula está com mais neve que São Joaquim. Tenho quase certeza disso, pois tivemos neve com acumulação em São Chico em 2006, 2013, agora em 2016 também, sendo que em 2013 foi um caminhão de neve !

 

Posso estar enganado, mas parece que deu neve em São Chico em outros anos também, como 2002, 2009, 2010, 2011....

 

Algum morador de lá ou gente que mora perto pode nos ajudar.

 

- Em quantidade média de neve por ano, São Chico está sendo a número 1 desde 2000. Pelo menos é o que eu acho !

 

 

Mas na área central de São Francisco de Paula Renan?

Link to comment
Share on other sites

Sobre a polêmica em São Joaquim, fico só esperando o Coutinho vir aqui e silenciar todo mundo com seus dados preciosos... por outro lado fico feliz com minha Canela, que ontem teve de tudo um pouco, desde uma fria chuva com vento, passando por chuva congelada até o belo graupel! Já tivemos neve alguns dias atrás, não passamos em branco este ano!

Link to comment
Share on other sites

 

Nos últimos 30 anos, concordo.

 

Nos últimos 16 anos (pós-2000), aí eu acho que São Francisco de Paula está com mais neve que São Joaquim. Tenho quase certeza disso, pois tivemos neve com acumulação em São Chico em 2006, 2013, agora em 2016 também, sendo que em 2013 foi um caminhão de neve !

 

Posso estar enganado, mas parece que deu neve em São Chico em outros anos também, como 2002, 2009, 2010, 2011....

 

Algum morador de lá ou gente que mora perto pode nos ajudar.

 

- Em quantidade média de neve por ano, São Chico está sendo a número 1 desde 2000. Pelo menos é o que eu acho !

 

 

Mas na área central de São Francisco de Paula Renan?

 

Creio que sim ! Uma pena que em São Chico não tenhamos um anotador do acúmulo de neve como temos em São Joaquim, aí poderíamos fazer uma comparação legal !

Link to comment
Share on other sites

Tem uma pessoa de Blumenau que mora em Maringá... ela estava aí na 1 semana de agosto e fica espalhando aos 4 ventos que aí estava temperatura negativa que aí o frio foi muito muito grande e que 3 c em Blumenau é calor......... minha pergunta por que algumas pessoas aumentam o frio???? Sei q Blumenau é mais frio que aqui, mas sei q aí nao é nem um polo de frio.... por que as pessoas exageram sobre o clima???? Tinha q ter uma matéria sobre clima na escola para as pessoas serem menos ignorantes.. pior que os tonto de Maringá acreditam, no frio a lá são Joaquim que ela inventa... #desabafo...

Link to comment
Share on other sites

Máximas acima de 40°C registradas no Brasil hoje:

 

40,4°C em Gilbués, PI

40,3°C em São João do Piauí, PI

40,3°C em Picos, PI

40,2°C em Oeiras, PI

 

Resultado de forte pré frontal. Até agora, essas são as maiores máximas registradas no Brasil central nessa temporada, por automáticas do Inmet. Se juntando a 40,1°C em Gilbués (17/08) e 40,0°C em Palmas (18/08).

 

Em casa, máxima de 37,3°C, segunda maior do ano.

 

P.S.: Muito bela a neve no Morro da Igreja. :good:

Link to comment
Share on other sites

Acho que vou ter que torcer pra São Joaquim voltar à normalidade huauhuauah, aí quem sabe Soledade acompanhe, proporcionalmente,...né... :laugh:

 

Tu torce contra a neve em Sao Joaquim, PHP? Por quê?

Totalmente o contrário, leia bem com atenção,vou torcer pra SJ voltar à normalidade, assim Soledade tmbm melhora no aspecto neve e sobra alguma coisa pra nós...se SJ foi melhor nos anos 90, Soledade proporcionalmente tmbm foi...bah Bruno tu é um cara inteligente,tão simples...

Link to comment
Share on other sites

Neve é rara sempre. No entanto, quando há chance, São Chico é uma das cidades do RS como mais chances dela acontecer. Já aconteceu até em ocasiões que o fenômeno era muito desacreditado. Nevou até em outubro já nesta cidade, uma das neves mais tardias que se tem notícia.

Divulgam, erroneamente, para o turista (e sempre fui contra isso) da "neve em Gramado". Ela até ocorre de tempos em tempos. Em 2013 foi linda. No entanto, é muito mais "comum" nevar em São Chico que Gramado, podem ver as estatísticas.

Abraços, Renan.

 

Insisto em dizer que, se ela cai todos os anos (na média, me mais de um dia por ano), ela não é rara. Não é frequente, mas não é rara. A neve é rara em Curitiba e em Cascavel, por exemplo. Nestas duas cidades a neve cai uma vez a cada 10/15 anos em média.

Link to comment
Share on other sites

Começo de noite muito frio aqui e com céu nublado. Mais cedo o tempo chegou a abrir, durante o meio da tarde.

Agora temos 11,5 graus depois de uma máxima de 15 graus.

Pois é...

Não quero ser o novo reclamão do BAZ. :laugh:

 

Mas esta onda de frio, em Sampa e no leste paulista, até agora, não foi nada fora do normal.

 

Está frio? Tá.

Mas nada além do que vemos praticamente todos os anos (Pelo menos 1 vez), mesmo após 2000.

 

Aqui na zona norte de Sampa, também tivemos um bom período de sol entre nuvens durante a tarde.

Mas os ventos de SE mantinham a sensação de frio.

 

A mínima na convencional do Mirante foi 8,2°C.

Link to comment
Share on other sites

Micro-Enbaz: Ontem, recebi a visita ilustre do Gabriel Vieira aki na minha casa em Piracity!

Pessoa incrível, divertidíssima, inteligente, adorável (tudo isso eu já sabia rs)!

A conversa foi tão boa q quase eskecemos de registrar o momento e quando eu lembrei já estava quase noite e a fotinha ficou borrada kkk

Com toda certeza aproveitei cada minuto em companhia dele e da sua kerida e maravilhosa mãe!

Foi uma das tardes mais frias do ano e às 15h, a temperatura estava em 7°C.

Tenho q admitir q o Gvieira é um tremendo PÉ FRIO! :laugh:

14040031_145120002597264_7811303365823432498_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=973b7e31fddac0da25c6cac97dd17348&oe=58470747

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.