Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

ECMWF 12Z excelente para o sudeste e ainda aumentou o frio para o sul! Se confirmar será um evento de frio duradouro, democrático, 5 estrelas. :clapping:

 

EUROPEU 12Z FOI UMA COISA MARAVILHOSA PRO SUDESTE, UMA ONDA DE FRIO QUE HÁ TEMPOS NÃO VEMOS EM MAIO AQUI NA NOSSA REGIÃO ! ESTOU EMOCIONADO ! :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Tarde fria em Blumenau, máxima mais baixa do ano na estação do alertablu: 18,9ºC. Aqui cravei a mesma máxima de 18,9.

 

ECMWF 12z saiu interessante também, mais uma linha de 0C sobre a serra durante a chegada do ar frio e a boa maritmização trazida pelo GFS também veio, mas menos agressiva. Interessante o cenário que se desenvolve ...

Link to comment
Share on other sites

Menor máxima do ano em Curitiba com 13,5°C na automática do INMET, superando os 14,0°C do dia 27 de abril

Chances de fechar com média máxima abaixo dos 20°C, por enquanto está em 20,3°C

A última vez que isso aconteceu foi em 2004 com 19,1°C de média máxima

 

A menor desde 1961 é 18,6°C em maio de 1988

Link to comment
Share on other sites

Menor máxima do ano em Curitiba com 13,5°C na automática do INMET, superando os 14,0°C do dia 27 de abril

Chances de fechar com média máxima abaixo dos 20°C, por enquanto está em 20,3°C

A última vez que isso aconteceu foi em 2004 com 19,1°C de média máxima

 

A menor desde 1961 é 18,6°C em maio de 1988

 

Como está a média compensada em Curitiba ? Vamos fechar abaixo da normal 81-2010 para Maio ?

Link to comment
Share on other sites

Deivid, além de Celsius e Farenheit, existe a escala Dable de temperatura. A equação é a seguinte:

 

 

35C = Dable com 15 msgs/dia no BAZ em tom de fúria

30C = Dable com 10 msgs/dia no BAZ sempre zangado

25C = Dable com 6 msgs/dia no BAZ em mau humor

20C = Dable com 4 msgs/dia no BAZ tristonho

15C = Dable com 3 msgs/dia no BAZ levemente ansioso

10C = Dable com 2 msg/dia no BAZ feliz

5C = Dable com 1 msg/dia no BAZ feliz e sorridente

0C = Dable logado no BAZ, mas sem posts

-5C = Dable ausente do BAZ

-10C = Dable encerra conta no BAZ

 

 

Vou ter que concordar contigo Bruno! :laugh: :laugh:

 

Fora que se fizer 90 dias consecutivos de frio e lá por meados de agosto der uns 5 dias com temperatura na casa dos 30°C ele vem:

''Todo ano é a mesma coisa, calor, calor, calor''

''Agosto que era pra ser um mês de frio agora só tem característica de calor''

''Esqueçam, esse ano já se foi, vamos desfrutar do verão adiantado''

''Nem se entusiasmem, agosto agora é o mês que marca o inicio da primavera e não o frio do inverno''

 

Pode ter certeza que mesmo se ele ficar dentro da geladeira no MJJ e agosto fizer um veranico, os verbetes vão ser esses listados acima.

 

Mas pelo jeito reclamar trás resultado, de tanto chorar vai desfrutar de um belo período de frio e principalmente 100% ausência de calor.

 

Hahahahahaha... tchê, vocês se deitam na minha choradeira, mas por ora, ela trouxe resultados.

Bruno, quando o frio chega, participo menos do BAZ, mas não deixo de postar :laugh:

Deivid, desde o dia 24 de abril, não temos calor por aqui, um sonho. Se fizer alguns dias mais quentes no inverno, não vai ter reclamação. Eu reclamo quando temos bizarrices como agosto de 2012 e todo o inverno de 2015.

Link to comment
Share on other sites

Vamos torcer para que o Mário consiga uma internet que funcione legal no sítio.

Aí, vai ser mais uma estação com temperaturas negativas para curtirmos.

 

Vamos que vamos, estou na luta!

 

Não consegues botar algum sinal a rádio ?

 

Aqui perto na região serrana do município de Rio dos Cedros onde existem várias casas de campo a beira do lago, algumas delas possuem internet a rádio, pois no local não existe nenhum tipo de sinal de internet, nem telefonia convencional existe, apenas via satélite.

 

Tenho um amigo que tem casa lá e ele conseguiu instalar internet via radio, acho que ele paga algo entre 60,00/70,00 reais por mês.

Link to comment
Share on other sites

Vamos torcer para que o Mário consiga uma internet que funcione legal no sítio.

Aí, vai ser mais uma estação com temperaturas negativas para curtirmos.

 

Vamos que vamos, estou na luta!

 

Não consegues botar algum sinal a rádio ?

 

Aqui perto na região serrana do município de Rio dos Cedros onde existem várias casas de campo a beira do lago, algumas delas possuem internet a rádio, pois no local não existe nenhum tipo de sinal de internet, nem telefonia convencional existe, apenas via satélite.

 

Tenho um amigo que tem casa lá e ele conseguiu instalar internet via radio, acho que ele paga algo entre 60,00/70,00 reais por mês.

 

O negócio da net já está de certa forma encaminhado, mas como existe apenas duas empresas que fazem a região fica mais difícil e apenas uma delas da assistência imediata, talvez esse sábado eu tenha uma posição melhor sobre isso, e também pra mim é difícil ficar na cabana num dia bem frio sem net, pois não tenho como acompanhar nem uma notícia do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Deivid, além de Celsius e Farenheit, existe a escala Dable de temperatura. A equação é a seguinte:

 

 

35C = Dable com 15 msgs/dia no BAZ em tom de fúria

30C = Dable com 10 msgs/dia no BAZ sempre zangado

25C = Dable com 6 msgs/dia no BAZ em mau humor

20C = Dable com 4 msgs/dia no BAZ tristonho

15C = Dable com 3 msgs/dia no BAZ levemente ansioso

10C = Dable com 2 msg/dia no BAZ feliz

5C = Dable com 1 msg/dia no BAZ feliz e sorridente

0C = Dable logado no BAZ, mas sem posts

-5C = Dable ausente do BAZ

-10C = Dable encerra conta no BAZ

-10 COM -5 DE MÁXIMA

 

QUE NADA, NÓS É QUE ENCERRAMOS APÓS TER A NOTÍCIA DE 3 INFARTOS FULMINANTES (COMO É POSSÍVEL, SÓ ELE SABE!!) COM SORRISO DE ORELHA A ORELHA, APÓS ME LIGAR 30 VEZES NO DIA!

Link to comment
Share on other sites

Menor máxima do ano em Curitiba com 13,5°C na automática do INMET, superando os 14,0°C do dia 27 de abril

Chances de fechar com média máxima abaixo dos 20°C, por enquanto está em 20,3°C

A última vez que isso aconteceu foi em 2004 com 19,1°C de média máxima

 

A menor desde 1961 é 18,6°C em maio de 1988

 

Como está a média compensada em Curitiba ? Vamos fechar abaixo da normal 81-2010 para Maio ?

 

Renan, há boas chances!

Prefiro acompanhar a automática, que não perde os dados das 21h as 00h, mas tá assim..

 

A média em Curitiba pra maio é:

 

1961/90: 10,3/21,1 Média 14,7°C

 

1981/10: 11,1/20,9 Média 15,1°C

 

Maio 2016: 11,6/20,3 (AUT)

 

Maio 2016: 12,1/20,7°C Média 15,6°C até o dia 18, ontem. (Convencional)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Beleza, Alan ! Curitiba é sempre uma cidade que torço para ter anomalias negativas de temperatura, pois de 2000 em diante as anomalias positivas têm ganhado de lavada...e outro lugar que estou no aguardo de uma anomalia negativa é Belo Horizonte, eu sinceramente nem sei quando foi a última vez que tivemos um mês mais frio que a média por lá.

Link to comment
Share on other sites

12z do GFS coloca 14,6°C em 850 hpa pra cá na sexta-feira da semana que vem. Mas praticamente tirou toda a chuva prevista pra terça.

Enquanto isso não chega, continua quente e seco, tive variação de 24,7°C a 34,7°C hoje.

 

Nossa, isso é frio para os padrões locais. Estou na torcida para que o ar polar consiga influenciar também o Nordeste na semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Beleza, Alan ! Curitiba é sempre uma cidade que torço para ter anomalias negativas de temperatura, pois de 2000 em diante as anomalias positivas têm ganhado de lavada...e outro lugar que estou no aguardo de uma anomalia negativa é Belo Horizonte, eu sinceramente nem sei quando foi a última vez que tivemos um mês mais frio que a média por lá.

 

Nem me fale, esse ano janeiro e março chegaram perto...mas acho que uma anomalia negativa mais consistente não acontece desde meados de 2013 mesmo

Períodos bons ocorreram, inverno 2009, primavera 2010, todo o ano de 2011, alguns meses aqui e ali em 2012, 2013 foi bem na média tbm...o bixo pegou mesmo de 2014 em diante rs

Tu acompanha BH? Não to muito por dentro das anomalias por lá

Link to comment
Share on other sites

Alan, eu simplesmente não me lembro quando foi a última vez que BH teve uma anomalia negativa de temperatura, mas também pudera, a estação fica num local ridiculamente quente. Ao contrário da estação convencional de Juiz de Fora, que foi trocada de lugar em 1973 devido à urbanização, lá na capital nada foi feito para evitar o evidente problema da ilha de calor. :russian:

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CMC, Global e ETA não apontam cenário de onda de frio tão intensa quanto GFS e ECMWF, sendo o modelo canadense um intermediário neste grupo. Mas pelo histórico que temos, eu fico com a dupla GFS+Europeu, que até então têm se mostrado os mais acertivos, apesar dos pesares...

Link to comment
Share on other sites

Alan, eu simplesmente não me lembro quando foi a última vez que BH teve uma anomalia negativa de temperatura, mas também pudera, a estação fica num local ridiculamente quente. Ao contrário da estação convencional de Juiz de Fora, que foi trocada de lugar em 1973 devido à urbanização, lá na capital nada foi feito para evitar o evidente problema da ilha de calor. :russian:

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CMC, Global e ETA não apontam cenário de onda de frio tão intensa quanto GFS e ECMWF, sendo o modelo canadense um intermediário neste grupo. Mas pelo histórico que temos, eu fico com a dupla GFS+Europeu, que até então têm se mostrado os mais acertivos, apesar dos pesares...

 

Mas Bh só tem uma estacao do inmet na area urbana e fica rodeada de arvores nao deve ser tao culpa da ilha de calor assim.

Link to comment
Share on other sites

Menor máxima do ano em Curitiba com 13,5°C na automática do INMET, superando os 14,0°C do dia 27 de abril

Chances de fechar com média máxima abaixo dos 20°C, por enquanto está em 20,3°C

A última vez que isso aconteceu foi em 2004 com 19,1°C de média máxima

 

A menor desde 1961 é 18,6°C em maio de 1988

Um dia tipicamente invernal o de hj, com 13,3°C de máxima em Piraquara (praticamente o mesmo valor de Cwb, no Inmet e igualando o Simepar, com 13,3°C).

Qto à máxima do dia 27 de Abril (14,0°C na automática de Cwb e novamente 13,3°C aki), vale dizer q ocorreu com CÉU CLARO, sem nuvens após o meio-dia. Uma situação de certa forma incomun para o mês (Abril). Só lembro de ter presenciado algo similar em Abril de 1.999, quando tivemos uma das maiores invasões polares antes da chegada do mês de Maio. Registrei na minha antiga estação (uns 5 km à oeste da atual) máxima de 13,4°C no dia 17/4, com céu limpo também.

2016 está se mostrando sensacional! Espero q os próximos meses mantenham o mesmo padrão atual. Geralmente muito frio no outono resulta em pouco frio no inverno, como se em determinado momento a energia dinâmica acabasse enfrakecendo. Não é regra, claro...

 

Link to comment
Share on other sites

Masop, a estação de Belo Horizonte cercada de árvores de seu comentário deve ser a automática da Pampulha.

A convencional de BH está cercada pela avenida do contorno e outras ruas, a localização é pior do que a do Mirante de Santana na capital paulista.

 

Mas voce se baseia na localizacao baseado pela flechinha que mostra no site do inmet?Porque se for deve ser erro já que as convencionais de todas as cidades estao em localizacoes estranhas a de Maringa ta em cima de uma casa, a de Londrina no meio de uma industria a de Curitiba no meio de uma delegacia.

Link to comment
Share on other sites

Mas Bh só tem uma estacao do inmet na area urbana e fica rodeada de arvores nao deve ser tao culpa da ilha de calor assim.

Você deve estar se referindo à estação automática da Pampulha.

 

Abaixo, a localização da estação convencional de BH.

Fica no centro da cidade.

É igual ou pior que a estação do INMET no Mirante de Santana, em Sampa. => viewtopic.php?f=125&p=525229#p525229

 

11aeglg.jpg

Link to comment
Share on other sites

12z do GFS coloca 14,6°C em 850 hpa pra cá na sexta-feira da semana que vem. Mas praticamente tirou toda a chuva prevista pra terça.

Enquanto isso não chega, continua quente e seco, tive variação de 24,7°C a 34,7°C hoje.

Saberia dizer quais as menores mínimas e máximas do histórico da tua região?

Link to comment
Share on other sites

Mas voce se baseia na localizacao baseado pela flechinha que mostra no site do inmet?Porque se for deve ser erro já que as convencionais de todas as cidades estao em localizacoes estranhas a de Maringa ta em cima de uma casa, a de Londrina no meio de uma industria a de Curitiba no meio de uma delegacia.

A localização das convencionais do INMET é imprecisa.

Chega a dar mais de 1 km de diferença em relação ao local correto.

 

Você tem que se guiar pela localização das automáticas.

Quando a convencional e a automática ficam em locais diferentes, complicou.

Aí não tem jeito.

Link to comment
Share on other sites

Mas Bh só tem uma estacao do inmet na area urbana e fica rodeada de arvores nao deve ser tao culpa da ilha de calor assim.

Você deve estar se referindo à estação automática da Pampulha.

 

Abaixo, a localização da estação convencional de BH.

Fica no centro da cidade.

É igual ou pior que a estação do INMET no Mirante de Santana, em Sampa. => viewtopic.php?f=125&p=525229#p525229

 

Como eu disse no comentario anterior eu acho que a indicaçao das localizacoes das convencionais do inmet está errado, olha só onde está a convencional de Porto Alegre

 

nSv76oT.png?1

 

 

Deve ser erro.

Link to comment
Share on other sites

O timing da nebulosidade aqui em Joinville é fantástico: ao invés de ficar limpo durante a madrugada e durante o dia nublar e termos máximas baixas, ocorreu justamente o contrário :sarcastic:

Igualzinho à cidade de São Paulo. :laugh:

 

Hoje, Sampa teve predomínio de garoa/chuva leve pela manhã.

 

O resto do dia foi encoberto com garoa de vez em quando.

Link to comment
Share on other sites

Uma noite de céu encoberto por aqui! Faz 15 graus na Mooca.

Durante parte da manhã chegamos a ter uma chuvinha fraca ainda e na parte da tarde, chuviscos.

 

Pela previsão, de acordo com o WU, amanhã a temperatura subirá bastante, podendo chegar aos 24 graus e o GFS aponta chances de chuva já para a noite de sexta.

Link to comment
Share on other sites

Menor máxima do ano em Curitiba com 13,5°C na automática do INMET, superando os 14,0°C do dia 27 de abril

Chances de fechar com média máxima abaixo dos 20°C, por enquanto está em 20,3°C

A última vez que isso aconteceu foi em 2004 com 19,1°C de média máxima

 

A menor desde 1961 é 18,6°C em maio de 1988

Um dia tipicamente invernal o de hj, com 13,3°C de máxima em Piraquara (praticamente o mesmo valor de Cwb, no Inmet e igualando o Simepar, com 13,3°C).

Qto à máxima do dia 27 de Abril (14,0°C na automática de Cwb e novamente 13,3°C aki), vale dizer q ocorreu com CÉU CLARO, sem nuvens após o meio-dia. Uma situação de certa forma incomun para o mês (Abril). Só lembro de ter presenciado algo similar em Abril de 1.999, quando tivemos uma das maiores invasões polares antes da chegada do mês de Maio. Registrei na minha antiga estação (uns 5 km à oeste da atual) máxima de 13,4°C no dia 17/4, com céu limpo também.

2016 está se mostrando sensacional! Espero q os próximos meses mantenham o mesmo padrão atual. Geralmente muito frio no outono resulta em pouco frio no inverno, como se em determinado momento a energia dinâmica acabasse enfrakecendo. Não é regra, claro...

 

 

 

Realmente, maravilhoso..me bateu até uma saudade de estar por aí tomar um cappuccino pelo centro da cidade com 13°C e céu cinza (ou com sol mesmo) :laugh:

A dinâmica parece estar muito boa, Kim...desde o começo do ano...com exceção daquele break horrível de abril, mas ainda assim

Os fatores combinados parecem bons para os próximos meses

Link to comment
Share on other sites

A 18Z não foi boa não, mas são flutuações normais de acontecer. O certo mesmo é que no dia 23/05 chega a advecção de ar frio mais forte do ano até o momento para a região Sudeste.

 

Realmente, Renan.

Veio mais fraco para o sudeste de forma geral, mas aumentou bastante o frio para o amanhecer do dia 24, aqui no estado paulista, pelo meteograma temperatura de 8°C na capital. Vamos torcer para que o segundo pulso da alta polar, venha um pouco mais rápido e possa se acoplar ao primeiro anticiclone por volta do dia 25, antes do deslocamento para alto mar, sendo assim podendo gerar aquela alta de 1040mb ou mais.

 

g5zzJdo.png?1

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Urupema já conhecia de negativas corriqueiras no outono/inverno.

 

A novidade agora é a estação Vacas Gordas/Urubici perdeu por pouco de Urupema, ficou com temperaturas negativas de 21 h 17 min de ontem até ás 8 h 38 de hoje, deve ter formado uma boa geada na vila de Vacas Gordas.

 

Pra mim não é nenhuma novidade. Não se surpreenda se ultrapassar Urupema.

Link to comment
Share on other sites

A 18Z aumentou o frio a curto-médio prazo, até 120h para o Sul do Brasil. Começando a convergir para as rodadas mais fortes do Europeu, ETA e Mbar. Este último o mais intenso desde sempre.

 

Se fizer uma salada mix entre estes quatro, não dá pra descartar alguma chance de paraguaias no amanhecer de segunda.

 

Mesmo que ainda limítrofe, a maioria dos modelos projeta uma boa advecção de ar frio em todas as camadas e instabilidades por conta de um cavado próximo a costa, influenciado por uma baixa pressão se aprofundando pelo oceano.

 

O frio retorna no início da semana, devendo ser forte e duradouro. Que maio!

Link to comment
Share on other sites

Se fizer uma salada mix entre estes quatro, não dá pra descartar alguma chance de paraguaias no amanhecer de segunda.

 

 

Caio, tava tentando me recordar.

 

Todas as grandes nevadas que deu nos últimos tempos (tirando Julho de 2013 que eu acho que foi bem precisa pelas circunstancias) não tinham grandes ''chances'' de acontecer segundo os modelos né.

 

Acho que nenhuma vez os modelos indicaram ''tal dia poderá dar uma grande nevada com boa acumulação''. A chance na sua grande maioria é sempre ''pequena'' né.

 

Sempre me vem a cabeça aquele Inicio de Agosto de 2010 onde os modelos davam uma ''remota e pequena'' chance de precipitação nos pontos altos acima dos 1.500/1.600m e me parece que encima do laço deu uma invertida fenomenal nas camadas mais altas e deu no que deu (quase meio metro no morro da igreja).

Link to comment
Share on other sites

Acho que nenhuma vez os modelos indicaram ''tal dia poderá dar uma grande nevada com boa acumulação''. A chance na sua grande maioria é sempre ''pequena'' né.

 

Sempre me vem a cabeça aquele Inicio de Agosto de 2010 onde os modelos davam uma ''remota e pequena'' chance de precipitação nos pontos altos acima dos 1.500/1.600m e me parece que encima do laço deu uma invertida fenomenal nas camadas mais altas e deu no que deu (quase meio metro no morro da igreja).

 

 

Exacto. E a própria nevada de agosto de 2013 na serra gaúcha teve pouca antecipação até mesmo pelos institutos. Mas certo é que em ambos os eventos a erupção era bem mais poderosa do que a que se avizinha.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Será que essa estação de Floripa denominada ''Carijós'' é uma estação que está bem calibrada e certinha ?

 

Agora as 21:30 ela ta marcando 8,4°C, mesma temperatura que Rancho Queimado e mais fria do que Anitápolis.

 

E mais fria que as estações do meio oeste como Curitibanos, Caçador, Tangará, Campos Novos, Ponte Alta do Norte.

 

Realmente impressionante.

Link to comment
Share on other sites

Mas é o mesmo lugar que aponta no site do inmet que voce disse que tá errado.

Não entendi.

Você disse lá em cima que a estação ficava num lugar arborizado que não teria influência da ilha de calor.

 

Só agora olhei a convencional de BH no site do INMET.

Está na localização correta.

 

Dá pra ver que é no centro da cidade, rodeada de prédios e avenidas movimentadas.

Não tem nada de arborizado (A não ser árvores nas ruas) e está bem no meio da ilha de calor de BH.

Link to comment
Share on other sites

Masop,

tem que acessar o mapa de estações convencionais do Inmet, achar o balão de BH, no alto canto esquerdo clicar para mudar de mapa p/ satélite, clicar no zoom no canto direito abaixo, mantendo o balão de BH no centro da tela do computador a medida que a imagem ampliar cada vez mais, vai chegar num ponto que vai aparecer a imagem como se estivesse num helicóptero sobrevoando, o balão vai estar no asfalto da avenida na frente, dá pra ver os aparelhos meteorológicos, somente nos fundos da estação onde está a sede do 5º Disme que tem uma área residencial com muitas casas e grandes quintais com muito verde, nas outras três direções só concreto e prédios altos.

 

Conheço várias estações convencionais em que a localização exata não consta no mapa de satélite, teria que mandar email com o nome das estações que te interessam para o Inmet consertar.

 

Quando estação automática de Muriaé-MG foi instalada em 28 de agosto de 2006, por alguns meses o balão aparecia bem ao sul da cidade de Muriaé, questionei o Inmet de estar errado, em 15 dias o balão apareceu dentro da área urbana, mas ao noroeste do centro de Muriaé.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.