Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

Hoje chegou a fazer 29c (+3c) aki! Foi um dia de pre-frontal, porem o ar frio ainda não esta conseguindo se estabelecer.

 

Maio neste momento esta com 0,0mm...acredito que seja um dos maios mais secos dos últimos anos que eu lembre.

 

As FFs tem chegado enfraquecidas depois de passarem por SP.Nem uma marítima forte tem sido relevante...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

-A análise da Metsul de ontem sobre os tornados foi muito boa. Muito mais explicativa. Outros institutos definiram como microexplosão, mas não explicaram nada Nota 10!

 

-Olhando os valores de hoje, esta MP está mais restrita ao RS. Tanto nas máximas e mínimas a diferença está menor que na última MP.

 

-Na outra MP Urupema não uma teve queda muito boa no começo da noite e inclusive a mínima foi de madrugada. Provável causa: a nebulosidade. Hoje a queda está mais "comum".

 

19:00:

 

Urupema: 1,54°C

São Joaquim/Chapada Seca: 3,8°C

Urubici/Mundo Novo: 3,92°C

Bom Jardim da Serra: 3,98°C

 

Boa noite, primeira mensagem por aqui. Como se consegue acompanhar a temperatura das estações da Epagri em Urupema sem ser pelo monitoramento online, isto é, com exatidão, como a que tu citou?

Link to comment
Share on other sites

Máxima simplesmente espetacular em São Francisco de Paula. Os 8,8C de lá com sol conseguiram bater até o Morro da Igreja!

 

São Chico e região são imbatíveis nas máximas em muitas oportunidades. Essa altitude quase a 30oS já faz uma boa diferença pra compensar a altitude da serra catarinense.

 

O que é uma pena! Eu simplesmente fico indignado com a nossa falta de sincronia entre latitude e altitude...

 

Excelente máxima Bruno. Eu achei que hoje teria a primeira sub-10 no Morro das Antenas, mas ficou em 10,6ºC.

E essa região de 890 - 900 m em Maquiné/Caraá/Riozinho, seria semelhante a São Chico ou até mais fria?

Link to comment
Share on other sites

Tem regiões ainda mais ao sul de são Chico, beliscando o paralelo 30S, com 980 metros! Ali as máximas são ainda mais baixas, wessel!

A escolha do local foi criticada negativamente na época da instalação da estação, eu lembro.

Se decepciona um pouco nas mínimas, o mesmo não se pode dizer das maximas: 6 sub10°C neste ano, e ainda estamos no outono!

Se o inverno será de fato rigoroso, poderemos ter surpresas mais a frente.

Eu costumava observar São Chico nos mapas geográficos qdo comecei a me interessar pelo frio no Sul do país e imaginava justamente isso q estamos presenciando: uma área com frio mais consistente e duradouro.

Link to comment
Share on other sites

Uns 6C aqui acho que chega fácil e uns 7/8 em indaial

 

 

Eu acho que a região do Progresso é uns 2/3° mais fria que o local onde se encontra a estação do Inmet aqui em Indaial.

 

Áreas altas da região e sem urbanização talvez chegue a esta diferença, mas a área urbana do bairro não.

 

A estação do CEOPS/Furb que ficava no final do Progresso, na entrada da Nova Rússia, +/-115 m, salvo engano, era um pouco mais quente que a da Santa Luzia, que por sua vez não é tão mais fria que as da região central de Brusque, que por sua vez são parecidas com o INMET de Indaial.

 

Como a área urbana do Progresso fica em torno 60 metros, certamente as médias devem girar +0,3°C/0,4°C, em relação a antiga estação do CEOPS/Furb, talvez até mais com a urbanização, trazendo valores normais para toda região e não tão diferente de Indaial.

 

Alguma diferença maior só com "auxílio" da altitude.

 

A diferença e maior nas noites de céu aberto(baixadinha aqui e boa arborização, além da urbanização ser bem fraca pra cá), mas é bem difícil chegar a 3C de diferença eu acho. a do CEOPS era topo/encosta com uma excelente arborização também, por isso tinha boas máximas e mínimas mais altas que o Santa Luzia. Na média acredito que as duas se igualavam.

 

Aliás, poderiam colocar ela de volta né? :sarcastic: saudades...

 

 

Sol se pôs por aqui e a temperatura desabou pra 12,8C. Excelente ar polar e, principalmente, muito seco.

 

12,8°C as 17:30 ai ???????????

 

Caramba, então baixa dos 10° antes das 19h

 

acho que baixou mesmo antes das 19h, tenho 8.5C no momento

Link to comment
Share on other sites

Em noites assim é que se percebe a influência da nebulosidade nas temperaturas, só para efeito de comparação no norte da Ilha de Florianópolis está 9 graus com céu limpo acredito, e em São Bonifácio na região serrana de Florianópolis está 10C no momento, aqui em Palhoça e Santo Amaro a nebulosidade já está presente e em menos de uma hora a temperatura pulou de 10C para 12-13C.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos! Após um abril frio, maio vai registrando as menores médias dos últimos NOVE ANOS aqui em Buenos Aires. Desde a onda de frio do fim de abril não esquentou mais, e são sucessivas as entradas de ar frio por aqui. Para vocês terem uma ideia, faz VINTE E TRÊS DIAS que a temperatura não chega a 20ºC, algo não muito comum até mesmo em julho, que sempre acaba tendo um dia ou outro acima deste valor. Maio teve máxima absoluta de apenas 19,9ºC até agora.

 

E a última semana foi mais fria por aqui, faz sete dias que as mínimas estão entre 6 e 10º₢ (hoje fez 6ºC, menor do ano), e as máximas em 13-15ºC. Na sexta a máxima não passou de 13,2ºC e foi a mais baixa do ano.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, como adiantei na mensagem anterior, a mínima foi de 6ºC e tivemos o menor valor de maio, embora distante do recorde do ano, de 4,5ºC, ainda pertencente ao final de abril. Durante o dia fez sol, com algumas nuvens e máxima de 15ºC. Agora nublado e 9,7ºC, com sensação de 8,8ºC e aquecedor ligado, como todas as noites (os ambientes internos andam muito frios).

 

Para amanhã o SMN coloca mínima de 4ºC, que poderia ser o menor valor do ano, mas não sei se chega por causa da nebulosidade. A máxima não passa de 14ºC. Os dias já estão bem curtos aqui e amanhã o sol nasce às 7h43 e se põe às 17h57.

Link to comment
Share on other sites

Pensem numa noite fria para metade de maio com 8.8 graus aqui e 6 no Sitio Sao Luiz.

 

E o efeito do Guaíba/urbanização vai pegando em POA. Cheio de MM por todos os lados e temperatura oscilando entre 10,4 e 10,6 há mais de hora no bairro Cristal, zona Sul, próximo ao rio. Ontem com o vento maior esse efeito era pouco perceptível. Hoje os microclimas aparecem mais.

Link to comment
Share on other sites

Muito frio pra Florianópolis hein!

Hoje o foi dia meio "seco" para os padrões de Florianópolis, umidade mínima chegou aos 60%, o que pode ter contribuído para a queda mais rápida. A tendência agora é cair mais lentamente ao longo da madrugada.

Na estação mais próxima de casa, no Itacorubi, hoje a temperatura variou entre 9,2ºC a 18ºC. Agora faz 9,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Estações da EPAGRI marcando entre 9,2ºC e 10,4ºC aqui em Florianópolis.

 

Pelo inmet 15,1c ainda.

Os dados da EPAGRI/CIRAM, representam melhor a cidade:

http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=98&Itemid=198

 

No INMET - São José, estava 11,8ºC às 23h.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, como adiantei na mensagem anterior, a mínima foi de 6ºC e tivemos o menor valor de maio, embora distante do recorde do ano, de 4,5ºC, ainda pertencente ao final de abril. Durante o dia fez sol, com algumas nuvens e máxima de 15ºC. Agora nublado e 9,7ºC, com sensação de 8,8ºC e aquecedor ligado, como todas as noites (os ambientes internos andam muito frios).

 

Para amanhã o SMN coloca mínima de 4ºC, que poderia ser o menor valor do ano, mas não sei se chega por causa da nebulosidade. A máxima não passa de 14ºC. Os dias já estão bem curtos aqui e amanhã o sol nasce às 7h43 e se põe às 17h57.

 

Qual estacao fosse usa como referencia o aeroporto, ou voce tem uma esaçao pessoal?

Link to comment
Share on other sites

E o efeito do Guaíba/urbanização vai pegando em POA. Cheio de MM por todos os lados e temperatura oscilando entre 10,4 e 10,6 há mais de hora no bairro Cristal, zona Sul, próximo ao rio. Ontem com o vento maior esse efeito era pouco perceptível. Hoje os microclimas aparecem mais.

Essa noite será uma daquelas em que POA vai passar vergonha em relação ao resto do Sul. Ainda que o Guaíba não deve estar muito frio. Ventou bastante ontem e hoje e não temos tido dias quentes.

 

Aqui tenho 10,1° com 74% e vento ONO a 4,5 km/h. Ao menos o céu está limpo depois de fechar um pouco. Espero mínima de 7,5°/8,0°.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

É a estação convencional de Buenos Aires, do Sistema Meteorológico Nacional (SMN). Mas as máximas dela estão esquisitas, muito distantes da máxima horária em dias de sol e bem acima das máximas da automatica. Hoje por ex 13,8 x 15,0.

 

Santa Rosa, La Pampa tem máxima média de 14,1C neste mês de maio (o normal é 18,5C).

Link to comment
Share on other sites

É a estação convencional de Buenos Aires, do Sistema Meteorológico Nacional (SMN). Mas as máximas dela estão esquisitas, muito distantes da máxima horária em dias de sol e bem acima das máximas da automatica. Hoje por ex 13,8 x 15,0.

 

Santa Rosa, La Pampa tem máxima média de 14,1C neste mês de maio (o normal é 18,5C).

 

Deve ser a localização ja que me parece que em Buenos Aires quanto mais longe do mar maior a maxima, nos limities da area urbana as maximas ficaram entre os 15c, ja no aeroporto proximo do mar 13c, e outras pws proximo tbm ficaram nas casa dos 14c.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que tanto a convencional quanto a automática ficam no mesmo local, no bairro de Villa Ortuzar, coisa de uns 3 km pra trás do Prata e do bairro de Belgrano. É até que próximo do Aeroparque, que fica no bairro de Palermo.

 

Teve um dia que a máxima horária foi 12,2C e a reportada, 13,8C. Discrepância considerável.

Link to comment
Share on other sites

Máxima simplesmente espetacular em São Francisco de Paula. Os 8,8C de lá com sol conseguiram bater até o Morro da Igreja!

 

São Chico e região são imbatíveis nas máximas em muitas oportunidades. Essa altitude quase a 30oS já faz uma boa diferença pra compensar a altitude da serra catarinense.

 

O que é uma pena! Eu simplesmente fico indignado com a nossa falta de sincronia entre latitude e altitude...

 

A serra geral e aparados da serra (da no mesmo) estão na região limítrofe, alguns graus de latitude pro norte e mais pro oeste a neve pra acumular seria algo excepcional como em 2013 (haja visto planalto de palmas).

 

Em compensação apenas 2° de latitude mais pro sul já faria uma GRANDE diferença na questão de precipitação. São Joaquim/MI no paralelo de POA e Gramado/Canela no paralelo de Canguçu.

 

Acumularia até em invernos merdas como 14/15. Quem deu sorte mesmo foi a Austrália nesse cenário.

Link to comment
Share on other sites

NO BRASIL É PECADO QUASE MORTAL FALAR EM TORNADO. QDO DEU JÁ TINHA DITO EM CASA, VÃO DIZER QUE É MICRO.... AGORA QUEREM CULPAR O RADAR POR NÃO AVISAR....COM A NOSSA CULTURA METEOROLÓGICA ADIANTARIA MUITO AVISAR QUE VEM TORNADO. O EFEITO SERIA PIOR AINDA! DEPOIS COM AVISOS EM DEMASIA NINGUÉM ACREDITARIA!

 

Eu nem culpo tanto a mídia, já que eles se baseiam nos institutos.

 

Pra mim isso reflete um pouco a mentalidade acadêmica e científica de modo geral no Brasil, extremamente conservadora e arrogante.

 

Parece que falar em tornado é como se estivesse falando besteira.

Link to comment
Share on other sites

Uma mudança inesperada está trazendo chuva no norte do PR desde a madrugada, a chuva cai fraca e faz frio, apenas 12°C. :ok:

A chuva chegou aki às 4:30 da manhã.

A área de instabilidade avançou pelo Paraná durante a madrugada gerando chuvas em alguns setores do norte/nordeste e leste do Estado. As temperaturas subiram em diversas áreas, impossibilitando a ocorrência de geadas. Nas serras a intensidade do frio decepcionou, com mínimas variando entre -1 e 2°C (até o momento 6:30).

Baixada Farroupilha em Soledade com -1,7°C agora.

 

13243925_477190159145292_358990798499493655_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

Link to comment
Share on other sites

Nuvens médias e altas vindas do PR foram responsáveis pela súbita elevação da temperatura na madrugada, frustrando mínimas mais expressivas na serra.

 

Ainda assim Urupema chegou em -2,7oC e Urubici-Vacas Gordas a -1,4oC.

 

A médio prazo permanece a convergência em 120h/144h pela entrada de nova erupção de ar frio, impulsionado por uma baixa pressão frente a costa.

 

Nesta madrugada os modelos mostraram certa divergência encabeçada pelo Europeu, que em uma rodada anômala posicionou o ciclone frente a costa do PR e SP, surpreendentemente seguido pelo CMC.

 

Apesar disso Global e Mbar continua firmes e consistentes em um cenário mais comum, seguidos a certa proximidade pelo GFS.

 

A rodagem 00Z do ETA, no entanto, é de cenário de neve a partir de 126h/132h.

 

Interessante o desenrolar, apesar da nítida divergência.

 

Certo é que por ora teremos a manutenção do padrão atual, como observou o Ronaldo, típico de La Nina, com o avanço seguido e livre de frentes acompanhadas de anticiclones frios.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura caiu bem durante a madrugada e foram registradas boas mínimas aqui em Teutônia:

 

2,2ºC Welp

3,6ºC INMET

4,3ºC Lagoa da Harmonia

4,4ºC Languiru

4,6ºC Morro das Antenas

 

Todas estações registraram a menor temperatura em 2016, exceto a estação do bairro Languiru, que a menor marca ainda é do dia 01/05 quando fez 3,9ºC.

Houve geada fraca na área rural. Amanhã espero mínimas mais baixas nas baixadas.

Link to comment
Share on other sites

Todos os modelos que consultei seguem apontando a queda forte da temperatura em minha região a partir do dia 23/05. Alguns com cenário mais agressivo, outro com uma invasão comum de ar frio, mas a certeza mesmo é que vai esfriar a partir de Terça que vem. Será muito bem vindo, e que venham as geadas na Mantiqueira ao longo de toda a semana.

 

A frente fria está atuando neste momento e tenho céu encoberto, 17 graus pelo aeroporto. Não deve passar dos 23 hoje. Amanhã não passa dos 20.

Link to comment
Share on other sites

Fui até Ausentes ontem pegar um frio e um geadão hoje, frio tinha bastante, o vento não parou a noite toda e para minha surpresa o amanhecer estava nublado e ventoso, mínima de 1°C hoje cedo e -0,4°C na relva, tinha um cascão de gelo sobre o carro, talvez essa noite não tenha vento e a mínima seja menor.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.