Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Não vejo um fortalecimento grande do bloqueio, na verdade não vejo a formação pela de um bloqueio em 240h pelo ECMWF. O que eu enxergo é um aumento no geopotencial em 500mb para valores pouco mais altos do que os de hoje, por exemplo. Este aumento denota aumento na pressão em médios níveis, com consequente aquecimento maior e menor desenvolvimento das áreas de chuvas. Em contrapartida com as condições de tempo mais seco, como eu disse ontem, a umidade se mantém. Com maior aquecimento, maior instabilidade pelo menos até a próxima terça-feira sobre todo o estado de SP.

 

Pelo GFS, o bloqueio aparece (sim) pleno em 252h, com aparente circulação fechada. Este sim prejudicaria as chuvas na região Sudeste, MS e boa parte da região Sul. Mesmo sendo um bloqueio, não é (pelo menos não por esta simulação) um 'senhor' bloqueio, ao nível de 2014 e 2015, mas sim um bloqueio daqueles que aparecem em todos os verões por alguns dias.

 

C8wVCBv.png

WLDIljM.png

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 845
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vai ser bloqueio normal, pelo visto. E o melhor disso tudo é que as temperaturas não ficarão muito elevadas, estarão em torno do normal para a época. De hoje até Segunda, no entanto, segue as condições para tempestades. Aliás, hoje o Inmet lançou um alerta de perigo em MG devido à chance desses temporais.

Link to comment
Share on other sites

William, pelos mapas que você postou anteriormente, indica que a chuva vai persistir em SC de meados do dia 15/12 até 31/12...

 

Vai melar o fim de ano de todo mundo que descer pro litoral... Mas esperar o que de um ano que foi literalmente uma bosta em todos os sentidos.

 

Pelo menos pra ca quero ter um natal e ano novo debaixo de muita chuva :sarcastic:

 

No momento bem abafado 24C e 70% , torcemos pra temporais a tarde

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande segue aliviada depois dos 40,5°C de ontem, fazia tempo que não sentia algo tão quente, não tão abafado pois estávamos apenas com 30% de umidade. A temperatura foi caindo e quando chegou nos 35°C foi um puta alívio.

Por volta das oito horas a sensação era de abafamento total mesmo com a temperatura bem mais baixa.

 

Hoje praticamente inverno, minha estação está off, depois resolvo isso.

Link to comment
Share on other sites

Após vários dias amenos hoje faz um pouco de calor, esta 29ºC com céu pouco nublado, chegou a chuviscar com sol no inicio da tarde, vamos ver se essa previsão de asas não vai ser igual no ultimo ano, lembro que era previsto por poucos dias e acabou ficando até o dia 20/01.

Link to comment
Share on other sites

Não vejo um fortalecimento grande do bloqueio, na verdade não vejo a formação pela de um bloqueio em 240h pelo ECMWF. O que eu enxergo é um aumento no geopotencial em 500mb para valores pouco mais altos do que os de hoje, por exemplo. Este aumento denota aumento na pressão em médios níveis, com consequente aquecimento maior e menor desenvolvimento das áreas de chuvas. Em contrapartida com as condições de tempo mais seco, como eu disse ontem, a umidade se mantém. Com maior aquecimento, maior instabilidade pelo menos até a próxima terça-feira sobre todo o estado de SP.

 

Pelo GFS, o bloqueio aparece (sim) pleno em 252h, com aparente circulação fechada. Este sim prejudicaria as chuvas na região Sudeste, MS e boa parte da região Sul. Mesmo sendo um bloqueio, não é (pelo menos não por esta simulação) um 'senhor' bloqueio, ao nível de 2014 e 2015, mas sim um bloqueio daqueles que aparecem em todos os verões por alguns dias.

 

Tendência para um Anticiclone do tipo bloqueio de duração curta... Não há ainda evidências concretas que levem a crê em formação de bloqueio atmosférico duradouro e intenso para este ou no próximo mês.

Link to comment
Share on other sites

Projeção do CFS sugere cada vez mais picos de calor intenso ganhando força sobre o centro e o sul da Argentina, especialmente em Janeiro, além do RS possivelmente entrando na roda.

 

Por enquanto, como disse, não há evidência concreta no conjunto de corridas do CFS, para Ondas de Calor/bloqueios duradouros em grande parte do Sul, e no Sudeste em Dezembro e Janeiro ao menos.

 

Além disso o Atlântico Sul na altura da costa do Sul do país, tende a neutralizar e reverter o resfriamento registrado em Novembro durante Janeiro, com algum aquecimento significativo no mês que vem.

 

Y5mISdE.gif

 

O curioso, é que embora o calor ganhe força na Argentina, esses picos de calor de intenso parecem ser intermediados por entrada de algum tipo de Ar Frio ainda por vezes no país vizinho.

 

WRjrvnv.gif

Link to comment
Share on other sites

ESTES MAPAS ESTÃO CONDIZENTES COM O ESPERADO PARA DEZEMBRO.

 

Embora sejam de Janeiro os mapas... A Previsão do CFS não traz nada de anormal também ao meu vê, afinal picos de calor são comuns no verão na Argentina e RS.

 

Ao que tudo indica, estamos caminhando para um Verão "Normal" (Comparado com 2013-2014 e 2014-2015) no Sul-Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Noite começando com algumas nuvens no céu por aqui! Faz 23 graus na Mooca-CGE.

Os ventos passaram a soprar do mar.

 

-----------------------------------------------------------------------

 

Ainda bem que por enquanto essa ASAS será passageira e como já foi dito pelos outros colegas, a temperatura não ficará tão alta (me refiro as máximas de 34, 35 e 36 graus aqui em Sampa).

 

E geralmente calorão no centro da Argentina e também no RS acaba sendo um ótimo sinal para o sudeste do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

William, nessa hora em que o tempo estava limpo em Maria da Fé, aqui na divisa com a Zona da Mata de Minas, instabilidades avançavam de oeste e sudoeste com muitas trovoadas e chuvas moderadas em direção ao Noroeste do Rio e sul do Espírito Santo.

 

Aqui em Laje do Muriaé-RJ com na maioria das vezes as chuvas chegam mansas e com pouco trovões, vão intensificando aos poucos, com pouco vento, no final chuvas bem distribuídas ao longo do período.

Medi 29 mm ás 22 horas.

 

Graças ao padrão de El-Niño vem chovendo regularmente desde 29 de novembro

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que eu venho notando ao olhar o modelo GFS seria a formação de um VCAN em 500 hoa sobre o leste do sudeste para o outro final de semana, após um enfraquecimento da ASAS.

 

bQ18gIk.gif

 

-----------------------------------

 

Aqui agora as nuvens baixas tomaram conta de céu. Faz 22 graus na Mooca!

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que eu venho notando ao olhar o modelo GFS seria a formação de um VCAN em 500 hoa sobre o leste do sudeste para o outro final de semana, após um enfraquecimento da ASAS.

 

http://i.imgur.com/bQ18gIk.gif

 

Falando em VCAN, GFZ 18 capturano final da grande um outro VCAN ainda mais potente e associado a uma baixa em superfície na costa do ES, podendo chegar a apenas 1000 hpa.

 

ps6lyNc.png?1

 

Com isso, haveria uma organização de umidade em praticamente toda a Bahia e além disso nota-se que no local onde a baixa está, muita chuva será despejada (reparem na mancha vermelha ao largo do litoral do ES).

 

FcEj0Wj.png?1

Link to comment
Share on other sites

[attachment=0]wp_ss_20151212_0001.png[/attachment]

 

Bicho pegando no centro de sp

 

Janelas batendo com força pelo condomínio, trovoadas e chuvarada.

 

A instabilidade chegou aqui de sopetão.

 

 

Aqui tava muito quente e fechou bem rapido reserva ja deu 8mm e caiu pra 17°C , aqui apenas trovoes e vento forte ainda

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante essa previsão da aproximação da ZCIT no norte do NE para os próximos dias e também de chuvas significativas em MA, PI, CE. Pois dezembro é ainda um mês em que a ZCIT atua de forma tímida e outra, é ano de forte El Niño.

Se chover isso que está sendo previsto, eu acredito que a chuva ficará dentro a até acima da média em vários locais daquela região como por exemplo São Luiz, Teresina. Espero que isso possa significar um JFMA bom de chuvas por lá, coisa que a última vez em que aconteceu foi em 2011.

Link to comment
Share on other sites

Fortes áreas de instabilidade se formaram no interior do Estado e avançam agora pela Baixada Fluminense, na região metropolitana do Rio. Aqui na capital, ainda não tenho chuva na zona norte , região do Méier, mas o céu encontra-se extremamente carregado em direção ao extremo norte da cidade. Segundo o radar da prefeitura do Rio, as áreas de chuva forte já se encontram na divisa do Rio com São João de Meriti, Nilópolis e Nova Iguaçu. No momento começa a ventar forte e faz 29,5°C após máxima de 34,8°C e mínima até o momento de 25,3°C, um sábado bastante abafado.

Link to comment
Share on other sites

Chovendo muito forte aqui na zona norte do Rio, com direito a raios e ventos fortes, temperatura caiu para 25,0° depois de máxima de 33,2° com sol! :good:

 

Tá em qual bairro, Gvieira? Aqui na Abolição acabaram de chegar os raios e trovões muito fortes, mas ainda sem chuva!

 

Aqui na Pavuna, muita água, a chuva não para !!

Link to comment
Share on other sites

Chovendo muito forte aqui na zona norte do Rio, com direito a raios e ventos fortes, temperatura caiu para 25,0° depois de máxima de 33,2° com sol! :good:

 

Tá em qual bairro, Gvieira? Aqui na Abolição acabaram de chegar os raios e trovões muito fortes, mas ainda sem chuva!

 

 

O Gabriel daqui do forum me mandou essa foto do Rj agora a tarde

 

IMG-20151212-WA0004.thumb.jpg.6c59f4fe3c3b2b970629a323699b958c.jpg

Link to comment
Share on other sites

Chovendo muito forte aqui na zona norte do Rio, com direito a raios e ventos fortes, temperatura caiu para 25,0° depois de máxima de 33,2° com sol! :good:

 

Tá em qual bairro, Gvieira? Aqui na Abolição acabaram de chegar os raios e trovões muito fortes, mas ainda sem chuva!

 

 

O Gabriel daqui do forum me mandou essa foto do Rj agora a tarde

 

[attachment=0]IMG-20151212-WA0004.jpg[/attachment]

 

Só muitos raios e trovões aqui na minha área por enquanto, to achando que tá enrolando muito pra chegar aqui no "sul" da zona norte.

Link to comment
Share on other sites

A chuva se concentrou na porção leste da zona norte(Subúrbio da Leopoldina, Ilha), Centro e parte mais ao norte da zona sul(Laranjeiras, Flamengo, Catete..), ou seja, nos bairros margeados ou próximos aos margeados pela Baía da Guanabara, tendo sido apenas entre fraca e moderada nas outras regiões da cidade, com acumulado máximo de 47 mm na Saúde(Centro), tendo sido 22 mm em apenas 15 minutos, 33 mm na Ilha e 21 mm na Penha. Houve relatos até de queda de granizo na Ilha do Governador, na Lapa(área central) e em partes do bairro do Centro. Aqui na região do Grande Méier, especificamente no bairro da Abolição, que fica mais continental, a chuva foi apenas moderada em forma de pancadas e tive um total de 12 mm, no entanto vale ressaltar o espetáculo por horas de muitos raios e relâmpagos que tivemos, sem dúvidas um dos ou talvez o mais significativo desse ano por aqui. Agora há pouco voltou a chover, mas de forma fraca, bem como a ocorrerem algumas poucas trovoadas. Faz apenas 23,4°C no momento, mínima do dia. Ao que acompanhei, um novo núcleo de chuva mais forte se aproxima do município, dessa vez pelo extremo oeste da cidade, vindo do litoral sul do Estado.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal! O começo de dezembro veio fresco aqui em Buenos Aires. No fim de semana chegou a fazer até frio: no domingo mínima de 10,6ºC e máxima de 23,4ºC e na segunda mínima de 14,9ºC, mas máxima já em 26,2ºC. Eu estava em Montevideo no domingo, e apesar do dia ensolarado a temperatura variou apenas entre 9 e 18ºC. Na segunda amanheceu ainda mais frio, com 8ºC e a máxima foi de 21ºC. Na segunda eu estava em Punta del Este e, por lá, apesar do sol, a máxima não superou os 19ºC.

 

Porém a temperatura disparou ao longo da semana e nos últimos três dias fez MUITO calor em Buenos Aires, marcando definitivamente a chegada do verão (que, na verdade, deve ser fresco e chuvoso este ano, graças ao El Niño). Na quinta-feira a mínima foi de 19,0ºC e a máxima de 34,2ºC. Ontem a temperatura variou entre 20,8ºC e 34,4ºC e permaneceu acima dos 30ºC até 10 da noite. Hoje a mínima foi altíssima, de 24,4ºC. Durante a manhã tivemos sol, e à tarde céu nublado, com abafamento e máxima de 32,0ºC, com sensação térmica de 35,1ºC! Chegou a chover um pouquinho, a temperatura baixou bem e faz 25,2ºC agora, às 21h23 (hora local), com URA de 63%, vento sudoeste a 3 km/h e a pressão é de apenas 1000,5 hpa.

 

Para amanhã devemos ter calor e possibilidade de chuva à noite. A umidade estará alta e teremos novamente sensação térmica acima dos 35ºC, ao que tudo indica. A temperatura varia entre 19ºC e 32ºC. O sol nasce às 5h34 e se põe às 20h01.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.