Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

  • Replies 845
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Radar da USP é mais nítido, porém nunca vejo ninguém postar imagens d'ele aqui. Há algum problema com isso?

O problema é que o radar USP (Um dos 2 que cobrem a RM de S. Paulo), pelo menos para o público, não atualiza imagens desde 03/10.

Aparece indicado que está em manutenção. :sad:

 

------------------

 

Hoje, tivemos mais sol e mais calor em Sampa.

A automática do Mirante bateu nos 30,8°C, o IAG nos 30,5°C.

Apesar de já estarmos com toda a característica de verão, o Mirante não chegava nos 30° desde 19/11, quando registrou 30,4°C.

Agora à tarde, aqui em casa, na zona norte, caíram uns 2 ou 3 pingos de chuva :mosking: , que nem molharam o chão.

Muitas nuvens por aqui, aeroportos nos 28°C. :heat:

 

E.T.: Não gostei nenhum pouco das notícias dadas pelo Rodolfo. :negative:

Espero que sejam bloqueios passageiros, normais.

Não agüento mais um verão com calor "fora da casinha". :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Fico com muito medo dessas projeções.

No ano passado o CFS também começou a indicar que a ASAS se aproximaria do Brasil á partir do fim de dezembro e que à princípio seria passageira, logo perdendo forças. Daí com o passar dos dias, o CFS foi aumentando cada vez mais a duração daquela ASAS e deu no que deu, se estendeu até o dia 20 mais ou menos. Portanto, fico preocupado que nesse ano também aconteça a mesma coisa.

 

Por enquanto o CFS indica um janeiro com chuvas dentro do normal em todo o sudeste. Mas vale dizer que na primeira quinzena de dezembro de 2014, o mesmo modelo também sugeria quase a mesma coisa, ou seja, chuvas dentro a acima da média para o sudeste. Entretanto, ao longo da segunda quinzena, o CFS foi cada vez mais secando a região em sua projeção para janeiro de 2015 e se concretizou

 

Olha a prova e veja que baita diferença!

 

Post do Rodolfo no dia 13/12/2014

viewtopic.php?f=133&t=16004&start=900#p474250

 

Post do Rodolfo no dia 29/12/2014

viewtopic.php?f=133&t=16004&start=2700#p477030

Link to comment
Share on other sites

Fico com muito medo dessas projeções.

No ano passado o CFS também começou a indicar que a ASAS se aproximaria do Brasil á partir do fim de dezembro e que à princípio seria passageira, logo perdendo forças. Daí com o passar dos dias, o CFS foi aumentando cada vez mais a duração daquela ASAS e deu no que deu, se estendeu até o dia 20 mais ou menos. Portanto, fico preocupado que nesse ano também aconteça a mesma coisa.

 

Post do Rodolfo no dia 13/12/2014

viewtopic.php?f=133&t=16004&start=900#p474250

 

 

 

Curiosidade

 

No post de baixo o Eduardo RJ disse:

"Esse modelos a longo prazo estão bem confusos. Ontem mesmo a Climatempo publicou a previsão para o verão, que eu nunca confio, e disse que este será um verão normal, sem bloqueios."

 

Eles assim o fizeram novamente:

Link to comment
Share on other sites

Daniel, entendo a sua preocupação e ela faz sentido. No entanto, a dinâmica desse verão está muito diferente no Sudeste. Desta vez, sinceramente, acho difícil um novo bloqueio daqueles. Temos o super El Niño em jogo esse ano, que está aqui para bagunça nossa atmosfera. El Niño provoca bloqueios no Nordeste e região central do Brasil, e não no Sudeste.

 

Em JF, tempestade neste momento, com chuva forte, trovoadas e rajadas de vento.

Link to comment
Share on other sites

Daniel, entendo a sua preocupação e ela faz sentido. No entanto, a dinâmica desse verão está muito diferente no Sudeste. Desta vez, sinceramente, acho difícil um novo bloqueio daqueles. Temos o super El Niño em jogo esse ano, que está aqui para bagunça nossa atmosfera. El Niño provoca bloqueios no Nordeste e região central do Brasil, e não no Sudeste.

 

Em JF, tempestade neste momento, com chuva forte, trovoadas e rajadas de vento.

 

Fico mesmo preocupado, por mais que a previsão que o Rodolfo postou se trate de uma rodada individual, ou seja, as das 00z de hoje do CFS. Portanto, as outras rodadas desse mesmo modelo pode ossa não estar indicando algo parecido com isso (tomara).

 

Mas eu também acho difícil que tenhamos um bloqueio que nem o do verão de 2014 ou de janeiro de 2015. Talvez em fevereiro do ano que vem possamos ter algo, mas sem aquela aberração toda, uma ASAS normal apenas.

Além da dinâmica diferente como você já citou e o El Niño, também estamos presenciando um processo de resfriamento no Atlântico sul. Creio que o Atlântico sul aquecido tenha sido o grande responsável pelos bloqueios anômalos.

Link to comment
Share on other sites

Coruripe, AL às 14 UTC

 

Temperatura máxima: 39.8

Temperatura instantânea: 38.7

Umidade instantânea: 44 %

Sensação térmica instantânea: 47 °C :heat:

 

Olá!

 

Venho observando um comportamento pra lá de estranho nesta estação. Não corresponde à realidade do local, tendo em vista que está 'próxima' ao litoral. A não ser que haja algum outro fator que eu desconheça. Para fins de comparação, peguei os dados de 4 estações ao longo do litoral de Alagoas e da divisa com Sergipe. Vejam as discrepâncias:

 

YGrEuBr.png

 

Este problema já ocorreu em outras estações anteriormente, como por exemplo em Sobral-CE e Itaquiraí-MS. Certamente de calibração nos sensores de temperatura, pois atinge as aferições em todas as horas do dia, não só durante a tarde.

Link to comment
Share on other sites

O Radar da USP é mais nítido, porém nunca vejo ninguém postar imagens d'ele aqui. Há algum problema com isso?

O problema é que o radar USP (Um dos 2 que cobrem a RM de S. Paulo), pelo menos para o público, não atualiza imagens desde 03/10.

Aparece indicado que está em manutenção. :sad:

 

Aldo, acho que o Tavares está se referindo a esse:

http://www.starnet.iag.usp.br/defesa_civil/radar_sp.php

 

Esses dois radares na USP:

http://www.chuvaonline.iag.usp.br

o que está na cidade universitária está em manutenção, apenas o na USP leste está funcionando...

Link to comment
Share on other sites

O Radar da USP é mais nítido, porém nunca vejo ninguém postar imagens d'ele aqui. Há algum problema com isso?

O problema é que o radar USP (Um dos 2 que cobrem a RM de S. Paulo), pelo menos para o público, não atualiza imagens desde 03/10.

Aparece indicado que está em manutenção. :sad:

 

Aldo, acho que o Tavares está se referindo a esse:

http://www.starnet.iag.usp.br/defesa_civil/radar_sp.php

 

Nossa! Eu não sabia da existência desse radar. Além de utilizar resolução alta, pega uma área ainda mais abrangente, inclusive o Vale do Paraíba, sistema da Cantareira. Maravilha!

Vou começar a acompanhar as chuvas por ele.

Muito obrigado!

 

EDIT: Percebi que esse radar é aquele fornece a imagem com 3 horas de atraso (Salesópolis, eu acho), se eu não me engano, pois ainda aparece 18 horas UTC.

Link to comment
Share on other sites

 

(...) Percebi que esse radar é aquele fornece a imagem com 3 horas de atraso (Salesópolis, eu acho), se eu não me engano, pois ainda aparece 18 horas UTC.

 

Daniel, o "radar 108 km" USP, permite visualizar RMSP até o canteira:

 

http://www.climatempo.com.br/radar-sp/

http://www.chuvaonline.iag.usp.br/radar_each_108km.php

 

Acredito que está atualizando em 5/8 minutos.

wXjuFqR.png

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos chuva forte a tarde, nas ultimas semanas o clima esta monótono na minha região, as pancadas de chuva estão frequentes, por isso não tenho estado ativo no baz, espero que essa previsão de ASAS não se confirme ou será que o raio cai três vezes seguidas no mesmo lugar? Janeiro de 2015 e 2014 foi um inferno aqui, nunca passei tanto calor na minha vida.

Link to comment
Share on other sites

 

(...) Percebi que esse radar é aquele fornece a imagem com 3 horas de atraso (Salesópolis, eu acho), se eu não me engano, pois ainda aparece 18 horas UTC.

 

Daniel, o "radar 108 km" USP, permite visualizar RMSP até o canteira:

 

http://www.climatempo.com.br/radar-sp/

http://www.chuvaonline.iag.usp.br/radar_each_108km.php

 

Acredito que está atualizando em 5/8 minutos.

http://i.imgur.com/wXjuFqR.png

 

Muito obrigado pelo link desse radar. Creio que será melhor pra ver a chuva no Cantareira e também Alto Tietê!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui nublado e garoa 6mm hoje , chegando a 50mm no mes , 15°C

 

Com o temporal de hoje, já chegamos aos 81mm no mês, hehehe, estamos indo muito bem!

 

Aliás, o temporal foi forte mesmo. Tivemos vários destelhamentos, alagamentos de ruas e avenidas, além de queda de barreiras.

 

Os estragos são inevitáveis, porém a chuva necessita continuar. Só assim as represas retornarão ao normal.

Link to comment
Share on other sites

A chuva enfraqueceu muito antes chegar, aqui foram só chuviscos, 0,3 mm.

O bom, é que observando o radar, acredito que em algumas regiões devem ter caído mais de 20 mm. A PCD de Afrânio, PE (45 km a leste) registrou 24,2 mm às 09 UTC.

 

--------------------------------------------------------

A saída 00 Z do GFS deu uma melhorada pra cá.

 

TqQLTJA.png

Link to comment
Share on other sites

O Radar da USP é mais nítido, porém nunca vejo ninguém postar imagens d'ele aqui. Há algum problema com isso?

O problema é que o radar USP (Um dos 2 que cobrem a RM de S. Paulo), pelo menos para o público, não atualiza imagens desde 03/10.

Aparece indicado que está em manutenção. :sad:

O que está na cidade universitária está em manutenção, apenas o na USP leste está funcionando...

Podiam aproveitar que tá inativo e instalar ele em outro ponto, no centro do estado, eu não vejo lógica em instalar dois radares com mais de uma centena de km de alcance 25 km de distância um do outro. A não ser que a finalidade principal seja apenas didática.

Link to comment
Share on other sites

Fico com muito medo dessas projeções.

No ano passado o CFS também começou a indicar que a ASAS se aproximaria do Brasil á partir do fim de dezembro e que à princípio seria passageira, logo perdendo forças. Daí com o passar dos dias, o CFS foi aumentando cada vez mais a duração daquela ASAS e deu no que deu, se estendeu até o dia 20 mais ou menos. Portanto, fico preocupado que nesse ano também aconteça a mesma coisa.

 

Post do Rodolfo no dia 13/12/2014

viewtopic.php?f=133&t=16004&start=900#p474250

 

 

 

Curiosidade

 

No post de baixo o Eduardo RJ disse:

"Esse modelos a longo prazo estão bem confusos. Ontem mesmo a Climatempo publicou a previsão para o verão, que eu nunca confio, e disse que este será um verão normal, sem bloqueios."

 

Eles assim o fizeram novamente:

 

Quem entrou no BAZ no último verão, como o Daniel, sabe bem como foram as previsões climáticas da Climatempo. Todas erradas!!

 

Não a toa, vide esse exemplo: A Climatempo falou que seria um VERÃO NORMAL SEM BLOQUEIOS.

 

O resultado todo mundo viu em Janeiro! :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

E.T.: Não gostei nenhum pouco das notícias dadas pelo Rodolfo. :negative:

Espero que sejam bloqueios passageiros, normais.

 

Por enquanto a tendência, ao meu ver, é de situações esporádicas de bloqueios durante Dezembro e Janeiro.

 

Até o momento, não há tendência dentro dos modelos para um período longo de bloqueio para os próximos 2 meses, que seria o período mais confiável para falar algo.

 

Não é o desejável, mas também não deve ser o pior.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que o radar USP (Um dos 2 que cobrem a RM de S. Paulo), pelo menos para o público, não atualiza imagens desde 03/10.

Aparece indicado que está em manutenção. :sad:

O que está na cidade universitária está em manutenção, apenas o na USP leste está funcionando...

Podiam aproveitar que tá inativo e instalar ele em outro ponto, no centro do estado, eu não vejo lógica em instalar dois radares com mais de uma centena de km de alcance 25 km de distância um do outro. A não ser que a finalidade principal seja apenas didática.

 

O Radar da USP no Instituto de Física foi danificado durante a tempestade de 3 de Outubro, e até hoje se encontra em manutenção.

 

Enquanto o Radar da USP-IF não funciona, o da USP Leste vai quebrando o galho.

 

Os radares (que são de Banda-X) tem alcance total de 108km, mas a alta resolução se limita a 25km de raio.

Link to comment
Share on other sites

E.T.: Não gostei nenhum pouco das notícias dadas pelo Rodolfo. :negative:

Espero que sejam bloqueios passageiros, normais.

 

Por enquanto a tendência, ao meu ver, é de situações esporádicas de bloqueios durante Dezembro e Janeiro.

 

Até o momento, não há tendência dentro dos modelos para um período longo de bloqueio para os próximos 2 meses, que seria o período mais confiável para falar algo.

 

Não é o desejável, mas também não deve ser o pior.

 

No site do CPTEC, pelo GLOBAL ACOPLADO T062L28, a rodada mais atual demonstra claramente uma diminuição das chuvas em janeiro no estado de São Paulo. Principalmente no centro-norte do estado, mas também na capital.

 

O curioso é que isso não seria acompanhado por uma escalada das temperaturas, pelo contrário.

 

Ainda por essa previsão, a situação melhoraria bastante em termos de volume de chuvas em fevereiro e março.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

na estação do Cemaden de Paula Lima/J. de Fora, choveu 122 mm no mesmo dia de Santos Dumont, ficam próximas as estações.Até hoje de manhã a estação de Paula Lima acumulava 180 mm somente em dezembro.

O GFS para 10 dias indica muita chuva para Juiz de Fora.

 

Achei que ia chover aqui no Noroeste fluminense hoje a tarde, esquentou muito e as nuvens vindo do noroeste, pequenos cúmulos, mas acabou não chovendo.

As previsões do GFS e WRF indicam maiores chances de chuvas para a noite de segunda, vou ficar na torcida.

Link to comment
Share on other sites

Cantareira +0,7 hoje

47,8 mm nas últimas 24h

 

 

Ow , cantareira foi pra 21,2% , alta quanto pra sair do volume morto ?

 

Aqui apenas 2mm na madrugada , no momento céu nublado e 18°C ,garoa , pelo GFS 175mm de chuva nos proximos 10 dias aqui

 

Boas chuvas para as represas de SP ontem: Alto Tietê 49,9 mm e Rio Claro 74,2 mm.

 

Para o Cantareira, 8,1% para sair do volume morto.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, o acumulado ontem chegou nos 3060mm e seguiu chovendo, da meia noite para cá mais 16mm ainda não registrados nas minhas contas.

 

Creio que devo chegar próximos dos 3300mm, não esperava tudo isso de chuva, tivemos alguns períodos secos, agora é esperar o ano que vem para se ter uma ideia, me parece que ano que vem será um pouco mais seco, porém, dentro do normal.

Link to comment
Share on other sites

A chuva enfraqueceu muito antes chegar, aqui foram só chuviscos, 0,3 mm.

O bom, é que observando o radar, acredito que em algumas regiões devem ter caído mais de 20 mm. A PCD de Afrânio, PE (45 km a leste) registrou 24,2 mm às 09 UTC.

Fui muito conservador nessa estimativa. Às 12 UTC (as saídas acontecem a cada 3 horas) de ontem a PCD de Afrânio registrou mais 17,2 mm, com total 41,2 mm. Essa também deve ter sido a precipitação ocorrida nas proximidades.

Link to comment
Share on other sites

Temos nesse final de tarde céu encoberto por aqui. Faz 21 graus na Mooca.

 

-------------------------

 

Que felicidade de ver essa alta de 0,7% no Cantareira com a chuva de ontem! Vale dizer que nesse mês de dezembro, o sistema tem recebido chuva todos os dias, seja em forma de pancadas (como na semana passada) ou generalizada (no caso de ontem). Ano passado nessa mesma época, nem sonhava em uma alta assim (se já era difícil do sistema registrar alta de 0,1%, imagine então 0,7%)

 

Se essa previsão do CFS se confirmar e em janeiro não tivermos ASAS duradoura, eu acredito que o Cantareira saia do volume morto ainda antes de fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.