Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Saída das 18z aumentou os acumulados sobre Curitiba.

Para o leste do sudeste, a situação permaneceu ruim.

 

Pelo furreca fechariamos este como o mês com maior média máxima desde 1951.

 

2rpe808.jpg

E quem sabe um dos janeiros mais secos, já que o Inmet leva em consideração a Praça Mauá e por lá quase não choveu, a convencional até agora teve 6mm de chuva, e nem deve sair muito disso.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Venho notando uma coisa na automática do Mirante nos últimos dias: oscilação de até 3°C em 1 hora.

Não é aquele período da manhã, quando a temperatura sobe rápido e isso é normal.

Tem acontecido no horário em que a elevação tende a se estabilizar.

 

Por exemplo, hoje às 18h UTC (16h verão),marcou:

Instantânea:33,4°C

Mínima: 33,2°C

Máxima: 36,2°C

 

Não está meio estranho? :russian:

 

-------------

No IAG: 35,0°C na leitura de 0h UTC (22h).

 

Hahaha.. Aí tem!

 

Depois de Sobral dá 60C de máxima, dá pra ficar com uma pulga atrás da orelha dessas estações (Padrão WMO) do INMET. :sarcastic:

 

E essa sonegação das 18UTC?? :negative: :negative:

 

==================================================================================================

 

Em Congonhas:

 

Aeroporto de Congonhas deu 34,2C de máxima hoje a tarde, conforme Synop das 0UTC:

 

201501190000 AAXX 19004 83780 31962 41509 10259 20206 39242 48550 52010 70500 84040

333 10342=

 

Aeroporto de Congonhas (1 a 18/01)

 

Mínima Média: 21,9C

Máxima Média: 31,7C

Precip Acumulada: 91,4mm

 

Não muito diferente do Mirante... Com exceção das máximas, que está com 32,7 (sem computar hoje).

Link to comment
Share on other sites

GFS em suas última rodadas indicando uma segunda feira seca em praticamente todo o estado paulista.

O mapa abaixo mostra o acumulado de chuvas em 24 horas, das 06z de amanhã até às 06z de terça feira.

 

Df2ksIg.png

 

====================================================

 

Embora tenha chovido forte aqui, eu notei que não adiantou muita coisa. O ar está abafado.

 

===================================================

 

Fico muito surpreso de ver que a temperatura ainda estava nos 35 graus em Campinas às 20 horas de hoje, além das máximas quase perto dos 40 em algumas áreas do interior paulista.

 

E de acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar em algumas cidades do Vale do Paraíba ficaram muito baixas nessa tarde de domingo, abaixo dos 20%, algo completamente fora do comum pra essa época.

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/287064/calor-intenso-e-baixa-umidade-no-vale-do-paraiba/

 

Mas enfim, em 3 ou 4 dias o nosso "Prozac" vem aí pra tirar esse sofrimento. rsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, Vila Militar está 66.4mm acumulados, todos do início do mês. Será que chegamos aos 100?

 

Até mais cedo eu achava que sim, pois faltam apenas 33,6mm, metade disso já cai facilmente em uma chuva de fim de tarde, mas depois de ver essa previsão do foreca minha opinião ficou meio balançada, alguns modelos ainda indicam chuvas para a metade da semana que vem, mas pode ser aquela história que o carioca está bem acostumado em anos sob influência da alta: sol torrando pela manhã, cbs se formando a tarde e no final da tarde elas se desintegram, acabando por terminar o dia com cirrus. Espero que os modelos estejam errados, não é só o nosso conforto térmico que está dependendo das chuvas...

Link to comment
Share on other sites

A chuvinha que caiu aqui até diminuiu um pouco a temperatura, mas continua péssimo para dormir. Pelo que vi no site do CGE, a chuva atingiu com mais força a região da Freguesia do Ó, onde choveu 18,8 mm e a temperatura caiu para 21,8ºC (no momento 21,9ºC). As outras estações que ficam localizadas na parte mais intensa da ilha de calor estão com temperaturas entre 25ºC e 26ºC (altíssimo para o horário).

Link to comment
Share on other sites

Amigos, me desculpem por sair do assunto do tópico, tenho uma duvida que possivelmente alguém aqui possa me ajudar...

O INMET disponibiliza os dados históricos das estações convencionais nesse site: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=bdmep/bdmep

Contudo queria verificar dados de algumas estações automáticas mas o site normal só permite verificar dados de no máximo 90 dias atrás...

Alguém sabe onde consigo os "dados históricos" das estações automáticas do INMET?

Obrigado!

Aqui tem em gráficos mas mostra os dados só das horas inteiras (Instantâneo).

Não mostra máximas nem mínimas horárias.

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=rede_estacoes_auto_graf

 

1. Clicar na "setinha" de Estação, escolhendo a cidade.

2. Escolher o ano e clicar em Gera.

3. Em cima, escolher o parâmetro de interesse (Temperatura, umidade, etc).

4. Quando aparecer o gráfico, escolher o período ou dia de interesse movendo as setas/cursor do rodapé, abaixo.

 

No começo é meio complicado, depois acostuma.

 

 

Funcionou muito bem!

Muito obrigado! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Minha segunda noite em Curitiba nessa onda de calor e para mim o clima da cidade está de parabéns.

 

Por aqui, todos reclamando do ''calorão'', mas as máximas mal passaram dos 32º C. Ontem à meia noite, relativamente agradáveis 23º C. Digo relativamente porque nas capitais do sudeste a essa hora a população penava com marcas acima de 26º C.

 

Mas tudo acaba e hoje volto para Jundiaí. Se e somente SE o mecânico conseguir na concessionária a mangueira do radiador, que estourou durante a subida da serra entre Joinville e Curitiba.

 

Tô quase torcendo pr'ele só conseguir a peça amanhã! :sarcastic:

 

Bom dia e abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

Europeu 00Z ligou o motor do bloqueio... Pega apenas uma pequena folga nesta semana , porém o bloqueio voltaria a agir já neste find. Pela atual rodada , RJ pode esquecer as chuvas... Para quem achava o bloqueio pangare , pelo jeito ele vai continuar !!E quem apostaria em um mês sem chuva no ES e BH ?

Link to comment
Share on other sites

Principais saídas dos modelos globais da manhã dessa segunda (GFS/ECMWF/CMC/JMA) sugerem agora de fato o retorno da ASAS pra costa do Sudeste, entre 192-240h ao menos. Há uma boa concordância, inclusive em Ensemble, o que garante boa chance de ocorrência do fato... Ainda sim, há nuances de divergência no posicionamento e até na força do Anticiclone... Necessário observar as próximas corridas.

 

Após 240h, altíssima divergência e variação entre o GFS e Global.

 

GFS sugere um curto padrão de predomínio do anticiclone, com avanço de sistemas frontais, especialmente sobre SP. Já o Global parece instalar um novo bloqueio atmosférico significativo, porém há muita variança de solução para solução, inclusive em Ensemble.

 

Por enquanto quadro indefinido a médio prazo, julgando modelos operacionais.

Link to comment
Share on other sites

Eu aposto em um fim de janeiro e fevereiro secos. Creio que o CFS ao longo desta e da próxima semana irá se render a essa previsão. E aposto num cenário ainda pior do que em 2014 para todo o sudeste, mesmo pra Sp que anda tendo suas chuvas "pangaré".

 

Ano Passado, o CFS começou a mudar a sua previsão pra fevereiro, por volta do dia 20, 21 de Janeiro... Vamos acompanhando...

Link to comment
Share on other sites

O aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, opera com visibilidade horizontal reduzida para 5000 metros devido à presença de névoa seca.

Na região do Galeão, na Zona Norte da cidade, a visibilidade está em 6000 metros.

Aqui no Centro o sol nem está forte por causa da névoa e não está tão quente. Vila Militar amanheceu com 23.6º. Na região serrana, Nova Friburgo teve mínima de 13.9º. Um lugar muito interessante é Arraial do Cabo na região dos lagos que está com sol forte e 24º no momento.

Link to comment
Share on other sites

Estou com um péssimo pressentimento que não verei mais chuva este mês... Tenho 09,6mm acumulados na minha estação e 40mm no Inmet. Enfim, situação pavorosa, bem pior do que ano passado quando ainda tivemos 140mm em Janeiro.

 

Pelo visto, vamos quebrar o recorde do recorde de Janeiro/14, que até então havia sido o mais quente e mais seco da série.

 

Fim dos tempos...

Link to comment
Share on other sites

Do UOL

 

Um apagão afetou bairros da região central e das zonas sul e oeste de São Paulo na tarde desta segunda-feira (19). A energia caiu por volta de 15h em bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos, Pinheiros e Vila Mariana, além do município de Embu.

 

A AES Eletropaulo informou que, seguindo orientação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), cortou mais de 700 megawatts de energia distribuída. A empresa "está acompanhando a situação e segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS".

 

Já imaginaram, com esse calor e sem energia elétrica.

Link to comment
Share on other sites

....Já imaginaram, com esse calor e sem energia elétrica.

 

Já....E é muito divertido.

 

Em um ambiente fechado o ventilador esquenta o ambiente.

 

Gasta-se água para transformar em energia elétrica para girar um eixo que ainda aquece um ambiente.

 

Resolvi meu problema noturno e diurno.

 

Comprei uma bomba [monofásica 110V 1/8 Hp, conectei na bombona.....jogo água no telhado.....agradáveis 20ºC agora....minha mínima interna vai no máximo a 17ºC....por módicos R$ 100,00 a bombona de 200L foi free.

 

Preciso ensinar aos verdes um pouco de engenharia....pena estão gastando uma fortuna nas ONG's com ar condicionado.....mas o dindin....não é deles.

Link to comment
Share on other sites

Do UOL

 

Um apagão afetou bairros da região central e das zonas sul e oeste de São Paulo na tarde desta segunda-feira (19). A energia caiu por volta de 15h em bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos, Pinheiros e Vila Mariana, além do município de Embu.

 

A AES Eletropaulo informou que, seguindo orientação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), cortou mais de 700 megawatts de energia distribuída. A empresa "está acompanhando a situação e segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS".

 

Já imaginaram, com esse calor e sem energia elétrica.

 

Já é uma prévia do que vamos ter em 2015??

 

Por aqui em São Mateus, com luz! hahaha

Link to comment
Share on other sites

 

Já é uma prévia do que vamos ter em 2015??

 

Por aqui em São Mateus, com luz! hahaha

 

Em termos de ansiedade....SIM.

 

Rodolfo, daquilo que é público na metodologia do CFS os últimos 4 anos no contexto de memória climática tem um peso gigantesco no modelo.

 

É um modelo que não preparado está para a "coisa resiliente".

 

Resumindo, é um modelo demasiadamente humano segundo seu criador....assim ele vai sempre insistir apostando uma parte contra o passado recente.

 

Verei. Como estou vendo coisas interessantes por parte do modelos demasiadamente humanos e humanos demasiadamente modelados.

Link to comment
Share on other sites

Minha frase mais temida: "Nunca diga pior do que está não pode ficar, porque sempre pode".

 

Reclamei barbaridade de 2012.

Quando chegou 2014, concluí que em 2012 eu era feliz e não sabia.

 

Será que em 2015 vou chegar à mesma conclusão? :cray: :hysteric: :wacko: :dash2:

 

E.T.: Caco, acho que você já perdeu a aposta e eu não seria muito otimista para fevereiro. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · há ± um minuto · Editado

Curiosidade, a última vez que a região de S.Joaquim teve 3 verões (dez a fev) quentes foi em 1971/72/73, ou seja a 42 anos atrás. Este é o segundo verão quente seguido na serra, até o momento é o janeiro mais quente já registrado.

Link to comment
Share on other sites

Do UOL

 

Um apagão afetou bairros da região central e das zonas sul e oeste de São Paulo na tarde desta segunda-feira (19). A energia caiu por volta de 15h em bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos, Pinheiros e Vila Mariana, além do município de Embu.

 

A AES Eletropaulo informou que, seguindo orientação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), cortou mais de 700 megawatts de energia distribuída. A empresa "está acompanhando a situação e segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS".

 

Já imaginaram, com esse calor e sem energia elétrica.

 

Já é uma prévia do que vamos ter em 2015??

 

Por aqui em São Mateus, com luz! hahaha

 

NESTE PONTO MORAR NA SERRA É COMO ACERTAR NA LOTECA! AGORA SE O APAGÃO FOR EM JULHO, AÍ O BICHO PEGA!!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, aqui na área urbana de Nova Friburgo a máxima atingiu a uns 15 minutos, ficando em 33,1C, a mínima foi de 17,9C, agora tempo continua firme reporta 32C na estação do Centro. A cada dia que passa fica mais insuportável e o único atrativo do verão que eram as chuvas nem isto mais temos. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.