Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Parabéns William, sobrinho kerido! Muita felicidade nessa tua jornada e q seja longaaa..

Aniversário com frio e chuva garantidos em pleno janeiro, sem ter q ir pro HN?

 

Eu tenho a solução:

 

Potosí na Bolívia, é o ideal, veja a previsão p/ hoje, amanhã e domingo:

10622928_323284474535862_78958629505375880_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=5791a4a5a75b5a67558427e788da0628&oe=556A7EA3&__gda__=1432800591_4cf15b7dc14193e0b9d30b378af96f02

Chuva e trovoadas, com baixas temperaturas!

 

Aí, provavelmente vc irá reclamar da altitude e etc (nada nc está bom)..

O interessante é a pressão no Altiplano.

Graças a existência da Alta da Bolívia, a pressão hj está nos 1041 hPa nesta cidadezinha de 3.900 m de altitude.

Então, CHUVA-TROVOADAS-FRIO-ALTA PRESSÃO MASTODÔNTICA kkkk

 

(Só pra sair um pouco do "eixo Rio/SP/Ctba/MdF/JdF/Matão/Poa"… )

 

Abraço

 

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de calor na região Serrana do Rio, porém as mínimas continuam comportadas e os dias ligeiramente menos quentes, na área urbana de Nova Friburgo tive mínima de 18,3C, agora faz 30C.

Momento descontração, fizeram até uma paródia do Frozen pela onda de calor que atingiu o Rio neste início de 2015, rs...

Link to comment
Share on other sites

Últimas corridas do CFS seguem insistindo para um padrão de chuvas bem melhor em Fevereiro no Sudeste, mas devendo ser insuficiente pra repor as perdas desse janeiro seco.

 

A primeira quinzena teriam frentes atuando mais sobre SP, RJ, algumas áreas de MG/MS...

 

jri4IA2.gif

opRH8h6.gif

 

Já na segunda quinzena de fevereiro, a tendência é de bons volumes de chuva, principalmente avançando para áreas mais a norte do Sudeste, como interior de MG e também sobre Centro-Oeste de forma geral. A tendência é que a chuva perca um pouco de intensidade na segunda quinzena em SP, em relação a primeira quinzena, mas ainda com boa ocorrência dela. Dá pra notar também fluxos de umidade vindos da Amazônia, o que pode sugerir canais de umidade atuando na segunda metade de fevereiro.

 

kD7eAZ3.gif

 

A mudança de padrão de chuvas em fevereiro sugerida hoje pelo CFS, se confirmar, deve estancar a anomalia negativa de chuva vista em Janeiro sobre o Sudeste/Centro-Oeste, deixando os valores de chuva dentro/ou ligeiramente acima da média...

 

4s6QPYc.png

Link to comment
Share on other sites

Pra hoje, a sondagem de manhã mostra uma atmosfera não tão estável quanto o GFS previa... Indice K em 27, sugere algum potencial para formação de trovoadas. Ponto de orvalho também segue alto ainda, em 19C... Porém realmente já há uma grande entrada de ar seco na média troposfera, e já começa a influenciar também em 700hpas.

 

itKfUZH.jpg

 

Um outro fator a ser considerado é que já há entrada de brisa marítima nas partes mais ao sul da RMSP. Vejam que em Parelheiros, a temperatura já está em 27 graus... Ao longo da tarde, essa brisa deve entrar com mais força, e forçar uma rápida (mais não significativa) queda de temperatura, o que de certa forma poderá inibir a formação de convectividade esta tarde... Afinal as chuvas se formam da brisa marítima, mas precisam de muito calor também.

 

Eu diria, que a maior chance de ocorrer trovoadas isoladas hoje, se ocorrer, será em áreas mais a norte da Capital e RMSP, aonde o aquecimento é maior, e a brisa chega com menor força.

 

HWtRr4S.png

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, tenho acompanhado constantemente as rodadas do CFS para os próximos 45 dias, e fiquei feliz com o que vi. Vou tentar fazer um apanhado das ultimas rodadas numa única análise:

1 - Remissão do bloqueio a partir do dia 23, com progressivo retorno das chuvas mais amplas ao Sudeste (principalmente SP, RJ e sul de MG).

2 - Possível formação de uma zona de convergência na primeira semana de fevereiro.

3 - Possibilidade de volta da alta em 500 entre os dias 10 e 20 de fevereiro, mas essa tendência é apontada ora sim, ora não. Não foi batido o martelo ainda.

4 - Geopotencial geralmente abaixo da média na costa do Sul (SC para cima) e Sudeste, até o Nordeste, apontando tendência a umidade elevada em médios e altos níveis, durante todo o mês de fevereiro, salvo a ressalva do item 3.

5 - Formação de nova zona de convergência, pegando faixa central, norte e leste de SP, MG, RJ e se estendendo até a Amazônia nos últimos 10 dias de fevereiro. Essa tendência vem se mantendo e merece ser acompanhada.

6 - Cenário preocupante para o RS, especialmente faixa sul do estado, no que se refere à falta de chuvas. Devem ser irregulares e o modelo CFS aponta em 70% das rodadas a formação de um bloqueio em 500mb sobre o litoral da Argentina, UY e sul do RS ao longo do mês, principalmente a partir da segunda quinzena. Merece acompanhamento também.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo e Vini, também tenho acompanhado diariamento as saídas do CFS, assim como outros modelos. Este acertou muito a configuração deste bloqueio desde o meado de dezembro, intensidade, posição e duração. Mas me preocupa lembrar que ano passado nesta época ele também previa um fevereiro melhor em chuvas e não foi o que ocorreu. Outro fator que tem me preocupado é o GFS apontando há algumas rodadas uma nova alta pressão invadindo o sudeste, fato que aparece na 12Z de hoje. Espero que se confirme um bom fevereiro, mas estou bem incredulo disso...

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, tenho acompanhado constantemente as rodadas do CFS para os próximos 45 dias, e fiquei feliz com o que vi. Vou tentar fazer um apanhado das ultimas rodadas numa única análise:

1 - Remissão do bloqueio a partir do dia 23, com progressivo retorno das chuvas mais amplas ao Sudeste (principalmente SP, RJ e sul de MG).

2 - Possível formação de uma zona de convergência na primeira semana de fevereiro.

3 - Possibilidade de volta da alta em 500 entre os dias 10 e 20 de fevereiro, mas essa tendência é apontada ora sim, ora não. Não foi batido o martelo ainda.

4 - Geopotencial geralmente abaixo da média na costa do Sul (SC para cima) e Sudeste, até o Nordeste, apontando tendência a umidade elevada em médios e altos níveis, durante todo o mês de fevereiro, salvo a ressalva do item 3.

5 - Formação de nova zona de convergência, pegando faixa central, norte e leste de SP, MG, RJ e se estendendo até a Amazônia nos últimos 10 dias de fevereiro. Essa tendência vem se mantendo e merece ser acompanhada.

6 - Cenário preocupante para o RS, especialmente faixa sul do estado, no que se refere à falta de chuvas. Devem ser irregulares e o modelo CFS aponta em 70% das rodadas a formação de um bloqueio em 500mb sobre o litoral da Argentina, UY e sul do RS ao longo do mês, principalmente a partir da segunda quinzena. Merece acompanhamento também.

 

Exatamente isso mesmo Vini... Eu também to acompanhando dia a dia as corridas do CFS, pra verificar a consistencia, que por enquanto é muito boa!

 

Na Linha 3... Mesmo que o Anticiclone volte, aparenta ser por um período curto, o que é normal... Portanto não devendo ao andar da carruagem, ter condições de bloqueio anomalo como esse de Janeiro.

 

Na Linha 6, eu ia enfatizar isso... Percebi também um decréscimo nas chuvas pro Cone Sul, e incursões de ondas de calor também, com máximas entre 35-40 graus nessas áreas, incluindo Buenos Aires, centro-norte da Argentina, Paraguai, e áreas do Rio Grande do Sul por várias vezes em fevereiro.... Vitor vai adorar! :sarcastic:

 

Me parece uma grande reversão dos papéis em Fevereiro entre o sul e o sudeste!! Vamos aguardar...

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo e Vini, também tenho acompanhado diariamento as saídas do CFS, assim como outros modelos. Este acertou muito a configuração deste bloqueio desde o meado de dezembro, intensidade, posição e duração. Mas me preocupa lembrar que ano passado nesta época ele também previa um fevereiro melhor em chuvas e não foi o que ocorreu. Outro fator que tem me preocupado é o GFS apontando há algumas rodadas uma nova alta pressão invadindo o sudeste, fato que aparece na 12Z de hoje. Espero que se confirme um bom fevereiro, mas estou bem incredulo disso...

 

Eduardo realmente você tá certo!

 

No dia 16/01/2014 (exatamente 1 ano atrás), o CFS previa um Fevereiro/14 com chuvas acima da média no Sudeste:

 

fZ9U7vw.png

 

Porém ao chegar no dia 30/01/2014, ele mudou todo o quadro e passou a sugerir realmente que Fevereiro seria um desastre....

 

wE5TD51.png

 

Esse mesmo quadro pode acontecer de novo esse ano?? Sim... Como diz o Mafili, na meteorologia jamais podemos dizer "nunca"... Mas não me parece o caso...

 

De qualquer forma, vamos entrar nesses últimos 15 dias de janeiro, que serão críticos para a previsão do CFS, pois ele se aproximará mais de fevereiro, e tenderá dar uma previsão mais concisa com o mês... Vamos torcer que o quadro sugerido com enorme consistência na primeira quinzena de Janeiro, se confirme nas previsões dessa segunda quinzena... Embora o GFS insista com o quadro de Anticiclone ganhando força, são previsões muito longínquas para modelos operacionais, e portanto sujeita a alterações significativas, mas também estarei de olho na evolução dos operacionais a fim de obter o melhor quadro possível...

 

Por enquanto vamos torcer que o quadro do CFS se confirme, e acompanhar a evolução dos modelos.

Link to comment
Share on other sites

....Agora, se fevereiro que é a "curto" prazo o CFS dá uma previsão meio difícil de acreditar dessa, será que não seria em caso botar em cheque essa previsão otimista de baixo?? :russian:

....Acho que o CFS tá com alguma deficiência em prever SST por aqui, que já vem do nosso inverno de 2014... Mas enfim, aguardemos pra vê se os bilhões do CFS estão certos :sarcastic:

 

Como neste ramo do nosso hobby não existem palavras como: Nunca, impossível, etc...etc...

 

Eu olhei duas vezes nos mapas para ver se era de anomalias mesmo. Para evitar conflito com a sazonalidade das temperaturas superficiais.

 

A anomalia sair de +3ºC e ir a -5ºC....um delta de 8ºC.

 

Aqui devemos descontar o departamento de criatividade dos artistas que utilizam nuances de cores como se todos fossemos Monet.

 

VEJA, se para operar o Tupã são necessárias 75 pessoas imagine para operar somente os Satélites NOAA....

 

Se o CFS estiver certo:

 

Teremos o melhor outono desde 1500.

 

Abraços

 

Mafili, parece que os bilhões do CFS finalmente estão começando a se render a realidade que será o Atlântico em fevereiro... :sarcastic:

 

oNOJUCd.png

Link to comment
Share on other sites

Na Linha 6, eu ia enfatizar isso... Percebi também um decréscimo nas chuvas pro Cone Sul, e incursões de ondas de calor também, com máximas entre 35-40 graus nessas áreas, incluindo Buenos Aires, centro-norte da Argentina, Paraguai, e áreas do Rio Grande do Sul por várias vezes em fevereiro.... Vitor vai adorar! :sarcastic:

 

Me parece uma grande reversão dos papéis em Fevereiro entre o sul e o sudeste!! Vamos aguardar...

 

SOCORRO!!! Como janeiro é o mês mais quente e não está sendo nada demais aqui, já estava com a cabeça pensando "nossa, que verão tranquilo, agora falta pouquinho pro outono, logo o frio já volta". Mas pelo visto :roll:

 

Agora aqui 32,6ºC e sensação térmica de 35,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, vendo essas previsões de anomalias que você postou, o quadro parece ainda pior se lembrarmos que fevereiro é o mês que as águas estão normalmente mais aquecidas em "nossas praias"...

 

2psrrzs.jpg

 

o gráfico abaixo mostra áreas nos oceanos onde ocorre a persistência nas anomalias de temperatura nos últimos 3 meses...

 

2pt6jid.jpg

 

e as probabilidades de temperaturas acima da média em "terra firme" para FEV-MAR-ABR:

 

219tawx.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sensacional essa previsão do CFS.

O ítem 3 me desanimou um pouco. E também me desanima ao saber que em meados de janeiro passado, o CFS também indicava um fevereiro bom de chuvas pro sudeste!

 

Enfim, não vamos nos desanimar em relação ao que o GFS fica indicando lá para mais de 300 horas ainda, pois como disse o Rodolfo, é uma previsão muito distante para um modelo operacional e sofre muita variação. Me parece que a alta viria sim para o sudeste, mas não tão organizada.

Ultimamente, eu tenho procurado evitar de ver essas previsões para após 120 horas para não sofrer por antecedência.

Link to comment
Share on other sites

O WXMAPS agora parece estar rodando o GFS atualizado. Só que o segundo mapa (192-384 horas) continua a mostrar uma resolução mais baixa.

Mas de qualquer forma, eu prefiro ver a chuva acumulada por esse mapa, já que mostra os valores em milímetros.

 

7FBytnv.png?1

 

E falando em modelos, percebi hoje que o meteoPT só está exibindo a previsão até as 264 horas. Após isso, continua a ser mostrada ainda à 06z de quarta feira.

Mas a dica, fica por conta do link que o Rodolfo passou ontem. Embora mostre os valores em polegadas, ao menos o grafismo é mais amigável do que o WheaterOnline.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, vendo essas previsões de anomalias que você postou, o quadro parece ainda pior se lembrarmos que fevereiro é o mês que as águas estão normalmente mais aquecidas em "nossas praias"...

 

Exatamente... Quem sabe algo tropical nessas águas quentes nos próximos 2 meses... Num clima aonde os extremos estão dando as caras, não custa sonhar.

Link to comment
Share on other sites

Fora o possível retorno das chuvas à normalidade em fevereiro no Sudeste, o resto é só tragédia.

 

Hoje tive variação de 22,6° a 30,1° com muitas nuvens o dia todo, mas sem chuva. Agora faz 27,7° com 74%. A boa notícia é que teremos a entrada de uma frente por aqui na segunda-feira, seguido de queda na temperatura com mínima em 17°/18° no meio da semana e a formação, ao menos por um breve momento, da ZCAS.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite..

Hj tive a sorte de conseguir acompanhar do alto de Pinhais, o desenvolvimento simultâneo de uma tempestade no SE de Piraquara e uma formação rotatória à leste/NE do município, entre 18:20/19:10h.

A área da minha estação ficou no limite das chuvas, registrando um acumulado de 17 mm.

 

Algumas imagens:

10372590_323400001190976_997665387306689172_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=7885d636837a9cd616b59fe53cc469cb&oe=556586B3&__gda__=1428635642_54273d0b9c6f890eff7e1fda82d36e61

10931722_323400797857563_4272045565632763730_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=80ebe5e766d3a868df24efc851673410&oe=5522FBF6&__gda__=1428829006_5774a81176cdb5ce9ca5dfbae3d3f37e

10917442_323400887857554_8787455761413013921_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=5bda576dee9cb6c7a4f592529e9e5bea&oe=5524386F&__gda__=1428593894_650a7a69d172dd2c6c138c4812c20a99

10929009_323400971190879_8801653751070555084_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=330d3d12a8de8b6af5322e7ddc440170&oe=5568E89B&__gda__=1428707143_f934a5b2185a181188f54d3239261ca1

10622956_323401437857499_204185741862093301_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=a1edb17cd1e02e62a47ba763c4ab7ada&oe=55601020&__gda__=1429125488_e71239efcdfcf7e2f48f7e45c7468a29

 

Nesta outra imagem, o temporal q atingiu o SE de Piraquara:

10917356_323397874524522_1899364567653182804_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=dc0af10523eaaab1369ca41fe54b5c4d&oe=5533AFA5&__gda__=1429012345_290bc36f424c8cb894367b2e60957712

Link to comment
Share on other sites

Rafael, muito bom esse vídeo do Climatempo, falando sobre a PDO, muitas coincidências, nas chuvas abaixo ou nas chuvas acima da média, dependendo se era fase negativa ou positiva da PDO.

 

Rodolfo, vamos torcer, rezar para o CFS manter e acertar a volta das chuvas para grande parte da região sudeste.Aqui para minha região o mês de janeiro já está perdido para ter algum acumulado de chuvas.

Link to comment
Share on other sites

[bbvideo=560,315]
[/bbvideo]

 

Enfim algo sobre a influência do PDO(-) e não do aquecimento global... conforme citamos aqui, no dia 12/01:

 

 

lembrei do gráfico abaixo... acho que o assunto cabe aqui, pois é interessante mostrar os efeitos de El Niño/La Niña com o PDO nas anomalias em 500 mb:

http://i62.tinypic.com/263g569.jpg

===========

 

ainda do mesmo estudo: apesar dessas combinações ainda serem pouco compreendidas devido a complexidade de fatores envolvidos, segundo os autores, estatisticamente, com o PDO passando para a fase negativa a partir de 2000 há uma influência no padrão de chuvas que tendem a agravar a seca em determinadas áreas, como algumas "inversões" no regime de chuvas, há também uma diminuição na quantidade de ciclones extratopicais em anos com atuação de EN/PDO(-)... enfim, há uma série de implicações nessas combinações e algumas são, infelizmente, bem familiares :mosking:

continuo no tópico ENSO depois.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vinicius, você acompanha as previsões do modelo Mbar do Inmet para temperatura máximas na região sudeste.

O modelo Mbar está prevendo temperaturas muito altas de domingo até terça para interior de São Paulo e divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo.

Em outros modelos está mostrando essas altas temperaturas de até 40ºC?

Link to comment
Share on other sites

GRÁFICO DA VARIAÇÃO HORÁRIA - CAMPO DOS AFONSOS - 16/01

 

2m4zvax.jpg

 

Diferente do previsto pelos institutos nos últimos dias, estes estão sendo com temperaturas mais comportadas em relação ao início da onde de calor, graças a perda de potência da alta, que está permitindo a formação de nuvens que estão barrando um pouco o aquecimento. Dentro de casa já está bem mais agradável.

Link to comment
Share on other sites

Putz. Preocupei ao ver esse vídeo sobre PDO.

Pelo visto, agora foi achado a resposta do porquê de verões secos.

O jeito é rezarmos muito para que o CFS dê um gol de placa e assim tenhamos um fevereiro com chuvas acima da média.

 

==================================================

 

Pelo visto, acho que a média das máximas desse janeiro será maior do que janeiro de 2014. O mapa abaixo mostra uma média elevada de temperatura sobre o leste paulista, ficando entre 24 e 26 graus para os próximos 8 dias (até 24/01). Alias, a última vez que vi um tom mais alaranjado sobre a região foi ainda antes do Natal. Após isso, só dá vermelho.

 

b5JN2Sy.png?1

 

Outra coisa que chama a atenção é o tom cinza escuro pegando boa parte do Paraguay e oeste de MS, o que significa temperaturas extremamente elevadas.

Link to comment
Share on other sites

Evolução hoje comparado a ontem (horário solar)

 

06h: 22,3 / 22,1

07h: 23,9 / 23,0

08h: 25,6 / 25,3

09h: 28,3 / 27,5

10h: 30,3 / 29,8

11h: 32,9 / 32,1

12h: 34,5 / 33,4

 

Agora, 12:24 (horário solar) e 13:24 pelo horário de verão faz 35,2°C. A máxima deve se aproximar dos 38°C.

Link to comment
Share on other sites

[/bbvideo]
ou seja, tamo lascado. Se não chover bem em fevereiro, é racionamento certo de água e luz.

 

A precipitação acumulada em DJF não é função de PDO e ENSO em DJF,

A parte chata é ver vídeos como o acima.....

http://i58.tinypic.com/2ld80n6.png

 

Mas tem relação com índice de Palmer, concorda Mafili? falando da combinação dos fatores e não de maneira isolada, e avaliando se eles estão em fase ou não:

 

2cp22ag.jpg

Link to comment
Share on other sites

CFS hoje indica a possibilidade da primeira semana de Fevereiro ser com chuvas acima da média no Sul, Espirito Santo, parte mais o sul da Bahia e norte e leste de Minas.

Demais áreas dentro ou abaixo da média.

 

0WSvEDj.jpg

 

Na segunda semana, indica a possibilidade de chuvas acima da média no sul do RS e MS e novamente no Espirito Santo, parte mais o sul da Bahia e norte e leste de Minas.

Para Rio, São Paulo e oeste, sul e centro de Minas mostra chuvas abaixo da média.

 

fAzwDsm.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.