Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Nenhuma mínima de 20ºC esse mês em Passo Fundo ainda. A maior foi 19,8.

Também baixei dos 20° nos primeiros dias de janeiro.

 

O tempo mais fechado tem salvado muito o norte e oeste do RS. O oeste está até abaixo da média!

 

Agora tenho 24,0° com 68%. Vento E a 12,2 km/h. Bom ver que a previsão mantém uma alta pressão no Atlântico Sul, o que reterá um pouco nossas máximas, trará noites frescas e agradáveis e drenará umidade para o Sudeste.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Depois de um dia de sol e máxima de 38,0°, uma forte chuva atingiu os municípios da baixada fluminense. Aqui na zona norte da cidade só caiu uma chuva leve que não fez a temperatura cair e elevou muito a URA. Para os próximos dias é esperado calor moderado com pancadas de chuva no final da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Soluções desta tarde do MBAR e do ETA colocam o Canal de Umidade entre SP/MG/RJ na semana que vem... Favorecendo assim áreas das represas, da RMSP, Vale do Paraíba, sul do RJ, sul de MG (incluindo a região de Maria da Fé). Nesse cenário, Juiz de Fora teria menos chuva do que vêm sendo previsto.

 

GFS até então seguia solução de um canal focado mais para RJ/MG, do que para São Paulo...

 

Modelo Europeu agora a tarde parece posicionar o canal mais centrado no Estado de São Paulo... O que ainda favorece a RMSP, e as represas, mas já desfavorece áreas do sul de MG/RJ/Juiz de Fora.

 

Enfim, a posição do canal é um mistério, o que é até natural... E enquanto não for definida, não dá pra prever com confiança os locais que terão mais chuva nos próximos 7-10 dias.

 

Ainda sim, em todos cenários, a RMSP deve ter boas chuvas no período da tarde ao longo da próxima semana...

Link to comment
Share on other sites

Chegamos ao 21° dia de janeiro com valores extremos, se o mês terminasse hoje, seria aquele com maior média máxima desde 1951:

 

INMET VILA MILITAR

 

Média Mínima: 23,4° (-0,8°)

Média Máxima: 37,0° (+5,2°)

 

A tendência agora é a média máxima cair, mas mesmo assim deveremos fechar como um dos meses mais quentes desde o início das medições).

Link to comment
Share on other sites

Soluções desta tarde do MBAR e do ETA colocam o Canal de Umidade entre SP/MG/RJ na semana que vem... Favorecendo assim áreas das represas, da RMSP, Vale do Paraíba, sul do RJ, sul de MG (incluindo a região de Maria da Fé). Nesse cenário, Juiz de Fora teria menos chuva do que vêm sendo previsto.

 

GFS até então seguia solução de um canal focado mais para RJ/MG, do que para São Paulo...

 

Modelo Europeu agora a tarde parece posicionar o canal mais centrado no Estado de São Paulo... O que ainda favorece a RMSP, e as represas, mas já desfavorece áreas do sul de MG/RJ/Juiz de Fora.

 

Enfim, a posição do canal é um mistério, o que é até natural... E enquanto não for definida, não dá pra prever com confiança os locais que terão mais chuva nos próximos 7-10 dias.

 

Ainda sim, em todos cenários, a RMSP deve ter boas chuvas no período da tarde ao longo da próxima semana...

 

É igual acontece com as massas de ar frio, os modelos têm dificuldade em prever onde se posicionará o canal de umidade. Não sei se vai chover muito na minha

horta, mas mais importante que chover aqui, é a precipitação ser abundante nas maiores represas, como Furnas, Três Marias, Cantareira, Paraíba do Sul, etc.

Link to comment
Share on other sites

Pancada de chuva moderada a forte porém rápida aqui na zona norte de Sampa, há pouco.

Pelo radar USP foi uma área isolada que pegou parte de Guarulhos também.

Deu para ouvir alguns trovões bem distantes.

Acumulado de 10,6 mm na estação do CGE-Vila Maria/Guilherme.

 

Hoje,

Mirante: 22,7°C / 30,9°C

IAG: 21,1°C / 29,4°C

Link to comment
Share on other sites

Quarta-feira ensolarada e com temperatura primaveril em Buenos Aires. A mínima hoje foi de 17,3ºC à 1h56, enquanto que a máxima não passou de 26,4ºC às 15h58. Agora (20:03) seguimos com sol e céu sem nuvens. Faz 23,0ºC, com URA de 62%, vento norte a 13 km/h e pressão em 1017,8 hpa. Amanhã o dia deve ser novamente de sol e temperaturas agradáveis, com mínima de 17ºC e máxima de 28ºC. O sol nasce às 6h03 e se põe às 20h06.

Link to comment
Share on other sites

É igual acontece com as massas de ar frio, os modelos têm dificuldade em prever onde se posicionará o canal de umidade. Não sei se vai chover muito na minha

horta, mas mais importante que chover aqui, é a precipitação ser abundante nas maiores represas, como Furnas, Três Marias, Cantareira, Paraíba do Sul, etc.

 

Renan, passei por sua região na semana passada e entendo o motivo da sua angústia: sem grandes nuvens convectivas a perder de vista. Bem esquisito mesmo nessa época do ano.

 

Fxb3nst.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez desde o dia 05 de Janeiro, nuvens carregadas se formaram aqui em Patrocínio.

Choveu a noroeste da cidade e chuviscou em alguns bairros, inclusive aqui em casa.

Houve também registro de trovoadas e ventos moderados, que levantaram muita poeira, o que atrapalhou a visualização do que talvez seria uma nuvem funil.

 

A máxima de hoje empatou com 23 e 25/01/1990 como a segunda maior máxima já ocorrida em Janeiro. Fez 35,0ºC.

 

35,2 24/01/1990

35,0 21/01/2015

35,0 23/01/1990

35,0 25/01/1990

34,4 18/01/2015

 

Agora tempo limpo e segue fazendo calor, neste momento 21ºC.

Link to comment
Share on other sites

Depois de um dia de sol e máxima de 38,0°, uma forte chuva atingiu os municípios da baixada fluminense. Aqui na zona norte da cidade só caiu uma chuva leve que não fez a temperatura cair e elevou muito a URA. Para os próximos dias é esperado calor moderado com pancadas de chuva no final da tarde.

 

Esta sua máxima de 40,9°C é do Campos dos Afonsos? Se for eu acho que é do dia 2, conforme eu li na Climatempo outro dia.

 

Por enquanto é uma das maiores temperaturas do verão.

 

41,6°C Criciúma

41,1°C Três Lagoas

40,9°C Rio de Janeiro

40,5°C Antonina

40,2°C Borborema

40,1°C Cardoso

40,1°C Indiaporã

40°C Aparecida d'Oeste

40°C Blumenau.

 

Parece um verão calmo na máxima absoluta. Vamos ver Fevereiro.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom ver que a previsão mantém uma alta pressão no Atlântico Sul, o que reterá um pouco nossas máximas, trará noites frescas e agradáveis e drenará umidade para o Sudeste.

 

Abraços calorosos!

 

Em compensação a Argentina vai virar um caldeirão!

Nesse final de semana a Argentina já começa a torrar. Depois será nós aqui no Sul, especialmente o RS e a porção oeste de SC e PR. Será dose. A vantagem é que a alta ainda trará algumas noites menos quentes, mas à medida em que a semana que vem avança o calorão impera. A Argentina é que realmente vai explodir: bate 30° em 850 hpa!!! Deus nos acuda!

 

Agora 22,5° com 70% e vento ESE a 4,8 km/h. Tempo bom. Essa noite está excelente!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Parece que a média do mês de janeiro irá pelo ralo em quase todo o Sul (já no Sudeste o estrago está garantido): com o aquecimento do oeste do Sul, a média irá subir MUITO (não sei se reverterá a média para acima da normal), enquanto aqui no leste esse leve refresco não é grande coisa e não será suficiente para puxar a média do mês para a normal. Creio que janeiro de 2015 já era.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A frente fria passou mas por aqui ainda não refrescou muito não. Na leitura da tarde do INMET foi registrado 34,6ºC, com céu predominantemente limpo o dia todo. A máxima deve ter ficado perto disso, no máximo 2º a menos que ontem. A esperança é que nos próximos dias o calor fique mais comportado, como prevê o GFS.

 

-------------------------- [off]

Man, acho que se você colocar ao contrario vai ser mais eficiente... da maneira como está, um vácuo é criado no quarto e provavelmente venha mais ar de outras partes da casa pelos vãos da porta.

Se você inverter, haverá mais vendo e o ar frio vai vir de fora para dentro (o que é bom) aumentando a pressão no quarto e impedindo que mais ar quente entre!

Abraços!

Também já fiz esse esquema de por o ventilador na janela. Mas, assim como o Frost, eu colocava sugando o ar frio de fora.

Ultimamente, esse método não tem funcionado, pois o ar de fora permanece quente durante à noite.

Bendito seja o ar-condicionado! :mosking:

Cara, eu costumava usar desta outra forma (de fora pra dentro) quando eu tinha um outro ventilador daqueles redondos, que eu pendurava na janela, mas com esse aqui me parece que funciona melhor assim. Pelo formato dele eu não consigo deixá-lo muito pra fora e então eu acho que uma parte do ar que é empurrada pelo ventilador ele acaba puxando de dentro do próprio quarto, aí já reduz um pouco a eficiência. Da forma como está na foto dá pra sentir bem o vento refrescante que entra pela parte aberta da janela. Mas vou fazer um teste hoje, quem sabe...

 

(...) O ventilador não refresca o ambiente aliás aquece o ambiente devido ao calor gerado pelo motor.[ se o motor estiver dentro do ambiente] (...)

 

PS: O uso de leque viola a termodinâmica portanto é impossível alguém "refrescar" utilizando um leque ao contrário vai "esquentar". Não existe almoço free.

Grande Mafili, quanto ao problema do aquecimento, minha hipótese aqui é que, neste caso, o ar que o motor do ventilador aquece é jogado para o exterior antes de poder aquecer o quarto, então não seria um problema (ao contrário do que ocorreria com o ventilador virado pra dentro).

(...) Supondo que o quarto do Renan de Londrina tenha 3 de largura, 3 altura e 3 comprimento só para que o volume dê 27m³.

 

É razoável supor que uma instalação correta do experimento [que não foi o caso] a troca total do ar levaria alguns minutos.

 

Considere que a zona de conforto seja que a temperatura do ar ideal para dormir seja 21ºC (...)

 

Agora, viaje na maionese comigo; Neste volume você tem incríveis 27 kilogramas de Ar. A Parede e teto do quarto estão quentes e por essa razão estão emitindo infravermelho que também está aquecendo o corpo [ por irradiação] e para ajudar a parede está aquecendo o Ar do quarto por condução [o que acontece com a atmosfera] (...)

 

Eu instalei [agora moro em casa] uma bomba que asperge água no telhado e reciclo a água.

 

Este ano tem ar condicionado ao contrário de 2014, porém não tem instalador como em 2014. (...)

Com relação às demais considerações que você apontou, o maior problema realmente é o fato de os móveis e objetos estarem aquecidos e demorarem a se resfriar (sem contar o computador ligado até a hora de dormir, monitor e modem soltando mais calor no ambiente). E na questão temperatura x corpo, que é o ponto mais importante, minha cama fica embaixo da janela, então o ar que entra vem direto em mim, principalmente no esquema da esquerda na foto, em que a cortina direciona o vento para o lado. Entre 23 e 25º pra mim tá ótimo. 21º já começo a achar frio (ok, já podem me expulsar do fórum :laugh:). Agora, se é duas da manhã e ainda tá uns 25º lá fora, não dá pra querer milagre. E a razão de eu não colocar ar-condicionado é que o apartamento (água no telhado não é uma opção também) é alugado; não dá pra colocar os de parede no prédio, e pra deixar o split na sacada teria que furar umas paredes pra passar a tubulação até o quarto (e ainda ficaria tudo aparente), então... ¯\_(ツ)_/¯ [/off]

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Depois de um dia de sol e máxima de 38,0°, uma forte chuva atingiu os municípios da baixada fluminense. Aqui na zona norte da cidade só caiu uma chuva leve que não fez a temperatura cair e elevou muito a URA. Para os próximos dias é esperado calor moderado com pancadas de chuva no final da tarde.
Esta sua máxima de 40,9°C é do Campos dos Afonsos? Se for eu acho que é do dia 2, conforme eu li na Climatempo outro dia.

 

40,2°C Borborema

40,1°C Cardoso

40,1°C Indiaporã

40°C Aparecida d'Oeste

 

Parece um verão calmo na máxima absoluta. Vamos ver Fevereiro.

Nessas cidades paulistas, essas temperaturas estão completamente "fora da casinha" para um mês de janeiro.

Não seriam nada de muito excepcional numa onda de calor de outubro, por exemplo.

Com exceção de Borborema, todas as outras ficam no extremo NO do estado.

 

Mas... em janeiro, o mês normalmente mais chuvoso do ano na maior parte de SP... :russian:

Link to comment
Share on other sites

É igual acontece com as massas de ar frio, os modelos têm dificuldade em prever onde se posicionará o canal de umidade. Não sei se vai chover muito na minha

horta, mas mais importante que chover aqui, é a precipitação ser abundante nas maiores represas, como Furnas, Três Marias, Cantareira, Paraíba do Sul, etc.

 

Renan, passei por sua região na semana passada e entendo o motivo da sua angústia: sem grandes nuvens convectivas a perder de vista. Bem esquisito mesmo nessa época do ano.

 

Fxb3nst.jpg

 

Pois é, foi um longo período de sofrimento, mas agora tudo mudará! Vejo uma ZCOU se formando nos próximos dias e, quem sabe, uma ZCAS semana que

vem? :good2:

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona norte do Rio, após uma manhã e primeira metade da tarde ainda de muito calor, o padrão atmosférico finalmente começou a mudar entre o meio e o fim da tarde, com aumento de nebulosidade, muito vento e uma certa queda na temperatura. Após máxima de 37,5°C no meu bairro, a temperatura por volta das 16h já havia caído para cerca de 32°C e é no momento de 28°C com céu com muitas nuvens, após alguns relâmpagos e trovões no começo da noite. No município do Rio, por enquanto, houve apenas registro de chuva fraca isolada, com maior acumulado de 3 mm no bairro de Anchieta segundo a rede de estações da Geo-Rio, com a maior parte da cidade sem ter registrado qualquer precipitação ainda. No entanto, já houve registro de chuva moderada á forte no interior do Estado e parte da Baixada Fluminense, felizmente a região do Estado onde ficam os reservatórios que abastecem os lares cariocas e fluminenses.As áreas de instabilidade que estavam espalhadas pelo Estado em sua maioria já perderam força com exceção de um núcleo ainda ativo próximo a Petrópolis e um bem pequeno na Baía da Guanabara. Para amanhã, ao que tudo indica, as chuvas começam a ocorrer de forma mais significativa e generalizada, um alívio para o janeiro mais quente e seco já vivido pelo Rio desde que se inciaram as medições do INMET.

Link to comment
Share on other sites

Na cidade de São Paulo, até o momento, choveu muito pouco hoje.

 

O destaque está sendo Parelheiros, que já acumula 50.5 mm na estação do CGE.

 

Aqui em Sampa parece que estamos tendo uma frente fria pangaré. Tá decepcionando por enquanto.

 

Aqui choveu um pouco mais antes, mas infelizmente parou. Ao menos essa chuva em Parelheiros vai refletir positivamente no guarapiranga!

Link to comment
Share on other sites

Na cidade de São Paulo, até o momento, choveu muito pouco hoje.

 

O destaque está sendo Parelheiros, que já acumula 50.5 mm na estação do CGE.

 

Aqui em Sampa parece que estamos tendo uma frente fria pangaré. Tá decepcionando por enquanto.

 

Aqui choveu um pouco mais antes, mas infelizmente parou. Ao menos essa chuva em Parelheiros vai refletir positivamente no guarapiranga!

 

Daniel a estação Barragem-Parelheiros fica na região da Billings ...

Aqui no meu bairro onde a Billings começa , choveu até agora 11 mm ...só que voltou a chover agora , vamos ver o acumulado depois .

Link to comment
Share on other sites

Daniel a estação Barragem-Parelheiros fica na região da Billings ...

Aqui no meu bairro onde a Billings começa , choveu até agora 11 mm ...só que voltou a chover agora , vamos ver o acumulado depois .

 

Ah! Achei que ficava mais próximo do Guarapiranga. De fato, ao olhar os radares é notável que a chuva cai com mais força na represa Billings.

 

======

 

Aqui volta a chover, mas uma chuva fraca!

Link to comment
Share on other sites

Buenos dias

 

Madrugada chuvosa em São Mateus... Por aqui acumulados em torno dos 20mm na estação CGE e postos do Cemaden...

 

Modelos continuam apontando altos acumulados de chuvas para RMSP nos próximos dias... Em especial a partir da semana que vem, quando deveremos ter chuvas consecutivas e volumosas no período da tarde...

 

===============================================================================================

 

Por aqui agradáveis 19C neste amanhecer de quinta...Hoje devemos ir a 26/28C de máxima.

 

Com o ingresso da umidade marítima, e mais o Anticiclone na costa do sul, a próxima madrugada deverá ter a menor temperatura do ano. Sugestão do GFS indica 17/18C.... Até o momento a menor mínima é de 19,5C registrada no dia 8 no Mirante.

 

Definitivamente, xô ASAS :mosking:

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 hHá 1 hora Camboriú, Santa Catarina

 

Ensolarado,ainda frio em S.Joaquim, agora 11,5°C e sensação média entre 6/9°C nas rajadas de sudeste/leste, mínimas entre 8/11°C topo/serra.

 

Finalmente um refresco...17,4 no Riacho Grande em S Bernardo do Campo. A menor marca do ano......Tive 45 mm.....a represa deu uma subida , pelo menos visualmente..

Link to comment
Share on other sites

Muito feliz com essa mudança de cenário q está ocorrendo em parte do Sudeste.

(Sinceramente eu já não aguentava mais)

 

Ontem, pela primeira ou segunda vez neste ano (se não me falha a memória) NÃO tivemos formação convectiva por aki!

No início da tarde até houve um começo de atividade convectiva, mas com a chegada dos ventos de SE, o quadro se desconfigurou e nuvens baixas cobriram o céu.

 

Em Pinhais, às 19h ventava muito e chuviscava, com 18°C e sensação térmica em torno dos 12°C.

1902723_324931144371195_5769885643294475557_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=68f925604417b1d4124547fcf6b80693&oe=552E51F6&__gda__=1428245791_257f44fcb8f69d1d17532c5749911cf6

 

No litoral do Estado e tbm na Serra do Mar, choveu durante a madrugada, com acumulados variando entre 10/25 mm.

 

Nesta manhã, tempo bastante instável, com chuviscos e períodos de parcialmente nublado.

Temperatura de 16°C às 08h.

10474640_325058401025136_6052371009967473866_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=36605861d18c7d8e6b3f3fbc986213fa&oe=556C0B04&__gda__=1428785549_465dc6a1e5d02bc8d6b4495bc6389f9d

 

Surpresa ao chegar hj em Curitiba… o frio e a garoa contribuíram para q o centro da cidade ficasse bem mais calmo.. tranquilo… sem a agitação comum dos últimos dias.

Normalmente kem anda pelas praças evita permanecer nelas, já q os bancos (assentos) vivem ocupados por moradores de rua e viciados. (Curitiba está assim hj em dia.. ).

Nesta manhã foi registrada a mínima absoluta de 2015: 16°C. Em outra época, a média das mínimas em janeiro era 16°C!

TEMPOS DESINTERESSANTES!

 

Manhã de hj, na praça Tiradentes:

10945758_325060237691619_6488082399555940774_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=a7baadc7fbe599eb454edca100a9cfd6&oe=556EB6B6&__gda__=1432391487_863472f65e08e2d35c144504eef3973b

 

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

 

08,2 - Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)

08,5 - Urupema SC (Epagri)

08,6 - Morro das Torres SC

09,5 - São Joaquim SC (Epagri - Trento)

09,9 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

 

10,1 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

10,2 - São Joaquim SC (Climaterra)

10,3 - Canela RS (PWS)

10,3 - Vacaria RS (Fepagro)

10,4 - Vacaria RS (Epagri)

10,7 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

10,7 - Vacaria RS (Aut/Inmet)

10,8 - São Joaquim SC (Epagri - Boava)

 

11,2 - São Joaquim SC (Epagri - Chapada Seca)

11,2 - São Joaquim SC (Epagri - Despraiado)

11,3 - São Joaquim SC (Epagri - Bentinho)

11,5 - Painel SC (Epagri)

11,6 - Caxias do Sul RS (Epagri)

11,6 - Vacaria RS (UCS)

11,6 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet)

11,8 - Bom Retiro SC (Epagri)

11,9 - Bom Jesus RS (Epagri)

11,9 - Lages SC (Epagri - Coxilha)

11,9 - São Joaquim SC (Epagri - St Isabel)

 

12,1 - Bom Retiro SC (PWS)

12,1 - Canela RS (Aut/Inmet)

12,1 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina)

12,3 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

12,4 - Lages SC (Aut/Inmet)

12,4 - Herval RS (PWS)

12,6 - Muitos Capões RS (Corede)

12,7 - Caxias do Sul RS (PWS)

12,8 - Monte Alegre dos Campos RS (Corede)

12,9 - Gramado RS (PWS)

12,9 - Lagoa Vermelha RS (Aut/Inmet)

12,9 - São Marcos RS (PWS)

 

13,0 - Campo Belo do Sul SC (Epagri)

13,0 - Rio Rufino SC (Epagri)

13,3 - Farroupilha RS (PWS)

13,3 - Pinhal da Serra RS (Epagri)

13,7 - Bagé RS (Aut/Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.