Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Noite chuvosa por aqui, já estamos com 20mm neste momento. Amanhã teremos mais fluxo de umidade e o cavado seguirá

atuando no Sudeste, com boas pancadas de chuva.

Aqui as chuvas estão previstas para diminuir a partir de hoje e o calor retornar.

Até o momento choveu pouco, apenas 76 mm em casa e 93 mm no INMET.

A média das máximas até ontem era de 25,0ºC e a das mínimas de 16,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Quando ao tratarmos da relação causa e efeito, é provável que muitos o raio a causa do trovão, pois o trovão sempre segue o raio.

 

Ledo engano.

 

A causa do raio é a mesma do trovão.

 

E ambos acontecem simultaneamente.

 

Assim, bloqueios são tão legais....mas podem ser considerados chatos quando a acontecem na posição e no tempo que algum sentimento pessoal acha que não seja conveniente.

 

Aki agora ta abafado

Não sei se vai chover ainda hoje.

Vocês viram o radar?

Link to comment
Share on other sites

O domingo amanheceu nublado aqui em Mogi das Cruzes. Por voltas das 10:30 o céu abriu e o Sol apareceu forte, mas o tempo tornou a fechar e agora temos chuva, com 25°C:

http://i944.photobucket.com/albums/ad290/cacobianchi3/20141214_122956.jpg

Aqui na zona norte de Sampa foi parecido.

Tivemos bons períodos de sol pela manhã, que elevaram a temperatura.

A automática do Mirante bateu nos 27,2°C entre 11h e meio dia.

 

Agora, começou a chover fraco por aqui.

Já chovia em pontos da zona sul.

 

A automática do Mirante registrou 21,7°C agora há pouco, às 14h.

Aeroportos entre 20 e 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Estou preocupado com churrasco do Caco em

21 de dezembro de 2014.

 

Acho que a Climatempo está exagerando.

 

Abraços

 

Pois é... até sábado dá sol e justamente no domingo a Climatempo dá chuva...grande zica.

 

Tópico errado, mas deixa passar.

 

Pessoal, quero informar que o dia é 21/dez mesmo, domingão. Início lá para 11/12 hs, até umas 6 tarde. Como está próximo eu me encarregaria de fazer as compras e depois vocês podem fazer o depósito na minha conta. Peço que confirmem presença para os que vão na minha MP, que eu informo como chegar e passo meus contatos (telefone). Então não se preocupem com $$$, após eu fazer as compras divido o valor com o número de pessoas e depois passo minha conta para depósito.

 

Façam força para ir. Piscina com aquecimento solar (embora já estamos no verão) e churrasqueira, além de quadra futsal. Podem levar filhos e patroa. Levarei a minha e meu filhote de 5 anos. Não é longe; fica na Granja Viana, divisa de Cotia com Carapicuíba (Granja Viana); 25 Km da Praça da Sé; tem que pegar a Rodovia Raposo Tavares.

Link to comment
Share on other sites

Dia agradável na Granja Viana. Variei na maior parte do dia entre 23,5/25ºC. Máxima pontual de 27ºC. No momento nublado, ventinho e agradáveis 20ºC.

 

E o que q foi aquela máxima de 32 em Mauá no CGE? Acho que roubaram o abrigo e deixaram só o sensor! :heat:

Aqui no eixo Sé-Mariana-Paulista, 18 graus. No telhado de eternit do meu cafofo, aterrorizantes 21,3. Mas a janela do meu quarto, q fica perto demais do sensor, tá aberta pra entrar ar mais fresco indoor, então certamente tá tendo influência. Daqui a 1h eu posto quanto é q tá outdoor realmente por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Estou preocupado com churrasco do Caco em

21 de dezembro de 2014.

 

Acho que a Climatempo está exagerando.

 

Abraços

 

Pois é... até sábado dá sol e justamente no domingo a Climatempo dá chuva...grande zica.

 

Tópico errado, mas deixa passar.

 

Pessoal, quero informar que o dia é 21/dez mesmo, domingão. Início lá para 11/12 hs, até umas 6 tarde. Como está próximo eu me encarregaria de fazer as compras e depois vocês podem fazer o depósito na minha conta. Peço que confirmem presença para os que vão na minha MP, que eu informo como chegar e passo meus contatos (telefone). Então não se preocupem com $$$, após eu fazer as compras divido o valor com o número de pessoas e depois passo minha conta para depósito.

 

Façam força para ir. Piscina com aquecimento solar (embora já estamos no verão) e churrasqueira, além de quadra futsal. Podem levar filhos e patroa. Levarei a minha e meu filhote de 5 anos. Não é longe; fica na Granja Viana, divisa de Cotia com Carapicuíba (Granja Viana); 25 Km da Praça da Sé; tem que pegar a Rodovia Raposo Tavares.

 

Tópico errado nada,

 

O problema é falar de janeiro na AMAZÔNIA DO NORTE

 

O problema é falar de janeiro no Nordeste.

 

Gente do céu....aki ainda não choveu hoje.

 

Sabe estou me sentido abafado....mal consigo respirar....

 

Sabe sem os meus sais eu passo tão maõ.

 

Não aguento esse bloqueio....ou aquele bloqueio....

 

Caquinho bonitinho...se o meu querido e amado Troy achar um jeito de me carregar irei.

 

Beijos

Link to comment
Share on other sites

Está chovendo em Campos do Jordão já tem quase 1 hora . Variando entre fraca e moderada. Junto com a chuva, desceu uma neblina daquelas; uns 15 minutos atrás, não se enxergava quase nada. Estou com 16,3°C agora. ☔️☔️☔️

 

Estou um pouquinho mais frio por ai...já de volta ao Riacho Grande tenho chuviscos e 16,1.....fresco mas calor pra mim das condições em que estava...

Link to comment
Share on other sites

20:00HS

 

14,0 - Campos do Jordão

15,0 - São José dos Ausentes

16,0 - São Bernardo do Campo

16,0 - São Joaquim

16,0 - Urupema

17,0 - Gramado

17,0 - Sto André

18,0 - Curitiba

18,0 - São Paulo

21,0 - Belo Horizonte

21,0 - Campinas

23,0 - Florianópolis

23,0 - Santos

24,0 - Brasília

24,0 - Goiania

24,0 - Joinville

24,0 - Porto Alegre

26,0 - Rio de Janeiro

27,0 - Campo Grande

29,0 - Maringá

29,0 - Uruguaiana

Link to comment
Share on other sites

Está chovendo em Campos do Jordão já tem quase 1 hora . Variando entre fraca e moderada. Junto com a chuva, desceu uma neblina daquelas; uns 15 minutos atrás, não se enxergava quase nada. Estou com 16,3°C agora. ☔️☔️☔️

 

Sérgio aqui virou um escuridão parecia que ia cair aquele temporal , depois de um dia de muito calor onde as maximas chegaram a 27°C , porem a chuva veio fraca e rapida mal molhou o chão acumuluo 0,9mm , mais não refrescou , faz 15,9°C RESERVA / 18°C LAGE

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, adivinha quem tá voltando ???? Ela , ela... A Palavra que começa com A e causa algo com B.

 

http://i.imgur.com/i1r2dpP.gif

 

http://i.imgur.com/bfkUXiv.gif

 

Se manteria até o fim da grade.

 

Seguindo o padrão já mostrado pelo CFS, como havia dito na semana passada...

 

Outros modelos (GFS/CMC) também sugerem o Anticiclone se expandido no Natal sobre o Sudeste, o que dá alta confiabilidade até para a atuação do mesmo. São Paulo/Paraná poderá ficar no limite entre as passagens frontais, e a atuação deste anticiclone,o que ainda lhe garantirá chuvas. A atuação desse Anticiclone, irá aumentar bem o calor por aqui no natal, e a combinação do calor, mais o limite frontal de atuação, jogando umidade, poderá ser favorável para o desenvolvimento de tempestades em SP ou PR ao longo da semana de natal.

 

Particularmente acho improvável que esse Anticiclone ganhe força de bloqueio permanente (mais de 7 dias), ao ver os modelos agora... A acompanhar...

Link to comment
Share on other sites

Daniel como o Aldo bem explicou abaixo, o coeficiente de correlação é uma relação estatística entre 2 variáveis em um conjunto de dados. [...]

 

Além desses citados, temos também as correlações inversas, (por exemplo -1) onde uma variável aumenta enquanto a outra diminui. Valores de -0,3 a 0,3 são relações muito baixas ou quase inexistentes. [...]

 

Agradeço pela reposta Anderson! Bem interessante a explicação! Ainda tenho de aprender muito sobre modelos. Sei o básico ainda rsrs

 

===================================

 

ESTÁ BOA A DISCUSSÃO, MAS TÓPICO ERRADO, SAIR UM POUCO ATÉ VAI, MAS MUITO NÃO.

 

Se a moderação quiser mover os posts dessa discussão para o Temas Gerais, para mim sem o menor problema. :good: Acho até melhor já que não fica muito bagunçado!

Link to comment
Share on other sites

Seguindo o padrão já mostrado pelo CFS, como havia dito na semana passada...

 

Outros modelos (GFS/CMC) também sugerem o Anticiclone se expandido no Natal sobre o Sudeste, o que dá alta confiabilidade até para a atuação do mesmo. São Paulo/Paraná poderá ficar no limite entre as passagens frontais, e a atuação deste anticiclone,o que ainda lhe garantirá chuvas. A atuação desse Anticiclone, irá aumentar bem o calor por aqui no natal, e a combinação do calor, mais o limite frontal de atuação, jogando umidade, poderá ser favorável para o desenvolvimento de tempestades em SP ou PR ao longo da semana de natal.

 

Particularmente acho improvável que esse Anticiclone ganhe força de bloqueio permanente (mais de 7 dias), ao ver os modelos agora... A acompanhar...

 

Nossa! Isso mostra que o CFS tá indo bem! Mas ótima notícia de que não tenhamos um bloqueio permanente!

 

O que me anima é que o padrão de ventos nessas 2 primeiras semanas de dezembro mais a previsão para os próximos 8 dias é completamente diferente de dezembro de 2013.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa: Nunca antes na história climática de JF, fechamos um ano abaixo de 1000mm de chuva. O ano MAIS SECO, pelos dados

do INMET, foi 1990, com 1101,6mm. Como estamos até agora com 867,4mm....bem, É ALTAMENTE PROVÁVEL que tenhamos o ano mais seco

da história.

Nem em 1963?

 

A título de curiosidade alguns totais anuais de 1963 (INMET):

 

São Paulo-Mirante: 894,9 mm

São Paulo-IAG: 866,4 mm

Belo Horizonte: 497,0 mm

Sete Lagoas-MG: 463,9 mm

Campos-RJ: 440,7 mm

Araçatuba-SP: 550,1 mm

Ibirité-MG: 516,3 mm

Niteroi-RJ: 550,2 mm

Rio de Janeiro-Bangu: 562,0 mm

Patos de Minas-MG: 585,5 mm

João Monlevade-MG: 602,6 mm

Cachoeiro do Itapemirim-ES: 615,1 mm

Barretos-SP: 629,8 mm

São Lourenço-MG: 757,4 mm

Rio de Janeiro-Santa Teresa: 832,7 mm

Franca-SP: 845,3 mm

Catalão-GO: 847,7 mm

São João del Rei-MG: 864,9 mm

São Carlos-SP: 882,9 mm

Taubaté-SP: 917,8 mm

Piracicaba-SP (ESALQ): 955,9 mm

Goiânia-GO: 1.063,9 mm

Link to comment
Share on other sites

CFS piora mais um pouco, e agora sugere agora uma primeira quinzena de Janeiro seca no Sudeste, e até de certa forma no Centro-Sul do país.

 

Sinal de possível bloqueio mais significativo a vista, se formando em Janeiro...

 

http://i.imgur.com/IRpMwoQ.png

 

A cada rodada que passa a previsão só piora :cray:

Link to comment
Share on other sites

CFS piora mais um pouco, e agora sugere agora uma primeira quinzena de Janeiro seca no Sudeste, e até de certa forma no Centro-Sul do país.

 

Sinal de possível bloqueio mais significativo a vista, se formando em Janeiro...

 

http://i.imgur.com/IRpMwoQ.png

 

A cada rodada que passa a previsão só piora :cray:

 

Cada vez pior!

 

Alguém lembra mais ou menos em quais dias do mês de dezembro atuou aquela ZCAS poderosa do ano passado?

Link to comment
Share on other sites

Cada vez pior!

 

Alguém lembra mais ou menos em quais dias do mês de dezembro atuou aquela ZCAS poderosa do ano passado?

 

A ZCAS começou a se formar se eu não me engano, à partir do dia 12/12/2013 e veio a se findar apenas no dia 24/12/2013.

A ASAS começo a influenciar o sudeste Brasil à partir de 29/12/2013.

Link to comment
Share on other sites

Cada vez pior!

 

Alguém lembra mais ou menos em quais dias do mês de dezembro atuou aquela ZCAS poderosa do ano passado?

 

A ZCAS começou a se formar se eu não me engano, à partir do dia 12/12/2013 e veio a se findar apenas no dia 24/12/2013.

A ASAS começo a influenciar o sudeste Brasil à partir de 29/12/2013.

 

Obrigado, Daniel!

 

No período que você citou, a cidade do Rio ficou na borda dessa ZCAS, com muita nebulosidade, mas sem chuva. Lembro que tivemos um dezembro bem tranquilo, sem calor extremo.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires, domingo com sol, algumas nuvens e tempo ameno, com ventinho outonal. A mínima foi de 14,2ºC e a máxima de 24,5ºC. Agora (1h07) faz 20,4ºC, com URA baixa, de apenas 53%, com vento nordeste a 9 km/h e pressão em 1014,9 hpa. Amanhã a previsão é de um dia ainda agradável, com mínima de 17ºC e máxima de 27ºC, mas o calor volta forte ao longo da semana. Amanhã o sol nasce às 5h35 e se põe às 20h03.

Link to comment
Share on other sites

Estamos sob efeitos de um ar polar muito bom!

 

Tive um dia surpreendentemente agradável, apesar da temperatura aqui na região ter chegado na casa dos 29/30ºC, o ar estava fresco com vento e seco.

 

Agora já temos 18/19ºC dependendo da região, minha teoria que não teríamos mais mínimas "baixas" neste ano caiu por terra...que bom.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires, domingo com sol, algumas nuvens e tempo ameno, com ventinho outonal. A mínima foi de 14,2ºC e a máxima de 24,5ºC. Agora (1h07) faz 20,4ºC, com URA baixa, de apenas 53%, com vento nordeste a 9 km/h e pressão em 1014,9 hpa. Amanhã a previsão é de um dia ainda agradável, com mínima de 17ºC e máxima de 27ºC, mas o calor volta forte ao longo da semana. Amanhã o sol nasce às 5h35 e se põe às 20h03.

 

Fábio esta época do ano acho que é a que menos nota-se uma diferença climática entre a região da Plata e o sul do Brasil não?

 

A angulação do Sol faz muita diferença, aqui onde moro 26.9ºS para termos uma máxima de 24ºC com UR em 53% em pleno 14/12 teria que ser uma MP muito forte!

 

Se pudesse "transportar" a mesma MP atuando ai, e colocarmos aqui, só o efeito do Sol mais forte já faríamos termos uma máxima alguns graus acima desses 24º.

 

Saudações subtropicais

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

O final de semana foi todo com temperatura excelente, levando em consideração que já estamos em meados e dezembro.

As manhãs seguem fresquinhas e as tardes quentes, mas sem exagero, por enquanto. Um presente para nós gaúchos, que estamos cansados com sucessivos verões tórridos!

Abraços a todos e uma excelente semana!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.