Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

O radar de São Roque mostra MUITA chuva a O e SO de São Paulo.

 

Aqui no RS muita chuva no norte do estado, e ela começa a dar as caras logo ao norte de POA. O dia todo aqui foi nublado com raras aberturas de sol, e ainda assim ofuscado. Variação de 21,8° a 26,8°.

 

Agora faz 23,0° com +-87%. O chuvisqueiro esta engrossando, e creio que teremos chuva contínua agora à noite.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Diversas vezes vi o Forte de Copacabana MUITO mais fresco do que outras áreas do Rio. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis são as capitais brasileiras com microclimas mais interessantes e variados.

 

É mas me parece ser uma estação pouco representativa para a cidade do Rio de Janeiro. O forte em si já é bem para "dentro" do mar, na ponta da praia.

 

Se a gente analisar as estações de orla, em várias, quase todas, dificilmente se alcança 30ºC. A 1km de distância, o calor é de matar, em vários casos até menos. É um microclima mais sentido por banhistas, por isso pouco representativo. Em praias planas, e com poucos prédios é mais representativo, mas não parece ser o caso aqui.

 

Se tratando de clima no Rio cada estação tem sim a sua representatividade. Por exemplo as estações oficiais de orla que temos na cidade é a do Forte de Copacabana e Restinga de Marambaia, ambas do INMET, o que acontece é o seguinte.

 

o53u6r.jpg

 

A floresta da Tijuca e suas montanhas servem como um barreira natural contra os ventos quentes que chegam do continente, e marambaia não conta com essa barreira, a temperatura lá dispara nos dias quentes, mas é só o vento virar pra sul que a queda é brutal.

 

Ambas as regiões estão mais suscetíveis à Alta Semifixa, tem índices pluviométricos mais baixos em relações à parte mais continental da cidade, entretanto as montanhas que servem como barreira aos ventos de norte tem um importante papel na formação de nuvens orográficas, por isso os índices pluviométricos na zona sul são levemente maiores, e isso se reflete muito na vegetação também.

 

Segue duas fotos, a primeira da floresta da tijuca (próximo à zona sul) e a segunda de marambaia, os locais estão a cerca de 40km de distância.

 

 

a4ao45.jpg

7343655.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que a estação do Forte representa razoavelmente bem o clima da Zona Sul.

 

O paredão de prédios da orla não afeta tanto assim a circulação de ventos. A estação PWS da Gávea (Davis), que fica atrás do paredão de prédios do Leblon, registra temperaturas muito parecidas com as do Forte de Copacabana.

 

Não sei se é essa a estação, mas aquela Gávea do Wunderground é totalmente diferente:

 

Sem falar que esta estação da Gávea, está marcando altitude de 134m, já deve haver -0,5ºC e pode até receber um ventinho dependendo do lugar, mas o anemômetro não funciona. Imagina se fosse mais baixa!! Repito: Não sei se é essa a estação que você está falando.

 

 

Veja no mapa abaixo a localização da estação. Ela não está à beira-mar.

 

9927BxK.png

 

A estação se chama Leblon, mas, equivocadamente, eu chamei de Gávea porque ela fica muito próxima ao Planetário da Gávea. Ato falho.

 

Veja os últimos dados das duas estações:

 

25,2°C - PWS Leblon

24,8°C - Forte de Copa

 

Os valores estão bem próximos, não?

 

De qualquer forma, eu disse que a estação do Forte representa [highlight=yellow]razoavelmente bem[/highlight] o clima da Zona Sul. Não disse que é a representação perfeita.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

para terem uma ideia da tamanha diferença entre zona sul e norte do Rio de Janeiro

domingo passado eu fui ver a arvore da lagoa e assim que cheguei la de metrô senti uma brisa maravilhosa, tinha gente até sentindo frio por la, os termomentros marcavam 23 graus la e ventava bem gostoso, na volta para a zona norte as 23h, estava mt abafado sem vendo e termometro de rua marcando 29 graus

 

no inverno aqui é bem mais frio, porem no verão as coisas mudam

Link to comment
Share on other sites

Para aqueles, que têm curiosidade, quanto aos dias de temperaturas altas no Rio de Janeiro, passem a acompanhar as temperaturas da estação automática de Arraial do Cabo, nos horários mais quentes do dia, vão surpreender com uma grande diferença para os bairros quentes do Rio de Janeiro.

Em Arraial do Cabo os ventos e a ressurgência da corrente fria ditam o clima de lá.Sempre máximas amenas e ventos.

Link to comment
Share on other sites

A título de curiosidade, algumas estações convencionais desativadas que o INMET já teve na cidade do Rio, com altitude e ano de abertura:

 

Rio de Janeiro-Bangu (83790) – 40,3 m – 05/09/1918

Rio de Janeiro-Engenho de Dentro (83792) – 30 m – 01/05/1914

Rio de Janeiro-Fazenda Modelo de Guaratiba (83031) – 15 m – 21/02/1961

Rio de Janeiro-Jacarepaguá (83793) – 12 m – 14/01/1946

Rio de Janeiro-Jardim Botânico (83796) – 5,0 m – 01/10/1919

Rio de Janeiro-Laranjeiras (83815) – 16 m – 06/11/1955

Rio de Janeiro-Marambaia (83660) – 16 m – 01/04/1984

Rio de Janeiro-Pão de Açúcar (83799) – 400 m – 01/05/1932

Rio de Janeiro-Penha (83791) – 65 m – 01/04/1914

Rio de Janeiro-Realengo (83801) – 42 m – 01/03/1971 (Operante)*

Rio de Janeiro-Santa Cruz (83789) – 63 m – 01/01/1922 (Operante)*

Rio de Janeiro-Santa Teresa (83798) – 180 m – 01/01/1946

 

(*) Não aparecem no site do INMET.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, estou sentindo falta dos temporais típicos de dezembro aqui em minha cidade.

Aqui em Laje do Muriaé-RJ um mês de dezembro atípico em relação ao padrão do mês, não tivemos chuvas com trovões e relâmpagos, os dois dias em que mais choveu nos últimos 15 dias foram 27 e 28 de novembro com trovões esparsos.

O último temporal típico de primavera/verão, foi na tarde/noite de 6 de novembro com muitas trovoadas.Mesmo assim fechamos novembro com 363 milímetros.

Link to comment
Share on other sites

A título de curiosidade, algumas estações convencionais desativadas que o INMET já teve na cidade do Rio, com altitude e ano de abertura:

 

Rio de Janeiro-Realengo (83801) – 42 m – 01/03/1971 (Operante)*

Rio de Janeiro-Santa Cruz (83789) – 63 m – 01/01/1922 (Operante)*

 

Por que as estações não aparecem no site???

Link to comment
Share on other sites

Veja os últimos dados das duas estações:

 

25,2°C - PWS Leblon

24,8°C - Forte de Copa

 

Os valores estão bem próximos, não?

 

De qualquer forma, eu disse que a estação do Forte representa [highlight=yellow]razoavelmente bem[/highlight] o clima da Zona Sul. Não disse que é a representação perfeita.

 

Abraços!

 

interessante! Se você diz que são parecidas tudo bem! :hi: Representativa eu considero esta estação que você mostrou. Em "terra firme" e com maior proteção natural contra ventos.

 

Engraçado que tem outra estação no Wunderground chamada Leblon marcando 26,7°C, bem próxima. Por ela a diferença é muito grande também:

 

Dia 9:

 

Leblon: 24,6/36,1

Forte: 20,5/28,6

 

 

Dia 10:

 

Leblon: 26/32,8

Forte: 20,8/28,2

 

Dia 11:

 

Leblon: 24,7/34,4

Forte: 20,2/32,2

 

O link é esse: http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IRIODEJA43

 

--

 

Marinhonani, Arraial do Cabo e Cabo Frio, são o Cabo de Santa Marta carioca!

 

--

 

Trovões fortes por aqui, estou em "meia fase". Já tivemos chuva de 36mm hoje a tarde no sul/sudeste do município. Na maioria dos bairros choveu fraco, e só agora chove bem.

Link to comment
Share on other sites

Nas últimas horas a instabilidade aumentou significativamente nos estados do Sul.

Muita chuva e trovoadas atinge parte da Região e mais chuva está prevista para as próximas horas, devido ao deslocamento do sistema frontal q atua no oceano.

Aki no leste ainda não registrei volume pluviométrico considerável mas continua chovendo... uma chuva mansa e alguns relâmpagos. Tdo indica q continuará assim e provavelmente terei ainda mais alguns milímetros até o amanhecer...

 

13975.png

Link to comment
Share on other sites

Veja os últimos dados das duas estações:

 

25,2°C - PWS Leblon

24,8°C - Forte de Copa

 

Os valores estão bem próximos, não?

 

De qualquer forma, eu disse que a estação do Forte representa [highlight=yellow]razoavelmente bem[/highlight] o clima da Zona Sul. Não disse que é a representação perfeita.

 

Abraços!

 

interessante! Se você diz que são parecidas tudo bem! :hi: Representativa eu considero esta estação que você mostrou. Em "terra firme" e com maior proteção natural contra ventos.

 

Engraçado que tem outra estação no Wunderground chamada Leblon marcando 26,7°C, bem próxima. Por ela a diferença é muito grande também:

 

Dia 9:

 

Leblon: 24,6/36,1

Forte: 20,5/28,6

 

 

Dia 10:

 

Leblon: 26/32,8

Forte: 20,8/28,2

 

Dia 11:

 

Leblon: 24,7/34,4

Forte: 20,2/32,2

 

O link é esse: http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IRIODEJA43

 

Essa estação também é Netatmo, que parece ser só de monitoramento indor. Você pode clicar em "About this PWS" para checar qual o modelo da estação.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, estou sentindo falta dos temporais típicos de dezembro aqui em minha cidade.

Aqui em Laje do Muriaé-RJ um mês de dezembro atípico em relação ao padrão do mês, não tivemos chuvas com trovões e relâmpagos, os dois dias em que mais choveu nos últimos 15 dias foram 27 e 28 de novembro com trovões esparsos.

O último temporal típico de primavera/verão, foi na tarde/noite de 6 de novembro com muitas trovoadas.Mesmo assim fechamos novembro com 363 milímetros.

Nani eu digo o mesmo à vc!

Não tive um temporal seker (digno da magnitude de dezembro).

Tdo q ví até agora foram tempestades no horizonte, mas na área das minhas medições, nada.

Vamos aguardar..

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

A título de curiosidade, algumas estações convencionais desativadas que o INMET já teve na cidade do Rio, com altitude e ano de abertura:

 

Rio de Janeiro-Realengo (83801) – 42 m – 01/03/1971 (Operante)*

Rio de Janeiro-Santa Cruz (83789) – 63 m – 01/01/1922 (Operante)*

Por que as estações não aparecem no site???

Segundo o Ernani Marinho explicou tempos atrás (Ernani, me corrija se eu estiver errado), são estações agro-meteorológicas.

Não me pergunte porquê não aparecem... :laugh:

 

Existem várias estações convencionais ativas do INMET que não aparecem no site:

Angra dos Reis-RJ

Boa Esperança-ES

Cambará do Sul-RS

Campo Bom-RS (Convencional)

Carmo-RJ

Florestal-MG (Convencional)

Ibirité-MG (Convencional)

Iguaba Grande-RJ

João Monlevade-MG

Lambari-MG

Maria da Fé-MG (Convencional)

Maricá-RJ

Muniz Freire-ES

Oliveira-MG

Rio de Janeiro-Alto da Boa Vista

Roncador-DF

Santa Maria Madalena-RJ

Santo Antônio de Pádua-RJ

Teresópolis-RJ (Convencional)

Etc.

Link to comment
Share on other sites

Depois de muito abafado, chego em casa com temperatura amena, na casa dos 22ºC. Tivemos uma forte tempestade que fazia um bom tempo que não via tanta chuva!

 

Mas chuva extremamente irregular, enquanto que aqui na região central tenho acúmuls de 50/60mm em 12 horas, num bairro próximo daqui +/- 5 km tem 13mm de acúmulo em 12hs!

 

Espero que o pluviômetro do Alertablu esteja certo.

Link to comment
Share on other sites

Acordei devido ao forte temporal na cidade..

Chuva muito forte, fortes rajadas de vento e muita, muita atividade elétrica.. :shok:

Não foi à toa que você acordou! Bastante chuva em boa parte do PR nesta madrugada, especialmete na metade (em diagonal) nordeste, acompanhando o eixo da frente fria.

 

https://dl.dropboxusercontent.com/u/1055359/7d567gf845/precip201412130145.gif

https://dl.dropboxusercontent.com/u/1055359/7d567gf845/precip201412130345.gif

Nas últimas horas a chuva se concentrou no setor N/NE principalmente, de acordo com a trajetória do deslocamento frontal, conforme vc citou..

13979.png

Link to comment
Share on other sites

EM 1 HORA CHOVEU 86 MM NA CIDADE! :shok:

Exatamente pessoal, ainda estou pasmo da chuva que caiu nessa madrugada por aqui, entre as 01:50 e 2:50 choveu nada menos que 86 mm, essa é a 8° maior chuva( em 24 hrs) dos meus registros e a maior para um mês de dezembro, não chovia tanto assim em tão pouco tempo desde 25/02/2009 quando choveu 98 mm..

Link to comment
Share on other sites

EM 1 HORA CHOVEU 86 MM NA CIDADE! :shok:

Exatamente pessoal, ainda estou pasmo da chuva que caiu nessa madrugada por aqui, entre as 01:50 e 2:50 choveu nada menos que 86 mm, essa é a 8° maior chuva( em 24 hrs) dos meus registros e a maior para um mês de dezembro, não chovia tanto assim em tão pouco tempo desde 25/02/2009 quando choveu 98 mm..

Q saco! Desse jeito ñ te alcanço kk

To com 26 mm no mês e vc já com 118 mm!

 

:rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

 

CFS altamente pessimista agora para o comecinho de Janeiro...

 

Modelo na corrida de ontem (as de hoje parece estar bugadas) mostra claramente, o Anticiclone ganhando força e se expandido para o continente...

 

2mSqKts.png

 

ypLg7jo.png

 

 

Com isso os primeiros dias de janeiro poderiam ter chuvas exclusivamente concentradas no sul do país, por conta da evolução desse anticiclone em possível bloqueio... Acompanhar a evolução disso...

 

5LPajaN.png

Link to comment
Share on other sites

Que chato isso Rodolfo. Já vai que não tem mais jeito mesmo o nosso período chuvoso.

Mas você saberia me dizer se o esta paulista também seria atingido por "essa coisa" aí?

 

Muito dificil falar agora... Vai depender do exato posicionamento desse Anticiclone... E isso se ele de fato ocorrer, e se intensificar como previsto...

 

Acredito que São Paulo ficaria na divisa entre a atuação das frentes frias e do Anticiclone.

Link to comment
Share on other sites

Ainda assim...

 

A previsão geral do CFS, com base dos 3 últimos dias, sugere um mês de Janeiro com chuvas dentro ou até ligeiramente acima da média sobre o estado de São Paulo e em outras áreas do Sudeste.

 

Menos mal!

 

sAzyZMT.png

Esse modelos a longo prazo estão bem confusos. Ontem mesmo a Climatempo publicou a previsão para o verão, que eu nunca confio, e disse que este será um verão normal, sem bloqueios. No entanto a chuva pararia em fevereiro no Sudeste e Centro Oeste, e não fim de março/início de abril, como seria normal. Acho que a melhor coisa é o acompanhamento das condições, mas essa realmente é uma tendência desanimadora se por acaso se cumprir.

Link to comment
Share on other sites

Que invejinha de vcs, aqui em uma hora foram 60 minutos.

 

:laugh: :laugh: :laugh: bem isso Troyano ...

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Manhã quente na cidade do Rio de Janeiro, já temos 34° e umidade de 38% aqui na zona norte da cidade. Muito calor até na zona sul, por lá 29,2°, no Forte de Copacabana.

 

sgnb0g.jpg

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, tenho uma observação a fazer sobre os mapas de projeção do Geopotencial para Janeiro e Fevereiro. No último verão este bloqueio adentrou o continente, e nesta simulação indica que ele ficaria ao largo do litoral do Sudeste - nas latitudes em que deveria estar, porém mais a oeste. Tal situação afetaria o regime de chuvas e radiação solar no litoral de SP, RJ e ES, principalmente neste último. Creio que isso não afetará o aporte de umidade vindo da Amazônia para o interior do Sudeste (pois no último verão o canal fez o contorno perfeito no bloqueio, tanto que a chuva ficou acima da média no oeste do MS e MT). Os efeitos serão sentidos na faixa litorânea, e as represas do Cantareira ficarão no meio disso tudo. Boa notícia para o interior, péssima para o litoral.

 

Para piorar só um pouquinho, o CFS aponta (pela média das previsões dos últimos 30 dias) um bloqueio adentrando o Sul e Sudeste mais para fins de fevereiro até meados de março, e isso pode fazer a estação chuvosa terminar mais cedo novamente. Não arrisco falar com segurança para depois de março, mas essa situação não será tão longa quanto entre dezembro e fevereiro passados.

 

 

Pois bem, agora o CFS mostra o anticiclone se expandido claramente para o continente... Mas a principio seria algo curto e não afetaria a dinâmica de chuvas de Janeiro como um todo, indo na linha que você disse... Pra nossa sorte!

 

Só que essas previsões do CFS são muito voluveis, mesmo mesclando corridas de vários dias para a composição de uma estimativa... E sempre bom ir acompanhando e atualizando.

 

 

Esse modelos a longo prazo estão bem confusos. Ontem mesmo a Climatempo publicou a previsão para o verão, que eu nunca confio, e disse que este será um verão normal, sem bloqueios. No entanto a chuva pararia em fevereiro no Sudeste e Centro Oeste, e não fim de março/início de abril, como seria normal. Acho que a melhor coisa é o acompanhamento das condições, mas essa realmente é uma tendência desanimadora se por acaso se cumprir.

 

Lembra das previsões da Climatempo no último verão?? Erraram a grande maioria.

 

Mas de qualquer forma, bloqueios podem acontecer ao longo do verão sim, só que um grande bloqueio que dure semanas, e semanas, é improvável a primeira vista, e acho que foi isso que a Climatempo quis dizer... Mas bloqueios curtos (de 3-7 dias) são possíveis sim, e pode ser o caso desse do início de Janeiro (se confirmar em bloqueio realmente).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Manhã quente na cidade do Rio de Janeiro, já temos 34° e umidade de 38% aqui na zona norte da cidade. Muito calor até na zona sul, por lá 29,2°, no Forte de Copacabana.

 

Não estava tão quente no lado de cá até mais ou menos a metade da manhã. Agora, a nebulosidade diminuiu e a temperatura disparou.

 

27.3°C - Forte

27.9°C - Leblon (PWS)

28.0°C - Santos Dumont

Link to comment
Share on other sites

Cai uma chuvinha fraca que vai e volta aqui na zona norte.

 

Ainda estou à espera de uma chuva mais volumosa, que ainda não vi neste ano. O que tem acontecido nos últimos dias e também aconteceu com frequência em novembro foram chuvas convectivas, com distribuição bem irregular. As frentes frias só tem trazido instabilidades rápidas e desorganizadas. Espero que hoje mude esse quadro.

 

Pelo que vi no satélite, tem uma grande área se deslocando do interior desde o início da manhã, rumo ao leste do estado, e o Sistema Cantareira está na rota. Chegaria por aqui pelo meio da tarde. Mas parece que ela está perdendo um pouco força. Espero que mesmo assim gere chuvas intensas em todas as represas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.