Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Melo orgulhosamente apresentaaaaa

 

O túnel do tempo

 

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1906200116.htm

 

Naquela época o sistema operava com 32,2% no mês de Junho e já falavam em risco de colapso. Hoje opera com 8% em Maio e tá tudo bem...

 

E olha que esses 32,2% de 2001 equivaleriam a mais de 60% pelos critérios atuais, já que em 2004 a alteração da cota mínima do Jaguari-Jacareí fez com que o nível do Cantareira aumentasse magicamente de 21,1% para 37,7% entre os dias 30/08 e 01/09/2004 (segundo o link de consulta que a Sabesp tirou do ar). Agora com o volume morto 8,2% passaram a ser 26,7%. Ou seja, faz tempo que o problema é conhecido mas é muito mais fácil empurrar com a barriga do que buscar e implantar uma solução.

Link to comment
Share on other sites

Aprovado..!! PNI - Morro Massena (2.609 mts)

 

Pessoal, é com muita alegria que informo que acabei de receber autorização da Diretoria do PNI para instalar minha Davis Vue (comodato - 1 ano), no Morro Massena situado há 2.609 mts de altitude.

 

Esta estação ficará ao lado do Posto Marcão situado há cerca de 200m de distância da portaria. A subida leva cerca de 20minutos e o parque ajudará com o pessoal local para subida.

 

A instalação será 31/05 próximo..!!

 

YagTfyp.png

 

arF3lkM.jpg

Link to comment
Share on other sites

O mais engraçado que fiquei insitindo no Morro da Antena (Furnas) há 2.585m mts e ao lado do Marcão, tínhamos outra montanha há 2.609m + proxima inclusive da portaria...montanha que nem sabia o nome.

 

O TOPO monitorado + alto do Sudeste atualmente é a estação do Inmet em Campos do Jordão no Jaguaribe na area da Sabesp situada apenas 967 metros abaixo do Morro Massena no PNI.

 

Levando em consideração a temperatura x altitude, o Massena deverá ser 0,8 / 1,0 + frio que a estação do Marcão na média....ou seja..O Marcão este mês está com 7,3 até ontem e o Massena deverá estar com 6,3 ou 6,5 de média parcial e qto a máxima absoluta no verão mal deverá chegar aos 20 graus....e esta Davis Vue vai mostrar realmente se isso mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Ual! Local e altitude muito bons!

Viva a mais alta estação do Brasil!

Se possivel tambem apareço no dia 31...

Quanto a estação ser mais fria nas médias não sei, pode ser que a ausencia das minimas bem baixas não seja compendada pela altitude e maximas baixas, mas to confiante!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Artur....amanha ou quarta-feira irão mandar funcionários já no local do Massena pra verificar se está tudo ok. Outra, se o Morro está há 2.609 metros a estação vai ficar há 2.610m, pois o abrigo da estação tem que ficar 1.60m do solo...e vamos ter que amarrar bem ali, pois o vento deverá ser bem mais intenso que o Marcão que até agora que eu saiba não passou de 60km/h desde sua instalação..

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma duvida ainda sobr o Posto Marcão....foi passado que a altitude do local oficial era de 2.458m e a estação do Baz está 7m abaixo há cerca de 30 metros. Mas conforme a carta topográfica do IBGE, o Posto Marcão está há 2.461m, portanto a atual estação do Baz passaria para 2.454m e não mais 2.451m.......Dia 31/05 seria bom verificar isso e se nescessário fazer a correção.

Link to comment
Share on other sites

Comitê divulga nível do Cantareira 15,6% menor que o da Sabesp

 

Segundo concessionária, índice nesta segunda-feira está em 26,3% com o "volume morto", mas, para grupo técnico que monitora estiagem, o nível é de 22,2% da capacidade

 

SÃO PAULO - O comitê anticrise que monitora a seca do Sistema Cantareira divulgou nesta segunda-feira, 19, que o nível de armazenamento de água do principal manancial paulista é 15,6% menor do que o informado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

 

Segundo o grupo técnico liderado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), o Cantareira está com 22,2% da capacidade, com o acréscimo de 182,5 bilhões de litros do chamado "volume morto", que começou a ser captado na última quinta-feira. Para a Sabesp, contudo, o índice é de 26,3%.

 

A distorção dos números ocorre porque a Sabesp não considerou em seus cálculos que o acréscimo do "volume morto" também elevou a capacidade total do sistema de 981,56 bilhões de litros para 1,164 trilhão de litros. Desta forma, para a concessionária, o nível atual de 257,93 bilhões de litros representa 26,3% da capacidade anterior do sistema: 981,56 bilhões de litros.

 

Para o comitê anticrise, contudo, o índice atual corresponde a 22,2% da nova capacidade do sistema: 1,164 trilhão de litros. Segundo o relatório divulgado nesta segunda-feira pelo grupo, a vazão afluente aos principais reservatórios do Cantareira está em 13,03 mil litros por segundo, o que equivale a 38% da média histórica do mês.

 

Ao custo de R$ 80 milhões, a captação inédita do "volume morto" teve início na última quinta-feira pela Sabesp nas represas Jaguari-Jacareí, em Joanópolis, com a retirada de 105 bilhões de litros. Naquele dia, o sistema estava com apenas 8,2% da capacidade, índice mais baixo de sua história. No próximo mês, a companhia deve concluir as obras para captar a reserva profunda da Represa Atibainha, em Nazaré Paulista.

 

Segundo informações fornecidas pela Sabesp ao comitê anticrise, o uso do "volume morto" seria suficiente para abastecer a Grande São Paulo até o fim de novembro. Há duas semanas, o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, garantiu o abastecimento de água na região sem adoção de racionamento generalizado até março de 2015. Na última semana, contudo, um diretor da Sabesp informou que a reserva profunda deve durar até outubro.

 

O Estado questionou a Sabesp sobre a diferença dos dados de medição do nível do Cantareira, mas ainda não obteve resposta. O índice medido pela companhia tem sido divulgado pela assessoria de imprensa da companhia porque o site onde a concessionária faz a atualização diária do nível dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo está fora do ar.

 

Fonte: Estadão

Link to comment
Share on other sites

Olhando este mapa, se trata mesmo do Morro Massena (2.609m). 24 metros + alto que o Morro da Antena ,182 metros abaixo do Pico Agulhas Negras e 189 metros abaixo da Pedra da Mina...

 

itatiaia_carta_IBGE_maci%C3%A7o_itatiaia.jpg

 

 

Vai retratar bem o que acontece no cume do Agulhas Negras pois a diferença é pouca ! Vai ser bom pra ver "possiveis" nevadas , vai ser muito legal de acompanhar ! A chance de maximas sub 5 ali deve ser enormes como tambem as chance de + 20 deve ser rarissimas !

Link to comment
Share on other sites

Pois é William...ainda não caiu a ficha pra mim que vamos ter uma estação há 2.610m de altitude em ONLINE.....!!! Há exatos 188 metros abaixo da lendária Pedra da Mina.....Eu acho que vamos ter uma diferença grande nas máximas principalmente.

 

O Marcão até ontem estava com 15,6 de média nas máximas....Não duvido que por lá esteja com 11/12 graus...

 

Qto ao TOPO + alto monitorado é mesmo o Pico do Couto há 1777 metros....o Soares tem razão...desde sua inauguração anos atrás sua oscilação absoluta está entre 00 / 27.....O Massena fica 832m acima disso...

Link to comment
Share on other sites

Pois é William...ainda não caiu a ficha pra mim que vamos ter uma estação há 2.610m de altitude em ONLINE.....!!! Há exatos 188 metros abaixo da lendária Pedra da Mina.....Eu acho que vamos ter uma diferença grande nas máximas principalmente.

 

O Marcão até ontem estava com 15,6 de média nas máximas....Não duvido que por lá esteja com 11/12 graus...

 

Qto ao TOPO + alto monitorado é mesmo o Pico do Couto há 1777 metros....o Soares tem razão...desde sua inauguração anos atrás sua oscilação absoluta está entre 00 / 27.....O Massena fica 832m acima disso...

 

 

Muito interessante imagina o vento e a sensaçao ? AAAHHAHAHA

 

Não sei se o Artur comentou com voce vamos tentar bolar a maneira de deixar o Rebouças online , vou ver se consigo levar uma antena rural aqui !

Link to comment
Share on other sites

Parece q o ano de 1963 foi excelente para geadas no Paraná, principalmente nas áreas mais elevadas dos planaltos 1, 2 e 3...

 

A estação de Castro, situada ao norte de Ponta Grossa e distante cerca de 150 km de Curitiba, registrou um número expressivo de dias com mínimas compatíveis com formação de geadas fortes e até severas, entre Maio e Setembro.

 

As geadas nesse ano (1963), tiveram seu início em Abril e se estenderam até a segunda kinzena de Setembro.

Mínimas negativas foram muito frequentes e a absoluta de -8,4°C, ocorrida no dia 6 de agosto, provavelmente foi superada poucas vzs nesta localidade, dsd q se iniciaram observações meteorológicas no município.

 

CASTRO-PARANÁ

 

24°78'S 50°00'W 1009m

 

MÍNIMAS

 

ABRIL: 5,9/5,8/5,6/3,5/3,0/3,5/2,7/4,3/4,0/3,1/4,9

 

MAIO:

-2,0/2,0/0,5/3,0/1,0/2,0/0,2/3,0/0,3/-1,0/0,3/3,2/4,2/3,7

 

JUNHO

4,0/4,0/5,3/-3,3/0,3/-3,0/-1,0/-6,0/3,0/-3,0/-4,0/-1,0/-1,0/2,0/1,0

 

JULHO

2,0/2,2/3,3/3,0/-1,0/-1,0/-1,0/3,8/3,9/-3,3/-1,0/4,0/3,4/2,0/2,6/2,4

 

AGOSTO

3,4/2,0/0,0/3,8/-8,4/-6,0/-1,0/-1,0

 

SETEMBRO

1,2/-1,0/1,2/3,0

 

(continua...)

Link to comment
Share on other sites

Está explicado porquê não dava certo de acessar a página, eles deram uma remodelada no design e agora pode ser acessado pelo link: http://site.sabesp.com.br/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=66&id=6248.

 

O problema é que parece que não dá mais pra ver o nível dos dias anteriores e além disso, a represa de Guarapiranga não consta mais por lá!

Link to comment
Share on other sites

Parece que a forte estiagem, aliada à vegetação super ressecada pelas geadas, foram fatores determinantes para o histórico incêndio ocorrido no Paraná em 1963, que dizimou, entre outras, milhões de pés de araucária.

 

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1398339

http://doclondrina.blogspot.com.br/2013/12/o-grande-incendio-de-1963.html

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/viewFile/12924/7407

Link to comment
Share on other sites

Hoje

 

2,0 - Campos do Jordão (Conv - Horto Florestal)

2,3 - Campos do Jordão (PWS - Vl Inglesa)

3,5 - Campos do Jordão (INPE - Capivari)

6,8 - Campos do Jordão (Aut/Inmet - Jaguaribe)

7,0 - Campos do Jordão (Conv/Inmet - Jaguaribe)

7,5 - Campos do Jordão (PWS - Jaguaribe)

 

Para mínimas, essa estação no Jaguaribe é lamentável. Depois comparam com dados de 20/30 anos atrás e chegam a conclusão que não se faz mais frio em CDJ como antigamente.

Essa temperatura aqui no Capivari é bem representativa. Não é nenhum bairro mais isolado, uma zona rural; pelo contrário, é o coração do centro turístico da cidade.

Em casa, na Abernéssia registrei 5,1°C hoje; isso com um sensor externo que não tem nada de profissional.

 

 

Exato Sergio...Inclusive , a normal climatológica de Campos do Jordão conta com 3 lugares.

 

O 7- Disme informou que antigamente a estação era na entrada da cidade em uma area residencial, e por questões políticas e de construtores, acabou mudando para o atual lugar no Jaguaribe.

 

Na coleta da normal climatológica 1961-1990, a medição foi de Jan61 / Mai71 no Parque estadual do Horto Florestal a 1579,00 m de altitude , onde a estação do Inmet de encontrava.

 

De mai/71 a 1990 a estação foi para Abernesia , na entrada da cidade a 1642 m de altitude , 20 metros acima do portal e anos depois foi mudada novamente para o Jaguaribe no terreno da Sabesp , ao lado da CX d' agua,onde se encontra hoje (1.642m)....em cima de um morro (topo total).

 

Falei no Inmet Brasilia com a Sra. Nadir Dantas de Sales, responsável pela publicação técnica da Divisão de Meteorologia Aplicada, o (DIMAP) do Inmet e ela foi categórica..a estação de CDJ está em lugar mais quente que o local anterior e pediu que ligasse para o 7-Disme em SP , para que se revelasse o motivo da mudança.

 

Falei com eles e me disseram que houve pressão de construtores e vereadores para que a estação fosse mudada de lugar, saindo da Abernésia. O Inmet não teve alternativa e acabou tendo que mudar. Este local da Caixa D'agua junto a Sabesp em Jaguaribe, me revelaram que a prefeitura na epoca determinou esse local...que era o unico disponivel...sendo que o Horto não mostrou mais interesse em abrigrar novamente a estação.

 

Bem , resumindo....o LOCAL atual escolhido para Estação de Campos do Jordão foi feito por um vereador e não por um Meteorologista........

 

Dai eles resumiram....O Brasil é assim mesmo....foi a partir disso que cogitei pra ele a mudança de local da estação pois isso me levantou muitas duvidas se a estação realmente está em um lugar padrão, já que houve interesses extra-ciencia nesta historia.

 

Resumindo.a normal 1961/1990 de CDJ , não podemos considera-la em hipótese alguma..e a estação atual se encontra num dos locais mais quentes da cidade...

 

O INPE sem dúvida é a mais representativa

Link to comment
Share on other sites

De novo essa polêmica com a Capela do Socorro , já foi explicado algumas vezes sobre essa estação ,mas vamos lá de novo .

A estação capela do Socorro fica na região de parelheiros na estrada de Parelheiros numa região com matas , altitude acima de 800 m há mais ou menos uns 6 km da represa , o bairro Parelheiros-Barragem fica colado na represa que ameniza as temperaturas mínimas , a região sofre mais com a maritimidade e nevoeiros além da altitude ser menor .A distância entre estas estações gira em torno de 10 kms . Se estações coladas uma nas outras tem diferenças grandes , o que dirá 10 kms de distância .

 

Desta vez ficou muito improvável. A noite era de nebulosidade, e são 3,2°C de diferença, se fosse céu limpo pelo menos... Qual a diferença de altitude? 100 metros não dá nem 1 grau de diferença, que dirá 3. As estações mais continentais e que talvez tenham tido menos nebulosidade como Perus e Tremembé registraram apenas 11,3°C e 10,8°C, muito longe de 8,7°C. Nenhuma estação da zona sul registrou algo próximo. Ficaram na casa de 14/15.

 

Mesmo com urbanização e outros fatores está muito diferente.

 

Eu moro no extremo Sul e posso te garantir que até as 4 da manhã ( Hora em que fui dormir) não tinha nebulosidade nenhuma no céu , acredito na mínima maior em barragem por formação de nevoeiro .

Link to comment
Share on other sites

Para os que tem curiosidade, resgatei uns dados que já publiquei a um bom tempo atrás aqui:

 

El Niño -------------------- La Niña

Fraco Moderado Forte --- Fraco Moderado Forte

1952-53 1951-52 1957-58 | 1950-51 1955-56 1973-74

1953-54 1963-64 1965-66 | 1954-55 1970-71 1975-76

1958-59 1968-69 1972-73 | 1956-57 1998-99 1988-89

1969-70 1986-87 1982-83 | 1964-65 2007-08 1999-00

1976-77 1991-92 1987-88 | 1971-72 ---------- 2010-11

1977-78 1994-95 1997-98 | 1974-75

2004-05 2002-03 --------- | 1983-84

2006-07 2009-10 --------- | 1984-85

--------- ---------- --------- | 1995-96

--------- ---------- --------- | 2000-01

--------- ---------- --------- | 2005-06

--------- ---------- --------- | 2008-09

--------- ---------- --------- | 2011-12

 

Quem quiser brincar e separar por invernos fortes ou fracos para o SUDESTE, vao ver que a correlação nem sempre é exata.

Link to comment
Share on other sites

Cidade dentro de um vale de 400 a 500m cercada de coxilhas de 700m, no interior chega a 800m... :ok:

Link to comment
Share on other sites

 

Estação em Nova Bassano-RS;..pq?

 

Não conheço Diego.

 

Alguma coisa interessante?

 

Alguma informação para ajudar?

 

Obrigado, a você também Carlão.

 

Algum potencial PH?

 

Achei um cadinho alta às mínimas....

 

Eu estava vendo a pressão somente pessoal.

 

=================

 

Silvio, ri da tua risada.... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Não conheço Diego.

 

Alguma coisa interessante?

 

Alguma informação para ajudar?

 

Obrigado, a você também Carlão.

 

Algum potencial PH?

 

Achei um cadinho alta às mínimas....

 

Eu estava vendo a pressão somente pessoal.

 

Mafili,conheço pouco...Mas tenho por hábito verificar no Weatherlink Map o local da estação para depois achá-lo no Google Earth para, então, decifrar o local e suas características.

Link to comment
Share on other sites

Cidade dentro de um vale de 400 a 500m cercada de coxilhas de 700m, no interior chega a 800m... :ok:

 

PH, como disse ao Mafili, eu tento olhar onde fica a estação no Weatherlink Map e depois no GE.

 

Pelo que vi a estação fica numa região entre 430 e 440 m, próximo do leito do Rio Carreiro, e me parece uma encosta dentro de uma área de baixada

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.