Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Discordo dessas análises de que foi incomum.A MP simplesmente não respeita calendário.Maio já é um mês de noites frias no sudeste.A MP chegou no finalzinho do mês.Não tem nada de incomum aí.Tem que saber analisar os dados direito.Sei disso pq já tivemos muitas MPs fortes em últimos outonos.Esse é o cuidado de falar bobagens.

 

 

Interessante, nada de incomum...

 

 

Calendário muda todo ano.

 

Acho que se você não falar que digo bobagem você brocha.

 

Foi histórica, foi forte.Mas já tivemos muitas outras parecidas. :ok: Tantas MPs esquecidas da 1ª semana.

 

Pode ter tido 200 MPs que não quebraram o recorde e mesmo assim elas não seriam lembradas hoje.

 

Ae, foi histórica. No final, concordasse com o que eu falei, mesmo não admitindo. Demorou, mas pelo menos agora conheces o Calendário.

 

Agora tu pode ''traçar'' ( :mosking: ) o Calendário com os Dados que quiseres. Estás preparado.

 

Uai, não entendeu não? É histórica como todas as outras parecidas.

 

Continuo discordando que foi incomum.Aconteceu a mesma coisa ano passado.Isso não é incomum.

Link to comment
Share on other sites

Henrique, fez 09,6ºC no INMET daqui. Foi recorde de mínima absoluta para o local atual da

estação. Olha, na minha opinião essa MP foi muito forte e histórica sim, viu?

 

abraços

 

Claro, mas não foi nada muito surpreendente não acha?A MP simplesmente se adiantou uns dias.Se tivesse sido neste exato momento acho que não teria essa repercussão toda.

 

Para Abril, foi surpreendente, foi um tanto incomum para o leste do Sudeste. Se tivesse ocorrido agora em Maio, aí seria uma MP moderada a forte. É tudo

uma questão de calendário, porém pelo simples fato de ter ocorrido em Abril, não importa se foi no final do mês, ainda assim temos que considerá-la uma

onda polar muito incomum para o mês.

 

Ano passado teve uma forte e duradoura em Abril também, porém foi menos intensa do que essa de agora.

Link to comment
Share on other sites

Não há registro de mínima -6°C em nenhuma estação no mês de abril, q eu saiba.

Sobre a antiga estação Inmet no Itatiaia, funcionou por qtas décadas?

A estação do INMET no Itatiaia já operava em 1918.

Certamente chegou até a década de 1960. Depois, não sei.

"Chutaria" que possa ter sido desativada na "grande onda de desativação de estações" aí pelos anos 90.

Mas, repito: é chute.

 

Desconheço mínimas oficiais menores que essa em abril.

Mas abril já teve massas polares bem mais fortes no passado.

Só que esses locais, como também Urupema, Morro da Igreja, etc, não eram monitorados.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fica com o sul pra não dizer abobrinhas.

 

Henrique...menos por favor...todos tem direito de expor idéias aqui..

 

Não estou impedindo ninguém de dar opinião.Dei a minha também.Não citei ninguém justamente por isso, pro debate ser livre e não pessoal.

 

O VitorM que veio me citando:

 

" Ou seja, tua ironia foi apenas bobagem escrita. "

 

Iniciando um flame gigantesco.

 

Minha intenção nem era confrontar com alguém diretamente, mas acabou sendo.

Link to comment
Share on other sites

 

Uai, não entendeu não? É histórica como todas as outras parecidas.

 

Continuo discordando que foi incomum.Aconteceu a mesma coisa ano passado.Isso não é incomum.

 

Cara... Para. Tu mesmo estás se contradizendo. Incomum é a definição para que foi forte, não que não tenha MP's fortes no Sudeste em Abril.

 

 

Para Abril, foi surpreendente, foi um tanto incomum para o leste do Sudeste. Se tivesse ocorrido agora em Maio, aí seria uma MP moderada a forte. É tudo

uma questão de calendário, porém pelo simples fato de ter ocorrido em Abril, não importa se foi no final do mês, ainda assim temos que considerá-la uma

onda polar muito incomum para o mês.

 

Ano passado teve uma forte e duradoura em Abril também, porém foi menos intensa do que essa de agora.

 

Exato Renan, pelo menos tu entendeste... Em Maio obviamente já houve MP's mais fortes que esta, mas novamente, calendário.

 

-6 No PNI em Abril pessoal... É histórico assim como o dado de Juiz de Fora.

 

 

O perigo mora aí.A MP chegou nos 5 últimas dias de Abril.Pulem para Maio e vejam a média.Aqui 26-15.Oficialmente tivemos na virada do mês 23-13.Nossa tão incomum.

 

E não fostes irônico ?? Falei alguma mentira ?

Link to comment
Share on other sites

 

Uai, não entendeu não? É histórica como todas as outras parecidas.

 

Continuo discordando que foi incomum.Aconteceu a mesma coisa ano passado.Isso não é incomum.

 

Cara... Para. Tu mesmo estás se contradizendo. Incomum é a definição para que foi forte, não que não tenha MP's fortes no Sudeste em Abril.

 

 

Para Abril, foi surpreendente, foi um tanto incomum para o leste do Sudeste. Se tivesse ocorrido agora em Maio, aí seria uma MP moderada a forte. É tudo

uma questão de calendário, porém pelo simples fato de ter ocorrido em Abril, não importa se foi no final do mês, ainda assim temos que considerá-la uma

onda polar muito incomum para o mês.

 

Ano passado teve uma forte e duradoura em Abril também, porém foi menos intensa do que essa de agora.

 

Exato Renan, pelo menos tu entendeste... Em Maio obviamente já houve MP's mais fortes que esta, mas novamente, calendário.

 

-6 No PNI em Abril pessoal... É histórico assim como o dado de Juiz de Fora.

 

 

O perigo mora aí.A MP chegou nos 5 últimas dias de Abril.Pulem para Maio e vejam a média.Aqui 26-15.Oficialmente tivemos na virada do mês 23-13.Nossa tão incomum.

 

E não fostes irônico ??

 

Pare-se é com essa discussão tola sem objetivo, apenas com intenção de contradizer uma maluquice.

 

Só com dados a partir de agora.Sem mais achismos.Caso contrário só fica nessa briguinha pessoal de definição.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Foi extremamente incomum esta MP para Abril. Aliás, qualquer MP que consiga chegar com altura por lá já causa temperaturas bem baixas. Nas Continentais, que causam -6/-8 em Urupema, dificilmente o PNI consegue alguma coisa. A mínima absoluta ficará a critério do tipo de MP's que predominarem no Inverno.

Vitor, entendi tua mensagem, uma questão: essa MP faz uma trajetória parecida com onda, pra ela se maritimizar ela deve ser quebrada em algum ponto do territorio nacional.

Se ela foi incomum, devolvendo a pergunta, porque não temos registro de recordes ai no sul? Porque essa MP teria de pegar no mínimo região do MI e São Joaquim. Ela não se origina no mar ou desvia de regioes pre-selecionadas, a mp tem q atravessar o continente por algum ponto.

Atravessou pela Argentina e Uruguai.

Veio pelo mar desde lá de baixo.

 

-------------

 

Concordo com Vitor. Quando o Renan citou o recorde de JDF, pensei imediatamente no dado do PNI. Certamente lá foi extraordinário, também, mesmo sabendo do carater meio aleatório do comportamento do clima lá no Maciço.

Bruno....em Abril de 1971 O Mirante de Santana fez 6,8 numa forte MP........e neste ano nao baixou de 12,0....É muita diferença...Não tenho tanta certeza que foi algo extraordinário.....

Isso acontece.

Aqui no leste paulista não foi nada de muito extraordinário.

 

Mas eu acho que a explicação está nas cartas sinóticas.

Quando já estava no Atlântico, o ar mais frio foi entrando pelo leste do sudeste, impulsionado pelo ciclone em alto mar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Com certeza Aldo, inclusive o Nani citou a onda de 1968 que foi mais intensa do que essa de agora. Em 1999 também teve

uma mais forte, sendo incomparavelmente mais forte no Sul, Centro-oeste e partes continentais do Sudeste. O que estou

querendo comprovar aqui é que esta MP de Abril/14 foi a mais forte na zona da mata mineira, RJ e ES desde 1968. QUanto ao

PNI, como eu disse, muito difícil de saber. Os dados que temos das reanálises do NCEP parecem sugerir que a MP de Abril/99

chegou até o extremo sul de MG, não tendo exercido grande influência na Mantiqueira ou chegado com boa espessura até

a latitude 22ºS.

 

Cada onda de frio tem uma característica peculiar. Às vezes elas são históricas num ponto e mequetrefes em outro. Muito

Raramente uma onda de frio é histórica em todos os locais onde a climatologia aponta que é possível a incursão de ar polar

em território brasileiro. No caso dessa passada, não tenho dúvidas de que foi histórica para Abril na região que citei, isso

é um fato, os dados estão aí para provar.

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

 

Mínimas Absolutas - Somente Abril:

 

1995: 03,5

1996: 03,0

1997: 04,0

1998: 06,0

1999: 00,6

2000: 01,9

2001: 05,9

2002: 06,5

2003: 03,9

2004: 02,0

2005: 06,5

2006: 02,6

2007: 07,8

2008: 04,8

2009: 04,3

2010: 05,2

2011: 07,6

2012: 07,7

2013: 02,1

2014: 00,3

 

A minima absoluta neste período foi em 2000 com -4,9......

Link to comment
Share on other sites

 

Pare-se é com essa discussão tola sem objetivo, apenas com intenção de contradizer uma maluquice.

 

Só com dados a partir de agora.Sem mais achismos.Caso contrário só fica nessa briguinha pessoal de definição.

 

:hi:

 

Que tal os Dados de CDJ e Juiz de Fora já postados no fórum ??

 

Todo esse nervosismo é pq o Sul não pegou uma MP mais forte?Eu sei disso pq quando esfria muito lá bombardeiam dados históricos de outros eventos, quiçá até do século XIX.No sudeste só dizem que é incomum e dificilmente vejo reanálises.

 

Nossa... Desnecessauro. Há alguém nervoso no Sul ?? Aliás, sou fanático por Ondas de Calor só para constar.

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

 

Mínimas Absolutas - Somente Abril:

 

De que adianta postar um monte de mínimas bem maiores? Minimas 3,4, 5 graus comparadas com 0?

 

Tem que se ver quantos anos tiveram mínima de 0°C ou menos, oras bolas... Aí só tem 1999. E lá se vão 15 anos.

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

 

Mínimas Absolutas - Somente Abril:

 

2012: 07,7

 

Interessante esta correlação com o Sul. Abril de 2012 chegou perto de recordes históricos aqui na região e chegou a bater , como em Rio Grande. Enquanto isto, foi a maior mínima entre todos estes anos em CDJ.

 

Provando que MP's que são boas para o Sul, dificilmente são boas para o Sudeste, tirando os monstros cavalares.

 

Aldo, excelente.

Link to comment
Share on other sites

 

Pare-se é com essa discussão tola sem objetivo, apenas com intenção de contradizer uma maluquice.

 

Só com dados a partir de agora.Sem mais achismos.Caso contrário só fica nessa briguinha pessoal de definição.

 

:hi:

 

Que tal os Dados de CDJ e Juiz de Fora já postados no fórum ??

 

Todo esse nervosismo é pq o Sul não pegou uma MP mais forte?Eu sei disso pq quando esfria muito lá bombardeiam dados históricos de outros eventos, quiçá até do século XIX.No sudeste só dizem que é incomum e dificilmente vejo reanálises.

 

Nossa... Desnecessauro. Há alguém nervoso no Sul ?? Aliás, sou fanático por Ondas de Calor só para constar.

 

O Sudeste é maior que 1 cidade de São Paulo e outra na Zona da Mata muito mais perto do litoral.

 

Mas é o que vejo aqui.No Sul do Brasil fazem mirabolantes reanálises até da época do Santo Cristo, chegam a ter precisão na média da época dos dinossauros.. :mosking:

 

No Sudeste é bem :hysteric: .Só vejo análises de eventos raros que ocorrem 1 vez em 100 anos.

 

Tanto é que a mínima de 6ºC em Manhuaçu foi surpresa para mim.E mesmo assim não batemos recorde do mês.

 

Há muito o que se pesquisar antes de se decretar que foi algo incomum ou não.Ainda mais em lugares que pouco tem a atenção que merecem.Esse verão tivemos temperaturas até baixas no centro-oeste de Minas.

 

Mais :rtfm:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Sudeste é maior que 1 cidade de São Paulo e outra na Zona da Mata muito mais perto do litoral.

 

 

Mas a discussão era sobre se foi incomum no PNI estes -6 em Abril. Um jeito de tentar descobrir, é vendo lugares altos da Mantiqueira, como CDJ e que fica a Oeste do PNI.

 

E Juiz de Fora também serve como alguma referência , já que fica bem mais próxima do PNI que BH e fica a leste.

 

Resultado, MP histórica para CDJ e Juiz de Fora, regiões próximas do PNI e uma a oeste e outra a Leste do Mesmo.

 

Já dá para esclarecer muitas dúvidas.

Link to comment
Share on other sites

O Sudeste é maior que 1 cidade de São Paulo e outra na Zona da Mata muito mais perto do litoral.

 

 

Mas a discussão era sobre se foi incomum no PNI estes -6 em Abril. Um jeito de tentar descobrir, é vendo lugares altos da Mantiqueira, como CDJ e que fica a Oeste do PNI.

 

E Juiz de Fora também serve como alguma referência , já que fica bem mais próxima do PNI que BH e fica a leste.

 

Resultado, MP histórica para CDJ e Juiz de Fora, regiões próximas do PNI e uma a oeste e outra a Leste do Mesmo.

 

Já dá para esclarecer muitas dúvidas.

 

PNI? Já vimos como o clima lá de cima é bem instável e nada como tínhamos visto antes.Como comparar?

 

Como você decretou essa MP histórica, eu também decreto a MP de Abril de 2013 como histórica.Tivemos 13ºC na segunda semana.A MP de Janeiro de 2012 como histórica, 15ºC em Janeiro.Quem lembra delas?

 

Mas a MP de 2013 e 2012 são mais raras que essa de agora.Esse é o meu ponto.Maio já é época normal de esfriar.Tivemos uma resfriada mais cedo.

 

Pode ter sido histórica pra outros lugares, mas aqui não.Tivemos 12ºC ano passado na mesma época.Em 2010 tivemos até mais cedo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Sudeste é maior que 1 cidade de São Paulo e outra na Zona da Mata muito mais perto do litoral.

 

 

Mas a discussão era sobre se foi incomum no PNI estes -6 em Abril. Um jeito de tentar descobrir, é vendo lugares altos da Mantiqueira, como CDJ e que fica a Oeste do PNI.

 

E Juiz de Fora também serve como alguma referência , já que fica bem mais próxima do PNI que BH e fica a leste.

 

Resultado, MP histórica para CDJ e Juiz de Fora, regiões próximas do PNI e uma a oeste e outra a Leste do Mesmo.

 

Já dá para esclarecer muitas dúvidas.

 

PNI? Já vimos como o clima lá de cima é bem instável e nada como tínhamos visto antes.Como comparar?

 

Como você decretou essa MP histórica, eu também decreto a MP de Abril de 2013 como histórica.Tivemos 13ºC na segunda semana.A MP de Janeiro de 2012 como histórica, 15ºC em Janeiro.Quem lembra delas?

 

Mas a MP de 2013 e 2012 são mais raras que essa de agora.Esse é o meu ponto.

 

Não sou eu que estou declarando, mas sim dados. Desculpa se eles te incomodam. Sobre estas outras MP's , pode falares o que quiser, a minha discussão não é sobre elas.

 

Aliás, mais uma city que vai pra lista com esta MP 2014, Maria da Fé. Mais uma do ''Paredão Mantiqueira'' .

 

Sobre o PNI, é um começo tentar entender o impacto desta MP lá com dados de cidades altas e próximas.

Link to comment
Share on other sites

O Sudeste é maior que 1 cidade de São Paulo e outra na Zona da Mata muito mais perto do litoral.

 

 

Mas a discussão era sobre se foi incomum no PNI estes -6 em Abril. Um jeito de tentar descobrir, é vendo lugares altos da Mantiqueira, como CDJ e que fica a Oeste do PNI.

 

E Juiz de Fora também serve como alguma referência , já que fica bem mais próxima do PNI que BH e fica a leste.

 

Resultado, MP histórica para CDJ e Juiz de Fora, regiões próximas do PNI e uma a oeste e outra a Leste do Mesmo.

 

Já dá para esclarecer muitas dúvidas.

 

PNI? Já vimos como o clima lá de cima é bem instável e nada como tínhamos visto antes.Como comparar?

 

Como você decretou essa MP histórica, eu também decreto a MP de Abril de 2013 como histórica.Tivemos 13ºC na segunda semana.A MP de Janeiro de 2012 como histórica, 15ºC em Janeiro.Quem lembra delas?

 

Mas a MP de 2013 e 2012 são mais raras que essa de agora.Esse é o meu ponto.

 

Não sou eu que estou declarando, mas sim dados. Desculpa se eles te incomodam. Sobre estas outras MP's , pode falares o que quiser, a minha discussão não é sobre elas.

 

Aliás, mais uma city que vai pra lista com esta MP 2014, Maria da Fé. Mais uma do ''Paredão Mantiqueira'' .

 

Sobre o PNI, é um começo tentar entender o impacto desta MP lá com dados de cidades altas e próximas.

 

Depois dessa vou até dar uma respirada.Eu fico falando de dados o tempo todo e você me vem com essa.Você é o único que parece ser o incomodado.Desculpe, VitorM, mas você tem birra comigo, só pode. :good:

Link to comment
Share on other sites

Isto mesmo, tenho birra com vc. Fique com este pensamento então.

 

Enquanto isto ,prefiro continuar me baseando por dados, como de MDF, JDF, CDJ, etc...

 

Isto que eu queria desde o começo, mas o sudeste não se resume a essa panelinha.Há muitos lugares interessantes, até surpreendentes.

 

Mais uma vez cara, por favor, releia sobre o que é a discussão. Estas com sérias dificuldades.

Link to comment
Share on other sites

Isto mesmo, tenho birra com vc. Fique com este pensamento então.

 

Enquanto isto ,prefiro continuar me baseando por dados, como de MDF, JDF, CDJ, etc...

 

Isto que eu queria desde o começo, mas o sudeste não se resume a essa panelinha.Há muitos lugares interessantes, até surpreendentes.

 

Mais uma vez cara, por favor, releia sobre o que é a discussão. Estas com sérias dificuldades.

 

Menos, por favor.Não tenho dificuldade nenhuma e você sabe muito bem do que tô falando.Esbraveja dados.Eu quero dados de outros lugares que não se resuma a CDJ...ou JF ou o misterioso PNI volátil.

Link to comment
Share on other sites

Então foi uma MP extraordinária para Abril pelo menos para Campos do Jordão...

 

Exatamente.........mas para o PNI...pra mim é um mundo desconhecido que fica há 2400m de altitude com uma dinamica diferente de todos aqui...

 

Como é bom ter alguém lúcido por aqui. Não sabemos a que nível foi no PNI. Mas muito provavelmente não será algo que acontece tão frequentemente. Mesma coisa que o MI registrar -7,8°C ano passado, sendo que a região também obteve valores baixos. Apesar da dinâmica ser diferente, existe uma ligação. Não é um mundo tão a parte assim como dizem... :good2:

Link to comment
Share on other sites

8,6ºC, Resende INMET a apenas 440 metros de Altitude, o que no Sudeste é baixo.

 

3ºC Maria da Fé, INMET

 

0ºC, CDJ

 

13ºC no Aeroporto do Rio de Janeiro, Capital.

 

3,1ºC Estação Pico do Couto, INMET a 1km de Altitude.

 

8ºC em Juiz de Fora

 

Está bom ??? Ou vai continuar no papinho que se fosse em Maio isso seria comum e que uma MP não obedece calendário. Coisas óbvias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

8,6ºC, Resende INMET a a penas 440 metros de Altitude, o que no Sudeste é baixo.

 

3ºC Maria da Fé, INMET

 

0ºC, CDJ

 

13ºC no Aeroporto do Rio de Janeiro, Capital.

 

3,1ºC Estação Pico do Couto, INMET a 1km de Altitude.

 

8ºC em Juiz de Fora

 

Está bom ???

 

Bom, uma análise séria de outros lugares demandaria tempo.Talvez dinheiro. :mosking: Mas deixa pra lá.

Link to comment
Share on other sites

Em MPs de Outono/Inverno as montanhas me parecem ter bem mais chance de decepcionar que surpreender, se comparadas ao potencial desta MP em lugares mais baixos da região. Os maiores gradientes me parecem ser no verão, e alguns poucos no início/meio da primavera. É aí que dizem que é "outro mundo". Fora isso tem uma boa relação com locais mais baixos na maioria das vezes. Resumindo, sempre quando faz frio forte no MI está frio em SJ, BJS e terras bem mais baixas... Creio que vale mesmo para o PNI. Mas é suposição...

Link to comment
Share on other sites

O Nani também postou aqui que na cidade dele, Laje do Muriaé, a mínima foi uma das mais baixas já registradas em

Abril.

 

Henrique, eu também achei os dados de BH bem interessantes, embora não tenha sido recorde, certo?

 

Já para os lados do triângulo, centro-oeste de SP, enfim, os locais mais afastados do mar, os valores não foram tão impressionantes

assim.

 

Não acho que seja uma "panela", Henrique, estamos falando do leste da região Sudeste inteiro que teve uma MP extraordinária

para Abril. Creio que o PNI se encaixe sim na categoria, tendo registrado uma onda fora do normal, porém não há como

comprovar isso pois falta-nos uma série de dados para lá.

 

Por isso, a discussão entre você e o Vitor torna-se inconclusiva e sujeita a bairrismos.

Link to comment
Share on other sites

Não acho que seja uma "panela", Henrique, estamos falando do leste da região Sudeste inteiro que teve uma MP extraordinária

para Abril. Creio que o PNI se encaixe sim na categoria, tendo registrado uma onda fora do normal, porém não há como

comprovar isso pois falta-nos uma série de dados para lá.

Acho que no leste paulista foi forte mas bem longe de ser excepcional ou histórica.

Foram pouquíssimas as marcas sub-10 estações oficiais no estado de SP.

 

As mínimas mais expressivas ficaram no leste de MG, no RJ e ES.

Link to comment
Share on other sites

A massa de ar seco no interior do pais costuma trazer mínimas expressivas praticamente todos os anos nessa região por volta dessa época.Comparar cidades perto do litoral é um ultraje com o resto do sudeste.Não foi a primeira vez, nem será a ultima.

 

Patrocínio esta ai para provar.No fim de abril a média da mínima já é por volta de 15ºC.O recorde histórico, negativo, de lá é de 1º de junho.

Link to comment
Share on other sites

Today 10,4%

 

Marcelo, bomba ?

Sim, no sentido do problema de faltar água. A Grande São Paulo possui alguns outros reservatórios e interligações de outros sistemas, mas nós da Grande Campinas, da Macroregião e creio que do Aglomerado de Jundiaí não possuímos outros reservatórios ou sistemas, estamos todos inseridos dentro da Bacia do Piracicaba, formada principalmente pelo Atibaia e Jaguari, rios represados no Cantareira. Por isso, vejo problemas sérios por aqui num futuro próximo, bem maiores que em São Paulo.

 

Marcelo, vai ser um caos de proporções épicas, vamos ficar famosos no mundo todo. O desastre vai atingir duas regiões metropolitanas de destaque no Brasil: a RMSP e Região Metropolitana de Campinas. Incluindo tudo o que está entre elas (Jundiaí no meio) e Piracicaba na outra extremidade.

 

O colapso do Sistema Cantareira vai nos trazer dores de cabeça cotidianas por anos a fio, vai impactar as principais regiões industriais do estado de São Paulo, vai virar verbete de enciclopédia, destaque de problemas ambientais e, além de tudo, vai servir de "prova" do aquecimento global antropogênico e catastrófico.

 

Vão atribuir ao aquecimento global um problema que na verdade resultou da falta de planejamento.

 

Eu converso com as pessoas por aí e praticamente ninguém tem noção do problemas que estamos por enfrentar. Sem qualquer solução sequer cogitada nem a médio prazo. :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Se tiver risco ambiental, a Marina e a turma fincam bandeira no reservatório...

Pelo que já foi comentado acima, o risco nem é ambiental.

É para a saúde dos consumidores mesmo. :rtfm:

 

Eles estão de olho...

 

http://bancadaverde.org.br/noticias/agencia-teme-riscos-ambientais-com-o-uso-do-volume-morto-do-cantareira/

Link to comment
Share on other sites

Interior paulista anuncia calamidade hídrica, mas calendário eleitoral dita o rumo das decisões

 

Mesmo sem chuva, sem racionamento e sem redução de consumo em São Paulo Sabesp segue retirando tudo o que pode do Sistema Cantareira.

 

Link da matéria: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Interior-paulista-anuncia-calamidade-hidrica-mas-calendario-eleitoral-dita-o-rumo-das-decisoes/4/30838

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.